quarta-feira, setembro 01, 2010

Vencimentos: em defesa da honra da Enfermagem! - Comunicação sindical.


Comments:
Enfermeiros Especialistas recém-formados continuam sem serem reconhecidos pelas Instituições de Saúde do nosso País. Fizerem uma formação académica Pós-Graduada, que lhes conferiu o Titulo de Enfermeiro Especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros ainda assim, as Instituições de Saúde dizem não ter suporte legal para a sua contratação, mesmo reconhecendo a sua necessidade.

Esta situação recordo, terá a ver com a aprovação da nova carreira de enfermagem, onde a categoria de Enfermeiro Especialista terá sido extinta. Integrando-se estes profissionais na categoria de enfermeiro. Ou seja, continuam a existir Enfermeiros Especialistas cujos profissionais terão competências distintas, mas incluídos na categoria de Enfermeiro.

Alguns destes profissionais sentem-se descriminados uma vez que, para frequentarem uma Pós-Graduação tiveram que recorrer à Banca para financiar o curso, vendo actualmente uma dificuldade acrescida, porque têm que suportar o empréstimo que contraíram para pagar as propinas, deslocações, alojamento, alimentação e suporte bibliográfico (livros, fotocópias, etc.), despesas que atingem os 8000 e 10000 €, e que terão que ser suportadas com a mesma remuneração, que não sofreu actualização, a somar a outras despesas de índole pessoal ou familiar.

Reconhecem que as suas actuais competências, são pilares essenciais na melhorias dos cuidados de saúde, contudo dizem não servir para pagar as despesas dos bens essenciais que contraem, quando por exemplo, vão ao supermercado ou têm que pagar o infantário dos seus filhos.
 
A OE reuniu com a ministra e NEM UMA PALAVRA sobre a Carreira.
 
pois...
eu ainda gostava de ver o novo estatuto...
deve ser tao bom que nem o metem cá fora!
 
Nem um piu sobre a carreira, que VERGONHA!
 
Não considero correcto quando diz no final que os enfermeiros não querem apenas aumento de vencimentos.
mensagem que os politicos agradecem nos dias de hoje
Não é isso que queremos .Queremos que o nosso vencimento reflicta a nossa formação o que é dado a outros na administração publica.
Nada de momento abona a favor da luta da enfermagem, a não ser a motivação do grupo pela defesa da dignidade e valorização da profissaõ.Quem aprova os planos de estudo dos cursos de enfermagem?
Ao longo destes ultimos anos os trabalhadores da administração publica tem sido alvo de enxovalho por parte dos politicos.
Em relação aos enfermeiros de forma muito subtil no dia a dia.
A população não está connosco e os midia tem se encarregado de a trabalhar.
Muito senso precisa-se
 
Por isso é que eu ainda não fiz uma especialidade. Ia agora suportar uma despesa acrescida em todos os sentidos, isto é, não só monetária mas tambem ter que me deslocar para locais distantes de campos de estágio. Antigamente, com a carreira anterior, só algumas escolas lecionavam especialidades, os alunos (enfermeiros) eram subsidiados (bolsas), abriam concursos nos hospitais para eeses enfermeiros; agora se queres tirar uma especialidade tens de suportar todas as despesas e não sabes quando é que irá haver um concurso para enfº principal. Eu enquanto forem estas as condições não vou para lado nenhum. Mas tudo o devemos à porcaria de dirigentes sindicais que temos , que negociaram uma carreira a olhar para o próprio umbigo e nada fizeram mesmo com o apoio massiço que a classe de enfermagem demomstrou na ultima greve. A mim que não me peçam mais nada esta escumalha de dirigentes sindicais.
Um enfº muito desiludido com esta carreira.
 
Este comunicado bem espremido pouco diz, vamos ver qual a coragem destes sindicalistas em puxar pelos direitos dos enfermeiros e convocar formas de luta que façam mudar as decisões do governo. Estou muito céptico.
 
Este senhor deve ter alzheimer... não deve estar recordado que foram os sindicatos que quando a enfermagem passou a licenciatura se mostraram pouco interessados em que os novos licenciados ganhassem como tal... fazia-lhes confusão um recem licenciado ganhar mais que um profissional bacharelato... nessa altura também não queriam que quem estivesse nas escolas pudesse continuar para a licenciatura... agora estão aqui com discursos demagogicos, constantemente a falar nos médicos...
se chegamos a este buraco.. devemos muito aos sindicatos.

