sábado, fevereiro 26, 2011

The very best: TAE's nos SUB's...!?


Como é conhecido, para os colegas que têm acompanhado de perto o desenvolvimento da reestruturação (ou lá como queiram apelidar) do sistema de emergência pré-hospitalar, existe um intenção por parte do INEM/Ministério da Saúde em articular o exercício dos Enfermeiros das SIV's com os Serviços de Urgência Básica, como forma de rentabilizar recursos e garantir experiência (ainda que os SUB's não sejam o destino mais "indicado" para um Enfermeiro de uma SIV).

O mais caricato é a proposta do INEM em integrar nesses serviços de urgência os "TAE [Técnicos de Emergência] nos SUB's para auxiliar os Enfermeiros"...

Considerando, pois, o ridículo da proposta, há que analisar e reflectir seriamente em certos aspectos... Que competências têm os TAE's para o exercício num SUB? Que enquadramento legal? As questões que se podem colocar são infindáveis. Tenho mesmo sérias dúvidas em rotular/classificar um TAE como profissional de saúde.

Comments:
Boa boa boa. Tenho aqui um vizinho meu que é cozinheiro...e outro que é canalizador...será que dá para fazerem uns turnos também no meu SUB?! Era porreiro pá!
 
Digo o mesmo, ridículo!!!
 
Anedotico!
 
Concordo que os TAE´s não devam exercer funções nos SUB´s pois a criação desta profissão destina-se ao pré-hospitalar. No entanto não concordo com este deita abaixo, pois nos TAE´s tambem à gente competente, muitos deles com formação superior na area da saúde mas que ainda não tiveram a oportunidade de ingressar na carreira para o qual estudaram.
Pensem que por baixo da camisola de TAE pode estar um Enfermeiro como vocês com tantos conhecimentos como vocês... no Entanto concordo que a função deles é mesmo no pré-hospitalar...
 
Os TAE (TEPH) queriam ser doutores.
Agora foram promovidos a doutores assistentes operacinais, ah ah ah.

O "Dr." Ricardo Rocha começa a colher os frutos que semeou.
 
Se isso acontecer, é evidente que com as medidas de caracter economicista, vão despedir enfermeiros para colocar estes técnicos que vão ganhar menos!Este é o primeiro passo!Se permitirmos isto, é o descalabro total!

Ana
 
Simplesmente ridículo.

Caro DE já se apercebeu do que se anda a passar em algumas unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados?

Um hospital do Alentejo está a tentar abrir uma unidade de cuidados paliativos e desrespeita tudo quanto são normas e regulamentos. Afastou da coordenação do serviço enfermeiros com formação (como é obrigatório uma unidade daquelas ter) e substitui-os por uma pessoa sem formação. Como se não bastasse afastou também esses elementos da equipa intra-hospitalar e substitui-os por elementos sem formação (o decreto lei que cria a rede faz obriga a que os elementos dessas equipas possuam formação).
 
aiiii ohhh phaaaa

E o Sr. Dr.* Enfermeiro tem a proposta de:

1. ?
2. ??
3. ???
4. pois foi o que pensei


*cof cof
 
Então vão ser auxiliares de acção médica, mais lamentams mas terão que engressar numa escola de enfermagem e tirar o curso como todos os enfermeiros fizeram...é que hoje qualquer um quer usurpar as acções de enfermagem...daí eu dizer que a ignorância é atrevida e uma vida muito escorregadia...é que quando damos conta já nos espalhamos! Parece-me que o governo Portugues anda com uma visão da saude muito distorcida e sem respeito pelos direitos fundamentais dos doentes...maus tempos se vivem em Portugal! Por isso não me admiro da juventude e não só os jovens enfermeiros decidam emigar....eu próprio o fiz, por melhores condições de vida e fundamentalmente por respeito pelo profissional de saude que sou e pelo titulo que tanto me custou a conseguir.

Saudações cordiais
 
Sou TAE e concordo com os enfermeiros, não faço ideia do que é um SUB mas deve ser giro fazer umas horas........o INEM não pára de inventar.... é só rir.
Abraço
 
Acho muito bem que se aproveitem profissionais menos diferenciados e menos capazes para tarefas também elas menos exigentes!!

