sexta-feira, novembro 19, 2010

Inevitável...


"Parteiras [ESMO] querem receitar medicamentos" link
.
"A Sociedade Portuguesa de Enfermagem em Saúde Mental defende que os Enfermeiros deveriam poder prescrever medicamentos (tal como contemplado na directiva da UE )" link

"Ordem dos Enfermeiros reconhece competência a parteiros para passarem receitas" link

"Dolores Sardo, da Associação de Enfermeiros Obstetras, disse à Lusa que estes profissionais especializados querem «assumir na plenitude a vigilância pré-natal, pois vêem relegado para segundo plano este conhecimento, sendo as mulheres vigiadas por Enfermeiros e Médicos de família, pessoas sem formação específica nesta área».

«Quando falamos de prescrição, não queremos ser Médicos, mas Enfermeiros especialistas que, à semelhança de outros colegas de países europeus, têm autonomia para prescrever determinados medicamentos, exames, protocolos de ecografias e drogas protocoladas, necessários à vigilância da gravidez normal, sem patologia»."

""É evidente que os Enfermeiros Obstetras têm competências para garantir a vigilância das gravidezes normais." Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), foi clara, admitindo que "dentro da vigilância existe um conjunto de intervenções, como a prescrição de exames e de medicamentos"."

Comments:
Direitos da Gravida=Direitos do Feto=Dever da Parteira/o.
É urgente que estes assumam o seu papel junto das mulheres.
 
EU NÃO ACREDITO QUE EXISTAM ALMAS,DENTRO DA ENFERMAGEM QUE ACHAM QUE 10 EUROS MENSAIS,É UM VALOR JUSTO PARA OS POBREZINHOS QUE CHULAM OS ENFERMEIROS ATRAVÉS DA OE.VIVEMOS NUM PAÍS SEM REGRAS, SEM MORAL,SEM ALMA E SEM SOLIDARIEDADE.O QUE INTERESSA É QUE SE AFIRME A GANÂNCIA PARA QUE MEIA DÚZIA DE ENCOSTADOS DA OE,CONTINUEM A VIVER E A OSTENTAR LUXURIA,ATRAVÉS DA DA QUOTOZIÇÃO DE PESSOAS DIGNAS QUE SÃO OS ENFERMEIROS, QUE ATRAVÉS DO SEU ÁRDUO TRABALHO NOCTURNO, DE FINS DE SEMANA,FERIADOS E FESTAS ANUAIS,ALIMENTAM PROXENETAS QUE SE SERVEM DA OE PARA VIVEREM UM NOVO RIQUISMO O QUAL NUNCA ALCANÇARIAM SE ESTIVESSEM FORA DA OE.DEIXEM DE SER GANANCIOSOS PORQUE A ORDEM NESTE MOMENTO JÁ É UM AUTENTICO EURO-MILHÕES,PARA OS QUE ESTÃO NA ENFERMAGEM(ATRAVÉS DA ORDEM) MAS NUNCA TIVERAM CAPACIDADE PARA SEREM ENFERMEIROS.
 
acho que os enfermeiros devem prescrever mas não ganhamos o suficiente para assumirmos tal responsabilidade....eu aconselho sobre medicação prescrita pelo médico à 25 anos, suspendo, altero a via de administração, alerto o medico, e não administro medicamento algum se encontro algo que o fundamente...logo sei prescrever além de que conheço todos os efeitos secundários, interacções com outros medicamentos e alimentação mas não ganho para assumir os erros dos médicos qie prescrevem só alerto os doentes e incentivo-os a confrontar o médico e a sua ignorancia
 
enf d saude mental???
 
"É evidente que os Enfermeiros Obstetras têm competências para garantir a vigilância das gravidezes normais." (!!!!!!!!!)
É caso para lhe perguntar se as familiares grávidas da Sra. Bastonária optariam por ser seguidas pelos/as seus/suas colegas...
 
A mentalidade dos governantes anda há muito desfazada das necessidades das pessoas.
Como é que isto pode mudar?
 
"É caso para lhe perguntar se as familiares grávidas da Sra. Bastonária optariam por ser seguidas pelos/as seus/suas colegas..."

