quarta-feira, dezembro 15, 2010

Petição "Pelo reconhecimento prático das competências dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna".

Ler e assinar petição, aqui.

Não significa mais do que transpor para Portugal uma directiva da União Europeia que, há muito, capacita os Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica a vigiar as gravidezes de baixo risco, a prescrever exames complementares de diagnóstico e fármacos, autonomizando-os.
Sendo uma medida que congrega - vantajosamente! - ganhos em saúde de toda as espécie, é difícil pensar num argumento lógico que explique de forma racional a sua não aplicação no nosso país.
.
É evidentíssimo que o nosso sistema de saúde carece de uma reforma profunda e substancial no que se refere à sua estrutura organizativa e funcional. Ao estudar os vários casos que a vastidão mundial nos presenteia, percebemos facilmente que um sistema assente puramente em médicos não resulta. Não tem sucesso. Não tem ganhos. Não tem vantagens. É infértil. Consome-se a si mesmo.
.
Pelo contrário, um sistema que assente sobretudo nos Cuidados de Saúde Primário (pedagogia e prevenção) e com um enquadramento perspectivado pela Enfermagem no seu cômputo geral, é traduzido por uma resposta dinâmica e eficaz por parte da estrutura de saúde.
.
Inúmeras estudos comprovam isto. Inúmeros casos europeus e mundiais comprovam isto. Recusar evidências é perpetrar um sofisma irracional...
Mudar de paradigma é a única solução (que não  passa pelas medidas que, diariamente, o Ministério da Saúde vai anunciando e renunciando)!

Comments:
MUITO OBRIGADO Amigo DE pela divulgação desta inciciativa!!!!
De facto ela precisa que TODOS NÓS A ASSINEMOS E DIVULGUEMOS... Se repararem, não se pede o número da cédula profissional... Porquê? porque esta petição não é para a Enfermagem em si.....É para a visibilidade que a Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrica merece, mas também e sobretudo para a população em geral, em especial às grávidas. Por isso, elas também (maridos, primos, vizinhas, cunhadas....) podem e devem assinar e divulgar!

- Quantas grávidas não têm médico de família (ficando a vigilância ao sabor de quem lhes cai na rifa)?
- Quantas grávidas, para ter acesso à consulta do especialista tem de ir 2 vezes ao CS (1 para o Enfº especialista, outro para as credenciais passadas pelo médico de família)?
- Quantas grávidas gostariam de ter um apoio especializado mas, não tendo hipótese de se deslocar 2x ao CS, deve prescindir da consulta da Enfermagem Especializada e ir apenas ao médico de família? Não Obstante que este TEM competências para a vigilância da gravidez de baixo risco, a verdade é que o curso de especialização na enfermagem é bem mais completo e duradouro do que os singelos 4 meses de obstetrícia constante no currículo escolar da Especialidade de Medicina Geral e Familiar ( ver portaria 300/2009 de 24 de março)....
- quantos milhoes são DESPERDIÇADOS ao prever que uma mesma vigilância, numa mesma grávida gaste 2 profissionais em vez de um, 2 salas em vez de 1, 2 tempos de consulta em vez de 1....?
-Quantos utentes seriam poupados às esperas de vagas / atendimento em SASU se conseguissem consulta em horário normal, se se libertassem vagas nos médicos de família cujas grávidas saudáveis seriam automaticamente encaminhadas para a Enfermagem Especializada na área?....

Colega a tua contribuição É FUNDAMENTAL e é simples: BASTA ASSINAR E DIVULGAR POR TODOS OS TEUS CONTACTOS.....
Pela Enfermagem, Pela população, Pelo SNS, Muito Obrigado.
 
Não percebo porque é que os especialistas em saúde materna hão-de ter tratamento especial!

Prescrição? Sim! Mas... para todos os enfermeiros!
 
Penso que as pessoas estão fartas de petições inúteis...onde param as nossas 20000 assinaturas? Devem estar a servir de folhas de rascunho na Assembleia...
 
