quinta-feira, outubro 21, 2010

Governo/MS: Portugal, país de outro planeta.


"Emergência Pré-Hospitalar: novos técnicos custam o triplo dos Enfermeiros" link

Não há um único país no mundo que - havendo Enfermeiros disponíveis e suficientes para o efeito - tenha recorrido à criação de uma classe de Técnicos, mais baratos. A história ensina que sempre foram uma alternativa à escassez de profissionais diferenciados. 
Podemos constatar isto, actualmente, em vários países, sobretudo na Europa, onde os Enfermeiros cada vez mais assumem um papel preponderante no Sistema Pré-Hospitalar. A Holanda, por exemplo, dispõe de Enfermeiros na "rua" e apresenta um dos melhores outcomes do planeta Terra!
Temos um Governo/Ministério da Saúde desconhecedor, incompetente, mentiroso, sem  estratégias definidas nem uma espinha dorsal operativa, onde imperam medidas avulsas, obsoletas, descontextualizadas e desprovidas de qualidade! 

Comments:
Boas

Isto esta no relatório do Concelho Europeu de Ressuscitação:

Reanimação pré-hospitalar Operacionais do SEM Há diferenças consideráveis na estrutura e processo dos siste-mas de Emergência Médica (SEM) através da Europa. Há paí-ses que adoptaram um modelo baseados quase exclusivamen-te em paramédicos / técnicos de emergência médica (TEM) enquanto outros incorporaram médicos em maior ou menor grau. Os estudos indirectos comparando resultados da reanimação entre sistemas com médicos e outros são de difícil interpretação por causa da enorme variabilidade entre sistemas, independen-temente da presença de médicos.23 dada a inconsistência dos dados, assume-se que a inclusão ou não de médicos nos sistemas de emergência pré-hospitalar para resposta a PCR depende em larga medida das políticas locais.

Pagina 26

Onde estão os Enfermeiros????? nem o CER sequer menciona o noem enfermeiro para comparar o trabalho no pré-hospitalar, onde estão os fabulosos e unicos salvadores do mundo???

O CER que tenha cuidado ou as Ordens ou os Sindicatos dos Enfermeiros tambem os atacam!!!

Abraço
 
Continuem a insultar-nos que cada vez nos unimos mais.

TAE
 
Exmos. Srs;

Uma formação mais cara não significa que a longa prazo esse dinheiro não seja recuperado nos futuros ordenados destes futuros TEPH. Sim, porque não acredito que o salario que vão auferir no fim do mês seja igual ao de um enfermeiro. (penso que não será, mas que também não deverá ser!).

Alguma preparação terão. Não poderão dizer que serão uns "pequenos asnozinhos" que andarão a arrastar-se por ai. Mas a verdade é que existe muito enfermeiro na incubadora que em breve andará nas ruas porque não tem emprego, aproximadamente 50% até 2020 não serã absorvidos pelo SNS... mas a verdade é que um enfermeiro no pré-hospitalar fica mais caro. E estes Srs (que nos governam) entendem que podem ser substituidos (os enfermeiros) por "uns fazem de tudo um pouco".

"competências semelhantes às de um médico, de um enfermeiro e de um técnico de cardiopneumologia."

Vêm?

Este pais está a tornar-se em algo verdadeiramente hilariante!!!

Cumprimentos
 
Que maravilha de noticia.
Maravilha para os TAE...
Continuação de bom trabalho DR lol
 
o novo presidente do inem vai acabar com eles.
 
MAS EXISTE MINISTERIO DA SAUDE EM PORTUGAL???EXISTE SIM É O "MISTERIO DA SAUDE" ONDE TUDO OU É VIRTUAL OU FICÇÃO....PAIS DE MERDA QUE TEMOS...
 
pois ...penso k de facto é só mais uma medida regressiva destes governantes (atençao que a sra Ministra é medica)!!

Ps: qd escrevem devem identificar-se se faz favor!!
 
Srs. TAE e Afins - Diz-se cada disparate ...

Mas alguém dúvida que os futuros técnicos de emergênca serão sempre enfermeiros?

Com a quantidade de enfermeiros existentes, muitos desempregados, alguns a tirarem cursos e mais cursos (incluindo pós graduações e mestrados) em emergência... mas ... quem é que vai conseguir entrar para técnico? Os enfermeiros, claro ... Ficam contentes por terem um nome diferente, é?

O governo só quer mesmo é baixar os vencimentos ...

Este país é uma anedota monumental ...
 