Perguntemos à medica que quase matou um feto por má prática na sobrinha da bastonária...
 
http://saudesa.blogspot.com/
……O gabinete de imprensa do Ministério da Saúde é composto por mais dois elementos, além de Cláudia Borges - ambos requisitados à indústria farmacêutica, que optaram pelo ordenado de origem acrescido das despesas de representação devidas aos adjuntos (cerca de 500 euros cada), conforme se pode ler nos respectivos despachos de nomeação (4533/2010 e 8469/2010).
Um cálculo aproximado dos respectivos ordenados permite concluir que, por ano, o gabinete de imprensa do Ministério da Saúde custa ao orçamento do gabinete da ministra Ana Jorge cerca de 225 mil euros.
Percebe-se assim como a imprensa tem tratado os enfermeiros
Antes a equipa hoje….
 
Deixem Os enfermeiros poderem fazer o seu trabalho e as mulheres que escolham.
Já hoje escolhem entre o centro de saúde e o medico privado,de acordo com o seu dinheiro
Não enveredemos pelo caminho das más praticas,que não beneficia ninguém.
Vejam nas revistas as fotos da mulher do elemento do PS que foi pai recentemente.Á saida da clinica para a prsperidade a Obstetra e a Pediatra....este é o marketing....as necessidades das pessoas com a crise´são outras.
 
Em Inglaterra as ecografias são feitas por ESMO`S em caso de duvida ou alteração sao encaminhadas para o Médico Obstetra.
Em Espanha o seguimento de uma gravidez normal é feita pelos enfermeiros especialistas.
Em Portugal em alguns locais a vigilancia é feita por enfermeiros especialistas e recorrem ao médico para precrever medicação e rotinas analiticas (as quais se encontran devidamente protocoladas e sao do conhecimento de todos os profissionais da area de Saude materna).
Seria útil pensar no conforto e na maior acessibilidade das utentes sendo essas rotinas feitas pelo ESMO e também avaliar os ganhos em eficácia e eficiência.
 
Havendo já profissionais com essa competência e formação, não há razão nenhuma para que possam agora enfermeiros também prescrever, até porque no caso em particular, todas as grávidas devem ser seguidas por um Médico Obstetra, esse sim, responsável pela tomada de decisões médicas, como são a terapêutica do doente... Mais uma vez, quem quer ser Médico tira Medicina...

Anónimo 11.21 era capaz de lhe contar inúmeros de erros/más práticas de enfermeiros... As suas generalizações só demonstram falta de argumentos.
 
Vão voltar a censurar mais um comentário que não entre de acordo com essa "inevitabilidade" Exmo Doutor Enfermeiro?

Lido no Público.pt:

"Se há coisa ridícula é competição entre grupos profissionais. Agora querer que os enfermeiros façam o que é da competência do médico (claro que só se reivindicam as rosas, os espinhos que continuem com eles) é irónico tendo em conta que alguns enfermeiros (digo alguns, porque como em todas as profissões há bons e maus) dividem o que é da sua competência entre médicos e auxiliares (lavar doentes, alimentar doentes, etc). E a simpatia é claro deixam para as visitas. O sorriso dilui-se em muita inveja..."


A enfermagem só se enterra cada vez mais com estas pretensões, ridicularizando-se a si própria. Lamentavelmente, a meu ver.

Porque, pela mesma lógica, os farmacêuticos estarão aptos para admnistrar injectáveis inclusivé decanoatos, os auxiliares a procederem a cuidados de higiene e educação para a saúde e os famigerados para-médicos também terão direito às suas aspirações de se definirem como classe própria.

Poderá naturalemente censurar este comentário mas entristece-me por isso porque demonstra má fé no confronto de opiniões.
 
Eu sou enfermeira esp. em saude materna exerço funções num centro de saude e muitas vezes tenho de ir alertar o médico sobre medicamentos que a grávida não pode fazer. Os médicos em cuidados de saude primários sabem menos que as parteiras. Quando aparece alguma mulher em trabalho de parto até tremem :) portanto concordo perfeitamente com a prescrição. Vai sem duvida melhorar os cuidados prá-natais
 
