segunda-feira, janeiro 31, 2011

O Pinóquio de Évora...


Manuel Lopes, é mentiroso e, simultâneamente, Director da Escola de Enfermagem de Évora. Apresentou-se num canal televisivo (ver vídeo após o 4º minuto) onde mistura uma suposta "empregabilidade de 100% em Enfermagem" com argumentos falsos, já amplamente debatidos e desmistificados por aqui, relativos aos famigerados rácios da OCDE.

Se tivermos em conta que as vagas para o curso de Enfermagem em Évora tem aumentado invariavelmente nos últimos anos, e se juntarmos esse facto à invocação de argumentos arcaicos e desprovidos de lógica extrapolável, então percebemos que o mentiroso Manuel Lopes, não é mais que um antropófago, daqueles cujo interesse se prende apenas com fazer dinheiro à custa do engano e da mentira.
Um vendilhão de promessas e mensageiro de ilusões.
____________________________________________________________________________
Nota de 02/02/2011 - Na lista de comentários disponíveis para este post, é possível ler, também, o do Enf. Manuel Lopes in persona. 

Comments:
Vê lá se não respondes em tribunal por calunias e difamação!!!!
 
Como antiga aluna da Escola de Enfermagem de Évora tenho a dizer que o Prof. Manuel Lopes é um excelente ser Humano, mas enfermeiro está quieto. Fugiu dos cuidados em nome do aprefeiçoamento e é dos primeiros doutores em ciências da enfermagem, mas tal como muitos profs, sente-se confortavel é na escola, pois sujar as maozinhas é demasiado trabalho para estes intelectos. Empregabilidade a 100%??? Os colegas que sairam agora pertencentes ao 12ºCLE e 13ºCLE adorariam que isso fosse verdade. MORCÃO!
 
hoje no suplemento do jornal publico a ordem dos enfermeiros
 
Discordando do tom e do insulto fácil.
Concordo com a tese de que os professores de enfermagem (principalmente os que não exercem Enfermagem há mais de 10 anos)estão a passar a mensagem de que ainda faltam muitos enfermeiros (iludindo os futuros estudantes que depois se eternizam no desemprego).
De qualquer maneira não o vejo a criticar tão ardentemente os professores de escolas de enfermagem privadas (aí no Norte, bem perto de si) e que pertencem actualmente à Ordem dos Enfermeiros.
Tem medo de dizer a verdade? De ser justo? A frontalidade implica dizer a verdade, mesmo sobre os nossos amigos!
 
Epa!!! Pinóquio???.
Parece mas é um vampiro (da enfermagem).

Ou pertencerá à Cosa Nostra???

Cuidado com ele e com os outros (profs) que sugam a Enfermagem enquanto podem.

Cumprimentos
 
Enquanto a Ordem dos advogados alerta para a existência em grande numero de desempregados, a nossa ORDEM, com a ajuda dos SRS. todo poderosos doutores, e que pedagogicamente todos sabemos como é, que nunca quizeram ser enfermeiros, pois para receberem são doutores do ensino universitário mas na Ordem quando convém são enfermeiros, dizem que há falta de enfermeiros.
É para encherem o bolso com cursos e mais cursos, mestrados, pós disto e daquilo, etc, mas aí meus amigos não é só o ensino oficial, o particular tem a grande culpa do excesso mas as afirmações ficam com quem as diz.
Já agora - tribunal porquê??? a atuarda está documentada no link
 
Reparem no curriculo do "caramelo".

"trabalhou no hospital" 4 anos foi para a escoliha de évora como quase todos os que lá estão -ou será pelo artigo que escreveu no boletim do hospital - só fez a especialidade depois e com as licenças/dispensas de leccionação que dão nas escolas,os qu acompanham os alunos sabem do que estou a falar, foi fazendo cursos e agora diz que há falta de enfermeiros.
 
Parabens DE.
Os profs também leem o seu Blog.
Repare-se no anónimo das 1:50h.
Talvês seja o Manuel Lopes.
 
Anónima da 1.59h.
Um excelente ser Humano é um individuo que zela pelos interesses da sua "comunidade" sendo justo e imparcial.

Esta sr ao proferir estas declarações é mais um assassino.
Desculpe a correção.

A enfermagem vai de mal a pior.
Graças a esta gentalha.
 
Caros colegas enfermeiros.
O dia que vocês todos compreenderem que são estes senhores pseudoenfermeiros que arruinaram a profissão, talvês ganhem juízo e deixem de ficar com alunos.

PENSEM NISTO.

É a causa de tudo o que nos está a acontecer de mau.
 
Estes pinóquios sanguessugas são os verdadeiros culpados da situação em que se encontra a Enfermagem em Portugal. Esta espécie tem uma alta capacidade de sobrevivência, parasitam o hóspede sem dó nem piedade, infiltram-se facilmente em órgãos de decisão (ex: OE) e manipulam sem escrúpulos os meios de comunicação social.
 
