sexta-feira, agosto 06, 2010

Rapinanço em Viseu...



"Enfermeiros da sala de partos de Viseu queixam-se à Ordem" link

"Os Enfermeiros da sala de partos do Hospital de S. Teotónio, de Viseu, denunciaram à Ordem a diminuição do número destes profissionais por turno, por considerarem que coloca em causa a qualidade e a segurança do serviço, noticia a Lusa.

No documento subscrito por 26 enfermeiros - a que a agência Lusa teve acesso - estes profissionais contam que, desde domingo, houve «diminuição do número de enfermeiros por turno», estando três no da manhã, três no da tarde e dois no da noite, o que «está em total desacordo com o parecer da Ordem dos Enfermeiros sobre as condições para o funcionamento das maternidades que prevê os recursos mínimos nas salas de parto».

«No período de ausência da Enfermeira-Chefe fomos confrontados pelo Enfermeiro-Director com a redução de pessoal, que resulta na diminuição da qualidade que nós queremos defender para as nossas parturientes», contou um dos enfermeiros, que pediu para não ser identificado.

Segundo o Enfermeiro, «a equipa está a trabalhar no mínimo dos mínimos, o que não vai de encontro ao que a Ordem dos Enfermeiros tem defendido», por isso fizeram-lhes chegar quarta-feira a denúncia, pedindo a sua intervenção «o mais rapidamente possível».
Explicou que num parecer a Ordem defende que deve haver cinco Enfermeiros por cada turno e, até domingo, em Viseu havia quatro no da manhã, três no da tarde e dois no da noite.

«Agora no turno na manhã estamos com três, o que é muito baixo», lamentou, acrescentando que em 2009 se registaram 2300 partos no Hospital de S. Teotónio.

Lembrou que «a sala de partos é uma estrutura bastante grande», com oito quartos, estando os enfermeiros distribuídos em função do serviço individualizado a cada parturiente, sendo que, «estando reduzidos, vai ser reduzida essa prestação também».
Contou que, na ausência da enfermeira chefe, tentaram demover o enfermeiro director da sua intenção, dizendo-lhe que «não seria adequado o momento e o que estava a fazer».
Quando esta semana regressou ao trabalho, a Enfermeira-Chefe foi esclarecer-se com o Enfermeiro-Director «também no sentido de voltar atrás com a decisão que tomou», mas que este manteve, o que a levou a colocar o seu lugar à disposição.

A Enfermeira-Chefe escusou-se a prestar declarações, dizendo apenas estar de acordo com a posição dos Enfermeiros."

Salvo a atitude (correcta) destes colegas de Viseu! O Enfermeiro-Director referido na peça jornalística é o famigerado Enf. José Luís Gomes. Na ausência da Enfermeira-Chefe, procedeu a uma redução da dotação de Enfermeiros na Sala de Partos. Por desconhecimento, inconsciência ou fruto de um medida economicista?
.
Por desconhecimento não terá sido certamente, pois o Enf. José Luís Gomes foi Presidente do Conselho Jurisdicional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros de Dezembro de 1998 a Dezembro de 2007. 
Deduzimos, portanto, que existe uma incompatibilidade conceptual/operacional. Um homem que já defendeu um determinado propósito, consubstancia agora, no terreno, a respectiva perversão, numa atitude antagónica. 
Concluí-se (prematuramente ou não?) que será mais um daqueles que vendeu a alma ao diabo para manter a cadeira...

Comments:
Se a Ordem dos Enfermeiros questionasse os Enfermeiros Directores, os CA's, sobre os racios de enfermeiros que tem nos seus Hospitais e por Serviço e os responsabilizasse legalmente pelas consequancias, nada disto acontecia!
Falta de visão? Estarão em gestão corrente?
 
Lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não é sáo lá que se trabalha nos minimos sendo os enfermeiros confrontados com reduções orçamentais!!

Já alguém ouviu falar nos prémios de produtividade recebidos pelos enfermeiros directores?????????

Pois é !! Nós produzimos e damos o cabedal e o lucros vão direitinhos aos bolsos alheios!!!!!
 
Mais um como os muitos VENDIDOS que existem por todo o país...Parabens aos colegas que tiverm a coragem de denunciar a situação! FORÇA VISEU E FORÇA D.E.!
 
Gostei de ler pela atitude correcta que os meus pares tiveram. Um grrrrrrrrrrrrrrrande elogio à Srª enfermeira chefe, não a conheço pessoalmente mas já a ademiro. FFFFFFForça. A união dos colegas fará emergir qualquer coisa espero.
 
Acho uma medida inadmissivel, visto que a redução de pessola não é só na sala de partos mas também no internamento (Obstetricia A e B), pelo que é impossivel prestar os melhores cuidados, apoios nas manadas e tudo o que engloba a sua passagem pelo serviço das puerperas. Visto também a parte dos Assistentes Operacionais terem sido reduzidos, e ficamos assim com 1 enfermeiro(a)e 1 Assistente Operacional nos turnos da tarde e da noite. E agoram digam-me lá se acontece uma urgência no serviço como ficam as outras senhoras? ??????????????????????????????????????????????????????????????????????? SOZINHAS
 
Situação semelhante se passou no Centro Hospitalar de Tras os Montes e Alto Douro, Unidade Hospitalar de Lamego (Serviço de Pediatria). O resultado das diligências dos Enfermeiros junto da Ordem e do Sindicato foi o encerramento do mesmo (no que diz respeito ao internamento). A diferença entre estes dois casos apenas está no Enfº Chefe do Serviço, no caso do CHTMAD, foi o próprio a desencadear a situação e a demarcar-se das decisões do CA.
 
É mais um chulo de muitos que abundam na nossa classe principalmente nos cargos de enfermeiros directores. Desculpem mas é a verdade. Eles nunca defendem os nossos interesses (salvo raras execepções).
 
Provavalemente será o sobrinho do Enf. Director deste Hospital que irá culmatar uma das lacunas neste serviço.
 
Este episódio é paradigmático da situação actual que se vive na Enfermagem…

Conheço um pouco do percurso do Enf. José Luís. Acho que ainda é do tempo em que os enfermeiros directores eram eleitos. Neste momento ocupa esse cargo por nomeação. Não tenho a menor dúvida que este pormenor leve as pessoas a colocarem-se ao lado os conselhos de administração e não ao lado dos doentes e dos enfermeiros!

Quanto ao facto de se tomar uma medida destas durante o período de férias da enfermeira chefe, parece-me revelador de uma certa má fé.

Já a atitude de colocar o lugar à disposição por parte da enfermeira chefe, penso que é de uma enorme NOBREZA. Falta disso em Portugal. Perante o que diariamente acontece nos hospitais, muitas pessoas poderiam fazer o mesmo. Mas não! A ganância é de tal ordem, que assistimos a casos de pessoas que ocupam o lugar de “responsáveis” de serviço (?????), mas cuja liderança é altamente questionável. Seja pela ausência de estratégia para os serviços, seja porque pactuam com situações que claramente violam as recomendações de boas práticas, seja porque não fazem outra coisa senão gerir escalas e stocks…

E pior: não ganham sequer um cêntimo a mais no fim do mês. Podíamos pensar que é por amor à camisola ou é por solidariedade para com o país. MENTIRA.

O que as pessoas estão a fazer, é venderem-se ao desbarato. Perde a profissão e perdem os utentes.

O país não tem dinheiro? MENTIRA.
Olhemos para os ordenados dos administradores das empresas públicas (incluindo hospitais) ou para os milhares que são gastos em “bancos de urgência”. Já para não falar de TGV´s e submarinos…
 
Portanto e concluindo um salta taxinhos... estamos entregues...
 
