sábado, novembro 20, 2010

Aprovado aumento de quotas na Ordem dos Enfermeiros!



Acabou de ser aprovado (com a ajuda da presença dos Corpos Sociais...) na Assembleia Geral (AG) Extraordinária da Ordem dos Enfermeiros o aumento das quotas.  
Um acréscimo mensal de 2,52 euros (doravante será de 10 euros mensais (faseado): + 52 cêntimos em 2011, + 50 cêntimos em 2012, + 50 cêntimos em 2013 e + 1 euro em 2014)! 
O aumento das quotas foi uma proposta do Conselho Directivo da OE (levada à mesa de trabalho da AG) com um único voto contra: Enf. Germano Couto.
.
Relativamente à Assembleia, foi como já parece ser habitual: uma autêntica vergonha selvática. Há colegas que têm de compreender que a OE é uma Associação Pública cuja missão é dignificar e regular a profissão! Não é - como julgam! - uma corporação de interesses pessoais!

O Enfermeiro Germano Couto opôs-se à proposta afirmando que o ambiente actual financeiro, económico e social que Portugal atravessa é inoportuno para exigir um aumento de quotas aos Enfermeiros. Sustentou que a retribuição dos Enfermeiros encontra-se abaixo da média nacional dos restantes licenciados na saúde e que as medidas de austeridade já implementadas e a implementar em 2011 reduzem cumulativamente o poder de compra dos Enfermeiros.
Manifestou a sua indignação pela a ausência de um acordo de Carreira de Enfermagem digno e que motive os Enfermeiros, afirmando que é bem perceptível a desmotivação transversal e contínua dos mesmos quanto ao panorama da Enfermagem e saúde em Portugal. 
Defendeu também a possibilidade da Ordem dos Enfermeiros assumir financiamento das actividades nos próximos anos através de um plano de austeridade interno sem prejudicar em profundidade a sua actividade.
O Enfermeiro Germano Couto referiu ainda que o que está em causa não é apenas o valor proposto de aumento das quotas, mas acima de tudo, submeter os Enfermeiros a mais um esforço adicional, que, neste momento, é penoso e inadmissível!

Comments:
Se não fosse a 200 e tal Km de Coimbra, eu tinha ido votar contra! mas o meu magro ordenado nao me dá margem de manobra para este tipo de extravagância!!!
 
Quer dizer então que o enfº Azevedo e o DE votaram a favor, ou abstiveram-se ou abstiveram-se de lá ir...
 
Na página de SE pode ler-se...

"A quota que se paga à Ordem é mais que suficiente para a função que dela esperam os Enfermeiros, pois o seu papel é eminentemente nacional e intramuros.

Os Enfermeiros que gostam mesmo da sua arte devem estar presentes nesta Assembleia para impedirem o aumento da quota, pois também para eles está instalada a crise, entre todas as razões há mais a de não progredirem na carreira, desde 2005 e não sabem quando o vão conseguir."

Pois é sr enfº Azevedo. Vê-se...
 
Numa altura de crise nacional, mundial e da enfermagem, ainda temos gentinha capaz de expurgar um pouco mais os enfermeiros. Haja moralidade. Torna-se urgente limpar estes parasitas da enfermagem e dos enfermeiros...
 
Para quem disser que ninguém votou contra: lembrar que a votação a que o DE alude não é a da AG mas a decisão do CD de levar esta proposta a votação...
 
É obrigatorio pagar a Ordem?
 
NÃO HÁ REGRAS NÃO HÁ BOM SENSO NÃO HÁ MORAL,NÃO HÁ RESPEITO PELOS ENFERMEIROS.COMO JÁ AQUI FOI DITO NESTE BLOGUE A ENFERMAGEM SEMPRE FOI FORTE, RESPEITADA, ÚTIL E INFLUENTE NA SOCIEDADE PORTUGUESA,MAS ISTO SÓ ENQUANTO NÃO HOUVE OE.DEPOIS QUE FOI CRIADA A FANTOCHADA DA OE,A ENFERMAGEM ENCONTRA-SE EM QUEDA LIVRE,E SEM PARA-QUEDAS,QUE LHE AMORTEÇA A QUEDA.sra OE CONTINUE A EXPLORAR A CLASSE DE ENFERMAGEM,QUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE VAI SER O SEU FIM,POIS INSTITUIÇÕES AUTOCRÁTICAS E DÉSPOTAS,NÃO TÊM INTERESSE PARA OS ENFERMEIROS.
 
Eu etive lá, e sinseramente tive vergonha do comportamento de alguns membros da OE.
Tristeza...
O enf. Azevedo defendeu os enfermeiros como pode... A enf. Ana Rita Cavaco quase provocou um motin na AG, e o enf. Germano voltou a surpreender.
A "digníssima" Sra. Bastonária...surpreendeu e muito pela negativa.
 
Em que dia é a revolução? Isto não vai lá com Ordens nem Sindicatos. Isto só vai se forem os independentes a unirem-se. Chega de imposições de terceiros. Chega de nos pisarem...
 
ANÓNIMO DAS 9:19 É OBRIGATÓRIO... quem não pagar não pode exercer.
 
Quando afirmam que têm como missão dignificar e regular a profissão, têm de provar o que afirmam. Agora eu provo o seguinte, a regulação mede-se pelo numero de profissões que surgem todos os dias usurpando as competências que a OE diz que são dos Enfermeiros. Logo a regulação não passa de tretas.
A dignidade mede-se pela capacidade que eu como adulto e Enfermeiro tenho de sustentar a família, dar-lhe de comer e pagar os estudos. É só olhar para a actual carreira e verificar que os Enfermeiros estão ao nível (sem desprimor ) de um policia com o 9º ano. temos Enfermeiros com 16 anos de profissão que ganham 1200 euros.
Já agora quanto é que os associados (que não podem ter interesses pessoais) pagam a esta gente?
 
Como é possivel!!!! a um mês de um ano com perda de 3,5% do vencimento + aumento de 1% do desconto para a CGA + menos comparticipações na ADSE + taxa de inflação de +- 2%, ou seja 2011 com perda de poder de compra de +-7%.
Esta ordem que continua com gastos em colégios de especialidades, que já não existem na carreira!!! que não fez nada, nem sindicatos para valorizar os mesmos e mantê-los.
Isto é no minimo um delirio esquizofrénico. Escolas a financiar-se a formar especialistas para nada!!!! e a OE a acreditar que eles ainda existem??!!
Foram as escolas (públicas e privadas) com a OE a assobiar para o lado e os sindicatos fazer o mesmo que levaram a este excesso de produto (enfermeiros) num mercado com pouca oferta para eles, o mercado o que faz?? baixa o preço do produto, ou seja miseros vencimentos (a pagar 3,50€ hora!!!!) e a imagem social da enfermagem cada vez pior, com escolas a admitir alunos com nota de entrada de 9,5!!!
Neste quadro, animador e..... de mer.... a OE tem a lata,, para não dizer mais para aumentar a 3 anos cerca de 30% da quota.
Boa!!! assim agregam os enfermeiros, e esperam que os mesmos se norteiam pelos padrões de qualidade que tanto querem "vender" e que ninguém parece interessado em comprar!!!
Sabem devo uns meses de quotas, mas acho que vou deixar de pagar para uma ordem que está com graves alterações psicopatológicas ou seja com delirios e maníaca (aumento para 10€ !!!!!!!)
 