Pinóquio e ganancioso! À custa das propinas pagas pelos Alunos, conseguiu uma carreira academica invejavel. De Enfermeiro tem muito pouco, talvez apenas a Cedula Da ordem dos Enfermeiros. E atraves de argumentos estupidos, lá vai fazendo a sua vidinha, iludindo alunos e a sociedade. Mas tambem não esqueçamos que ele è um Sr. Prof. Doutor e para ele a profissão de enfermagem, é apenas fonte monetaria.
Esta na hora de estas pessoas sairem do poder governativo da profissão, senão daqui a algum tempo esta profissão "acaba" de vez, e ai a tão falada "Relação terapeutica Enfermeiro-Utente", que é o titulo da tese de doutoramento, desse senhor, será apenas efectuado pelos Psicologos, Terapeutas, entre outros, pois Enfermeiros, já não terão lugar nas instituiçoes de saude.
Cumprimentos.
 
Atrás do PC somos todos uns valentes... Mais uma vez prima pela falta de educação e cobardia... É muito facil insultar alguém quando nem o nome temos coragem de associar ao insulto barato. Mas é em si, e pessoas como o sr. que muitos enfermeiros vem liderança e coragem... Tenham vergonha na cara, te pode ter muita razão, mas este post, à semelhança de outros só vem confirmar a sua cobardia habitual.
 
Manuel Lopes a bastonário!!!
tem emprego para toda a gente...
Acho que estamos a ser injustos porque realmente todos têm emprego:
O enf Manel trabalha como caixa no Pingo Doce; a Maria está em Espanha; a Dulce está na loja do pai; o Zé repõe no Modelo.
Ou seja todos temos trabalho.

ÉS UM HIPÓCRITA PINÓQUIO
 
Mais grave deixar-mos sair na Resenha de Imprensa de hoje o seguinte:

"Rastreio do cancro do cólon do útero necessário após vacina"

Há que supervisionar os pontapés na gramática que os colaboradores da Ordem dão....

Resenha de 31/01 ver pf
 
Parabens DE por mostrar a cara dos culpados pela morte da enfermagem (profs).
Continue com o bom trabalho.
 
Amanhã vou ligar a este senhor para me arranjar um trabalho como Enfermeiro... É que estou farto de estar em casa sem fazer nenhum e a desesperar.

Com sorte pode ser que me pague as cotas da Ordem.

Haja paciência.
 
Cada vez mais triste... a ponderar seguir medicina...
 
Eu gosto desta personagem...
100% de empregabilidade!!!
Por mim já ganhou...
Quanto aos MILHARES de COLEGAS que estão desempregados e aos que tiveram que ir para o Estrangeiro ganhar o pão...Temos pena... a culpa é da OCDE seja lá o que isso for!!

P.S. Tirem este homen daqui que até enjoa
 
Não tenho nada contra o Senhor Manuel Lopes, aliás até considero os seus trabalhos académicos de grande valor. No entanto "atirar areia para os olhos", insinuando puras MENTIRAS, IlUSÕES, DESVANEIOS, revelam-se argumentos de alguém sem qualquer coerência e que busca a satisfação do seu "próprio Umbigo".
 
Rácios da OCDE = Argumento de gente desesperada.
O grande problema é que como o Prof Manuel Lopes, existem milhares de Profs.
Está na hora de devolver a Enfermagem, às pessoas que lutam pela sua verdadeira essência.
Está na hora de evitar a "machada final na Profissão".
Haja coragem para isso!
Eu apoio uma mudança radical e se esta vier do Enfermeiro Germano este terá o meu apoio incondicional.
 
Manuel Lopes, tenha vergonha!!!!!
 
Mais uma de Prof
Recém formados têm de deixar de ter "mentalidade de ilhéu".
Enfermeira Helena Jardim diz que, numa altura de contenção no país, os jovens têm de ter visão além fronteiras
http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/247711-recem-formados-tem-de-deixar-de-ter-mentalidade-de-ilheu
Formar para o mundo, mentalidade de prof de enfermagem….assim não falta a matéria prima.
É preciso fazer alguma coisa para que amanhã sejamos respeitados pelos jovens que de si hoje e assim ouvem falar.
 
...o prof manuel lopes falou em vontade politica...e isso não deve haver por parte do governo. Mas posso dizer que como professor e como pessoa está acima de qualquer suspeita...5 estrelas.parabéns prof Lopes. fui colega no hospital e posteriormente aluno na ESESJD e sempre foi pessoa de rigor ponderação e de esclarecimento da essencia da profissão de enfermagem.
 
Também fui aluna do Dr Lopes e sinceramente...
Só diz as bacuradas de quem nunca prestou, não se lembra de, nunca tocou em... por fim nunca mexeu na mer... como todos nós.

Esta gentalha não tem valor.

Imaginem uma OE sem profs.
Talvês fossemos mais valorizados.
 
