segunda-feira, dezembro 06, 2010

Reunião entre Enfermeiros (CNESE) e MS.


1 – Carreira de EnfermagemPublicação do Diploma/Grelhas Salariais e negociação dos Diplomas sobre a Direcção de Enfermagem e Avaliação de Desempenho

O Diploma das Grelhas Salariais foi promulgado pelo Presidente da República, já foi referendado e já está para publicação. Será publicado entre 8 e 12/Nov. Foi publicado ontem, dia 11/11.
O MSaúde afirmou a necessidade de dar continuidade ao processo negocial sobre a DEnfermagem e a ADesempenho, sendo o calendário a acertar posteriormente.

No dia dia 9/Nov, mediante contacto telefónico, o Min. Saúde estabeleceu novo calendário:
26/Nov – Reunião do Grupo de Trabalho (CNESE/MS). Esta reunião não se realizou.

2 – Emprego: Concursos de Regularização de Precários em curso, restantes CTFPaTermo (que não entram nas vagas) e novas admissões

- Concursos de Regularização de Precários em curso: MSaúde reafirmou que está assumido politicamente, com MFinanças, que estes Concursos são para prosseguir.

- Restantes CTFPaTermo (que não entram nas vagas): MSaúde não garante a sua regularização nem a sua manutenção nos serviços. Ou seja, vão ser despedidos no final dos seus Contratos. Como se compagina o discurso da Ministra da Saúde, de que os “cortes orçamentais na saúde não porão em causa a qualidade e o acesso aos cuidados”, com o despedimento de cerca de 900 enf??? Sendo que a maioria destes despedimentos ocorrerá nos Cuidados de Saúde Primários, quando a Ministra da Saúde/Governo afirmam que a reforma dos CSPrimários é uma prioridade, é para continuar, aprofundar e ampliar??? Simplesmente retórica hipócrita. Vamos continuar a pugnar/lutar pela manutenção destes colegas nos Serviços e pela regularização do seu vínculo precário.

- Novas admissões: MSaúde não garante a admissão de novos enfermeiros. Vamos continuar a denunciar as situações de carência e exigir admissões.

3 – Reestruturação/reorganização de Serviços/Instituições

- HUC/CHC/CHPC – MSaúde assumiu que não existe nenhum estudo técnico prévio que fundamente a decisão assumida. Contudo, considerando a população abrangida (directa e indirecta/Redes de referenciação) “parece-lhes” que existem Serviços redundantes.

- IDT – MSaúde referiu que o IDT tem autonomia para decidir a sua reestruturação. Contudo entende que não devem ser encerrados Serviços de Proximidade assentes num Modelo Organizativo que tão bons resultados tem dado (reconhecidos internacionalmente).

- INEM – Remeteu as questões para reunião que deve ser solicitada ao Sec Estado.

Comments:
Mas para quando alguma honestidade por parte do Governo, em nos dar a retribuição salarial que merecemos???
 
Para quadro as eleições no SEP?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!