Reforma Cuidados Saúde Primários á Portuguesa
Relatório de Outubro
USF em actividade-263
Utentes- 3.231.714
Enfermeiros-1880
Medicos-1857
Que dirá o FMI?
Somos todos a pagar a divida.
www.mcsp.min-saude.pt/Imgs/content/page_32/candnac_20101108.pdf
 
ao anónimo 3.04 pm:
nao se trata de um valor especial ao EESMOs... trata-se da aplicação na prática de uma lei que está na gaveta, embora publicada desde março de 2009... e quanto à prescrição, concordo que nao deva ser apenas na nossa especialidade mas, se a petição refere-se a uma lei que diz respeito APENAS à Saúde Materna, qual a lógica de se falar sobre as outras?? Mexam-se que tb vos apoiarei....

Pedro Faustino:
Petições inúteis... Não sei fazer futurismos.... que saiba esta é a 1ª no género e vai ser acompanhada de fundamento teórico, com comprovação cinetífica elaborado por um grupod e trabalho criado para o efeito.... se outras situações falharam, isso implica que TUDO falhe SEMPRE??? DE FACTO PRECISAMOS É DE PESSOAS COM MUITA FORÇA PARA PUXAR PARA BAIXO E MAL-DIZER!!!!! isso sim dá o seu fruto... que ta a vista de todos.
Finalmente, Eu nao me conformo com a nossa situação... Sou incapaz de dormir sossegado sabendo que, mesmo forçado, é certo, aceitei de braços cruzados a minha desgraça...
Enquanto houver esperança há luta, e enquanto há luta Eu estou aqui para lutar!
Lamento que baixem os braços...
 
Piámos tarde... agora com a nova ditadura na saúde comandada pelos drs Médicos, está tudo lixado...
 
Colegas enfermeiros das USF,porque aderiste a esse negocio medico?
Porque estais sempre a houvir outras classes que nada defendem os interesses da enfermagem?
Porque não aplicais a directiva comunitaria?
O que falta aos enfermeiros deste tempo é na verdade quererem assumir a responsabilidades que tanto reclamam.
Houvi outros colegas, como o azevedo ; ou tendes medo?
Eu acho ele agressivo mas real pratico objectivo.
 
Colegas, a directiva comunitaria já funciona com alguns colegas, claro que é so quem tem tomates.
Fazem partos ao domicili consultas e muintas outras
o problema das parteiras é que querem andar a dar clientes aos medicos é mais facil colher umas migalhas sem responsabilidade doque se afirmarem.
 
Amigos esta Ordem só tem traido os enfermeiros.
Colegas que traiem colegas, ordem SEP, tudo fizeram para trair e vender a enfermagem.
Agora querem Petiçoes, andam a promoverem as DOULAS, concorrentes a parteiras, a ministra Ana Jorge ,faz parte das Doulas, o SEP e Ordem dos Enfermeiros ,andam com esta senhora Doula ao colo, acham tudo muinto engraçado, até saõ promovidas ou se auto promovem com estas afinidades.
Colegas não penssam , so tem massa vermelha no cerbro.

Falem de petições,o SEP quer lançar confusão, a directiva esta em vigor,só não usa quem não quer.
 
Enfermeiras Parteira:
São os bombeiros deste país, que mais concorrem com os obstetras !!
não são as Enfermeiras parteiras.
Os bombeiros assumem os partos ao contrario das parteiras.
Assumam o seu lugar, é a unica especialidade que está completamente regulamentada internacionalmente incluindo em portugal.
Façam partos, façam consultas de gravidas durante a gravidez.
Não entretenham os enfermeiros com coisas que já estam defenidas.


Partam para assuntos mais sérios como é o da sustentabilidade do SNS onde só uns comem a mesa.
Continuam a querem entreter os enfermeiros.
 
Enfermeiros se os medicos que andam a fazer especialidades, como os internistas de anestesia, já assumem INEM(ou ganham o dinheirinho) e nem conseguem intubar doentes.
As Enfermeiras não conseguem? mas afinal é uma questão de capacidade.
Os enfermeiros ditam cartas ou receituario aos medicos e depois pedem petiçoes ! não é um contracenço.
Começo a sentir-me mal mediante tanta incapacidade da minha classe de enfermeira.
 
