quarta-feira, outubro 13, 2010

2690 euros

Salário de um Médico Interno no quarto ano de formação de Medicina Geral e Familiar. link

Comments:
e qual é o problema?
 
É 2690 € e não 2960€ como diz...

No entanto não deixa de ser uma quantia considerável...
 
Para além de inflacionar o salário ... não vejo o que isto interessa aos enfermeiros, deixe os problemas do médicos com os médicos, ou está a insinuar que um enfermeiro deve ganhar tanto como um médico (ou melhor escravo pretendente a médico) ...
 
MÉDICO INTERNO
Tempo completo (40h) ---> 1835,42 euros
Dedicação exclusiva (40h) --> 2549,19 (Escalão 1); 2690,81 (escalão 2)

Se não fosse tão atropelado pela ignorancia pesquisaria quais são os internos que ascendem ao escalão 2 (índice 95). Mas tal não importa!

MÉDICO ASSISTENTE
Tempo completo (35h)---> 1853,96 euros
Dedicação exclusiva (35h)---> 2574,94 euros; (42h) ---> 3398,92 euros

Há comparações que são super estúpidas, mas que se tornam ainda mais palermas quando vem de pessoas que se dizem com um "certo" nivel de conhecimento e capacidade de raciocinio.
 
realmente não percebo o porquê deste post. Enfermagem é Enfermagem e Medicina é Medicina.
E comparar enfermagem a medicina é deveras ridiculo
 
Acho graça! Será que não conseguem lutar sem comparações com outras classes? Há tanto ódio assim nas fileiras de enfermagem?
 
Se o DE tem virtude é no fazer destilar o veneno social.Exemplo ,o comentário anterior.
já foi ouvido (onde é que o chinelo chega ao sapato?)
 
Quer dizer quando em post's recentes se falava em gestores, se calhar também não eram enfermeiros. Analisa-se o estado do pais, da àrea da saúde, dos enfermeiros.
Qualquer um se encaixa. Devia era ser do conhecimento de todas as pessoas esses salários e de outras classes. Porque depois, talvez as pessoas já não pensem que os enfermeiros quando lutam por mais, estão a virar as costas ao estado do país. Há quem estude e tire formações a pagar, e há quem seja pago para as tirar. Claro que cada um defende o que é seu, mas e se a sociedade analisa-se estas questões, o que se defendiria?!

Cumprimentos,

Vítor Oliveira
 
não é ódio, não é rancor - aliás não vejo nehum mal de auferirem um salário destes, os médicos! - mas apenas ºpara constatar que, para alimentar uns, roubam a outros. É ou não é??!

Os enfermeiros são licenciados, logo, deveriam auferir no mínimo 1510 euros!
Mas o facto é que isso não acontece.
Acham por isso que é justo para a Enfermagem??

Por favor não me venham com desculpas (sobretudo quem for médico) que não é possível comparar medicina com enfermagem.
Pode-se comparar sim, no sentido em que os médicos auferem um salário justo face às suas competÊncias, e os enfermeiros NÃO!!

- Um enfº licenciado recebe como bacharel;
- um enfermeiro especialista vê (se vir!!) o seu salário aumentado em só cerca de 300 euros;
- Os enfermeiros não conseguem progredir na sua carreira, logo ganhar mais;
- de nada adianta possuir mestrado ou doutoramento que não se ganha mais com isso.

Quem não sabe aceitar esta injustiça, ou é parvo ou então absurdamente tendencioso.
 
Sou Enfermeiro e também não entendo estas comparações. Cada macaco no seu galho. Não é com comparações que se atinge um objectivo. Não se pode comparar o que não tem comparação, no entanto os Sr Medicos também têm que compreender, com o seu "certo" grau de conhecimento e compreenção, de que o objectivo não é esse mas sim o de provar publicamente a verdadeira razão do estado das finanças do Ministerio da Saude. Saudações de um anonimo como os anteriores
 
exclusividades, exclusividades.... tb gostava de ter exclusividade... +40% do ordenado....hum
 
Mal vai a sociedade e este país, quando as pessoas não sabem interpretar, o que é escrito ou dito.