Há hospitais públicos que ainda pagam 100 euros à hora a médicos "tarefeiros"

http://www.publico.pt/Sociedade/ha-hospitais-publicos-que-ainda-pagam-100-euros-a-hora-a-medicos-tarefeiros_1467220
 
Por acaso participaram na AG? Comentem aquilo que observam e conhecem. Tenham o minimo de decência... para o último comentador, aconselho que leia o Estatuto da OE.
 
Caro DE e a OE não é um grupo de interesseiros a zelar pelos interesses?
Experimente imaginar uma OE sem profs. Garanto-lhe que não havia desemprego e nem havia tanto poleiro.
Porque OE quer dizer Ordem dos Emfermeiros e não Ordem dos professores de enfermagem.
Alguém viu os profs nas greves nas manifs???
Abram os olhos...

Cumprimentos colegas
 
Ao anónimo das 9:19

Olha, obrigatório supostamente é, mas eu já não pago há anos e trabalho na mesma...
 
Pois é... Mais um momento em grande para a enfermagem. Aparemente , só lá apareceram os Interessados do costume ,os que ainda comem algum dos mais de 7.000.000 de Euros que eles dizem gastar... Como se gasta assim tanto dinheiro???? Como se justifica gastarem 125.000e em mesas de voto, votos para no proximo ano elegerem nova Bastonária ? Ou 400.000 E numa campanha publicitária? Numa época de crise é imoral a forma como gerem o nosso dinheiro. Mais valia roubar na berma da estrada .. Ou irem trabalhar para lá...Corja
 
caro colega das 11:50, trabalho há 13 anos e nao chego a ver esse corte no ordenado,pois nem sequer la chega.
aliás de varios amigos que tenho: informaticos, professores (em inicio de carreira), empreg. talho, fuzileiro, calceteiro; eu sou o que ganho menos.
alguem que deite a mao aos enfermeiros
 
já decidi, se esta corja continuar na OE deixo de pagar as cotas e posso garantir que não vou deixar de trabalhar
 
já não chega o governo a f.... e ainda por cima tambem temos que abriri as pernas à OE....

Bem, espero que aqueles que hoje defendem o não aumento das cotas, como DE, Germano e Ana Rita, Etc., se para lá forem, tenham depois a coragem de propor uma Assembleia Geral Extraordinária para baixar as cotas, e que a mesma se realize no PORTO!!
è que eu já estou farto que as Assembleias em que se tomem decisões sejam apenas efectudas em lisboa...no Porto só fazem aquelas que servem para aprovação de orçamentos, planos de actividades etc....
FORA COM ESTES GAJOS INCOMPETENTES!!!!
A Ordem não somos nós???? Não há uma maneoras de os por fora antes de cumprirem o mandato?? Eu estou disposto a assinar uma petição nesse sentido....
Eleições antecipadas JÀ (na ordem)!!!!!!!!! (no governo tb pode ser....)
 
Lá diz o povo: "Há males que vêm por bem.".

Pode ser que agora muitos colegas abram os olhos e pensem bem em quem votar nas próximas eleições.

Se o enf Germano Couto avançar tem o meu voto!
 
Anónimo 9:19, só se for no liberal e se tiveres um problema estás feito... se trabalhas por conta de outrem...mais tarde ou mais cedo vais pagar e se calhar com juros...
 
Dos 60.000 enfermeiros, so la estavam 160 (entre enfermeiros, professores e aposentados)...Assim não mudamos nada...
 
Continuo desempregado e todos os meses recebo a carta com aviso do atraso do pagamento das cotas,já deve ir em 50€. Pagar não pago. Agora aumentam as cotas? Para quê?

Chulos. Que grande Ordem.
 
Queremos uma Ordem dos Enfermeiros e não uma Ordem dos Professores de enfermagem!
 
Para os que não estiveram lá na AG das cotas, ou porque não quiseram ou não podiam e agora classificam de selvagens as intervenções da AG, não sei bem a que tipo de selva se estão a referir; serão as maneiras de apertar a bata aos médicos que ainda andem a interferir no imaginário de alguns?
Ou serão a democracia dos que sabem que para darem continuação aos compromissos nacionais e internacionais para que usam a OE a desviarem ou a tentarem desviar as atenções, com pormenores de maneirismos maricas do essencial que lá foi dito e onde a comunada levou golpe certeiro que a feriu mortalmente.
Ou não sabem de onde veio a dinastia Sousa, com a rainha Augusta de Sousa?
Vi a atrapalhação dela, infelizmente mal percebida porque a voz já não ajuda, pois as cordas vocais já há muito que desapareceram daquela garganta. Vi a atrapalhação e irritação mal contida quando o colega Azevedo pôs em evidendia, na sua intervenção os 195.124,24€ por anos que a OE paga para o ICN 130.000,00€, para a EFN 29.881,21€ ano, para a OMS 2.743,03€ ano.
Até o acusou de também ter estado no Japão nreunião do ICN em 2007 e saber a importância destes encontros para o nosso país... O Azevedo disse que foi a expensas próprias e não da OE como acontece com a Guadaslupes que com a Viterbor Gastaram 7.500,34€ para irem à África do Sul ao Congresso.
Foi uma parte das não selvagens mas muito esclarecedora, quandto ainda nos falta descobrir para saber em que é gasto o nosso dinheiro de tão rico património cotal...
 
A OE é um meio podre, onde barrigudos paseiam as suas belas banhas, que nem porcos, e que andam de capela em capela a fazer almoçaradas e jantaradas com o nosso dinheiro. Haja mais infelizes...
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
A Oe tem de mostrar trabalho àqueles a quem é suposto defender. Dignificar e regular a profissão não pode significar envergonhar e humilhar os enfermeiros. Temos de dizer basta!!
 
Então o meu comentário passa na censura ou não. Fica descansado que eu não digo mais nada sobre ti e passo só a falar da LUA
 
o que fazem ao orçamento astronómico?
 
Mas não há ninguém com tomates que deite fogo a essa corja? ABAIXO A ORDEM DOS ENFERMEIROS!
 
