quinta-feira, março 17, 2011

Desta vez brilhou...


O Enf. António Nabais, vice-presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, foi convidado pelo programa "Sociedade Civil" da RTP2, que versou sobre incontinência urinária
No cômputo geral, pareceu-me que esteve bem, sem medos ou receios de intervir cientificamente numa discussão interprofissional. Perdoem-me a redundância, mas apetece-me dizer que foi uma presença com presença. Ver aqui.

Comments:
Finalmente alguém da nossa Ordem teve realmente bem em público...pois ultimamente temos visto membros da ordem com intervenções muito vagas, sem grande revelo em mostrar e contrariar a imagem que a sociedade actual tem dos enfermeiros...enfim tenho pena da realidade no nosso pais, pois parece-me ser o único da Europa. Vivi na Suiça e a realidade de lá não tem nada de parecido com a nossa...
 
Deve ser da grande bagagem cientifica que se ganha em enfermagem...
 
Sou Enfermeiro e fico muito contente que os Enfermeiros "Brilhem" em debates com outros profissionais. Mas pergunto: A Ordem não tinha ninguem ligado à Urologia para a representar ? O assunto debatido foi: " incontinência urinária" ...Lembro que o Srº Enfº Nabais é Especialista de Saúde Mental... e foi presidente da Comissão desta especialidade... A discussão versou a parte psicologica e mental destes doentes???
 
Sim, esteve bem... concordo.
 
SE QUISER O PARECER DO MCTES QUE PROPOE UM EPT DE CARACTER NÃO OBRIGATÓRIO E DE 3 MESES ENVIE-ME EMAIL PARA

fundamentos723@gmail.com
 
Brilhou?



Não me faça rir, Dr. Enfermeiro. Lá está você com as suas análises surpreendentemente intrigantes...

O Enf. António Nabais é claramente uma pessoa que parece estar a par do assunto, mas do meu ponto de vista, sobretudo ao início, demonstrou pouco à vontade perante as câmaras, sendo que o seu discurso me pareceu pouco fluído.



Quanto ao programa em si, julgo até que um profissional de saúde que lesse 2 ou 3 artigos sobre a temática em debate, conseguiria ter uma performance muito semelhante.



Acho que o programa se centrou demasiado na abordagem geral ao tema. Faltou, por exemplo, falar dos tipos de cirurgia, como é feito o acesso (listas de espera), diferenças no atendimento no SNS e no sector privado, ou até nos famosos valores de "K" que enchem os bolsos a muita gente (incluído alguns enfermeiros...).



43:45 (Enf. António) "questão sazonal que necessita de ser estudada a nível médico"



1:07:19 (Urologista) não me pareceu que soubesse a diferença entre histerotomia e histerectomia; e foi curioso o comentário que fez sobre "iatrogénico". "À, é um acidente!". Palavras para quê?!?!?!?!?!



"beber um chá à noite para a acalmar". Talvez não seja boa ideia. O chá não é um diurético?!?!?!?!?!

A propósito, a RTP devia ter mais cuidado. Curiosamente, no programa da RTP-N em que a bastonária participou, o prof. António Vaz Carneiro (CMBE - FM - UL) desfez o mito dos "2 litros de água por dia".



Resumindo, foi um programa razoável, mas longe de ser "brilhante". E isso aplica-se também ao painel e à apresentadora (que com um ritmo de programas diário não consegue fazer uma abordagem mais profunda dos temas debatidos).



Ana Pinto (Guarda)
 
"(...) O Enf. António Nabais é claramente uma pessoa que parece estar a par do assunto, mas do meu ponto de vista, sobretudo ao início, demonstrou pouco à vontade perante as câmaras (...)"

:) Colega, já experimentou estar "perante as câmaras"?
Bem me parece. Para mim basta postura e domínio cientifico do assunto.
Não "exijo" que seja um Manuel Luís Goucha. Mas claro, esta é a minha perspectiva.

Relativamente ao Médico presente, não teci qualquer comentário. A questão do acidente tem uma denominação técnica: "risco inerente". Nada é isento de risco.
 
Caro DE venho chamar-lhe a atenção para um facto de extrema gravidade na área do pré-hospitalar.
Em Évora irão decorrer as X jornadas nacionais de urgência e emergência, que contam com alunos da escola enfermagem Évora numa mesa sobre, pasme-se : enfermagem forense. Dito isto, importa referir:
1 - Por muito bom que fosse o trabalho de alunos num estagio de urgencia, isto não os qualifica como possuidores de conhecimentos e \ ou experiencia na area.
2- Existem colegas, e esses sim ja enfermeiros que investiram a muito custo numa pos-graduação em enfermagem forense para que a enfermagem ganhe mais um nicho de competencias, numa altura em que as perde...e esses colegas foram simplesmente preteridos por....alunos.
4 - O debate não terá o rigor cientifico que mereceria, perdem as jornadas em qualidade mas também no geral a enfermagem.
Vai mal a enfermagem la por Évora....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!