segunda-feira, setembro 13, 2010

Enfermagem: colocações no Ensino Superior.

Nota do último aluno colocado em Enfermagem (Escola Superior de Saúde de Santarém, onde sobraram 4 vagas; entrada 2º semestre): 9,6 valores.

Comments:
MILAGRE???????????

SÓ SOBRARAM 4?????
 
http://www.sep.org.pt/images/stories/sep/accaosindical/2010/09/100910JLuta29Set.pdf

MAIS UMA BRINACADEIRA DO SEP, HAHAHAHAHA

PELO MENOS DÁ PRA RIR, FAZER O QUE? CHORAR?
 
9,6 VALORES QUEM SABE SE DARÁ UM ENFERMEIRO DE 19 VALORES....ALGUNS DE 18 DÃO ENFERMEIROS DE 9,5...
 
Uma escolinha que se diz de saúde mas só tem cursos de enfermagem .....
Já foi uma grande escola mas declinou em favor da quantidade .......
 
http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/09/ensino-superior-de-enfermagem.html

Por isso não devemos pensar que ter médias mais altas é garantia de qualidade....

O mesmo se passava com a questão dos "maiores de 23 anos"... Não nos deve assustar que entrem mas sim como conseguem sair...
 
UM ÚNICO COMENTÁRIO :

V E R G O N H O S O !!!!!!!
 
UM ÚNICO COMENTÁRIO :

V E R G O N H O S O !!!!!!!
 
Ainda me lembro quando entrei... a nota mínima não baixou dos 14... Sei lá o que para aí vem!
 
Entram com 9,6 e no fim são tão enfermeiros como qualquer outro. Pior, entram com 9,6 valores e conseguem fazer o curso de enfermagem.
Fantástico.
Deve ser mesmo muito dificil ser "licenciado" em enfermagem.
 
sem comentarios possível.... quando precisar de algo de enfermagem, daqui a uns anos, vou para o estrangiero... tenho muito medo destas fornadas à pressão!
 
Deve ter umas bases muito boas para ingressar assim no ensino superior deve... que vergonha ...
 
Pura vergonha. Somente isso. Como podem os órgãos dirigentes da enfermagem dormir sossegados?
D.
 
De certo modo, pode ser sinal que o curso está a ser menos procurado.
Mas as vagas são tantas, que todos os que concorrem, entram!
 
Para tudo isto so vejo uma solução, reduzir o numero de vagas ao ensino superior em Enfermagem, incluindo o numero de escolas privadas com a licenciatura de Enfermagem. No entanto como as propinas dos estudantes e afins "engordam" muita gente, obviamente que esta nunca irá ser uma opção.Porque sem estudantes onde é que as escolas vão angariar fundos? sem novos enfermeiros onde a ordem vai angariar fundos? e os sindicatos? Pois tamos numa bola de gelo sem fim à vista...
 
É lamentável e triste!
Mais triste do que isso é ver os sindicatos e a OE a insistir num discurso que o mercado de trabalho vai absorver ainda mais estes futuros profissionais.
Lamentável também a qualidade do ensino.
Começo a sentir vergonha de ser enfermeiro
 
É o início do fim...
 
é uma vergonha...
 
Comentário da Ordem Enfermeiros para quando??
 
Eu não sei como vai ser assegurada a qualidade dos cuidados assim... onde vamos parar com isto assim?? Como vamos conseguir chegar a ser "alguém" nesta sociedade? Sou recém-licenciada em Enfermagem.. no ano em que entrei para a Faculdade tinha como média de secundário 15,03.. não entrei em nenhuma escola publica de Lisboa por 0,6 valores, tive de ir para uma privada, de grande nome na altura (agora também admite pessoas sem olhar a média)e o ultimo colocado desse ano tinha de média 14 valores... eu paguei 20.000 euros para tirar um curso que cada vez é mais banalizado e "vandalizado"... é triste..
Ainda no ano passado os ricos caloirinhos não sabiam responder onde se formava a urina... outros não sabiam que o coração tinha 4 cavidades (dizendo mesmo que tinha 2)..
Não há comentários...
 
Medicina: acima de 18 na maioria das faculdades!

Claro que depois não há hipótese de comparação
 
Quem terá sido o/a mente intelectualmente limitada, que entrou para enfermagem com 9,6 valores??!!
É um atentado contra a inteligência!
Um atentado contra a enfermagem!
Que país de .....
 
Tenho 24 anos, sou Enfermeiro "com muito gosto", não há profissão melhor do que esta, somos os melhores, sou xpto, ainda não sou competente, ainda sou um palerma frustado por muitas razões, mas já sou super reinvidicativo (ensinaram-me isso na Universidade) mereço ganhar mais (ganho muito pouquinho), quero prescrever porque isto da enfermagem é o que é e eu sou tão fixe que quero é "evoluir" ... e blá, blá, blá.
Depois querem que as pessoas compreendam o vosso trabalho?
1º. Mérito (9,6 valores???). 2º.Competencia (não dar injeções no nervo ciatico do utente por ex.). 3º. Confiança (não falarem mal uns dos outros e depois dizerem que são xpto) E só depois o Prestigio e as auto intitulações de Enfermeiros super competentes e com uma das formações mais reconhecidas a nivel internacional. Mas qual reconhecimento...? Querem reconhecimento para isto?!