REVOLUÇÃO CIVIL JÁ!!! Não precisamos dos sindicatos para nada!
 
uma OE que só ENVERGONHA...pertenci aos 1ºs órgãos sociais na RAM, estive na comissão instaladora, NESSA ALTURA JÁ SENTIA VERGONHA DA DES(ORDEM) QUE SE ESTAVA A FABRICAR NA PROFISSÃO COM A CRIAÇÃO DA OE, ninguém se entendia todos defendiam os seus interesses profissionais primeiro, basta ver a discussão que são as novas e as reestruturação das especialidades...NÃO É PARA ISTO QUE SE PAGAM QUOTAS PARA FORMAR UMA MAÇONARIA EM VEZ DE UMA OE..Enf. Edgar Silva
 
Quando recebi a comunicação para realização da AG extraorninária estava longe de imaginar que de extraordinário tivesse apenas o aumento de quotas. Seraá que o mentor de tal ideia fez uma trepanação em low-cost.
O timming escolhido para a assembleia da oe (não foi gralha informática, foi propositado escrever com letra minuscula) foi o ideal, porque ao marcar a bendita assembleia para um dia da Cimeira, foi uma forma de assegurar, devido ao grande dispositivo policial instalado, a integridade física dos "dignissimos" representantes da oe, pois já estava organizada uma manifestação não pacífica, com início no parque Eduardo Sétimo de enfermeiros munidos de SNG e SV (havia enfermeiros que se lembraram de levar a estátua do cutileiro, mas como ficamos sem dinheiro para a vaselina.... estamos desiludidos mas não somos bárbaros) para dar umas chibatadas nos iluminados de tal aumento.
Como contribuinte de tão afamada oe proponho o seguinte: por à venda as casas apalaçadas onde estão os serviços centrais (centrais porque estão no centro das cidades Ex. oe do Porto)e passarem a laborar em banais escritórios, ou alugar o espaço ao fim de semana para reuniões da tupperware.
 
É IMORAL este aumento das quotas!!

Com tanto desemprego, com tanto inacção e incompetência desta OE em geral, atrevem-se a fazer isto??!?!?

Novo Bastonário JÁ!!
 
Como Enfermeira ciente que os tempos são difíceis para todos, estive lá....nao lucrei nada em termos economicos, pelo contrário perdi ....mas ganhei de outra forma.
Caros colegas não venho aqui como o DR.ENF. criticar comportamentos pois a cada um compete avaliar e enventualmente repensá-los.
Venho aqui para deixar o meu testemunho e mais uma vez relembro, não sou professora,nem estou dentro da ordem nos seus corpos.Apenas sou membro da NOSSA ORDEM e preocupada com o rumo da enfermagem em Portugal ,a Ordem foi criada para dar força e consistência a uma profissao e muito foi feito...( embora muitos achem que não!).Existem aspectos que não estão tao bem, então temos eventualmente todos uma quota parte de culpa (aquela que não queremos pagar nem aumentar lol). Mais uma vez constatei que estamos sempre muito poucos.Também sei que para quem esta longe é dificil, mas quem vive em Lisboa e nas imediações onde estiveram? (Claro a trabalhar ...mas não acrdito que todos!)Prescindi de trabalhar de me divertir, de estar com a familia e estive sexta e sabado presente para tambem estar a par de algum do trabalho da nossa ordem ( quer queiramos quer não é a que temos! e se estamos descontentes temos que o mostrar, estando presentes nos eventos da ordem onde podemos intervir e propor... sim propor!)
Já agora e por mim falo.Que tempo gastamos a consultar o site da ordem a ler pareceres e outras informaçoes?? e o que por esta vai sendo regulamentado????
Será que todos leram o que vinha na carta enviada pela ordem com o recibo mensal??? Porque falamos entao se desconhecemos!
Ja agora a título de exemplo:
- é como as reuniões de condomínio, ninguem vai e depois criticam que esta mal e que nada é feito e o que se faz não esta correcto!Dá que pensar.....

Se na primeira reuniao tb fiquei indignada com a proposta de aumento da quota e com altura temporal. Nesta Assembléia extraordinária e após ler a proposta repensada pela ordem de aumento faseado até 2014.
Acabei por aceitar e votar a favor!(...como alguem tão bem referiu é optar por beber menos um café/dia)e dar o beneficio da dúvida a quem está a realizar um trabalho em prol da ENFERMAGEM.
 
Eu estive lá. Fui uma das 33 que votaram contra. Onde estavam todos os outros anónimos que ao longo dos tempos têm vindo a fazer a revolução na enfermagem sob o anonimato??? Tenham vergonha. E o melhor é que não têm essa vergonha e hoje já começam outra vez com estes comentários da treta. E SE TIVESSEM IDO LÁ??? É nestes momentos que se vê o que cada um está disposto a fazer pela profissão. Falam, falam mas depois não aparecem para dar a cara e decidir. Ainda pensei que este blog fosse um impulso para mudar a enfermagem mas já vi que só ajuda é a criar tecladores. Não venho cá mais para não me desiludir com esta malta que diz que faz e acontece mas depois não faz nada.
 
ao anónimo da 1:09-como é que não paga e tem direito a ser enfermeiro?
 
Assim como a oposição aconselha o goeverno a diminuir a despesa, em vez de aumentar os impostos, também eu digo mesmo aos dirigentes da OE: primeiro justifiquem o fim e destino dos cinco milhões e 3/4 de euros.
 
Parece que o cota actual não chega para manter as despesas e se não for aumentada, põe em perigo o modelo que aquela louca descompensada andou a urdir durante 12 anos sem que ninguém a internasse.
Isto é, no mínimo uma chantagem descarada, de alguns efeitos para uma AG maioritariamente constituída por 4/5 de dirigentes da OE.
Mas para o exterior, não pega nem move.
 
Concordo; a derivação de selvajaria dita que aconteceu na AG da extorção, não passa de cortina de fumo, pois eu estive lá e não notei nada de selvático nem coisa parecida.
O que vi foi aquela bailarina que mete os pés para fora muito agitada,o dr. advogado que é enfermeiro, ao que consta, muito confuso nas explicações que dava. Até pareci que estava nos prós e contras a falar contra os enfermeiros que não têm visibilidade, porque dirigentes como ele misturam-nas entre a plebe, para não se notarem enquanto tal.
Vi a Dr.ª Augusta Maria a roucar desculpas esfarrapadas e até uma colega açoreana a dar vivas à mudança de voto translúcida de um colega de direcção e bancada. Mas isso não é selvagem: é a selva em que estamos metidos com esta direcção.
 
Atenção aos visitantes dos nossos blogs. Deu entrada na fronteira deste meio de comunicar, um pelotão que se especializou em minas e armadilhas para desviar as nossas intervenções do centro das questões que afligem os enfermeiros.
Vou preparar um caldinho com alguns dos argumentos que usam para lhes dar um enquadramento possível, no contexto actual.
A questão das quotas da asembleia de 20 é um caso concreto.
Os militantes do PC precisam de se deslocar aos mais diversos cantos do mundo. Se o puderem fazer à custa das quotas dos enfermeiros, tanto melhor.
Só assim se justifica tantos milhões gastos: uns em viagens, outros em géneros.
Para nós fica um ou outro ofício e uma série de comunicações descontextualizadas.
Temos todo o interesse em perceber para que tem sido realmente usada a Ordem dos Enfermeiros.
E é pena que tantos ainda não percebam, ou finjam que não percebem.
 
