segunda-feira, janeiro 24, 2011

Portugal: "OMS sugere que Enfermeiros façam algumas tarefas médicas".

"Para fazer face à falta de médicos de família, a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que os Enfermeiros portugueses podem assumir algumas tarefas dos médicos. A recomendação surge num relatório que avalia o desempenho do sistema de saúde português onde se diz que a gestão dos recursos humanos é um desafio à sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde." link

"A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros defende que, mesmo sem ser uma forma de responder à falta de médicos de família, o alargamento das competências dos enfermeiros faz todo o sentido e dá como exemplos o acompanhamento de doentes crónicos e de grávidas, desde que não sejam situações de risco.

Maria Augusta de Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, admite que este alargamento das competências defendido pela Organização Mundial de Saúde para colmatar a falta de médicos de família nunca foi discutido com a tutela".

O conceito de base está errado. Analisando em rigor, percebemos que os Médicos de Saúde Familiar é que desempenham muitas "tarefas" de Enfermagem. 
O Sistema de Saúde português converge demasiado sobre uma figura profissional - Médico. A descentralização das competências e decisões é uma medida benéfica e agilizadora. À semelhança de imensos países é, sem dúvida, um rumo a tomar, apesar das esperadas resistências.

Comments:
Esperemos que a Ordem nao pense em discutir o assunto com a tutela quando o SNS medico-centrado esteja ja totalmente falido e sem volta possível!
 
Mas qual é o enfermeiro que vai querer "tapar buracos" até daqui a 4 anos altura em que já está tudo resolvido ?? Os médicos estão a conseguir solucionar o problema de falta de profissionais, agora os enfermeiros não têm a mínima ideia do que fazer com tanto profissional ...
 
É sempre assim...consoante as necessidades!! Quando existirem muitos médicos voltamos a meter o viola no saco...
 
De relembrar que este estudo já tem uns dias de publicação: Podem consultar os links para o estudo completo através de : http://www.forumenfermagem.org/forum/index.php?topic=7859.0
 
Como sempre lá vamos nós ser mão de obra barata!!!!!!

Os enfermeiros vão ficar todos contentes por poderem ser mini médicos, pensam que ficam mais poderosos e.......afinal ganham apenas como bachareis do alto dos seus titulos e doutoramantos!!1

Não somos reconhecidos para sermos pagos mas já podemos fazer "tarefas" médicas porque ,claro, fica mais barato aproveitar os faz-tudo do que contratar novos médicos!!!

Claro que vamos ver nisto fama em vez de aproveitar para reivindicar o que nos é devido!

Por favor!!!!!!!!!!!!

Lena
 
Ex.mo Sr. DE;

"Analisando em rigor, percebemos que os Médicos de Saúde Familiar é que desempenham muitas "tarefas" de Enfermagem."?!

Esta afirmação assenta num falso pressuposto e sabe porquê?
A resposta encontra-se na propria história da enfermagem.
Já desde o tempo da grande Sr.ª Nightingale (a Sr.ª que tantas vezes é aqui escrita e reescrita pelos comentadores) que a Enfermagem surgiu assentando os seus princípios no modelo biomédico e baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Inclusive, os primeiros enfermeiros formados no Saint Thomas Hospital foram ensinados por médicos através de aulas teóricas e práticas.

Com tudo isto gostaria apenas de dizer-lhe que, aquilo a que chama muitas “tarefas de enfermagem” durante anos foram praticadas por médicos, tarefas essas que foram ficando para os enfermeiros e muitas foram aperfeiçoadas por estes, porque o enfermeiro foi adquirindo conhecimentos que lhes permitiram tal aquisição. No entanto, não esqueça que, antes de serem executadas por enfermeiros, foram médicos que trabalharam, investigaram e estudaram para que “muitas dessas tarefas” fossem aplicadas na praticas médica e que hoje, são, muitas delas, aplicadas também por enfermeiros.

Cumprimentos
 
Atenção Colegas
Eu estava já um pouco retirada destes debates, por motivos de respeito para com vocês, Colegas Enfermeiros, conhecedores da nossa "desgraça" e avessa aos "profissionais" que ladram mas fazem tudo quanto os "outros" mandam. Não estava para gastar o meu latim com pseudo-enfermeiros facilitadores da carreira que nos querem impôr.
As nossas competências têm sido debatidas, apresentyadas, lembradas e inclusivamente ensinadas pelo Enf Azevedo, Enfº Paula Maia entre outros do Sindicato dos Enfermeiros-SE. Temos que de uma vez por todos resolver este deserto que se criou, SEP, e começaram a desvirtuar o nosso tecido profissional. Nós como Enfermeiros temos competência para responder a tudo quanto a saúde necessite, deixando o caminho do médico.
As situações de risco têm o seu lugar proprio e o acompanhamento específico, mas, o enfermeiro não salta, acompanha com o médico a situação.
Comecemos de uma vez por todas a elevar os nossos conhecimentos, a nossa competência.
 