Da cobardia do anonimato, à torpe vileza do insulto pessoal

Há já algum tempo percebi que tenho neste blogue um verdadeiro clube de fãs. De facto, é recorrente o insulto à minha pessoa neste espaço. É fácil atacarem-me porque assino com o meu nome aquilo que digo e digo aquilo que penso. Uso assim o mais elementar e fundamental princípio da democracia - ser livre a pensar e a dizê-lo e assumir a responsabilidade por isso.
Portanto, nos vários dizeres deste blogue acerca da minha pessoa, o que verdadeiramente me insulta é a cobardia do anonimato.
Mas podemos ir mais além. Quando numa discussão alguém recorre ao insulto, significa simplesmente que não tem argumentos. O insulto pessoal atinge mais quem o profere do que aquele a quem se dirige.
Quanto ao resto, é verdade, sou professor com imenso empenho e orgulho, diariamente reafirmado. Ao longo de muitos anos tenho cumprido todos os imensos patamares desta exigente carreira. Todos os dias me esforço por fazer melhor. Resultado? Deixo aos meus pares esse veredicto. Em todo o caso, desejo que cada um atinja no exercício da sua profissão duas coisas:
- o grau de satisfação que eu tenho a fazer o que faço;
- o grau de reconhecimento pelos pares (profissionais de saúde em geral) que eu sinto que tenho entre os meus pares (professores e investigadores do ensino superior).
Muito a enfermagem, mas principalmente os utentes, ganhariam com isso.

Assinado: Manuel Lopes
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
@ Manuel Lopes

"Uso assim o mais elementar e fundamental princípio da democracia - ser livre a pensar e a dizê-lo e assumir a responsabilidade por isso"

Esse não é o "mais elementar" princípio da democracia.

"Quando numa discussão alguém recorre ao insulto, significa simplesmente que não tem argumentos"

Não se pode denominar afirmação verdadeira como "insulto". São apenas e só a verdade. A constituição prevê a liberdade e a verdade.
Argumentos apresentei-os eu, através da desmistificação dos rácios da OCDE. Bem ao contrário do seu comentários, onde não se vislumbram argumentos.

" Resultado? Deixo aos meus pares esse veredicto"

Os seus pares são estes que escrevem neste blog.
 
DE a sua resposta é excelente.

-O fulano não argumenta os 100% de empregabilidade.
-Argumenta sim, que é bom, muito bom, o maior, dono de toda a razão e mais uma vez desfasado da realidade.
Nós enfermeiros somos os seus pares e de maneira nenhuma o apoiamos nem valorizamos.

Cumprimentos colegas
 
DE a sua resposta é excelente.

-O fulano não argumenta os 100% de empregabilidade.
-Argumenta sim, que é bom, muito bom, o maior, dono de toda a razão e mais uma vez desfasado da realidade.
Nós enfermeiros somos os seus pares e de maneira nenhuma o apoiamos nem valorizamos.

Cumprimentos colegas
 
Só se esqueceu de assinar!!!
Manuel Lopes
 
É sabido que as escolas querem mais e mais alunos porque:

- Cada vez têm menos verbas do OEstado;
- Têm de ganhar dinheiro de outras fontes (propinas).

RESULTADO: DESEMPREGO NA ENFERMAGEM... São as leis do mercado OH MANEL... Tem lá paciência mas tens de ouvir...
 
Se eu assinar, ratifica, cumulativamente, algo?
Mande-me um e-mail. Eu dou-lhe o meu número de telemóvel. Assim liga e diz o que tem a dizer. Mas se forem argumentos válidos partilhe-os aqui com todos nós.
 
O REFLEXO DA ENFERMAGEM É NO FUNDO A REALIDADE DO PAIS EM QUE VIVEMOS. UM PAÍS COMPOSTO POR PESSOAS SEM VISÃO, PERDÃO, COM VISÃO PEQUENA E VIRADA PARA O SEU UMBIGO, PESSOAS PREOCUPADAS EM ATINGIR OS SEUS OBJCTIVOS PESSOAIS (COM OS QUAIS EU DEFENDO QUE TODOS TENHAMOS)MESMO QUE PARA ISSO TENHA QUE PISAR O VIZINHO PARA SUBIR, PESSOAS PREOCUPADAS COM O "AGORA" E NÃO COM O "AMANHA" E OS SEUS FRUTOS, PESSOAS PREOCUPADAS COM "MESQUENHICES" ESQUECENDO O BEM COMUM QUE DEVE SER INERENTE A QUALQUER AREA PROFISSIONAL. EM SUMA, ESTE É O REFLEXO DA ENFERMAGEM, ONDE TODOS AQUELES QUE PARTILHAM DA POSTURA E VISÃO SISTÉMICA DO SR. PROF. LOPES RELATIVAMENTE AO FUTURO DA ENFERMAGEM SE SENTEM FELIZES.
NO MEU CASO, DEFENDO UMA PROFISSÃO DE ENFERMAGEM CAPAZ DE ASSUMIR AS SUAS CARENCIAS E DIFICULDADES, CAPAZ DE USAR A CORAGEM PARA UTILIZAR OS CONHECIMENTOS QUE PRODUZ PARA CONTINUAR A AFIRMAR-SE NESTE QUADRO SOCIOPROFISSIONAL COMPOSTO POR PROFISSOES LOBYSTAS E PROFISSOES EMERGENTES, CAPAZ DE APOIAR OS SEUS PARES, FOMENTANDO A UNIÃO (MESMOS QUE PARA ISSO SEJAMOS APELIDADOS DE CORPORATIVISTAS, CAPAZ AINDA DE NUMA PRESPECTIVA DE MERCADO DE TRABALHO SER OBJECTIVA, FRIA E CALCULISTA. CONTUDO ENQUANTO TIVERMOS UMA OE E SINDICATO COMPLETAMENTE DEPENDENTES DO SISTEMA POLITICO, A ENFERMAGEM VAI CONTINUAR A MARCAR PASSO..
 
