segunda-feira, novembro 01, 2010

Cagaço.

"Duas semanas. Este é o prazo limite que a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) decidiu dar à ministra da Saúde Ana Jorge para se sentar à mesa com os sindicatos e apresentar uma proposta de grelha salarial" link

O cagaço percorreu de imediato os corredores do Ministério da Saúde e antes que a FNAM tossisse, a Ministra da Saúde marcou, sem pestanejar, uma reunião  para dia 8 de Novembro. Rápido, muito rápido.
Os Enfermeiros - por seu lado - continuam injustiçados, mal reconhecidos, com uma proposta salarial paupérrima, abaixo de todos os outros licenciados da Administração Pública.

Comments:
Então, o Germano não faz nada?
 
Digam-me como é possível uma ministra da saúde (médica), negociar grelhas salariais dos.. médicos!! Obviamente que um cargo político é muito volátil. Obviamente que existe a possibilidade da ministra voltar a exercer, e que conveniente será ter uma grelha salarial novinha. Quando esta sair, metam lá um ministro da saúde Enfermeiro, só para aprovar a nossa grelha.. ;)
 
Sem comentários.....Acabar com esta OE é a solução, e desconfiar dos sindicatos outra...Apoiar Vasco Gonçalves para a OE é outra..
 
Sem comentários.....Acabar com esta OE é a solução, e desconfiar dos sindicatos outra...Apoiar Vasco Gonçalves para a OE é outra..
 
O sedativo Ana Jorge que Sócrates deu ao SNS surtiu efeito com os enfermeiros.
http://saudesa.blogspot.com/
o post
Fuga para a frente
 
O sedativo Ana Jorge que Sócrates deu ao SNS surtiu efeito com os enfermeiros.
http://saudesa.blogspot.com/
o post
Fuga para a frente
 
Mais um post que tem tudo a ver com enfermagem, com enfermeiros, e visa sem dúvida melhorar as relações laborais, entre as diferentes classes de profissionais na área da saúde...

Sempre ouvi dizer, "dividir para reinar" mas o sr. abusa... Ganha alguma coisa com isto?
 
COM A CLASSE MÉDICA É O "RESPEITINHO" E CONTINUO A LEMBRAR QUE ESTA CLASSE(MÉDICA)AINDA NÃO FEZ UMA ÚNICA GREVE DESDE O INICIO DAS NEGOCIAÇÕES DA CARREIRA QUE REMONTA AO INICIO DO ANO 2000.
QUANTO À CLASSE DE ENFERMAGEM É O PAGODE,GOZO E A HUMILHAÇÃO TOTAL.
COMO ENFERMEIROS E CIDADÃOS DESTE PAÍS(QUE FOI TOMADO POR POLÍTICOS SEM CARÁCTER,SEM ESCRÚPULOS EGOÍSTAS E QUE SÓ PENSAM NO SEU EGO E NO SEU BEM ESTAR PESSOAL),SÓ TEMOS UMA ACTUAÇÃO QUE É DE EM TODAS AS ELEIÇÕES QUE EXISTIREM VOTAR EM BRANCO,POIS NÃO QUEREMOS CONTRIBUIR NA COLOCAÇÃO DE POLÍTICOS QUE NÃO VALEM UM CHAVO.
DENTRO DA NOSSA CLASSE SÓ TEMOS DUAS COISAS A FAZER:
1ªACABAR COM TODOS OS SINDICATOS DE ENFERMAGEM ACTUAIS,E INICIAR A GÉNESE DE UM NOVO SINDICATO,QUE SAIBA O QUE É ENFERMAGEM,E AO MESMO TEMPO QUE SAIBA E COMPREENDA A NULIDADE DE PROFISSÃO QUE ELA SE TORNOU(INFELIZMENTE) PARA PORTUGAL.
2ºFAZER ANGARIAÇÃO DE ASSINATURAS DENTRO DA CLASSE PARA SE ACABAR COM A OE,POIS JÁ NÃO BASTAVA,SINDICATOS POLÍTICOS E GOVERNO PARA DIMINUIR O ORDENADO DOS ENFERMEIROS,TEMOS AINDA QUE ABRIR OS BOLSOS PARA MANTER UMA MINORIA DE INSTALADOS NA OE QUE VIVEM À CUSTA DO ESFORÇO DE ENFERMEIROS QUE CADA VEZ MAIS TÊM MENOS RENDIMENTOS PARA O SEU DIA A DIA.
 