Para o Individuo que referiu a universidade do minho (BRAGA) com um tom prejurativo, devia estar mas era calado, porque nesta universidade os futuros enfermeiros tem estagios decentes e bem orientados. Não se entreem a ver as moscas passar e o seu trabalho ao longo dos estágios e bem avaliados e distinguido. O mesmo já não se pode dizer de muitos que vem para aqui fazer listas compridas ...palermas...
 
longe vai o tempo, em que um tipo com média de 17 valores não sabia se entraria em enfermagem...
 
os meus filhos não estão autorizados a sequer pensar em tirar o curso de enfermagem tal é a vergonha que sinto por tudo o que se anda a passar
 
Como é que podm permitir tal aberração...
Eu há 16 anos entrei na antiga e "mui saudosa" Escola Supreior de Enfermagem do S. João com a média de 17,3 valores...e agora até com medias negativas se pode entrar em enfermagem...aonde vamos parar...
 
Como é que podm permitir tal aberração...
Eu há 16 anos entrei na antiga e "mui saudosa" Escola Supreior de Enfermagem do S. João com a média de 17,3 valores...e agora até com medias negativas se pode entrar em enfermagem...aonde vamos parar...
 
Como é que podm permitir tal aberração...
Eu há 16 anos entrei na antiga e "mui saudosa" Escola Supreior de Enfermagem do S. João com a média de 17,3 valores...e agora até com medias negativas se pode entrar em enfermagem...aonde vamos parar...
 
Também....para ser enfermeiro não é preciso ser mto inteligente!!!!
 
A verdade é que não me sinto confortavel com esta situação, no entanto a média de secundário a meu ver não influencia se será ou não bom Enfermeiro.
Sabem o que influencia? As facilidades durante o curso, as notas "dadas" em ensinos clinicos e cadeiras importantes como anatomia e patologia... os trabalhecos da treta que nos pedem ao invés de nos ensinarem coisas realmente importantes e ligarem-nas com a prática porque sinceramente aprendi muita coisa em sala de aula mas na prática as coisas são um pouco diferentes.

Enfª Vânia
 
Sócrates dizia há pouco , em directo nos noticiários, que caminhamos para a excelência, isto a propósito do número de ingressos no Ensino superior…

Isto se nos esquecermos de:
- Facilidade de progressão nos mais diversos níveis formativos, desde a primária até ao ensino superior.
- Das fragilidades formativas da maioria das nossas universidades e institutos superiores.
- Da oferta desregulada de cursos e vagas
- Da incapacidade do mercado de trabalho absorver os licenciados.
- Do sorvedouro de dinheiro empregue nestas ineficiências.
- Da falta de estratégia na elaboração dos planos curriculares ao não evidenciarem a necessidade de criar profissionais competentes e habilitados aos seus ramos de actividade como forma a elevar a qualidade das diversas prestações de serviços e actividades…
- Da ilusão criada nos jovens de que de facto a realização pessoal se atinge com a realização de um curso superior.
- Da falta de investimento em cursos técnico-profissionais o que a longo prazo levará à inexistência/insuficiência de, por ex, mecânicos, pintores, electricistas, etc de qualidade…

Um logro é o que o ensino superior actualmente é… e pior ainda… uma despesa das famílias e do estado que poderia ser direccionado para a efectiva criação de emprego.

http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/09/ensino-superior-de-enfermagem.html
 
Desde quando a Enfermagem é uma classe de elite, em que a média de entrada traduz a qualidade da classe?
Lamento ver uma sociedade que se traduz em aparências.
No meu secundário, tinha um amigo k sabia ler mal, xumbou uns 2 anos a matemática, entrou em engenharia civil com média de 10. Chegou a universidade, limpou os 5 anos da licenciatura + mestrado sem deixar nenhuma cadeira para trás e com uma boa média, não me recordo qual.

No secundário, ha tanto jovem ainda perdido, que so se revelam na faculdade. O que interessa é um numero? ou conseguir sair do curso, realmente vocacionado e com interesse.

Mais uma vez se reflete nos comentários o que se passa neste pais. Um pais gerido por velhos, criticados por jovem, que pensam como velhos!!
 
Nesta e noutras escolas de enfermagem vão-se formar enfermeiros, não está em causa a nota de entrada, que sairão logo para o desemprego, se não procurarem emprego no estrangeiro, pois as instituições portuguesas não os absorvem, nem querem. É triste o que se passa em Portugal com o ensino superior: temos enfermeiros sem trabalho, mas precisamos urgentemente de médicos. E qual é a estratégia do Ministerio da Ciencia e Ensino Superior? Resposta: abrir muitas vagas para enfermagem e umas poucas dezenas para medicina, porque infelizmente a visão estratégica para este pais é por gente sem trabalho para poder manipular salários em determinadas profissões. Bem haja este governo e o seu mandante, que já devia ter sido demitido, porque com as politicas que implementa o país está cada vez pior e nós a vê-lo afundar sem nada poder fazer.
 
Há muitos alunos que entram com médias consideráveis, e no entanto, não têm a minima vocação para o curso que escolheram...
 
Então o Hospital de Santarém que continue admitir só alunos da Escola de Santarém... bons alunos sem dúvida... 9,6 tsss
 
Nas escolas de enfermagem:

ENTRA PORCO E SAI SALCHICHA...

Sem ofensa, mas é só para ilustrar a ansia de mais e mais propinas....
 