Não é correcto, simplesmente executar tarefas que são dos enfermeiros e executadas por outros profissionais incluindo os médicos.Não há usurpações de funções.
 
caríssimos, sou enfermeiro e estudante de medicina e devo dizer: compreendo a mensagem da OMS e sou de acordo, mas temos que aprender a ver muito mais além do nosso próprio umbigo, conceitos de base ou guerrinhas estúpidas em que os enfermeiros acéfalos teimam em disputar (ou julgam isso) com os médicos. Não se trata de médicos fazerem de enfermeiros ou enfermeiros fazerem de médicos, trata-se de COMPETÊNCIA para fazer algo e, neste sentido, repito, considero que os enfermeiros, dentro das suas competências poderam executar alguns procedimentos mas, e aqui é que está o cerne da questão, terá que se reformar todo o ensino da enfermagem, para quê saber fazer o triangulo da cama ou saber contar as gotas de salbutamol, para quê investir horas e horas a falar em optimização da fralda, para quê enfermeiros a conduzir viaturas, aí parece que os conceitos de base já estão todos correctos e somos todos felizes, não acha Dr Enf????
Investir no ensino e formação é o caminho para se alargar competencias e mais que isso, é tornar as compentencias dos enfermeiros...
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Antes de ler a sua opinião pessoal, estava a pensar exatamente a mesma coisa. Os enfermeiros não devem ficar com tarefas médicas, os médicos é que devem ficar sem tarefas de enfermagem. Os cuidados de saúde primários são dos enfermeiros, mas eles estão a deixar que os médicos os usurpem. Estão mais preocupados com outras questões... enfim!
 
O nosso sistema de saude está demasiado centrado no Médico. Os outros profissionais de saude, nos quais se incluem os Enfermeiros, mas não só, tem qualificações e competências que são claramente desproveitadas.

Este desaproveitamento tem custos muito elevados para o Estado, ao não rentabilizar os milhares de euros investidos na "formação", levando a situações de desemprego, com custos sociais obvios, gerando simultaneamente um novo fenomeno de emigração, levando ao desperdicio de mão de obra altamente qualificada.

Ainda recentemente, o relatório da OCDE refere, claramente, que não há falta de médicos em Portugal. Estes devem é ser melhor distribuídos, e as suas funções devidamente executadas nas suas areas fundamentais de exercicio. Se isto fosse levado à prática seriam poupados milhões de euros em honorários, o que por certo daria para contratar inumeros profissionais de saude, e por consequencia, reduzir a taxa de desemprego e os custos que esta situação acarreta, ao mesmo tempo que proporcionaria um melhor serviço de saude aos cidadãos.

Mas sobre esta matéria, há muitas considerações a fazer, que dariam, um debate muito interessante e que poderia ser muito produtivo.

Saudações!
 
Estimados colegas,

De facto vivemos momentos de puro terror. De um lado temos hipócritas, do outro temos ladrões e mentirosos; resta-nos pois as novelas... e pouco mais.
Mas que esse pouco nos encha de alento e coragem para que de uma forma ou de outra possamos viver as nossas vidas com alguma dignidade e esperança. Não deveremos permitir trapalhadas, mentiras, trapaças e imoralidades.
Relembro que está em curso uma PETIÇÃO que tem como base a IMPUGNAÇÃO DO AUMENTO DAS QUOTAS. Após um período de grande fulgor, digamos que houve uma estagnação na "corrente".
Não acredito, ou não quero acreditar que estejamos todos resignados com tal situação.
A barreira psicológica das 3000 assinaturas deverá ser quebrada correndo o risco de ser apenas mais uma entre tantas.
CORAGEM COLEGAS.
Enviem, reenviem, façam chegar...
Porque todos somos poucos, mas juntos seremos ruído.

Fica a morada dos site:http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2010N4324

Um grande abraço
Hugo Roque
 
Tendo em conta que o excesso de médicos será uma realidade em muito poucos tempo, esta é mais uma ilusão ao bom estilo do DE...
 
Depois da OE afirmar categoricamente que quer todos os enfermeiros especialistas .... e com base numa certificação de competências (?!)

Depois dos sindicatos terem negociado uma carreira sem a categoria de especialista...

Estavam à espera que o governo valorizasse o que os enfermeiros não valorizaram?