Um Bloco Partos é sempre mediatico e coloca em risco as parturientes e seus RN, vendendo mais notícias. Pena que por este pais fora existem muitos serviços a trabalhar abaixo do limite seguro quanto ao rácio Enf/ dte. e não se fala nem sai nos jornais. Eu tive uma ideia semelhante há cerca de 5 anos num serviço de Cirurgia num hospital de Lisboa, pois num serviço de 13 camas de no turno da tarde e noite havia 1 enfº e 1 aux. Devido aos PCLECs de determinadas Cirurgias, havia em média 4 utes operadas de tarde (fora as 4 utes da manhã que já tinham saido do recoubro). Era necessário levá-las ao BO - que ficava a 150-200m do serviço- e depois ir buscá-las ao recoubro, fazendo 8 ausências do serviço, deixando algumas utes com pouco tempo pós-anestésico sozinhas no serviço, por necessitar de ir com a aux. nestas deslocações. Lembram-se do famoso caso do H. Egas Moniz? o ute até escreveu na revista que estava com falta de ar. Aqui até podiam escrever nas paredes que não havia ninguém no serviço. quando falei aos meus colegas que deveriamos denunciar à OE, olharam para mim a rir, achando que era alarmista e a minha chefe repreendeu-me dizendo que: " no meu serviço não há levantamentos de rancho!!".Felizmente nunca houve nenhum problema e fui transferido pouco tempo depois. Isto para dizer que os enfermeiros são os primeiros a não zelarem pela segurança dos utes. Os médicos são os primeiros a recusarem trabalhar quando as condições de segurança estão comprometidas. Isto só mostra que não valemos nada e quem nos chefia muito menos!
 
se houver uma denuncia em massa desta situações que colocam em perigo a segurança do doente e qualidade dos cuidados prestado....
a união faz a força! CONSEGUIMOS.

mas como parece que a maioria dos enfermeiros deixam rolar... quando tiverem um processo em tribunal depois abrem as orelhas!!!
 
Parabéns á SENHORA ENFERMEIRA-CHEFE pela sua DIGNIDADE e CORAGEM.É a primeira vez que escrevo este cargo com letra maiúscula, do coração. Precisam-se mais assim para dignificar a prática dos cuidados.
Espero que não esteja já alguém a perfilar-se para o lugar o que seria muito mau.
O papel do Enf Chefe é o de gerir a unidade. Quem são os enf directores para reduzir pessoal. O que conhecem dos Serviços?
Chegam aos Hospitais com a arrogância de quem tem o "rei na barriga" e dispõem a seu jeito, sem terem em consideração as necessidades dos utentes.
O alvo a abater são sempre os colegas. Ainda a comunicação social fala em cooperativismo na Enfermagem. Quão enganados estão. Somos os "carrascos" de nós mesmos.
Estes colegas estão a trabalhar com médicos que ganham horas extra, ou 60E hora se forem contratados por empresa ,a dormir em cama feita. Porquê este desequilíbrio na balança?
A segurança nos cuidados também nos diz respeito, e as boas práticas são a nossa imagem.
 
A mesma noticia Radio Renascença


http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=115109
 
Quando esta semana regressou ao trabalho, a Enfermeira-Chefe foi esclarecer-se com o Enfermeiro-Director «também no sentido de voltar atrás com a decisão que tomou», mas que este manteve, o que a levou a colocar o seu lugar à disposição.
Para esclarecer a posição do porta voz do HST EPE na RTP às 20 Horas
 
Em primeiro lugar revelou que não é competente para o desempenho do lugar que ocupa, porque faltou ao respeito da enfª chefe. Depois colocou em causa toda uma equipa e em primeiro, mas mesmo primeiro lugar colocou em risco a vida das parturientes::: Incompetente.
 
Viseu?????
E o que anda a enfermeira do conselho clínico do ACES Dão Lafões a fazer aos enfermeiros e à enfermagem.
Investigue DE, e vai descobrir o que de pior pode haver na classe.
 
É por estas e por outras que há desemprego na enfermagem e a razão invocada para a dita “poupança” com as despesas é falaciosa, veja-se o caso do director do serviço de neurologia do Hospital de S. José que andou a mamar horas extraordinárias mesmo em período de férias. Poupa-se no farelo em vez da farinha. Assim se compreende que “não” haja dinheiro para os enfermeiros, é que o bolo só poder ser comido por alguns poucos, os do costume. Não esquecer que quem foi mais beneficiado com a “nova” carreira foram os capatazes da enfermagem, não nos admiremos então com as atitudes de senhores como o enfermeiro-director do Hospital de Viseu!
 
Mais um "prostituto"; definição em:

http://esseenfermeiroe.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
 
Já o relações públicas do Hospital de S. Teotónio, em Viseu, garante que não houve nenhuma diminuição, mas sim uma reafectação de efectivos levada a cabo dentro do departamento de ginecologia e de obstetrícia. Luís Viegas disse ainda à agência Lusa que o conselho de administração dialogou com as chefias de enfermagem antes de tomar a decisão.

Este senhor é sabe tudo. Pois tem que defender o seu lugar Politico. Trata-se de um individuo que é o relações Publicas do HST EPE - Viseu, que é usado para defender o interesse dos directores, pois esse nõa dão a cara.
 
... mais um daqueles que vendeu a alma ao diabo para manter a cadeira...
 
NOVAS INFORMAÇÕES

http://economico.sapo.pt/noticias/enfermagem-e-o-curso-mais-concorrido-da-ultima-decada_96439.html
 
A nossa ORDEM está podre. Temos urgentemente de promover uma renovação total.
 
este enf director e a sua equipa
deixam MUITOOOOOOO A DESEJAR
o minimo dos minimos na prestação de cuidados de enfermagem à muito que estão abaixo do minimo preconizado pela maior parte do hospital, e os enf da prestação de cuidados estão-se a expor a serios riscos com isso .... e depois ninguem os vai defender antes pelo contrario

SÃO UNS PAUS-MANDADOS A TROCO DO POLEIRO, a imparcialidade, isenção e outros principios fundamentais deixam tanto a desejar
RUA COM ELES !!!!!!!!
 
EQUIPA DE TOMATES NO SITIO
PARABÉNS, PARABÉNS, MUITOOOOS PARABÉNSSSS
muitos outros deviam seguir o vosso exemplo, porque a nossa classe à custa das direcções de enfermagem que temos está a ficar podre !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
não sei se deva acreditar no que se diz da enf.º-chefe, nem quis dar a cara, agora de por o lugar à disposição!!!!!Ha!HA!HA!!!!! e o poleiro dela........
 
a filha deste enf director devia ir parir num daqueles turnos maus, e entrar como "anónima" depois ele gostaria de ver o resultado
simplesmente lamentável o estado da enfermagem!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
a filha deste enf director devia ir parir num daqueles turnos maus, e entrar como "anónima" depois ele gostaria de ver o resultado
simplesmente lamentável o estado da enfermagem!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
mas o que sabe o relacoes publicas de minimos!!!! cuidados de enfermagem !!!!! reafectação de efectivos!!!!!e muito mais!!!!
OS VISADOS NAS NOTICIAS E CULPADOS PELO QUE POSSA VIR A ACONTECER ÀS PARTURIENTES E RECEM-NASCIDOS A QUE DEVIAM ESTAR A DAR A CARA (ENF.-DIRECTOR, SUPERVISORA DA AREA, CHEFE, DIRECTOR DO DEPARTAMENTO ...)
MAIS!!!!!
OS ENF.ºS DA SALA DE PARTOS DEVIAM (ESTÁ IMPLICITO) EMITIR UM COMUNICADO NACIONAL, A DECLINar a responsabilidade pelos erros que virão a surgir por tais atitudes irresponsáveis !!!!!!!!!!!! e INCOMPETENTES !!!!!!
 
Germano a Bastonário e nada será como dantes!
 
FC Porto: Sempre ao mais alto nível.
 
Colegas eu tenho uma teoria... pensem... nós carregados de razão. Solidários com o sindicato... prontos para a guerra... fomos abandonados pelo sep depois de empalear a nossa boa fé. E porquê? Porque vendeu se e há muito... depois entra esse Ferreira Torres da enfermagem que lhe cheirou a nota e quer o dele... fomos comida para esses canibais que se apresentam como colegas para nos sugarem a cota e nos venderem a seguir...
 
Máfia no ACES Dão Lafões em Viseu!!!
Há uma enfermeira que conseguiu 3 transferencias num ano civil e agora é enf directora do ACES, sendo que, logo após as transferencias foi dada como incapaz para exercer funções públicas compatíveis com a prática da enfermage.
Mas há mais...
 
É triste, mas a situação do enfermeiro e dos técnicos em enfermagem é a mesma, sempre sobrecarregados e com desfalque na equipe. Estamos sempre tapando os buracos da instituição e quem recebe dobrado são os médicos! Não somos reconhecidos e ainda somos obrigados a aceitar isso tudo!
 
é um prostituto mesmo. mas não tem pinta de gigolo!
e depois querem poupar na enfermagem, sem antes olharem para o que detem a maior percentagem (+ de 60%!!!, isto só num país de 3º mundo) da verba atribuida pelo orçamento de estado ao Ministério da Saúde... pois é... claro que sim... são os ordenados. de quem, de quem?
óbvio que não são os assistentes operacionais...
 