As comparações não são feitas, para achincalhar ou inferiorizar ou superiorizar ou seja lá o que for, alguém.

As comparações fazem-se para se poder aquilatar da certeza das coisas.
Eu por exemplo tenho duas, em relação, ao tema e às comparações.

A primeira é que ambos profissionais ganham mal em relação à qualidade científica que possuem.

A segunda, é que um médico ganha com justiça no privado, sempre mais e melhor do que na função pública, porque trabalha por objectivos e na proporção da sua produtividade, porque convenhamos…A GRANDE MAIORIA DOS MÉDICOS, APESAR DE SEREM MAL PAGOS NA FUNÇÃO PÚBLICA, GANHAM BEM DEMAIS PARA O QUE LÁ PRODUZEM…e cá temos um termo de comparação, do privado e do público.

Esta certeza que tenho, ganha ainda mais importância, quando comparada a produtividade dos enfermeiros com a dos médicos no público.

Todos sabemos bem que um enfermeiro rende e trabalha muito mais em relação aos míseros 1000 euros que aufere, do que um médico em 40 horas a ganhar 2690.

Esta treta, de termos os cursos de medicina, com números cláusulos, e vagas limitadas, é de uma enorme falácia, e tem que ser revisto a curto prazo como em outros países bem mais desenvolvidos.

Não há justificação para tal, todos independentemente das notas do secundário, deveriam ter a possibilidade de ingressar num curso de medicina, a exclusão deveria ser feita pela avaliação já na faculdade, onde aí sim se pode aquilatar das qualidades do aluno exclusivamente, nas matérias de medicina.

Quem me diz a mim, que um aluno do secundário com média de 15 não poderá ser muito melhor médico que um aluno que entrou com média de 17 ou 18?

Nas faculdades de medicina é que não deveria ser permitida a permanência a quem não tivesse pelo menos 75%, em todo o tipo de avaliações.

Assim sim, teríamos médicos capazes e com conhecimentos acima da média!

Não me parece portanto, que este seja argumento para dizer que um médico ganha mais do que um enfermeiro porque tem um nível académico muito superior…se ainda fosse por essa questão associada à produtividade, ainda vá que não vá!
 
Um post sobre os salários dos médicos? O Sr Enfermeiro deve estar enganado, porque se pretende algum tipo de comparação com os enfermeiros simplesmente não existe, porque não é possivel comparar.

Desafio alguém a dizer-me em que parte do mundo desenvolvido é um enfermeiro inicia a sua carreira a ganhar o mesmo que um médico.


São licenciados? Claro que são. Mas os médicos são agora são mestres e continuam a ganhar como licenciados, coitadinhos e vejam como ganham mal?!. Já viram como soa a ridiculo o argumento do "licenciado"? "no minimo 1510 euros" E porque não 2000? ou 2500? LOL

Sinceramente o ridiculo começa logo aqui, um curso de 4 anos, não tem o conhecimento de um de 5 ou de um de 6 anos. Simplesmente, porque NÂO PRECISA, se NÃO PRECISA, por alguma razão será!

Quanto ao "pagarem" a especialidade essa também me faz rir um pouco, é que um médico no seus anos de internato, nem trabalha nem nada!!! Simplesmente hilariante. E que tal se se dedicassem a estudar e à vossa enfermagem, em vez de dizerem tanta alarvidade sem conhecimento?

