quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Inédito...


Unir, concertar, convergir esforços e vontades.
Enf. Germano Couto (uma vez mais!) juntou 18 associações representativas da Enfermagem (das supostas 24 existentes) e interviu nos pontos nevrálgicos da profissão (dotações; desemprego vs oferta formativa; qualidade e visibilidade dos cuidados, etc).
Indubitavelmente que a consecução dos objectivos da nossa classe para por este tipo de congregação de estratégias.
Uma nota final muito positiva relativa à crescente visibilidade conquistada para profissão (traduzida pelo aumento de registos na comunicação social) pela mão do Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Germano Couto, tem vindo a impor! (link da nota do site da OE)

"A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros e 18 associações de Enfermagem reuniram-se esta quinta-feira num encontro inédito, alertando para o défice de enfermeiros em exercício e a deficiente articulação entre mercado de trabalho e oferta formativa". link

Comments:
A crescente visibilidade paga-se...
 
Muito Bem! finalmente alguem que tenta fazer uma coisa concertada com os pares do terreno e não unicamente com a rede escolar. Aconselho a leitura do comunicado que saiu desta reunião no site da OE secção norte!
 
Parabéns aos Enf. Açorianos envolvidos no projecto
http://www.radioatlantida.net/noticias/2011/02/10/projeto-do-enfermeiro-de-familia-permitiu-4-300-consultas-no-centro-de-saude-de-vila-franca-do-campo.php
Projeto do ”Enfermeiro de Familia” permitiu 4.300 consultas no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo
O projeto-piloto do ”Enfermeiro de Família”, que arrancou há quatro meses no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, Açores, já envolveu cerca de 4.300 consultas em saúde materna, infantil, de adultos e planeamento familiar.
…………….
Miguel Correia salientou que este projeto, inédito a nível nacional, “tem surpreendido pela sua expressão e pela motivação dos profissionais de saúde”, considerando ser “o mais importante projeto de intervenção comunitária”.
……………………….
Os ”enfermeiros de família” trabalham numa equipa multidisciplinar, prestando cuidados de enfermagem às famílias e intervindo no âmbito da promoção da saúde.
A identificação de comportamentos de risco no seio familiar, o auxílio na escolha de opções saudáveis e o apoio para enfrentar doenças crónicas ou deficiências são algumas das actividades a desenvolver por estes profissionais.
 
Inédito?
18 Associações de Enfermagem? Representam quem (eles próprios?)
Dotações? A bastonária diz o mesmo...
Germano Couto não traz novidades e sobretudo, reúne-se com a "entourage" que apoia a actual bastonária...
 
Acredito que o Enf. Germano Couto pode contribuir para o virar desta actual pagina negra da historia da OE. parece estar a dar provas da sua capacidade e acima de tudo da sua visão clara e objectiva dos actuais problemas da profissão e como resolve-los.

Oxalá consiga reunir um grupo honesto e com igual capacidade em seu redor..

FORÇA GERMANO..GERMANO COUTO A BASTONÁRIO!!
 
É do interesse de todos os enfermeiros dignificar uma classe, logo que tal assinar esta petição:http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N5690
 
Bom Dia!
Por mais que existam tentivas de unir a nossa classe e Honrar a mesmas, tem sempre que existir a chamada "ovelha negra" que persiste(m) em dissociar e desmotivar os restantes.
Quem acha que as coisas estão mal aconselho, NÂO critiquem apenas proponham ...
Enquanto esta mentalidade persistir nao conseguimos atinguir os nossos objectivos comuns ...

Abr e continue o seu Trabalho Dr. Enf.
 
Bom dia!
Mais uma vez se consta... continuam a persistir, por mais que se tente unir, motivar e incentivar a nossa classe e a nossa profissão, aquilo a muitas vezes designadas como "ovelhas negras" que tentam continuamente dissociar e desmotivar os restantes elementos. Para estes realmente aconselho, NÂO critiquem, se realmente têm opinião que as coisas devem ser feitas de outra maneira contribuam, apresentem propostas ... Apresentem-se e exponham as suas ideias ...
Enquanto esta mentalidade persistir os nossos objectivos comuns serão cada vez mais dificeis de ser atingidos ...

Cumprimentos

Bruno Ferreira
 
Será o proximo Bastonario?!
 
Quando a esmola é grande o pobre desconfia...já toudesfonfiada deste Germano...mas que venha ele que pior que esta bastonaria nao deve haver. Nao sei é se já se candidatou...ou está só para aparecer ou está a preparar o ninho para a campanha.
 
O doutor enfermeiro tem comentários muito bons. Devo confessar que sou leitor assíduo.
Ainda assim, acho-o muito tendencioso no que ao Enfermeiro Germano diz respeito. Tanto elogio a este senhor, e tanto `bota-abaixismo` relativo à Enfermeira Ana Cavaco.