O TAE pode perfeitamente auxiliar o enfermeiro, assim como o enfermeiro auxilia todos os dias o Médico... não vos parece??

Reparem numa coisa, se não fossem os TAEs, a classe de enfermagem não tinha rigorosamente ninguém como subordinado... talvez as senhoras da limpeza, mas mesmo essas não sei não...
 
Já eu nao digo o mesmo já fui TAE durante 12 anos e quando acabei o meu curso fui mudei de camisola ....
Teem razão mas ainda ha poucos mas bons TAEs
 
Cris mary
Foste tae 12 anos?
Não foi em Portugal de certeza!
A profissão TAE existe desde 2004...
enfim.

Já agora "doutor enfermeiro", onde está isso escrito?
é que mandar uma "bomba" dessas sem apresentar a tal proposta... é no mínimo arrojado.
 
Por favor, usem todos os argumentos que quiserem, agora tenham pelo menos um pouco de vergonha na cara, e não venham aqui dizer que os TAEs queriam ser DRs., porque isso vindo dos eternos frustrados que não entraram em Medicina (leia-se, enfermeiros), bate todos os limites... Que hipócrisia...
 
SOCORRO!!!
Ao que chegou o programa das novas oportunidades para osantigos e actuais oportunistas !!!!!
Viva o patrão do SEP, José Carlos & Cmpª, Viva a OE com Augusta e Cpmª os cangalheiros da Enfermagem em Portugal.
 
É o INEM a por a pata nos enfermeiros e os sindicatos e Ordem sem nada intervirem.
 
Pelo menos sempre aprendem qualquer coisa e fazem algum.
 
Uma correcção ao anónimo das 2:31...o enfermeiro não auxilia o medico! O enfermeiro colabora com o médico.O enfermeiro desenvolve intervenções autónomas (Diagnostico de Enfermagem e Intervenções de enfermagem-processo da exclusiva responsabilidade do enfermeiro) e intervenções interdependentes (resultam da prescrição médico).

O que faria um TAE a auxiliar um enfermeiro????
Nós não precisamos que nos auxiliem na implementação das nossas nossas intervenções...As competências que desenvolvemos no ensino e na prática são nos suficientes para podermos despojar esse género de auxilio...

Querem-nos roubar o pré-Hospitalar...mais logo estão nos cuidados de saúde primarios e a medio longo prazo nos cuidados diferenciados!!!! Tenham paciencia...mas a classe dos enfermeiros já mais vos deixará engolir os nossos campos de acção!
Obrigado!
ENFº TjM
 
Caro anónimo das 2:31 PM:

Devo informá-lo que o nosso (enfermeiros) objectivo enquanto profissionais na área da saúde não é ter subordinados para de vez em quando podermos brincar aos "chefes"... A Enfermagem é algo que deve ser encarado de forma extremamente séria... Está nas nossas mãos impedir que no futuro novas classes profissionais tomem conta de competências que são nossas, quer falemos dos Serviços de Urgência Básica quer falemos de outros serviços nos quais os enfermeiros prestam cuidados. A culpa de muitas classes profissionais da actualidade desempenharem tarefas que são da nossa exclusiva responsabilidade é NOSSA! Nós é que começámos a achar que isto ou aquilo não era para nós. E dessa forma começámos a deixar fugir coisas que são nossas... Temos que lutar pelo que é nosso... Temos que ter orgulho no que é nosso... Quem não o tem e anda aqui apenas pelo prestígio que DEIXE DE SER ENFERMEIRO!
 
Ao Anónimo das 2:31,

Ahhh a questão gira portanto, na sua perpesctiva, em ter ou não subordinados... isso sim é o importante...que visão 3º mundista...por isso é q este país não evolui!
 
leio cada uma.
o tae numa sub num, em tempo algum poderá fazer o serviço de enfermagem, na minha opinião, nem quer.
acho que teem que haver legislação ou algo parecido para defenir o que faz o tae.
se aucilia o enf, muito bem, se é para limpar o chão, muito bem, mas que fique por escrito

tae
 
Nenhum TAE irá trabalhar nas SUB, esta informação é falsa, mais uma invenção deste Blog.