Pois colega , também estou com muinta dificuldade em entender, a ordem promove facilmente técnicos imigrantes da russia a enfermeiros, não falam uma palavra em portugues, não sáo enfermeiros , são técnicos.

EXISTEM COLEGAS COM ESPECIALIDADES TIRADAS NO DEPARTAMENTO DO HSJOÃO-PORTO, COM TODA A IDONIEDADE , OS COLEGAS DA ORDEM E DO SEP,PORQUE NÃO ESTAVAM ENVOLVIDO , SUSPENDERAM ESTA EXPERIENCIA INTERSSANTE, APLICADA PELO AZEVEDO, QUE SEGUIA AS MESMAS REGRAS DA ESCOLA MEDICA, OU SEJA NÃO IMPLICAVA GASTOS PARA O ENFERMEIRO.
ClARO QUE AS ESCOLAS IAM PERDER MUINTO DINHEIRO E O DUPLO EMPREGO DE ALGUNS COLEGAS.
 
Estes especialistas, tal como os outros, depois de fazerem a especialidade ficam a ganhar o mesmo... lindo...
 
Eu só vou investir na carreira se isso me dér algum benificio monetário.
Fazer a especialidade para ficar a ganhar o mesmo (ou menos), seria um sintoma grave de Estupidez!!!!
 
Tenho de voltar a intervir porque há MUITA CONFUSÃO....
1º: esta petição fui eu mesmo que a promovi; sou EESMO não soU DE sindicato NENHUM!!!! É UMA INICIATIVA PRIVADA DE QUEM ESTÁ CHEIO DO SISTEMA. È um pedido de ajuda que faço a vós, Colegas, e à população em geral ( que de resto tem aceite e participado MUITO (falo da minha população - grávidas, puérperas, maridos, ...)
1º: Os bombeiros, QUE RESPEITO MUITO, não fazem concorrência nenhuma; cada macaco no seu galho e a petição não se refere ao parto... refere-se à vigilância da gravidez ( e de facto poderia se extender a todo o artigo 39º)Os bombeiros não fazem partos.... quem pare é a mulher! não é a parteira, não é o médico... nós ajudámo-la a parir nas melhores condições (ou supostamente deveria de ser assim) e o bombeiro, do mini-curso que tem sobre parto, OBVIAMENTE , NÃO ACOMPANHA O PARTO!!! ajuda no pouco que sabe!E parabéns por isso... ele ajuda a parturiente melhor do que muitas parteiras que conheço.. è Lamentável.... Doulas só crescem porque as parteiras cada vez mais so ligam aos CTGs e monitores... a mulher fica perdida... precisa da doula... Nos partos que fiz, a doula foi totalmente desencessária, porque sou Parteiro!
3º Apesar de ter sido o autor da petição, também lamento que tenha de chegar a este ponto... ela simplesmente não deveria de ser necessária... mas os espertos detrutivos que sugerem? Se têm melhores ideias, FORÇA, EU APOIA-LAS-EI SE FOR O CASO!
3º...Ha parteirOs com tom... sim, Há.. e se é por fazer partos em casa, então sou um deles... não são muitos mas foram experiências muito enriquecedoras que me fazem sentir PARTEIRO ( muito diferente daquilo que considero enfº com especialidade na sala de partos) Lamento que hajam EESMOs que por interesses extras se subjugam ao obstetra... mas esta petição NÃO é para elas... é para EESMOs como eu que diariamente Lutam pela sua autonomia... Ja com algumas vitórias mas com muito mais por fazer... Quiçá, com um avanço devido a esta petição, as parteiras menos "voluntariosas" se libertam tb???
A verdade amigos, é que nós sabems e podemos..... basta querermos!!!
e termino dizendo que, o país e o SNS está tão MAL que de facto só uma grande mexida tem de ocorrer, não há outra hipotese... se não for a Ana Jorge, será o FMI, será o próximo ministro, sei lá... e NEsta remodelação profunda que se avizinha, Enfermagem não pode perder o barco.... Depende apenas de nós... e não é apenas criticando que conseguimos...
 