Não venham com história de formas de luta com bandeirinhas no ar tipo empregada fabril grevista. Dem alguma dignidade ( a que resta) profissão.
Abram a batalha judicial...
 
Convido o s colegas dos sindicatos a darem a conhecer o percurso da enfermagem portuguesa desde Abril
Os dias de greves que fizemos e quantos destes dias a trabalhar sem receber. Os primeiros com faltas injustificadas.
O pagamento dos serviços mínimos é posterior.
O preencher a folha de serviços mínimos é uma invenção para os recursos humanos.
Escrever greve no registo de assiduidade seria suficiente.
Há tempos atrás queriam conhecer com antecipação os grevistas
Leram a actuação da ACSS na última greve.
Comparem com outros prestadores de cuidados os dias de greve de uns e outros e concluirão que são menos. Se deram aos enfermeiros nós temos mais ou igual direito.
Como lutar pelo futuro com base na experiência e o conhecimento da realidade de hoje
e sem contar com a solidaridade de outros!Imaginação precisa-se
 
Caros amigos a enfermagem não quer saber da formação académica de ninguém, outro erro crasso e de palmatória que esta ordem e sindicato tiveram pois sabem que a quantidade de enfermeiros com outras licenciaturas e mestrados é cada vez maior e em vez de serem espertos e fazerem contar essa formação para por exemplo subidas de escalão, não, simplesmente aboliram o que existiu até há alguns anos e não interessa o que estudaste ou deixaste de estudar és igual a todos e pronto.. lógica comunista, que o sindicato partilha e com a qual não me identifico, apesar de me identificar com outras com esta não. Tem de ser feita uma descriominação positiva... mas com esta enfermagem não há nada é tudo um monte carneiros... é triste estou desejoso de deixar esta classe fraca, pode ser que um dia...
 
A ver vamos!!! finalmente acordaram!!!

Mais vale tarde do que nunca...

A verdade é que a palavra "desânimo" reina no dia-a-dia dos enfermeiros.

O momento de luta e empenho dos sindicatos e mesmo da OE, deveria ter sido precisamente antes das eleições legislativas.

Mas os mesmos acobardaram-se e o resultado está à vista.

Agora é tarde!

CULPO essencialmente a OE pela sua conduta DESASTROSA, na defesa da Enfermagem!

CULPO a OE pela NÃO promoção do papel dos enfermeiros, através dos meios de comunicação.

CULPO essencialmente a OE pelo desenvolvimento de acções de formação ESTÉREIS sobre ética.

CULPO essencialmente a OE pelo "LODO" em que se encontra a Enfermagem Portuguesa.

CULPO a OE pela formação em massa que ocorre.

Devolvam-me mas é o valor das quotas que tenho pago ao longo destes anos, que o dinheiro faz-me falta... e já dá para trocar de carro!!!
 
Não alinho mais em greves! Ainda vão discutir formas de luta?????? Andamos a brincar só pode!!!!!


Há quanto tempo referem que vão surgir NOVAS FORMAS DE LUTA? SÃO GREVES QUE COINCIDEM COM cgtp U ugt E NINGUEM FALA DE NÓS?

Com estas greves todas tinham-se juntadas todas e FAZER GREVE POR TEMPO INDETERMINADO OU DESPEDIMENTO COLECTIVO.

uMA VEZ POR TODAS TENHAM TOMATES E BRAÇO DE FERRO!

Mais lutas a fingir e brincar ás greves NÃO CONTEM MAIS COMIGO!

eSTAMOS FARTOS QUE O GOVERNO, A oRDEM E OS SINDICATOS GOZEM COM A NOSSA CARA!
 
Caros colgas

O SEP andou pelos hospitais e outros a sensibilizar os enfermeiros para a carreira de enfermagem.Nas reuniões que participei nunca vi ninguem a contestar as suas posições, e porquê? Os enfermeiros estavam contra os enfº especialistas, vamos acabar com eles.Estavam contra os enfºchefes,vamos acabar com eles.Para que tanta revolta se toda a classe só queria uma categoria.Parabens aos enfermeiros que pensavam que tudo caia do céu.Queriam ser especialistas estudassem ,queriam ser chefes estudassem.É esta a minha opinião.Os sindicatos criaram nos enfermeiros aversão contra especialista e chefes. Agora é tarde ,tivessem contestado nas reinões do SEP, eu fi-lo.Dessindicalizei-me e não me arrependi, porque não estavam a defender os direitos da classe.
Acordaram tarde e é pena.
Onde estão os nossos especialistas? As parteiras...Acabaram? Vão ser substituidos por outra profissões?
Vou terminar, estou muito irritado.
 