Quem pode, pode!
Vai uma aposta... eu aposto como os médicos vão ter aquilo que querem, apesar da dita crise!...
A crise vai continuar, mas, como sempre, só para alguns.
Quem pode, pode!
 
Mais uma forte prova de que os nossos sindicatos não valem NADA!!!
 
Claro Ana Jorge já deve ter pedido a Nossa Senhora de Fatima ajuda, a negociar bons salarios para a sua classe, o que significa dizer para si e o seu Pizarro....os enfermeiros continuam a aguardar e nos hospitais a "substituir e a salvar doentes" enquanto o senhor doutor acaba de jantar e vem nas calmas ao hospital meia, uma hora depois de ter sido chamado, nem que para isso ás vezes seja só para assinar o óbito...
 
O Germano é militante do PSD.
Quando ganhou foi de imediato ter com o então Presidente da Distrital do Porto do PSD Marco António) dizendo que representava 17.000 Enfermeiros (leia-se, 17.000 votos).
Não logrou obter o que queria: ascensão política.

Então, é vê-lo com o actual Secretário de Estado da Saúde do PS (Dr. Pizarro) e seus acólitos em jantaradas.

Qual a vossa interpretação?
 
Quem mandou formar enfermeiros como em aviários?? Quem permitiu que isso acontecesse dentro da classe??
Com esta "invasão" desmedida de enfermeiros de qualidade muito duvidosa, temos que compreender que não estamos mal de todo. Poderia ser pior...a lei da procura e da oferta aplicou-se a nós??
 
Se saíssem hoje em dia 1000 enfermeiros por ano, das escolas portuguesas, a par do número de médicos, com certeza que o cenário seria completamente diferente, porque a saúde é um mercado e o mercado funciona à base da oferta-procura. Também seria diferente o cenário que os enfermeiros portugueses vivem actualmente, se as politicas de saúde que as principais entidades de saúde portuguesas têm levado a cabo fossem conducentes com o paradigma de saúde que a entidade máxima OMS preconiza.
Há que dar os parabéns a quem não soube travar o disparate de vagas que se abriram em flecha em Enfermagem, e enquanto não houver uma inversão da pirâmide em termos de cuidados de saúde os enfermeiros continuaram neste marasmo, sem perspectivaS, humilhados e a assistir ao The rise of doctors!!
 
Os enfermeiros têm o que merecem. A começar pela sua Ordem e pelos seus Sindicatos, pelo menos pelo SEP, que tantas expectativas criou e afinal a Montanha pariu um Rato!!!!!!!!!!!

Ai Ai Ai quando os enfermeiros acordarem!
 
Ao anónimo das 10h17.

Os enfermeiros precisam de "suplicar" e ameaçar com greves para poder haver uma reunião com a ministra da saude,para se poder discutir uma grelha salarial que de resto é indigna para os mesmos. E mesmo assim apenas conseguimos reuniões com mais de 1 mes de espaçamento (às vezes 2 ou 3 meses!!), o que resulta no arrastar de uma luta que ja dura anos e anos.
Os médicos, para discutir uma grelha supostamente digna para eles (o que supostamente acarreta mais custos para o estado que uma grelha indigna!!) conseguem uma reunião no espaço de 1 semana...

Acha que a consideração/respeito para com uma classe bem mais numerosa que a dos medicos é a mesma?

Ainda acha que este post não tem nada a ver com a enfermagem?

Tiago M.
 
