terça-feira, setembro 07, 2010

O fim do Regime de Horário Acrescido (RHA).



O acontecimentos dos últimos dias, tal como o fim do RHA, lançou o mote para o início da fertilização da terra para a Ordem dos Enfermeiros (Pré-campanha? Preparar a candidatura de quem?).
Eu pessoalmente, sou um acérrimo defensor da estratificação dos respectivos regimes de horários, ou seja, a possibilidade da existência de várias cargas horárias semanais: 35, 40 ou 45 horas semanais, por exemplo, apesar de tal ir de encontro às orientação da Organização Mundial de Trabalho. Caberia ao Enfermeiros optar, com a respectiva compensação remuneratória.
O fim do RHA é mais uma machada na visibilidade sócio-profissional dos Enfermeiros, que dessa forma aproximavam os seus salários aos dos licenciados da Administração Pública, além do óbvio aumento do número de horas de cuidados disponibilizados.
Não vale a pena ficar com esperanças relativas à admissão de mais Enfermeiros para compensar o fim deste regime, tal muito dificilmente irá acontecer.

Comments:
Mais uma vez a nossa Bastonária não diz CLARAMENTE o que a OE pode e deve fazer. Anda sempre com rodeios... Lamentável.
 
E porque não admitir que essas horas sejam obrigatoriamente compensadas com a contratação de jovens enfermeiros no desemprego. É que esse regime estará reservado a alguns 100 enfermeiros no País...
 
menos enfermagem,mas
Os concursos que irão permitir a colocação de 85 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar em centros de saúde de todo o país já estão abertos, avançou hoje a tutela.http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5jwz2WQOyHRPZME-evnGT198wtBDA

Há nas USF 1813 enfermeiros e 1795 medicos segundo noticia jornal CM de 7-9-10
 
Atendendo a que a maioria deste regime era usufruída apenas pelos enfermeiros-chefes como por exemplo todos os da ex Sub-Região do Porto, acho muito bem que acabem com essa afronta.
Na verdade haver carência de horas e quem não presta cuidados usufruir de HA apenas para compor ordenados é vergonhoso para a classe.
Já agora sabia por exemplo que o sr enf Germano Couto já depois de estar em comissão serviço na Ordem, continuou a usufruir deste regime? Quer que lhe envie o despacho em DR?
A bem da verdade e isenção espero que não censure este comentário.
 
E porque não 20h e 30h???? Reconhecendo a penosidade da profissão??????


È tudo do mesmo! Só pensam em dinheiro depois é no que dá!


Pena defender tantas horas semanais! Como é possivel ter disponibilidade mental para estar e ouvir o doente, quando vemos colegas que parecem zoobies de tanto trabalharem em tantos sitios!
 
Os enfermeiros chefes, das duas uma: ou quase não se enfiam nas enfermarias para manterem em dia as suas actividades do foro administrativo e assim pouco acompanham os cuidados e o desempenho dos colegas e participam na avaliação do desempenho das assistentes operacionais, ou andam nas enfermarias etc...e levam para casa a parte administrativa...como é??

Os enfermeiros chefes que fazem 35horas por semana, estão impedidos de orientar uma reunião de passagem de turno por dia: ou entram às 9 e saem às 16 e não coordenam a reunião da passagem de turno das 8; ou entram às 8 e saem às 15h e não assistem à das 16 horas.

Com as 42 horas, assistia-se às 2 reuniões de passagem diárias.

Quem perdeu? R: os doentes, o nível de cuidados baixou na sua qualidade...mas muito.
 
A página do SEP desde o Início de Agosto que não é actualizada. Será que estão de férias ou já fecharam a Porta. Tb ninguém vai dar pela falta deles, pena é sr tão tarde
 
Ou este (des)governo vai abaixo - e já agora esta OE - ou então boa vai ela...
 
Olha olha, claro que o RHA é para acabar...

Não formaram milhares de enfermeiros?
 
"E porque não 20h e 30h???? Reconhecendo a penosidade da profissão?????? È tudo do mesmo! Só pensam em dinheiro depois é no que dá!"

E porque não 5 ou 10?

A antiga carreira previa meio-horário, mas também com meio-salário. Já que não pensa em dinheiro, pediu para usufruir do mesmo?
 
o comentario das 11:01 é de um enfermeiro-chefe, que caricato. O meu enf.-chefe trabalha 35 h. semana e assiste a toas as passagens de turno da manha, excepto 6ª feira, e não é por estar presente nas passagens de turno que a qualidade dos cuidados é melhor ou pior, porque aos fins de semana e feriados não está e pode ter a certeza que os cuidados não são piores quando ele não está. Não esteja a protagonizar e a levar até si o melhorar a qualidade dos cuidados, porque se a sua equipa não quizer de pouco lhe serve a sua presença para melhorar os cuidados, o que é preciso é ter uma equipa motivada e isso consegue-se com boas condições de trabalho, bons incentivos, etc.
 