Aqui tem mais uma enfermeira deputada, do PS, que ninguem se lembrava!!! Já são 3 os nossos deputados!
http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/Biografia.aspx?BID=4211
 
o Líder desta contestação, está de parabéns, é um exemplo a seguir a nível Nacional, deveria ser promovido em lugar de destaque,
mas !!!!!!
a esta hora já o Sobrinho bufou e o enf director para a semana deve receber ordens para o passar para o 6.º piso e não sobe mais porque é especialista da área, senão vejam o que está a acontecer na Med1A.
boa sorte no teu novo serviço!!!!!!
 
como o enf director quando esteve internado tinha lá todos os lambe-botas permanentemente,
esquecesse do que possa acontecer ao cidadão comum (neste caso parturientes e recem-nascidos) e das consequencias que possam advir por falta de pessoal
POIS consta-se que uma dela na ausencia da Amelinha até a "douradinha" ofereceu !!!!!!!!!
 
Manuel Oliveira afirmou que apenas teve conhecimento da existência de eventuais problemas através de um telefonema feito para a direcção de enfermagem do hospital. “Aquilo que nos foi dito pela direcção de enfermagem é que, face a uma diminuição do número de partos no Hospital, o conselho de administração estaria a reorganizar todos os departamentos de saúde materna e obstétrica, e nomeadamente a sala de partos”, explicou à Renascença Manuel Oliveira.

Ora, sublinhou, a posição da Ordem é de que devem estar sempre “dois enfermeiros por cada mil partos, na sala”, pelo que foi solicitado ao hospital que disponibilizasse os números dos partos para que possa ser feita “a devida avaliação da situação”.
 
"respectiva perversão, numa atitude antagónica" - Bonita postura este enfermeiro director(?), então ele representa quem? ah! sei os mais dos mesmos, partidarite do ministerio, será que lhe prometeram algo? Sr enfermeiro, não lhe aplico colega, poius não defraudo os meus colegas, não acredite o governo de socrates já deu até ao tutano, não há mais mama!
 
o anónimo das 8.39 PM
fala na supervisora da área
essa enfermeira:
nem mãe biológica é (NUNCA foi parturiente ...)por outro lado é deplorável a atitude para com as enfermeiras e assistentes operacionais MÃES no exercicio do seu direito de MÃES.
mais ainda especialista de pediatria, quando havia poucos especialistas da área foi mudada pelos Gestores da época para o serviço de Ginecologia (onde não há doentes que nada tenham a ver com saude infantil e pediátrica), por isso os leitores concluam como deve ser.
esta não é a excepção à regra (chegou onde chegou NÃO pela competencia ::::...............
 
A provar o dito, esse "colega" director, é um covarde, sem amor à camisola, um vendilhão de enfermeiros e enfermagem.
Vergonhoso.

Já agora, e um médico director de serviço do Hospital de São josé, que andou a desfalcar à má fila horas "extraordinárias" e normais, de serviço, quando de facto não estava a trabalhar ou estava em férias??
Sabem o resultado? O artista escreveu à ministra a pedir perdão e protecção, e anularam-lhe a sentença de suspensão de actividade.

Lá está, o MS sempre a limpar a gravilha e a proteger os médicos. Será que vãoi sequer exigir a devolução do dinheiro que andou a roubar???
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
...E será que não está nas competências da OE levantar um processo disciplinar a esse sr. enf.º e puni-lo caso haja matéria para tal?
Esta é sem dúvida matéria relacionada com o exercício da profissão, o sr. é antes do mais enfermeiro e só depois director e, uma suspensão ou outra coisa levaria os directores actuais e futuros a pensarem um pouco antes de venderem a alma ao diabo.
 
é claro que a OE devia intervir neste caso como nos outros,
lá pq é enf.º director não deve ter imunidade para fazer o que bem lhe apetece ou que o obrigam a tal e ele obedece, com processo disciplinar ou lá o que seja mas deem o exemplo !!!!.........
 
Nota à Comunicação Social
REDUÇÃO DO NÚMERO DE ENFERMEIROS POR TURNO E SERVIÇO
QUALIDADE E SEGURANÇA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM
MATERNO-INFANTIS COLOCADOS EM CAUSA PELA
ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL SÃO TEOTÓNIO, EPE, EM VISEU
O Conselho de Administração (CA) do Hospital de São Teotónio, EPE, em Viseu, sem ponderar as
consequências deste seu acto de gestão para a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados
às utentes e seus filhos, reduziu o número de enfermeiros por turno nos serviços de Obstetrícia e Urgência
Obstétrica e Ginecológica.
Segundo o CA, esta alteração trata‐se apenas de uma reafectação e reajustamento de recursos humanos que
não coloca em causa a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados aos utentes, tendo sido
ponderada e acordada em diálogo com as equipas de enfermagem e valorizada a casuística e movimento de
utentes nos serviços em causa. TAL NÃO CORRESPONDE DE TODO À REALIDADE.
Senão vejamos:
 A medida foi tomada durante um período de férias que por si só determina menor disponibilidade de
recursos humanos;
 Da reafectação o que resultou foi a diminuição do número total de enfermeiros nos serviços e por turno;
 Este ano, em comparação com igual período do ano anterior (primeiro semestre), apenas se realizaram
menos 15 partos durante o ano em curso o que não justifica a redução do número de enfermeiros por turno
com base na casuística;
 O CA apenas contabiliza como movimento de utentes nestes serviços o número de partos, fazendo tábua
rasa dos cuidados de enfermagem necessários e prestados nas situações de interrupções voluntárias da
gravidez, patologias da gravidez, cesarianas electivas, falsos trabalhos de parto. Mais, nem sequer os recémnascidos
contam como movimento assistencial para a estatística do CA;
 Não são consideradas pelo CA as orientações cientificamente emanadas pela Ordem dos Enfermeiros sobre
a dotação do número de enfermeiros por turno para os serviços em causa;
 Os enfermeiros são privados do gozo de direitos consagrados em lei (no Serviço de Obstetrícia chegam a
estar privados da pausa para a refeição uma vez que fazem turnos sozinhos).
Perante tal situação, que o SEP espera não se tratar de um plano de contenção de despesas levado ao extremo,
pedimos reunião de carácter urgente ao CA e exortamos os enfermeiros dos respectivos serviços a declinar
no CA do Hospital São Teotónio, EPE, toda e qualquer responsabilidade inerente às consequências
decorrentes da insuficiência e/ou efectividade dos cuidados prestados aos utentes, bem como a exigir a
intervenção das entidades que tutelam superiormente esta instituição de saúde.
A Direcção
Lisboa, 11 de Agosto de 2010
 
nos serviços dos adjuntos (BLOCO Op e DIALISE)não à contenção de custos, nem "reafectação de efectivos" !!!!!!
 
... na Dialise até estão de prevenção durante a noite e ganham em horas extraordinaris ... Doentes consta-se que talvez um por mês.
 
Ahhh

Quero aqui deixar a minha indignação em relação a esse Hospital do qual eu tenho vergonha em trabalhar, por inumeros motivos.

Mas quero deixar aqui uma ressalva...

O Hospital de Viseu NÃO PAGA HORAS DE QUALIDADE AOS ENFERMEIROS CONTRATADOS...somos escravizados em pleno Sec.XXI...e o que fez ou faz o sindicato em relação a isto...NADA...

São mais uns cobres que entram no bolso de alguns...porque enfermeiros ha muitos para ocupar os pouco lugares..pena é que haja tão poucos que lutem pela dignidade desta profissão, que outrora já fora mais bonita...
 
Aquilo que está acontecer na sala de partos e serviços de obstetricia é lamentavel...
... só se olha a numeros, e porque se reduziu em 15 partos(relativamente ao ano anterior)reduz-se o pessoal. Esquecendo-se as novas metas que se pretendem alcançar!!
Este hospital pretende ser considerado HOSPITAL AMIGO DOS BEBE. O que neste momento parece ser uma piada...
Nos hospitais que foram considerados AMIGO DOS BEBES o numero de enfermeiros por turno foi aumentado para se poderem comprir todas as exigencias e no hospital de viseu reduz-se?!!
Foi uma perda de tempo e de dinheiro na formação do pessoal no curso de promotores do aleitamento materno...
...é triste ... mas é a nossa actual realidade... só se olha aos numeros e não as pessoas...
 
