quinta-feira, março 10, 2011

MS e OE chegam a acordo sobre dotações para os serviços de saúde!



"A Ordem dos Enfermeiros (OE) e o Ministério da Saúde (MS) têm vindo a desenvolver esforços, tendo alcançado recentemente um acordo inédito sobre o cálculo de enfermeiros necessários nas diferentes unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este acordo resulta de um trabalho desenvolvido por um Grupo de Trabalho para o Cálculo da Dotação de Enfermeiros no SNS, que congregou elementos destas duas entidades, com vista ao aumento da segurança dos cuidados prestados aos cidadãos.

A título de exemplo, o grupo de trabalho com representantes da OE e do MS entendem que será necessário um enfermeiro para cada 1.550 utentes ou por 350 famílias inscritos nos centros de saúde e nas Unidades de Saúde Familiar.

Já nas Unidades de Cuidados na Comunidade são necessários: 30 minutos por consulta de Enfermagem / Entrevista; 30 minutos para Cuidados curativos/Procedimentos de Enfermagem por utente atendido; 60 minutos por cada acção de Educação para a Saúde em Grupo; e 60 minutos por visita domiciliária (incluindo deslocação).

Para os hospitais chegou-se à conclusão que são necessárias entre 3,61 e 7,12 horas de cuidados de Enfermagem por dia de internamento, variando consoante a valência / serviço.

Para as Unidades de Cuidados Continuados Integrados são precisas entre 4 e 5,23 horas diárias por utente, dependendo do tipo de Unidade em causa.

Apelamos aos membros, nomeadamente aos enfermeiros com responsabilidades na área da gestão, para a consulta de excertos deste documento, intitulado «Guia de Recomendações para o Cálculo da Dotação de Enfermeiros no SNS», disponível na área Reservada do site da OE." link

Comments:
Então e em relação aos especialistas é tudo ao molho?

Essa da utilização do sistema de classificação de doentes algumas décadas depois dele existir é uma ideia fenomenal!!!
 
UMA QUESTÃO???
Consultaram os enfermeiros???
Se não me engano será um tiro catastrófico dado nos enfermeiro e na enfermagem.
Se por acaso foram os profs/OE a calcurem estes números então estamos tramados de vez.
Isto vai de certeza resultar num aumento das vagas para enfermagem baseados em números dos enfos que faltam nos serviço mas que nunca serão repostos.
 
"Isto vai de certeza resultar num aumento das vagas para enfermagem baseados em números dos enfos que faltam nos serviço mas que nunca serão repostos."

É mais que certo ... isto é para enganar quem se deixar enganar.
 
Tenho um alista de 1600 utentes que se distribuem por 650 familias!!
em que ficamos?
 
Será que isto que dizer que vão admitir mais enfermeiros?
 
Caro Doutor enfermeiro lanço um desafio: divulgar a manifestação marcada para a manhã da geração à rasca...


Será que nós enfermeiros recém licenciados e mesmo já a trabalhar mas que o governo tão mal trata, e um numero maior de desempregados não nos deviamos também participiar nesta manifestação???

A adesão será apartidária ou sem vinculo sectorial, mas eu identifico-me com esta geração! e os colegas???

Amanhã lá estarei, de forma pacífica, mas não passiva e num sábado, em defesa da minha geração "problemática" e sem ligação a qualquer sindicato (que também só nos come ao final do mês!).

Lutemos ou comemos indignados? Qualquer dia tiram nos a vida porque somos uma sobrecarga para o Estado e nós ainda dizemos que sim, pois é mesmo assim mais fácil do que lutar!
 
Cheira-me a mais uma jogada dos Docentes!
 
Citando:
"Este acordo resulta de um trabalho desenvolvido por um Grupo de Trabalho para o Cálculo da Dotação de Enfermeiros no SNS, que congregou elementos destas duas entidades"

Duas entidades: MS e OE? A ACSS tem grupos de trabalho para cálculo de necessidades de recursos humanos em saúde, em especial para os enfermeiros (o relatório com os números todos está no site respectivo, relativamente a 2009) e este trabalho é feito por enfermeiros.
 