Parabens DE pelo seu BLOG,divulgo -o no meu hospital por todos os enfermeiros, e são muitos que o conhecem.É atavés dele que tenho conhecimento do que se passa na nossa classe, é verdadeiro e único preocupa-se com os enfermeiros que estão descontentes e que estão permanentemente sem informação.
Gostaria muito de conhecer quem dirige este BLOG pois tem feito muito pela classe.OBRIGADO
 
Eu sugeria que não preencherem papelada que até não são prioritárias e até por vezes inúteis. De forma a que as administrações percebam que o trabalho de enfermagem é mais importante que qualquer creditação ou numero que eles tanto gostam.

Não sou sindicalizado nem tenho cargo de gestão. sou mais um dos milhares de enfermeiros que querem desempenhar as suas funções da melhor maneira possivel, motivado. Por isso continuo a achar que é a nossa atitude que poderá mudar esta situação.

força enfermeiros, unidos venceremos
 
Aplica-se o ditado popular
"nunca o invejoso medrou nem quem ao seu lado morou"

Decreto-Lei n.º 248/2009

Artigo 16.º
Reconhecimento de títulos e categorias
Os títulos atribuídos pela Ordem dos Enfermeiros no
âmbito da profissão de enfermagem, bem como as categorias
de carreira, são oponíveis para a elegibilidade
necessária aos procedimentos de recrutamento e mudança
de categoria previstos nas normas aplicáveis
ao enf especialista cabe alem de

....2 — O desenvolvimento do conteúdo funcional previsto
nas alíneas j) a p) do número anterior cabe, apenas, aos
enfermeiros detentores do título de enfermeiro especialista.
 
Acabei de observar o vídeo e só tenho isto a dizer: ESTOU FARTO DE PALEIO!
 
POIS,TIVE PACIENCIA PARA O OUVIR!MAS JÁ AGORA DESPEJE QUAIS AS FORMAS DE LUTA QUE TEM NA CARTOLA...ESTOU ANSIOSO.JÁ AGORA PODE ME EXPLICAR,PORQUE ASSINOU TANTA PORCARIA(COM O SEU COMPADRE AZEVEEDO)NOS GOVERNOS P.S.D. E FICA IRRITADO QUANDO O PARTIDO QUE GOVERNA NÃO É DA MESMA COR?LEMBRA-SE DE EM 80 A CARREIRA TER DE COMEÇAR PELA LETRA H E AFINAL COMEÇOU PELA J?QUEM ASSINOU?POIS É O MAL JÁ TEM DÉCADAS!PENSEM ENFERMAGEM E MENOS EM PARTIDOS E ISTO É PARA TODOS OS DIRIGENTES SINDICAIS!
 
e agora na Ordem depois deste "carinho" do governo a vida continua ...e...Vão realizar-se, ao longo do mês de Setembro, as primeiras Assembleias dos seis Colégios de Especialidade da Ordem dos Enfermeiros.
Solicitamos, pois, que os colegas especialistas participem na Assembleia da respectiva especialidade, pois serão discutidos assuntos da maior importância para o futuro das especialidades e dos seus colégios.
terão futuro?
 
Contas do SNS são menos positivas do que a ministra disse
…A ministra também não fez referência ao prejuízo de 216 milhões de euros registado no primeiro semestre deste ano nos hospitais com gestão empresarializada (EPE), segundo os dados divulgados no site da Administração Central do Sistema de Saúde. O que significa que, em meio ano, os resultados líquidos negativos dos hospitais EPE já representavam quase quatro quintos do total de prejuízos de todo o ano de 2009 (276 milhões de euros).
http://www.publico.pt/Sociedade/contas-do-sns-sao-menos-positivas-do-que-a-ministra-disse_1453972
não foi á conta da enfermagem.
 
