quinta-feira, dezembro 02, 2010

Do silêncio… à voz (sem apitos ou bandeirolas…)!

(Clicar para ampliar e ler)
.
Pese a rápida ascensão da profissão de Enfermagem e do respectivo estatuto social, a voz dos Enfermeiros sempre foi de difícil auscultação e repercussão. A modelação política da sociedade exige que qualquer intervenção ou preponderância careça de imposição e projecção socio-política!
.
O Enf. Germano Couto – uma vez mais! – quebrou a barreira do silêncio e de forma pioneira deu os primeiros passos num terreno onde ainda nenhum outro Enfermeiro havia trilhado. Doravante, passará a assinar uma crónica mensal numa das revistas portuguesas com maior tiragem – a Focus.

O Presidente da Secção Regional do Norte da OE compreendeu (ao contrário de todos os outros!) que a inteligência é um bem rentabilizável, conclusão fácil, mas que quase nenhuma outra personalidade da OE havia ainda atingido. A capitalização e valorização socio-política exige uma postura de visibilidade e influência.
Como podem os Enfermeiros opinar sem voz? Não podem. E finalmente alguém quebrou o silêncio.

Na sua primeira crónica (Revista Focus nº. 581 de 1.12.2010), a defesa da Enfermagem é um princípio seguido de forma intransigente. Pela primeira vez alguém se faz ouvir… sem recorer a apitos, bandeirolas, voltinhas de bicicleta ou com o "auxílio amplificador" dos microfones de seminários enfadonhos! Parabéns!
__________________________________________________________________________
Nota: este passo pioneiro é merecedor de ser impresso e afixado nos respectivos locais de trabalho. É um hino à exigência de justiça para com os Enfermeiros. A divulgação (reside aqui o sucesso da voz) é obrigatória! Os Enfermeiros não querem perder... outra oportunidade!

Comments:
Parabéns ao Enfº Germano e ao Dr. Enfermeiro. Mobilizadores de uma enfermagem que envereda pela ciência e dignidade e não pela subserviência do século XIX. Continuem!
 
Ora aqui está um Homem, um Enfermeiro, Competente e que marca a sua posição em prol da Enfermagem e consegue visibilidade ao nível mediático! Continue! São exemplos destes que são necessários na nossa profissão!

Parabéns Enf.Germano Couto
 
Lindo, lindo, lindo...
 
DE e germano couto façam um favor aos enfermeiros: VAO PARA A ORDEM!!!!!!!!!!!1
 
é apenas mais um passo...que as luzes da ribalta não ofusquem o essencial...os enfermeiros e a Enfermagem em Portugal
 
Caso O Germano Avance pá OE, vou estar atento ao nº de profs que vão integrar a sua lista.

Se forem muitos... Esqueça o meu voto e o meu apoio.

Neste momento apoio-o a 300%

CUMPRIMENTOS COLEGAS
 
De facto, onde anda a augustinha e a lucília?...

Andam ocupadas a delinear estratégias de como aumentar a quota, manter-se no poleiro...

Cá me cheira que este colega, embora tendo um senão, há-de ser bastonário...
 
A unica restea de esperança que me resta é o Dr enfermeiro e o enfº germano se unirem para tomarem conta da OE.
 
Ordem à vista !!!!
 
Vi-o na AG e ficou muito surpreendida. Tem o meu voto para bastonário!
 
PARABÉNS PELO EXCELENTE ARTIGO !
CONSEGUE RESUMIR NUMA SÓ FOLHA (QUASE) TUDO AQUILO QUE NOS TEM VINDO A ATORMENTAR NOS ÚLTIMOS ANOS !

SE SE CANDIDATAR À ORDEM DOS ENFERMEIROS, PODE CONTAR COM O MEU VOTO.

VOU AFIXAR ESTE ARTIGO NO MEU SERVIÇO... ESPERO QUE OUTROS COLEGAS FAÇAM O MESMO.


