domingo, outubro 03, 2010

TAE's a fazer "estudos" dá nisto...

... erros técnicos e conceptuais, inviesamentos metodológicos, ou, como diz o povo... "asneira grossa"!

"As ambulâncias do INEM transportam centenas de doentes não urgentes. Uma análise aos serviços de três ambulâncias do Grande Porto revela que metade dos transportados pode aguardar uma hora ou mais para ser atendido na Urgência do hospital.
O estudo realizado por Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE), no primeiro semestre deste ano, em três ambulâncias da Área Metropolitana (Porto, Matosinhos e Maia) concluiu que em 52% dos casos os utentes transportados recebem pulseiras azuis, verdes e amarelas quando chegam ao hospital." link

Excelente análise deste "estudo" (podemos chamá-lo assim?), aqui.

Comments:
Agradecia que lesse o email que lhe enviei. Obrigado
 
É um estudo da treta, claro...

Mas esperavam o quê?...
 
Obrigado por nos continuarem a unir cada vez mais, e a limpar-vos dentro da NOSSA casa.

O Dr. tem sido uma fonte de ajuda indescritível na união de todos os TAE em torno de um objectivo, a carreira.

Muito obrigado.

E já agora a vossa carreira? A remuneração? O presidente da república já chumbou o diploma? E as vagas nos hospitais? E nos centros de saúde? E nas clínicas? E os duplos e triplos empregos? E as vagas nas faculdades? e a perda de competências para outros profissionais dentro dos locais onde já trabalham há anos? E.... Poderia continuar, mas TAE são a causa da desgraça da enfermagem em Portugal, deveria ter vergonha em enxovalhar as pessoas assim, pois só demonstra o tipo de pessoa que é.

TAE/DRC
 
Obrigado por nos continuarem a unir cada vez mais, e a limpar-vos dentro da NOSSA casa.

O Dr. tem sido uma fonte de ajuda indescritível na união de todos os TAE em torno de um objectivo, a carreira.

Muito obrigado.

E já agora a vossa carreira? A remuneração? O presidente da república já chumbou o diploma? E as vagas nos hospitais? E nos centros de saúde? E nas clínicas? E os duplos e triplos empregos? E as vagas nas faculdades? e a perda de competências para outros profissionais dentro dos locais onde já trabalham há anos? E.... Poderia continuar, mas TAE são a causa da desgraça da enfermagem em Portugal, deveria ter vergonha em enxovalhar as pessoas assim, pois só demonstra o tipo de pessoa que é.

TAE/DRC
 
Eu também acho que no Porto deviam receber todos pulseiras AZUIS ...
Já não há respeito!!

Este "estudo" cheira-me a encomenda do Pizarro !!!

Quanto ás conclusões!!??
Querem o quê?? Que os doentes que não corram risco de vida sejam encaminhados de autocarro ou de táxi!?
Ou querem fazer a triagem de Manchester no local, colocar a pulseira adequada e fazer o doente esperar até 1 hora!?

Tenham paciência!! Assim ninguém aguenta...
 
O estudo está fácil de ver que ninguém lhe dará crédito...

Preocupa-me o facto de permitirem a estes iluminados da investigação andarem a transportar pessoas doentes!! :-(
 
Mas quem são os T.A.E. para fazer estudos? Aprenderam alguma coisa sobre tratamento de dados estatísticos? Aprenderam alguma coisa sobre aleatoriedade, sobre desvios padrão, variâncias, etc.? O STAE é o novo INE!? Meu Deus, qualquer dia andam os talhantes a fazer estudos entre o consumo de carne bovina e as diverticulites...
 
Caro DE sou enfermeiro tb não aprecio os TAE no entanto temos que nos centrar na nossa profissão e ignorar os nabos.
A nossa luta é outra uma Ordem Enfermeiros para os Enfermeiros e não apática, conivente com as escolas e professores de enfermagem, demagogos da "ética deontologia".
Lutar pela dignificação da carreira perante a comunidade e correspondente licenciature que deteos há mais de 10 anos. Pois o sindicato (SEP) anda de mãos dadas com o governo e ministério da saúde.
 
"Este "estudo" cheira-me a encomenda do Pizarro !!!"


Estava a ver que ninguém dizia nada...
 
Sr. Anonimo das 11:14;

O Doutor enfermeiro reflete um tipo de atitude para com outros profissionais da saúde (técnicos de farmácia, TDT's, TAE...) que critica, precisamente, nos médicos. Não perde uma oportunidade para rebaixar e diminuir, classes sobre as quais não tem competencias para avaliar.