A ideia que se quer implementar é a mesma da ambulância recém nascidos e ambulância SAV pediátrico, nada mais, os TAEs tens as suas funções que são especificas nada tem a ver com o serviço nas SUBs.

Já o mesmo não se passa com os enfermeiros.


O que falta neste blog é rigor, coisa que nem existe, falta verdade neste post...
 
Ao anónimo das 1:50 PM: na sua opinião andam a querer usurpar as funções dos enfermeiros. Mas responda-se: há quantos anos andam os srs. enfermeiros a querer usurpar as funções de outros profissionais, como por exemplo, os fisioterapeutas, os assistentes sociais, os psicólogos, os nutricionistas, entre outros? Sinceramente gostaria que este blog um dia se dedicasse a sério a este tema, muita coisa haveria a dizer.
 
Bom dia, como TAE acho no mínimo ridículo se isto for para a frente.
É que não tem ponta por onde se pegue!!!
RIDICULO!!!

Ass: tae
 
Para o senhor técnico superior. Todas essas profissões que enuncia foram paridas pela Enfermagem!! Estude história! Os meninos e as meninas vão para cursos com nomes pomposos e depois confrontam-se com desilusões no seu papel e toca a querer usurpar funções que sempre foram dos enfermeiros...vejam quando apareceram os nutricionistas e as meninas da assistência? Agora também já querem cuidar das pessoas e prescrever cuidados de enfermagem..eh...eh... mas onde já chegámos? São técnicos que o que querem é mandar, mas a mão na massa é que não....
 
Ao Técnico Superior das 8:37:

Ainda bem que tocou na questão das competências que os enfermeiros querem "usurpar". Pergunto: Porque é que existem Fisioterapeutas? Porque é que existem Psicólogos? Porque é que existem Nutricionistas? Precisamente por causa dos enfermeiros... Fomos nós enfermeiros que deixámos que competências que era e continuam a ser nossas fossem "transferidas" para outras classes profissionais. Competências essas tais como: os posicionamentos, a massagem terapêutica, a reabilitação, a relação de ajuda, o suporte emocional, a educação para a saúde no que respeita a hábitos de vida saudáveis, a educação para a saúde no que respeita a uma alimentação equilibrada, entre outras. Mais uma vez, tratam-se de competências nossas, que, por nossa culpa, estão a ser exercidas por outras classes profissionais. De quem é a culpa? NOSSA! Relembro, temos que preservar o que é nosso e zelar para que o que é nosso continue nosso...
 
Ao abónimo da 1:50 PM,

A Enfermagem é uma profissão bem mais antiga do que qualquer uma das outra que inuncia....informe-se antes de comentar...( a fisioterapia não é mais do que "Enfermagem de Reabilitação" bem mais antiga que os Fisioterapeutas....tanta ignorância....
 
porque não coloca o link gostava de poder aceder
 
ao anonimo das 8:23
isto foi a informação dada pela pessoa do Dr Miguel Oliveira... a frente de todos numa reunião em Lisboa onde estavam cerca de 20 pessoas... portanto não fale do que nao sabe.
A informação dada foi essa... se se vai concretizar.... é outra...
Quanto a usurpação de funções... fale apenas do que sabe...tem sido precisamente ao contrário!
 
Que ridículo! Isso não pode acontecer! Pq se acontecer vai ser um desastre!!!
Faço faculdade de Enfermagem e adorei o seu blog! Estou seguindo com certeza!

http://geiciblog.blogspot.com/
 
Ao Técnico superior
Usurpar?
Na equipe de saúde quando não há o outro Técnico Enf. ensina/encaminha/faz o melhor que pode e sabe. Quando há ou parece que há Enf.º usurpa.
Tanta animosidade com os Enf.,…também. já nos habituamos a ser “batidos” por muita gente .
Ossos do oficio………….
 
Ao suposto tae das 11:07...como te deixaram entrar???ou também te chamas maria...tipo "maria vais com as outras..." vai fazer uma formação...por exemplo: como exercitar o espírito crítico. Pensa, lê, questiona e quando chegares á verdade ai sim, opina.

E já agora, é mentira o que o sr. das 8:37 disse? É?

Para quando conversas com coerência? ou isto é mais uma das muitas "aulas de guerrilha"?

Vivamos!
 