E….. houve um tempo em que os ENFERMEIROS entraram nas Universidades, enriqueceram alguns com o dinheiro das suas propinas, foram parar ao desemprego e tornaram-se TRANSPARENTES.
Transparentes para o governo do seu País no reconhecimento do contributo da profissão nos cuidados de saúde.
Ironicamente no tempo de governos socialistas, em que os comunistas contribuíram no sindicato eOrdem, os ditos capitalistas com o silêncio.
Dinheiro puxa dinheiro, o poder do dinheiro pertence aos imperadores da saúde. Nada a fazer.
Como a produção sempre foi de todos, os enfermeiros nas equipas são esforçados e continuam estimulados a melhorar a sua hiperactividade.
Assinaram petições e mais petições….fizeram greves …. receberam prejuízo financeiro e desconsideração..
PETIÇÃO, O INSTRUMENTO DA DEMOCRACIA CONTRA A TRANSPARÊNCIA DOS ENFERMEIROS NO INICIO DO MILÉNIO, a outra face da luta?
 
Este post vai ser longo porque LONGA é a quantidade de "desverdades" e (desculpem o termo) "burrices" que foram para aqui colocadas nos comentários...
ressalvo 2 verdades apenas:
1- o especialistas hoje em dia ganham o mesmo - grande lástima/injustiça!
2- há parteiros com tom... que fazem partos em casa (e eu orgulho-me de ser um deles)
de resto não se aproveita nada... Reparem:

a) anónimo 10:30 - Pelo contrário! Este É O MOMENTO DE ATACAR! a reformulação do SNS é incortonável e terá de ser profunda, deitando para o lixo o modelo medico-centrado com perda de mão de obra altamente qualificada da Enfermagem.... o desperdício é flagrante, e até a OCDE já fala sobre isso.... Ana Jorge, ou outro, interno ou FMI, alguém colocará as rédeas nisto e NÓS TEMOS POR OBRIGAÇÃO de mostrar o que valemos, sem aumentar a despesa, aumentando a qualidade.

b) anónimo 11:22 - aqui, desculpe, é ignorância pura.... Quem lhe disse que foi um sindicato que lançou a petição? quem lhe disse que a Ordem, no Colégio da especialidade pormove a doula? Deixe-me esclarecê-lo... É muito grave! 1º FUI EU que iniciei esta petição, EESMO independente de todo e qualquer sindicato e sem cargo algum na Ordem. 2º o colégio, garanto-lhe, não apoia as doulas de maneira nenhuma. Conheço muito bem a mesa do colégio e GARANTO que as doulas não são benvindas. Esclarecimentos: Elaborei a petição porque é um grito de revolta que há em mim porque me sinto Parteiro com P grande e não suporto não poder ajudar mais e melhor a minha população porque, ao contrário do que afirma o anonimo de 11:09, a directiva não é aplicável a 100% ou então ele que me explique como faz para que as nossas prescrições de exames sejam comparticipados pelo SNS... Se a petição, junto do documento cientificamente fundamentado que a acompanhará não resultar, certo é que cruzar os braços e ver o tempo a passar de nada vale MESMO. As mentes brilhantes que postam no DE.blogspot, que ilumine, em vez de apenas criticar, e que se unam, em vez de dividir

c) Os bombeiros... Respeito-os imenso e "Bravo!" pelo apoio que dão aos partos nas estradas de Portugal mas desengane-se o anónimo de 11:37. eles não são concorrência... Pelo contrário! eles são uma arma para os EESMOs. São a prova viva de que a mulher sabe parir sozinha, se não for medicada e instrumentada à toa! daí haver Parteiros sem medo de partos em casa! O bombeiro, com a sua mini-formação em partos de emergência, não sabe "conduzir"... fará de doula.... apoiará a mulher rezando para que tudo corra bem. e cortará o cordão! a Doula não faz partos.... se apanho uma doula a fazer, acreditem, terá o tribunal às costas!