O Doutor enfermeiro não passa de um espelho daquilo que são os enfermeiros em Portugal.

Entende que pode "avaliar" tudo e todos. Houve uma vez um que disse que era mais fácil um enfermeiro avaliar o trabalho de um médico que o médico avaliar o do enfermeiro. Só mesmo um idiota é que diz uma coisa desta. Afinal qual é a finalidade do enferm. avaliar o médico? Se nem a eles proprios estão interessados em se avaliar (boicote à formação dos novos alunos - como se eles tivessem culpa da vossa inoperancia politica e interventiva)

Dizem-se preparados para tudo, mas esse é o primeiro sinal daquilo que não sabem.

P.S. Muitos destes TAE tem cursos superiores cujo o tratamento de dados estatísticos, o conhecimento sobre conceitos como aleatoriedade, desvios padrão, variâncias... são muito mais desenvolvidos do que em muitos cursos de enfermagem (leccionados em muitas universidades de xáxa deste pais).

Todo este vosso auto-bajulamento, permite que hoje se veja e se ouça da boca dos enfermeiros autenticos atentados ao respeito por outras profissões na area da saude. Afinal o enfermeiro também gosta de rebaixar e humilhar outros para se sobressair. O vosso problema é que a população "curte" o enfermeiro, mas não o vê assim com tanto conhecimento como vocês querem aparentar ter. E na minha opinião, só mesmo o enfermeiro metido em tudo é que pode pensar, com o cerebro pequenino que possui, que pode dominar todos os campos da saude ... incrivel.

Se não gostam daquilo para o qual estudaram, não percebo o porquê de "tanto orgulho" ou "melhor profissão do mundo". Afinal andam todos atrás daquilo que, precisamente, não podem fazer!
 
Mas os srs leram o estudo?
Lógico que não.

Ah, má publicidade tamb´me é publicidade.

OBRIGADO...
 
Queria só dizer que não tinha por intenção denegrir ninguém nem fazer ataques pessoais.

Limitei-me a dar a opinião sobre a notícia. Em lado algum se ouviu uma referência que seja a TAE's. Simplesmente e tão só à metodologia do estudo.
 
Mas como é que analisa a metodologia do estudo se NEM SEQUER O LEU????

Explique-me!
 
É um estudo descritivo em que se retiram conclusões que nunca poderiam ser retiradas dos dados extraídos.

Isso assim não é investigar mas sim fazer política.

Os dados estão expostos no blogue TAE.

As conclusões do estudo não podem ser diferentes consoante a pessoa que o lê. Isso diz muito sobre a concepção do mesmo.
 
E acho muito bem que se investigue este tipo de coisas mas tem de ser bem conduzido senão invalida a "coisa".
 
Para um estudo "mal feito", "cheio de erros", "É um estudo da treta"... está a deixar muita gente ansiosa! já agora não se escondam por de trás de nome Anónimo Dêem a cara!!! É pela falta dessa coragem e determinação que isto não avançou mais cedo! Há 12 anos que essa dita licenciatura exista, mas, não passou de mera acreditação académica! profissionalismo vejo pouco e cobardia e intriga vejo muita!!! lol ... Abraço Jorge Costa TAE Norte
 
O Sr Jorge Costa, veja lá quantos colegas seus TAE´s se identificam neste Blog? Por isso a cobardia e "valentia" no anonimato começa em voçes!

Pois na rua quando trabalhamos juntos não vos vejo com tanta coragem...são mansos e pouco interventivos
 
Oh João Vaz é por essas bocas como a que mandaste que quando é preciso o enfermeiro na ambulância eu como Tripulante não condutor, me recuso a levar a VMER para o hospital ou então quando tem furos e a tripulação são duas mulheres, uma medica cheia de pica e uma enfermeira de nariz empinado...
Resultado ficaram a pé no meio da rua á espera de reboque porque a enfermeira supra sumo não sabia mudar o pneu.

Quem quer respeito tem que saber respeitar e nessa matéria a classe de enfermagem é muito fraquinha!
 
Adorei a escolha da imagem do post...

xD...

Cumprimentos,

Vítor Oliveira
 
Para se TAE é preciso a 4ªClasse ou o 9ºAno.....??!!!
 
Caros amigos investigação é uma palavra usada e abusada, este "estudo" não o é apenas porque a basae é errada, para fazer investigação e extrapolar é necessário determinar uma amostra expandível para a população este "estudo" não o faz portanto o que pode dizer é que das ambulâncias observadas ... etc. mais nada extrapolar para o INEM é caro estratega uma falta de capacidade de fazer análise estatística e de investigação se quiser discutir investigação marque a hora e o local que eu ensino...
 