PM / HSTV
 
PARABÉNS PELO EXCELENTE ARTIGO !
CONSEGUE RESUMIR NUMA SÓ FOLHA (QUASE) TUDO AQUILO QUE NOS TEM VINDO A ATORMENTAR NOS ÚLTIMOS ANOS !

SE SE CANDIDATAR À ORDEM DOS ENFERMEIROS, PODE CONTAR COM O MEU VOTO.

VOU AFIXAR ESTE ARTIGO NO MEU SERVIÇO... ESPERO QUE OUTROS COLEGAS FAÇAM O MESMO.


PM / HSTV
 
Um olhar lúcido sobre a Enfermagem...

Tem o meu apoio.
 
Concordo precisamos de alguém como o Enfº Germano Couto a bastonário da OE... terá o apoio da grande maioria dos enfermeiros!
 
É assim que se começa, e sim, tabém concordo, é usar a inteligência! (finalmente alguém a usa).
é, um dos, primeiros passos para aumentar a nossa representação politica (infelizmente para já somos maioritariamente comunas - por isso é que andamos sempre para trás, qual caranguejo... então no hospital s joao nem se fala)
 
Palavras bonitas, cheias de verdade que é bom a população ler e meditar.... e já agora a Ordem também deveria de por os olhinhos... Quero acreditar que este é mais um passo na visibilidade da Enfermagem pq, como estamos, com a Ordem a nos defender como defende, sindicatos a enterrar-nos em cada dia que passa e uma ministra brutinha que so vê e faz o que lhe dá jeito, de forma absurda e teimosa, não vamos lá. Desculpem o desÂnimo mas, continuo sem ver grande luz no fundo do túnel... talvez uma claridade ofuscada longe, bem longe...
 
Gostei muito do artigo, concordo plenamente, especialmente a última parte:
"Os sentimentos perdem-se nas palavras... Deveriam levar a acçoes.."
 
quando são as eleições???????????

Realmente este blog já lhe fez metade da campanha!!!!

Justiça seja feita ...o sr sabe falar e,pasme-se......PENSA!!!!!
 
Afinal o prometido, DE chegou tarde mas... chegou, o seu candidato, aí está, Enf. Germano Couto.
Parabens, já previa isto!
Tenho sido um leitor atento e sabia que o rumo a confirmar, seria este.
A partir de agora, concentremo-nos no essencial do que queremos para a Ordem, a bola de neve começou a rolar com Germano, DE e outros apoiantes e juntos, faremos uma Ordem diferente e cada vez mais reconhecida pelos seus membros.
Parabens DE e em particular, Enf. Germano pelo seu artigo.
 
A evolução humana corresponde ao desenvolvimento da sua inteligência e sabedoria!!!
O mesmo se aplica à enfermagem dos nossos dias.
Parabens Enfº Germano.
 
A evolução humana corresponde ao desenvolvimento da sua inteligência e sabedoria!!!
O mesmo se aplica à enfermagem dos nossos dias.
Parabens Enfº Germano.
 
A evolução humana corresponde ao desenvolvimento da sua inteligência e sabedoria!!!
O mesmo se aplica à enfermagem dos nossos dias.
Parabens Enfº Germano.
 
Muito oportuna esta crónica, o que muitos de nós sentimos no dia a dia.
Coincidência a publicação deste estudo hoje.
....
Portugal apresenta o segundo valor mais alto no índice de desigualdade social da União Europeia, indica o livro "Desigualdades Sociais 2010 - Estudos e Indicadores", lançado hoje, quinta-feira, pelo Observatório das Desigualdades
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1725906
 
Só posso dizer: excelente DE, excelente Germano C!
 
Ora enfim mais alguém aparece a referir os militares! JÁ JULGAVA QUE ERAM ENFERMEIROS DE SEGUNDA CATEGORIA........
 