Sinceramente eu fico chocado com alguns comentários...Não é a média de entrada que faz um bom aluno universitário mas sim o que ele demonstra no ensino superior certo? Não devem ser as médias de acesso a rastrear os alunos mas sim os 4 ou 5 anos de ensino.. Não importa entrar com media de 15 ou 18 ou 10.. Importa é no ensino superior, o programa ser EXIGENTE e ser adequado a futura profissão, Não passar ninguém que não esteja qualificado.. Lembrem-se que a motivação pode melhorar o empenho dos alunos.. Já repararam no programa de ensino secundário?? por favor é deprimente.. um curso de enfermagem é bem mais interessante..a componente cientifica como patologia, farmacologia..a componente psico social podem despertar hábitos de interesse num aluno com uma nota de secundário suficiente..Mais ainda, devemos querer um aluno com uma media de secundário mais baixa mas empenhado em ser enfermeiro, que um 18 que ficou a porta de medicina e vem pa enfermagem contrariado..e que provavelmente nunca será um bom enfermeiro.
O problema da enfermagem não é a note de entrada.. mas sim a qualidade do ensino..Tem que haver EXIGÊNCIA, essa é a palavra de ordem.. Actualmente o curso de enfermagem é encarado como algo fácil..e não deve ser assim.. No meu tempo e não vai há muito..acreditem que deu-me muito que fazer tirar este curso..e como eu muitos partilham da mesma opinião..


Emanuel Soares
 
"De certo modo, pode ser sinal que o curso está a ser menos procurado.
Mas as vagas são tantas, que todos os que concorrem, entram!"

Está frase resume o estado em que o ensino da enfermagem chegou...
E ainda devriamos olhar para as médias d eentrada nas privadas, pois devem haver muitos casos abaixo de 9.6

A média não é tudo, nem o mais importante, mas com valores destes (negativas, 10 e 11) será difícil manter um discurso que dignifique a profissão, com esta vergonha de admitir candidatos ao curso que não oferecem garantias de esforço e mérito.
 
Em 5 auxiliares de geriatria do meu serviço, 3 andam a tirar o curso de enfermagem numa escola privada. Qualquer um já pode ser enfermeiro. Qualquer dia a crise instala-se na falta de auxiliares de geriatria :)
 
ISTO JÁ NÃO É VERGONHA MAS SIM RE-VERGONHA.
POR FAVOR QUEM PODE, QUE PARE ESTA MISÉRIA.
QUALQUER DIA SERÁ:
- CONCORRA A ENFERMAGEM E GANHA UMA ENTRADA GRATIS PARA UM AMIGO.
 
Como já li num comentário, tanto ou mais importante do que a nota com que se entra no curso de enfermagem, é importante,podermos-nos assegurar e ficar tranquilizados que esta Escola Superior de Saude tenha padrões de qualidade no ensino que permitam que qualquer aluno - (seja o de média 9,6; seja o de média 20)- tenha as bases necessárias para poder vir a ser um bom Enfermeiro.
Por outro lado, há que perceber junto dos futuros alunos, se eles têm o que é necessário para evoluir favorávelmente na profissão (? talvez uma entrevista). O numerus clausus não é um indicador fidedigno para selecionar candidatos a, serve sómente para diminuir as listas de candidatos a admitir (é a minha opinião).
 
A Portaria dois Centros de Enfermagem ainda não foi corrigida. A Bastonária disse que seria breve, tinha palavra da Ministra, seria na sexta feira, fez esta semana 8 dias?

Estara conivente? a Ministra está a brincar com os Enfermeiros?
Ou querem fazer agoroa como o INEM?
 
A Portaria dois Centros de Enfermagem ainda não foi corrigida. A Bastonária disse que seria breve, tinha palavra da Ministra, seria na sexta feira, fez esta semana 8 dias?

Estara conivente? a Ministra está a brincar com os Enfermeiros?
Ou querem fazer agoroa como o INEM?
 
Eu acho mesmo incrivel que alguns ainda tenham o descaramento de dizer; "ai a nota não importa, o que importa é que quando se chega ao curso se consiga fazer".

A serio, não gozem com a minha cara. querem comparar as capacidades desenvolvidas ao longo de 3 anos (secundario) de um aluno com 17 e outro com 10 valores? Querem mesmo? Querem fazer-me acreditar que um aluno com 10 valores pode ter menos dificuldades a fazer o curso de Enfermagem do que aquele que terminou com 17 valores?

Não gozem comigo.
Se o fazem, desculpem-me Srs. Enfermerios, mas então a licenciatura que voces andam a fazer é para totós.
Mas lá está, se são vocês que o dizem; que até um aluno com 10 valores pode ser melhor que um que se matou a estudar para ter uma media de 17, quem sou eu para vos contrariar.

Continuem assim continuem... Que daqui a uns meses ides poder reinvidicar muito ides....
 
A questão da média pode nao ser relevante para a competencia profissional! mas por amor de deus!!!! uma pessoa com média de 9.6 teve 10 em todas as disciplinas e ainda uma ou duas negativas, certo? ou seja, será uma pessoa q nao se esforçou durante o secundario para ter notas de geito!
Agora gente.... eu sou aluna do 3º ano de enfermagem em santarém e graças a deus vou poder praxar...... ahahahahah agora, das duas uma, ou o gajo/a se declara anti praxe ou ta muiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttooooo lixado!
 