Que tal? Querem apoio? Já viram como se comportam com TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE? E quando digo todos, poucos devem escapar da mira do enfermeiro! LOL LOL LOL

Hão-de lutar SOZINHOS e DIVIDIDOS, porque nisso o enfermeiro é bom. Querem reconhecimento? Deve começar por vocês proprios a não se humilharem a cada comparação que fazem com os médicos.
Um conselho, porquê é que não começam a fazer comparações com os gestores? Administradores ou com os engenheiros? Afinal, compararem-se com os médicos é o mesmo que se compararem com as ilustres profissões que acabei de referir. Simplesmente, NÃO HÁ COMPARAÇÃO!

Quanto ao enfermeiro possuir um determinada especialização, apenas isto; um enfermeiro que seja instrumentista mas que esteja num serviço como o de urologia (por ex.), não vejo qual é a utilidade da sua especialização. Este enfermeiro não tem porque ganhar mais, simplesmente porque não está aplicar na pratica a sua especialidade.

Repetem tantas vezes o mesmo e nem param para pensar, neste momento muitos de vós, com estas quezilias, comparações e auto-bajulações estais a conseguir com muito mérito o seguinte; descrédito da população e de muitos outros profissionais de saúde!

E não culpem o governo por isto, porque os enfermeiros sozinhos desempenham lindamente este papel!
 
bem pior do que o poder politico a (F..)LIXAR os Enfermeiros
é o poder local/institucional dos seus pares, que como se sabe e salvo raras excepções pouco esforço fizeram para chegar onde chegaram e agora causa-lhes muito prurido outros com muito esforço conseguirem algo.
 
Não me interessa quanto ganham, já tinha percebido pela arrogância com que falam que não ganhavam pouco, se não seriam mais humildes e conscientes das imensas limitações que têm. Interessa-me que o enfermeiros tenham o respeito que lhe é devido, no dia em que um médico trabalhar metade do que já trabalhei, e em estágio eu autorizo a que me dirija a palavra. Até lá remetam-se ao silêncio, pois para o que fazem...mais valia que ficassem quietinhos ;)
 
Em vez de nos andarem constantemente a comparar aos outros preocupemo-nos em arrumar a nossa casa. Temos de aumentar a exigencia dos cursos, diminuir a formasção avulso e sem qualidade que prolifera, temos de limpar a ordem,que apenas tem acelerado o processo de destruição da classe. Não culpemos o governo por algo que foi conseguido 50% pela ordem, 30% pelos sindicatos e 20% pelos próprios profissionais, fracos no conjunto.
Não vale a pena este tipo de posts.
Eu sou enfermeira, e vejo o decréscimo vertiginoso da qualidade da formação dos novos enfermeiros e assusto-me imenso. Quem cuidará de mim e dos meus filhos??????
Como enfermeira, claro que quero ver a qualidade da nossa formação reconhecida, mas como cidadã e utente pergunto-me muitas vezes "que qualidade??"
Não podemos exigir reconhecimento da qualidade quando o que se tem visto é essencialmente quantidade.
Um dos exemplos foi a corrida às especialidades quando se falou na possibilidade de auferir 2900 euros de base. Não interessa o quê se tira, se se pensa exercer ou não, interessa apenas ter o diploma na mão.
Resultado:
Enfermeiros de bloco especialistas em comunitária
Enfermeiros de cirurgia especialistas em saúde infantil
Enfermeiros de cuidados de saúde primários especialistas em médico cirurgica.

O que é que se pode exigir, que seja justamente atendido nesta situação???????

Um médico especialista em cardiologia exerce cardiologia. e recebe como tal.

2690 euros por um médico especialista.

Nós queremos 2900 para um enfermeiro especialista, que raramente exerce a especialidade, geralmente sentam-se num gabinete, abandonam a prestação de cuidados, substituem as chefias ou desempenham cargos de coordenação das equipas.
A mim vieram dizer: tirem a especialidade depressa, porque depois concorrem a principal e ganham logo 2900, ou pelo menos sobem 2 escalões.

