terça-feira, setembro 07, 2010

Enfermeiros assaltados e... roubados.

"Um homem que recorreu ao Serviço de Urgência do Hospital de Chaves acabou por assaltar os Enfermeiros de serviço e fugiu sem sequer ser tratado. (...) No caminho para o raio X, para onde dizia que sabia ir e não precisava de ser acompanhado, introduziu-se na sala de Enfermagem onde os profissionais guardam as carteiras e outros haveres.

Rebentou os armários e furtou uma carteira de onde levou 250 euros em dinheiro, pertencente a uma das Enfermeiras que curiosamente o havia tratado, e um porta-moedas. A carteira, abandonou-a logo na casa de banho dos Enfermeiros, e o porta-moedas largou-o antes de se pôr em fuga, na casa de banho dos homens da sala de esperas do Serviço de Urgência, fugindo de imediato (...)." link

Não desejo, de forma alguma, minorar os acontecimentos em que estes nossos colegas, infelizmente se viram envolvidos. Este incidente no Hospital de Chaves causou o repugno de muitos. Não obstante, todos os Enfermeiros são roubados mensalmente e parece não ser reconhecida, no âmbito da comunicação social, tal indignação.
Só para dar um exemplo, um Enfermeiro em início de carreira é roubado em mais de 500 euros mensais (só relativo a salário-base! - excluíndo outras compensações.).
Assaltos e roubos, já fazem parte do quotidiano dos Enfermeiros há mais de 10 anos!

Comments:
O Governo nos ultimos anos já me assaltou ao bolso mais de 50 000€
 
Será que querem distrair e é uma forma da dizer que andamos com muito dinheiro na carteira?
Há muitas formas de falar.
E a petição?E o Presidente da Republica?
 
500 euros mensais? Em inicio de carreira querem ganhar 1500 euros? Gostaria de saber, então, a vossa opinião quanto aos seguintes factos; se um enfermeiro com 4 anos de conhecimento e uma licenciatura deveria ganhar 1500 euros, quanto é que deveria ganhar um médico recem-formado, com 6 anos de conhecimento e um mestrado! Sim porque o curso de medicina com esta coisa do processo Bolonha foi promovido a mestrado, assim como muitos outros cursos, agora o de enfermagem permaneceu uma licenciatura.
É apenas uma curiosidade.


Cumprimentos.
 
ao desinformado das 8.51, é mais que lótico um enfermweiro auferir de base 1500 euros - também saem com mestrado, e doutoramento e tudo ou não sabia? No entanto, não ganham nem um cêntimo a mais por isso;

A diferença entre curso de medicina e enfermagem são umas meras 900 horas; Os enfermeiros pagam do seu boldo especialidade, curso posgraduados, mestrados, etc. Em medicina quanto se paga para tirar a especialidade?? exacto..

Um médico recém formado recebe uns mil e poucos euros, no entanto, finda a especialidade, tem garantido o salário correspondente ao investimento pessoal e académico/profissional que encetou. Os enfermeiros, era bom era..

Meu caro, acho bem que os médicos até deveriam ganhar mais do que ganham, mas os enfermeiros são profundamente injustiçados, e vocÊ só se for muito tapado, ou tendencioso, não poderá aferir isto.

Fiz uma licenciatura, tenho posgraduações e sou especialista. Vou agora trabalhar para um hospital e nem posso sequer sonhar em ganhar acima de 2 mil e tal euros: ganho só 1020 euros! Acha justo??

Acha que apesar de ter investido tudo isto para o meu estudo, e no fim, para me tornar um melhor profissional e pessoa, não vá ganhar mais nadinha por isso???

Convido a que reflicta, com pés e cabeça, com justeza e sem corporativismo cego e pedante, se aquilo que andam a fazer aos Enfermeiros em Portugal, é justo... Pense bem nisso..!
 
Muito bem dito, vêm para aqui certos artolas tentar tapar os olhos aos enfermeiros, como se os enfermeiros não soubessem como os medicos tiram o seu curso. Vocês é que xulam bem o zé povinho, com ordenados chorudos e nem por isso trabalham muitas mais horas que os enfermeiro. Lembre-se que mais de metade da despesa do ministério da saude vai para ordenados dos médicos, no entanto existem mais enfermeiros que médicos.
 
Caro Enf. do Norte;

Nós concordamos em muitos aspectos.
Eu sou recém-licenciado em medicina (não sou mestre!) e no meu primeiro ano (ano comum), por exemplo, não entendo que deva ganhar mais de 1500 euros.
Quanto ao enfermeiro que inicia a sua actividade profissional, e quanto ao que ganham apenas tenho a dizer o seguinte; a horas noturnas, os dias de feriado, sabados e domingo deveriam (obrigatoriamente) ser devidamente pagas. Um profissional não pode ganhar 1020 e a fazer horas noturnas, fins de semana e feriados como se estivesse tudo incluido. Não me parece propriamente justo que um técnico de diagnostico e terapeutica possa auferir no fim do mês um salário superior ao de um enfermeiro, quando por exemplo; possui um horario super estável.
Mas enfim, são as especificidades deste governo que nos desgoverna...

