terça-feira, novembro 30, 2010

Pena ser só a de Ponta Delgada...



"A Presidente da Câmara de Ponta Delgada defendeu (...) que o trabalho prestado pelos Enfermeiros é inestimável, determina um nível de responsabilização máxima e exige conhecimentos vastos, sempre em actualização, em condições muitas vezes penosas de trabalho e cansaço físico e mental." link

Comments:
Vamos elegê-la para primeira-ministra...
Ganda Berta Cabral...
 
Um comentário que encontrei no cogitare e que com o qual concordo inteiramente....


Nem todos os enfermeiros têm de dar a cara, é para isso que servem sindicatos e a OE (em perspectivas diferentes mas complementares e que “supostamente” se articulam entre si). Isto não invalida a necessária e importante participação nas decisões, a qual pode ser feita de múltiplas formas. Há anónimos mais participativos do que muitos que andam a dar a cara ou a passear a face e nada trazem de novo, para além de uns delírios éticos. Quem se candidata a determinados cargos de responsabilidade, também tem de assumir as RESPONSABILIDADES – algo que NUNCA acontece em Portugal – a culpa aqui também é sempre dos outros, claro…é mais fácil dizer façam melhor!!! Pois, mas quem lá estava (e está…) é que tem de fazer, se não se sentir capaz, que saia e regresse à prática de cuidados, junto dos doentes.
Em relação ao aumento de quotas ela vem para pagar-mos uma ESTRATÉGIA montada por sindicatos e também OE que nos está a arrastar para o abismo… e assim vai continuar! E a carreira aprovada é bem o reflexo disso…
A estratégia é que todos os enfermeiros sejam especialistas no futuro …e a gestão desse novo “paradigma” é da OE!!! – Socorro!!!!
Primeiro resultado dessa opção: desvalorização completa do enfermeiro especialista – é que o pessoal do governo também faz contas e disse: enfermeiros, fiquem lá todos especialistas como bem quiserem, mas com duas condições- 1ª Nada de pedir mais $$$$ por isso e 2ª nada de novas competências/funções, só aquelas que vocês têm no vosso REPE e que ninguém sabe muito bem o que aquilo significa exactamente, por isso continuem a dar picas e a fazerem pensos e depois escrevem montanhas de papeis autónomos com uma larachas tipo gerir ambiente e cenas assim. As novas competências dos especialistas nas OE são uma data de generalidades … aliás a própria formação das especialidades deveria envolver as escolas, com a formação de alguns cursos de QUALIDADE, em vez do que se está passar…vergonhoso (quer no base, quer nos pós básico).
O grande problema da enfermagem é preferirmos a quantidade em detrimento da qualidade. Nos registos, na burocracia, nos projecto que desenvolvemos e principalmente na FORMAÇÃO, a qual é uma verdadeira lástima!!!!
É aqui que é urgente intervir …

Faço umas pequenas questões para quem souber responder:

Porque não iniciaram a luta pela valorização financeira de quem tirou a licenciatura há cerca de 10 anos atrás, como aconteceu com os professores? EXIGO UMA RESPOSTA DIRECTA AO ASSUNTO …
Porque nunca vi nenhum cartaz nas Manifs a alertar contra o excesso de formação de enfermeiros?
Qual a vantagem para a profissão de termos no futuro uma profissão de apenas enfermeiros especialistas, quando nos outros países continuam a existirem auxiliares de enfermagem? Quem montou esta estratégia fez as contas para saber quanto poderia custar ao país e se estavam dispostos a pagar?
Porque é que o sindicato deitou fora antiga estrutura da carreira, ao assinarem os princípios enformadores da actual? Qual o motivo de extinguirem a categoria de graduado? E de ESPECIALISTA (quando há um título atribuído pelo OE!!)??? E qual o motivo de retirarem da carreira os enfermeiros chefes e supervisores??? Acham mais digno a divisão entre enfermeiro e enfermeiro principal???
Cumprimentos a todos e discutam, no anonimato ou fora dele, pois a enfermagem necessita urgentemente de discussão …
 
Aqui está uma pessoa de entre milhares que sabe o que é ser enfermeiro(a), pena é que a ministra e sua corja não tenham a mesma opinião e assim prejudicar os enfermeiros, talvez seja esta a oportunidade de substituir a equipa ministerial e pensar em colocar pessoas como esta presidente de camara no ministério da saúde.
 
Mais um encontro de ética...

DA-SE----
 
Se o Gabinete do Ministério da Saude assim o entendesse...não teria a enfermagem a viver a himilhação dos dias de hoje.
Obrigada SENHORA Presidente!
Pena que só a imprensa regional fale dos vivos e da sua qualidade,a restante impregna as nossas mentes com o elogio dos "mortos" para a vida, dos agiotas e dos "mercados" do dinheiro que destroiem os Seres.
 
Haverá Enfermeiros nesta ilhas?
Pelo menos um o Enfermeiro Director…
http://ww1.rtp.pt/acores/?article=18524&visual=3&layout=10&tm=7
 
A irmã dela é Enfermeira no Centro de Saúde de Ponta Delgada...
 
tudo tem um inicio, nao conheco a pessoa, mas é uma ideia a validar... convido o Doutor Enfermeiro a criar uma corrente de agradecimento do reconhecimento que nos foi dado por essa senhora.
cumprimentos caros colegas.
Prrmartins
 
Publicidade aqui????
 
http://usmt.blogs.sapo.pt/99362.html
…………………….
Faltam milhares de enfermeiros nos Centros de Saúde e nos Hospitais. Ministério e apoiantes nem dão resposta, quando inquiridos sobre a ausência de tais profissionais nas unidades de saúde. Há milhares de enfermeiros, devidamente habilitados, que estão no desemprego...

Será que o Governo, Ministério da Saúde e apoiantes não têm coragem para dizer que estão objectivamente a contribuir para desenvolver o mercado privado da saúde e para que as populações tenham cada vez mais dificuldades no acesso a cuidados de saúde, logo menos qualidade de vida?

Será?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!