é mais caro é melhor
 
De passagem, recordei-me do Decreto do Presidente da República n.16/2008 de 13 de Fevereiro, nomeadamente o artigo 4º:
1 — São atribuições das associações públicas profissionais,
nos termos da lei:
a) A defesa dos interesses gerais dos utentes;
b) A representação e a defesa dos interesses gerais da profissão;
c) A regulação do acesso e do exercício da profissão;
d) Conferir, em exclusivo, os títulos profissionais das
profissões que representem;
e) Conferir, quando existam, títulos de especialização
profissional;
f) A elaboração e a actualização do registo profissional;
g) O exercício do poder disciplinar sobre os seus membros;
h) A prestação de serviços aos seus membros, no respeitante
ao exercício profissional, designadamente em relação
à informação e à formação profissional;
i) A colaboração com as demais entidades da Administração
Pública na prossecução de fins de interesse público
relacionados com a profissão;
j) A participação na elaboração da legislação que diga
respeito às respectivas profissões;
l) A participação nos processos oficiais de acreditação e
na avaliação dos cursos que dão acesso à profissão;
m) Quaisquer outras que lhes sejam cometidas por lei.
Quem acredita ainda na Ordem dos Enfermeiros e das "pré-candidaturas" anunciadas?!
Fico-me com a sensação que existem na Enfermagem "notáveis" "institucionais e instituciolizados," que tem como objectivo prioritário, justificar a sua existência!
 
Ai que até me deu cólicas, só em pensar que poderei estar um dia nas mãos desta "gentinha" !

Mas está tudo louco neste país?
 
"mas ... quem é que vai conseguir entrar para técnico? Os enfermeiros, claro ..."

Deve ser por isso que ficaram tantos enf de fora nos ultimos concursos para TAE

Tenho Dito
 
Caro DE, o seu último parágrafo descreve na perfeição a classe de enfermagem.
É uma pena ver os enfermeiros serem humilhados...
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Estou cansado do INEM, será que não dá para perceber que a nossa carreira e o nosso mundo não se rodeia a volta do INEM. Eu como enfermeiro, e gosto do que faço, sinto que se fala muito pois são pessoas tristes e frustradas. Parem de falar da porcaria do INEM e pensem na ENFERMAGEM. Que povo mesquinho este.
 
Epá, acho bem que vocês enfermeiros se dediquem exclusivamente àquilo que deve ser a enfermagem pura e dura e se deixem de brincar a outras profissões achando que também são psicólogos ou assistentes sociais ou fisioterapeutas e por aí fora.
 
Lá vamos nós outra vez...vira o disco e toca o mesmo!
Criticaram o estudo feito pelos TAE mas este "estudo" por parte da OE é mesmo muito bom não existem dúvidas!!! Façam vocês as contas e vejam o quanto ridículo são estas afirmações...

"http://tecnicoambulancia.blogspot.com/2010/10/o-desespero.html"

TAE DRC
 
Não querem pentear cabelos e cortar unhas? Para isso é preciso um enfermeiro, mas para EPH não, um técnico com uma formaçãozita manhosa já serve; afinal o que é uma vida humana comparada a um cabelo bem penteado e uma manicure bem feita??
 
A OE tem razão! Basta para tal acompanhar o seguinte raciocínio:
1. numa primeira fase o INEM vai ter de uniformizar os conteúdos pedagógicos de TAE/TOTE o que quer dizer que todos os TAE vão fazer o curso de TOTE e os TOTE que ainda não são TAE vão realizar os 3 cursos que lhe permitirão ser TAE.
2. se tiver em consideração o valor que o INEM (tabelado) paga por hora numa formação deste nível (nível 3) e multiplicando pelos operacionais actuais verá que só nesta primeira fase - fase embrionária para TEPH - o custo para o INEM por TAE/TOTE uniformizado é quase 3x superior ao custo por Enfermeiro-SIV.
3. a estes valores ainda vão acrescer os valores pagos por mais 1000h de up grade TEPH. Pagos por quem? Ainda não se sabe. Mas, caso este esquema avance e tendo em consideração o pacote formativo e as certificações previstas e exclusivas a algumas escolas superiores deste país, o INEM será obrigado a pagar as restantes horas aos seus profissionais. Goste-se ou não, moralmente é justo.
4. o custo total desta estratégia que não beneficia ninguém e em última análise só prejudica os direitos laborais destes profissionais, era mais que suficiente para abrir as 12 SIV que faltam no país.

Saudações
Miguel Oliveira
 
DRº Enfermeiro dê a cara. Continua a espicaçar as mentes do pessoal mas dar a sua cara para quando? é que dar bytes no blog muita gente o faz.......
 
"A Holanda, por exemplo, só dispõe de Enfermeiros na "rua" e apresenta um dos melhores outcomes do planeta Terra!"