Contas do SNS são menos positivas do que a ministra disse
…A ministra também não fez referência ao prejuízo de 216 milhões de euros registado no primeiro semestre deste ano nos hospitais com gestão empresarializada (EPE), segundo os dados divulgados no site da Administração Central do Sistema de Saúde. O que significa que, em meio ano, os resultados líquidos negativos dos hospitais EPE já representavam quase quatro quintos do total de prejuízos de todo o ano de 2009 (276 milhões de euros).
http://www.publico.pt/Sociedade/contas-do-sns-sao-menos-positivas-do-que-a-ministra-disse_1453972
não foi á conta da enfermagem.
 
colegas um pequeno aparte:

Atenção com o site VALORIZAR ENFERMAGEM! Andam constantemente a pedir "donativos" aos enfermeiros, parece-me mais um esquema para chular mais uns quantos incautos.
É que parece que os enfermeiros são uma mina, para escolas de saúde lá com as suas pós-graduações com temas mirambolantes, que não servem para nada e cursos e mais cursinhos.

Mas também, dos maiores chulos da Enfermagem, é mesmo a Ordem, que me limpa todos os meses 7 euros, para fazer ponta dum chaveco!!

Farto desta Ordem dos Enfermeiros, farto de fazerem nada!!!!!
 
Pactuo da sua opinião caro anónimo das 1:54 PM, inteiramente. De facto foram os pp enfermeiros a sugerir uma carreira unicategorial (sobretudo aqueles que não passaram da 1ª, ou passaram para a segunda de bandeija, sem nada fazer, deixando apenas passar o tempo) e estesão realmente muitos, mais que os outros que com esforço e dedicação trabalharam para progredir na carreira e se desenvolverem profissionalmente. Eu não sou desse tempo e ainda bem... sou do tempo em que para ficar em 1º lugar de concurso de progressão tinha que apresentar provas do meu esforço.

A verdade é que essa maioria, felizmente não representativa e valor, foi a base da negociação porque tb será a maioria dos delegados do SEP, pois concerteza.

Várias vezes ouvi o tom provocatório e de satisfação dos tais que esperaram sentados e tb dos especialista (claro) "os chefes vão acabar" - quanta satisfação preversa!!! O facilitismo tem destas consequencias, a revolta de uns, a insatisfação de outros, a desilusão e frustração dos restantes.

Não serão horas para chorar sobre o leite derrama, é tempo de agir com proactividade, já um pouco reactiva mas que seja.

Apenas um reparo: era importante começar por moderar a linguagem e a exaltação, este blog é, felizmente acessível a todos - os de boa e má fé
 
""Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte deste povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
à derrota das virtudes pelos vícios,
à ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
à negligência com a família,
célula-Mater da sociedade,
à demasiada preocupação
com o 'eu' feliz a qualquer custo,
buscando a tal 'felicidade'
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos 'floreios' para justificar
actos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre 'contestar',
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir o meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar o meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo deste mundo!
'De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto.""

Rui Barbosa
Poeta brasileiro - séc XIX e XX
 
Caro De:
Transcrevo parte da crónica"O intervalo" do Professor Manuel M. Carrilho de 2010-09-02.
..."O problema é que, entre o ilusionismo optimista de uns e o catastrofismo pessimista de outros, se tem perdido cada vez mais o sentido do realismo que inspira, orienta e mobiliza. O pessimismo alerta, mas acaba sobretudo por consolar os conformistas e legitimar a inacção. O optimista anima, mas cai na armadilha de não conseguir dizer como é que sai da situação em que nunca reconheceu que se entrou.
Só um realismo assente no conhecimento, no debate e na proximidade, será capaz de cortar com a demagogia que tanto o optimista como o pessimista cultivam, bloqueando a sociedade e atordoando os indivíduos. Só o realismo pode verdadeiramente ser, como os tempos de hoje reclamam, pedagógico. Isto é, só ele pode opor a explicação à propaganda, o inconformismo à resignação, e promover alguma esperança.
Mais do que de perda de referências, é de uma perda de magnetismo que se trata hoje. Vive- -se uma desmagnetização geral dos valores, e sem valores pode haver chefias, mas não há lideranças. Pode haver impulsos, mas não há soluções. Pode haver gestão, mas não há visão."...
Um abraço.
 
Fiz greves durante 15 anos, estou profundamente desiludido com o ponto a que a enfermagem chegou, para mim chegou.