TRETAS

SOU CONTRA O escalão de principal, sempre fui pela carreira unicategorial, pelo reconhecimento das capacidades e competências, não pelo conjunto de diplomas obtidos. Cargos de chefia vitalícios NUNCA, são um cancro dificilimo de combater. Cargos de chefia NUNCA por nomeação, mas sim por eleição de pares, e por tempo certo.
Direitos adquiridos são o maior cancro da nossa sociedade, os direitos devem ser uma conquista diária, através de esforço, trabalho e competência. Essa é a mentalidade que está a fundar a classe e o país.
 
Mas porque raio é que um licenciado em enfermagem tem de ganhar 1500 euros, quando um técnico superior ganha 1200? Não são todos licenciados? E os médicos, se calhar, deviam ganhar exactamente o mesmo...
 
Hum!...desculpem lá mas não resisto a contar uma pequena história...ora cá vai...

Um jovem médico substituiu o seu pai [também médico] numa recondita aldeia. Perante um "velho" doente que apresentava um estado febril, mialgias, cefaleias, etc., examina-o e localiza num pavilhão auricular uma carraça. Retira-lhe a carraça e medica-o, resolvendo - de vez - o problema.
Quando o pai regressa relata-lhe o caso. O pai, ouve-o atentamente e assertivo, remata: Já tinha observado a carraça há muito tempo. Agora que a removeste, vais viver de quê...?

Aceitam-se comentarios...
 
Pequena info:
Médico Interno = Médico a fazer specialidade.
Médico = Licenciado em Medicina e Inscrito na OM
Med. Int 4ºano MGF = 6 anos de Curso + 1,5 anos Internato Geral + 4 anos MGF = 11,5 anos de formação.
A licenciatura em Enfermagem ainda e de 4 anos certo?
11,5 vs 4 não pode ser = mesmo ordenado, MESMO QUE A RESPONSABILIDADE FOSSE A MESMA!!

Cumprimentos médicos,

Ana
 
Mais do mesmo... Enquanto se continua a olhar apenas para o umbigo (muita parra e pouca uva), nunca mais se sai da "sepa" torta...

Qué da acção?? Apenas lavar roupa suja sem qualquer tipo de proactividade efectiva??
 
Realmente não se percebe o porquê destas comparações:
-o médico ganha dinheiro e o enfermeiro ganha... feijões, por isso porquê comparar?
-o médico é profissional e o enfermeiro é um voluntário caridoso;
-o médico tira um curso superior e o enfermeiro nem estuda;

É claro que o enfermeiro não pode ganhar tanto como um médico... espera, quem é que disse que podia?
 
Por isso há que começar por mudar as mentalidades..começando pela Ordem dos Enfermeiros.

http://renascenfermagem.blogspot.com
 
Realmente deve-se mudar mentalidades e rapidamente. O enfermeiro estuda e trabalha, o nosso curso não é feito com palavras cruzadas e testes a americana, em segundo lugar não fazemos caridade, nós gostamos e temos orgulho no nosso trabalho e não fazemos cara de nojentos quando um doente nos toca, faz parte da nossa relação com ele. Só um ignorante é que pensa o contrário de um enfermeiro.
Não sou nem nunca ambicionei ser médica, sou enfermeira a anos e trabalho fora do meus país por encontrar pessoas que pensam exactamente dessa forma deturpada, realmente é bom trabalhar num local onde somos respeitados, valorizados e pagos de acordo com a nossa função. Triste é de quem tem de viver com o desdém desse governo infeliz e ainda com os mentecaptos que a nossa sociedade abraça.
 