Nem sempre, ou quase nunca, quem entra com melhor nota é o melhor profissional, pode ser bom teórico mas na prática....Conheço profissionalmente profissionais(perdoem-me o pleonasmo) de outras áreas sem ser enfermagem que entraram com as chamadas excelentes médias e ficam muito aquem do que era esperado por isso força colega da média baixa esforça-te e poderás ser um excelente profissional. Boa sorte e muito trabalho é o que é preciso.
 
Cara participante "CT":

Seguem-se algumas observações que eu fiz acerca do seu comentário:
1º: O aluno/a que entrou em Santarém no curso de Enfermagem, apesar de possuir uma média de 9,6 valores, de certeza que sabe escrever correctamente a palavra "jeito". Coisa que certas alunas do terceiro ano de uma licenciatura no Ensino Superior não sabem fazer.
2º: A licenciatura em Enfermagem serve para nos dotar de todas as competências e conhecimentos necessários à boa prática da nossa profissão. "Praxar" não faz parte de nenhum documento oficial indicativo das competências e funções dos Enfermeiros. Por causa de muitos alunos como a senhora, que pensam mais nas praxes e nos eventos lúdicos académicos, é que o nosso Ensino Superior está cheio de repetentes e de alunos que se destacam pelo seu insucesso.
3º: A senhora nunca será uma Enfermeira que se preze. Concluo isso pelo tom discriminatório com que concluiu o seu comentário. A senhora, em vez fazer comentários discriminatórios do tipo: "ou o gajo/a se declara anti praxe ou ta muiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttooooo lixado" deveria era preocupar-se em integrar o/a aluno/a em causa. Porque supostamente, é para isso que a praxe serve. Para integrar e não para discriminar. Além disso, penso que em nenhum plano de estudos de Enfermagem se encontra uma unidade curricular que ensine a discriminar!

Pense nisso e corrija o seu proceder!
 
A resposta (ou não) a isto pode ser a A3ES...

Dentro de 1 ano (segundo prazos auto impostos) deverá estar a funcionar em pleno...

Que futuro espera o ensino superior?

http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/09/agencia-de-avaliacao-e-acreditacao-do.html
 
Ao anónimo 2:06

Claro que edicina tem sempre as melhores notas para entrar.

A relação entre as notas para entrar é proporcional ao números de vagas....

TOTO
 
Então e os que entraram com média de 9.7?

Também têm de ser "massacrados"?

Ah... é só o de 9.6 porque é o último...

Estou com o anónimo das 12:35... Geito escreve-se com j.
A imagem da profissão fica mais afectada com estes erros ortográficos do que com a média de entrada... Se esse aluno sabe escrever jeito então de certeza teve uma educação mais exigente e por consequência teve uma nota mais baixa...

É uma falácia... Mas isso é o mesmo tipo de argumentação que se pode extrair destas conclusões precipitadas das médias...

Aconselho: http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/09/ensino-superior-de-enfermagem.html

E ainda : http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/09/agencia-de-avaliacao-e-acreditacao-do.html
 
Quanto à CT é caso para afirmar:
Que belos alunos que a ESSSantarém tem, alguns, pelos vistos:
1 - não sabem escrever;
2- não sabem reflectir,
3 - gostam de praxar e praxar não é estudar:
4 - quando forem profissionais, o mais provável, será o lamber botas (que aprenderam na escola) e tratar da saúde a quem não esteja de acordo com as suas opiniões (os colegas)descriminando o que é feito por eles, ou seja contribuindo para o mobbing que assola esta profissão ....
Que grande tristeza!
 
O comentário da CT é o reflexo da nossa sociedade...Vingativa, discriminatória e sobretudo com capacidades intelectuais muito limitadas...

o seu comentário em nada abona a sua condição de pessoa, praxista e futura enfermeira...

enfim.. um comentário sem, e passo a citar "geito" nenhum...

Emanuel Soares
 
Essa CT tem tudo para ser uma enfermeira daquelas com "pêlo na venta",cujo humanismo ficou na gaveta .......
 
Olá a todos
Fiquei de facto muito deprimido com estes resultados. No meiode tudo estamos a esquecer-nos do "desgraçado" que entrou com 9.6... O coitado já deve ter sido identificado pelos profs de Santarém e pelos seus colegas. Não podemos esquecer que estes comentários poderão determinar o sucesso deste aluno... não sei se me faço entender... Certo é, como já foi dito em comentário anterior, que aqueles que por vezes têm as melhores notas enquanto alunos, se demonstram por vezes os piores profissionais.
Não batam mais no "9.6" porque este número é uma pessoa... é identico ao discurso que estamos a ouvir: "vem uma vesicula!"; "o da apendicite", e nós como enfermeiros tentamos lutar contra isso. O mesmo peço para aqui. Deixem lá o "9.6".

Cumps.
M.Neves
 
"O comentário da CT é o reflexo da nossa sociedade...Vingativa, discriminatória e sobretudo com capacidades intelectuais muito limitadas...

o seu comentário em nada abona a sua condição de pessoa, praxista e futura enfermeira...

enfim.. um comentário sem, e passo a citar "geito" nenhum...

Emanuel Soares

Concordo a 100%
 
CT,
Isso é o típico comentário de recalcado, se calhar precisavas era de ser praxada outra vez.
Já agora pode ser que o/a aluna que entrou com essa média acabe o curso com melhor nota e mais mérito que tu e que venha a ser melhor profissional também... Não era a primeira vez.
 
Para a futura colega CT:

É lamentável ter-se focado na punição (à sua maneira, pois você é poderosa porque acha que sabe praxar) da pessoa que teve um 9,6.