Ao anónimo de 4:00PM

"Quem quer ser médico tira medicina".... Eis a única coisa de jeito que escreveu.....
Eu sou enfermeiro obstetra, nunca quis nem quero ser médico.
Sinto-me TÃO OU MAIS COMPETENTE do que os seus colegas de medicina geral e familiar para seguir a grávida fisiológica. inclusive corrijo várias vezes erros deles e tento "normalizar a marcação das ecografias que são prescritas fora dos momentos adequados.... Na amamentação, a ignorância médica é ultrajante.... e podia escrever linhas e linhas.... Quando nem os obstetras seguem a fisiologia no parto (preferindo induções que ninguém entende ou cesarianas porque pagam mais) e não aconselham correctamente na amamentação.... como podemos contar com um médico de medicina geral e familiar? segundo a portaria 300/2009 ele tem, no total, 4 meses de Obstetricia.... eu tive 2 anos!!!!!
e se lá fora, com curriculos escolares NÃO superiores ao meu, as parteiras fazem tudo sozinhas.... porque nao eu fazer o mesmo por ca? faço-o melhor, e MUITO MAIS BARATO PARA O ESTADO.... QUAL A DUVIDA? JA QUE ME PAGAM MAL, AO MENOS QUE ME DEIXEM TRABALHAR BEM sentindo-me útil à população que cuido... Vamos deixar os poleiros para as galinhas e vamos trabalhar ordeiramente para a população e não para nós. é para isso que somos pagos, mesmo que mal! Não tenho dificuldade nenhuma em trabalhar em equipe com o medico: algo de patologico surge, ele é cotnactado para isso... Ele é insubstituivel nessa fase, APENAS.

e so para terminar, para quem escreveu se uma mulher preferia um enfermeiro especialista a um medico generalista.... não tenho duvida nenhuma: nao sou melhor do que os outros e MUITAS gravidas ate vÊm 2 vezes ao centro de saúde - 1 apenas para as credenciais médicas e outra porque nao dispensam a consulta comigo... E QUANDO preferem os meus conselhos aos do medico.... há duvidas das minhas competências?
 
Obrigado DE por publicar algo sobre as enfermeiras obstetras, continuo convicto que a nossa especialidade, se bem aproveitada, pode demonstrar À população e ao governo o quanto a enfermagem autonoma é uma mais-valia nos cuidados de saude prestados
 
E porque não pode um Enfº especialista em Reabilitação pedir exames complementares de dx, como um simples RX??!

Porque não pode receitar um simples AINE?? Têm que entupir serviços e perder mais tempo e dinheiro em "ir ao médico" para pedirem receitas e etc??!
Só em Portugal mesmo, que os enfermeiros são absolutamente atropelados na progressão natural da sua profissão!
O corporativismo médico é impressionante, asfixiante!!
Mas, oh velhos do Restelo, isto há-de mudar!!
 
http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/237162/madeira/237232-ministra-da-saude-falha-conferencia
……Os enfermeiros da especialidade de Obstetrícia voltaram a reclamar uma presença mais visível na rede de cuidados primários e no sistema nacional de Saúde. Dolores Sardo, da Associação Portuguesa de Enfermeiros Parteiros, lamentou a posição que ocupam, apesar da lei portuguesa reconhecer aos enfermeiros competências para acompanhar e seguir as mulheres grávidas……

Ministra falha conferência para substituir Socrates .Há quanto tempo foi agendada a Cimeira da NATO que trouxe ao País os poderosos do mundo?
 
Bem quem fala assim não é gago. subscrevo o que o cyber.enf disse. De enfermeiros destes é que Portugal precisa, para ver se a população deixa de ver o médico como o dono do mundo e o curandeiro de todas as maleitas com o seu estetoscópio a fazer de varinha mágica, e que sirva também para levar com o nosso serviço de saúde para a frente, que isto só com médicos não vai lá. Como já disse em posts anteriores, não sou enfermeiro apesar de querer ser e de estar a preparar me para entrar no curso e sempre disse que nem que tivesse médias de 20 ia para medicina. Cuidar do doente é muito mais do que ter um papel e uma caneta na mão e escrever amoxicilina 875 mg de 12 em 12 horas, até porque muitos enfermeiros também o sabiam fazer e não andam por aí a armarem-se em bons...
 
Lol oh Henrique Martinho você não sabe sequer o que é ser enfermeiro, quanto mais Médico... Sabe lá você o que é ser Médico... E essa das médias não cola... assim pode ser que engane os seus paizinhos...mas o resto das pessoas nem por isso.
 
Competição entre profissionais?Ou mau aproveitamento de recursos?