Em suma, e para terminar, esta petição apenas pede para que se faça na prática o que já está legislado. não é para enaltecer esta especialidade sobre as outras. Apenas tem a ""sorte""" de ja ter legislação própria, mas que não é aplicável na sua totalidade, ainda.... Em vez de criticar e dizer balelas, ajudem a fazer crescer o número de peticionários... é com uma mistura de raiva e de alegria que vejo que os nomes aumentarem a olhos vistos.... à custa da população!!!! enfermeiros... preferem criticar em posts... Não vou desistir da profissão que abraço e que amo! Sei que ha parteiras ( com p pequeno) que por motivos "extra" se subjugam ao médico.... mas há Parteiros (com P grande) que não se vendem - e sou um deles-) e que, com a vitória nesta batalha, com um bocado de sorte, ate trarão algumas das parteiras "perdidas" no rebalho....de volta à Enfermagem.
 
Este post vai ser longo porque LONGA é a quantidade de "desverdades" e (desculpem o termo) "burrices" que foram para aqui colocadas nos comentários...
ressalvo 2 verdades apenas:
1- o especialistas hoje em dia ganham o mesmo - grande lástima/injustiça!
2- há parteiros com tom... que fazem partos em casa (e eu orgulho-me de ser um deles)
de resto não se aproveita nada... Reparem:

a) anónimo 10:30 - Pelo contrário! Este É O MOMENTO DE ATACAR! a reformulação do SNS é incortonável e terá de ser profunda, deitando para o lixo o modelo medico-centrado com perda de mão de obra altamente qualificada da Enfermagem.... o desperdício é flagrante, e até a OCDE já fala sobre isso.... Ana Jorge, ou outro, interno ou FMI, alguém colocará as rédeas nisto e NÓS TEMOS POR OBRIGAÇÃO de mostrar o que valemos, sem aumentar a despesa, aumentando a qualidade.

b) anónimo 11:22 - aqui, desculpe, é ignorância pura.... Quem lhe disse que foi um sindicato que lançou a petição? quem lhe disse que a Ordem, no Colégio da especialidade pormove a doula? Deixe-me esclarecê-lo... É muito grave! 1º FUI EU que iniciei esta petição, EESMO independente de todo e qualquer sindicato e sem cargo algum na Ordem. 2º o colégio, garanto-lhe, não apoia as doulas de maneira nenhuma. Conheço muito bem a mesa do colégio e GARANTO que as doulas não são benvindas. Esclarecimentos: Elaborei a petição porque é um grito de revolta que há em mim porque me sinto Parteiro com P grande e não suporto não poder ajudar mais e melhor a minha população porque, ao contrário do que afirma o anonimo de 11:09, a directiva não é aplicável a 100% ou então ele que me explique como faz para que as nossas prescrições de exames sejam comparticipados pelo SNS... Se a petição, junto do documento cientificamente fundamentado que a acompanhará não resultar, certo é que cruzar os braços e ver o tempo a passar de nada vale MESMO. As mentes brilhantes que postam no DE.blogspot, que ilumine, em vez de apenas criticar, e que se unam, em vez de dividir

c) Os bombeiros... Respeito-os imenso e "Bravo!" pelo apoio que dão aos partos nas estradas de Portugal mas desengane-se o anónimo de 11:37. eles não são concorrência... Pelo contrário! eles são uma arma para os EESMOs. São a prova viva de que a mulher sabe parir sozinha, se não for medicada e instrumentada à toa! daí haver Parteiros sem medo de partos em casa! O bombeiro, com a sua mini-formação em partos de emergência, não sabe "conduzir"... fará de doula.... apoiará a mulher rezando para que tudo corra bem. e cortará o cordão! a Doula não faz partos.... se apanho uma doula a fazer, acreditem, terá o tribunal às costas!

Em suma, e para terminar, esta petição apenas pede para que se faça na prática o que já está legislado. não é para enaltecer esta especialidade sobre as outras. Apenas tem a ""sorte""" de ja ter legislação própria, mas que não é aplicável na sua totalidade, ainda.... Em vez de criticar e dizer balelas, ajudem a fazer crescer o número de peticionários... é com uma mistura de raiva e de alegria que vejo que os nomes aumentarem a olhos vistos.... à custa da população!!!! enfermeiros... preferem criticar em posts... Não vou desistir da profissão que abraço e que amo! Sei que ha parteiras ( com p pequeno) que por motivos "extra" se subjugam ao médico.... mas há Parteiros (com P grande) que não se vendem - e sou um deles-) e que, com a vitória nesta batalha, com um bocado de sorte, ate trarão algumas das parteiras "perdidas" no rebalho....de volta à Enfermagem.
 