É pena que as srªs enf. chefes dos serviços de obstetrcia A e B não tenham tido a coragem da SRª enf. chefe da sala de partos só unidas é que consegue manter ou melhor a qualidade dos cuidados de enfermagem essa devia ser a meta, e não colaborar na má gestão da direcção do hospital...
Acordem... nada de medo...lutem ao lado da vossa equipa, que precisa concerteza da vossa ajuda
 
por favor retirem o último post. somos colegar do serviço e é melhor até a situação estar resolvida. o envio foi indevido.
 
mais uma vez, por favor, retirem o post das 4.24 PM. está a causar mal estar entre a equipa do serviço e de momento isso só vai descridibilizar o processo de luta que tem sido correcto. não keriamos causar estes problemas. por favor retirem.
 
isto é o exemplo da sociedade, falta de camaradagem da classe dos enfermeiros, nao é novidade, é o reflexo da falta de formaçao pessoal e humana da sociedade portuguesa, preocupada apenas com valores materiais.......
 
Caro leitorDepois de ler os comentários descrito fiquei chocado, não posso ficar calado. Srs. Enf. querem ser reconhecidos como licenciados,autonomos e outras coisas mais,expessemk o vosso cotentamento ou não sem descerem à bregeirisse,não utilizem a vida familiar e pessoal para reinvidicar os vossos direitos, ou não. Não atirem pedras às telhas de vdro dos outros pois pode haver alguém que conheça o vosso.
Mas a minha intervnção vai para o engrumeo anónimo 8.39 PM, que fala da Sra. Enf. Supervisora da aárea sem a conhecer,revelou um grande desconhecimento do seu percurso profissional e pessoal, porque acredito que a Sra Enf. nunca lhe deu confiança para tal.
Quero0 dizer a estes proginitores deliquente que parir é dor criar é amor.ESte engrumeo vê a maternidade apenas como o assegurar da geração( fraca geração, deveriam preocuparem-se coimo afecto, carinho e segurança das suas crias e não verem apenas euros.
A ignorância é de tal ordem pois desconhesse que as assistentesoperacionais não dependem hierarquicamente da Sra. Enf.Supervisora, mas, da Sra. Enf. Chefe.Quantos às Sras. Enfas.o direito ao aleitamento é 2 horas por turno ou 3 se for o caso de gémeos,devendo gozar 1 hora no inicio e outra no fim, mas na moioria são gozadas as 2 horas no final do turno, ou juntar as horas para goraz dias inteiro chegando a juntar 200 e muitas horas argumentando conveniêncicia de serviço. MENTIRA!
 
Queria continuar a responder ao anónimo 8.39a Sra. Enfermeira Supervisora nunca trabalhou na ginecologia é supervisora deste serviço, trabalhou como especilista na sala de partos e puerperio, na altura não havia falta de especialista as vagas estavam todas preenchidas. A Sra. Enf. Supervisora chegou onde chegou porque pautou pelas boas práticas e em especial as relacionais, não é como alguns que nem a especialistas chegam por falta de curriculum falta de competencia. a Sra Enf. Supervisora nunca prestou falsas declaraçõesw nem apresentou documentos doutros como se fossem seu, não vai para o serviço de MP3 no bolso e de auriculares colocados nos ouvidos ,para não ouvir as grávidas e as crianças.Não compactua nem dá cobertura a malandros.ASra.Enf. Supervisora é uma SENHORA com letra Grande e chegou onde chegou por dedicação com amor e vocação à profissão, por COMPETÊNCIA ponto final e não reticências.
 
fiz um post como anónimo às 4.24PM de ontem que gostaria que foce retirado como fazer????? já pedi e mamtem-se ?????
 
ksghajs
 
Só publicam o que vos dá jeito. intitulam-se defensores da profissão. MENTIROSOS!
 
SÓ PUBLICAM O QUE VOS DÁ JEITO.INTITULAM-SE DEFENSORES DA PROFISSÃO, MENTIRA!
 
"fiz um post como anónimo às 4.24PM de ontem que gostaria que foce retirado como fazer????? já pedi e mamtem-se ?????"


Retirado.
 
Por tudo o que li acerca deste assunto, apenas posso concluir, que
é lamentável a metodologia utilizada,a qual traduz apenas o verdadeiro carácter terrorista de alguns enfermeiros.Se nem tudo está bem, também não é desta forma que vai melhorar.Uma verdadeira tristeza.
 
Depois de ler este lavar de roupa suja não podia deixar de colocar um pequeno comentário.
É verdade k muitos destes comentários roçam a falta de educação. É verdade k a figura do Sr. Enf. Director é patética. É verdade que o HSTV e a sua administração subjuga e explora os enfermeiros da instituição. Mas como havemos de expor estas verdades?? Quem acreditará nestes profissionais que apesar de todas as pressões e ameaças lutam pelos interesses dos doentes??
É muito triste quando temos um pai ou uma mãe que não nos apoia, da mesma forma, que os enfermeiros do HSTV têm o seu representante no CA da instituição e só olha para o seu umbigo...é triste mas é verdade, inveja temos todos do corpo médico, que têm 1 representante no CA digno de admiração e respeito, esse sim um homem com um H maiúsculo, pois defende com unhas e dentes os seus pares...
Não Posso deixar esquecer que este senhor que representa os enfermeiros, sempre teve tudo da institução (uma verdadeira sanguessuga), teve uma especialização paga com bolsa, ocupou um lugar de supervisor depois de todas as jogadas sujas, e ainda por cima representou os colegas no Conselho de Jurisdição da OE, ou melhor andou sempre a puxar para o seu saco...Afinal ONDE ANDA SR.ª MINISTRA??? NÃO VÊ O QUE SE PASSA???
Apesar da anterior exposição, algo terrorista (confesso), a verdade é k nesta instituição há filhos e enteados, como é o caso do BO e Diálise, contrastando com todos os outros mais prejudicados, Medicinas, Ortopedias, Sala de Partos, Pediatria e Urg Pediátrica. Afinal que queremos nós para os nossos doentes? não será o melhor do atendimento e cuidados?? Mas como é possível se os Serviços de Medicina têm equipas jovens diminutas, exploradas ao máximo (sem direito a quase nada), os Serviços de Ortopedia aguardam substituições de elementos há meses, trabalhando todos com o desgaste próprio das horas em débito, a Urg Ped está reduzida ao mínimo dos mínimos, trabalhando até de forma ilegal, pois os rácios propostos infrigem as normas nacionais e internacionais, o mesmo digo do Serviço de Pediatria, onde os profissionais têm quase semana e meia de horas em dívida, trabalhando sobre um stress contaste, sem cuidarem de acordo com o preconizado para os cuidados pediátricos...MEU DEUS até onde irá este descalabro...às vezes penso que alguns dos nossos doentes estão a ser mal cuidados.
 
Depois de ler este lavar de roupa suja não podia deixar de colocar um pequeno comentário.
É verdade k muitos destes comentários roçam a falta de educação. É verdade k a figura do Sr. Enf. Director é patética. É verdade que o HSTV e a sua administração subjuga e explora os enfermeiros da instituição. Mas como havemos de expor estas verdades?? Quem acreditará nestes profissionais que apesar de todas as pressões e ameaças lutam pelos interesses dos doentes??
É muito triste quando temos um pai ou uma mãe que não nos apoia, da mesma forma, que os enfermeiros do HSTV têm o seu representante no CA da instituição e só olha para o seu umbigo...é triste mas é verdade, inveja temos todos do corpo médico, que têm 1 representante no CA digno de admiração e respeito, esse sim um homem com um H maiúsculo, pois defende com unhas e dentes os seus pares...
Não Posso deixar esquecer que este senhor que representa os enfermeiros, sempre teve tudo da institução (uma verdadeira sanguessuga), teve uma especialização paga com bolsa, ocupou um lugar de supervisor depois de todas as jogadas sujas, e ainda por cima representou os colegas no Conselho de Jurisdição da OE, ou melhor andou sempre a puxar para o seu saco...Afinal ONDE ANDA SR.ª MINISTRA??? NÃO VÊ O QUE SE PASSA???
Apesar da anterior exposição, algo terrorista (confesso), a verdade é k nesta instituição há filhos e enteados, como é o caso do BO e Diálise, contrastando com todos os outros mais prejudicados, Medicinas, Ortopedias, Sala de Partos, Pediatria e Urg Pediátrica. Afinal que queremos nós para os nossos doentes? não será o melhor do atendimento e cuidados?? Mas como é possível se os Serviços de Medicina têm equipas jovens diminutas, exploradas ao máximo (sem direito a quase nada), os Serviços de Ortopedia aguardam substituições de elementos há meses, trabalhando todos com o desgaste próprio das horas em débito, a Urg Ped está reduzida ao mínimo dos mínimos, trabalhando até de forma ilegal, pois os rácios propostos infrigem as normas nacionais e internacionais, o mesmo digo do Serviço de Pediatria, onde os profissionais têm quase semana e meia de horas em dívida, trabalhando sobre um stress contaste, sem cuidarem de acordo com o preconizado para os cuidados pediátricos...MEU DEUS até onde irá este descalabro...às vezes penso que alguns dos nossos doentes estão a ser mal cuidados.
 