O maior problema da enfermagem é não se unir. Não somos nem sequer bons para com os nossos próprios colegas, é algo que toda a gente se apercebe. Vivemos de sentimentos mesquinhos e pequenos com comparações absurdas de coisas que não se comparam, mas que ferem susceptibilidades a toda a hora. Do meu ponto de vista deviam ser melhoradas algumas coisas, o ensino, os estágios são excelentes na aprendizagem mas sabemos todos o quanto sofremos em estágio e quantas vezes calhamos com profissionais que não são bons exemplos, as escolas deviam estar mais atentas a isso. Os profissionais que já desempenham funções devem sim desejar uma maior formação, mas que esta vá ao encontro das necessidades do serviço pois de outra forma torna-se em mais um diploma bonitinho que é colocado na parede e de nada serve, é contraproducente. Não devíamos admitir que nos considerem inferiores ou superiores a ninguém só porque uns têm mais anos de faculdade ou porque outros utilizam formulas de calculo extremamente difíceis, pois nós devíamos saber muito bem o que somos pois quando é necessário cuidar, pois a mim parece-me que muita gente não lhe apanha o sentido, somos nós que o fazemos, nem todos os profissionais de saúde o sabem fazer, os enfermeiros falham, como os médicos falham e outros tantos, mas a parte que está sempre presente, que tem de estar sempre disponível, que tem de engolir as suas emoções para poder cuidar dos outros 9 doentes que tem de cuidar, a parte que muitas vezes vê o doente ser cobaia de exames de diagnóstico dolorosos e muitas vezes prescindíveis, pois alguns são realizados para que outros aprendam, e mesmo assim vai e defende o seu doente, a saber que vai cair em saco fundo, somos nós...mais ninguém defende um doente dentro de um hospital.
Ser enfermeiro é um orgulho e um prazer, mesmo com todas estas contrariedades e maldades que se ouvem sobre nós, eu sinto-me bem na minha pele, a fazer o meu serviço todos os dias, a lutar pelos meus direitos e a ser correcta com os meus colegas, merecem-no. Aos que nos desdenham, lamentavelmente só vos posso informar que um dia estarão numa cama de hospital,ninguém é imortal, depois aí decidem quem realmente é vosso cuidador.
 
mas oh ANA, se eu tenho 4 anos de licenciatura, mais 2 de especialidade, mais 2 de mestrado, mais 4 de pós-graduação, ao fim do mês só ganho pouco mais de 1000 euros PORQUE CARGA DE ÁGUA??!

É JUSTO ISTO??!

É JUSTO ANDAREM A PAGAR 500 EUROS (??!) A UM MÉDICO SÓ POR CHEGAR A TEMPO E HORAS AO SEU TRABALHO??!

ESTAMOS A PEDIR PARA GANHAR O MESMO QUE MÉDICOS, OU ESTAMOS A PEDIR PARA GANHAR DE ACORDO COM AS NOSSAS COMPETÊNCIAS E RESPONSABILIDADES??

Convido-a a pensar, seriamente, nisto, já que não deve ser assim tão tapadinha, presumo. Só lhe toldará a razão a prosápia e a presunção de querer ser mais que os outros..!
oxalá que não!
 
"mas oh ANA, se eu tenho 4 anos de licenciatura, mais 2 de especialidade, mais 2 de mestrado, mais 4 de pós-graduação, ao fim do mês só ganho pouco mais de 1000 euros PORQUE CARGA DE ÁGUA??!"

Porque faz o mesmo que fazia sem essa "formação" toda.
 
"Porque faz o mesmo que fazia sem essa "formação" toda."

Mais....porque nao e preciso para fazer mais do que ja faz..cuidar do doente ..alimentacao higiene cuidados administrar terapeutica prescrita...ha profissionais para outras areas..
 
Então o médico também não faz mais do que já faz (pouco) com a muita formação que tem??!
olha que lata =D

E se fosse este um país justo, os enfermeiros já deteriam um maior campo de acção do que efectivamente têm. à semelhança da inglaterra, espanha, EUA, etc. E sem "roubar" os tachos aos médicos.
 