Colegas, NÃO ESQUEÇAM DE ASSINAR A PETIÇÃO IMPUGNAÇÃO DO AUMENTO DAS QUOTAS PARA A ORDEM DOS ENFERMEIROS

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N4324
 
Houviram vem!! Num houviram; bam labar os houvidos. Estaides ha houvir!
 
Também reforço o apelo do colega anónimo das 11:54PM:
- Consultem, leiam e se concordarem assinem e DIVULGUEM.

Também se estiverem interessados, enviem sugestões, porque são SEMPRE MAS SEMPRE MUITO BEM-VINDAS para:
- hajroque@hotmail.com

Coragem colegas.
Porque nem todos andamos a dormir.
Por uma Enfermagem digna.
 
Uma injustiça!!

Andam os Enfermeiros a fazer especialidades, para depois continuarem a ganhar o mesmo (que é uma miséria!!!).

Porcaria de classe política!!!
 
Eu acho que os médicos deviam substituir todos os enfermeiros. Só vejo vantagens. E gostava de saber a opinião dos enfermeiros sobre o tema.

É ridícuilo o meu comentário não é? Aí está.
 
A minha freguesia no Alto Minho tem mais pessoas do que as que assinaram esta petição.
 
claro que é ridícula.... nem me vou dar ao trabalho de lhe explicar o porquê!
 
já contribui com a sua assinatura e a divulgação?
 
O orgulho com que aquele cyber qq coisa enf diz que a iniciativa de descobrir o que já foi de há muito dito e escrito, como a directiva sobre parteiras, é dele, imagine-se. Julga-se tão auto-suficiente q não precisa de sindicato, de ordem, para ser ouvido nas gavetas da AR.
Enquanto houver heróis destes, quase temos a certeza de não precisarmos de maiores inimigos porque estes isolados atiradores sabem espantar a caça mais bem do que qq inimigo da enfermagem. Pobre cyber! Pobre sonhador. Sozinho não vais a lado nenhum. Se não tens espirito gregário talvez não seja má ideia escreverdes menos...
 
Pobre "H qq coisa D"... não entende mesmo nada... aliás é com pobre "H qq coisas D" que a Enfermagem chega ao que chegou: a espera que venha o Salvador que parece ainda ter de nascer.... Não, não fui eu quem descobriu a directiva sobre as parteiras... Aliás fica aqui o desafio de encontrar, nos meus comentários, onde estará isto escrito... É de "H qq coisa D" que a Enfermagem deve ter medo.... Dizem coisas inventadas por si... Dividir para reinar deve ser o seu lema.... e Quanto a espantar a caça em vez de esperar... talvez a espante, mas pelo menos alguém mostra estar preocupado com as coisas que vão de mal a pior... e com esses "Espantos" já consegui mudar algumas coisas aqui ao meu lado... Muito pouco deveras, mas alguma coisa... e sabe porquê? Porque estou Rodeado de "hd" (desculpe mas não lhe consigo colocar maiusculas) que se ficam pelo sofá a não fazer nada e porque, como diz e bem, sozinho não posso conseguir grande coisa.... É tão fácil falar dos outros sem os conhecer não é, caro "amigo"...? Lamento que haja pessoas como o hd que tem a mania, eu, GARANTO-LHE não a tenho... apenas tenho uma incapacidade de dormir sossegado quando sei que a minha classe está cada vez mais enterrada... Pode ser que alguém bem mais bem posicionado do que eu ( e não é dificil porque sou um enfº zé ninguém) se chateie de ver a caça a fugir e comece a mexer-se seriamente... É o meu voto para 2011! PS: caso não consiga ler eu explico: é Cyber.Enf... pode cortar o qq coisa...
 
Enquanto estivermos desunidos como classe profissional não podemos ganhar o respeito que merecemos .Um bom Ano Para TODOS!
 
enquanto ganhar como enfermeira generalista no qual não me reconhecem a lecenciatura e nem a especiladade de saude materna.. NÃO OBRIGADO.o tempo da florenece já terminou..
 