Bom dia. Sou familiar de uma enfermeira que trabalha nesse hospital, e sou habitualmente um observador interesado das questões que envolvem os assuntos da enfermagem, uma profissão que muito admiro.
Esta questão parece já estar um pouco estafada,contudo gostaria de deixar uma breve questão:
E se a Sra. Enfermeira Chefe da sala de Partos, que tanto foi bajulada, fosse ela própria a fonte do problema. É que, de acordo com uma fonte que reputo de fidedigna, ela própria deu indicações claras e objectivas, para que o turno da manhã, fosse reduzido em um elemento. Com esta esta informação,os comentadores desbragados não teriam que rever a sua posição?
E os enfermeiros da sala de partos não se sentiriam completamente enganados?
Pensem nisso, e deixem de exibir, um comportamento absolutamente corporativista, no pior sentido da palavra.
 
Depois de ler este lavar de roupa suja não podia deixar de colocar um pequeno comentário.
É verdade k muitos destes comentários roçam a falta de educação. É verdade k a figura do Sr. Enf. Director é patética. É verdade que o HSTV e a sua administração subjuga e explora os enfermeiros da instituição. Mas como havemos de expor estas verdades?? Quem acreditará nestes profissionais que apesar de todas as pressões e ameaças lutam pelos interesses dos doentes??
É muito triste quando temos um pai ou uma mãe que não nos apoia, da mesma forma, que os enfermeiros do HSTV têm o seu representante no CA da instituição e só olha para o seu umbigo...é triste mas é verdade, inveja temos todos do corpo médico, que têm 1 representante no CA digno de admiração e respeito, esse sim um homem com um H maiúsculo, pois defende com unhas e dentes os seus pares...
Não Posso deixar esquecer que este senhor que representa os enfermeiros, sempre teve tudo da institução (uma verdadeira sanguessuga), teve uma especialização paga com bolsa, ocupou um lugar de supervisor depois de todas as jogadas sujas, e ainda por cima representou os colegas no Conselho de Jurisdição da OE, ou melhor andou sempre a puxar para o seu saco...Afinal ONDE ANDA SR.ª MINISTRA??? NÃO VÊ O QUE SE PASSA???
Apesar da anterior exposição, algo terrorista (confesso), a verdade é k nesta instituição há filhos e enteados, como é o caso do BO e Diálise, contrastando com todos os outros mais prejudicados, Medicinas, Ortopedias, Sala de Partos, Pediatria e Urg Pediátrica. Afinal que queremos nós para os nossos doentes? não será o melhor do atendimento e cuidados?? Mas como é possível se os Serviços de Medicina têm equipas jovens diminutas, exploradas ao máximo (sem direito a quase nada), os Serviços de Ortopedia aguardam substituições de elementos há meses, trabalhando todos com o desgaste próprio das horas em débito, a Urg Ped está reduzida ao mínimo dos mínimos, trabalhando até de forma ilegal, pois os rácios propostos infrigem as normas nacionais e internacionais, o mesmo digo do Serviço de Pediatria, onde os profissionais têm quase semana e meia de horas em dívida, trabalhando sobre um stress contaste, sem cuidarem de acordo com o preconizado para os cuidados pediátricos...MEU DEUS até onde irá este descalabro...às vezes penso que alguns dos nossos doentes estão a ser mal cuidados
 
e a Enf-chefe que prolongou as benditas férias com uma baixa médica
isto a que é estar ao lado da equipa (é a PRIMEIRA a abandonar o barco quando se começa a afundar)
e onde já se viu uma enf - chefe de carreira colocar o lugar à disposição???? SANTA IGNORÂNCIA
como esta há muitos!!!!!!
mas com isto tudo o enf-director faz levantar mais cedo (7Hr.) o enf a dormir ao hospital para ir dar os bons dias nos serviços visados !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Roçando a brejeirice que vai por aí, quero responder ao Post- 1:22 PM – que de tão erudito, não foge ao acto ordinário que a dado momento lamenta.
Imitando a familiar da Sra. Enf. S…sora que não passa de uma zombeteira do dito Sr Enf Director, por ter ela acesso a conversas privilegiadas e que as tenha exposto em família. É motivo de se manter no anonimato? E o segredo profissional ?..... (Quem tem a verdade não precisa de imitar os desbragados)
Parece claro que vai ser difícil abalar a unidade dessa equipa, pois está em causa a segurança das utentes.
 
SANTA IGNORÂNCIA!!!
É chato mas, para seres lambe botas tens que escrever post aqui….
…. e quando dormires no Hospital, ergueste às 7, é assim que o tio manda (na gíria militar não passas de um Sr. Sargento Dia) isto é o mínimo que se pode pagar.
Como também já descobriste a pólvora, sente-se que és um privilegiado,…
… já lá vai um mês, o problema já deve estar resolvido, chefe ausente é como ele gosta, chicote no pessoal e penso que até os pequeno entram nos eixos.
Mas uma coisa esta chefe conseguiu unir a equipa, e tu protegido que também estas descontente com os teu pares sabes se o director já resolveu o problema. Diz alguma coisa cá para fora, estamos a gostar.
 
para a familiar de uma enfermeira:
Já que é tao proxima de fontes fidedignas, veja lá se descobre a solução.Aproveitando a enf. chefe estar ausente por doença, não seria oportuno repor tudo como estava ?
Vá, faça lá uma forcinha!!!
A qualidade dos cuidados de enfermagem, a segurança das parturientes e recem nascidos e os "desbragados",AGRADECEM.
Só um pormenor:
a sua fonte esqueceu-se de a informar, que a chefe da sala de partos é conhecida de todos pelo seu trabalho e pela sua obra . E a da sua familiar? Nâo será a zombeteira do enf.director?
 
para a familiar de uma enfermeira:
Já que é tao proxima de fontes fidedignas, veja lá se descobre a solução.Aproveitando a enf. chefe estar ausente por doença, não seria oportuno repor tudo como estava ?
Vá, faça lá uma forcinha!!!
A qualidade dos cuidados de enfermagem, a segurança das parturientes e recem nascidos e os "desbragados",AGRADECEM.
Só um pormenor:
a sua fonte esqueceu-se de a informar, que a chefe da sala de partos é conhecida de todos pelo seu trabalho e pela sua obra . E a da sua familiar? Nâo será a zombeteira do enf.director?
 
Noticia Diário das Beiras

Enfermeiros reúnem com hospital de Viseu



A Ordem dos Enfermeiros reúne amanhã com a administração do Hospital de São Teotónio, para analisarem a situação do bloco de partos. Recorde-se que esta reunião vem a propósito de uma denúncia formulada pelos enfermeiros do Bloco de Partos do Hospital de São Teotónio, em Viseu que chamava a atenção para a redução do número de enfermeiros a assegurar aquele serviço.

Tendo conhecimento de tal situação, a Ordem dos Enfermeiros solicitou, no início de Agosto, a realização de uma reunião e o esclarecimento da situação por parte do Conselho de Administração que respondeu de imediato.

“Considerando os dados já enviados por aquele conselho de administração, a Ordem dos Enfermeiros reiterou a necessidade de fazer cumprir o disposto no Parecer que formulou em 2008 sobre as «Condições para o funcionamento de maternidades”.

Este documento aponta para a necessidade de existir dois enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica por turno e por cada mil partos/ano.
 
Diário das Beiras 24/08/2010
Enfermeiros reúnem com direcção


Os enfermeiros do Bloco de Partos do Hospital de São Teotónio, em Viseu denunciaram, recentemente, a redução do número de profissionais naqueles serviços. Uma queixa que chegou à Ordem dos Enfermeiros que decidiu intervir no sentido de pedir esclarecimentos da situação ao Conselho de Administração daquela unidade hospitalar, com o objectivo de encontrarem juntos uma solução para o problema.

O Conselho de Administração do Hospital de São Teotónio remeteu a informação solicitada, estando agendada uma reunião para 3 de Setembro.

Considerando os dados já enviados por aquele Conselho de Administração, a Ordem dos Enfermeiros reiterou junto da organização a necessidade de fazer cumprir o disposto no parecer que formulou em 2008 sobre as “Condições para o funcionamento de maternidades”. Este documento, que pode ser consultado em http://www.ordemenfermeiros.pt/documentos/Documents/Parecer_CD-11Jul-2008.pdf), refere que devem existir dois enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (SMO) por turno e por cada mil partos/ano.