Sr Joao Vaz, se quiser posso explicar o anonimato dos meus colegas, mas nem vale a pena perder tempo.

Quanto a na rua sermos "mansos" e "pouco interventivos", se calhar está a rever-se nessas palavras.

Se está a querer dizer que não fazemos, participamos etc com VMER no local, isso é um tema que pode dar "pano para mangas", se o diz quando actuamos sozinhos, acaba por ter razão.
Não fazemos mais porque até aqui fomos sempre barrados pelos enfermeiros, mas também isto dá pano para mangas.

O certo é que o Sr. Magistral comentou, criticou etc, o estudo ANTES deste ter sido publicado no referido blog, e depois já vem dizer que afinal estava a criticar a notícia.

De politicos estamos nos fartos

Cumprimentos
 
Sr Enf João Vaz:
"Pois na rua quando trabalhamos juntos não vos vejo com tanta coragem...são mansos e pouco interventivos"

Em primeiro lugar: tenha mais respeito porque “mansos” são os animais! Essa afirmação vindo de um profissional de saúde é triste…
Em segundo lugar: se os meus colegas são pouco interventivos quando o Enf João está de serviço é porque talvez já conheçam bem o seu feitio de entreajuda, então deixam-no “brilhar” não querendo problemas com o Enf…também poderá significar que têm respeito pelo seu trabalho, mas aposto que se quiser ajuda eles o ajudarão sem problemas nenhuns. Afinal não passamos de “segura soros” para alguns mas também podemos ser (e somos) uma mais-valia no terreno;
Em terceiro lugar: na minha zona TAE´s e Enf´s formam uma boa equipa, em casos graves os TAE´s necessitam do Enf. e Médico, como eles também necessitam de nós. Pois aí reside o problema para estes lados, aqui os Enf. acham-se os supra sumos em tudo e que sozinhos faziam tanto o intra-hospitalar como o pré-hospitalar;
Em quarto lugar: a vossa preocupação deveria ser a carreira de enfermagem, salários, rácios e etc…parece que os TAE´s são o problema principal do desemprego na enfermagem.
Em quinto lugar: se o pré-hospitalar fosse inteiramente de Enf´s só lá estariam as CUNHAS, tomem como exemplo o INEM que só entrava quem tinha conhecimentos. Também os lugares disponíveis caso esse cenário fosse real iriam ser ocupados por colegas vossos já com empregos assegurados, logo não iria resolver problema nenhum a nível de desemprego…
Uma vez um Enf disse neste blog que o principal problema da enfermagem eram os enfermeiros…concordo plenamente e vocês sabem bem que isto é verdade, se muitos colegas vossos deixassem de fazer triplos e duplos haveria mais lugar para os novos licenciados e já nem vou referir a área de formação porque aí é uma selva…
 
Sr. João Vaz sou mais um anónimo porquê? Talvez pelas mesmas razões que o provável candidato à ordem ainda não deu a cara e escreve, também no anonimato, neste blogue. Se traçamos o caminho pelo prisma da "cobardia" e "valentia" isso é transversal a todos os profissionais, ou os enfermeiros são imaculados? :)). E como saberá mansos e pouco interventivos pode ser coincidente com educados e assertivos o que até pode ser importante para objetivos honrosos que se pretende alcançar. Quem vos lê ainda pode julgar que sois uma classe faraónica e endeusada que jamais comete erros ou tudo o que reivindica é justo e não usurpação. Quanto aos outros devem vocês pensar..são os outros.
 
oh anónimo das 11:17 PM,

Davas uma coisa que eu cá sei na esquina para te por a VMER nas mãos...mas a na minha voces não tocam! levam-me ao hostpital e depois toca a levar-me a buscar a VMER...esclarecido?
 
Caro Rui,

"Quanto a na rua sermos "mansos" e "pouco interventivos", se calhar está a rever-se nessas palavras."

de maneira nenhuma...os já se esqueceu que lhe deu o curso? Ou já se esqueceu que já tenho mais anos de VMER que secalhar tem o senhor de vida..por isso esta carapuça não me serve meu caro!

Passe bem!
 
Caro "Eu"

está redondamente enganado...pois até esta palhaçada começar de TAE´s querem ROUBAR competências não havia ninguem que mais vos defendesse do que eu...quando digo "mansos" e pouco interventivos digo que na rua por mais que nós "puxemos" por voçes, simplesmente não desenvolvem...não vejo conhecimento, não vos vejo a estudar por fora para tentar saber mais...não há sumo cientifico nos TAE...apenas impera o saber pelo ver-fazer...e isto meus amigos não liga como uma classe que reclama quere pôr drenos toracicos, acessos, fazer medicação e o diabo a quatro...Pensem nos vosso colegas e depois digam-me que não tenho razão!
 