A guadalupe anda na comissão executiva da união dos sindicatos do algarve a utilizar linguagem imprópria...

É para isso que os sócios do SEP lhe pagam quilómetros de lisboa ao algarve...

Assim, até dá mais que o RHA.
 
Ao anónimo da 11.01:

Meu caro chefe... essa coisa dos chefes terem RHA sempre foi uma treta... O RHA foi criado para a PRESTAÇÃO DE CUIDADOS...

Dizer que o nível de cudados baixou é de rir. Então e nas férias do chefe? Então nos feriados e aos fins-de-semana?

Tenha dó...
 
e já agora? quando são as reunios dos sindicatos com o ministerio? ja nao eram para ter começado?

estou num CIT a 40h semanais e aguardo ansiosamente para passar para 35h.. nunca ha novidades sobre os ACT..
 
Só se fala do HA relativo á enfermagem.
Há outros na saúde com este regime que não são enf .Abrange mais grupos profissionais.
Se os chefes e supervisores já entraram no pacote ainda bem, pode ser que assim se comece a falar a uma só voz.Diferenciação,penosidade e qualidade do trabalho.
Este regime teve por finalidade fixar os profissionais ao estado,evitar acumulações.Foi mau para os que a determinada altura aceitaram.
só o tempo ensina....
 
"Os enfermeiros chefes, das duas uma: ou quase não se enfiam nas enfermarias para manterem em dia as suas actividades do foro administrativo e assim pouco acompanham os cuidados e o desempenho dos colegas e participam na avaliação do desempenho das assistentes operacionais, ou andam nas enfermarias etc...e levam para casa a parte administrativa...como é??
Os enfermeiros chefes que fazem 35horas por semana, estão impedidos de orientar uma reunião de passagem de turno por dia: ou entram às 9 e saem às 16 e não coordenam a reunião da passagem de turno das 8; ou entram às 8 e saem às 15h e não assistem à das 16 horas.
Com as 42 horas, assistia-se às 2 reuniões de passagem diárias.
Quem perdeu? R: os doentes, o nível de cuidados baixou na sua qualidade...mas muito."

De certeza que foi por causa dos cuidados prestados por enfermeiros chefes... e logo no hospital.
Já por causa de perderem a mama do HA, arranjaram uma carreira prestes a ser publicada em que que ganham mais 300 euros por mês só por serem chefes. Depois, transitam automaticamente para Principais e torna a roda a girar mas desta vez com ordenados chorudos garantidos.
HAJA VERGONHA NESTA CARREIRA DAS CHEFIAS. Prefiro continuar a ser coordenada por um médico e com trabalho exemplar do que aturar estes parasitas que nada fazem e tudo acham que GEREM.
 
Caros colegas desculpem a minha sinceridade mas...
estou farto destas caras de OE, do SEP, do Socrates, desta corja toda.
Anseio a vinda de alguém que realmente se preocupe e viva a Enfermagem.
Relembro-os do problema de base da Enfermagem: A PRESENÇA CONTROLADORA E SOFUCANTE DOS PROFS DE ENFERMAGEM NA OE.
Estejam atentos às lista. Não votem mais em profs para a OE senão é mais do mesmo.

Cumprimentos
 
Sou enfermeira chefe e de facto estou estupefacta. Ou sou muito diferente dos meus colegas (até no ordenado, que é baixo)ou então os enfermeiros não passam de críticos de meia-tigela. Nem tenho ânimo para dizer mais nada.Só peço que pensem bem no que escrevem.
 
Sou enfª chefe há 16 anos, trabalho na zona norte, nunca tive HA e sempre assisti às passagens de turno do meu serviço! esta carreira é a pior que temos desde que trabalho (30 anos), tenho no serviço enfªs especialistas que exercem (são de Saúde Materna) e recebem como graduadas e podemos todos agradecer aos sindicatos a obra feita!
 
não se preocupem com os enfermeiros chefes e supervisores, pois a ministra tira-lhes com uma mão, vai-lhes dar com a outra...
Então não é que o SEP conseguiu mais 300 Euros para estes, com a nova carreira; e esta?
 
Esta carreira não serve , mas porque é que estão preocupados com os enºchefes, se estes nem carreira digna teem? Ficamos com a anterior carreira. Quem está no ultimo escalão fica por ali bloqueado enquanto o enfº pricipal começa a ganhar 2900€ e tem 4 escalões para subir. Estão com os olhos vendados .E os colegas especialistas? Caros colegas deixem de se egoistas.Para mim gestão em enfermagem está a chegar ao fim e esta vai ser galgada pelos diretores de serviço,então os colegas que odeiam enfºchefes e que estão felizes com o seu fim vão lembrar -se muito deles porque vão ser geridos tb por outors profissionais.Queria de deixar de fazer comentarios mas vejo tanta ignorancia....enfim..
 
