segunda-feira, dezembro 13, 2010

Pagar para trabalhar...



"O Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) decidiu em Outubro de 2007, de forma prepotente e unilateral, deixar de pagar aos Enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho (e a outros trabalhadores na mesma circunstância), as horas de qualidade segundo o que está estabelecido no Decreto-Lei 62/79/Carreira de Enfermagem, como era feito até então. Passou a pagar pelo valor mínimo estabelecido no Código do Trabalho, gerando grandes desigualdades entre os Enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho (CIT) e com Contrato de Trabalho em Funções Públicas.

Entre outros aspectos, porque as EPEs da Saúde não são “Sector Empresarial puro” e porque os “CITs dos Enfermeiros não são Código do Trabalho quimicamente puro”, o SEP sempre defendeu a igualdade de retribuições e direitos para os Enfermeiros que exercem as mesmas funções.

Em 2007 e 2008, após reuniões com o CA, o SEP e outros Sindicatos:
Recolheram mais de 1300 assinaturas de trabalhadores do CHLO contra esta decisão;
Realizaram vários plenários muito participados, contactando com a maioria dos trabalhadores;
Realizaram uma greve contra esta medida que consideramos injusta.

Entretanto, graças às lutas desenvolvidas pelos trabalhadores do CHLO, EPE, o CA, na base do Código do Trabalho e na perspectiva de minimizar a perda salarial, decidiu atribuir um “Subsídio de Turno”.

Agora, o SEP teve conhecimento de que o CA (Serviço de Recursos Humanos) informou os Enfermeiros, via correio electrónico ou através de carta, que teriam que repor os valores que auferiram e que corresponde ao pagamento do trabalho realizado no período nocturno a partir das 20 horas (com a entrada em vigor do novo Código de Trabalho – Lei n.º 7/2009 - o trabalho nocturno começou a ser considerado só a partir das 22horas).

Perante isto, o SEP:
Vai solicitar reunião ao CA, com carácter de urgência e vai intervir juridicamente."
E-mail SEP

Comments:
Quando isto acabar, a malta vai ficar sem as 2 horinhas e vai ter de devolver o dinheiro das horas na mesma, e provavelmente o SEP vai dizer lutaram e conseguiram que só tirassem essas 2 horas noturnas.. e vai encher o cartazes e panfletos a vender isso como uma grande vitória do proletariado ou coisa que o valha... como foi do subsidio de turno!A carreira... etc... obrigado, são os maiores!
 
em viana esse "roubo" iniciou-se já ha uns anos e hoje continuamos na mesma. o SEP tambem teve conhecimento, mas achou que seria escusado uma batalha juridica, porque nao teriamos hipotese.
O que é certo é que vivemos uma tremenda injustiça...
Uns sao filhos de Deus outros sao filhos da puta
 
Qual o destino final? A escravatura? Será que um Escravo fica mais caro do que o conceito actual de assalariado? Um escravo custaria ao seu "senhor" o valor em comida, habitação, etc etc... e um assalariado actual terá dinheiro para isso tudo?

http://saudeeportugal.blogspot.com/
 
estupidificação de portugal, em portugal, por portugueses, para enfermeiros.
o afonsinho henriques se estivesse quieto no seu berço agora eramos espanhóis, mas não, quis ser independente e lutar contra a própria mãe
e pronto agora é isto. é portugal, e há-de sempre ser
 
eu também estou em CIT numa EPE e nunca ninguém quis saber dos enfermeiros que trabalham em EPE's e que estão em CIT's, prova disso é a carreira, é a grelha salarial que não aparece, palhaçada...cambada de palhaços
 
EPÁ

Se o SEP vai intervir podemos estar descansados.

Querem um conselho???

Procurem outra profissão
 
Pensarão no “Paraíso” os colegas Directores consentindo na constante “perseguição” aos seus colegas pelas administrações? A dignidade tem preço?

Regulamento interno do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE. 6. 3 - Para ...
www.chlc.min-saude.pt/NR/...50F4.../Reg_Interno_CHLC.pdf

Tese de mestrado a ler
Responsabilidade profissional : recursos humanos e qualidade dos cuidados em enfermagem
http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2021
 
No privado, desde 2005 que os turnos só contam após as 22H. E na maior parte dos privados pagam a 25% hora.
E quem assinou o acordo de empresa foi o Sindicato dos administrativos, que regulamentou a carreira de Enfermagem. Mundo cão
 
Segundo alguns colegas os valores a pagar ao CHLO variam entre os 500e os 700 euros...Lá se vai o subsídio de Natal!
Gostava de saber se no CHLO pagam aos enfermeiros os minhutos extra após as passagens de turno em que em vez de sairem as 8h30, 16 e 30 e 23h, respectivamente, saem 15 a 30 minutos mais tarde!!!
 
Segundo alguns colegas os valores a pagar ao CHLO variam entre os 500e os 700 euros...Lá se vai o subsídio de Natal!
Gostava de saber se no CHLO pagam aos enfermeiros os minhutos extra após as passagens de turno em que em vez de sairem as 8h30, 16 e 30 e 23h, respectivamente, saem 15 a 30 minutos mais tarde!!!
 
eu sou um sortudo, so tenho que pagar 604,52 euros... E passo a citar a cartinha recebida em casa:
"exmo sr, na sequencia de uma auditoria ao serviço de recursos humanos foi detectado que v. exª, se encontrava a receber incorrectamente o trabalho nocturno, considerando o seu vinculo juridico ao CHLO, contrato individual de trabalho, o conceito de trabalho nocturno, nos termos da lei 7/2009, codigo de trabalho é a partir das 22h00 até as 7h00, sendo que se encontrava a auferir a partir das 20h00.

Assim, e apos apuramento dos valores pagos indevidamente, informa-se que tem a repor a quantia de 604,52 euros, a qual e conforme despacho autorizador do Conselho de Administração, sera reposta em 13 prestações de 46,50 euros. Este desconto tera inicio no vencimento de dezembro/2010. Apresentando as nossas desculpas pelo inconveniente: serviço de administração de pessoal"

Tão fofinhos, ainda pedem desculpa... eu so me questiono, um erro durante 2 anos, e pk eh q tenho q o pagar em 13 meses? Fui ao serviço de administração de pessoal e o que me responderam foi que é o que "a lei estipula"... enfim... se eu quiser pagar tudo de uma so vez, aceitam, mas pagar em 24 meses NÃO É POSSÍVEL...

Não ha nada a fazer...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!