sábado, março 26, 2011

Crónica na Revista Focus

(Clicar para ampliar e ler)

Comments:
Mais um artigo de quem pensa Enfermagem e não só... assim se constroi um grande candidato...
 
As pessoas precisam de alhos e os enfermeiros dão bugalhos... Os enfermeiros não querem saber do que é que os seus clientes precisam, só lhes interessa dar aquilo que lhes parece bem, o que lhes parece que um enfermeiro deve ser, sem nunca mudar, sem nunca evoluir, porque a enfermagem nasceu com a Florence (...) e assim deve ficar para sempre... ou melhor, até à extinção da mesma, que pelo andar da carruagem não estará muito longe.
 
Muito bem...este rapaz está cada vez mais "cobra" zigue zague! Então lembrou-se agora das competências dos colegas? E o "perfeito" braço dado que tem mantido com o Pizarro durante estes longos anos? Não reagiu quando fomos maltratados nos acordos do SEP e MS. O que ele quer agora é colo, candidatura a Bastonário, sabe muito... Só espero que os colegas que o conhecem bem e não o querem para exemplo sejam suficientemente sérios e o espantem, não queremos doutores, como faz questão de querer tratamento, na instituição que nos representa, NAO AO GERMANO.
 
Na verdade é preciso ter lata para num blog como este se criticar o barramento de acesso do CHVNG ao DE. Não é aqui que se fomenta a censura aos comentários, principalmente quando dizem algumas verdades a respeito deste "senhor"?. Tempos houve em que para cada post existiam dezenas de comentários. Agora ficamos pela meia dúzia. Será que os outros ficam todos no lápis azul? Seja honesto DE, publique este comentário e quando começar a verdadeira campanha, não censure os adversários do sr. Couto. Fica um bocadinho mal a quem vende tanta moralidade.
 
Tanta censura!!!
Tenha vergonha na cara.
 
Colegas, tanta inveja e mal dizer não é positivo para a Enfermagem e os enfermeiros! Que TODOS os enfermeiros façam algo como este nosso COLEGA Enf. Germano Couto e a nossa profissão será mais valorizada e respeitada. Sejamos unidos e não mesquinhos. Parabéns pelo artigo e posições tomadas. A verdade vencerá.
 
http://www.custojusto.pt/Porto/2697021-ENFERMEIRA+c+5+anos+de+experiencia.htm?

ao que nós chegamos!!!
 
NÃO ACHAM QUE É ALTURA CERTA PARA SE REIVINDICAR O PAGAMENTO A ESTA CLASSE TAL COMO ELA MERECE, -LICENCIADOS-, ESPECIALISTAS???

ONDE ESTÃO OS SINDICATOS, PORRA TANTA INOPERÂNCIA, VEJAM OS PROFESSORES, JÁ PAROU O MODELO DE AVALIAÇÃO, E O POVO PÁ???????????????????
 
O Germano é como os mercados: gosta de especular! Esta sequência de artigos, dão a impressão de que o homem fala de tudo, mas diz pouco. É uma espécie de "subprime" do comentário!
 
Caros colegas

Vejam para onde vai o nosso dinheiro das cotas, para artigos de opinião. Se querem protagonismo pagem do vosso bolso.
 
Já diz o ditado...
Se não és capaz de construir ... destrói !!!
É isto que os velhos do Restelo que apoiam o Manuel Oliveira ( no mesmo caminho da M Augusta) estão a tentar fazer, sem ideias novas sem soluções e sem trabalho feito!!!

Quanto ao comentário do Belmiro, a sabedoria e a inteligência também se procura... O Enf.º Germano esteve na Manif. de Lisboa ao contrário dos outros Doutores...
E só uma pessoa pouco inteligente não teria relações cordiais com o individuo que nos últimos anos DECIDIU, para o bem e para o mal (muitas vezes) os destinos da saúde e dos Enfermeiros...
PENSEM...
 
Não estou a julgar. Apenas a constatar que ao volante iam duas mulheres:

http://www.publico.pt/Sociedade/medico-e-enfermeira-da-vmer-que-sofreram-acidente-em-estado-critico_1480662
O médico e a enfermeira da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que sofreram um acidente hoje à tarde na Auto-estrada 24 (A24), estão em “estado crítico”, disse à Agência Lusa fonte do hospital de Vila Real.
16.02.2011

http://www.noticiasdeaveiro.pt/noticias/show.aspx?idcont=21668&title=colisao-envolvendo-vmer-de-aveiro-causou-cinco-feridos-sem-gravidade&idioma=pt
Colisão envolvendo VMER de Aveiro causou cinco feridos sem gravidade.
26 Mar 2011, 10:53
 
Confesso que achei este artigo bastante confuso. Não que não possa haver relação entre crise financeira e cuidados de saúde. Acho é que, em tão pouco texto, tentar fazer passar uma mensagem tão complexa, só poderia dar nisto.
Talvez não seja à toa que o artigo apareça na última página da revista.
Parabéns ao Enf. Germano pelo seu percurso a uma eventual candidatura. Receio que tenha ficado para trás na corrida (já iniciada pela Ana Rita Cavaco), mas sobretudo, que não tenha peso suficiente para bater-se com um candidato que surja da actual liderança da Ordem dos Enfermeiros.
 