" (...) ainda que os SUB's não sejam o destino mais "indicado" para um Enfermeiro de uma SIV".

Não entendi essa constatação! na minha opinião os Enfermeiros da SIV podem aperfeiçoar um vasto leque de competências nas SUB´s...

Diria mesmo que podem inclusive adquirir novas competências!

Quanto aos TAE´s estará reservado o auxilio aos maqueiros no transporte de doentes, e o auxilio às assistentes operacionais na alimentação, satisfação de necessidades básicas, cuidados de higiene, higienização dos espaços, etc...sob supervisão de Enfermagem....

Assim também eles (TAE), poderão aperfeiçoar e até mesmo desenvolverem competências nas áreas supra-mencionadas....

e talvez daqui alguns anos consigam chegar a um nível de competência semelhante aos dos assistentes operacionais...

NEL
 
Ora aí está um comentário muito pertinente...
estava eu a ver que ninguém acordava toda esta gente...
Muito bem... coment 8:37.

Será que estes srs enfermeiros ainda não perceberam que toda a vida foram pau p'ra toda a colher (escravos dos médicos sempre foram e irão ser) e que agora quando alguém lhes quer dar um pouco de dignidade à sua profissão, continuam a estrebuchar que nem uns desalmados.

Acordem p'rá vida, façam o vosso trabalho e deixem os outros em paz...
Têm medo dos auxiliares, têm medo dos fisioterapeutas, dos nutricionistas, dos técnicos de análises clínicas, dos tae, dos psicólogos, de toda a gente e mais alguns, até dos canalizadores e cozinheiros.
Qualquer dia os enfermeiros até administrativos querem ser...

Pois é... o tal pau p'ra toda a colher...
meus amigos, acordem... façam o vosso trabalho, aproveitando assim mesmo no caso em questão, a sobrevalorização de competências quem têm numa SIV.

"Cada macaco no seu galho..."

Não percam tempo com tretas...
Façam o pouco que sabem, bem feito e deixem os outros fazer o mesmo.

Está na altura de se colocarem no seu lugar, ou correr o risco de alguém o ter que fazer por vós...
 
Qual é a admiração????
NO meu S.U. trabalham médicos a ganhar 80euros hora que não sabem o que é uma glicose 30%, que o lasix é hipotensor, que prescrevem amiodarona a doentes a bater a 50bp/m.
Por isso os TAE pior figura não fazem
 
Ao "anónimo das 3:42 PM"

E a enfermagem, foi parida por quem?

É só para saber, porque foi tão mal parida, então nos dias que correm...

Qualquer dia querem subsistuir a mais "velha profissão do mundo"...ou afirmarem que ela também é um ramo da Enfermagem

Parem de agredir e criticar profissões e profissionas tão dignos como vocês, sob pena de arrastarem a profissão de enfermagem (prof. muito digna), pela LAMA...
 
Que vergonha de comentários. Tanta presunção, arrogancia, mania e ignorancia. Com que então a enfermagem é que é a mãezinha das outras profissões? Mas quem é que querem enganar? Quanto muito na base de algumas destas profissões estiveram as freiras, se alguém pode falar, são as "irmãs da caridade" que na idade média assistiam os doentes e davam apoio espiritual. É que sabem, entretanto deu-se uma coisa que se chamou Revolução Industrial, houve outra chamada Iluminismo, houve a Revolução Francesa e o mundo EVOLUIU. Mas parece que nas vossas cabelas não. Sejam sérios, porque o problema da enfermagem em Portugal, para além do tradicional complexo de inferioridade, é serem já tantos que até já encalham uns nos outros. Dediquem-se à vossa área. Já agora, porque raio não hão-de de limpar o "chichi" e o "cócó" dos doentes? Tornaram-se muito finos e isso agora é para os auxiliares. É que se há alguém que se quer armar naquilo que não é são precisamente os enfermeiros, pois enquanto não forem médicos, não descansam. Tenham vergonha na cara. Parabéns também ao anónimo das 12:47.
 
Que enfermeiros ridículos. Oiçam lá, se outras profissões surgiram como os fisioterapeutas, os nutricionistas, entre outras, é porque o trabalho dos enfermeiros nestas áreas era claramente deficiente, insuficiente e inadequado, e houve necessidade de evoluir pois caso contrário viveriamos ainda à luz das velas ou em cavernas.
 