“A Ordem dos Enfermeiros espera em breve poder esclarecer esta e outras questões com os colegas, com a direcção de enfermagem e com o Conselho de Administração do Hospital de São Teotónio, de forma a obter uma solução consensual entre todos e que assegure a segurança e qualidade dos cuidados prestados às parturientes”, refere em nota enviada à comunicação social.
 
Familiar de uma Enfermeira
Ordem dos enfermeiros reuniu com CA do Hospital hoje.
Ainda não houve Fumo Branco.
Será:
Que o Sr. Enf. Director está a ponderar pedido de demissão e/ou vai meter baixa para melhor reflectir sobre o problema que criou?
 
Zumbeteira
Já consta pelos corredores que CA pondera demissão do Enf. Director.
 
… relações públicas do Hospital de S. Teotónio, Luís Viegas, está neste momento reunido com Sr Enf Director para ponderar reafectação de efectivos a levar a cabo no Departamento de Ginecologia e de Obstetrícia.
 
Conclusão da reunião da Ordem com CA

Denúncia dos enfermeiros do Bloco de Partos sobre redução de recursos humanos


Lisboa, 3 de Setembro de 2010 – A Ordem dos Enfermeiros (OE) esteve reunida esta manhã com o Conselho de Administração do Hospital de S. Teotónio, E.P.E, em Viseu, na sequência da denúncia dos enfermeiros do Bloco de Partos sobre redução de recursos humanos de Enfermagem.


Na reunião, que culminou com uma visita ao Bloco de Partos e Serviço de Urgência do Departamento de Obstetrícia desta unidade hospitalar, a OE reiterou na íntegra o seu parecer «Condições para o funcionamento de maternidades» de 2008, que pode ser consultado no sítio da OE em http://www.ordemenfermeiros.pt/documentos/Documents/Parecer_CD-11Jul-2008.pdf.


Foi constatado que, actualmente, as dotações de enfermeiros não estão em conformidade com o referido documento, que obriga à existência de dois enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (SMO) por turno e por cada 1.000 partos / ano. Mediante o exposto a OE clarificou o seu posicionamento.


O Conselho de Administração do Hospital de S. Teotónio comprometeu-se a reanalisar a situação com brevidade.


Face ao referido em epígrafe, importa reter:


1. A OE vai continuar a acompanhar o desenvolvimento deste processo;

2. A OE reitera que, face ao parecer anteriormente anunciado e atendendo ao n.º de partos / ano que se realizam no Bloco de Partos do Hospital de S. Teotónio, E.P.E., em cada turno devem estar obrigatoriamente quatro enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (SMO) na referida unidade.


Caso a deliberação do Conselho de Administração não respeite a posição assumida pela Ordem dos Enfermeiros, esta procederá em conformidade com as suas atribuições estatutárias, de forma a garantir a segurança e qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados às cidadãs que acorrem a esta unidade.


Pela OE estiveram presentes na reunião o Enf.º Jacinto Oliveira, Vice-Presidente da OE, o Enf.º Manuel Oliveira, Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Centro, a Enf.ª Irene Cerejeira, Presidente do Colégio de Especialidade de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica da OE, e a Enf.ª Manuela Coimbra, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional da Secção Regional do Centro. Pelo Hospital de S. Teotónio, E.P.E estiveram presentes o Dr. Alexandre José dos Santos Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração, o Enfº. José Luís Gomes, Enfermeiro Director e Dr. José Alberto Ventura da Cruz Martins, Vogal de Executivo.



Gabinete de Comunicação e Imagem da Ordem dos Enfermeiros
 
DN 04/09/2010

Ordem reuniu-se ontem com direcção do hospital e ameaça avançar com queixa.

A maternidade do Hospital de Viseu está a funcionar com um número reduzido de enfermeiros. Há turnos em que apenas dois especialistas estão de serviço, o que viola as normas que prevêem que para 2000 mil partos haja quatro. A situação já se arrasta desde Agosto e a Ordem dos Enfermeiros fez ontem um ultimato ao hospital: ou repõe os profissionais ou avança com uma queixa às entidades reguladoras da saúde.

Em Agosto, o Hospital de Viseu decidiu reduzir o número de enfermeiros, por cada turno de serviço. "No turno da manhã e da tarde estão três e dois no da noite, o que está em total desacordo com o parecer da Ordem dos Enfermeiros sobre as condições para o funcionamento das maternidades que prevê que os recursos mínimos nas salas de parto sejam de quatro enfermeiros por dois mil partos ano", diz o vice-presidente da Ordem. Jacinto Oliveira adianta que "só este número de enfermeiros é capaz de assegurar uma prestação do serviço com qualidade e segurança."

Mas na maternidade os profissionais lembram, sob anonimato, que "a sala de partos tem oito quartos e cada enfermeiro deve, de forma individual, prestar assistência a uma só parturiente". Os enfermeiros "prestam ainda serviço na urgência de obstetrícia, em internamentos motivados por interrupções voluntárias da gravidez, patologias da gravidez, cesarianas electivas e falsos trabalhos de parto".

Jacinto Oliveira alerta que "o que está em causa é a segurança dos doentes que fica comprometida com o reduzido número de enfermeiros". O vice-presidente lembra que "as dotações da sala de partos não estão em conformidade com os normativos em vigor" e avisa que "a Ordem, enquanto associação de direito público, tem uma palavra importante a dizer sobre a qualidade de serviço". Por isso, garante, "se as condições mínimas não forem asseguradas," a Ordem irá "avisar" as autoridades reguladoras da saúde.

A decisão foi tomada pela administração do hospital que ontem reuniu-se com a Ordem dos Enfermeiros.

José Gomes, enfermeiro director e antigo presidente do Conselho Jurisdicional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, diz que no hospital "não houve despedimentos, mas apenas reafectações de enfermeiros". O responsável promete "uma solução que venha de encontro às condições estabelecidas pela Ordem da classe", que será "decidida em breve pelo Conselho de Administração" do Hospital
 
Denúncia dos enfermeiros do Bloco de Partos sobre redução de recursos humanos
Lisboa, 3 de Setembro de 2010 – A Ordem dos Enfermeiros (OE) esteve reunida esta manhã com o Conselho de Administração do Hospital de S. Teotónio, E.P.E, em Viseu, na sequência da denúncia dos enfermeiros do Bloco de Partos sobre redução de recursos humanos de Enfermagem.
Na reunião, que culminou com uma visita ao Bloco de Partos e Serviço de Urgência do Departamento de Obstetrícia desta unidade hospitalar, a OE reiterou na íntegra o seu parecer «Condições para o funcionamento de maternidades» de 2008, que pode ser consultado no sítio da OE em http://www.ordemenfermeiros.pt/documentos/Documents/Parecer_CD-11Jul-2008.pdf.
Foi constatado que, actualmente, as dotações de enfermeiros não estão em conformidade com o referido documento, que obriga à existência de dois enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (SMO) por turno e por cada 1.000 partos / ano. Mediante o exposto a OE clarificou o seu posicionamento.
O Conselho de Administração do Hospital de S. Teotónio comprometeu-se a reanalisar a situação com brevidade.
Face ao referido em epígrafe, importa reter:
1. A OE vai continuar a acompanhar o desenvolvimento deste processo;
2. A OE reitera que, face ao parecer anteriormente anunciado e atendendo ao n.º de partos / ano que se realizam no Bloco de Partos do Hospital de S. Teotónio, E.P.E., em cada turno devem estar obrigatoriamente quatro enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (SMO) na referida unidade.
Caso a deliberação do Conselho de Administração não respeite a posição assumida pela Ordem dos Enfermeiros, esta procederá em conformidade com as suas atribuições estatutárias, de forma a garantir a segurança e qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados às cidadãs que acorrem a esta unidade.
Pela OE estiveram presentes na reunião o Enf.º Jacinto Oliveira, Vice-Presidente da OE, o Enf.º Manuel Oliveira, Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Centro, a Enf.ª Irene Cerejeira, Presidente do Colégio de Especialidade de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica da OE, e a Enf.ª Manuela Coimbra, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional da Secção Regional do Centro. Pelo Hospital de S. Teotónio, E.P.E estiveram presentes o Dr. Alexandre José dos Santos Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração, o Enfº. José Luís Gomes, Enfermeiro Director e Dr. José Alberto Ventura da Cruz Martins, Vogal de Executivo.