Anónimo das 3:54 am: "(...)cuidar do doente ..alimentacao higiene cuidados administrar terapeutica prescrita(...)"
refere-se a quem? esses são os enfermeiros?
Se sim, sabe nada sobre enfermagem.
 
pois nao..nao sei a perspectiva que os enfermeiros tem da enfermagem..salvar vidas reanimar entubar realizar traqueostomias pedir ecd fazer diagnosticos raros e prescrever tratar curar sangue nas batas adrenalina politraumatizados e enfim..uns herois..eu pensando como um simples mortal que eventualmente posso ficar doente e ficar acamado..preciso de um enfermeiro que organize a enfermaria e cuide da alimentacao higiene ..administre terapeutica ou realize pensos prescritos pelo medico...medico que e responsavel pela orientacao terapeutica, pois estudou para tal..
se sao melhores ou nao? nao nao sao...simplesmente complementam-se um profissional faz X outro faz Y...ambos sao necessarios e mto necessarios ..
 
Anónimo das 4:57, o seu comentário é mais do que confuso, é incoerente...
Sou enfermeiro e não preciso de médico algum para me prescrever pensos, pois sei muito bem como e quando os de devo realizar. Aliás, muitas situações complicadas não acontecem pois eu faço o MEU trabalho. Repito: sou ENFERMEIRO. Eu não sou médico, por isso não exerço medicina, como os médicos não são enfermeiros, por isso não exercem enfermagem. Mas como trabalhamos numa EQUIPA é lógico sermos e trabalharmos como tal... É dificil perceber isto????
Felizmente, possuo as minhas competências profissionais e realizo intervenções autónomas de ENFERMAGEM e interdependentes quando necessário, sabe o que isso quer dizer?
Não percebo sinceramente esta clivagem constante entre médico e enfermeiro... Quando estive em espanha, no local onde estive, toda a equipa era vista como igual, ninguém melhor que ninguém. O ambiente de trabalho muito agradável, respeito mútuo e interesse. É pedir muito em Portugal?

Respeito o trabalho de TODOS os profissionais de saúde. Tenho orgulho nisso. Mas também se conheço pouco sobre o que algum faz, seja profissional de saúde ou não, não faço juizos de valor. Procuro conhecer e valorizar. Consegue fazer isso, Anónimo?
 
Sou Enfermeira e também não compreendo esta insistência entre Enfermagem e Medicina. Ganhamos mal, trabalhamos imenso, não temos beneficios alguns para tirar a especialidade, pós-graduação, mestrado, doutoramente, etc...o que há para comparar?! A comparação é limitativa, diminuta e sinónimo de ignorância, contudo, numa coisa devias ser iguais aos médico: ser unidos e lutarmos honestamente pelos nossos ideais. Coisa que ainda não fizemos. Ana Severina
 
Quantos médicos internos de MGF ou outra especialidade ganham neste momento este salário base?
Resposta= 0 (zero)

Este valor corresponde a um valor de dedicação exclusiva que nenhum tem ou pode ter.. Portanto este post era para que mesmo? Atirar areia para os olhos dos outros?
 
Pois é, é possível que em milhares de internos de especialidade haja uma meia dúzia (no máximo) a auferir esses valores, em locais especialmente carenciados. Um interno complementar, com 26 anos de idade, aufere cerca de 1350€ líquidos (e fica com um vencimento semelhante até ao final da especialidade aos 30).
O vencimento de um médico com 54 anos e 30 de Serviço (35h sem dedicação exclusiva) é de 1700€ líquidos, se não tiver horas extraordiárias.

Os médicos internos complementares trabalham pouco? Mentira, mas isso não interessa nada. Façam o vosso trabalho bem feito, não deixem para outros as vossas competências, executem-nas com brio e profissionalismo, deixem para outros as suas competências e serão certamente valorizados.
 
Trabalho num hospital como informático... apenas digo que oiço muitos enfermeiros falar mal dos médicos e nunca assisti a médicos falar mal dos enfermeiros. Sei do que falo, acho que os enfermeiros sofrem de uma doença chamada inveja!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!