Se usássem o dinheiro e campanhas para divuldar o que os enf. fazem e como contribuem para a saude em Portugal, ai sim era para bem este aumento. Vejam os farmaceuticos:
SE FAZ BEM A FARMÁCIA TÉM! A Enfermagem tem os dias contados!! O CARRASCO que estava na Manife de Enfermagem é que tinha razão.
Já agora vejam no semanário SOL quanto ganha a Jornalista Claúdia Borges como acessora da Ministra sa Saude: 7.000€ mensais!! NÃO FASSAMOS UMA REVOLTA QUE IREMOS TER OS DIAS CONTADOS. Nem para os Profes de Enfermagem irá haver pão...!
 
ISTO É UM ULTRAJE....

Para quando a descentralização deste tipo de reuniões???????

A OE não é só composta por Enfermeiros de Lisboa!!!!!

PALHAÇADA!!!!!
 
Vergonhoso; vergonhoso.

Já se percebeu que os actuais membros da OE não querem lá ficar. esperemos para ver se quem lá ficará vai reduzir as quotas
 
Quem está à frente das tomadas de decisões da OE vive num mundo que não revê os interesses da Classe. No entanto, tanto se critica e apenas estiveram presentes 161 membros. Somos quantos???? Importa também corrigir e ser verdadeiro e não manipular os dados a favor de outrem. Todos queremos uma revolução na OE mas sejamos transparentes. Não foi um voto contra apenas: 121 votos favoráveis, 7 abstenções e 33 votos contra
 
A OE só é aquilo que os enfermeiros quiserem. Bastam algumas assinanturas para convocar nova assembleia geral extraordinária e aí, meus caros, podem e devem manifestar todo o vosso descontentamento. Se é um "desígnio fundamental" da OE a "defesa da profissão" então a aOE não deveria ser a primeira força de reivindicação de uma carreira digna? Não será a "carreira" aquilo que define o prestígio e reconhecimento social de uma profissão? Será que a OE só vai acordar quando o vencimento base baixar para 500 Euros? Demasiados Professores e poucos "enfermeiros" nos órgãos sociais, também concordo!!
 
161 pessoas votaram. 33 contra.. algo que envolve uma classe com 5o mil enfermeiros.

Sem palavras.
 
O resultado da votação para o aumento das cotas foi: 121 votos favoráveis, 7 abstenções e 33 votos contra.
Como podem ver de 70.000 enfermeiros estiveram na assembleia e votaram 161. É fácil dizer mal de tudo e todos os que mal ou bem estão lá a trabalhar e lutar pela Ordem. Se fazem mal é porque todos os que deveriam lá estar, participar, dar opinião ou oferecer-se para fazer melhor, se abstêm de o fazer.
Digo mais que desses 161 se estivessem lá 10 enfermeiros com menos de 5 anos de profissão seriam muito o que diz bem do interesse que têm na profissão.
 
Porque não pagar em termos de percentagens? Descontar 0,5% do ordenado para a ordem?
É que 10 euros pesa mais para quem tem 1020 de base do que para quem tem 2200 euros de base...
 
Somos 60000 membros inscritos na OE.
Sabem quantos foram à AG extraordinária? 160 enfermeiros!!!!
O aumento foi votado por 120 ou seja, 0,2% decidiram o aumento da quota.
Porque se queixam agora 59880 enfermeiros (99,8%)!!!!!!
Para os distraídos, lembro que a Ordem é o Universo dos enfermeiros portugueses e que as decisões fundamentais e estruturantes da mesma, são aprovadas nas Assembleias.
Portanto quem não esteve nesta última, não tem legitimidade nem moral para se queixar.
Os enfermeiros têm o que merecem, cada vez mais olham,para o seu umbigo e quando levantarem a cabeça...
 
Enfº germano, avance por favor!!!!
 
São necessárias 3000 assinaturas para convocar uma AG extraordinária.
Já agora acrescento que o CDCentro ameaçou demitir-se em bloco, se não houvesse aumento de quotas.
 
E uma tristeza quando podemos juntar-nos e lutar, ficam em casa. Fui á assembleia e fiquei ainda mais triste, porque é aqui que se vê a podridão da OE. As cotas deviam era baixar, agora com a aprovação do aumento é proporcionar mais viagens e festas aos elementos da OE
 
ainda ameaçam com demissões!!!!!!!!!!!!!!!!

Explicaram porquê?!!????

Falência total do sistema!!!
 
OS 7.50 não chegavam para enviar aqueles papeis semestrais que recebemos sobre seminários de ética e que na maior parte das vezes servem para decorar os ecopontos deste país. Antes bastava cerca de 1h30 mensal de trabalho para pagar a ordem agora precisamos de quase 3h00 mesais.
A OE amiga pensou no momento da crise para aumentar a quotização, que simpáticos.
Vamos por ORDEM na OE, pois a ordem somos todos nós.
 
COLEGA ANONIMO DAS 10H17
EU TENHO QUE ESTAR CALADO???
DEVES É ESTAR NO GOZO COMIGO!!
ENTAO RESOLVE SE AUMENTAR AS QUOTAS (SÓ EM 30%) NUMA REUNIAO FEITA EM LISBOA...
PORQUE NAO A FIZERAM (A REUNIAO) NAS ILHAS DESERTAS DA MADEIRA???
PORQUE NAO MANDARAM OS VOTOS PARA CASA DOS ENFERMEIROS (EM VEZ DE ME MANDAREM A M*RDA DE REVISTA, QUE ME MANDAM TODO O SANTO MÊS)??
MANDAR O BOLETIM DE VOTO NAO PODEM MAS MANDAREM A REVISTINHA, ISSO PODE.
NAO TE PARECE MAIS COERENTE MANDAREM O VOTO??
NAO TE PARECE QUE TERIAM MAIS VOTOS??
MAS ISSO PODIA DAR UM RESULTADO NAO APETECIDO, ENTAO MARCA-SE UMA REUNIAO , NUM FIM DE SEMANA DA CIMEIRA DA NATO , PRA ONDE ???PARA LISBOA. MUITO BOA ESTRATEGIA, PARA NINGUEM LÁ IR.
VERGONHA, TENHO PENA E VERGONHA QUE ELEMENTOS COMO TU AINDA TENHAM ESSE TIPO DE COMENTARIO, A CRITICAR COLEGAS, QUE MESMO QUERENDO VOTAR NAO ESTAO DISPONIVEIS (COMO EU ) A FAZER UMA VIAGEM DE 500 KM DE IDA E MAIS 500 DE VOLTA PARA VOTAR NUMA DECISAO QUE DEVIA SER DE TODOS E QUE ERA FACILMENTE DE TODOS, COMO ACABEI DE EXPLICAR.
 