Desta vez até o DE se deixa enganar e cria falsas expectativas. Não se iludam.
 
Sem publicação em D.Lei/Despacho..., de NADA SERVE.
E..
Claro que é mais uma forma de enganar e confundir os Enfermeiros por mais uns anos.
 
E então ????????.............
 
Ainda em relação ao anónimo da 10:21PM, tomem nota:

1. É "um refencial de partida"
2. Actualização em 4 anos...
3. Não fala dos blocos operatorios
Finalmente: poque se publicam 'excertos' e não o texto integral?
 
Países evoluídos exigem One for Four! 1 para 4!
 
É a ordem que vai exigir estas dotações?????
A Ordem brinca com a boa vontade dos Enfermeiros.
 
"Para os hospitais chegou-se à conclusão que são necessárias entre 3,61 e 7,12 horas de cuidados de Enfermagem por dia de internamento, variando consoante a valência / serviço."
Isto quer dizer que não é necessário enfermeiros durante a tarde e a noite, é que vai ser despedir enfermeiros nos hospitais (só para dar um exemplo, pois nem me debrucei sobre os outros dados). Isto só podia ser resultado das "reflexões" (que a bastonária tanto gosta de fazer) da ordem e do ms que mais uma vez "aos enfºs já os comi".
Caros colegas preparem-se para sofrer mais no pelo.
 
Como poderei ver no link da ordem, introduzo o meu nome completo e numero da ordem e não entro, alguem me pode ajudar ? flor
 
Realmente não se percebe porque as dotações não são por especialidade, se querem no futuro todos especialistas!

Pelo menos que lá colocassem os mínimos exigidos por serviço e a forma como se integravam, assim ...

É só confusão ...
 
Não deve ser um Guia, tem de ser para cumprir!
É preciso ver o documento integral!
Tem de ser publicado um resumo em Diario da Republica como a lei dos Enf Californianos!
Onde param as dotações de especialistas?
 
Não percebi muio bem se este trabalho foi um trabalho realizado de novo, ou se é apenas uma compilação de coisas já existentes...Eu trabalho na psiquiatria e ninguém ainda na dita Ordem pensou nessa área, bem como em outras...enfim
 
trabalho em uci, partindo do principio que temos 7HCN x 5 doentes= 35HCN. entao basta 1,5 enf. por turno.
estou a ver bem?
 
7,12 suponho que sejam doentes em estado crítico e sob cuidados intensivos.

As 7,12 h que cada doente precisa são divididas por 3 turnos (embora as necessidades não sejam as mesmas em cada turno, mas faz de conta) e isso dá mais ou menos 2,37h por turno; se o enfermeiro faz turnos de 8 horas, só consegue prestar cuidados a 3 doentes.

Se o serviço tem 5 doentes, são necessários 2 enfermeiros. Há por aí uma teoria qualquer que defende não sei quê não sei quê que os enfermeiros se dividem, mas não tem fundamento; experimentem cortar um ao meio e verão que realmente não resulta.
 
Helder (9:35)

Os melhores métodos para calcular a carga de trabalho em UCI nada têm a ver com este sistema de classificação nem ninguém o usará em UCI.

Consulta a escala NAS ( evolução muito positiva da TISS 28).

Pode consultar uma análise aqui: http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/09/carga-de-trabalho-de-enfermagem-como.html

Abraço
 
O Mauro e o Helder parecem dois tipos a falar de futebol.

A escala NAS, TISS, TISS 28, NEMS, OMEGA,... não são instrumentos criados por nós e estão vocacionados para o cálculo da carga de doença e dos custos nesses serviços e não especificamente dos cuidados de enfermagem. São sistemas de cálculo de scores baseados quase na totalidade em intervenções terapêuticas médicas.

Se o actual SCDGD não alcança serviços como BO, UCI, SU, étc, a seu tempo lá chegaremos. Esses serviços têm doentes como têm os outros e os enfermeiros não são mais enfermeiros lá do que noutro serviço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!