Exmo. DE, permita-me que lhe pergunte onde foi buscar a informação para proferir tal afirmação? "um dos melhores outcomes do planeta Terra!"???!

Cumprimentos.
J.
 
Sr. Anonimo das 10:30;

Gostaria que me explicasse o que é; "enfermagem pura e dura"?

Sabe, não sou enfermeiro, mas lido com estes profissionais todos os dias.
Estes profissionais de saúde, possuem um conjunto de informação e conhecimento que sinceramente, bem ou mal formados, pelas melhores ou piores escolas de enfermagem deste pais, tem uma melhor capacidade para adquirir novos conhecimentos na area do pré-hospitar do que qualquer outro individuo armado em pseudo-enfermeiro ou "paramédico"! Ou a melhor "técnico de cardiopneumologia"??!!. LOL
 
A Enfermagem "pura e dura" dedica-se a campos como a psicologia,trabalho social e terapia entre outros...ainda não percebeu que Enfermagem é a arte do Cuidar?
Quem não sabe o que é Enfermagem não opine por favor!
 
Opa para quando um blog "Dr. TAE"??? hilarious...

Emanuel Soares
 
curioso, agora a ordem preocupa se com os gastos em formacao? Entao vejamos, quanto custa um curso de siv ou sav para os enfermeiros, q nao gastam dinheiro nenhum com esta formacao, e oferecida pelo inem, quanto custa? Quanto vai custar aos tae a formacao dos teph? Ah de relembrar q vai ser paga por estes e nao pelo inem... Ja agora quanto custa ao inem ter enfermeiros a fazer de gestores de nada? Quanto custou ao inem andarem a fazer d telefonista? Vale a pena pensar nisto!
 
Sr. anonimo das 9:39;

Então os enfermeiros devem, portanto, dedicar-se a serem psicologos, assistentes sociais, fisioterapeutas e etc...Sabe que há licenciaturas de 4 a 5 anos para tais efeitos???? Sabe disso não sabe?
Sabe uma coisa? Saia da idade do armario. Defina-se como enfermeiro e deixe para os profissionais dessas areas o trabalho especializado. Deixem de ser como muitos que dizem saber de tudo um pouco, mas que de pouco ou nada sabem!

"Arte do cuidar"? Não se dizem uma ciencia? Com conhecimentos cientificos e fundamentados na evidencia??? Pelo amor de Deus, diga-me onde é que fica a arte no meio disto tudo? "Arte"? Os artistas é que produzem arte, não os enfermeiros.

Deixem-se de conceitos barocos e definam-se como profissionais de saude. Deixem-se de malabarismos artisticos que até mete dó.
 
Blá, blá, blá... os TEPHs são inevitáveis e a melhor situação para evoluir o PH... a especificidade é sempre vantajosa cambada de ignorantes, parecem aqueles burros que se coloca a pala no olho para só verem naquela direcção.. Para que existem especialidades em enfermagem? Não é para trazer vantagens a uma determinada área? Agora a licenciatura em enfermagem é obsoleta na área do PH, e vejamos os mais tenrinhos é que andam em SIVs, e muitos ainda se atrapalham com um plano duro, uma coquille, uma maca...reformulem a enfermagem! E parem de andarem a brincar aos reizinhos ou doutorzinhos... vocês não são os donos da saúde em Portugal. Ainda bem que há um vasto leque de profissionais cada vez mais específicos, só assim se pode ser bom nalguma coisa. Tenho dito!
 
Este drama todo a volta da EPH é o resultado da entrada nas escolas de enfermagem, não de futuros enfermeiros, mas sim de aspirantes a "mini-médicos" que viram na enfermagem uma alternativa à desejada Medicina. A EPH é talvez a área onde um enfermeiro se consegue sentir "mais médico", daí a enorme preocupação do DE com este tema...

Repare-se que nunca aqui vi post nenhum preocupado com a higienização dos doentes, com a alimentaçao de doentes,com os verdadeiros cuidados de enfermagem... Agora sobre EPH, prescripção e ECD não faltam... Triste sina a vossa!
 
caro doutor enfermeiro,

tem consciência que IMENSOS enfermeiros recém-licenciados concorreram para concursos de TAE e foram autenticamente eliminados no item de avaliação: `avaliação curricular`?
Nem sei o que pensar. Mas vendo bem, de facto os bombeiros merecem mais exercer a profissão de TAE do que jovens enfermeiros recém-licenciados certo?
Concordam?

Um abraço.
Luzzier.
 
E já esta feito.

O ordem reuniu com o INEM e as SIVs lá vão para o INTRA-Hospitalar.