NÃO, NÃO FAÇO MAIS NENHUMA POR CULPA DOS SINDICATOS QUE GOZARAM COM A MINHA CARA E COM A DOS COLEGAS O MAIS QUE PUDERAM, JÁ PEDI PARA PASSAREM AGORA NOS HOSPITAIS PARA VER O QUE OS COLEGAS TEM A DIZER MAS ISSO ELES NÃO FAZEM POIS TEM MEDO DE OUVIR UMAS VERDADES, ESTOU PROFUNDAMENETE DESILUDIDO E SEM PRESPÉCTIVAS FUTURAS O QUE AINDA ME PAREÇE MAIS GRAVE, JÁ PENSEI MUTAS COISAS MAS UMA DELAS E A QUE ME PAREÇE MAIS RAZOAVEL SERÁ MUDAR DE PAÍS PARA ONDE AINDA NOS DÃO VALOR E ONDE NOS DIGNIFICAM ALGUMA COISA, POIS O "MEU AMOR Á PATRIA" SE SE PODE DIZER É NENHUM OU TALVEZ AINDA UM POUCO DE RAIVA..

HOJE TENHO VERGONHA DE DIZER AOS MEUS COLEGAS DA SOÇIEDADE QUE SOU ENFERMEIRO E MUITO MAIS VERGONHA DE LHES DIZER QUANTO GANHO AO FIM DO MÊS POIS ELES FICAM-SE A RIR..

FOI PARA ISTO QUE EU ANDEI 16/17 ANOS A ESTUDAR, PARA CHEGAR AO PONTO DE TER VERGONHA DE SER UMA COISA EM QUE JÁ TIVE ORGULHO..

A TODOS OS QUE SE SENTEM ASSIM OS MEUS SINÇEROS PESAMOS E DESCULPEM O DESABAFO
 
ENTÃO, A PORTARIA DOS CENTROS DE ENFERMAGEM JÁ FOI ALTERADA?
A BASTONÁRIA DISSE QUE SERIA ATÉ AO FIM DE SEMANA...... DE QUAL?
 
O SEP é o sindicato dos graduados...poucos precisaram de estudar...ficaram todos iguais: sem sentar o rabo em banco de escola!! Sem se deslocarem para longe e deixar a família...porque o SEP não aparece?? onde andam?? Depois é verdade: nenhum governo atacou tanto os enfermeiros desde o 25 de Abril como este governo de " esquerda"!! Nem o CDS e o PSD!! Afinal quem é de direita?? Quem é fascista? Quem é???!!
 
Quanto aos especialistas, faço um convite desloquem-se às Assembleias dos Colégios da Especialidade e digam o que vos vai na alma. OK?
 
O SEP é o sindicato dos que estão à espera que outros façam o seu trabalho.
Não se lamentem porque foram alertados muitas vezes para os perigos de deixar quem não sabe defender a enfermagem.
Vejam como eles estão bem. Os outros que se lixem.
Quando forem convidados para tomar atitudes mais radicais adiram e não tenham medo. O MS não irá gostar mas só assim seconseguirá alguma coisa, embora ache que já se faz tarde.
 
Mais velhos que por cá andam para a categoria de graduados fizeram concurso com provas publicas (escrita e oral).
Concurso para Especialista, prova escrita .
temos más chefias?
Aprendemos na gestão que os grupos se desenvolvem.A chefia marca o grupo e o grupo a chefia.
Quantos grupos tem estado em estadios de desenvolvimento avançado e basta entrar um elemento novo com interesse no lugar do outro ,para que tudo volte para tras.Culpa do chefe?
Tal como gastámos tempo a destruir, concerteza vamos ser capazes de construir,e agora com uma força animica diferente. Destroi-se num dia o que demorou anos a construir ,lembrem-se disso, basta alguem que se aproveite da ingenuidade de alguns.
Muitos delegados sindicais têm usado esta estratégia em proveito próprio,mas conheciam a "massa"com quem lidavam.O comportamento repete-se quando resulta.
As instituiçoes não querem ter problemas com os Sindicatos e tambem seduzem tal como agora a Ordem.Somos Humanos.Saibamos lidar com os nossos defeitos e qualidades
Nem tudo se aprende na Universidade
Conciliar a teoria á pratica é virtude da boa vontade e do tempo.
Não podemos desistir.Temos responsabilidade social
 
Da não valorização da enfermagem e desta mentalidade surgem necessidades,
1. Decreto-Lei que regula a possibilidade de abertura de farmácias 24 horas por dia, todos os dias da semana

Com esta iniciativa, pretende o Governo ir ao encontro dos interesses dos consumidores utentes das farmácias e dar mais um passo no sentido da promoção do acesso ao medicamento e da livre iniciativa, com inteira salvaguarda do interesse público.
http://www.governo.gov.pt/pt/GC18/Governo/ConselhoMinistros/ComunicadosCM/Pages/20100902.aspx
realço,”interesse dos consumidores”e "acesso ao medicamento"
A nova lei agradou à presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond. "Temos muitos idosos e agora têm mais acesso ao medicamento."