Bom falar do que sabe e conhece é um valor que todos devemos comungar. Assim, o Enfº Azevedo esteve lá na votação, proposta que levou muito bem explicada. trazia aos Enfermneiros benefícios, pois a quota descia quase para metade e a Ordem ainda ganhava, as regionais conseguiam ter um apoio maior;
quanto á participação dos colegas que falam do que não sabem, ...não foram não reclamam;
estavam cerca de 120 pessoas, onde estão os Enfermeiros? é assim que querem a Ordem? è assim que entregam a Ordem ao PCP?
Ok, não reclamem, Classe da Enfermagem, pois nó estavamos lá a debater o que é nosso, NOSSO, ENFERMAGEM. O SE também esteve presente e obrigado Azevedo, o Sr é o único que neste país dá cartas sobre Enfermagem e sua deontologia.
 
Lamento imenso mas não tenho já paciencia para "estes Enfermeiros", sim porque os Enfermeiros meus colegas sabem do que falo, então vota-se o aumento da quota? então aprova-se o aumento da quota? Infelizmente estive retida ppor obrigação de trabalho e não consegui estar, eram 280km, muito pouco tempo para cumprir o horário, no entanto julguei, mal, que a nossa classe estivesse atenta. Agora pode-se dizer que bem nos podemos cognominar de coitados, somos mesmo uns aparelhozitos, vais votar no que queremos... triste a nossa postura.
 
Ana Rita Cavaco, nesta assembleia-geral ganhaste o meu apoio...
 
Meus caros, concordo com uma parte do que foi dito, contudo existe alguns aspectos que falando essencialmente como pessoa e posteriormente como enfermeiro devo discordar, porque para mim é uma questão de bom senso.

Na verdade, não faz sentido que a OE continue de uma forma puramente estratégica a adoptar um modelo de votação que não interessa à maioria dos enfermeiros e num timing especialmente estratégico. E este sim é um aspecto que na verdade deve-nos mover de forma a alterar o seu sentido...

Contudo devo dizer que, se atendermos ao argumento das deslocações e do preço que isso acarreta, então não posso acreditar que em Lisboa apenas exista no máximo das hipóteses 161 enfermeiros, que foi o número que consta. Pois estes não têm desculpa face aos argumentos desculpabilizador apresentados. Nem acredito que que em todo Portugal, os enfermeiros estejam em período laboral, e estando em período de descanso, estão urge fazer um esforço e abdicar do descanso por uma boa razão que defendem, o que não aconteceu...
Mas mesmo num cenário em que os argumentos apresentados que desculpam a inercia que se fez sentir, não creio que não fosse possível mesmo assim ter mais que 120 representantes que conseguissem fazer face aos 120 enfermeiros que votaram a favor. alias era só preciso cerca de 80 ao juntar aos cerca de 40 que votaram contra.
O problema aqui é a inércia de acções, com que os enfermeiros olham os problemas actuais de enfermagem. Existe muita propaganda de ideias revolucionárias, muita indignação mas nas alturas cruciais não se vê essa força teórica em prática. Penso que existe uma ideia que assola toda a classe de enfermagem, traduzida numa espécie de "... oh existem 60000 enfermeiros, se eu não for de certeza que existem outros 59999 que poderão ir e votar a contra este aumento de quotas que nenhum enfermeiro concorda, excepto a OE."

É preciso uma voz unificadora, uma entidade que une e nutre a união em enfermagem, que não existe pois as Ordem e os Sindicatos (que são os unicas entidades que eventualmente poderia-nos defender ou representar devidamente, o que não acontece) estão preocupados com outras coisas. Existe mil e uma forma de fazer as coisas, mas mil atitudes de inércia e de falta de convicção de que os actos podem traduzir bons resultados.
Esta é a prova de que os enfermeiros estão esgotados, desanimados mas não conseguimos resolver problemas se não agirmos...
Esta AG já era, se poderiamos evitar mais uma atrocidade que estão a cometer aos enfermeiros, não o fizemos e a culpa de quem é? É da OE que se revê nesta medida, e de todos nós que não soubemos manifestar com o nosso voto contra.

Só resta esperar que na próxima a mobilização seja maior...
 
gOSTAVA DE VER COMENTADO OPINIÕES EM RELAÇÃO À GREVE GERAL... ESTOU INDECISA
 
Eu estive lá. Fiquei envergonhada com o nível das argumentações contra. Mas enfim! Aliás, as pessoas que votaram contra estão tão interessadas na profissão que saíram logo após a votação relativa às quotas. Sim....parece que o restante conteúdo da Assembleia não tinha interesse.
 
Boas
Digam-me pf, para que são os colégios de especialidade? Não gastos sem sentido na Ordem?!!

Existem especialistas nesta carreira? Os especializados já formados ou em formação estão a investir (tempo e euros) para si próprios ou para as instituições e SNS que assim têm enfermeiros mais qualificados?

Porque é que as reuniões entre enfermeiros das várias regiões não se fazem por videoconferência? Mais barato (não tem gastos de avião) e mantêm a capacidade de discussão e de decisão.

Não acham que a Ordem (algo desordenada para a maioria dos enfermeiros, quanto a mim) está a meter a mão no bolso? Dizem que é menos um café!!! Para mim, para eles é um abono de muitos milhares de euros, para despesas pouco esclarecidas, pelos vistos.
A OE podia publicar as contas discriminadas para todos ver-mos, não acham??
 
queriam mais votos??
mandem os boletins pra casa como disse o Filipe.
Em vez dessa revistinha que só serve para alimentar o Ego de alguens , com reunioes e congressos que nao interessam nem ao menino jesus
 
Pode ajudar á decisão de alguns
A greve geral de 24 de Novembro é uma indispensável manifestação de indignação colectiva contra as injustiças e imposições governamentais, com o apoio da direita e do poder económico e financeiro dominante. A mudança de políticas é uma exigência do presente e garantia de futuro.
http://www.grevegeral.net/index.php?option=com_content&view=article&id=235:greve-geral-24-de-novembro-de-2010&catid=11:internacional
Lisboa, 07 out (Lusa) - A CGTP e a UGT decidiram hoje entregar no Ministério do Trabalho um pré-aviso conjunto para a greve geral de 24 de novembro, o que nunca tinha acontecido antes.
O anúncio foi feito pelos secretários gerais das duas centrais sindicais, que se reuniram hoje ao mais alto nível para discutir os objetivos da greve geral contra as novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.
ESTA SERÁ A SEGUNDA GREVE GERAL MARCADA PELA CGTP E PELA UGT, MAS É A PRIMEIRA CONVOCADA EM CONJUNTO
http://aeiou.visao.pt/greve-geral-cgtp-e-ugt-emitem-pela-primeira-vez-pre-aviso-conjunto=f574926
http://www.ugt.pt/site/index.php
 
Boa noite
Procuro um enfermeiro/enfermeira que vá fazer greve, ou não vá, para falar connosco para um artigo no jornal i.
Caso esteja alguém disponível, o meu contacto é marta.reis@ionline.pt
Cumprimentos
 
TODOS CRITICAM POR SÓ TEREM IDO 160 ENFERMEIROS Á ASSENBLEIA, QUE LISBOA FICA LONGE, ETC, ETC.