Conheci fugazmente o Prof. Manuel Lopes. Fiz, há já alguns anos, uma breve formação em que o Prof. Manuel Lopes colaborou como formador e, devo e quero dizer, que fiquei com uma excelente opinião a seu respeito. Não sei o que considerar destes post's (intervenções) do autor deste Blog, se simples imaturidade ou, eventualmente, inveja ou mesmo despeito...O que sim, sei, é que me restam cada vez menos dúvidas sobre a qualidade(falta dela) do autor deste blog, para o papel e as para funções que parece querer ter no seio da classe de enfermagem. Mas, como "em terra de cegos quem tem olho é rei" e o que lá temos -na ordem sindicatos e afins- é o que se vê, posso acreditar que as referidas ambições se poderão vir a concretizar.
Em relação ao comentário sobre o anonimato feito pelo Prof. Manuel Lopes, concordo em absoluto.
 
Eu disse que conheci o Prof. Manuel Lopes em Lisboa. Ele não me conhecia de lado nenhum. Apoiou-me muito mais não me conhecendo do que os que conhecia e eram meus amigos!!

Por isso, um dos meus comentários foi censurado...

Há aqui dois aspectos a não misturar:

1- Questões da personalidade e do carácter- Manuel Lopes é exemplar.

2- Questões com a tentativa de atrair alunos para a escola que é director. Também é normal. O contrário seria contra-natura.

O problema passa pelo global das escolas e a meu ver pelo incremento das privadas que tem turmas gigantescas. Isso não vi aqui retratado.

Espero que este post passe e não seja retido.

Manuel Lopes um abraço, que eu saiba não pisas-te ninguém para chegares onde chegas-te ao contrário de outros.

Continua a fazer o melhor...

Anibal Mendes
 
Estou parvo.
Este gajo justifica as bacoradas que disse com o curriculum. "sou muito bom e então posso dizer tudo porque toda a gente sabe que sou bom".

E a empregabilidade 100%?????
Se há 5,1 enfos para mil habitantes e o DR Lopes sugere 9,6 para mil habitantes (DADOS OCDE) então em vez de 63 mil (que já somos) deveriamos ser 100 mil ou mais.

Este gajo pensa que pode gozar connosco.

Vá brincar e arruinar a vida ao c...
 
Eu, que nunca escrevo 2 vezes no mesmo post, lá fui obrigado a estragar a tradição...
Em primeiro lugar parece-me que o nosso "amigo" prof. não tem pares, tem apenas alguns impares...
Em segundo lugar ainda não percebeu que estamos no século XXI, no século das novas tecnologias, das redes sociais, dos blogs... e também isto tem regras e tem "formas" de participar, umas mais inteligentes, outras menos, cada um é livre de escolher a sua.
Em terceiro lugar esta nova forma de estar na vida e na sociedade não vem nos livros, não se aprende nos doutoramentos nem com os prof's. É uma questão de inteligência, ou se tem, ou não se tem...
Por ultimo...
Peço ao DE que coloque aqui mais 2 ou 3 post's para nos livrarmos deste homem...
 
Caro,

não sei como te chamar, porque és anónimo e desprovido de carácter, quando chamas mentiroso a uma das figuras que mais tem feito evoluir os cuidados de enfermagem em Portugal, o Professor Doutor Manuel Lopes.

Se fosse comigo estava a caminho do tribunal, por difamação. Bem como uma queixa na Ordem dos enfermeiros, por falta de conduta moral e ética para com um colega da profissão.

Eu sou César Fonseca, enfermeiro e acho uma falta de desonestidade intelectual, os teus comentários deprimentes e desprovidos de sentido.

Vê se sais do anonimato e te torna numa pessoa adulta, no verdadeiro sentido da palavra. Uma coisa eu sei cá se fazem, cá se pagam.

Vê ao menos se tens coragem de publicar este comentário, ao contrário de muitos outros que tens vindo a não publicar sobre uma das figura mais emblemática da contemporaneidade da evolução dos cuidados de enfermagem.

césar fonseca
 
O Sr. Enf (?) Manuel Lopes não tem argumentos ...
 