Colega Anonima das 12.01, eu entendo perfeitamente o seu desalento mas isso nao a pode fazer desistir... repare, mesmo sem o título imensos especializados exercem funções como tal e ~são apgos como graduados... è injusto e péssimo, concordo! mas MAS MAS, se passar a ter o pleno direito de passar ecografias, analises, etc... VIGIAR A GRAVIDEZ FISIOLÓGICA SOZINHA, eventualmente nao se vai repercutir no seu salario publico... mas abre-lhe a hipotese de abrir um consultório privado! e aí sim, ja opoderá melhorar o seu vencimento mensal... repare, eu ganho como especialista, mas nem consigo exercer a minha função.... além de mal pago (embora eventualmente melhor que a colega, claro) sinto-me frustrado no meu trabalho.... esse reconhecimento, pelo menos abre-me portas e facilita a redução / anulação dessa minha frustração... PENSE NISSO
 
Ciber.enf não gostou que discordasse da sua ideia de fazer uma petição acerca de coisas que estão devidamente legisladas e consagradas em todo o mundo, menos em portugal e uma grande parte da culpa é do governo através das Ordens Profissionais que cria a amestra. Mas também há culpas dos ESMO (as siglas não têm plural note-se).
Antes de ideias de como desencalhar o barco que ajudaram a encalhar, deviam analisar o seu dia-a-dia de trabalho e verem o que é a assistência no parto normal, a quem compete e por que preferiram ter o apoio de um médico obstetra por detrás ao qual se escravizam para na eventualidade de um parto que se complique, terem o seu apoio. Pobre ideia.
O/a parteiro/a também têm acesso à medicina legal para onde vão os mortos de causa indterminada.
Se pensam que como humanos não cometem erros e se como humanos erram, não é um obstetra médico que lhes vai dar cobertura ao erro.
A partir de4stes vícios de raciocinio, pensam que não podem medicar, mas podem, dentro da área da especialidade e não é preciso haver lista publicada; a bula diz para que servem e se são da especialidade a parteira pode usá-los se necessário.
O problema é das comparticipações. O mesmo se diga das ecografias e afins.
Se quer fazer algo por si e pela erspecialidade que diz conhecer tão bem, procure imitar os anteriores parteiros e parteiras e siga-lhes o exemplo.
Já agora, imponha-se no seu local de trabalho e siga grávidas e faça-lhes o parto: seja parteiro!
Já agora não foi com os HD que a enfermagem chegou ao que chegou; foi com os covardes que se escondem atrás da sua incompetência e que não treinam quando e como devem. E quem falta aos treinos, até no futebol, não pode integrar a equipa.
A falta de treino avoluma as dúvidas e aumenta o medo. Ora partejar é arte nobre mas muito exigente, em termos de saber fazer, o que só acontece com pessoas que não têm a lígua mais comprida do que é preciso, para partejar.
É preciso ter coragem; ser capaz.
Quanto ao HD, se você fizer o que ele faz pela enfermagem com E, certamente que a Classe agradecer-lhe-á, porque (H) quer dizer (alta) e (D) quer dizer (Dedicação) à causa.
 
Estive a tentar dizer ao ciber.enf o que quer dizer H = a alta e D = a dedicação.
Mas como não tenhyo muito tempo para martelar as teclas do teclado do PC, não sei para onde me fugiu resposta mais completa.
Se os parteiros tiverem menos língua (os que têm) e mais acção, o problema de se imporem no terreno é sobretudo deles. Mais horas junto das grávidas e menos a manusear computador dá mais segurança e conhecimento para arredar intrusos que só complicam os partos normais e só encarecem o seguimento do parto com inutilidades e dispensabilidades.
Não é o HD o culpado do estado da arte de partejar.
se o ciberenf é um bom comunicador, como parece ser, deve ir ao grego pocurar a a morada de kybernetiké e vai ver que para bem governar, para bem comunicar é preciso saber observar, analisar, estudar hipóteses, para não comunicar bacoquices de análise extemportânea nascidas.
Parteje; imponha o seu saber à concorrência de bombeiros e médicos e poderá sentir a compensação do dever cumprido.
 