JÁ TODOS SABIAM DE ANTEMÃO O QUE ESTAVA PARA ACONTECER, OU SEJA 130 PARASITAS A QUERER DECIDIR POR 60000. AGORA PERGUNTO: SERÁ QUE EM LISBOA E ARREDORES SERIA ASSIM TÃO DIFICIL NÃO HAVER 200 ENFERMEIROS PARA IREM Á ASSEMBLEIA E VOTAR CONTRA??
 
"O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes ...estão dissolvidos, as consciências em debandada, os carácteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte: o país está perdido!” Eça de Queirós - AS FARPAS, 1871
 
Como deitar abaixo OE???

SUGESTÕES ACEITAM-SE

- Nao pagamento de cotas durante meses, de 90% dos enfermeiros, depois gostava de ver como viviam sem os euritos que todos nós lá deixamos mensalmente, e que faziam, proibiam enfermeiros de exercer?? e quem fazia o que fazemos??

- Tenham vergonha e demitam-se pois o que estão lá fazer e nada é = 0 (ZERO). Enfermagem está como está não por nossa culpa, dos sindicatos, ou direcções e administrações, mas por uma ordem que não cumpre as suas obrigações e deveres, logo também eu nao me sinto na obrigação de contribuir com os 7,5€ ou 10€ ou o que for.
 
Irra que agora é que foi quase de vez, o meu pobre coração...
óH com cem mil raios que os partam a todos. Cambada de imbecis.
Estamos a lidar com gente muito pouco honesta diria maquiavélica. Realmente temos o "tíming" mesmo a preceito, o local e as "nuances" na sua troca, ora aqui e logo ali (e as explicações dadas, que são no fundo uma espécie de "Alice no país das maravilhas"), temos as "impossibilidades estatutárias" nomeadamente a necessidade/obrigatoriedade de quotas em dia para poder participar nestas ORDINÁRIAS assembleias extra (QUE É O MEU CASO).
E depois ainda há quem diga: "não esteve, então não desdenhe". Meu caro neste pequeno particular, não sei qual será o seu modelo social, mas permita-me que lhe esclareça o seguinte: do meu constam pequenas derivas como sejam, LIVRE ARBÍTRIO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, no fundo aquilo que temos para nós como ainda mais ou menos certo: DEMOCRACIA PLENA. E deixe que lhe diga, que esta extra assembleia teve muito pouco de democrático. Desde logo o UNIVERSO votante: 0.6% decidiram. E os restantes 99.4%??? É o que chamo de verdadeira democracia representativa. Sim senhor! Haja Deus. Perante um assunto DEVERAS POLÉMICO e pouco consensual não deveria ser encontrado outras formas de auscultação a nível nacional? Sim, o sufrágio deveria ter sido por boletim de voto enviado para cada membro da ordem, independentemente se tem ou não quotas "em dia", ou em alternativa voto electrónico (poderia ser no site da ordem). Pergunto a quem me souber responder: haverá (e há sempre) forma legal de atentar a suspensão do carácter vinculativo da decisão tomada nesta ORDINÁRIA assembleia extra? Já aqui alguém referiu uma colecta de assinaturas. Poderá ser?
Fica o meu contacto: hajroque@hotmail.com
 
De todos os comentários atrás houve um que me sensibilizou, a questão dos jovens enfermeiros desempregados...
Não é compreensível que quem não exerça a profissão, por motivos de desemprego, ou terminus de contrato tenha de pagar. É justo e é… É UMA DICA PARA O PROGRAMA DE CANDIDATOS À OE.
 
Em relação ao último comentário; tenha vergonha na cara e vá chamar parasitas aos da sua laia.
 
Vamos por partes:

- A Sr.ª Ana Rita Cavaco, que chega agora como salvadora da pátria, para uma profissão em que nunca a vi a construir nada, que me recorde, até foi assessora de um Governo PSD e nem demos por ela, vem agora, talvez com a intenção do que fez na FNAE, tentar o assalto concertado à OE, Acredito nos colegas que lá dedicam muito do seu tempo e cujo trabalho acompanho com regularidade e sei que os enfermeiros portugueses não vão em conversas…. Focalize a sua intervenção para uma associação sindical e talvez aí tenha algum futuro pessoal porque pela profissão e por nós duvido. Escolheu o alvo errado. Já agora recomendo-lhe, pela sua saúde mental, cuide-se e talvez o teatro a possa ajudar pelas provas já demonstradas.

- Ao Enf.º Azevedo, embora não concordando com a sua visão e pensamento sobre a profissão, reconheço-lhe dedicação e trabalho pela Enfermagem. Mas recomendo que há um tempo para sair e preservar a imagem. Esse tempo chegou!Arranje um/a substituto/a à altura, mas por favor, Paula Maia, não. Que desilusão. Será só idade?


Enfermeiras/os deste país, estes senhores querem aceder ao poder para facilitar o caminho à destruição do SNS pelo seu PSD, sendo puras marionetas deste. Depois vêm os interesses pessoais não menos dispicientes.

Já agora! Vamos deixar que continuem o seu caminho? Pela Enfermagem construámos uma verdadeira alternativa
 
Enfim...
 
Conteúdo do Mail de protesto por mim envido à Ordem dos Enfermeiros sobre o aumento progressivo da quotas.
COLEGAS PROTESTEM

"Caros Senhores

Na minha qualidade de cidadão de um estado de direito e de membro da Ordem dos Enfermeiros (5-E-50961), é com profunda revolta que vos escrevo este mail a dar conhecimento do meu protesto perante a grotesca decisão de aumento das quotizações da Ordem dos Enfermeiros, de forma gradual até aos 10€.
Não é admissivel sequer a ideia dessa proposta. O estado actual de crise financeira MUNDIAL afecta todos os enfermeiros que ainda aguardam desde 1998 pela actualização da sua carreira e devido reconhecimento remuneratório resultante da Valorização Académica da sua formação. Por último, questiono vossas Excelências: Que tem feito a Ordem dos Enfermeiros pela Enfermagem? Farmacêuticos administram injectáveis em Farmácias; Técnicos de Emergência usurpam Código Deontológico do enfermeiros e querem desempenhar funções de enfermeiros; um MDP que não entra em vigor e cuja carreira de enfermagem não o contempla... Que faz a OE? Pareceres e reuniões inúteis! Os enfermeiros estão fartos de palavras... Querem acções!
Peço que revoguem essa decisão danosa que só fará com os enfermeiros estejam cada vez menos com a sua Ordem.
Meus Senhores estou profundamente desiludido com a Vossa Ordem dos Enfermeiros e digo Vossa porque concerteza que esta não é a minha ORDEM DOS ENFERMEIROS."