Admiro o Enfº Germano pela postura que tem vindo a manifestar, e por sua vez repudio o papel dos Professores na OE, uma vez que os interesses desta classe prejudicam claramente os interesses dos Enfermeiros!

Enfº Germano defina-se, ou como Enfermeiro ou como professor!

E não me venham com as tretas do costume dizendo que estamos todos no mesmo barco, porque isso é uma falsidade, BASTA DE HIPOCRISIA SR´S PROFESSORES
 
Positivo este acontecimento.

Logo a abrir, sugiro que se escrevesse “Enfermagem” com “E”.

Quanto ao parelelismo com a xenofobia, estou inteiramente de acordo. Só não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia. Fomos nós que os lá colocamos (Governo). Se não estamos bem, devemos mudar o sentido de voto.

Quanto ao desemprego, estamos de acordo que são urgentes algumas medidas. Que acha o Enf. Germano do duplo emprego, das escolas privadas e excesso de vagas nas públicas bem como do modo como é feito o recrutamento dos enfermeiros (efeito cunha)?

Em relação aos especialistas, sejamos claros: só faz sentido que o Estado custeie as despesas formativas, se as pessoas depois garantirem retorno ao Estado. Que acha o Enf. Germano de pessoas que engordam o curriculum com pós graduações e mestrados, e depois vão para chefes (que pelos visto é o seu caso) ou têm uma actividade não coincidente com a formação adquirida?

Quanto à diferença salarial estamos de acordo. Em todo o caso, interrogo-me frequentemente sobre o nível de entrega dos enfermeiros nas instituições. Será que muitos merecem ser pagos como licenciados? Ainda se houve muito “Ai, isso aí é com o médico”…

Quanto ao caso dos enfermeiros das Forças Armadas, também estou de acordo, embora também aqui faça uma ressalva. Das pessoas com quem trabalhei, e que faziam parte dos quadros das Forças Armadas, nota-se perfeitamente que praticam uma Enfermagem, diria “militarizada”. Conceitos como “relação de ajuda”, “respeito pela dignidade” e até o domínio científico de algumas temáticas, deixava a desejar. Já para não falar que alguns deles trabalhavam em três ou mais sítios. E ainda havia aqui muito mais para contar sobre eles (desculpem este tom discriminatório), mas é melhor ficarmos por aqui!

A citação da Florence, pode ser auto-incriminatória: então temos um enfermeiros especialista em Saúde Materna (gosto ou acaso?), que chefia um Centro de Saúde (convite ou concurso?), que dá aulas numa Universidade (pública ou privada? Integrado no seu horário de trabalho ou duplo emprego? Convidado, por quem e com que propósitos?) e é autor de livros e artigos (quais e quantos?)…

Uma das ideias finais (beneficiam-se sempre os mesmos) é fulcral para inverter a situação que se vive actualmente em Portugal. Por isso não compreendo a “mão dada” com José Moreira da Silva (Ordem dos Médicos) há uns tempos. Para mim, é muito claro que alterar o reconhecimento social da Enfermagem passa obrigatoriamente por causar algumas “mossas” no modus operandi da classe médica. Diálogo sim, mas conivência com certas aldrabices, NÃO!

Nota: relembro que em Portugal, das 3 grandes revistas semanais, a Focus é aquela que tem menor tiragem.

Margarida
(Porto)
 
Positivo este acontecimento.

Logo a abrir, sugiro que se escrevesse “Enfermagem” com “E”.

Quanto ao parelelismo com a xenofobia, estou inteiramente de acordo. Só não nos podemos esquecer que vivemos numa democracia. Fomos nós que os lá colocamos (Governo). Se não estamos bem, devemos mudar o sentido de voto.

Quanto ao desemprego, estamos de acordo que são urgentes algumas medidas. Que acha o Enf. Germano do duplo emprego, das escolas privadas e excesso de vagas nas públicas bem como do modo como é feito o recrutamento dos enfermeiros (efeito cunha)?