Concordo que alunos com 9,6 ou arredores não possam entrar num curso que exige bastante domínio científico? Sim, concordo porque o domínio científico é importantíssimo em Enfermagem.

Mas, como aluna do 3º ano, não conseguirá pensar duma forma mais crítica e perceber que essa raiva deveria ir contra o sistema (OE, Ministério da educação...) e não contra ESSA pessoa?

Pelo seu comentário você demonstrou não ter a mínima noção do impacto que isto tem para a visibilidade da profissão e para a segurança e qualidade dos cuidados de Enfermagem. A sua única preocupação é ter um bom motivo para lhe "lixar a cabeça", mas isso não irá resolver o problema.

E não é só a entrada no curso que conta, é o "deixar andar" de alunos que não têm competência para serem enfermeiros...

Foque-se mais nisso futura colega, na solução de algo importante para a sua futura profissão, e não na punição de alguém que apenas aproveitou "o que o sistema lhe permitiu".

E honestamente, não gostei do seu comentário. Tente pensar mais alto ou com essa forma de pensar tão mesquinha e "à pita" não irá muito longe como enfermeira.
 
Cara/o CT:
Em vez de "praxar" a colega que entrou com essa média, porque é que não se revolta com quem permitiu essa entrada? Exactamente o Sr. Prof. Doutor Enf.º Amendoeira? O mesmo que disse que ía fechar o segundo semestre!
Deixe de ser criança...
No que depender de mim, como sua Superiora académica, quem vai ser praxado é você!
É vergonhoso saber que você e os demais que pensam como você vão ser meus colegas de profissão! VERGONHOSO!
Tenha vergonha na cara e vá aprender a escrever Português, porque obviamente, nem com JEITO sabe escrever e entrou para enfermagem.
Antes de apontar o dedo aos outros, veja-se ao espelho.
E só posso esperar que a colega em causa, termine a licenciatura sem um exame feito, tudo dentro do limite temporário, com as notas que merece e termine com uma média superior à sua.
E aí veremos como dói a chapada de luva branca.

Você só está a contribuir para que a "imagem" da Escola fique mais na fossa com essas atitudezinhas discriminatórias, mesquinhas,resumindo: de m*rda! Veja os comentários que reprovam a sua atitude e reflicta...

Cada vez tenho mais vergonha de ter sido formada pela ESSSantarém, não pelas pessoas que entram com 9.6 valores, mas por pessoas como você.

Saudações...
 
Para os enfermeiros é tudo vergonhoso! É só pedir mais e mais! Mais salário, mais dinheiro para os professores, etc etc etc...e é tudo uma vergonha porque nao lhes dao o dinheiro que querem e que acham justo... acham-se uma grande coisa, e sem mais nem menos lembram-se de exigirem coisas...depois com alunos a entrarem com notas dessas querem o que? ganhar tanto como os médicos, nao? enxerguem-se!!!
 
Ora caro/cara CT tenho-lhe a dizer que frequento a mesma escola a ESSS e que pertenço á comissao de praxe pelo que se noto algum tipo de abuso sobre o referido estudante simplesmente a/o bano da praxe isto porque em santarem "a praxe é a coisa mais maravilhosa da nossa vida" e não serve para lixar ninguem mas sim para integrar o estudante numa nova fase da sua vida.
ah e sendo eu + velho (4ano) posso praxa-la á 5ªfeira...
 
Cada vez mais eu tenho VERGONHA desta profissão...
 
URGENTE

alguem sabe dar pormenores sobre a informação que corre de uma manifestação dos enfermeiros no Sabado 18set em Alfandega, no Porto, durante o debate em favor do SNS que o PS vai organizar apartir das 15horas, com a presença do Dr. Pizzarro (INEM, Portaria dos centros de enfermagem não alterada.....)
alguem sabe mais pormenores desta Manif dos Enfermeiros?
Vai ser durante ou no final do debate? vai ser lá dentro ou é para esperarlos à saida?
 
URGENTE

alguem sabe dar pormenores sobre a informação que corre de uma manifestação dos enfermeiros no Sabado 18set em Alfandega, no Porto, durante o debate em favor do SNS que o PS vai organizar apartir das 15horas, com a presença do Dr. Pizzarro (INEM, Portaria dos centros de enfermagem não alterada.....)
alguem sabe mais pormenores desta Manif dos Enfermeiros?
Vai ser durante ou no final do debate? vai ser lá dentro ou é para esperarlos à saida?
 
Não sei qual o problema.
Coloquem 3000 vagas para outro curso para ver se a média destes não baixa também.
Só espero que não terminem o curso com media de 9 valores, seriam um bocadinho MAU não.
 
É verdade que a nota de candidatura ao ensino superior e a média de licenciatura não são directamente proporcionais, mas se pensarmos e formos justos (e esquecendo aqui as discrepâncias de exigência entre as várias escolas secundárias), um aluno de 16 será, à partida, um melhor aluno do que um aluno de 9.6. Terá pelo menos maior capacidade de estudo.

Além disso, a média, por muito que não se queira, 'faz muito' à imagem social de um curso. Quantas vezes é que se fala da média final de curso?... O que a população em geral conhece é a média de acesso ao ensino superior.

Na minha altura, o último colocado entrou com 164.3 (0-200). O último, ou seja, a pessoa com nota mais baixa.
 