Fica a vosso critério caros colegas.
 
No desemprego e a pagar 10 euros!
se fosse a Lx tinha de pagar no minimo uns 60 a 70 euros, o que já daria para 6 a 7 meses da ordem!
tenham tino na cabeça!!!
Como dizia a outra "...Demita-se!!!" depois ainda vem toda sorridente entregar Cartões da Ordem! quando for embora que embrulhe os sorrisos!
É dificil viver neste país de ladõres!
 
COLEGAS!!!

COMO PODEMOS NÓS IMPUGNAR ESTE AUMENTO???

COMO PODEMOS NÓS REVERTER ESTE ASSALTO DA ORDEM, PARA VIAGENZITAS DA TRETA E GRANDES MANSÕES POR AQUI E ALI - ALGO QUE NÃO REFLECTE NEM DE LONGE A REALIDADE DOS ENFERMEIROS: SEM DINHEIRO E DIGNIDADE!!

IDEIAS ACEITAM-SE!!
 
COLEGAS!!!

COMO PODEMOS NÓS IMPUGNAR ESTE AUMENTO???

COMO PODEMOS NÓS REVERTER ESTE ASSALTO DA ORDEM, PARA VIAGENZITAS DA TRETA E GRANDES MANSÕES POR AQUI E ALI - ALGO QUE NÃO REFLECTE NEM DE LONGE A REALIDADE DOS ENFERMEIROS: SEM DINHEIRO E DIGNIDADE!!

IDEIAS ACEITAM-SE!!
 
Esta foi a proposta que levámos á Assembleia Geral (AG) e a história conta-se em poucas frases.

A Sra. Enf.ª Ana Sara Alves de Brito, Presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) rejeitou a entrada da proposta em nome de toda a MAG (que nem pode abrir a boca porque está lá a fazer figura de corpo presente) com o argumento ignorante de que os estatutos não referem referendos.

Nada nos estatutos, nem na Lei geral impedem que a Ordem dos Enfermeiros (OE) referende esta questão mas quem pode manda e mesmo que apresentasse um requerimento a obrigar á votação da proposta, a MAG e o Sr. Presidente do Conselho Jurisdicional avisaram logo que a considerariam inválida. Este Sr. Enf.º foi ainda mais longe na assunção da sua ignorância referindo que apenas as associações de direito privado podem propor algo semelhante que não esteja nos estatutos facto que deu origem a risos quando hoje á noite comentámos á mesa o episódio com 4 advogados, todos de diferentes áreas políticas e do Direito. Não só cometem ilegalidades para impedir pensamentos diversos como ousam proclamar-se os arautos da democracia.

Nesta AG, como já é habitual, a parcialidade impera sempre a coberto do regulamento de funcionamento da AG que a Sra. Enf.ª Ana Sara Alves de Brito desconhece, não respeita e ainda atropela (á semelhança do que acontece desde a 1ª AG da OE onde se fixou o valor da quota) e todos os que são “amigos” dos actuais corpos sociais da OE falam o tempo que querem, o que querem (até levar questões internas da Secção Regional do Norte como foi o caso da Enf.ª Margarida Filipe no ponto da discussão das quotas) sem que a Sra. Presidente da MAG saiba o que são pontos de ordem á mesa.

Mas a culpa não é só deles, eles usam e abusam erradamente do poder de estarem nos órgãos atropelando todos os princípios do Direito porque lhes deram mandato para isso. Não votei nestes Enfermeiros nas últimas eleições, votei na alternativa e por isso não confundo educação com seguidismo.

Não sou seguidista, nunca fui e nunca serei mas também nunca serei politicamente correcta porque é disso que estamos todos fartos! De hipócritas como os que se sentam nas AG’s, com responsabilidades nos corpos sociais, que nunca souberam o que é democracia e responsáveis por hipotecar o futuro da profissão, também estamos todos fartos! Estamos fartos que nos atirem areia para os olhos dizendo que se não pagarmos mais a regulação da profissão fica na mão do Governo.

Na mão do Governo anda a OE quando foi criada pela Assembleia da República e responde directamente ao PR e na mão desta OE estão os Enfermeiros que têm de ouvir os corpos sociais defender que precisam de mais dinheiro para nos devolver dignidade e regulação com pés e cabeça.

E estes 12 anos? Andaram a fazer o quê? A tomar chá com o poder político?

A minha declaração de voto contra esta proposta de aumento de quotas foi entregue por escrito e está em acta, quero apenas alertar-vos que quem não tiver as quotas pagas não poderá votar no próximo acto eleitoral.

A Ordem dos Enfermeiros não é, de facto, um Sindicato, nem é isso que pretendemos que seja, mas não é seguramente uma almofada camuflada de sucessivos Governos em detrimento de uma regulação favorável aos Enfermeiros!
 
Esta foi a proposta que levámos á Assembleia Geral (AG) e a história conta-se em poucas frases.

A Sra. Enf.ª Ana Sara Alves de Brito, Presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) rejeitou a entrada da proposta em nome de toda a MAG (que nem pode abrir a boca porque está lá a fazer figura de corpo presente) com o argumento ignorante de que os estatutos não referem referendos.

Nada nos estatutos, nem na Lei geral impedem que a Ordem dos Enfermeiros (OE) referende esta questão mas quem pode manda e mesmo que apresentasse um requerimento a obrigar á votação da proposta, a MAG e o Sr. Presidente do Conselho Jurisdicional avisaram logo que a considerariam inválida. Este Sr. Enf.º foi ainda mais longe na assunção da sua ignorância referindo que apenas as associações de direito privado podem propor algo semelhante que não esteja nos estatutos facto que deu origem a risos quando hoje á noite comentámos á mesa o episódio com 4 advogados, todos de diferentes áreas políticas e do Direito. Não só cometem ilegalidades para impedir pensamentos diversos como ousam proclamar-se os arautos da democracia.

Nesta AG, como já é habitual, a parcialidade impera sempre a coberto do regulamento de funcionamento da AG que a Sra. Enf.ª Ana Sara Alves de Brito desconhece, não respeita e ainda atropela (á semelhança do que acontece desde a 1ª AG da OE onde se fixou o valor da quota) e todos os que são “amigos” dos actuais corpos sociais da OE falam o tempo que querem, o que querem (até levar questões internas da Secção Regional do Norte como foi o caso da Enf.ª Margarida Filipe no ponto da discussão das quotas) sem que a Sra. Presidente da MAG saiba o que são pontos de ordem á mesa.

Mas a culpa não é só deles, eles usam e abusam erradamente do poder de estarem nos órgãos atropelando todos os princípios do Direito porque lhes deram mandato para isso. Não votei nestes Enfermeiros nas últimas eleições, votei na alternativa e por isso não confundo educação com seguidismo.