NAUSEAS!!!!
é o que me provocam duas "istituições":
Ordem dos Enfermeiros
Sindicato dos enfermeiros
 
Por isto deixei a enfermagem...
FNAM; SIM: Sempre ao mais alto nível.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Os médico já tem tudo o que querem. Continua-se a falar de redução da despesa pública, o que engloba tudo; mas os Sigic´s continuam. Continua-se a operar menos em dias "normais" e em dias de pago a peso de ouro continua-se a operar o triplo!!! Também concordo que a OE e os sindicatos tem que acabar, pelo menos da forma como estão.
 
Existem bons sindicatos e depois existem os outros...
 
O Drº Enfermeiro só espicaça as mentes dos Srºes Enfermeiros mas não dá a cara. Dê a cara para bem dos enfermos se pensa que consegue alguma coisa.
 
O que o SEP e específicamente Guadalupe comunica:

http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=46&visual=9&tm=8&t=Sindicato-dos-enfermeiros-admite-ceder-em-relacao-aos-vencimentos-na-reuniao-com-a-ministra.rtp&article=352216

Ainda estão descontentes??? Apoiem esse sindicato que ele vos apoiará desta forma...
 
Viva A ORDEM DOS ENF.
Viva o SEP,

cada vez mais me repugna ter nascido neste país de GULOSOS.
 
Li no Facebook que a morte da enfermagem está para chegar, alguém sabe de algo?Parece que o Pizarro quer acabar com a classe?
 
Li no Facebook que a morte da enfermagem está para chegar, alguém sabe de algo?Parece que o Pizarro quer acabar com a classe?
 
Exmos. Srs. Enfermeiros;

Querem respeito? Deem-se a esse respeito.
Quantas mais comparações fizerem com os médicos, pior ficam. É ridiculo. É humilhante. Mas acima de tudo, é muito triste observar sempre o mesmo tipo de discurso; "para que nós fiquemos bem, os outros tem que parecer maus".
Este tipo de atitudes são altamente reprováveis.

Os sindicatos dos médicos, devido à actual crise decidiram com governo negociar as tabelas salarias para o proximo ano. Aquilo que pedem é que exista uma legislação que permita a aplicação de um documento que foi já aprovado à cerca de um ano. Este documento seria importante para todos, porque seria uma forma de diminuir os "médicos tarefeiros" que proliferam por estes hospitais e que são pagos a preço de ouro, quando na verdade tem pouca ou nenhuma experiencia. Isto é algo bom.
Mas não! Os palhacinhos do costume vem logo berrar por uma coisa que não entendem, não querem saber, apenas querem é "Ter algo a dizer. E de preferencia? Negativo", porque o verdadeiro objectivo aqui é mesmo; "eu sou mal tratado, por isso também ADORAVA ver estes médicos fedorentos a ser". "A mim pagam-me pouco para aquilo que faço, também deviam fazer o mesmo aos médicos". "Eu gostava de fazer "coisas" de médicos, mas não faço porque não me deixam, mas eu acho que tenho "competencias para faze-lo" ... com guerras deste tipo meus Srs. espero que não cheguem realmente a bom porto. Chega a ser miserável observar estes pensamentos recalcados, ouvir conversas do "eu quero e sei e por isso posso" quando nitidamente não fazem a minima ideia do que falam ou do que querem, não se sabem defender, não se sabem explicar ... mas quando é para criticar, criticam (mesmo sem saber) e quando é para exigir, também exigem, mas sem nexo, sem razão, sem um ponto objectivo.

Fazem figura de palermas aos olhos de todos os outros profissionais de saude, que podem estar muitas vezes dos vosso lado, mas rapidademnte se deixam disso, porque vocês são realmente uma "classe à parte".

Mas enfim, enquanto brincam aos "desgraçadinhos" e viajam pelo sentimento da inferioridade... sinceramente? Não ides a qualquer lugar!!

Cumprimentos
V
 
Os médicos podem alcançar tudo o que querem porque são poucos e estão numa posição previligiada para negociar, por sua vez há enfermeiros aos montes, logo tem de comer aquilo que lhe dão e calar
 
SEP e Ordem.. a palhaçada continua. Até quando é que os enfermeiros vão continuar a ser otários ?
 