Caro HD, afinal temos vários pontos de concordância!!! Eu sou o 1º a apontar os dedos a(o)s parteir(o)s!!!! Eu sei MUITO BEM que uma grande parte deles têm a culpa do que acontece!porque se levantarem a voz têm medo de perder a privada ou coisas do género! É uma lástima! Eu concordo consigo também quando diz que errar é humano e o parteiro também se pode enganar e que o Obstetra não o irá cobrir (embora ao contrário, o parteiro fará o que pode para que um erro médico não se veja). Quanto ao impôr-se... eu imponho-me! mas nao na sala de partos porque não é que trabalho! Trabalho no pré natal e, quer o medico de família queira, quer não, eu mando os meus bitaites quanto À prescrição das ecografias, de cortar ou não o ferro dado de forma sistemática sem pensar, etc, etc, etc... tive inclusive um "discussão" com um deles onde, maravilhosamente, fui apoiado pela minha aluna de especialidade que também argumentou muito bem a nossa atitude perante a situação em questão! Os parteiros da sala de partos devem se impôr também: claro! Se preferem o obstetra ou o parteiro... fico feliz de ver que MUITAS ASSINATURAS são de pessoas comuns, familiares de grávidas e puérperas que concordam com a petição... Isso diz algo! Quanto à análise do meu dia a dia... Lamento apenas uma coisa: que não possa fazer mais! Se grávidas preferem vir 2 vezes ao centro de saúde em vez de uma só porque não se demitem da MINHA consulta, mesmo que tenha de voltar mais tarde para receber a credencial do médico apra exames, então estou em acreditar que o meu trabalho é bastante positivo. NÃO SOU MELHOR DO QUE OS OUTROS... mas tenho a certeza que me tenho uma "HD" à minha profissão que muitos, infelizmente não têm.... Imitar Parteiros antigos!!! Excelente ideia! mas não é com congressinhos com temas esgotados que vamos lá... há congressos fabulosos la fora de onde se sai com vontaded de partejar ja ali, no passeio... so que nao custam 50 euros.. e trazer esses palestranters ca.. nao ficara por 50 euros... e pouca gente aparecerá, INFELIZMENTE.
da prescrição não vou falar porque o óbvio está a vista de todos.
Finalmente sou cYber.enf não cIber.enf.
Se o HD é um Lutador pela enfermagem digna então junte-se à minha voz, seja a sua área qual for! métodos diferentes para mesmos fins só se podem reforçar e complementar!
 
Caro HD, concordo em muitos pontos consigo! os EESMO têm muita culpa: SIM. perdem competências lentamente porque não se querem formar ao longo do tempo, têm medo de perder a privada, etc etc etc... SIM. Podemos errar e ninguém nos protege mesmo que em sentido contrário protegemos todos e mais alguns: SIM. Agora os esclarecimentos: O meu dia a dia: analiso-o diariamente e fico feliz por ver que as grávidas/puérperas não abdicam da MINHA consulta mesmo que isso implique vir 2 vezes ao centro de saúde (consulta médica marcada noutro dia); isso diz muito sobre a qualidade do trabalho... Não sou mlhor que os outros mas, ao contrário de muitos, e usando a sua sigla, sofro de HD à minha profissão. imitar parteiros antigos... adoro a ideia! mas para isso é preciso que tenham coragem de se actualizarem e, infelizmente, não é em congressos de temas esgotados que vamos lá... midwiferytday congress é caro... mas vale TANTO A PENA!!! SAI-SE DE LÁ COM VONTADE DE APRTEJAR JA ALI, NO PASSEIO! mas infelizmente tudo o que passa de 30 euros já é caro para "nós"! Em suma, HD, infelizmente, concordo consigo... a culpa deste desaire nasce de nós... e se quer lutar pela enfermagem, entao junte a sua voz à minha e a de muitos outros! métodos diferentes para o mesmo fim, com certeza são complementares, e nao concorrentes! já agora é CYber, nao cIber.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!