quinta-feira, agosto 12, 2010

Podem optar?! (in Diário Económico)


Comments:
??!?!
 
traduzido por miudos isto significa o que?
 
Isto é simples e foi-nos (estudantes) explicados pela Ordem. Uma vez que o DL de alteração dos estatutos da OE foi aprovado depois do início do nosso (actuais estudantes) curso, não faria sentido mudar as regras do jogo a meio. Assim, para quem já se encontrava no CLE quando houve a alteração de estatutos da OE, poderá optar por fazer o EPT. Os que entrarem após a alteração dos estatutos, terão obrigatoriamente EPT.
 
Se estou correcto, significa que todos os que já inciciaram a licenciatura, poderão optar pelo exercício tutelado. Todos aqueles que iniciarem a licenciatura a partir de este ano terão obrigatoriamente que fazer o "internato".
 
Sim, podem optar... os alunos que terminam o respectivo curso no proximo ano e seguintes ou seja aqueles que já iniciaram os cursos e estejam quer no 4º-, 3º-, 2º- anos. Só passa a ser obrigatório para os que iniciem os cursos no proximo ano.
 
O detalhe nesta notícia não é optar ou não. A ideia do internato não absurda de todo, mas creio que merece reparos da minha parte sobre as seguintes metas:

Atrasar a entrada no mercado de trabalho directo de enfermeiros recém
licenciados, posto que o mesmo mercado está com a balança oferta-procura completamente alterada, é uma das metas. É um absurdo fazerem-no aqui (no internato) porque o crivo de acesso à Licenciatura tem de ser feito aquando da candidatura (os numerus clausus e utilizar psicotécnicos e pré requisitos que o sejam realmente para que sejam alunos habilitados a frequentar a licenciatura) ao Ensino Superior. Nessa altura o crivo deve ser aplicado. Aqui, é um absurdo nestes termos.

O internato resulta de uma tentativa de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados por enfermeiros com maior prática. Correcto, até aí concordo e subscrevo, porque há demasiados miúdos a exercer e que não...enfim...devia ser permitido de exercerem. Mas também temos indivíduos de grande qualidade, há que referi-lo. (E sim tenho credibilidade suficiente para fazer estas afirmações, não escrevo à toa) Contudo acredito que a melhoria do Ensino tem de ser efectuada nas Escolas de Saúde/Enfermagem, porque aí é onde se cometem os maiores erros. Erros de base e que custam caro. Aos utentes. O controlo sobre as Escolas tem de ser mais apertados e validados os currículos dos Professores. Acreditem-nos sem cunhas pá! Se não é suficiente não se faz um jeito, não lecciona pura e simplesmente.


Reitero que apoio a evolução e melhoria na qualidade da Enfermagem, mas que seja de forma sustentada.
 
E ainda têm de pagar para isso.
Reforçam as equipas hospitalares e demais Unidades de Saúde a custo zero. Exigem elevada disponibilidade dos enfermeiros para a sua integração (a custo zero). Tudo bom. Continuem que vão no bom caminho...
 
Bandidos!!!
Estes profs da OE que nem enfos são.
-1º foi o complemento
-depois as pós-graduações que supostamente dariam equivalência nas especialidades (mas não deram equivalência pq se pagaria menos propinas)
- especialidades (para quê?)
- agora são os mestrados e os doutoramentos e o "INTERNATO"

SOU ENFERMEIRO E NÃO VOU COLABORAR NO "INTERNADO"

Enquanto não ouvir dizer que "HÁ FALTA DE ENFERMEIROS" não formo mais enfermeiros.
É uma questão de coerência

ABRAM OS OLHOS E NÃO ENCHAM MAIS O RABINHO À MÁQUINA DOS PROFS.
 
este ano lectivo (2009/2010) estive a estudar no 1º ano, passando agora para o 2º. Não é obrigatório para mim?é que já me tinham dito que era...
 
este ano lectivo (2009/2010) estive a estudar no 1º ano, passando agora para o 2º. Não é obrigatório para mim?é que já me tinham dito que era...
 
Devem ler o novo estatuto da ordem dos enfermeiros (nova redacção conferida pela lei nº 111/2009 de 16 de Setembro).Está lá tudo explicado. Esta poeira levantada pela informação aqui exposta não tem nada de novo tudo está contemplado.
 
Esta informação foi mal percebida pelo diário económico merece uma chamada de atenção pela nossa Dez"ORDEM".
 
Que roubo de igreja. É só que posso dizer. O Curso já é de 4 anos, agora passa a 5. Qualquer dia 20. E então começam-se a ganhar 1000 euros.

Se isto é uma tentativa de copiar o modelo médico, alguém não está bom da cabeça. E mais não digo.
 
