quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Bastonária.. bestial.



A nossa disgníssima Bastonária foi convidada (desconheço as circunstâncias) para estar presente numa pequena rubrica da RTP Notícias denominada "Especial + Saúde" (quase que acertavam no seu nome de baptismo; de facto, mais valia o Enf. Jacinto Oliveira).
.
Na (habitual) intervenção, lenta e arrastada, conseguir enquadrar o seu discurso em moldes tão inespecíficos, que o mesmo se poderia aplicar a um programa de culinária (salvo em um ou dois pormenores). Com frequência começava ideias sem um fio condutor ou uma lógica estruturada. Perdida no seu gaguejar característico, foi "marginalizada" pelos restantes intervenientes, que se mostraram bem mais entrosados. A falta crónica de objectividade tem o mesmo efeito que a cebola: faz chorar.
.
É possível ver o vídeo na íntegra, aqui.
_______________________________________________________________________
Nota final: Umas das únicas vezes que Bastonária foi objectiva, aconteceu numa posição que tomou recentemente, relativa ao Modelo de Desenvolvimento Profissional ("internato" inerente), mas para pena da classe, incongruência não faltou. Ora afirma e defende uma perspectiva, ora, mediante a dose demagógica necessária, salta para o outro lado da lata de tinta, irradiando incoerência.

Comments:
eh eh eh, é mesmo a nossa triste bastonária!!!
 
Completamente de acordo.
Parabéns pela clarividência.
A mim preocupa-me esta fuga para a frente... pensam que com configurações organizativas diferentes, conseguem apagar o vazio de visibilidade das especialidades de enfermagem.
Por outro lado a nossa carreira (lol), tem "imenso" lugar para os especialistas...
Parabéns aos sindicatos (Ordem incluida) pelas "magníficas" negociações...
O Ministério da Saúde disse que dava a alteração dos Estatutos da Ordem e elas... "derreteram-se todas"... Pobreza.
 
Na verdade, podia haver atribuição de um urso deprimente que não tinha melhor destinatário.Desde as indecisões, passando pelo mastigar de conceitos que não dizem nada a ninguem até às indefinições fica o marasmo de nunca dizer nada que ilucide os cidadãos muito menos os enfermeiros.
Ainda bem que desta vez a dignissima bastonária vai passear para outros lados e, talvez, esquecer-se que alguma vez tenha sido enfermeira.
 
Peço imensa desculpa, mas estou em total desacordo com o Dr. Enf.!

Se houve programa televisivo onde a Bastonária esteve bem, foi este.
Aliás, o troféu de pateta, a ser atribuído, era ao o senhor Pedro Lopes. Esse sim, e já não é pela primeira vez, teve um discurso completamente atabalhoado…
Quanto ao Dr. Adalberto, é um homem que sabe do que fala, mas atenção: é um pouco como o Marcelo Rebelo de Sousa. Fala fala, mas quando chega a hora de agir, as coisas não lhe correm bem. Alguém já o ouviu explicar porque é que saiu do Hospital de Santa Maria a meio da jornada?

Recomendo-lhe que reveja o programa.

António
 
Nunca até hoje tivemos o que temos:

2 Carreiras, faltam ainda as rodas ( avaliação do desempenho, enfermeiros especialistas para a Ordem, mas não nos locais de trabalho e temos muitos enfermeiros que nem carreira tem, vão a pé!!! Os contratados...

E isto surgiu quando?? Precisamente na época do poder SEP e Ordem (SEPII)

Boa coligação...

Agora temos uma jovem que quer ser bastonária: Ana Luísa??? Não sei quem é apesar de eu ter quase 30 anos de profissão... mas parece que conseguiu ser supervisora do INEM, na época do secretário de estado Carlos Martins e parece-me que foi sua assessora!! Não sei se é a mesma candidata a bastonária??
Mas acho que a profissão necessita de pessoas que progrediram na profissão de outra forma e não de acordo com outros tempos...
E também é necessário que estas pessoas tenham um bocado de discernimento e até de vergonha, porque, a enfermagem merece muito mais...

Mas é verdade que tem que existir uma boa alternativa democrática à Ordem.

Eu não quero ver os elementos do SEP II 30 anos na Ordem...

Esta profissão também tem kadafis...
 
Ou oito ou oitenta, será que os Enfermeiros estão todos cegos? Cheira-me que o Enfº Azevedo vai avançar para a candidatura, tem o nosso apoio, mas avance por favor. Estamos a precisar que alguem com garra e saber da arte nos venha defender, Enfº Azevedo vamos em frente estamos a aguardar informação oficial para a campanha, o Germano não nos interessa é muito academico, que fique no ensino ele gosta de ser sr prof dr..... não acham?
 