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/farmacias-podem-abrir-24-horas
 
Ao anónimo das 10.54:

Eu até ía, mas quem me paga a deslocação.

É que aos orgãos sociais da ordem recebem ajudas de custo...
 
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons!!!"
Martin Luther King
 
Deixemo-nos de querelas partidárias. Os políticos não merecem esse gasto de energia.
Após Abril os Enf. que fizeram a mudança pertenciam a todos os partidos políticos.
Não eram Licenciados, Mestres ou Doutores. Visionários, talvez
Fomos o primeiro grupo profissional da saúde a ter uma estrutura de formação permanente, Os Enf. organizaram e desenvolveram estas estruturas, a pouco e pouco foram sendo substituídos. Penso que os fundos europeus foram nisso determinantes.
A especialização em saúde infantil e pediatria teve como finalidade a redução da mortalidade infantil. a melhoria da prestação de cuidados á criança O contributo do conhecimento chegou ao curso base. Hoje temos uma das melhores taxas do mundo, e a prestação de cuidados á criança nada tem a ver com a anterior
Fomos activos no movimento de humanização da criança hospitalizada.
A formação na área da saúde materna desenvolveu-se e hoje o seu nível de formação é o Europeu.
De muito mais podemos falar
O Pais e os políticos têm contado connosco porquê esta humilhação agora?
O dinheiro ganha-se e gasta-se e as pessoas ficam!
 
http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=293&id=13038&idSeccao=2639&Action=noticia 24-11-2009
…Hoje, e com apenas 26 anos, é um dos mais recentes doutorados no País, tendo concluído a formação em Ciências da Actividade Física e Desporto na Universidade de León, no passado mês de Outubro. Um diploma que veio juntar-se ao de especialista em Reabilitação, conseguido, em Janeiro deste ano, pela Escola Superior de Enfermagem do Porto.
………
Assim sendo, e uma vez que já estava ligado a esta temática e como padece de um pequeno problema renal, André Novo propôs avançar com uma investigação que avaliasse o impacto da actividade física em pessoas com insuficiência renal.
“Era praticamente uma novidade a nível internacional, sendo que havia muito pouca coisa a nível de intervenção. Eu queria era estudar de que forma o exercício influenciava estes doentes e, assim, começou a desenhar-se este projecto de investigação que se veio concretizar”, salientou.
Assim sendo, ao longo de 14 semanas e depois de efectuados alguns exames, era implementado um plano de exercício adaptado a cada utente. No final desse período eram repetidos os testes.
Segundo o enfermeiro, com este projecto de investigação, foi possível comprovar que “o treino que desenvolvemos, exclusivamente aeróbico, produziu uma clara melhoria na capacidade ambulatória dos utentes. Começaram a deslocar-se de uma forma mais rápida e eficaz”, salientou. Depois de concluído o doutoramento, classificado com nota máxima e distinguido com louvor, André Novo começou a desempenhar funções a tempo inteiro na Escola Superior de Saúde de Bragança, onde orienta os estágios dos alunos da licenciatura em Enfermagem.
Para não desanimar…..
 