Talvez o problema não seja constituído pela Ordem e Sindicatos!
Quem sabe se a "tendência assistencial e caritativa" da Enfermagem, não seja a principal causa!
Obviamente que todos os Sindicatos e necessariamente os representantes da Enfermagem, necessitam urgentemente de uma mudança estratégica; ou seja, a realidade de há vinte anos alterou-se completamente! Mas quem são os Sindicatos? Não são os profissionais de Enfermagem sindicalizados?!
Relativamente à Ordem, ainda piora a situação! Pois é uma Instituição que obriga a que os profissionais estejam inscritos para poderem exercer a sua profissão!
Mas quando existem Assembleias quantos Enfermeiros estão presentes?!
Recordo-me de uma greve em 1975 que RESULTOU!!
Por vezes, convém conhecer a nossa própria História, para outros, não "padecer de amnésias lacunares".
 
DE;

Se o post é colocado com o intuito de que se tenha "pena" dos enfermeiros. Conseguiu.

Segundo a cabeça distorcida de alguns, este post tem tudo a ver com a enfermagem. Sim, porque continuam a ser os coitadinhos em tudo mas que compram chatices com todos os profissionais de saúde.

Uns não podem administrar vacinas, porque não tem competencias para tal. Outros não poderão administrar fármacos... porque já adivinham que serão incompetentes, depois metem fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ao barulho também. Para não falar do alvo predileto; os médicos.

No entanto, o enfermeiro é o profissional mais metido que eu conheço; sim e são vocês proprios que o dizem. Pois fazem trabalho de psicologo, assistente social, médico, fisioterapeuta... o que 4 anos de curso não criam? São os super Profissionais de Saude, o problema é que já nem o governo vos liga. Porque será???

Tenham lá juizinho e não se humilhem. Passam a vida a fazer comparações ridiculas, se soubessem como isso vos fica mal ou como vos olham os outros profissionais de saude por causa destes complexos e eternas insatisfações...
 
Quando é que o SEP negoceia o resto camioneta ( Avaliação, carcanhol??) Queriam dar os lugares de chefia aos políticos a troco de serem todos especialistas!!
Lol..Lol... deixaram roubar-lhe o gelado!!!

Nunca...serão todos especialistas e chefes foi quase à moda dos anos 50, escolhidas pelas pernas, mamocas e lindos olhos...por quem tem o poder, não interessa qual...foi quase assim com o conlui do SEP!!! Porquê? Este Sindicato sempre foi o dos Graduados, que nunca levantaram o rabiosque para fazerem formação, é o Sindicato anti-chefia...mas agora em tempo de crise, chegaram à conclusão que lhes fazem muita falta...para mobilizar os pintos, que não lhes aparecem nas reuniões sindicais...isto há com cada uma!!
 
Pois...para os salários deles há sempre dinheiro, mas para pagar o que nos devem já é outra conversa...
 
Em 5a anos de enfermeiro só tenho uma coisa a dizer...PARA QUÊ ME METI NESTA PROFISSÂO...desilusão
 
Pelos vistos o Enf.º Germano incomoda muita gente...
FORÇA Companheiro, não desistas. Estamos contigo!

A VOZ DOS ENFERMEIROS.
 
Exma. Sara;

"...para os salários deles há sempre dinheiro"

Diga-me uma coisa? Não é capaz de fazer uma guerra sem usar "os outros" como escudo? Não são capazes de levar as vossas lutas sem colocarem os médicos ao "barulho"? É mesmo preciso colarem-se SEMPRE a estes profissionais no meio das vossas guerras? Não vejo um fisioterapeuta ou um terapeuta da fala com estas conversas. Isto é para quê? Pensam que ganham alguma coisa com estas atitudes infantis?

"... mas para pagar o que nos devem já é outra conversa..."