Agradeço ao elemento da comissão de praxe a sua manifestação, um bem haja pelo espírito académico e por considerar a praxe tal como ela é: uma coisa séria, não um acto para pessoas imaturas que aproveitam o suposto estatuto que um conjunto de matrículas lhe fornece.

Força!
 
A nota do último colocado não pode, de forma alguma, ser sinónimo de maior ou menor qualidade dos cursos. As colocações no ensino superior seguem uma lógica de oferta e procura. Mauior procura origina notas altas e vice versa.
O que está a acontecer na enfermagem já aconteceu e continua a acontecer noutros cursos (ensino básico, educ infância....). Todos sabemos que existe um exagero de abertura de novos cursos de enfermagem sem que haja lugar para todos no mercado de emprego. Começa a haver dificuldade na interaçaõ profissional o que leva obviamente a uma menor procura do curso. Mas a situação ainda há-de piorar se a escolas continuarem, desenfreadamente e só pelo dinheiro das propinas, a abrir cursos de enfermagem e outras que já os têm a aumentar as vagas mesmo que os campos para os ensinos clínicos não estejam assegurados que é o que se passa. Os nossos dirigentes deviam preocupar-se com a qualidade do ensino e não com a quantidade de enfermeiros formados. desd que me conheço como enfermeiro que oiço dizer aos nossos sindicalistas e nos ultimos anos à nossa bastonária que temos falta de 12000 enfermeiros. Pura demagogia e insensatez.
 
1º - Há muitos cursos de Engenharia e outras áreas, de renome, com médias baixíssimas.

2º - Tá a falhar o ponto da questão. A questão é que não se admite já, actualmente, a necessidade de entrada em 2º semestre. Alguém discorda? Não...então vamos ao próximo ponto:

3º - Olhem escolas como as de Lisboa, Coimbra e Ponto. Médias acima do 14,4, no caso de Lisboa, sem preferência regional ( a preferência regional sobre as médias). Estamos a falar de ´300 e tal pessoas com a média acima de 14. É obra, não envergonha ninguém.

4º Isto foi nas públicas. Imaginem as privadas...não sou contra o ensino privado, mas só em Lisboa, as privadas formam mais estudantes que a pública, que veio da formação...de 4!

5º - Tipo alô?! Desemprego? Não se ganhar como licenciado? Tirar-se um mestrado e não se ganhar nada com isso? Levar com internato a seguir? Quem quer?
 
isto são as leis da oferta e da procura, muita oferta pouca procura, as médias baixam (é um curso sem prespectivas...). Era altura da Sra: Bastonária acordar e dar uma grande vassourada, pelo menos em 50% das escolas, (agumas sem qualidade), ou então era altura de nós todos darmos uma grande vassourada, na bastonária e em todos os professores que têm tachos na OE.
 
A minha opinião sincera:
Estou-me borrifando para a nota de quem entra. Estou é preocupado com quem sai.

Enfermagem não pode ser um curso fácil (e não é) e tem de ser mais exigente para que de facto se note a diferença entre um aluno que entre com 9.5 e um que entre com 19. Se eles se tornam equivalentes no curso e conseguem os dois terminar ao mesmo tempo e com médias semelhantes... Isso não pode ser bom sinal.

Quanto à média ser baixa... Significa que os alunos mais espertos (diferente de inteligentes) procuram o que lhes interessa e confessemos que actualmente enfermagem não interessa nada. Por mim até me admira como há quem concorra a Enfermagem nesta altura...
Aliás seria interessante saber a percentagem de alunos , em todas as escolas de enfermagem, que escolheram enfermagem como primeira opção.

Esta nota nada mais é que constatar que os alunos estão a ficar mais espertos e que os mais espertos escolhem o que dá mais hipóteses de sucesso profissional. Escolher um curso votado ao desemprego não é esperteza com certeza.

http://saudeeportugal.blogspot.com
 
QUE MANIFESTAÇÃO É ESTA QUE O ANONIMO DAS 10H07 QUESTIONA
DIA 18SET APARTIR DAS 15HORAS NO PORTO NA ALFANDEGA ?????
VAI ESTAR O DR PIZARRO???
É SOBRE O INEM, A PORTARIA DOS CENTROS DE ENFERMAGEM, A CARREIRA, ????
 
URGENTE

alguem sabe dar pormenores sobre a informação que corre de uma manifestação dos enfermeiros no Sabado 18set em Alfandega, no Porto, durante o debate em favor do SNS que o PS vai organizar apartir das 15horas, com a presença do Dr. Pizzarro (INEM, Portaria dos centros de enfermagem não alterada.....)
alguem sabe mais pormenores desta Manif dos Enfermeiros?
Vai ser durante ou no final do debate? vai ser lá dentro ou é para esperarlos à saida?" anonimo 10h07

iSTO È convoacdo pelos sindicatos?, pela ordem? é para estudantes de enfermagem? profissionais?
 
Um curso de grande reconhecimento e elevada dificuldade... 9.6...LOL
 
O curso de enfermagem está a deixar de ser tão procurado e com tantas escolas no país (tantas vagas disponíveis) a média deste está também diminuir.
É esperado que os alunos/enfermeiros que entraram com uma média elevada se sintam frustrados com esta entrada, na prática a média não influência tudo.
 
(http://www.ordemenfermeiros.pt/sites/madeira/Paginas/default.aspx)
 
Deixem lá que existem cursos bem piores e não é de agora, as Engenharias são o exemplo.

No meu tempo, um colega meu entrou numa engenharia com média de 8 e agora é um bom profissional a ganhar uns €€€ valentes.
 