Talvez acredite na boa fé deste senhor ao fazer este video, penso que realmente sinta o que diz, penso que se sinta revoltado e mesmo traido por um acordo a que julgavam ser intemporal. O problema é que chegou o governo de socrates que se pôs a socratizar tudo e todos.Mexeu em tudo, e agora acordam vindos de um sono profundo os sindicatos!!!!!Alguns limitavam-se a escrever continuadamente cronicas(mt interessantes)mas sem qualquer efeito ao nivel de solucionamentos, a falta de imaginaçao dirige-se entao somente á critica "feitiozinho mt comum de das gentes ante e pós 25 de abril vestidos espirito comunista. Meus amigos a presença é de um capitalismo selvagem em que as formas de luta tem que ser reorganizadas e repensadas."SE BATEREM NO CAO ELE ACABA POR NOS MORDER E DEIXA DE NOS RECONHECER COMO AUTORIDADE." Nao caiam no erro dos professores que pensam que ganharam uma batalha contra este governo, foram iludidos numa jogada perfeita de um estratega que se pudesse até apertava a mao dizendo" mt bem jogado" eu explico: os professores tiveram aceites as suas reindivicaçoes mas fecharam mais de 500 escolas!!! com esta nao contavam eles...mas nao vao fazer greve ...agora trata-se dos enfermeiros é a era dos enfermeiros, estão os peões na mesa, a estratégia já foi mal iniciada, não deixem os sindicatos tomar o leme daquilo que vai ficar decidido para os próximos anos.Arranjem uma comissão negocial de gente astuta agressiva e sobretudo que sejam bons comunicadores, conhecedores de decretos e portarias, tendes ai já alguma coisa para o bom caminho.O senhor deste blogue seria uma boa hipótese se ele realmente falar tão bem como escreve então já seria uma mais valia...saudações a todos.
 
O que a classe de Enfermagem precisa é do mesmo tipo de atitude/indignação

que o povo Moçambicano teve, pois não vejo outra forma de nos fazer OUVIR!
 
Eu não percebo as lamentações das pessoas!!! Toda a gente sabe que a formação em enfermagem é cara e não é reconhecida nem recompensada!! Quem se inscreve em especialidades, mestrados e pós graduações realiza esse acto de livre vontade sabendo de antemão o preço a pagar; este preço é não só em euros mas também em custos familiares e individuais com custos inclusivé para a sanidade fisica e mental!
Então porque se lamentam??? Lamentem sim o facto desta profissão ter batido no fundo e de lá não ir sair nos proximos tempos, com culpas óbvias para os proprios enfermeiros!

E para que se reflicta um pouco: no dia-a-dia dos serviços as pessoas com essa formação pós curso base diferencia-se?? Os cuidados prestados são diferentes dos enfermeiros sem essa formação???
Pensem nisto!!
 
http://www.youtube.com/watch?v=fPeQCqsQFWY
 
ENTÃO, A PORTARIA DOS CENTROS DE ENFERMAGEM JÁ FOI ALTERADA?
A BASTONÁRIA DISSE QUE SERIA ATÉ AO FIM DE SEMANA...... DE QUAL?
 
Quanto aos especialistas, faço um convite desloquem-se às Assembleias dos Colégios da Especialidade e digam o que vos vai na alma. OK?

DIVULGUEM!
 
Chamo-me Rui Cordeiro e não me escondo sob qualquer capa de anonimato. É a primeira vez que faço um comentário porque me parece assistir o direito de resposta. Criei e faço a gestão de uma comunidade de Enfermeiros chamada ValorizarEnfermagem (VE). Todos os 600 membros dessa comunidade estão lá presentes de livre vontade porque foram convidados. Recentemente a VE debateu-se com a necessidade de pagar cerca de 200€ por ano à empresa americana que suporta o servidor e o software de base para a comunidade funcionar. Foi feito um referendo pela via electrónica para sufragar a opinião dos membros. Todos os membros tiveram oportunidade de se manifestar. Como em todos os sufrágios, apenas uma parte dos membros se manifestou. Resultante desse sufrágio, foi decidido de propor aos membros um donativo anual de 5€. DONATIVO e ANUAL, reforço. Caíu-me muito mal ver escrito nos comentários deste site o seguinte: "
Atenção com o site VALORIZAR ENFERMAGEM! Andam constantemente a pedir "donativos" aos enfermeiros, parece-me mais um esquema para chular mais uns quantos incautos.". Quem fez este comentário ou está de má fé, ou está mal informado, ou então não encontro explicação para o ódio que encerra no comentário que fez. Lamento tal frase, acho-a desonesta e desafio a pessoa a explicar-se e a prescindir do seu anonimato. Eu assumo o que faço. Não escondo a minha identidade. Não sou COVARDE. As palavras que escreveu têm o valor que têm e temos que avaliar quem as emitiu. Lamento o sucedido. Ao gestor do site lamento que permita anónimos fazerem uso dos seus recursos para devassa de terceiros. Rui Cordeiro
 
DoutorEnfermeiro, lamento que deixe passar comentários de anónimos que covardemente atentam à dignidade de terceiros. Rui Cordeiro
 
Cansei de opinar neste blog, é só leria, na pratica ou seja no dia a dia a enfermagem está a tornar-se moribunda, indefesa. Os chefes vendem-se a troco de mais uns trocos. Eexiste nos campos de trabalho uma desmotivação total intristeçe-me ver esta realidade.
 