Que ingenuidade!

http://www.sep.org.pt/images/stories/sep/accaosindical/2011/01/250111ncs_
 
Concordo plenamente o que o anonimo da 10.51 referiu, eis a questão, está tudo dito, como é que os sindicatos querem agora valorizar o ENFºESP? FOI O SEP QUE DESTRUIU TODA A CARREIRA DE ENFERMAGEM, NÃO TENHO DUVIDA,QUEREM DISCUTIR COM O GOVERNO,O QUE? OS CHEFES, ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS, CAROS COLEGAS VAMOS PERDER O PESO QUE TÍNHAMOS, FICAM OS DIRECTORES DE SERVIÇO,PARABÉNS SEP,DESTRUÍRAM TODO O TRABALHO AO LONGO DE TODOS ESTES ANOS.. O SENÃO QUIZ INCLUIR A CATEGORIA DE ESPECIALISTA, PORQUE? QUAL ERA O RECEIO, QUE VINGANÇAS?
 
Mais uma vez, tenho que manifestar o meu apoio ``a posição ideológica assumido pelo administrador neste post.
Em especial” O Sistema de Saúde português converge demasiado sobre uma figura profissional – Médico”
Não se trata de “Guerrinhas”, trata se de uma constatação social, que vai inviabilizando todo o processo de direitos da classe.
Caro administrador, quanto as resistências que se refere, elas manifestam se de muitas maneiras inclusive por algumas respostas (neste post) bastante desadequadas…continue o bom trabalho
Rui Cavaleiro
 
os TAE´S fazerem "atos de enfermagem" é uma dor cabeça, porque nos estamos a meter na area de enfermagem.
agora quando toca a enfermeiros fazerem o trabalho de medicos, já nao é dor de cabeça, ja nao se estao a meter na area médica.
bem, paleio para que? está tudo dito lol!!!!
 
Devemos tentar ser ENFERMEIROS DE PRIMEIRA e não aceitar ser médicos de segunda!...
 
Ao anónimo das 4:06
Pela forma como te expressas... está mesmo tudo dito!
 
Somos mas é cambada de borregos!! Sim borregos, porque não a Carneiros chegámos!!

Este governo fascista do Zé Sócrates retirou-nos da cena, ficou só com os médicos...eles é que contam...

O Sr DIRECTOR é que conta...o resto é paisagem e temos já muitos enfermeirécos a chamar chefe ao director...

Tudo isto me dá náuseas...somos tratados abaixo de cão...

Para fazer trabalhos ( normas, protocolos etc somos nós, fazemos os fimes Pp quém apresenta quem é?? A Srª Directora do Serviço!!! A chefe!!!

Tenham mas é juízo... querem sempre fazer de nós tapetes e então não há malta que tem queda para ser tapete!!! Da-se...
 
A consulta de saúde infantil, saúde materna, entre outras já é efectuada pelos enfermeiros. Os partos que os enfermeiros fazem na sala de partos às grávidas que não vem de consultórios privados de alguns obstetras, entre outras situações, especialmente relacionadas com a vigilância e a promoção da saúde são competências dos enfermeiros, no entanto o sistema está centrado na figura do médico. quando estes profissionais decidirem trabalhar em cooperação para o melhor do utente (sem olhar exclusivamente para o aspecto financeiro e para quem tem o poder), talvez a saúde dos utentes. É perfeitamente normal o enfermeiro fazer a vigilância da grávida ou da criança. encaminhando para o médico especialista quando existem situações que possam suscitar dúvidas. A saúde dos Portugueses tinha ganhos enormes
 
Espero que os Enfermeiros não aceitem executar intervenções de outros técnicos apenas porque é socialmente mais aceitável ou mediático. Não aceitem ser médicos de segunda: vamos lutar por exercer uma Enfermagem competente e não prescrever medicamentos ou outros artefactos que nos desviam do nosso foco da prática apenas porque somos mão de obra mais barata!!! Não nos deixamos explorar!!! Não se esqueçam disto: se aceitarmos substituir os médicos nas suas funções apenas pq fica mais barato ao sistema, em breve outros técnicos o farão conosco, e aí não vamos gostar...
 
Caros colegas: não se deixem iludir com brindes dados pelo sistema dominado pela medicina para desviar a atenção dos Enfermeiros dos nossos principios e focos da prática de Enfermagem. Nós não devemos substituir outros técnicos pq dá mais jeito ao sistema financeiro. A Enfermagem tem que seguir o seu rumo próprio, devemos centrarmo-nos nos nossos diagnósticos e nas nossas intervenç~es, pois é assim que teremos indpendencia. A autonomia profissional não pode ser adquirida por brindes dada por médicos... esta é uma falsa autonomia: é exploração. A autonomia adquire-se através do trabalho diário dos Enfermeiros em áreas como o Autocuidado, Adesão ao regime terapeutico, úlceras de pressão, Prestadores de cuidados, entre outras. Por favor, não se iludam.
 
http://www.enfermagempt.org/2011/01/aplicativo-para-pc-enfermeiro-informado.html

Um aplicativo para os leitores acederem ao seu blog e a outros sites/blogs mais rapidamente...