Aì é que os sr.drs. enfº podem ser médicos, não andam a chuva, nem a carregar os velhos do 5º andar, é só receber o doente da urgencia basica, o burro do TAE empurra a maca, o Enfº acompanha o doente lá trás ( se quiser ) depois entrega o doente na urgencia médico-cirurgica, e fica no paleio com os colegas, enquanto que o macaco do TAE vai para a ambulância fazer a maca.

Perfeito, já são mesmos uns DOUTORES.

E o PH é feito pelos desgraçados dos TEPH, com o 9º ano que continuam a matar indiscriminadamente as pessoas, como tém feito nos ultimos 20 anos como TAS.

LOLOL.

Abraço
 
Luzzier.
Sim claro... os enfermeiros que estao no INEM como TAE pensam de igual forma... ou nao!
 
Estes TAE's que vêm para aqui mandar postas sobre os enfermeiros quererem ser mini-médicos são uns tótós de primeira... Mas quem é que quer usurpar funções atualmente atribuídas aos médicos E aos enfermeiros? Não são os tais TAE's? Afinal quem é quer quer ser mini-médico ou mini-enfermeiro? Quem é que anda a frequentar os blogs de enfermeiros? Amigos, a vossa sorte é ainda termos muitas ovelhas negras no meio do rebanho que provocam a desunião e alguma descridibilidade da enfermagem, senão não arrebitavam cachimbo, não...
 
Não quero cá entrar em discussões da treta. Mas houve ali alguém em cima que disse que não havia outra área em que o enfermeiro se sentisse mais "médico" do que no EPH o que não é verdade... Existem outras áreas em que o enfermeiro tem bem mais autonomia nomeadament nas ECCI e em grande parte da RNCCI, que é quase da total responsabilidade dos enfermeiros...
Quanto à briga pelo lugar no EPH não partilho da opinião de que deva ser para os enfermeiros, a EPH é algo bastante básico em que a actuação é praticamente protocolada é um desperdicio ter enfermeiros a trabalhar nesta.
Seguir protocolos qualquer um segue, agora fazer uma avaliação global de uma pessoa e conseguir planear cuidados com base nessa avaliação já requer algo que os enfermeiros há muito adquiriram...
 
Formação de TAE:
1- Condução de viaturas;
2- Transporte de macas (ambulancia, local do incidente e vice-versa);
3- Colaboração nas transferências dos doentes (local do incidente, maca);
4- Ligar e desligar aparelhos;
5- Limpar ambulâncias e macas;
6- Revisão sobre os 5 pontos anteriores.


Será que não chega?

Abraços, aspirantes a qualquer coisa
 
Enfermagem é a arte do cuidar????lololol Oh "anónimo" essas tretas básicas dão-se no 1º Ano de enfermagem...ainda não evoluiu nos seus conceitos??
 
Oh meus deuses que tanto sabem, que tanta ciência produzem neste blog, que tanto conhecem do paradigma pré-hospitalar, que tanta asneira dizem, uns e outros... sim uns e outros, enfermeiros e TAEs que continuam sem entender que são todos necessários a um SIEM organizado, comtemporâneo e profissional, que há espaço para que todos cresçam e apareçam a desempenhar cada vez melhor as funções para que estão talhados. deixemo-nos de tretas e trabalhemos todos juntos em prol dos cidadãos que são o único e simples objectivo da nossa singela e insignificante existência... e sinceramente... eu como interventora do cenário pré-hospitalar é isto que vivencio, trabalho de equipa em prol dos que de nós necessitam. já agora e esclarecendo... o que os "tontos" coments anteriores devem querer dizer é INTER HOSPITALAR, é que Intra hospitalar é uma coisa diferente do conceito que quiseram enumerar... E sim, uma intervenção e responsabilização a nível do transporte INTER Hospitalar também será uma área a ter em atenção neste país, seja essa responsabilidade atribuída a quem for.
As melhores saudações na emergência.
CT (Enfermeira)
 
De: Medico8

Afinal há um enfermeiro que sabe o que faz e para aquilo que foi formado, CUIDAR!! Os enfermeiros são formados para cuidar!! Os TAE`s mesmo com a formação basica que lhe chamam, são formados para SALVAR... No Hospital cuida-se logo existem enfermeiros,não TAE`s. Na rua SALVA-Se, dai existirem TAE`S e formarem-se TEPH. Iremos trabalhar na rua como sempre fizemos, não vamos roubar a nenhum enfermeiro no Hospital. Para exemplos de enfermeiros na rua, falam sempre e apenas na Holanda, não tem mais exemplos? E nos países onde existem paramedicos, a taxa de mortalidade e morbilidade é maior?? Gostava que me apresenta-se estudos cientificos onde se baseou para estas declarações. Argumente e não cuspa apenas para o ar....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!