Em relação aos especialistas, sejamos claros: só faz sentido que o Estado custeie as despesas formativas, se as pessoas depois garantirem retorno ao Estado. Que acha o Enf. Germano de pessoas que engordam o curriculum com pós graduações e mestrados, e depois vão para chefes (que pelos visto é o seu caso) ou têm uma actividade não coincidente com a formação adquirida?

Quanto à diferença salarial estamos de acordo. Em todo o caso, interrogo-me frequentemente sobre o nível de entrega dos enfermeiros nas instituições. Será que muitos merecem ser pagos como licenciados? Ainda se houve muito “Ai, isso aí é com o médico”…

Quanto ao caso dos enfermeiros das Forças Armadas, também estou de acordo, embora também aqui faça uma ressalva. Das pessoas com quem trabalhei, e que faziam parte dos quadros das Forças Armadas, nota-se perfeitamente que praticam uma Enfermagem, diria “militarizada”. Conceitos como “relação de ajuda”, “respeito pela dignidade” e até o domínio científico de algumas temáticas, deixava a desejar. Já para não falar que alguns deles trabalhavam em três ou mais sítios. E ainda havia aqui muito mais para contar sobre eles (desculpem este tom discriminatório), mas é melhor ficarmos por aqui!

A citação da Florence, pode ser auto-incriminatória: então temos um enfermeiros especialista em Saúde Materna (gosto ou acaso?), que chefia um Centro de Saúde (convite ou concurso?), que dá aulas numa Universidade (pública ou privada? Integrado no seu horário de trabalho ou duplo emprego? Convidado, por quem e com que propósitos?) e é autor de livros e artigos (quais e quantos?)…

Uma das ideias finais (beneficiam-se sempre os mesmos) é fulcral para inverter a situação que se vive actualmente em Portugal. Por isso não compreendo a “mão dada” com José Moreira da Silva (Ordem dos Médicos) há uns tempos. Para mim, é muito claro que alterar o reconhecimento social da Enfermagem passa obrigatoriamente por causar algumas “mossas” no modus operandi da classe médica. Diálogo sim, mas conivência com certas aldrabices, NÃO!

Nota: relembro que em Portugal, das 3 grandes revistas semanais, a Focus é aquela que tem menor tiragem.

Margarida
(Porto)
 
ONTEM RECEBI UM MAIL DO SEP, A FALAR QUE FINALMENTE TERIAMOS OPCÇAO DE PEDIR A ACTUALIZAÇAO NA PROGRESSAO. COMO NAO TENHO ACESSO AO MAIL DO DR ENFERMEIRO, VENHO POR ESTE MEIO PEDIR AO ADMINISTRADOR PARA FAZER UM POST.
PODE VIR A AJUDAR MUITOS COLEGAS.
DE REFERIR QUE MUITOS ENFERMEIRO TEM DIREITO A ESSA ACTUALIZAÇAO E A SUBIDA DE ESCALAO DEVIDA DA ACTUALIZAÇAO, TB SE REFLETE NA NOVA CARREIRA. POR EXEMPLO GRADUADO NIVEL 1 QUE PASSA A NIVEL 2, NA NOVA CARREIRA NAO GANHARA 1200, MAS SIM 1407. FAZ DIFERENÇA, OBRIGADO
APROVEITO ESSA OPORTUNIDADE QUE SE ALGUEM JA PEDIU ESSA ACTUALIZAÇAO E TENHA UMA MINUTA PARA TODOS O PODERMOS FAZER, QUE A COLOQUE NO POST.
PROGRESSÃO NOS ESCALÕES
A 26 de Maio de 2010 foi proferido um Acórdão pelo Supremo Tribunal Administrativo que, sobre esta matéria, contraria anteriores sentenças dos Tribunais – e, a nosso ver, a sua doutrina é transponível para o pessoal integrado na carreira de enfermagem, disciplinada pelo Decreto-Lei nº 437/91, de 8 de Novembro.