Cumprimentos
 
Não concordo com a Bastonária nem com o Dr. Enfermeiro!
Não é preciso alargar a competência dos enfermeiros, nem roubar funções aos médicos.

Se de facto existe um horizonte de actuação específico da Enfermagem, nós, enquanto classe, temos obrigação de mostrar à sociedade o que lhe podemos dar em matéria de assistência de saúde. Independentemente de haver falta de médicos ou não…

A situação do colega Talibã das Beiras (enfermeiro e estudante de medicina), resume, quanto a mim, o actual panorama (DEPRIMENTE) da Enfermagem Portuguesa. Pergunto: quantos médicos é que estão a estudar Enfermagem?

Saudações,
Matilde (Lisboa)
 
Substituir médicos por 1020€???
 
Um homem, de 43 anos, que foi anteontem vítima de um ataque cardíaco na sala de espera do Centro de Saúde de Ermesinde, teve de ser assistido de emergência à porta do edifício por uma equipa de bombeiros. A família garante que nem médicos nem enfermeiros acudiram o doente.
Fernando Barbosa está a lutar pela vida no Hospital S. João, no Porto, onde está internado em estado reservado.
"O meu irmão teve um ataque no centro de saúde e não havia ninguém para o acudir. Pouco tempo depois, por sorte, passou uma ambulância e os bombeiros começaram a tratá-lo no interior do veículo até chegar o INEM. É uma vergonha. Ou não havia médicos ou enfermeiros ou ninguém quis saber", disse ao CM António Barbosa, irmão do doente.
Anteontem, o homem sentiu-se mal em casa e foi a pé ao Serviço de Atendimento de Serviços Urgentes de Ermesinde, onde caiu inanimado. "As pessoas saíram aos gritos para chamar ajuda. Se não fossem os bombeiros podia ter morrido lá dentro", disse ao CM uma testemunha.
Apesar da tentativa do CM, a ARS-Norte não se pronunciou, ontem, sobre o caso.
Fonte: CM
ISTO OS SENHORES NÃO PUBLICAM AQUI
 
O ultimo post que refere a situação de emergência no centro de saúde é grave..mas não faz parte deste tema...mas é de facto lamentável que ninguém conseguisse sequer abordar uma pessoa caída no chão inanimado..

Emanuel
 
Lol!!! Pq raios anda tdo indignado com esta situaçao?
Tdos tem a culpa da situaçao da enf neste momento! Inde trabalhar a borlix, a culpa e vossa e dos ideais todos bonitos que aprendeis!
Enfermagem esta condenada!
E essa hist dos bombeiros q salvaram a pessoa caida no chao, onde nem os enf nem os med o foram socorrer! Isto parece as criancinhas a tentar levar a melhor!!! Tanta raiva entre os profissionais d saude q ate mete pena, parecem tdos uns fustrados. Inde salvar vidas em vez de andarem a gabar ou a chorar pelos cantos!
 
Matilde 1.59 mas quem é que no seu perfeito juízo prefere ser enfermeiro do que Médico?? Não há um único médico aqui ou na china que frequente o curso de enfermagem... já o contrário ser avassalador o nr de enfermeiros/estudantes de enfermagem que "saltariam" mal pudessem...
 
Claro, pois se os enfermeiros até já fazem de assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, dietista, jurista, educador, etc. etc. etc., fazer de médico é apenas mais uma perninha. E já agora também podiam fazer de astrólogos, profissão tão em voga nos dias de hoje, até já há enfermeiros que em pleno local de trabalho aplicam o chamado "reiki". Enfim.
 
Caro Nando eu até tenho medo do cenário que me descreve.

Desculpe lá a franqueza mas as gravidezes da minha esposa e o acompanhamento periódico dos meus filhos há-de ser feito por quem estudou para tal, ou seja por quem reúne tais competências.

Em caso de situações sem risco acrescido essa pessoa é o Médico de Família, em situações de risco o Obstetra ou Pediatra (consoante a pessoa em causa).

Tudo o resto é embuste ou show-off. Preocupe-se como outros dizem em ser um Enfermeiro de primeira e não tente usurpar funções de outras classes. Os Portugueses agradecem.

PP
 
Blá. Blá. Blá...
Quais são as funcões e o papel dos enfermeiros perante a sociedade.
Sabe?
Então faça acontecer!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!