Voltaire escreveu: "A primeira lei da natureza é a tolerância; já que temos todos uma porção de erros e fraquezas."
Por isso, temos de tolerar quer as pessoas que fazem afirmações como o colega Manuel Lopes (colega de enfermeiro, ou será que é professor com um curso de enfermagem?), quer as de pessoas que recorrem ao insulto fácil para tentar fazer valer pontos de vista.
Como hoje estou virado para Voltaire, aqui vai: "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo." E aqui, para além de uma questão de direito, entra a citação que dele fiz primeiro, a tolerância...
Não conheço Manuel Lopes, não fiquei especialmente motivado para conhecer, nem me parece que tenha dito assim enormidades tão grandes. Reconheço que, se o empregador preferencial dos enfermeiros, o Estado, (somente porque a saúde é, por enquanto, essencialmente estatal), empregasse os enfermeiros que realmente deveria ter, talvez não houvesse ou houvesse menos desemprego na classe. 100% é, obviamente, fora da realidade, mas que poderia ser melhor, não tenho dúvidas.
Conheço também alguns teóricos da enfermagem, sabem muito dos modelos teóricos mas pouco do que, para mim, é importante. Mas também conheço professores muito dedicados e competentes. Como em todas as profissões, há bons e maus profissionais...
Já agora, alguém me sabe dizer o que é um "profissional de enfermagem"..? Vejo isso escrito em todo o lado, mas nunca vi escrito "profissional do direito", ou "profissional da medicina"... que raio é um profissional de enfermagem...?
Um abraço a todos (mesmo todos...)
A. Carvalho
 
O que não vejo são argumentos!!

Uma pessoa com tantas capacidades não terá dificuldade em explicar os 100% de empregabilidade e a justificação para o aumento do número de vagas em enfermagem ...
 
Se esta é uma das figuras emplemáticas da enfermagem actual estamos tramados...

Viva a superior inteligência dos pensadores da enfermgem Portuguesa!

Viva a nossa situação actual dos enfermeiros em que todos ganhamos mil euros ... sejamos licenciados ou bachareis, especialistas ou generalistas, mestres ou doutorados, experientes ou recém formados...

Viva os enfermeiros no desemprego!

Viva estes magníficos pensadores que nem precisam de justificar, de argumentar...

São muito bons mesmo...

É curioso que os únicos que estão bem são os professores... e ALGUNS QUE OS DEFENDEM!!!
 
Sinto vergonha pela nossa classe, como é possível, colegas escreverem tamanhas barbaridades sobre alguém tão distinto? Pensei se valeria a pena escrever neste espaço, onde com três balelas se tenta denegrir grandes Pessoas e Valores. Mas faço-o, pela profunda admiração que tenho pelo Professor Doutor Manuel Lopes. Só quem tem o privilégio de o conhecer e de com ele trabalhar, sabe quão injusta é esta escrita, povoada de baixeza, escudada pelo anonimato.
Manuel Lopes é um homem de rigor científico, de uma solidez interior, de princípios e de valores, que muitos, dos que aqui o ofendem, não conhecem, nem por certo se pautam; sabe Pensar Enfermagem e ensinou muitos a fazê-lo; tem ajudado a evoluir a Enfermagem em Portugal, não tenham dúvidas! Haja gratidão e reconhecimento por quem faz a história na primeira pessoa.
DE, como pode cair nesta tentação da crítica fácil e, sobretudo, de permitir estas ofensas de nível tão baixo? Lance ideias, argumente, apresente estudos com diferentes evidências, acenda o debate, mas faça-o no sentido de ajudar a construir a Enfermagem, não seja activista na causa de tornar a área científica e a disciplina de Enfermagem nesta ‘coisa’ árida, desprovida de sentido, de princípios, valores e de substância.
A argumentação de ideias é desejável, só deixa de o ser quando se cai no baixo nível e na ofensa pessoal. E depois, esta enfermagem ‘dos banhos’ e ‘dos pensos’, tão presente nestes vossos debates, é redutora…minimiza-nos tanto… que pobreza! É por tudo isto, que a Enfermagem nos deve preocupar…
Os Prof. só dão jeito em algumas fases, depois… é o que aqui se lê!
Todos fazemos falta, cada um tem a sua missão e tem o seu lugar, de respeito mútuo, com certeza.
Se há Prof. que está bem por dentro do que é a Enfermagem, vos garanto, é Enfermeiro Manuel Lopes, este sim, é Doutor e Enfermeiro! Tudo o mais que aqui se diga é ‘ruído’ e pura maledicência.
Paula Sapeta
 
Caro DE: lamento a baixeza da linguagem usada, pois acredito que não é com argumentos dessa natureza que a profissão evolui. Você pode até recorrer aos números da OCDE para se justificar, mas ficam-lhe mal essas vis ofensas. Tal como a colega Paula Sapeta, tenho o privilégio de conhecer e trabalhar com o Professor Doutor Manuel Lopes, pelo que subscrevo inteiramente o seu comentário. Ele não pode ser crucificado por ter escolhido a carreira docente, onde tem feito um excelente e meritório trabalho, reconhecido pelos pares. “Todos fazemos falta, cada um tem a sua missão e tem o seu lugar, de respeito mútuo”.
 