Caro "Eu"

Em relação a isto:
"Em quarto lugar: a vossa preocupação deveria ser a carreira de enfermagem, salários, rácios e etc…parece que os TAE´s são o problema principal do desemprego na enfermagem"

Volto a repetir..meta-se na sua vida! Uma coisa não tem nada a ver com outra!
 
Caro "eu"

"Enf´s só lá estariam as CUNHAS, tomem como exemplo o INEM que só entrava quem tinha conhecimentos."

Com isto voçê fez-me rir! Vai-me dizer que nos concursos dos TAE não cunhas para entrar? secalhar voçê entrou assim não?Diga-me quem é que eu descubro se sim ou se não...se tiver coragem claro!
 
Caro 1:41 PM


Quem nos acusou de covardes no anonimato foi o seu colega Jorge Costa...por isso não me critique pois só respondi ao seu colega...

Quanto ao Carísimo DE só não o conhece quem não interesse que conheça...para muitos ele nunca foi anónimo, mas sim muito bem protegido...a seu tempo saberá quem ele é...quando souber é que secalhar não vais gostar do que lhe vai acontecer à sua Carreira de TAE com os drenos entubações e coisas assim...pense nisto que não está longe!
 
ao anonimo das 11h17 que se recusa a levar a VMER.
ahahahahhhahahahhahahahahahhahahahah.
Tu recusas te?.ahahahahaahahahahahahahahahahahahahhaha.
tu fazes o quê?ahahahahahahahah
tu tinhas era um orgasmo multiplo, poderes por o cu no banco que fica atras do volante do VMER.
Mais eu até acho q pagavas para ir lá tras no logar do passageiro.
O teu trabalho é levar a equipa VMER ao hospital, e depois voltas a leva los onde ficou a VMER.
E se houver um furo, nao te preocupes a logistica resolve, nao precisamos que tu venhas com o teu magnanimo saber, trocar uma roda.
 
Enf João Vaz:
Os TAE querem “roubar” competências aos Enf´s? Então e o diagnosticar, medicar e etc que vocês defendem, não será “roubar” competências aos médicos? Pois…já não o será!
Não se esqueça que há bons e maus em todo o lado, acredito que existam TAE´s que não desenvolvem, ficam estagnados…como certos colegas seus que seguem o mesmo caminho, não se interessam pelo conhecimento mais além do curso! Mas está tão cego com essa raiva aos TAE que nem consegue ver isso…

Em relação às cunhas, tenho orgulho de ter entrado para o INEM (sem padrinhos, tios, vizinhos, primos e amigos apoiar) e pelo caminho ficarem Enf´s com cunhas (que nem tinham problemas em dizer nos intervalos das formações, quem eram e o que faziam). Eu dizer o meu nome? “…meta-se na sua vida! Uma coisa não tem nada a ver com outra!”
 
Sr Joao Vaz, quem me deu o curso NÃO foram só enfermeiros.
E os actuais cursos são dados maioritariamente por TAE’s.

Quanto a anos de VMER mais que eu de vida... tenho dúvidas, não sei. Mas mais anos de "rua" deve ter de certeza que eu.

Quanto as cunhas, descubra porque é que entrei, não foi por cunha de certeza.

Quanto á carreira... ainda não entendi porque estão tão contra uma carreira de PH, mas tudo bem.

Essas guerras de roubo de competências são coisas que não se percebem. O importante não é a vitima é quem tem que competências... Estou farto destas guerras e "disse que disse".
Aqui parecem cão e gato, e na rua é tudo aos abraços e beijinhos...
Sabem uma coisa? É tudo uma questão de hipocrisia.

A mim não me interessa se a competência de criar um acesso é roubada, cedida, copiada etc., das competências médicas, de enfermeiros de técnicos de laboratório ou da empregada de limpeza... o que importa é que se faça em prol da qualidade de vida dos utentes. A nossa prioridade não é grelha salarial. Não é protagonismo. É querer saber e ter capacidade para fazer.

Saber fazer e ser. Porque a vida é um direito.

Diz que na rua quando puxam por nós, não desenvolvemos... esse tipo de argumento comigo não cola. Sabe muito bem que, como em todo o lado, existem profissionais que se dedicam mais que outros, que procuram saber e querer saber mais do que aquilo que “lhes” dão.