Acho que a enfermagem continua a importar-se demais com problemas que ou ainda não existem, ou problemas de outras profissões, de ditos e mexericos, quando ao mesmo tempo existem problemas bem mais graves e de resolução urgente...
 
Esta conversa de TAE´s e Enfermeiros já enjoa!!! os TAE´S são os maiores do pré hospitalar como dizem a unica profissão que só vive exclusivamente para o pré hospitalar! Pois digo isto deixem os senhores fazer o que tando querem no pré hospitalar (ou seja tentarem ser alguem nessa area, o tal TEHP) pois isto será mais um erro estupido e dispendioso do governo, pois o que se verifica a nivel mundial é essa area ficar centrada no Enfermeiro e nao no famoso paramedico! Como tal seria uma questao de tempo pa esse famoso TEPH ser aniquilado e talvez nessa altura até queiram ser incorporados na classe de Enfermagem como alguns paramedicos querem nos EUA! TEPH profissao que antes de nascer ja nao tem futuro!!!
Quanto aos Enfermeiros deixem a outras profissoes e dediquem-se a aumentar as vossas competencias metam os olhos nos Enfermeiros dos EUA que nem os proprios Médicos se atrevem a tentar sequer rebaixar (fazendo deles criados!), tal nao é o nivel da Enfermagem lá!!!
Quanto aos outros quer queiram quer não na saúde apenas há 2 grandes classes profissionais Enfermeiros e Médicos o resto veio por acrescimo!!!!
Quanto aos ignorantes limpar um cú nao é vergonha nenhuma para um Enfermeiro ao contrario de para voçes e tambem nao é nada que um auxiliar no possa fazer! ou será necessario um curso superior para limpar um rabo??? se for coitada da população portuguesa que nao tem o ensino superior....
 
A MEDIDA É CORRECTA! MAS ISTO SÓ VEM DAR RAZAO AO DIZER-SE QUE OS taeS DEVERIAM SER ERA ENFERMEIROS, LOGO A RENTABILITAÇÃO ESTAVA GARANTIDA.

CUSTA DAR O BRAÇO A TORCER À RAZÃO , NÃO CUSTA!
 
A MEDIDA É CORRECTA! MAS ISTO SÓ VEM DAR RAZAO AO DIZER-SE QUE OS taeS DEVERIAM SER ERA ENFERMEIROS, LOGO A RENTABILITAÇÃO ESTAVA GARANTIDA.

CUSTA DAR O BRAÇO A TORCER À RAZÃO , NÃO CUSTA!
 
Os TAE´S deviam ser Enfermeiros????que grande ignorante que esta personagem é!!! por mim todos os TAE´S podem ser Enfermeiros desde que tirem o curso SUPERIOR de 4 anos em Enfermagem...
 
ESTA NOTÍCIA É ABSOLUTAMENTE FALSA. FONTE OFICIAL.
 
Sua santidade DE tem de actualizar o seu rodapé...

Pois continuar a dizer que a ordem dos médicos está contra a criação dos TEPH quando eles próprios emitem comunicados a dizer que são a favor e até reclamam que o processo está atrasado, é no mínimo cómico!

A sua santidade DE faz-me lembrar o kadhafi...

http://tecnicoambulancia.blogspot.com/2011/03/ordem-dos-medicos-favoravel-criacao-dos.html
 
""Acho muito bem que se aproveitem profissionais menos diferenciados e menos capazes para tarefas também elas menos exigentes!!

O TAE pode perfeitamente auxiliar o enfermeiro, assim como o enfermeiro auxilia todos os dias o Médico... não vos parece??

Reparem numa coisa, se não fossem os TAEs, a classe de enfermagem não tinha rigorosamente ninguém como subordinado... talvez as senhoras da limpeza, mas mesmo essas não sei não...""

OH MINHA COISA LINDA, LÁ QUE PEBNSES QUE ÉS CRIADA DE AÇGUEM, NÃO SIGNIFICA QUE OS ENFERMEIROS SEJAM CRIADOS DOS MÉDICOS LOOOOL
é com cada uma...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!