Um pouco tardiamente, mas não posso deixar de registar o meu testemunho em relação ao Sr. Enfermeiro e Prof. Doutor Manuel Lopes, por quem tenho uma elevada estima.

Foi meu professor em sala de aula e tive o privilégio de realizar estágios hospitalares com ele.
Ensinou-me muito do que sei de enfermagem médico-cirurgica e, entre outras coisas, a expurgar sistemas de soros, puncionar veias, realizar pensos e muito mais; ajudou-me a aprender a ter um sentido crítico em relação às minhas intervenções junto das pessoas de quem cuidava, e disse, já lá vão alguns anos, uma frase de que nunca mais me esqueci:

"um bom enfermeiro é aquele que consegue pôr a cabeça acima da cáca!".

Pois, pena é que tenhamos tão poucos como ele. Desta vez o DE voltou a falhar o alvo.

Quanto aos ratios, continuam as minhas eternas dúvidas:
1. Qual é o número de horas de cuidados de enfermagem de que um doente do foro médico necessita por dia, por exemplo?
2. Quem o diz?
3. Como é feito esse cálculo?

Corolário das 3 questões:
O que são cuidados de enfermagem e quem os deve prestar? A Enfermagem é exercida por enfermeiros ou por profissionais de enfermagem?

Sobre o número e a qualidade das escolas de enfermagem, assim como o excesso de licenciados em enfermagem no desemprego, esses são problemas para resolver no tempo que se aproxima. Haverá certamente gente bem posicionada e sensível a essas questões, interessada em traçar uma estratégia para a profissão que dignifique os enfermeiros e o cidadão. É essa a minha expectativa.

Quanto ao insulto, nunca fica bem e é deselegante. Compreendo a extrema necessidade que algumas pessoas possam sentir de desabafar as suas frustrações ou o desencanto que sentem em relação à vida e à profissão; às vezes sentimos vontade de desmascarar uma série de situações que existem à nossa volta, como as há por todo o lado, mas temos que ser inteligentes e não andarmos a disparar em todas as direções. Não nos deixemos cair neste jogo da ofensa ao Outro, banalizando ao mesmo tempo a enfermagem de forma desprestigiante.

ok, um abraço a todos e em especial ao Prof. Lopes

Vanda Veiga Pereira
Centro Hospitalar Barreiro Montijo
 
Sinto vergonha pela nossa classe, como é possível, professores Doutores de escolas de enfermagem escreverem tamanhas barbaridades sobre o problema da enfermagem actual e não necessitar de argumentar?

O anonimato revela cobardia ou é a política do medo e da intimidação, de interesses "obscuros" existente nas organizações e escolas a nível da enfermagem que impede as pessoas de se identificarem?

Quem vem aqui defender o doutor Manuel Lopes não terá interesse nisso?

Eu não o conheço e admito que seja um excelente profissional, mas o que afirmou em relação à empregabilidade em enfermagem é profundamente ABSURDO!! E pura e simplesmente acha que nem tem que justificar o que disse...

É uma evidência A++++ que falta aqui alguns princípios básicos quando queremos discutir algo ou contradizer algo... é preciso argumentar com dados concretos!
 
Acho piada às pessoas que se acham moralmemte superiores virem falar de "ai ele é tão boa pessoa coitadinho" quando o próprio já interviu.

Será que custa assim tanto perceber que este post se destina a uma entrevista específica, que quase insulta as centenas de enfermeiros desempregados ou precários, e não a questionar o curriculo vasto do sôtor?