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/entre-20-e-40-dos-gastos-com-saude-no-mundo-sao-desperdicados-diz-oms

….Entre 20% e 40% dos investimentos em saúde em todo o mundo são desperdiçados. A informação consta do relatório Financiamento de Sistemas de Saúde: O Caminho para Cobertura Universal, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o documento, os sistemas de saúde ainda sofrem com os efeitos da crise económica, mas podem se aproximar da cobertura universal a cidadãos se adoptarem uma medida simples: reduzirem ineficiências.
…..Os estudiosos acrescentam ainda que as barreiras à cobertura universal não são técnicas, mas políticas. “Algumas empresas de seguros podem querer estabelecer um papel claro para as seguradoras privadas, enquanto alguns médicos podem não querer abrir mão de seu monopólio lucrativo, transferindo tarefas para profissionais de enfermagem ou de outros quadros qualificados”,
 
Em relação ao comentário do anónimo das 2:29 PM que vem para aqui com voz de galo e não passa de um pintainho sem canto, quem é que o "senhor/a" pensa que é para fazer juizos de valor sobre mim????? Quem é que pensa que é? Esperem já sei, não passa de uma amostra de gente com pernas com uma ervilha no lugar do cérebro e uma pedra no lugar do coração.
Sabe, mas agora respondendo à sua triste e aberrante provocação eu sei muito bem o que é ser enfermeiro e até mesmo ser médico, claro que não o sei na "pele" porque não o sou mas infelizmente já por várias inúmeras vezes tive de recorrer ao serviço de urgência e já fiquei várias vezes internado, ora por crises de asma, ora por outras situações e, peço desculpa se vou ser injusto mas aquilo que vi sempre eram médicos a cafeínar no bar com horas de almoço que mais parecia que tinham ido fazer a refeição, e enfermeiros e os auxiliares numa grande correria de um lado para o outro a realmente tratar os doentes e até digo mais na penultima vez que tive no hospital fui de ambulância com uma crise de asma bastante acentuada, na triagem a enfermeira deu-me a pulseira laranja e mesmo assim tive de esperar 37 minutos pelo médico. sim leram bem, 37 minutos à espera enquanto o protocolo diz que pulseira laranja é no maximo 10 minutos. Valei-me a mesma enfermeira da triagem ao ver-me agonizado com falta de ar, colocou-me logo o aerossol, mesmo sem a médica me ter visto.
Aconselho o senhor anónimo a passar um dia num hospital e depois realmente reflectir sobre o seu comentário. É que aquilo que os olhos não vêm, o coração não sente. Por acaso o senhor acha bem que os enfermeiros, os prof de saúde que estão ao nosso lado 24 horas por dia para nos tratar (só não estão mais porque o próprio estado não os respeita nem os valoriza), profissionais esses que muitas vezes deixa a família em segundo plano em prol do doente e muitas vezes nem um obrigado recebem em troca, acha que merecem assim tanto desprezo, desrespeito, incompreensão e as condições de trabalho desumanas????? Eu acho que não, até porque eles tratam-nos mesmo o sabendo que a enfermagem é uma das profissões menos valorizadas pela população (pois para muitos a enfermagem é sinónimo de limpa-cus ou de escravo do médico) coitadinha das pessoas que assim pensam, são tão reles e só me causam urticaria.
Posto este testamento todo (peço desculpa por tal mas este ser tirou-me do sério), so lhe queria dizer caro anónimo: agradecia que a sua personalidade mesquinha, desumana e eticamente enferma não volte a fazer juízos de valor sobre a minha pessoa e muito menos sobre as minhas ambições no futuro, pois nem me conhece de lado nenhum e muito menos SEM SE IDENTIFICAR!
Tenho dito, é que é melhor ficar por aqui antes que as minhas catecolaminas subam para niveis perigosos e superiores aos recomendados e desça ao seu baixo nível...
P.S.: Peço desculpa ao doutor enfermeiro por ter descido a este tom, mas esta gente que pensa que tem o rei na barriga consegue-me enervar de uma maneira, que eu não consigo ficar calado. Cada um tem o que merece, se essa amostra de gente não sabe respeitar, também não merece ser respeitado.
 
"(...)amoxicilina 875 mg de 12 em 12 horas(...)"
Deve ser uma nova dosagem!!! Assim como o fármaco novo em associação com a amoxicilina: o Ácido ClavulâMico!
 
Henrique martinho, amigo,

não venha para Enfermagem.. Não se venha enfiar num barco à deriva e a afundar-se.

Ponha-se a milhas disto enquanto pode...
 
Henrique martinho, amigo,

não venha para Enfermagem.. Não se venha enfiar num barco à deriva e a afundar-se.

Ponha-se a milhas disto enquanto pode...
 
Henrique Martinho quase chorei ao ler o seu post... mas de riso! Essa ideia ridícula de que os enfermeiros são os únicos que trabalham e os Medicos passam a vida no café demonstra bem a sua (pouca) capacidade intelectual... Mas tudo bem, está de acordo com o seu "grande" sonho...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!