Gabinete de Comunicação e Imagem da Ordem dos Enfermeiros
 
Número de enfermeiros no bloco de partos viola regras
por AMADEU ARAÚJO, Viseu Hoje 4 Set 2010 Diário Noticias

Ordem reuniu-se ontem com direcção do hospital e ameaça avançar com queixa.
A maternidade do Hospital de Viseu está a funcionar com um número reduzido de enfermeiros. Há turnos em que apenas dois especialistas estão de serviço, o que viola as normas que prevêem que para 2000 mil partos haja quatro. A situação já se arrasta desde Agosto e a Ordem dos Enfermeiros fez ontem um ultimato ao hospital: ou repõe os profissionais ou avança com uma queixa às entidades reguladoras da saúde.
Em Agosto, o Hospital de Viseu decidiu reduzir o número de enfermeiros, por cada turno de serviço. "No turno da manhã e da tarde estão três e dois no da noite, o que está em total desacordo com o parecer da Ordem dos Enfermeiros sobre as condições para o funcionamento das maternidades que prevê que os recursos mínimos nas salas de parto sejam de quatro enfermeiros por dois mil partos ano", diz o vice-presidente da Ordem. Jacinto Oliveira adianta que "só este número de enfermeiros é capaz de assegurar uma prestação do serviço com qualidade e segurança."
Mas na maternidade os profissionais lembram, sob anonimato, que "a sala de partos tem oito quartos e cada enfermeiro deve, de forma individual, prestar assistência a uma só parturiente". Os enfermeiros "prestam ainda serviço na urgência de obstetrícia, em internamentos motivados por interrupções voluntárias da gravidez, patologias da gravidez, cesarianas electivas e falsos trabalhos de parto".
Jacinto Oliveira alerta que "o que está em causa é a segurança dos doentes que fica comprometida com o reduzido número de enfermeiros". O vice-presidente lembra que "as dotações da sala de partos não estão em conformidade com os normativos em vigor" e avisa que "a Ordem, enquanto associação de direito público, tem uma palavra importante a dizer sobre a qualidade de serviço". Por isso, garante, "se as condições mínimas não forem asseguradas," a Ordem irá "avisar" as autoridades reguladoras da saúde.
A decisão foi tomada pela administração do hospital que ontem reuniu-se com a Ordem dos Enfermeiros.
José Gomes, enfermeiro director e antigo presidente do Conselho Jurisdicional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, diz que no hospital "não houve despedimentos, mas apenas reafectações de enfermeiros". O responsável promete "uma solução que venha de encontro às condições estabelecidas pela Ordem da classe", que será "decidida em breve pelo Conselho de Administração" do Hospital.
 
com tudo isto,
andam a irritar a Supervisora e Enf.ª-Chefe da área. ponto.
 
e lá está outra vez o relações publicas a meter foice em seara alheia
o que é que ele percebe disto!!!!!
é lamentável aos pontos em que a nossa enfermagem chegou e se continua a afundar no pantano.
enf.º director para o olho da rua já!!!!!!!
 
só pela preocupação que esta EQUIPA teve com a QUALIDADE DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM e SEGURANÇA dos mesmos devia ser divulgado Internacionalmente
já que são um exemplo de PROFISSIONAIS, Homens e Mulheres com H e M Grande, é de se lhe tirar o chapéu perante o clima de suspeição que se vive.
 
só pela preocupação que esta EQUIPA teve com a QUALIDADE DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM e SEGURANÇA dos mesmos devia ser divulgado Internacionalmente
já que são um exemplo de PROFISSIONAIS, Homens e Mulheres com H e M Grande, é de se lhe tirar o chapéu perante o clima de suspeição que se vive.
 
só pela preocupação que esta EQUIPA teve com a QUALIDADE DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM e SEGURANÇA dos mesmos devia ser divulgado Internacionalmente
já que são um exemplo de PROFISSIONAIS, Homens e Mulheres com H e M Grande, é de se lhe tirar o chapéu perante o clima de suspeição que se vive.
 
Já começou o BARCO A NAVEGAR, pois iniciou o reforço da equipa de Obstetrícia A.
Não se percebe bem porque?
Será que foi realizada uma cesariana especial, e/ou o erro vai ser corrigido por ordem alfabética. Porém sabe-se que faz parte do Núcleo de Obstetrícia, o serviço Obstetrícia B e Bloco de Partos e Urgência de Obstetrícia e Ginecológica.
 
A justificação de aumento de trabalho para o respectivo serviço também deve justificar para o restante Núcleo, as utentes entra pela de Partos e Urgência de Obstetrícia e Ginecológica. Pensa o povo.
 
A justificação de aumento de trabalho para o respectivo serviço também deve justificar para o restante Núcleo, as utentes entra pelo Bloco de Partos e Urgência de Obstetrícia e Ginecológica. Pensa o povo.
 
Subitamente urge a necessidade de Fazer formação na equipa Obstetrícia A. São escalados elementos extra para preparar Formação sobre Aleitamento Materno.
Mas HST tem uma equipa de Formadores sobre o Aleitamento Materno que é feito dela?
Deve-se estar a preparar uma festa para a comemoração do Dia Aleitamento Materno em Outubro Surpresa, pensa-se.
Ou será que vem de encontro a necessidade de mostrar trabalho na Semana de Ordem no fim se Setembro.
 
Subitamente urge a necessidade de Fazer formação na equipa Obstetrícia A. São escalados elementos extra para preparar Formação sobre Aleitamento Materno.
Mas HST tem uma equipa de Formadores sobre o Aleitamento Materno que é feito dela?
Deve-se estar a preparar uma festa para a comemoração do Dia Aleitamento Materno em Outubro Surpresa, pensa-se.
Ou será que vem de encontro a necessidade de mostrar trabalho na Semana de Ordem no fim se Setembro.
 
o Enf-Director
já é AVô (os nossos parabéns)
mas a filha e o seu rebento tiveram direito a assistencia de enfermagem VIP, houve "reforço" da equipa na Obstetricia, não passou no Bloco de partos, mas sim no B.Op. (cesariana)
é VERGONHOSO nesta linda Cidade, umas puerperas e R.N. terem um determinado atendimento e outras outro, ainda mais no contexto em questão.
 
SR Enf Director

Vamos de mal a pior!....
Pelo que ouvi dizer nem no tempo da outra Senhora (como se diz na minha terra)- SR Enf Director....
 
Resolva o problema e não fomente mais!.......
 
Sr Enf Director José Luís Gomes
Pelo que já se sabe o seu comportamento leve-nos a pensar!…
Mas pelas últimas noticias que por lá constam toca a cobardia (pusilanimidade, deslealdade, perfídia, insídia) desce ao mais baixo nível que não dignifica o cargo que ocupa Sr Enf Director José Luís Gomes. E mais não quero dizer….
Pois podemos lembrar que, quem bebeu no passado na fonte de David, (quem sai aos seus) mantém a tradição. A PIDE volta a instalar-se no HST EPE.
Sr Enf Director José Luís Gomes modere os seus impulsos, esta a ser provocatório o seu comportamento.
 
comportamento provocatório!!!
nem seria de esperar outra coisa!!!
 
Novos episódios vão surgir
Pois a novela ainda vai no adro
Depois algumas trocas e baldrocas, eis que surge o verdadeiro saber.
Contra tudo e todos Incluindo Ordem dos Enfermeiros...
Lá vai o verdadeiro senhor do saber em Obstetrícia Enf. Director continuando,
a fazer a justiça por mão própria.
A Ordem dos Enfermeiros nada faz e tudo o que ele determina sobrepõe-se aos decretos e aos pareceres da dita desordem dos enfermeiros.
 
Podem-me informar qual foi a solução do problema?
 
Para já ....
O enf. Director é ainda o mesmo.
A enf Chefe já a puseram na prateleira...

A equipa da Bloco de partos continua com os mesmos problemas, mas agora com uma nova chefe da confiança....

O que lhes vai acontecer meus pequeninos "Enf". Aguente que a Ordem já aumentou as cotas para melhor saborear este belo momento de desordem dos enfermairos......
 
... PID no HST é agora!...
 
querem saber novidades?
a sala de partos de viseu, continua com as mesmas dificuldades, ou ainda mais agravadas,pois a nova enf. chefe nada faz.Ela foi para" deitar agua na fervura",responde quando lhe apresentam as dificuldades em prestar cuidados de enfermagem com um numero
tão reduzido de enf.
E as soluções apresentadas pela ORDEM?
O prepotente do enf. director faz ouvidos moucos,e a ordem assiste enrolando o problema,fazendo reuniões,pedindo dados estatisticos para desculpabilizar o incompetente que ja foi presidente do conselho jurisdicional da ordem, por isso o protetorado.chegou mais um pedido estatistico para a enf.chefe -e ela que fez? fechou-se em copas e nada disse aos enf.para quê? nao tera resposta certamente ,visto ser uma lambe botas do diretor.
o nº de partos tem vindo a aumentar ate parece a providencia divina.
ate breve ,espero dar mais noticias.
temos que ter cuidado !será que enf diretor vai fazer uma reunião para descobrir quem anda afazer comentários no blogue? assim foi da outra vez .não faz reuniões para nada ,mas para estas atitudes pidescas e um especialista.bom ate breve.
 