Ass: um enfermeiro preocupado
 
Bom Dia,
A realidade com que somos confrontados diariamente é com a falta de emprego para enfermeiros em hospitais, centros de saúde, etc. Existem outros problemas é certo, que atingiram a classe de enfermagem devido ao excesso de enfermeiros que anualmente saem formados das escolas. A tendencia...essa é p piorar. Lembro-me qd há cerca de 8 anos atrás me dirigi ao Enf Director( NA ALTURA) da instituição onde trabalho p negociar o meu contrato individual de trabalho, tal como fora anunciado pelo então ministro e me deparei com um colega q de forma insultuosa entre outras coisas me disse q não havia nada p negociar. Lutei com outros colegas q se encontravam na mesma situação, contra o q nos ofereciam. Isto p dizer q não são apenas os professores que colaboram com a situação actual, também aqueles que estão nos hospitais e CS são coniventes, tendo como frase justificativa a falta de verbas. E no fundo todos acabamos por ser coniventes, n participando na vida da nossa ordem profissional, permitindo que o SEP se mantenham as mesmas pessoas há anos etc. A agitação provocada por este blog é muito importante, e cada um deve aproveitar p reflectir e intervir directamente onde a nossa opinião pode fazer a diferença.
Na realidade não há emprego para todos os enfermeiros q são formados todos os anos, as escolas deveriam reduzir as vagas e outras fecharem as portas pelo mau serviço q prestam, as instituições deveriam dotar os serviços do numero de enfermeiros necessário p prestar cuidados além dos minimos e os enfermeiros deveriam intervir de forma construtiva na construção de um futuro para a enfermagem.
Qt ao prof. Lopes reconheço o seu valor enquanto investigador e prof., peço-lhe q não volte a faze comentários q provavelmente neste caso até foi descontextualizado mas que fere todos os q diariamente lutam sem sucesso pela melhoria da prestação de cuidados de enfermagem. Daí os comentários mais "calorosos"
Maria Costa
 
Resolvi dar a minha opinião sobre o que tenho lido, pois verifiquei que a maioria dos posts julgam o Professor Manuel Lopes… E estas pessoas, por sinal, meus colegas, escondem-se no anonimato na sua maioria. Têm nome? Têm rosto? Usam a sua “verdade”?
A maior parte das “ideias” não são coincidentes com as do Professor Manuel Lopes. E, por que será? Algumas vezes debateram as vossas preocupações com ele? O que conhecem dele?
O que me parece estar a acontecer é que as vossas ideias apontam para o vosso umbigo. Não parecem querer saber o que está “bem” ou o que está “menos bem”… e mais grave é não quererem pensar sobre as vossas preocupações … sobre a vossa “verdade”! O mais, imediatamente, natural foi quedarem-se num discurso sobre as aparências … a não verdade! Isto, porém, significa ficar privado de aceder à verdade, quedando-se ao nível do discurso que a ela conduz. Ora, ainda que esse discurso seja necessário para aceder a ela, ele ainda não é o saber da verdade, tendo, por isso boa parte de ignorância. Ignorar esta diferença (como estão fazendo) é a pior das ignorâncias.
Sugiro que conheçam o Professor Manuel Lopes com o qual desde há cerca de 4 anos tenho aprendido a reflectir e a amadurecer sobre múltiplas questões que se colocam à Enfermagem e aos Enfermeiros. Tenho a certeza que o Professor Manuel Lopes vos receberá com disponibilidade, compreensão e sabedoria.
Cidália Frias
 
Epá já cheira mal isto do Lopes.
A verdade é que este tipo está-se nas tintas pós enfermeiro e vende a sua banha da cobra por tudo quanto é sitio.
Nós enfermeiros somos prejudicados diariamente por estes pseudoenfermeiros que nos sugam a vida e o $.
Desaparece da enfermagem Lopes. Vai para Angola praticar a relação de ajuda.

DESAPARECE!!!
 
Caros colegas,
Peço-vos ponderação, compreendo o momento pelo qual estamos a passar, no entanto, não me parece que o tipo de atitude que aqui vi possa dignificar-nos e dignificar a enfermagem. Tenho a certeza que se não me respeitar como pessoa e como enfermeiro não o poderei exigir de outros. É nos momentos de crise que emerge a verdadeira essência de uma classe e, meus caros amigos, não me parece esta a melhor forma de mostrarmos publicamente o que somos.

Sérgio Branco
 
Boa noite a todos, vejo com tristeza esta situação aqui colocada neste blog, penso que os enfermeiros se devem unir em torno da profissão e dos interesses da mesma e não entrar em guerras paralelas que não levam a nada. O Prof. Dr. Manuel Lopes, parece-me a mim, ser uma pessoa integra, e de facto não referiu mentira nenhuma, estamos abaixo do rácio da OCDE, existe pouco tempo para os enfermeiros se dedicarem aos doentes por escassez de meios humanos.É lamentável o que aqui aconteceu, vamos lutar juntos com greves, com manifestações, vamos dar a entender a todos a importância que temos, que é imensa, sobretudo ao governo deste país. Se existe excesso reduzam as entradas nas escolas, reduzam as entradas nas privadas, a meu ver a ordem deveria ter um papel mais proactivo na defesa dos interesses dos profissionais de enfermagem. Obrigado boa noite a todos. Aluno da ESESJD - Évora
 
Para o Anónimo das 12:02 "e de facto não referiu mentira nenhuma, estamos abaixo do rácio da OCDE".
OUVE LÁ MAS TU SABES MANDAR PARA AQUI UMAS POSTAS DE PESCADA, MAS NÃO SABES LER NO REFERIDO POST, O PORQUÊ DOS RACIOS DA OCDE NÃO SE APLICAREM À SITUAÇÃO PORTUGUESA??
 
Anónimo das 12:02h vê-se que é aluno do DR Lopes e da ESESJD...

A inteligência deixa a desejar.