Anonimo das 9:26, Sr. Chefe que está no topo, quando houver, se houver será para todos os especialistas e chefes (supervisores??), consurso para principal concorre que já tem o seu problema resolvido, se quer ganhar mais.
 
A qualidade dos cuidados exige empenho da equipa com ou sem líder! Fazem formação dentro e fora do serviço, discutem-se normas de procedimentos em reuniões de serviço... e....então?? Se os enfermeiros não se empenharem os cuidados continuam iguais ou não é???

Tenho um chefe exemplar em termos de horas, pontualidade e de relacionamento com a equipa, gerimos participativamente e então???? Quando ele nos deixa de "vigiar" ou "dar na cabeça" voltamos ao mesmo!!! Acham mesmo que a culpa é deles??? Tenham dó!!!!

Além de que mmuitos enfermeiros chefes pouco mais ganham que 1400euros atendendo ao escalão em que estão! Qualquer enfemeiro especialista ou graduado os ultrapassa em numeros!

PENSEM E DEPOIS OPINEM PUBLICAMENTE!!
 
SAGE JOURNALS ONLINE
http://online.sagepub.com/cgi/freetrial
Acesso livre até 15 de Outubro
APROVEITAR!!!!!
 
"A competição é a paixão das almas nobres; a inveja, o suplício das almas vis." (Jean-François Marmontel)

Também dizem que "a inveja é pior que uma doenças" e ainda que "a dor de corno dói mesmo"

Quando alguém se quer aproximar de outro que está mais alto das duas uma: ou sobe ou derruba o outro. Pena é que a segunda opção parece ser a mais utilizada infelizmente. Pode ser mais fácil mas tb me parece a que deixa menos sabor ou por vezes sabor amargo, ou então qd deixa um sabor doce, dura muito pouco.

Caros colegas canalizem as vossas energias para chegar ao topo, lá poderão ganhar mais e todos nós ganharemos mais com o esforço de cada um.

"A força que tiramos do rancor e da irritação é apenas fraqueza"
 
Então a Portaria já foi alterada? A Ordem dos enfermeiros vai ser trinchada como o caso do INEM?????

ISTO VAI SER A GUERRA TOTAL...
 
mercenários! Porque não tentam trabalhar 70 horas por semana?vão ver que ganham ainda muito mais e disponibilizam ainda mais cuidados aos utentes!cOM QUE QUALIDADE ?NÃO HÁ SUPER-HOMENS.qUANDO DORMEM ?EXPLIQUEM-ME!EU PERCEBO, É BOM SER PAGO PARA DORMIR EU VEJO-OS AO MEU LADO!
E OS COLEGAS NO DESEMPREGO?
QUE SE LIXEM, NÃO É?
 
alteração da portaria dos centros de enfermagem, então?
 
Urgente ; (!?)

Faço público a todos os "interessados " que o dignissimo SEP após ter hibernado mais de um mês (no que concerne aos problemas dos enfermeiros e situação actual, com a honrosa excepção da nota à comunicação social a propósito da redução do numero de enfermeiros por turno na Obstetrícia do Hospital de Viseu, voltou á vida na sua página oficial. Desenganem-se contudo os mais afoitos porque o que lá vem é " luta geral", política portanto.

A bem da Nação... lá vamos cantando e rindo.
 
Contratemos o Sr Dr Marinho Pinto - de enfermagem perceberá tanto quanto a Sra Enfª Maria Augusta e sendo tão pro-activo na classe que representa, pode ser que nos beneficie.

Façam-se lista para a OE, coloque-se sangue novo ou acabe-se de vez com a Enfermagem!
 
Eu Enfermeiro resignado (quase) já só faço um pedido:

QUERO UMA "ORDEM DOS ENFERMEIROS" COM UM bASTONÁRIO a sério...
 
Acho muito bem o fim do RHA!!! Conheço Hospitais EPE que retiram o HA e admitiram muitos mais enfermeiros. Tenho Fé que é isso que o MS pertende...
 
Depois destas palhaçadas todas à volta da carreira orquestadas pelos sindicatos e de uma Ordem mais preocupada com a implementação do MDP, só nos faltam vir agora,Ordem, propor aumento do valor da quota.
Não se esqueçam que esta pretenção foi adiada para o fim do ano 2010.
Colegas, estejam atentos às Assembleias próximas, porque uma delas será para esse fim.
 