Apenas mais uns esclarecimentos;
- Um médico também não ganha mais porque agora sai com um mestrado.
- Quanquer futuro mestrado (1500 euros vezes 2 anos - UP) e doutoramento (2500 euros vezes 3 anos) que possa fazer, também serão pagos com o meu dinheiro.
- Quanto à especialidade,já imaginou o que era fazer uma formação especifica em part time e num outro part time faziamos uns biscates na saude como médico indiferenciados para ganharmos algum? Sairiamos uns excelentes especialistas, não há duvida disso. Ou acha que seria suportável estar mais 5 ou 6 anos sem qualquer tipo de rendimento?
- No entanto, se um enfermeiro, no seu local de trabalho aplica os conhecimentos que adquiriu numa especialização, entendo que tais conhecimentos tem de ser pagos. Estão a aplicar um conjunto de conhecimentos que adquiriram e que os diferencia daqueles que não são especializados.

Mas tal como disse em cima, são especificidades barocas deste pais, e são vocês enfermerios, que com negociações e outras formas de luta, se terão que unir e lutar!

Desejo, sinceramente boa sorte para vocês todos.

Cumprimentos.
 
Se formos a um serviço onde 50% dos Enfermeiros são Especialistas e outros 50% são generalistas e os ficarmos a observar enquanto trabalham,ou mesmo a dialogar com eles sobre questões técnicas não vamos conseguir por certo perceber quais deles são os especialistas, pela simples razão de que não fazem nada de diferente dos outros seus colegas que são meros licenciados.

Já um médico especialista faz realmente algo que o diferencia dos demais; Por certo ninguém consideraria colocar-se nas mãoes de um Ginecologista para ser submetido á clipagem de um aneurisma cerebral! Isto porque de facto, a especilização no campo da Medicina diferencia quem a tira. Na Enfermagem não se percebe muito esta diferenciação e por conseguinte não concordo que se pague mais a alguém que tenha uma especialidade, mestrado ou outra habilitação apenas pelo canudo depositado no fundo da prateleira lá de casa!
 
à verdade é que a formação no campo da enfermagem é feita pelo desejo de um dia vir a ganhar com isso, do que para ser melhor profissional, não se pode continuar a pedir mais dinheiro por ter uma especialidade, mestrado ou doutoramento, quando nem o serviço, nem os utentes ganham nada com isso. Falo pelo aquilo que conheço dos colegas que tiraram estes graus académicos. A verdade é que não se vêem os resultados.
A formação não tem qualidade, é feita em jeito de produção em massa, pela quantidade e não qualidade.
É perfeitamente aceitável que não seja reconhecida. E não vale a pena ladrar muito, porque essa é a verdade.
 
“ Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a sua concepção até á morte; não participar voluntariamente de actos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestigio e suas tradições.

Florence Nightingale
DE:

Porque não nos deixam elevar os ideais da profissão e ainda temos que carregar com os resquícios da “Santa Inquisição “
????
 
De maus pensamentos e vontades está o inferno cheio.
Porque a ordem não interfere nos conteúdos exigências e contrapartidas destas formações?
Quando se vai para formação, os objectivos não são para todos os mesmos.Porquê tantas certezas?
As especialidades que mais desabrocharam vejam como estão hoje de "mãos atadas".
Conhecem uma assoalhada,a vossa mas não conhecem a casa toda.
Não estraguem com comentários destruidores sff
 
Para o Hipocrates disse: se for mulher peça a um enfº de médico-ciruúrgica ou a um generalista para lhe fazer o parto e depois vai ver se há ou não diferença entre conhecimentos adquiridos!!!!!!!!!
 
Concordo com o comentário das 10:15AM. Não se vêem os resultados por se ter uma especialidade, o serviço tem o mesmo resultado havendo ou não especialistas. A diferença que noto é que prefiro trabalhar com um enfermeiro apenas com a licenciatura do que com um, com a especialidade porque o especialista não sai da sala dele para ajudar o colega do lado que está com trabalho até ao " pescoço".
 
Para o "médico" anónimo...

Explique lá isso de um técnico de diagnostico e terapeutica, ter um horario mais estavel e ganhar um salário mais elevado que um enfermeiro!!!????
Pelos visto nem o curso de medicina lhe serve para não dizer disparates...
Como dizia o filosofo "o homem nasce ignorante, a educação é que o põe estupido"
 
http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/07/360000000-euros.html
 
http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/07/360000000-euros.html
 
Pois é meus amigos! è tudo muito lindo! Mas os Enfremeiros(as) esqueçem-se de dizer às pessoas que ganham os tais 1000 euros e mais uns 500 euros ou mais em horas extra e subsídeos de turnos, coisa que a grande maioria dos outros profisionais do estado não o podem fazer. Apenas podem fazer o seu horário estipulado na lei e ganham apenas o seu salário e se querem mais têm de ir para repositores de supermercados ao fim de semnana e cara alegre.
Não chorem mais! Pensem bem na profissão dos outros e sejam honestos antes de compararem e falarem. O que foçês querem sei eu!!!! Querem ganhar o mesmo que os médicos! Isso é ridiculo!Cada profissão tem a carreira que tem justo ou injusto se ~já sabiam o que um enfermeiro ganhava iam para médicos! À esperem, pois é faltou a média, azar, também a mim. Por isso paciência. Desculpem este reparo mais olhem para os outros desgraçados e não para o vosso umbigo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!