E para que se reflicta um pouco: no dia-a-dia dos serviços as pessoas com essa formação pós curso base diferencia-se?? Os cuidados prestados são diferentes dos enfermeiros sem essa formação???
Pensem nisto!!
A esta questão coloco outras
. O que nos impede quem nos impede e porque nos impedem?
Porque não e exigido?
Os “velhos do Restelo” sempre atrapalharam!
 
Sinto prazer em ler isto num blog
http://www.aventar.eu/2010/03/31/enfermeiros-o-que-quer-dizer-isto/
em 31 de Março de 2010 - 12:32
Não sou enfermeiro, nem trabalho na área da Saúde. Trabalho em Informação. Acho que os enfermeiros têm razão na sua luta. Para além da qualificação académica indiscutível – grau licenciatura correspondente a curso de 4 anos (até agora) – junta-se a natureza do próprio curso, superior a muitos outros, no que toca à responsabilidade. Denuncio, com conhecimento de causa, que a função pública está repleta de incompetentes formados p. ex. nas áreas das ciências sociais, auferindo duas ou três vezes mais que o salário que o Governo pretende atribuir aos enfermeiros recém-formados. Por exemplo, um antigo Técnico (hoje Técnico Superior por via da reconversão de carreiras), que com os 3 anos de um Bacharelato aufere 1150 €, numa actividade que não exige a milésima parte da responsabilidade exigida a um enfermeiro.
É possível fingir saber e fingir fazer em várias áreas profissionais em que a formação académica é exigida, como vejo diariamente na administração local e regional. Não acredito que tal coisa seja possível em Enfermagem. Aí não é possível simular que se sabe, não sabendo, ou que se faz, sem fazer.
Por estas razões, acho vergonhosa a atitude do governo.
Quanto à invenção – por parte de uns críticos mercenários -, da falsa questão do prestígio e do título académico, que visa apenas confundir e denegrir, reposicionando noutro eixo a luta e as reivindicações dos enfermeiros, entendo que os enfermeiros sabem perfeitamente que o tratamento por Dr. não resolve nem acrescenta nada à solução dos seus problemas, nem lhes confere mérito maior, antes pelo contrário: num país gerido por 99% de doutores, e tão mal gerido, aconselho os senhores/as enfermeiros/as a nunca trocarem o prestígio do trato que usam (ENFERMEIRO) por doutor. Hoje, doutor, é um jovem que termina qualquer curso de 3 anos – segundo a fraude bolonhesa -, e que na maioria dos casos e dos cursos, sai da Faculdade sem sequer ter resolvido a iliteracia funcional com que lá entrou. Ainda acerca disto, deparei recentemente, num fórum nacional ligado à enfermagem, com críticas à fraca qualidade do discurso escrito de alguns enfermeiros, apontando e galhofando sobre erros ortográficos e confusões entre palavras homófonas. Ora, que um enfermeiro troque “Passos” por “Paços”, mas não trocará seguramente uma seringa por uma algália. Já um licenciado em língua portuguesa, informação, comunicação social, cometer tal erro, é coisa de bradar aos céus. E no entanto, acontece.
Finalizo reiterando a minha solidariedade com a luta dos Enfermeiros na defesa do estatuto e dignidade da sua profissão.
Francisco
 
Ora bem agora se toda a gente pede censura a bel prazer só porque se sente ofendido porque calha, era de volta ao tempo da caneta azul nãpo?
Se o Rui Cordeiro não deve nada a ninguem não tem que temer.
Mas pedir constantemente todas as semanas de 3 em 3 dias donativos para isto e donativos para aquilo já mais parece a IURD. Não interessa como peças, mas tens é que pedir, peça sempre mais e mais", dizia um deles da igreja. Eu acho que pode ser isso
 
Onde anda O SEP alguem me explica.

Intitula-se o maior sindicato da classe, mas nada faz nesta fase decisiva.

O MS impõe e o SEP o k fez foi suspender a ultima greve.

Jose Carlos Martins
onde andas? Ricas férias e depois dizem k não houve acordo. Para o lado de SEP o acordo não deve ter sido mau, os Enfermeiros em geral é k continuam a ser injustiçados
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!