Houve uma coisa que a bastonária referiu que eu acho de extrema importância. Quando a jornalista lhe pergunta o que acha sobre o encerramento de muitos SAP's e a reacção da população, a bastonária referiu que é importante esclarecer à população quais os meios que podem ser utilizados para substituir esse SAP. Não poderia estar mais de acordo. Todos nós ouvimos, tantas e tantas vezes pessoas a afirmarem que o encerramento da SAP pode significar a vida ou a morte dos doentes urgentes, só que aquilo que a população não entende é que isto é um argumento falso e falacioso! Desde quando é que um SAP está equipado para receber doentes urgentes? os médicos e os enfermeiros que trabalham num SAP não têm mãos divinas, precisam de medicamentos específicos, aparelhos específicos e recursos específicos para tratar situações emergentes, e esse material é inexistente nos SAP's aliás, os SAP's nem sala de reanimação têm. Imaginemos: Um doente entra num SAP em paragem cardiorespiratória, o que o médico e o enfermeiro fazem para reanimar o doente? Só se forem ao carro buscar a bateria e uns cabos para "desfibrilhar", usarem o tubo de uma caneta BIC para "intubar" e utilizarem "injecções de cafeína" para fazer a função da adrenalina, porque desfibrilhadores, tubos endotraqueais e soluções de adrenalina são recursos que não fazem parte da "farmácia" de um SAP e é isto que tem que ser de uma vez por todas explicado à população. Temos que lhes mostrar que, encerrar o SAP e colocar uma SIV é a forma mais económica e rentável de zelar pela saúde da população. As SIV são tripuladas por um técnico e um enfermeiro devidamente treinados para situações de emergência, e o enfermeiro pode administrar medicamentos, pode intubar, desfibrilhar e fazer todos os procedimentos que num SAP nunca poderiam ser feitos e que aí sim, faz concerteza uma grande diferença na probabilidade de sobrevivência do doente crítico! Mas isto a população ainda não conseguiu perceber, e a comunicação social aproveita esta ignorância para fazer protagonismo!
 
Ó colega Henrique Martinho,

Creio que o seu ponto de vista não está devidamente alinhado com o da bastonária.
Claro que o aspecto de explicar às populações os motivos que levam às decisões é algo fundamental. E claro que uma SIV está melhor equipada que muitos SAP´s. Mas pareceu-me que a bastonária partilha de uma ideia de cuidados de proximidade e não desta tentativa de “vestir” Portugal de amarelo (SIV´s, VMER´s, Heli´s…).

Aliás, por muito que custe ao Dr. Enf. e outros colegas, a PREVENÇÃO é um pilar fundamental da Enfermagem. Esta ideia de que agora, só porque temos SIV´s desde Bragança até às ilhas, e temos os problemas de saúde da população resolvidos, é um logro. Pior: há muita gente (incluindo enfermeiros) a encher os bolsos à custa destas opções erradas.

Para terminar, Dr. Enf., reconheço-lhe todo o mérito pela “pedrada no charco” que soube dar na Enfermagem Portuguesa, pelo menos ano nível da blogosfera. Contudo, acho que já toda a gente percebeu que existe uma parcialidade na sua análise dos problemas. É evidente a sua aproximação ao Enf. Germano, traduzida na eliminação de alguns post´s. É pena!

Nuno
 
Esta bastonária METE DÓ... PENA....
 
Das entrevistas que costuma dar e do lirismo do cuidar e da subjectividade a que nos habituou parece que não esteve muito mal em comparação com outras...
 
TOU FARTO DESTA GAIJA... que tristeza...
 
P_ _ _ _ que pariu!!!
Já ninguem aguenta esta M_ _ _ _!!!
 
NÃO VOTAREI EM NINGUÉM QUE SURJA DA ACTUAL ESTRUTURA DA ORDEM...

NÃO VOTAREI EM QUEM AUMENTOU A QUOTA DA ORDEM...
 
Sr Henrique Martinho
Em relação aos SAP está equivocado pois trabalho num SAP e lá temos, entre outros, desfibrilhador, material para entubação endotraqueal, monitor cardíaco, etc,etc, além de elementos de enfermegem com pós-graduação em urgências e emergências
e isto num Centro de Saúde do interior
 
Tiraram o Mubarak do poder, querem tirar o Kadafi... porque é que não tiramos essa trampa de bastonária de lá também?
 
Já quase ninguém se revê nesta senhora ...
 
como se faz para demitir a bastonária?? um abaixo assinado?? porque não fazemos alguma coisa se o desagrado é tanto... vamos lá! quais são os meios?
 
O Pedro Lopes é que não disse nada. A MAS falou nos cortes nos recursos materiais e humanos e de como isso pode pôr em causa a segurança dos cuidados, na motivação dos profissionais, na inversão do nº de médicos e enfermeiros, no investimento da vigilância de saúde feito com outra organização dos recursos e nos encerramentos de serviços em que as populações têm que ser esclarecidas de que obtêm mais qualidade, do que manter as actuais estruturas. Quais dos outros intervenientes falou de tanto em tão pouco tempo? A inveja tolda o descernimento!
 
A culpa não é bem dela... É de quem votou novamente nela para nos "representar " !!!!
 
UMA AUTÊNTICA ANEDOTA!!

ESTA SENHORA É TÃO PATÉTICA QUE FAZ PENA...
é isto a nosa representante?? é esta pessoa sem competências, sem personalidade, sem ganas de nos defender, que representa os enfermeiros deste país??!??!

Que vergonha.. (encosto o queixo ao ombro de tanta vergonha que sinto...)
 
Está na altura de alguem formar uma nova equipa de acordo com os requisitos imaginados e talvez assim apareça um/uma bastonario/a com o perfil adequado! Quem se oferece?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!