O governo tem sabido disseminar a inveja e a rivalidade entre nós. Assim não vamos por bom caminho, somos” gente que cuida de gente”
Retirado o RHA nos Hospitais EPE não significou aumento em horas de cuidados como querem alguns fazer parecer. As dotações de pessoal não estavam ainda satisfeitas. Alem de que 12 anos de experiencia profissional não têm a mesma expressão no trabalho que a do recém formado
Consultem a
circular normativa nº 1 de 12/1/2006 disponível na internet e poderão fazer a análise.em relação ao que conhecem.

Horas de cuidados necessários por actividade / área de intervenção – Centros de Saúde
……..
Consulta de enfermagem/ entrevista-`15 minutos
Visitação domiciliária incluindo deslocação-40 minutos
………………….
Horas de cuidados necessárias por dia de internamento (HCN/DI) – Hospitais
VALÊNCIA / SERVIÇO HCN / DI Tempo médio
Especialidades Básicas Horas
Medicina 3,78
Cirurgia 3,66
Pediatria 4,78
Obstetrícia 3,86
Ginecologia 3,66
Ortopedia 3,93
Neonatologia 9,87
Psiquiatria de agudos 2,85
………………………………………………
E outros indicadores precisam ser trabalhados…..
 
Não se esqueçam de votar na augusta ou na lucília (é igual)...
 
Sejamos realistas... horário acrescido ou semelhantes, são errados em qualquer lado, enfermeiros, médicos, gestores ou os demais.

Dever-se-ia era estabelecer-se objectivos e pagar consoante os resultados.

Os acréscimos na remuneração e as horas trabalhadas daí adviriam naturalmente.

http://saudeeportugal.blogspot.com
 
http://www.publico.pt/Sociedade/tribunal-comecou-a-julgar-enfermeiro-acusado-de-coacao-sexual-a-utentes_1455796
 
Informação à Comunicação Social
Secção Regional da RAM
Assunto: Segurança dos Cuidados - SESARAM
O SESARAM decidiu, unilateralmente e sem qualquer aviso prévio, cancelar o acesso dos Enfermeiros aos resultados dos exames analíticos dos utentes ao seu cuidado nos Centros de Saúde.
Apesar dos esforços da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros para repor a normalidade do processo, até ao momento, tal impedimento permanece.
Sobre este mesmo assunto importa referir o seguinte:
1 - A falta de informação limita o exercício profissional e coloca em risco tanto os Utentes como os Enfermeiros (Ex: como pode actuar um Enfermeiro face a um doente diabético se desconhece os seus valores analíticos? E perante um utente que faz anticoagulantes? Ou um que faz diuréticos? Ou que apresenta um qualquer outro problema, alguma dúvida lhe coloca ou de orientação necessita?).
2 - Nos termos da Lei nº111 de 2009 e da que a antecedeu, os Enfermeiros têm direito à informação sobre os aspectos relacionados com o diagnóstico clínico, tratamento e bem-estar dos indivíduos, famílias e comunidade ao seu cuidado, estando, também por Lei especial, obrigados ao Segredo profissional;
3 - Acresce que é o utente o único titular da sua informação de saúde e que, em seu benefício, esta deve ser partilhada pelos profissionais que intervêm no processo de prestação de cuidados, na medida em que é necessária à decisão;
4 - Com esta atitude, o SESARAM coloca em causa, não apenas o acesso dos utentes a cuidados de enfermagem seguros e de qualidade como limita o exercício da actividade profissional dos Enfermeiros, numa clara violação do nº 1 - a) do artigo 75º da Lei nº111 de 2009;
5 - Desde sempre, foram os Enfermeiros os guardiães da informação contida nos Processos Clínicos dos Utentes. Têm-no feito com responsabilidade, velando pelo direito à privacidade dos dados pessoais e de saúde dos seus utentes.
6 - Ao assumir desempenhar o seu papel social, o Enfermeiro tem o dever de o cumprir, segundo as melhores práticas, responsabilizando-se, pelas decisões que toma e pelos actos que pratica ou delega (Cf. Dec. Lei nº 161 / 96 e Dec. Lei nº 104 / 98; Lei nº111 / 2009).
7 - Neste sentido, a Ordem prosseguirá, no cumprimento da missão de que foi incumbida pelo Estado, a desenvolver esforços até que se reponham as condições para a prestação de cuidados seguros a que os utentes têm direito.
A bem da Segurança e do regular funcionamento do Serviço Público de Saúde da RAM.
O Conselho Directivo Regional da RAM / OE
(http://www.ordemenfermeiros.pt/sites/madeira/Paginas/default.aspx)
 
(http://www.ordemenfermeiros.pt/sites/madeira/Paginas/default.aspx)
 
http://criticaconcisa.blogspot.com/
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!