Mas pagar o quê? Fizeram-se pos-graduados em "gestão" para continuarem a exercer o mesmo de sempre. Fizeram-se pos-graduados no "não-sei-o-quê" mas também não importa porque assim vamos AUTOMATICAMENTE ganhar mais dinheiro... e agora andam frustrados porque acham que "são grandes" demais para ganhar o que ganham.

LOL
 
oh LOL das 8:17,

Se os enfermeiros detêm mestrados, doutoramentos, especialidades e pós-graduações, então não haviam de ganhar mais com isso?

é parvo ou está a fazer-se?? só pode...!
 
É evidente que se tem uma especialização em médico - quirurgica e está num centro de saude, não tem porque ganhar mais por isso!! Por acaso essa especialização aportará algo ao que faz no centro de saude?

Quem é aqui o parvo?


Se não vai acrescentar mais nada aquilo que já fazia, lamento defraudar-lhe as suas expectativas, mas não vejo razão absolutamente nenhuma para ganhar mais.

E depois o mesmo acontece por exemplo com um médico.
Um médico é destacado por uma determinada empresa para fazer clinica geral. Até poderá ser o médico com mais especializações, pós graduações e cursos ... Mas se se propuser a essa função, ganhará menos, porque para tal NÂO PRECISA DAS SUAS ESPECIALIZAÇÔES.

Percebe agora?
 
Anonimo das 8.17 pois o problema passa precisamente por aí... Os enfermeiros acham-se "grandes" demais para aquilo que auferem... Estão convencidissimos que a culpa é dos Médicos, e por causa deles não há aumentos na enfermagem... O que não se dão conta, é que excepto os enfermeiros, toda a sociedade, TODA, sabe bem o que é a enfermagem, o que é o enfermeiro (com o sem pós-graduação de treta), faz o mesmo de sempre... Por isso, deixem-se de sobrevalorizações bacocas...
 
Eu tenho sonho e acredito mesmo que vocação para ser enfermeira.
Encontrei este blog pois pesquisava mesmo sobre opinião de enfermeiros acerca da sua profissao.
Vendo muitas opinioes daqui fico com duvidas, será o meu sonho um fracasso? Será que apesar de adorar o que faço devido ao mau estatuto da profissao sofrerei com isso?
Peço que me ajudem...

Cumprimentos
Mariana G.
 
Olá Mariana G.

Não sou enfermeira, mas gostaria apenas de te dizer o seguinte;

1. Neste momento em Portugal estão a formar-se mais de 3000 enfermeiros por ano. As estatisticas dizem que 50% destes enfermeiros não serão absorvidos pelo publico até 2020.

2. Obviamente que eu não sei qual é a dimensão do teu "sonho". Mas podes sempre pensar noutro tipo de alternativas profissionais que estão relacionadas com a saude e que penso que para já não estão assim tão saturadas, exemplos;

TERAPIA DA FALA e NUTRIÇÃO

É obvio que isto do "não estar saturado" é sempre relativo, mas talvez tenhas menos dificuldades em encontrares o teu lugar.

O problema de enfermagem são muitos e dou-te alguns exemplos;
- muitas universidades privadas e algumas publicas cujo o "prestigio" da licenciatura em enfermagem é muito duvidosa
- são mesmo muitos a sair TODOS os anos das universidades
- encontarás muitas pessoas com discurso completamente complexados porque queriam ser médicos e foram para enfermagem (e com pena minha) uns pagam pelos outros

...

Com o meu comentário, apenas desejo que penses que podem existir outras alternativas dentro da saude, e por vezes, com um pouco mais de prestigio junto da população do que enfermagem. O que é uma pena, porque um enfermeiro tem muito valor na sociedade, só penso é que alguns enfermeiros estão equivocados de profissão e quanto ao seu lugar como profissionais junto da população.