Eu se fosse este senhor começava a olhar para os lados e para trás. Tem mais inimigos do que pensa... e esse Pizarro só lhe complicou a vida. Olhar vivo e pé ligeiro precisasse.
 
Fiquei satisfeita por verificar que há enfermeiros neste patamar de comunicação com o público, a defender justamente a importância da enfermagem para a saúde das populações com consequente benefício no desenvolviemnto do país e as implicações da própria crise mundial na perenidade desta profissão. No entanto começo a recear que um discurso demasiado genérico ocupe as mentes dos lideres da profissão. Compreendo que o público a quem se destina a revista é capaz até de não ler mais do que o título e o autor do artigo, o que já é bom, mas é para esse mesmo público que interessa clarificar o que são os cuidados de enfermagem e que perdas resultam da sua inexistência.

Por exemplo, destacar a importância do enfermeiro em lares de terceira idade (porque é que é obrigatório estar um médico por detrás de uma clínica e não é obrigatório existir pelo menos um enfermeiro por lar?), nos quais actualmente qualquer mulher oriunda da indústria automóvel é ajudante de lar, cuida de pessoas doentes e com incapacidades crónicas, dá-lhes os medicamentos, enfia-lhes o comer pela goela, improvisa pensos, étc.

Destacar a importância da enfermagem nas creches e jardins de infância, em que não existe qualquer acompanhamento profissional em relação aos cuidados de higiene, à alimentação, à formação dos pais, educadores e auxiliares sobre saúde e doença na criança, étc.

Destacar ainda o papel do enfermeiro nas prisões, nas escolas e universidades(porque é que há escolas com enfermagem permanente e outras não? Há crianças de primeira e crianças de segunda?), em instituições de apoio social que oferecem cuidados domiciliários (quem é que realiza ou supervisiona os cuidados às pessoas acamadas, dependentes, isoladas socialmente?), em locais de acolhimento de jovens em risco, de mães adolescentes, étc. Até em locais públicos onde já existiu enfermagem permanente e que agora já não existe, como em grandes centros comerciais, é importante realçar a presença do enfermeiro.

O problema é capaz de ser precisamente a indefinição interna do que são realmente os cuidados de enfermagem e a desvalorização que nós mesmo admitimos que seja feita ao nosso trabalho.

Quanto à última página em que aparece o artigo, é uma página nobre.

VV
 
Quem vendeu os enfermeiros ao Sec. Est. Pizarro a troco de umas benesses no ensino superior de saúde? Quem vendeu os enfermeiros ao actual governo e logo de seguida vai inscrever-se como militante noutro partido que pode vir a ser governo no futuro? Tenha vergonha Germano, a enfermegem já tem traidores que chegue nos lugares de topo das administrações e nas escolas...retire-se por favor e deixe emergir os verdadeiros representantes da enfermagem. O Sr. foi um pesadelo para a enfermagem, particularmente para aqueles que confiaram em si
 
Colega VV,

É um gosto ler os seus comentários, já que parecem ter um princípio, meio e fim.
Em todo o caso, nem sempre concordo com o seu ponto de vista.
Nenhum de nós tem dúvidas sobre a importância da Enfermagem, seja ao nível dos lares, das creches ou das escolas. E claro que a Crise (?) Mundial também pode ser combatida com o contributo dos enfermeiros. Sabe porquê? Porque a Crise que vivemos não é só financeira, económica e política. Actualmente estamos perante uma crise de valores e de princípios.

Por exemplo, o Engenheiro Sócrates fez trinta por uma linha. Não votei nele em 2009, e dificilimamente o farei nas próximas eleições. Para mim, basta o facto de saber que o seu título académico está cheio de contornos obscuros.

Quanto ao Enf. Germano, o raciocínio é o mesmo: que legitimidade tem ele, para falar por exemplo, em desemprego na Enfermagem, quando existe uma ligação entre ele e uma escola privada?

Quanto à “nobreza” da última página: por vezes leio coisas muito interessantes nas últimas páginas de livros, revistas e jornais. Olhe, o Henrique Monteiro, costuma escrever na última página do Expresso. Quem é que de nós não gostaria de escrever na última página do BMJ, do NEJM ou do AJM? Só que, não se esqueça: nem o Enf. Germano é o Henrique Monteiro, nem a Revista Focus é o jornal Expresso.

Falta CONAÇÃO à Enfermagem.
 
Despacho nº 5512/2011 de 30 de Março

Não há mesmo vergonha na cara nem de quem redige e tão pouco quem tem a responsabilidade das publicações em DR

DEMITAM ESTE SENHOR DIRECTOR EXECUTIVO por desempenho danoso

Além de nada querer fazer esqueceu-se de importantes unidades funcionais da casa que desgoverna e envergonha

Zé povinho nomeado para farsas !!!
 
A TODOS OS ENFERMEIROS:
LANCEMOS O MOTE A NIVEL NACIONAL DO GENERO:" EU SOU ENFERMEIRO NÃO VOTO PS"
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!