No nosso caso, e falo em mim em concreto, procuro sempre saber mais do que me deram no curso (que o senhor insinua ser só administrado por enfermeiros).

Mas também posso dizer-lhe com toda a certeza, que mesmo sendo um simples TAE, e em algumas saídas com VMER estando a ver a equipa a cometer "erros" (porque acontece a qualquer um), quando eu abro a boca para “corrigir” (e quem sou eu para corrigir um médico ou enfermeiro), logo olham de lado, desvalorizando o que foi dito, mas passado uns segundos ou minutos logo corrigem o que estão a fazer, ou a deixar de fazer. Sabe o que se chama a isto?

Não é incompetência. Não é falta de saber. Não é denegrir ninguém. É TRABALHO EM EQUIPA, mesmo que não se goste de ser corrigido.

Sou humilde o suficiente para dizer que também já fui corrigido, e aprendo muito com o que vejo, mas depois procuro saber o porque de se fazerem determinados protocolos.

A isso chama-se QUERER SABER, porque eu não gosto de não saber.

Guerras? Não obrigado. Formação? Responsabilidade? Venha ela!

Cumprimentos
 
Grande pais o nosso, ninguém está contente com o que é...e desta forma só podem nascer NABOS E RABANETES...para não dizer BATANETES...OS COMENTÁRIOS DE ALGUNS TAEs ou que coisa é essa, os enfermeiros não devem descer ao nível deles, porque o nosso nível é incontestavelmente SUPERIOR...NÃO EXISTE FORMA DE COMPARAR O INCOMPARÁVEL...por mim podem ficar com o serviço de ambulâncias todo para eles...as funerárias agradecem...
 
Caro doutor enfermeiro, no dia em que tiver a coragem de mostrar a cara, ficará sem cabeça!

Cuidado...
 
Caro "Eu"

você disse:
"Os TAE querem “roubar” competências aos Enf´s? Então e o diagnosticar, medicar e etc que vocês defendem, não será “roubar” competências aos médicos? Pois…já não o será"

Eu sou defensor do seu a seu dono...mas neste caso ninguem quer ser mini-médicos...mas o que acontece é que existem procedimentos que são feitos por nós nos hospitais mas quem tem que assinar é o médico...não faz sentido se um procedimento que teóricamente é medico pk é ele que assina e somos nós que o fazemos... vou-lhe dar um pequeno exemplo:

As ferias somos nós enfermeiros que seleccionamos os produtos a aplicar nas mesmas e o médico nem as vê, nem as quer ver...mas no entanto em muitos casos tem que ser ele a prescrever os produtos...isto não é roubar competências é sim assumir legalmente aquilo que já o fazemos na prática...

e mais...quando falamos em adquirir novas competências que teoricamente é do médico...queremos faze-lo pk os médicos não chegam logo o doente perde e depois é porque já o sabemos fazer...

em relação aos TAE´s em roubarem competências aos enfermeiros não faz sentido, porque não existem carencia de enfermeiros para que exista a necessidade de formar outros profissionais com as mesmas competências...os paramédicos so existem em paises onde escasseiam enfermeiros e médicos..os restantes simplesmente existem técnicos!entendeu?
Imagine você que daqui a uns anos o senhor seria "hipotéticamente" paramédico e criavam uma carreia de auxiliares de paramédicos a ganhar menos e a fazer exactamente o mesmo que você, gostava? achava justo? ainda pior se houvesse colegas seus no desemprego?

Pense nisto!

Eu nao sou contra uma remodelação na vossa formação...apenas sou contra a que esta venha usurpar funções de uma classe que ainda por cima tem centenas de elementos no desemprego!
 
"Caro doutor enfermeiro, no dia em que tiver a coragem de mostrar a cara, ficará sem cabeça!

Cuidado..."


Voçê é tão manso tão cobarde que nem se identifica..por isso limite-se ao seu anonimato...veja la se se identifica e fica voçê sem cabeça...


Cuidado mauzão :o)
 
Caro RPG - DRN

você disse:

"Mas também posso dizer-lhe com toda a certeza, que mesmo sendo um simples TAE, e em algumas saídas com VMER estando a ver a equipa a cometer "erros" (porque acontece a qualquer um), quando eu abro a boca para “corrigir” (e quem sou eu para corrigir um médico ou enfermeiro), logo olham de lado, desvalorizando o que foi dito, mas passado uns segundos ou minutos logo corrigem o que estão a fazer, ou a deixar de fazer. Sabe o que se chama a isto?"


Dê lá um exemplo?falar para o ar é fácil!
 