Enf. Bruno Fonseca
 
http://www.enfermeiros.pt/content/view/953/1/
 
Para os mais incautos,chamo atenção que estas 18 Associações, representam universo dos enfermeiros das diversas áreas/especialidades de intervenção em enfermagem e que a União, Concertação e Convergência esforços e vontades de todas, poderão, digo mais,devem provocar mudanças no próximo mandato da Ordem 2012-2015 (Ordem = Somatório das Associações).
 
A Bastonária no jornal Correio da Manha
– Condições laborais pioraram?
– Já há serviços com um só enfermeiro.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/versao-enviada-a-cavaco
 
Será que isto foi mesmo inédito???
Não existe uma coisa que se chama Forum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermagem (FNOPE)??
Não se reunem de vez em quando???
 
Convido todos os interessados a vesitarem este indereço. É nisto que está transformada a enfermegam. Será afinal culpa de quem???
Onde está a ordem???
E os sindicatos????
Os valores apresentados são baixos para uma empregada de limpeza(com todo o resppeito) e sem recibos....
http://www.netemprego.gov.pt/IEFP/pesquisas/detalheOfertas.do?idOferta=587749603&name=ofertas&posAbs=521&numTotRows=2037&tipoOferta=ABE
 
Há forças políticas enraizadas nas classes profissionais até dizer "já chega"!

Na enfermagem temos forças à esquerda que são as que têm conduzido as coisas: PS numas coisas (por exemplo os avanços que houve no governo de Maria de Belém Roseira) e comunistas noutras (negociações do tranbalho). E temos o PSD que nunca reparou nos enfermeiros como classe que interessasse manipular mas que com a domínio socialista se agarrou a tudo e começou agora a trabalhar nos bastidores uma lista ligada às escolas privadas. Uma espécie de norte sul com ramificações ao centro.
Em Lisboa está a crescer um projecto ainda no segredo dos deuses que pode ganhar espaço e vir a tomar conta de tudo. Mas ali o que conta é o privado e mais nada.

Vejam bem o que realmente interessa para dignificar a profissão.
 
O Governo está a preparar a aprovação de um decreto-lei que obriga os enfermeiros a fazer um internato de 12 meses, depois de licenciados, para obterem o título definitivo da Ordem e para poderem trabalhar nos hospitais ou nos centros de saúde. Segundo o documento, a que o CM teve acesso, o Estado terá um encargo mínimo de 30,6 milhões de euros e máximo de 46,3 milhões, valores que dependerão da remuneração atribuída aos profissionais.
Esta medida deverá abranger cerca de 3500 enfermeiros por ano, que deverão ganhar entre os 800 e os 900 euros no referido internato.
……………….
O diploma do Ministério da Saúde, que aguarda a aprovação em Conselho de Ministros, foi enviado ao sector que representa as entidades formadoras e, ao que o CM apurou, os pareceres destas instituições foram negativos. Dentro do Governo, também o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está contra a aplicação desta medida (ver caixa).
O argumento das universidades é de que o internato vai levar, numa primeira fase, a dificuldades no acesso dos licenciados ao próprio internato, pois o número de vagas não é suficiente para a quantidade de formandos-------------
????????????????????????
……O CM sabe que o Ministério do Ensino Superior não concorda: é um modelo que não existe na Europa e que não é exigido pelas directivas comunitárias.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/46-milhoes-para-estagio-na-saude221802563
 
Dr enfermeiro
Naõ vejo o comemtario que escrevi á pouco.
Não lhe agradou foi?

Que imparcialidade a deste senhor enfermeiro.
Tambem nao vai publicar este.
 
"Há forças políticas enraizadas nas classes profissionais até dizer "já chega"!

Na enfermagem temos forças à esquerda que são as que têm conduzido as coisas: PS numas coisas (por exemplo os avanços que houve no governo de Maria de Belém Roseira) e comunistas noutras (negociações do tranbalho). E temos o PSD que nunca reparou nos enfermeiros como classe que interessasse manipular mas que com a domínio socialista se agarrou a tudo e começou agora a trabalhar nos bastidores uma lista ligada às escolas privadas. Uma espécie de norte sul com ramificações ao centro.
Em Lisboa está a crescer um projecto ainda no segredo dos deuses que pode ganhar espaço e vir a tomar conta de tudo. Mas ali o que conta é o privado e mais nada.

Vejam bem o que realmente interessa para dignificar a profissão."

Tem toda a razão e o que interessa à profissão é sermos inteligentes que é o que tem faltado muito ...

Os sindicatos e a ordem têm sido INCOMPETENTES...mas não acreditem nas cantigas do PSD. Com uma maior privatização na saúde, num país que terá em breve médicos aos montes: adeus enfermagem!

O que era preciso era ter feito "quase" tudo ao contrário do que foi feito (é só isto ...).
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!