Quando estiver no desemprego e fizer contas à vida ai então vai perceber as contas e os rácios...
 
Além de ser um grande Director e que nos apoia incondicionalmente é das pessoas que mais tem feito pela educação em Portugal defendendo os direitos dos alunos de Enfermagem.
E SIM OS COLEGAS DO 12º E 13º CLE ESTÃO TODOS EMPREGADOS ! ( não estão todos num serviço hospitalar, mas unidades de cuidados continuados, por exemplo, que eu saiba contam como emprego).
Veremos agora o 14º e 15º CLE, mas essa entrevista foi dada bem antes destes cursos terem acabado ( o 15º CLE é a turma que terminará agora em Julho).
Acho incrivel que os Enfermeiros sejam incapazes de demonstrar união. Não chega já os "ataques exteriores"?
 
Parece-me a mim que se acaba por realizar aqui exactamente o que se espera que nós façamos: virar uns contra os outros, neste caso utilizando a figura do enfº Manuel Lopes para arremesso. Sou colega e casada com um jornalista que não exerce a profissão por estar exactamente na mesma situação que nós: demasiada gente no mercado de trabalho. Sabem o que ele me diz? voçês não chegam a lado nenhum porque não são unidos. São os profissionais que mais poder têm dentro do hospital e não o sabem usar. É simples.
Estas "lutas de poder" que surgem, sempre existiram e vão continuar. Quando acabaram as entradas na função pública, os colegas que ficaram a trabalhar para as EPE's e afins apontavam os dedos para quem ficou na função pública. Acham que a culpa era nossa?!? Agora acontece o mesmo com os que estão desempregados. A solução para esta situação não passa por discutir o sexo dos anjos, que é o que se passa aqui! O que se passa connosco também se passa noutras profissões. É geral, meus amigos. Só temos de ser realistas e humildes para compreendermos isso.
Precisávamos de nos unir para chegar a consensos, não esta palhaçada!
Foram professores como o enfº Lopes que glorificaram a nossa profissão. É por causa de pessoas como ele que os portugueses têm o curriculum que têm e entram em qq país da união europeia. Se não existissem, a enfermagem talvez ainda estivesse no pós 25 abril.
Afinal o que esperam voçês de quem esteja na ordem? Eles vão-nos representar junto dos politicos, de juizes, de advogados. Discutir leis e propor caminhos para a profissão. Quem querem a fazer isto? Enfermeiros da prática? LOL, não brinquem comigo...mais vale mandar o batatinha! Secalhar ía fazer o mesmo papel.
Temos de ter alguém que saiba o que está a fazer. Não digo que seja o enfº Lopes, mas convém ser alguém que saiba do que está a falar, quando essas pessoas abrirem a boca. Quando eles vierem com os dec-lei, que querem que os nossos respondam? Estamos fartos desta m****? Ou alguém que saiba as realidades internacionais e apresente argumentos para a melhoria de cuidados?
Sim, fui estudante do enfº Lopes e tive uma outra grande chefe que faz parte de uma outra lista, que também é professora. E tenho uma grande amiga que é professora em part-time (ela nem queria ir, eu é que a incentivei!). E depois?!? É crime?!?
Para vossa informação, o enfº Lopes deve ter sido dos primeiros enfº a implementar uma consulta de enfermagem no hospital de Évora. A antiga Chefe continua a exercer funções como tal e acumular outras mais. E é empreendedora e muito prática no que faz. A amiga a mesma coisa. São este tipo de pessoas que nos trazem projectos de melhoria de cuidados e muitas coisas mais. Mas não vos dizem isso, porque não têm de o fazer. Se estão naqueles postos por alguma razão é. E os enfº que trabalham, com eles reconhecem o seu valor. Sim, enfº da prática que limpam cócó!
Do enfº Lopes tenho a dizer que construiu as bases para a enfermeira que sou hoje. Da minha querida chefe posso dizer que teve muita paciência para me aturar, pois já passei por essa fase de rebeldia de que a profissão é uma porcaria. E ela lá conseguia nos dar a volta nas reuniões que fazia. E aprendi muito.
A culpada não é a profissão nem os professores meus caros. Nós é que temos de nos aperceber que a conjuntura não é a melhor. Voçês já olharam para os outros países? Nos EUA os enfos fogem da profissão a sete pés. Porque há tanta falta nos outros paises? Há que usar os neurónios, mantermo-nos informados e amadurecermos.
Do que sinto mais pena é de não nos revoltarmos com quem realmente deviamos...
NOTA: se repararem bem o enfº Lopes assinou Manuel Lopes. Não referenciou o seu grau académico. Nunca ele fez isso e sempre se apresentou a nós, estudantes , como enfermeiro. Ele tem orgulho de o ser e creio que mesmo que fosse Presidente da República, se intitularia assim. Pessoa e não grau académico. Porque acima de tudo é assim que alguém deve ser respeitado.

Marta Guerreiro
10º curso de bacharel da ESESJD
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!