Desculpem mas o comentário de mutos usuários aqui enervou-me profundamente, mas profundamente mesmo! O que é que as médias de entrada interessam? Será que um aluno com média de entrada 9,6 não pode vir a ser um bom enfermeiro? Por favor, ganhem vergonha nessa cara! Só para aqueles usuários (supostamente enfermeiros) que disseram "9,6 devem estar bem preparados devem", só uma pequena questão: o curso secundário que dá para enfermagem é a MAIOR TRETA, sim leram bem, A MAIOR TRETA que existe à face deste país. Pessoas como vocês, que ironizam e questionam a formação desses alunos de 9,6 deviam TER VERGONHA NESSA CARA, aliás, para quem é Enfermeiro, até fica mal dizerem tal coisa, e sabem porque é que o curso de ciências e tecnologias é a maior fantochada? Porque em disciplinas como biologia-geologia só se fala em pedras, pedrinhas e calhaus, e fotossíntese, e mais umas m****nhas quaisquer aliás, o exame de Biologia, que é a principal prova de ingresso para Enfermagem é um exame que mais parece uma palhaçada autêntica, porque em vez de sair questões relacionadas com anatomia (biologia humana), fisiologia e coisas relacionadas com saúde, não, saiem doenças do pinheiro (agora os interessados em medicina e enfermagem viraram agrónomos), pedras parideiras (gostava de saber se existe algum país onde os enfermeiros façam partos a pedras e rochas), vulcões e terramotos, muitas questões relacionadas a rochas e mais outras tretas quaisquer que para enfermagem nada interessam! opah já me esquecia, que chatice! Afinal até é importante, porque se um doente cair na calçada e fizer um traumatismo craneo-encefálico, o enfermeiro preciso de conhecer a pedra em causa, para tratar as lesões do doente! Olha que sinceramente! Eu próprio posso dizer que quero ser enfermeiro desde criança, é o MEU MAIOR SONHO, e estou a ver que não consigo, porque eu adoro anatomia e sempre tive boas notas em anatomia, mas anatomia quase não é abordada em biologia no secundário aliás, aprendi mais de anatomia e patologia no 9º em ciências, do que ao longo de todo o secundário em biologia, e depois tenho a Matemática que só serve para me estragar a média. Agora eu pergunto: será que um aluno de 16 no secundário está melhor preparado para Enfermagem do que um aluno de 9,6? Obviamente e claramente que não, porque o ensino secundário não prepara ninguém para qualquer curso de saúde, NINGUÉM, e a Matemática aplicada? serve para quê? Para o enfermeiro calcular o volume da seringa? ou será que tem que dominar a trigonometria para construir o telhado do Hospital? Por favor, pensem bem antes de abrirem a boca, deviam era de pôr os olhos nos Estados Unidos e no Brasil, porque lá, quem quer entrar em Enfermagem, tem de fazer um exame de biologia humana, com anatomia, fisiologia e patologia "pura", é por isso, que em Portugal ainda vão pessoas para cursos de saúde que de pescam tanto de anatomia como eu de engenharia nuclear.
P.S.: Será que essas tais pedras parideiras também têm consultas maternais e de seguimento da gravidez com um enfermeiro especialista e com um obstetra? hummm se calhar... de qualquer modo, fica levantada a questão! :)
 
Não poderia estar mais de acordo com o anónimo das 11.40 AM, quando diz:

"9,6 VALORES QUEM SABE SE DARÁ UM ENFERMEIRO DE 19 VALORES....ALGUNS DE 18 DÃO ENFERMEIROS DE 9,5..."

Gostaria apenas de acrescentar que alguns que entram com 18 valores, por mais que tentam nunca serão enfermeiros!!!!

NEL.
 
Criticamos tanto a classe dos médicos, queremos tanto assumir a nossa classe com dinstição, que nos tornamos como eles.
Vejo um bando de Elitistas a criticar o pessoal que entrou com baixas médias.
O problema não é a média com que se entra. A média é apenas um numero.
Prova disso é as estudantes de enfermagem com media de 18/19, muitas, não todas, mas muitas, em ensino clinico são um verdadeiro desastre, em muito nas relaçoes terapeuticas e inter pessoais.

Não é a média que deveria ser como a dos médicos, é as vagas que deveriam ser menos, pois nao ha emprego para todos..

Mas querem continuar a comer-se uns aos outros, comam-se...

A jovem lá em cima que se enganou a escrever jeito, coitada estava a dar um comentário informal, menos pesado e com um discurso não politico, pimba cairam todos em cima dela!

Shame on you...
 
Triste.
 
A questão que se deve colocar aqui não é a entrada em Enfermagem com 9.6 (até podia ser em engenharia, medicina, arquitectura, etc) mas a entrada no Ensino Superior.

Para todos os efeitos, este aluno não tem qualificações para entrar no Ensino Superior, da mesma forma que um aluno com nota negativa não tem aprovação a uma cadeira (ESup) ou disciplina (ESec).

E agora podem vir com o argumento de que 9.6 arredonda para 10, no entanto, não nos podemos esquecer que este 9,6 já foi sujeito a arredondamentos (quer da média de secundário quer da conjugação da PI com a MSec).

Desta situação só se pode tirar uma conclusão, que é a necessidade deste governo formar pessoas para os índices europeus (temos x% de pessoas com o ESec e y% de pessoas no ESup) ao não impor limites minímos positivos de acesso ao ESup. Mas até que ponto isto será positivo para o progesso do país e não um pantano onde nos podemos vir a suterrar...