Ou seja, no caso dos Enfermeiros, quando o tempo de serviço detido no respectivo escalão ATÉ 30.8.2005 acrescido do tempo de serviço efectivado ENTRE 1.1.2008 e 1.3.2008 perfizer os 3 anos no escalão, há DIREITO À PROGRESSÃO de escalão na respectiva categoria.

Na primeira quinzena de Junho último, na consideração das legais atribuições da ACSS do Ministério da Saúde, o SEP requereu à ACSS a emissão de instruções a todas as Instituições do SNS no sentido de aplicarem o citado Acórdão, reposicionando os Enfermeiros que se enquadrem nas citadas circunstâncias.

Não tendo a ACSS respondido no prazo legalmente estabelecido, o SEP já instaurou a pertinente intimação judicial.

Mantém-te atento à informação e orientação do SEP. Lisboa, 22 de Julho de 2010

CONTINUAÇÃO DA INTERVENÇÃO DO SEP

Mediante a “intimação judicial” (Tribunal), a ACSS “respondeu” ao SEP. Informou que “estava a elaborar o devido Parecer” (ou seja, a “empalear”).

No dia 25 Novembro, o SEP voltou a requerer à ACSS a emissão de instruções a todas as Instituições do SNS no sentido de aplicarem o citado Acórdão, reposicionando os Enfermeiros que se enquadrem nas citadas circunstâncias.
 
ONTEM RECEBI UM MAIL DO SEP, A FALAR QUE FINALMENTE TERIAMOS OPCÇAO DE PEDIR A ACTUALIZAÇAO NA PROGRESSAO. COMO NAO TENHO ACESSO AO MAIL DO DR ENFERMEIRO, VENHO POR ESTE MEIO PEDIR AO ADMINISTRADOR PARA FAZER UM POST.
PODE VIR A AJUDAR MUITOS COLEGAS.
DE REFERIR QUE MUITOS ENFERMEIRO TEM DIREITO A ESSA ACTUALIZAÇAO E A SUBIDA DE ESCALAO DEVIDA DA ACTUALIZAÇAO, TB SE REFLETE NA NOVA CARREIRA. POR EXEMPLO GRADUADO NIVEL 1 QUE PASSA A NIVEL 2, NA NOVA CARREIRA NAO GANHARA 1200, MAS SIM 1407. FAZ DIFERENÇA, OBRIGADO
APROVEITO ESSA OPORTUNIDADE QUE SE ALGUEM JA PEDIU ESSA ACTUALIZAÇAO E TENHA UMA MINUTA PARA TODOS O PODERMOS FAZER, QUE A COLOQUE NO POST.
PROGRESSÃO NOS ESCALÕES
A 26 de Maio de 2010 foi proferido um Acórdão pelo Supremo Tribunal Administrativo que, sobre esta matéria, contraria anteriores sentenças dos Tribunais – e, a nosso ver, a sua doutrina é transponível para o pessoal integrado na carreira de enfermagem, disciplinada pelo Decreto-Lei nº 437/91, de 8 de Novembro.

Ou seja, no caso dos Enfermeiros, quando o tempo de serviço detido no respectivo escalão ATÉ 30.8.2005 acrescido do tempo de serviço efectivado ENTRE 1.1.2008 e 1.3.2008 perfizer os 3 anos no escalão, há DIREITO À PROGRESSÃO de escalão na respectiva categoria.

Na primeira quinzena de Junho último, na consideração das legais atribuições da ACSS do Ministério da Saúde, o SEP requereu à ACSS a emissão de instruções a todas as Instituições do SNS no sentido de aplicarem o citado Acórdão, reposicionando os Enfermeiros que se enquadrem nas citadas circunstâncias.