Caro "eu"

então não me respondeu entram ou não entram TAE´s com cunhas? os vai-me dizer que só entram os Enfermeiros com cunha ;o)

Se não se identifica deve ter o rabo preso....
 
Para o anónimo das 12:09 que escreveu: "Caro doutor enfermeiro, no dia em que tiver a coragem de mostrar a cara, ficará sem cabeça!

Cuidado...".

Pessoas como tu é que não mereciam postar nem visualizar nada deste blog!

O tempo do Salazar já passou! Já agora cresça e aparece. E se continuar mal imigre para o Darfur.

Cumprimentos,

Vítor Oliveira
 
Quando li este estudo no JN até me atrevi a pensar em nabice, mas isso é coisa pouca.

Aqui não se trata de criticar os TAEs, trabalho com muitos diariamente e dentro das suas competencias, sabem fazer o seu trabalho. O que se trata aqui é de ter uma noção do que é um serviço de urgencia.

Este estudo apela a que se faça a triagem Manchester na rua, só pode.

E não estamos preocuados com a vossa carreira, este blog não é só posts sobre TAEs, aliás, este surgiu porque se percebe a preocupação da sua metodologia e intenção, são analisados critérios de urgência ao que a classe de Enfermagem se deve preocupar.

De tantos Enfermeiros que são TAEs, aposto que este estudo não terá sido feito por eles.
 
Caro "João Vaz", respondendo aos seus últimos comentários:

Desde há muito tempo que o pré-hospitalar era feito por TAS/TAT (bombeiros), os enfermeiros não faziam rua nestes tempos, então em 2004 foi criada a carreira de TAE para profissionalizar o pré-hospitalar, os enfermeiros passaram fazer VMER e ainda não existiam as SIV…ora bem…as VMER continuam ser tripuladas por enfermeiros, os HELI começaram igualmente ser tripulados por enfermeiros e as SIV é que vieram depois da carreira TAE ser criada.
Onde é que se criou uma carreira que tirasse o lugar ao enfermeiro?
Se os tripulantes tiverem um “upgrade” na sua formação/actuação (embora não concorde com certas competências) quem ganha é a vítima e não vão tirar o trabalho a nenhum enfermeiro, ou há enfermeiros no desemprego por causa das SBV?! Cada vez até há mais enfermeiros como TAE´s.
Infelizmente o desemprego em enfermagem é alto mas isso não é razão para acabar com uma carreira (TAE) ou travar a sua evolução e também não iria resolver a questão de desemprego.

Quanto a questão dos paramédicos não é tão linear como referiu, informe-se melhor e não adquira ideias do que os outros falam.

“então não me respondeu entram ou não entram TAE´s com cunhas? os vai-me dizer que só entram os Enfermeiros com cunha ;o)
Se não se identifica deve ter o rabo preso....”
Se há TAE´s com cunhas? Há…mas houve tanto enfermeiro boicotar outros enfermeiros no INEM devido aos “tachos” e aos “jobs for the boys”.
Rabo preso? Não tenho que provar nada a si ou dizer o meu nome, o próprio criador do blog mantêm-se no anonimato e outros usuários por isso dispenso esses desafios.
Vou responder-lhe com a mesma frase: “Volto a repetir..meta-se na sua vida! Uma coisa não tem nada a ver com outra!”
 
Gostava de perguntar aos digníssimos colegas e ao próprio DE uma coisa: que ganhos nos trazem este tipo de discussão??

Obrigado.
 
"Mas quem são os T.A.E. para fazer estudos? Aprenderam alguma coisa sobre tratamento de dados estatísticos? Aprenderam alguma coisa sobre aleatoriedade, sobre desvios padrão, variâncias, etc.? O STAE é o novo INE!? Meu Deus, qualquer dia andam os talhantes a fazer estudos entre o consumo de carne bovina e as diverticulites...

11:44 AM"

Como T.A.E. acho uma falta de respeito este tipo de afirmações.
Não, não sou licenciado em enfermagem, mas não deixo de ser licenciado e de possuir conhecimentos de tratamento de dados estatísticos!
percebo ou tento perceber os dois lados, no entanto, parece-me despropositado este tipo de afirmações seja de que parte for..
 
Caro "eu"

Você disse:

"Desde há muito tempo que o pré-hospitalar era feito por TAS/TAT (bombeiros), os enfermeiros não faziam rua nestes tempos"

Você está redondamente enganado...faço parte de uma Corporação de Bombeiros e como eu muitos colegas fazem EPH há mais de 20 anos.os enfermeiros no PH já vem do tempo do velhinho SNAS!
 
