sábado, outubro 09, 2010
Outros horizontes...
"O Ministério da Saúde já se reuniu com a Fundação Champalimaud para estudar a criação de um protocolo que permita que o novo centro de investigação privado possa trabalhar directamente com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) (...)"
"(...) Maria Augusta Sousa, Bastonária dos Enfermeiros, espera que esta seja uma oportunidade (...) de envolver os Enfermeiros na prestação de cuidados num centro de excelência. "Espero que haja um conjunto de Enfermeiros que venha para aqui trabalhar. Temos profissionais com muita experiência nesta área e que podem partilhar o seu conhecimento, tanto na Oncológica como nas Neurociências", disse." link
Comments:
<< Home
Eu tb espero...Já agora, por acaso a Senhora Bastonária não conhece "algum desses profissionais"'?! É que por coincidência ou não, é das áreas onde são necessários muitos "pareceres". Mas não como uns que eu conheço, com "sabor" a "seminários"! Não é anticlericalismo (muito menos primário)!
Acredito que haja alguns enfermeiros bastante competentes em enfermagem oncológica, que adquiriram essa competência com grande esforço formativo, incluindo o de carácter autodidacta. Mas, como só há muito pouco tempo surgiu uma pós-graduação em enfermagem oncológica, naturalmente que esses profissionais, destituídos do título profissional que mereciam, passam geralmente despercebidos e desaproveitados. É o desastre da inexistência em Portugal , durante décadas e ainda hoje, de formação pós-graduada em enfermagem verdadeiramente adequada às necessidades dos cidadãos. A área da oncologia é apenas um exemplo. Lembremo-nos das doenças crónicas (e em especial da diabetes mellitus), da área da enfermagem em nefrologia, da enfermagem em ortopedia ou da enfermagem na prevenção e tratamento de feridas.
Enviar um comentário
<< Home