Não tendo a ACSS respondido no prazo legalmente estabelecido, o SEP já instaurou a pertinente intimação judicial.

Mantém-te atento à informação e orientação do SEP. Lisboa, 22 de Julho de 2010

CONTINUAÇÃO DA INTERVENÇÃO DO SEP

Mediante a “intimação judicial” (Tribunal), a ACSS “respondeu” ao SEP. Informou que “estava a elaborar o devido Parecer” (ou seja, a “empalear”).

No dia 25 Novembro, o SEP voltou a requerer à ACSS a emissão de instruções a todas as Instituições do SNS no sentido de aplicarem o citado Acórdão, reposicionando os Enfermeiros que se enquadrem nas citadas circunstâncias.
 
ONTEM RECEBI UM MAIL DO SEP, A FALAR QUE FINALMENTE TERIAMOS OPCÇAO DE PEDIR A ACTUALIZAÇAO NA PROGRESSAO. COMO NAO TENHO ACESSO AO MAIL DO DR ENFERMEIRO, VENHO POR ESTE MEIO PEDIR AO ADMINISTRADOR PARA FAZER UM POST.
PODE VIR A AJUDAR MUITOS COLEGAS.
DE REFERIR QUE MUITOS ENFERMEIRO TEM DIREITO A ESSA ACTUALIZAÇAO E A SUBIDA DE ESCALAO DEVIDA DA ACTUALIZAÇAO, TB SE REFLETE NA NOVA CARREIRA. POR EXEMPLO GRADUADO NIVEL 1 QUE PASSA A NIVEL 2, NA NOVA CARREIRA NAO GANHARA 1200, MAS SIM 1407. FAZ DIFERENÇA, OBRIGADO
APROVEITO ESSA OPORTUNIDADE QUE SE ALGUEM JA PEDIU ESSA ACTUALIZAÇAO E TENHA UMA MINUTA PARA TODOS O PODERMOS FAZER, QUE A COLOQUE NO POST.
PROGRESSÃO NOS ESCALÕES
A 26 de Maio de 2010 foi proferido um Acórdão pelo Supremo Tribunal Administrativo que, sobre esta matéria, contraria anteriores sentenças dos Tribunais – e, a nosso ver, a sua doutrina é transponível para o pessoal integrado na carreira de enfermagem, disciplinada pelo Decreto-Lei nº 437/91, de 8 de Novembro.

Ou seja, no caso dos Enfermeiros, quando o tempo de serviço detido no respectivo escalão ATÉ 30.8.2005 acrescido do tempo de serviço efectivado ENTRE 1.1.2008 e 1.3.2008 perfizer os 3 anos no escalão, há DIREITO À PROGRESSÃO de escalão na respectiva categoria.

Na primeira quinzena de Junho último, na consideração das legais atribuições da ACSS do Ministério da Saúde, o SEP requereu à ACSS a emissão de instruções a todas as Instituições do SNS no sentido de aplicarem o citado Acórdão, reposicionando os Enfermeiros que se enquadrem nas citadas circunstâncias.

Não tendo a ACSS respondido no prazo legalmente estabelecido, o SEP já instaurou a pertinente intimação judicial.

Mantém-te atento à informação e orientação do SEP. Lisboa, 22 de Julho de 2010

CONTINUAÇÃO DA INTERVENÇÃO DO SEP

Mediante a “intimação judicial” (Tribunal), a ACSS “respondeu” ao SEP. Informou que “estava a elaborar o devido Parecer” (ou seja, a “empalear”).

No dia 25 Novembro, o SEP voltou a requerer à ACSS a emissão de instruções a todas as Instituições do SNS no sentido de aplicarem o citado Acórdão, reposicionando os Enfermeiros que se enquadrem nas citadas circunstâncias.
 