"Se os tripulantes tiverem um “upgrade” na sua formação/actuação (embora não concorde com certas competências) quem ganha é a vítima e não vão tirar o trabalho a nenhum enfermeiro, ou há enfermeiros no desemprego por causa das SBV?! Cada vez até há mais enfermeiros como TAE´s."

Caro "Eu" nada contra o "upgrade" dos TAE, agora se querem que no PH se façam procedimentos de Enfermagem então coloquem enfermeiros e não formem outros profissionais...entendeu agora como se tira o lugar aos enfermeiros? e mais já que existem tantos TAE´s enfermeiros e se o INEM quer que estes trabalhem como tal, então que lhes paguem como enfermeiros e ponham-nos a por a fazer esses mesmos procedimentos agora formar outros profissionais não!
 
"Quanto a questão dos paramédicos não é tão linear como referiu, informe-se melhor e não adquira ideias do que os outros falam."


Acha que estou mal informad? elucide-me então.
 
"Se há TAE´s com cunhas? Há…mas houve tanto enfermeiro boicotar outros enfermeiros no INEM devido aos “tachos” e aos “jobs for the boys"

Quanto a isto caro "eu" vou contar-lhe um segredo..ou talvez não. Os Senhores TOTE do CODU Norte travaram a entrada de novos TAE (TOTE) durante bastante tempo para ganhar rios de dinheiro em horas extras...está a ver os tachos como você disse também existem no vosso meio!
 
Enf João Vaz:
Que competências fazia na altura numa SBV? Procedimento de SBV, porquê o conceito SIV ainda não existia e outro material “fora do normal” não fazia parte da carga da ambulância! Basicamente era um TAS mas com conhecimentos superiores…sendo assim não vejo fisioterapia, nutrição, psicologia e outros cursos reclamar o PH para eles (porque também eram bombeiros)!

ATENÇÃO: As punções não são exclusivo de enfermagem, os Técnicos de Análises Clínicas também as fazem para retirar sangue e outras competências lá escritas são procedimentos médicos e não de enfermagem!

Excelente ideia a sua, ponham os TAE enfermeiros receber mais e o resto dos colegas ficam com o vencimento actual…boa maneira de criar conflitos entre colegas e equipas! Se a carreira ficar com as competências X, Y e Z todos fazem igual, todos auferem igual, porque são considerados TEPH e não ENFERMEIROS. Se o projecto SIV avançasse aí o vencimento concordo que seja diferente, porque já existe o posto de ENFERMEIRO.

O Sr. Enfermeiro já me ouviu dizer que os TAE e os TOTE são imaculados? Há cunhas nas três categorias, há bons e maus profissionais nas três categorias, há estagnação nas três categorias e etc…mas por aqui os Enfermeiros são imaculados, donos de todo o saber e isso não está correcto!

Não tenho fobia aos Enfermeiros, porque se o tivesse perdia grandes amigos meus, estou de acordo com muitas reivindicações vossas mas nas questões INEM-TAE-ENFERMEIRO já foram ditas aqui muitas barbaridades e insultos ilógicos…como também o que defendem não estar correcto em relação aos TAE.

Por mim dou terminada esta “discussão”, porque neste momento não passa de um bate boca.

Bom trabalho
 
Sr.º João Vaz

O Sr.º possivelmente faz VMER a muitos muitos anos e estagnou na sua mentalidade! Sabe porque lhe digo isto!? o sr.º so vê na sua direcção e incapaz de ver em seu redor! Certamente que é o maior do seu bairro e sabe muito sobre o inem, mas pergunto lhe directamente é funcionário do INEM? tem vinculo laboral directo com o instituto? Sabe que aqui ao lado já existe e esta em desenvolvimento e crescimento a area do PH por parte de técnicos? sabe que na Europa também se passa o mesmo? sabe que estes futuros TEPH podem exercer as suas funções legalmente sem o vosso apoio!? e sabe que ganha com isto tudo! A população!!!! não os Enfermeiros....
 
Que país é este onde os motoristas de ambulâncias tÊm tanto protagonismo no pré-hospitalar????
HAJA BOM SENSO
 
Anónimo 12:38 sabes tanto de pré-hospitalar como eu de física nuclear!!! Com comentários desses vê-se bem que não sabes o que te rodeia...
 
Quando ligamos o 112 vem uns meros motoristas socorrer-nos...estamos melhor se comprarmos logo um caixão...pior só em África!
 
obg pela publicidade...
 