Não sou seguidista, nunca fui e nunca serei mas também nunca serei politicamente correcta porque é disso que estamos todos fartos! De hipócritas como os que se sentam nas AG’s, com responsabilidades nos corpos sociais, que nunca souberam o que é democracia e responsáveis por hipotecar o futuro da profissão, também estamos todos fartos! Estamos fartos que nos atirem areia para os olhos dizendo que se não pagarmos mais a regulação da profissão fica na mão do Governo.

Na mão do Governo anda a OE quando foi criada pela Assembleia da República e responde directamente ao PR e na mão desta OE estão os Enfermeiros que têm de ouvir os corpos sociais defender que precisam de mais dinheiro para nos devolver dignidade e regulação com pés e cabeça.

E estes 12 anos? Andaram a fazer o quê? A tomar chá com o poder político?

A minha declaração de voto contra esta proposta de aumento de quotas foi entregue por escrito e está em acta, quero apenas alertar-vos que quem não tiver as quotas pagas não poderá votar no próximo acto eleitoral.

A Ordem dos Enfermeiros não é, de facto, um Sindicato, nem é isso que pretendemos que seja, mas não é seguramente uma almofada camuflada de sucessivos Governos em detrimento de uma regulação favorável aos Enfermeiros!
 
Eu vou deixar de pagar, pois estou desempregada a mais de um ano e não tenho a qualquer ajuda por parte da OE.
Além disso, não vou a essas reuniões (Assembleias Gerais) porque o dinheiro que gasto nas deslocações faz falta para viver.
 
"ABUNDÂNCIA PARA OS MAIS FAVORECIDOS, CONTENÇÃO PARA OS MAIS NECESSITADOS" retirado do Blog "Porque deixei de ser Enfermeiro..."

Não me considero culpado pela falta de Bom senso da OE pela Obecessão em aumentar as Cotas, quando estamos em contenção salarial, cortes salariais.
Considero-me culpado pela falta de disponibilidade em ir á AG para poder votar contra, pois estava a trabalhar (a ganhar ums Horas Extras) para poder ganhar um bocado mais ao final do mês para poder fazer face ás novas exigencias orçamentais que se avizinham.

Gostaria de agradecer a quem decidiu aumentar as cotas, ainda que de forma faseada, pela falta de Bom senso, pelo sentido de Oportunidade da mesma, pela falta se sensibilidade perante as adversidades que temos pela frente, pelas que já enfrentamos e pelas que ainda vamos enfrentar. Cada vez custa mais dar, sem receber o merito merecido, o reconhecimento. Os doentes dão. Mas isso não paga contas e não melhora a nossa condição social. Sim, há piores que nós, muito piores. Mas se a classe média não sobreviver, tudo vai desmoronar. A classe média mantem o pais, pois é quem paga e pouco foge aos impostos, quem dá lucro ao pais em detrimento dos parasitas da sociedade que em nada contribuem, podendo contribuir.
Já tem vindo a pedir Dinheiro á minha casa. Não dou dinheiro, mas dou o suficiente para umas refeições quentes. Sabem que mais, Recusam... querem dinheiro.
Já aceitei em dar dinheiro, mas exigi trabalho para o merecer... sabem que mais... insultaram-me! "Que isso cansa, isso de trabalhar".

Agora a OE exige mais ao final do mês. Não me importava de dar mais, mas se visse a nossa profissão, classe dignificada,quer socialmente, quer monetáriamente, quer em prestigio, que não visse colegas com medo, com vergonha de pronunciar as palavras com orgulho "Sou Enfermeiro!"

Somos Enfermeiros, mas não sinto a OE que defenda os Enfermeiros, pelo contrário. "ABUNDÂNCIA PARA OS MAIS FAVORECIDOS, CONTENÇÃO PARA OS MAIS NECESSITADOS"
 
Quem não esteve presente, salvos que por razões inadiáveis não o poderam fazer, não têm grande legitimidade para contestar o aumento. Em 60.000 enfermeiros seria muito fácil vencer os 121 que votaram a favor.
É muito fácil e cómodo escrever pareceres pouco abonatórios a todos os que lá estiveram e não só aos que, por direito ou por interesse são a favor do aumento de cota.
DESINTERESSE é a palavra de ordem, caros colegas.
Os que foram e votaram contra contam-se pelos dedos que cada um tem e ainda sobram dedos.
Esta assembleia de 60.000 sócios não passou de uma reunião alargada com as regras de jogo a feijões. Um dos lados queria ganhar, sabia que ganhava e não passou de ataques pessoais com rostos conhecidos.
A assembleia não foi dignamente conduzida, a Exª Presidente da mesa parecia que estava num daqueles programas tipo Big Brother, não gostei nada, merecemos mais, muito mais.
A mesa decidiu por unanimidade não votar mas a sua presidente decidiu pessoalmente votar, tem todo o direito, mas então pq afirmou que por unanimidade a mesa decidiu não o fazer? Será que quiz dissuadir os outros de o fazer??? O que é isto?
Seriedade teria sido dignificante.
Não houve de facto.
 
Exmos. Srs. Enfermeiros

Já leram os estatutos? Quem quiser pode suspender a inscrição na OE, se não estiver a trabalhar, e deixa de pagar cotas...Depois é só pedir, quando voltar a trabalhar, novamente a reactivação da inscrição. Não digam que desempregados têm que pagar quotas obrigatóriamente...
 
Para a Patrícia:

Quando recebes a carta em casa para pagar, deitas no lixo e pronto...
 
Se nem a Ordem dos Enfermeiros tem consideração pelos enfermeiros, como é que os «outros» vão ter? A solução para os pseudo problemas existentes na Ordem passa pelo aumento das cotas? É vergonhoso. Mas depois passamos pela Av. Gago Coutinho em Lisboa e a Ordem tem uma grande e exuberante sede. Precisará mesmo de ostentar tanta exuberância para nada fazer pelos enfermeiros? Maria José Mendes - BRAGA
 
Resposta ao comentário das 10:50 (Susana).

Caso não saibas, para concorrer aos concursos de recrutamento de enfermeiros é necessário estar inscrito na ordem. e como é obvio quem esta desempregado concorre.

Colegas, ninguém quem pague. ACABAR COM A ORDEM E COM AS FACULDADES PRIVADAS.
 
Estão neste post mais de 30 comentários contra as quotas!!
Se só 30 votaram contra, e alguns deles não fizeram comentários neste blog, significa que os "críticos" só o são aqui porque dar a cara é mentira!!!

Apareçam nas Assembleias e votem...
Sabiam que houve Enfermeiros, mesmo pertencendo aos Órgãos da Ordem (Norte, claro) que votaram CONTRA??!!
A Ordem faz falta, se bem orientada... e quem escolhe os "Timoneiros" somos nós.
Orientem-se Organizem-se e VOTEM !!
Por mim sem dúvida Germano Couto...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!