ONTEM RECEBI UM MAIL DO SEP, A FALAR QUE FINALMENTE TERIAMOS OPCÇAO DE PEDIR A ACTUALIZAÇAO NA PROGRESSAO. COMO NAO TENHO ACESSO AO MAIL DO DR ENFERMEIRO, VENHO POR ESTE MEIO PEDIR AO ADMINISTRADOR PARA FAZER UM POST.
PODE VIR A AJUDAR MUITOS COLEGAS.
DE REFERIR QUE MUITOS ENFERMEIRO TEM DIREITO A ESSA ACTUALIZAÇAO E A SUBIDA DE ESCALAO DEVIDA DA ACTUALIZAÇAO, TB SE REFLETE NA NOVA CARREIRA. POR EXEMPLO GRADUADO NIVEL 1 QUE PASSA A NIVEL 2, NA NOVA CARREIRA NAO GANHARA 1200, MAS SIM 1407. FAZ DIFERENÇA, OBRIGADO
APROVEITO ESSA OPORTUNIDADE QUE SE ALGUEM JA PEDIU ESSA ACTUALIZAÇAO E TENHA UMA MINUTA PARA TODOS O PODERMOS FAZER, QUE A COLOQUE NO POST.
PROGRESSÃO NOS ESCALÕES
A 26 de Maio de 2010 foi proferido um Acórdão pelo Supremo Tribunal Administrativo que, sobre esta matéria, contraria anteriores sentenças dos Tribunais – e, a nosso ver, a sua doutrina é transponível para o pessoal integrado na carreira de enfermagem, disciplinada pelo Decreto-Lei nº 437/91, de 8 de Novembro.

Ou seja, no caso dos Enfermeiros, quando o tempo de serviço detido no respectivo escalão ATÉ 30.8.2005 acrescido do tempo de serviço efectivado ENTRE 1.1.2008 e 1.3.2008 perfizer os 3 anos no escalão, há DIREITO À PROGRESSÃO de escalão na respectiva categoria.

Na primeira quinzena de Junho último, na consideração das legais atribuições da ACSS do Ministério da Saúde, o SEP requereu à ACSS a emissão de instruções a todas as Instituições do SNS no sentido de aplicarem o citado Acórdão, reposicionando os Enfermeiros que se enquadrem nas citadas circunstâncias.

Não tendo a ACSS respondido no prazo legalmente estabelecido, o SEP já instaurou a pertinente intimação judicial.

Mantém-te atento à informação e orientação do SEP. Lisboa, 22 de Julho de 2010

CONTINUAÇÃO DA INTERVENÇÃO DO SEP

Mediante a “intimação judicial” (Tribunal), a ACSS “respondeu” ao SEP. Informou que “estava a elaborar o devido Parecer” (ou seja, a “empalear”).

No dia 25 Novembro, o SEP voltou a requerer à ACSS a emissão de instruções a todas as Instituições do SNS no sentido de aplicarem o citado Acórdão, reposicionando os Enfermeiros que se enquadrem nas citadas circunstâncias.
 
Bom artigo.

Penso que já está mais do que na hora da mudança. Tem o meu voto para a ordem.
 
A falta de visibilidade dos enfermeiros , é sem dúvida culpa de nós todos(tambem ninha) que não nos damos ao trabalho de intervir pública e politicamente.
Os nossos representantes ou são sindicalistas a debitar clichés gastos e já fora de tempo, ou as sras da OE que estão fora da realidade actual da profissão e nunca estiveram onde está a maioria de nós, na prestação de cuidados.
Todos dizemos que temos de mudar este paradigma. Concordo, claro, mas também não contribuo para isso, principalmente porque nos falta liderança em que nos reconheçamos.
E sejamos honestos, o nivel cultural e cientifico dos enfermeiros desceu no passado recente. Há escolas de enfermagem que eu não aceito a estagiar no meu serviço.
Há tantas solicitações que seleccionamos os mais capazes.
Alguma coisa tem de mudar.
A criação da OE em que se depositou tanta esperança coincidiu com esta degradação.
Serve para quê então?
 