Relativamente às NUC em Enfermagem. É verdade que quanto mais alta for a NUC mais prestígio terá a instituição e a mais dignidade (aos olhos da população)terá a profissão, mas também não nos podemos esquecer que as NUCs podem facilmente ser camufladas (veja-se o caso da ESECoimb e da ESEPorto, que pede como PI matemática que nos últimos tempos tem-se revelado bastante positiva nos alunos que pretendem concorrer aos cursos de saúde, daí a verificarmos uma grande discrepância para a NUC da ESELisboa, que pede como PIs dois dos exames com piores desempenhos no ESec - Bio e FQ).
 
É o triste caminhar para o descredibilização da profissão,banalização no ingresso tal é a "facilidade" de acesso!Um dia vergonhoso para a história da Enfermagem!
 
9,6! Para aceder a QUALQUER CURSO SUPERIOR a média deveria ser, no minimo dos minimos, POSITIVA! Uma vergonha.
 
No entanto, mariano gago só mantém restrita a "privatização" do curso superior, no de medicina. enfermgem? que vá para o lixo!

Já há muito que devia ter havido restrição das escolas privadas de enfermagem e cursos e cursinhos inventados à pressão, com objectivo superior de sacar dinheiro aos incautos, desesperados para terem um canudo, ou os iludidos, que julgam ter emprego garantido (são as escolas do género da CESPU p.ex. que "garantem" emprego aos futuros enfermeiros).

É assim, por esta e por outras, que se descredibiliza a Enfermagem, e os Enfermeiros de Portugal.
Todos os que investiram na sua formação, especialistas, mestres e doutorados, experientes e dedicados, vai tudo parar à mesma gaveta medíocre e desvalorizada.

Teremos concerteza a agradecer à actual Ordem dos enfermeiros (central), aos sindicatos (SEP, j´acuse!!), e a esta pacotilha de vendilhões de cursos e cursinhos, com o aval dum governo que se está a marimbar para os enfermeiros, pois em Saúde, só médicos é que interessam, e os próprios enfermeiros, que desistiram de defender a sua profissão.

Mas que desalento...
 
Para um país governado por um pseudolicenciado....
é quanto basta....
Sinto pena.
 
"Anónimo disse...
Em 5 auxiliares de geriatria do meu serviço, 3 andam a tirar o curso de enfermagem numa escola privada. Qualquer um já pode ser enfermeiro. Qualquer dia a crise instala-se na falta de auxiliares de geriatria :)

8:51 PM"


VERGONHA É ESTE COMENTÁRIO! já pensaste que provavelmente essas pessoas não tiveram uns papas para sustentar uma faculdade e só agora conseguiram uma situação financeira que permitisse frequentar o ensino superior?
É UMA VERGONHA UM COMENTARIO DESTES. pelo menos esses auxiliares de certeza que já tem uma ideia para o que vão e tenho a certeza que esses sim, devem mesmo querer ser enfermeiros e vão ser excelentes enfermeiro. Não duvidem que é muito devido aos enfermeiros que pensam assim que a enfermagem está como está.... uma podridão.
 
Não me admiro nada.A enfermagem é tão mal tratada pelos ministérios e até pela sociedade, que de admirar é que ainda haja estudantes capazes de se sugeitar a ingressar num curso tão trabalhoso. Se soubessem as áreas do conhecimentos que tem de dominar, a responsabilidade que é exigida, o sacrificio social e económico que os espera,prefeririam com certeza, ficar um ano a subir notas.
 
Com mais de 20 anos de serviço já vi tanta coisa que esta é mais uma para juntar ao album de recordaçoes.
Afinal,entrar com 20 ou 9 para acabar no desemprego ou a horas é igual. Já não acredito em nada.
 
Concordo plenamente com o comentário acima...fico no choque poque ilusoriamente penso que ja nao existe este tipo de discriminação...mas pelos vistos...ando mesmo enganadita...a pessoa em questão deve ter nascido com a bundinha virada para a lua...que bom para si!!!
gente poucachinha!!!
 
http://criticaconcisa.blogspot.com/
 
até posso admitir ( com muito custo, como é obvio)que a media do secundário pode nao ser importante porque segundo mentes iluminadas um mau aluno até poderá obter uma boa média no final da licenciatura..pois aí é q está o problema: as boas médias dos alunos de enfermagem nao se devem à inteligencia dos alunos mas à facilidade do curso que é cada vez menos rigoroso e no qual se exige muito pouco aos alunos. Estou a dizer alguma mentira?...
 
vou deixar de orientar alunos... se todos deixar-mos de orientar, quero ver como as escolas se vão desenrascar! se queremos manter o pouco da dignidade que nos resta, devemos "apertar a torneira".
 
A média não diz se vou ser ou nao boa enfermeira, pois no secundário temos disciplinas que nao gostamos e nas quais nao somos bons, mas quando entramos na faculdade, as coisas mudam, porque estou num curso que quero!!
E nao venham dizer que enfermagem é um curso fraco, quando precisarem de algum enfermeiro um dia, ja nao vao pensar assim!!
E nao, nao sou enfermeira, estou no 12º ano e a minha média do 1º periodo ronda os 13 valores. Estou com este paleio todo porque a minha média nao é alta? secalhar, mas nao deixo de ter razao!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!