quinta-feira, dezembro 30, 2010

Reformas da Saúde condicionadas?


É, indubitavelmente, uma heresia afirmar que as reformas da saúde estão "condicionadas", especialmente se relacionarmos o facto com a falta de Médicos. 
Na Grécia e em Itália há Médicos com fartura, tantos que é corriqueiro que seja o Médico a trazer o chá com as bolachas ao utente que carece de "supervisão clínica". Mesmo assim, segundo eles, faltam Médicos. Tantos litros de chá e toneladas de bolachas para distribuir e pasme-se... tão poucos Médicos.

Num raciocínio inverso, os Estados Unidos da América, dispõe de, proporcionalmente, um menor números de Médicos, mas mesmo assim as associações médicas afirmam que são imensos. O papel de cada profissão foi objecto de várias redefinições nos últimos anos, o que permitiu melhorar o respectivo funcionamento de sistema. 

Enquanto, em Portugal, for preciso um Médico para receitar uma pastilha para as dores, serão sempre poucos. É como querer fazer girar uma máquina pesada e gigantesca (sistema de saúde) recorrendo a uma pilha de 3 volts. Não funciona. 
É como querer que a circulação cerebral seja alimentada uma carótida estenosada. A morte está prenunciada.

Confinar e monopolizar são conceitos incompatíveis com sucessos de reformas, principalmente quando assentam apenas numa classe de profissionais.

Comments:
É hora dos enf. se unirem e criar uma ordem que os defenda e que mostre as capacidades e funções dos enfermeiros recuperando o que já tem sido vandalizar ao longo destes últimos anos.

Pelo que tenho lido e ouvido, mas não o conheço pessoalmente, acho que o sr.Enf Chefe - Germano Couto devia-se candidatar a bastonário.

Acho que tem perfil para defender a enfermagem e recoloca-la na ribalta
MICAS
 
Mas porquê esta paranóia com os médicos? Não tem a enfermagem problemas que cheguem?
mádico
 
Não queira usurpar funções que não são da sua competência!!!!
 
Sou enfermeiro e funcionário público à 25 anos,e desde 2002 que a minha vida continua a andar para trás quase não consigo fazer face às minhas despesas diárias de sobrevivencia,porque tenho filhos a meu encargo (dois)que o estado exige educação mas corta constantemente nas ajudas e nos subsidios.Sou um funcionário público que não tem carro,ajudas de custo,motorista cartão de crédito,etc,etc,etc(pois se fosse desses funcionários públicos,poderia estar 50 anos com carreiras e ordenados congelados e conseguia viver diáriamente muito bem).Espero não morrer próximamente,não porque goste de viver no meus país e nesta europa,mas porque sei que a minha família não tinha bens para me fazer o funeral,e iriam passar mais uma situação de aperto.Por isso enquanto for vivo e enquanto votar,vou sempre deslocar-me às urnas de voto para votar em branco.Com os políticos de PORTUGAL "JAMAIS" contribuo para para que eles explorem o povo e abusem da sua dignidade.
 
"Confinar e monopolizar são conceitos incompatíveis com sucessos de reformas, principalmente quando assentam apenas numa classe de profissionais."

Ora ai esta algo muito bem escrito, é pena é que não se aplique a toda a gente!!

Um bom ano para todos
 
Lá vêm os Médicos outra vez à baila, esses malfeitores culpados de todo o mal que reina na enfermagem e no mundo...Haja paciência...
 
É por estas e por (muitas) outras que apoio a 100% os TEPH!! Venham eles daí, que vos roubem todas as competências e mais que hajam!! Limitam-se a fazer o que o sr. tenta todos os dias, com a diferença de que eles conseguem... Uma classe que não respeita as competências profissionais dos outros, não merece o menor respeito.
 
a enfermagem para ser valorizada tem que ser taxada com taxas moderadoras como as outras profissões.porque é que quaquer pessoa vai aos centros de saúde levar injecções,vacinas ,fazer pensos,consultas de hipertensos,consultas de diabéticos et. etc. e não pagam nada.hoje em dia as pessoas usam e abusam dos cuidados de enfermagem porque não são taxados e ninguem dá o respectivo valos aos nossoa cuidados.comecem a taxar os cuidados de enfermagem e vão ver que começamos a ser reconhecidos socialmente.toda a gente sabe que o que é dado de mão beijada não tem valor.e contribuiamos para baixar o défice.porque não pôr quem pode a pagar os cuidados de efermagem?tanto faz ser muito rico como muito pobre que os cuidados são de borla..............
 
A Ordem dos Enfermeiros diz,e de fonte segura,que ainda são precisos mais não sei quantos milhares de enfermeiros no país........sim,efectivamente poderemos em breve começar a exportar enfermeiros para África,isso sim seria um grande negócio e já não seria necessário aumentar as cotas.Esta nossa Ordem tem uma grande visão de futuro e é a prova de que os enfermeiros têm o seu emprego garantido,é o tal novo paradigma que falam.
Juizo senhores,juizo é o que na verdade falta a esta Ordem,e muito.
 
Lá vêm outra vez os médicos... Ainda está a tempo de estudar e ser médico. Se é tão inteligente como a sua seita diz não terá problemas.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!