Parabéns ao colega Germano Couto. Dar voz, marcar presença. É isso de que a enfermagem carece.
Já agora e porque alguém falou nisso, deixo o endereço da petição que procura confrontar a tomada de decisão da última assembleia extra (ordinária) de tão má memória para os enfermeiros portugueses. Aqui fica amigos, leiam e se concordarem assinem e DIVULGUEM

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N4324

Porque nem todos andamos a dormir;
Por uma enfermagem séria, digna.
Um abraço forte a todos.
Hugo Roque
 
De Aveiro para baixo ninguém conhece o Enf.º Germano Couto...mas gostei do artigo. Fico à espera do próximo.
 
De aplaudir, sem dúvida, mas se calhar da maneira que as coisas estão devíamos ser um pouco mais "selvagens":
http://economia.publico.pt/Noticia/greve-selvagem-em-espanha-encerra-espaco-aereo-e-suspende-voos-da-tap_1469395
 
Parabéns pela crónica que abre as feridas da enfermagem portuguesa.
Um agradecimento á revista que a publica.
Com excertos da letra de uma canção de Paulo de Carvalho, o apelo ao diálogo intergeracional, ao reconhecimento, valorização e desenvolvimento da profissão porque os cuidados de saúde são um direito do povo.

Com fios feitos de lágrimas passadas
Os meninos de Huambo fazem alegria
Constroem sonhos com os mais velhos de mãos dadas
E no céu descobrem estrelas de magia
Com os lábios de dizer nova poesia
Soletram as estrelas como letras
E vão juntando no céu como pedrinhas
Estrelas letras para fazer novas palavras
Palavras sempre novas, sempre novas
Palavras deste tempo sempre novo
Porque os meninos inventaram coisas novas
E até já dizem que as estrelas são do povo
 
Tem o meu APOIO para ser o próximo Bastonário da OE. Mas Por favor não coloque na sua lista Professores, pois esses há muito que deixaram de ser Enfermeiros...
 
Alexandra Costa...

Não o viu na manif de Lisboa porque não esteve lá!! Ele esteve, não o viu na Assembleia Geral da OE porque não esteve lá... ele esteve!! Tenha paciência, leia mais, estude mais, actualize-se e depois escreva...
 
Só continuo a não perceber a parte em que os enfermeiros "exigem" maior reconhecimento social... Não que seja algo que se "exija", mas sim que se conquiste...
 
Ponha a declaração vergonhosa do presidente da OE sobre os TAE/TAS!!
 
Cada vez mais penso que a enfermagem só começará a ser valorizada quando em acção conjunta entre Ordem e sindicatos ou mesmo sem a juda destes, fizer o mesmo que fizeram os controladores aéreos espanhois.....
 
passei das palavras aos actos,afixei em tudo onde pude,esta crónica.
 
Mantenham as ilusões.
 
Deixem de ser um site vergonhoso e publiquem as mensagens mesmo as que não vos agradam e ao Germano, desde que não ofendam ninguém!
 
Ummmmm... Dr. Enfermeiro, então quer dizer que o acusam de praticar o que estou a pensar...; a "conveniente" censuuuurraaaaaa?!
De que mensagens o anómimo anterior estará a falar?
Fica o desafio para, no caso de não serem ofensivas, as publicar.
Em nome da transparência e da sua honorabilidade!
 
Então Dr Enf e Enf Germano que dizer da reportagem da TVI24 sobre os cuidados domiciliários em que o fisioterapeuta está a fazer de enfermeiro de reabilitação enquanto a enfermeira parece muda? O Enf Germano não se pode distrair e tem de dar atenção ao que se passa no norte!!!!!!!
 
Vá lá Dr. Enfº, e as mensagens sensuradas? Afinal, pelo tom do anónimo das 5.56 pm, apenas deveriam ser um pouco "contra corrente"... Ou não???
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!