Aleluia (estamos na Pascoa) alguem diz alguma coisa....
Parece que a gente viva por la!...
Digam coisas, deve haver novidades.
 
AÍ vai mais uma:há que agir depressa antes que salte do poleiro,para pagar mais uns favorezinhos políticos-
acontece que agora á pressa (mês de Abril)foram necessários 5 enfermeiros,segundo o espertissimo enf. diretor,mas para os meter no hospital era necessario correr com outros cinco.Se o pensou melhor o fez. escolheu 5 enf. e convenceu-os contra a vontade de alguns a ir para ARS.no dia 1 de Abril lá se apresentaram, e para espanto deles ,foram recambiados para o hospital, afinal nada estava tratado.Até aqui a coisa ainda passava,mas espanto dos espantos ,quando regressaram aos sserviços de origem encontraram nos seus lugares as cunhas,onde todos se mantêm.
como é possivel compreender esta situação? então agora já não é preciso fazer contenção? a contenção só foi precisa na sala de partos?
 
Bem me tinham dito que o hospital é uma empresa familiar...... avós, pais,filhos, sobrinhos tudo é valido desde que esteja do lado do enfermeiro diretor: cunhas do Junqueiro ,que alias é quem manda no hospital,filha da enf. chefe da primeira dama, e outros que tais, que é um falatório no hospital.Onde estão os sindicalistas ,que noutros tempos eram tão activos?
Seá que tambem lhes foi prometido algo para se calarem?
entao como vai a sala de partos?digam alguma coisa.e a ordem o que tem feito?
Outambem já foram ameaçados com transferencia ? que é feito da vossa antiga chefe?
Dêem noticias .
 
... Como é possível que ainda haja pessoas que se surpreendam com as diatribes desse indivíduo absolutamente destituído de vergonha e de escrúpulos?!... Para além de tudo o mais, é um omem de mão de J Junqueiro!...
 
PARABÉNS CAROS COLEGAS! Afinal conseguiram, pelo que chegou cá
acima a vossa nova chefe conseguiu acalmar os ânimos e já têem o nº certo de enf.por turno. afinal sempre vale a pena chorar para o incompetente desse pau mandado .
Soube-se por aqui que a estatística que a Deordem pediu ainda não teve resposta,mas tudo indica que já não há problemas,porque esta chefe já os resolveu.Agora ja pode ir descansada para a reforma com miuta pena vossa!!!!!!!
 
Conseguiram mais uma equipa desmotivada!...
Ate os mais próximos da actual chefe, me parecem a desanimar.
A DesOrdem igual a si próprio. a deixar o Excelentíssimo Sr. Enf. Director
fazer o que quer (a vontade do Partido), pois espera também um lugar ao sol.
 
NAO consegimos nada .tudo está pior!
a nova chefe não se preocupa nada com os cuidados de enfermagem, este assunto já é de outra era.só se preocupa com o bem estar da equipa medica.será que é enf. chefe dos médicos?para tudo o que são as suas funções chama um enfermeiro dos cuidados,ficando ainda o nºmais reduzido.ela ocupa os enf. para a visita á maternidade .para ir á farmacia,para fazer os pedidos aos armazens,para elaborar a escala.....enfim um nodoa.
será que é muito dificil resolver o problema do acompanhamento das puerpras até ao 6º piso ? nos turnos das0/8 apenas fica um enf. na sala de partos ,poque a assistente operacional e o enf acompanham as pureperas ao 6ºpisovejam a noção de responsabilidade desta chefe.se a outra foi para a prateleira ,esta bem precisa de fazer como o gato maltês!!!!!!!!ate breve.
 
RAPINANÇO CONTINUA:
Mais uma enf. castigada com uma tranferencia para satisfazer caprichos da chefe Papoila!resultado:doentes sem consultas e sem tratamentos.a enf. brilhava muito no apoio aos diabeticos pelo que incompetente do enf.diretor e papoila sentiram-se ofuscados.
utizando o que é já, marca da casa,anuncia-se pelo telefone pessoal,6ªfeira, depois das 18h ,a transferencia sem justificação do motivo.
nesta ultima semana há que rapidamente arrumar a casa colocando os afilhados nos pontos certos:auxiliares que viram admnistrativas,prevençoes para os primos,horas extrordinarias em serviços com doentes independentes,e a sala de partos ficando grandes periodos de tempo no turno só com uma parteira!!!!!! É caso para perguntar,até quando????andam todos a dormir????
 
Mais uma vítima da chefe papoila, que teve uma ascenção tão rápida, graças aos padrinhos e madrinhas, pois inteligêcia não tem nenhuma...Elimina da "sua quinta" os mais capazes...
 
Mais uma vítima da chefe papoila, que teve uma ascenção tão rápida graças aos padrinhos e madrinhas, pois inteligência não tem nenhuma...
Elimina da "sua quinta" os mais capazes pois tem a convicção que será a "última a sair"...será?? Vejam os próximos episódios...
 
AMIGOS DE VISEU:
Então vão ficar com o mesmo desclassificado do enf. director?
Chegou-nos que andou a oferecer-se,afirmando que é o único enf. com competência para o cargo!
seria se estivéssemos no tempo da pide.......que vergonha, a iluminação foi toda para ele.Com tanta capacidade não sabemos como o seu partido não o levou para deputado ou ministro!!!!!!
ACORDEM,COLEGAS que ele anda a rondar como ficar,nem que seja despercebido. Então é que vão ver o que vos acontece!!!!!!!!
 
AMIGOS DE VISEU:
Então naõ dão noticias?
algo vos aconteceu,desembuchem;uma morte materna e mais tarde outra de um recem nascido, que se passa?
 
... Nunca o Hospital de Viseu teve a PID infiltrada, se não agora, há uns anos a esta parte! E os actos pidescos têm um rosto, um mandante!
 
Sempre caiu o Homem (Ex Enfermeiro Diretor José Luis.
 
Nova titular do cargo de enfermeira directora?! Duvidosos ganhos de eficácia, seriedade, isenção e inteligência... e o que mais adiante se verá!...
 
Quando estiveres a subir sê delicado para com aqueles que encontrares no caminho porque... na descida vais voltar a encontrá-los!...
 
A inveja é a arma dos imcompetentes.Força sra. enfermeira.
 
O RAPINANÇO CONTINUA!
Equipa de enfermagem com 2600h de trabalho a mais!!!!!!!
A DITADURA INSTALA-SE. Ex diretor continua a mandar no 6º piso, por baixo da capa da enf. Chefe tudo vale para impor o seu poder. Perseguições, intimidações, coações para destabilizar a equipa de enf, num clima de terror e medo. E a qualidade? Alguém já ouviu falar dela?
Puérperas queixam-se de não terem apoio, de esperar horas na sala
de partos para subirem para o 6ºpiso;

Enfermeiros queixam-se da desorganização do trabalho, da forma como as utentes são distribuídas: a 1 enf. 1 Utente, a outra 6 utentes.
Um completo descalabro na gestão dos recursos, mas depois somos todos que pagamos.
SINDICATOS ONDE ESTAIS?
Sr. Enf. Diretora…. ABRA OS OLHOS ESTÁ MONTADO UM ESQESMA PARA A
DESTABILIZAR.

 
O RAPINANÇO CONTINUA!
Equipa de enfermagem com 2600h de trabalho a mais!!!!!!!
A DITADURA INSTALA-SE. Ex diretor continua a mandar no 6º piso, por baixo da capa da enf. Chefe tudo vale para impor o seu poder. Perseguições, intimidações, coações para destabilizar a equipa de enf, num clima de terror e medo. E a qualidade? Alguém já ouviu falar dela?
Puérperas queixam-se de não terem apoio, de esperar horas na sala
de partos para subirem para o 6ºpiso;

Enfermeiros queixam-se da desorganização do trabalho, da forma como as utentes são distribuídas: a 1 enf. 1 Utente, a outra 6 utentes.
Um completo descalabro na gestão dos recursos, mas depois somos todos que pagamos.
SINDICATOS ONDE ESTAIS?
Sr. Enf. Diretora…. ABRA OS OLHOS ESTÁ MONTADO UM ESQESMA PARA A
DESTABILIZAR.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!