Muito boa noite,

Quando se lêem comentários com conteúdo que colocam a classe de enfermagem face a denominação de TAE que ainda não é classe, só posso concluir que andamos todos a perder o nosso tempo com um discurso que não leva a lado algum. Só em Portugal nos podemos dar ao luxo de ouvir e responder a difamações para com a enfermagem. 1- Enfermagem não é só o que estes senhores vêem no curto espaço que entram numa instituição de saúde; 2- Das competências de um enfermeiro sabe e avalia quem tem legitimidade; 3- Carreira de enfermagem e decisões da saúde não são vosso assunto e nunca será, opinião dá quem quer, mas pelo menos se são tão letrados informem-se e depois tomem partido ou...vale mais estarem calados. 4- tentem criar competências de TAE que não estejam já legisladas como sendo de enfermagem, pois aqui, a lei distingue, e enfermagem tem um saber próprio; 5-De emergência pré-hospitalar preocupem-se com o vosso trabalho, talvez estejam no SNS e nomeadamente no INEM, porque ficam mais "baratos" ao estado! estudem política de gestão da saúde e logo descobrem porquê.
Posto isto meus caros senhores,preocupem-se realmente em construir uma "carreira" que seja com competências que não estejam atribuidas a outro grupo profissional, ou caso contrário é plágio...não vale copiar!Já que também têm curso superior, porque muito de voçês não trabalham na àrea que estudou? é o grande problema da entidade do licenciado português, não tem nota para entrar em nenhuma àrea da saúde..."TAE uma Carreira de Sonho feita de tudo e coisa nenhuma".
Sei bem quem voçês são e creio que têm capacidade para usar todo o vosso discurso, mas de outra forma: "em vez de entrarem em confronto com os outros grupos profissionais preocupem-se em realmente serem bons e em prestar um bom serviço à comunidade", pois na emergência a culpa do insucesso não é só de um único grupo profissional!
Se sabem tanto de estatística enganaram-se no concurso: deveria dizer no edital INE em vez de INEM! A licenciatura de enfermagem também inclui cadeiras da estatística e não só!!...e olhem que temos capacidade em avaliar um estudo de investigação...Informem-se que é a melhor forma de falarem a verdade.
Como em todas às àreas existem bons e maus profissionais, por isso não generalizem e não tentem denegrir uma classe da qual nada sabem.
Sem mais. Cumprimentos.
 
Caros senhores,

Já à muito tempo que tenho assistido a esta troca de comentários, que julgo com carácter de difamação. Como vivemos num estado de Direito é exigido ao cidadão o dever de se informar e falar com fundamentação.
Pois, se falamos de TAE que dizem ser muito letrados preocupem-se em escrever um estatuto com competências próprias e não façam plágio. Qual é a vossa preocupação com a formação de um enfermeiro? Qual é a Vossa? Porque razão muitos de voçês não trabalham na àrea que se licenciaram? Já que sabem tanto de estatística, revejam o edital do concurso: dizia INE ou INEM.
Quanto à profissão de enfermagem, 1- não têm competência nem para avaliar nem para formular pareceres sobre tudo o que lhe diz respeito, opinião cada um tem a que quer, mas já que são tão letrados informem-se e falem com segurança. 2- tentem encontrar competências próprias, pois a legislação relativa à carreira de enfermagem, de certo já a leram para tentar copias, ou melhor, dizer por outras palavras. O enfermeiro tem competência para avaliar trabalhos de investigação,ou os senhores não sabem que também temos formação nesta àrea. 3- Preocupação de um TAE deve ser realmente prestar um bom apoio em termos de emergência pré-hospitalar à comunidade, ou será avaliar outros. profissionais...perigoso isto. Só mesmo em Portugal para existir uma ambiguidade nesta àrea do saber.
Relembro ainda que o facto de estarem no SNS e nomeadamente no INEM, será para o grande contributo para a nação de reduzir os gastos em saúde. Vale a pena perceber um pouco de Política de Saúde, deixo-vos a consideração estudarem bem estas matérias e depois falarem de forma informada e exclarecida.
Se são assim tão bons preocupem-se em cumprir e executar as directivas de forma eficaz e eficiente,ou então dediquem-se à retórica.
As restantes questões são da responsabilidade das instância jurídico-legais, e essas decidem, não são os senhores.
Vamos debater as questões realmente necessárias da saúde, nomeadamente no que afecta o acesso dos meios aos doentes e vice-versa, e não estás lutas sem interesse. Gastem o vosso esforço em serem reconhecidos por isso.

Sem mais. Cumprimentos a todos.
 
..o pr9oblema é que somos agora mais que as mães..!

Uma vergonha é o que é!! Em 10 anos a quantidade de alunos formados aumentou 800% ?!?
Sacanice!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!