Se pensas que mesmo assim vale a pena lutar por essa vontade, dois conselhos;
- Escolhe aquela que é a melhor universidade do pais em enfermagem (e ai não te posso ajudar pk não sei msm, talvez aqui os Srs. comentadores deste blog te possam ajudar)e esforça-te sempre ao maximo para seres a melhor naquilo que fizeres
- E depois prepara-te para uma coisa; existe muito mais para além deste retangulo que parece que se está a afundar cada vez mais. Penso que existem enfermeiros Portugueses em Inglaterra e Espanha e que são bem remunerados e melhor reconhecidos.

Cumprimentos.
Alexandra M.
 
Quero e consigo entrar no icbas no porto. Não me identifico com essas profissões que as pessoas dizem ter estatuto. Tenho uma irmã em nutricao e um irmão em farmácia , cunheco minimamente estas duas, e continuo achar enfermagem o que eu quero. Não se isto é infantil , mas eu vejo me totalmente em enfermagem, o contacto directo com os doentes..
Como já fiz uma cirurgia tive contacto com o pessoal hospitalar e vi mesmo que quem estava sempre atento eram os enfermeiros, vocês tem um papel mesmo essencial..
 
... Só quem tem contacto entende isso, e é o que desejo, ser uma enfermeira de excelencia.
Só tenho pena de ver o que leio aqui ,,,

Cumprimentos
(peço desculpa pela divisão em dois posts )
Mariana G.
 
Deve haver algum erro no último comentário: o ICBAS é uma instituição de ensino superior público universitário que ministra mestrados integrados em Medicina e Medicina Veterinária e a licenciatura em Ciências do Meio Aquático, para além de Bioquímica em conjunto com a Faculdade de Ciências e Engenharia Biomédica em parceria com a FEUP.
Para tirar a licenciatura em Enfermagem no ensino público terá que se candidatar à Escola do Ensino Politécnico no Porto.
Espero que fique esclarecida.
 
Sim peço desculpa , infelizmente o meu acesso à internet é pelo telemovel e eu na lista do site de acesso ao ensino superior devo ter me enganado.
Cumprimentos
Mariana G.
 
Não venhas para enfermagem mariana, poe-te a milhas, sê esperta.....
 
Esta assim tão má a situação?
Onde isto vai parar... :/
Mariana G.
 
Olha Mariana é o seguinte, já alguém aqui disse que até 2020 e até lá se tu entrares agora 2010/2011 estarás nestas estatisticas, metade do pessoal não será absorvido... ou emigras ou mudas de ramo.
Mesmos que entres digo-te uma coisa, trabalhar que nem um tolinho, e não veres o teu trabalho reconhecido? É mau, acredita!
A unica vantagem, ainda que venham para aqui alguns iluminados dizer o contrario, é o teu ordenado que quando comparado com o de um tecnico de diagnostico e terapeuticas (ex. fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, tecnico de analises clinicas, terapeuta da fala (a trabalhar no publico)...) é mt melhor e tens uma carreira um pouco diferente. Claro está, que o trabalho não é o mesmo porque pela frente terás fins de semana, feriados e muitas, muitas noites e como é obvio tudo isto tem que ser pago.

PROBLEMA; Hoje os hospitais já nem essas coisas pagam, existem uns que trocam o subsidio de alimentação por senhas, em vez de te pagarem as horas "extras" dão dias para descançares, mas esses dias tb são eles que escolhem ...

Olha Mariana, isto dos sonhos é muito relativo. Procura na net informação sobre outros cursos, talvez consigas encontrar algum que te interesse e já agora como tb alguém já referiu, terapia da fala é bem fixe, lidas com uma população infantil/jovem principalmente e tens um certo nivel de independencia e podes sempre trabalhar em consultorio, coisa que um terapeuta ocupacional ou um fisioterapeuta (por exemplo) terá mais dificuldade de o fazer.

Não se trata de prestigio ou um sonho mt grande, tens que ser realista e pensar que no fim de 4 anos de estudos, vens para o desemprego e mesmo que arranjes trabalho duvido muito das condições ...
 
E já agora Mariana tens aqui um link:

http://terapiadafala.org/index.html

Consulta-o.
E um conselho; procura mais informação sobre outras profissões. Talvez tenhas boas surpresas. :D
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!