Deixem lá o alarmismo e o peixeirismo habitual e vejam isto de outra forma. Não haverá todos os anos vagas para todos aqueles que, quando isto for já obrigatório, tenham de fazer internato pelo que as escolas acabam por ser obrigadas a reduzir as vagas ou a chumbar mais alunos ao longo do curso o que depois resulta em menos a saírem, eventualmente.
 
"Deixem lá o alarmismo e o peixeirismo habitual e vejam isto de outra forma. Não haverá todos os anos vagas para todos aqueles que, quando isto for já obrigatório, tenham de fazer internato pelo que as escolas acabam por ser obrigadas a reduzir as vagas ou a chumbar mais alunos ao longo do curso o que depois resulta em menos a saírem, eventualmente".

As escolas não vão ser obrigadas a nada, pelo simples facto de quem manda nelas não é o MS.
As escolas são financiadas consoante o número de licenciados com sucesso ....
 
ESTA É MAIS UMA FALÁCIA PROMOVIDA PELA INSTITUIÇÃO QUE SE ASSUME COMO ORDEM DOS ENFERMEIROS. O QUE AQUI ESTÁ NÃO É MAIS DO QUE COLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO CENTENAS D EENFERMEIROS POR ANO AO PREÇO DE ASSISTENTES OPERACIONAIS, NÃO É MAIS QUE SERVIR OS INTERESSES DO NEO CAPITALISMO LIBERAL EM QUE AS INSTITUIÇÕES DE SAUDE ESTÃO MERGULHADAS, EM ESPECIALAS EPE. O QUE AQUI ESTÁ NÃO É MAIS QUE UM EXERCICIO DE EXPLORAÇÃO DA PROFISSÃO, PROMOVIDO PELOS PRÓPRIOS. PONHAM A MÃO NA CONSCIÊNCIA EM VEZ DE AS POREM NOS BILHETES DE AVIÃO PARA OS CONGRESSOS INTERNACIONAIS E VEJAM O QUE ANDAM A FAZER ÁQUELES QUE VOS SUSTENTAM!!
 
"Deixem lá o alarmismo e o peixeirismo habitual e vejam isto de outra forma. Não haverá todos os anos vagas para todos aqueles que, quando isto for já obrigatório, tenham de fazer internato pelo que as escolas acabam por ser obrigadas a reduzir as vagas ou a chumbar mais alunos ao longo do curso o que depois resulta em menos a saírem, eventualmente".

Não te preocupes. A Ordem está impregnada de professores, logo encontram uma maneira de continuar a ganhar o deles e a formar enfermeiros a mais...
 
Noticia 2008
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=1C3073D2-7FAD-44AB-A3D5-62E90220B8AC&channelid=F48BA50A-0ED3-4315-AEFA-86EE9B1BEDFF
2008
Internato vai ser obrigatório
Em 2010, os enfermeiros vão ter um novo modelo de formação que estabelece um internato obrigatório (formação prática após o Ensino Superior), tal como existe, por exemplo, para os médicos. As regras estão ainda a ser desenvolvidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE) e pelo Ministério da Saúde, mas, tal como explica a vice-presidente da OE, Teresa Oliveira Marçal, têm como objectivo a crescente especialização destes profissionais em determinados grupos da população.
Em 2010
O Internato não tem a ver com as especializações
Negociada carreira onde os Enfermeiros Especialistas foram englobados nos cuidados gerais e hoje prestam cuidados diferenciados não sendo remunerados de acordo. Ou terminaram a Especialização e não trabalham na área.
Cursos de Especialização feitos em horário pós laboral, com grande sacrifício para os próprios e para as equipas que integram (trocas de horário, estatuto de trabalhador estudante, outras dispensas), propinas.
Formação prática tutelada (orientador/tutor do local de estágio não remunerado .
Abunda a oferta de Pós graduações.
Assim se dá o ouro ao bandido!
Desejo que não regridamos no tempo e com as contenções orçamentais , venham estes estagiários ,contar como mão-de-obra, servir nas equipas para gozo de feriados ou de horas em divida.
Com faltas de pessoal, sobrecarga de trabalho e necessidades sociais a satisfazer, esta tentação é muito grande!
Já vivi isto!
 
Não percebo, quando saiu a noticia há um ano ou dois estava tudo contente por passarmos a ter internato, apenas as escolas eram contra, hoje toda a gente está contra?
Estou confuso...
 
ALGUÉM ME SABE DIZER QUAL (NO CASO DE EXISTIR) SERÁ A REMUNERAÇÃO DURANTE O "INTERNATO"? OUVI FALAR EM MT POUCO...A SER VERDADE SIGNIFICA MAIS UM ANO DE SACRIFICIO PARA MUITA GENTE.
 
Por pouco que seja a remuneração é sempre melhor que a dos estágios académicos, e sempre será melhor que 9 meses de desemprego à espera sem receber um chavo.
E isso não ia ainda ser negociado entre sindicato e o "Mistério" da Saúde?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!