domingo, março 20, 2011

Os inventores de competências.


Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência (STAE) anunciou há bem pouco tempo que a Ordem dos Médicos (OM) concordava com a criação de uma nova carreira para Técnicos de Emergência (conhecidos como TEPH - Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar). A Ordem dos Enfermeiros (OE) têm uma posição semelhante: contra uma carreira, nada a opor. 
Paralelamente, deram a entender, tal como é possível ler aqui, que a OM era favorável, também, à introdução das novas e pretendidas competências por parte dos referidos Técnicos.

Sabendo de antemão, que a OM não é um organismo a quem cabe regular qualquer reforma competencial relativa a outros profissionais (processo de inerência tutelar), resolvi, ainda assim, desfazer as dúvidas associadas as estes boatos do STAE:
.
"O STAE abordou as competências concretas a introduzir no conteúdo funcional da carreira TEPH, tendo sido estas entendidas pela OM como muito importantes e de fácil entendimento, para além de essenciais no incremento da qualidade na emergência pré-hospitalar"
.
Vai daí, perguntei directamente (e de modo informal) ao Bastonário da OM, Dr. José Manuel Silva, sobre a verdade destas afirmações: - "falsas obviamente, a OM não concorda com tais acréscimos de competências por parte dos TEPH" - foi a resposta pronta.

Comments:
tem pinta de mentiroso
 
sem espinhas DE
 
EVIDENTE!!!
 
E pronto, é isto que eu adoro no DE! Arruma assuntos com uma pinta do caraças!
 
Como gostam de ser enganados, até a vossa ordem aceitou!!!!
Acordem para a vida.
 
Como gostam de ser enganados, até a vossa ordem aceitou!!!!
Acordem para a vida.
 
Contratem mais enfermeiros, os TAES finalmente vão fazer GREVE e pelo que sei vai ser mesmo mas mesmo pesada.
Aguardam ate ao final do dia de amanha para saberem a resposta final da OM e OE.
Se não for favoravel as ambulancias param...
De fonte bem segura.
 
"Se não for favoravel as ambulancias param...
De fonte bem segura"

Deixem-nas parar...é da maneira que contratam enfermeiros e vira tudo SIV´s...

Há muitos TAE´s que não concordam com esta palhaçada do STAE! Duvido que parem como diz!
 
Já há muito tempo que não coloco post nenhum, o que não significa que não venho ver o que se passa por aqui... O DE sempre na crista da onda.... a chamar os "burros pelos nomes": neste caso mentiroso!
 
GREVE? Acho muito bem, todos tem direito a manifestar-se na valorização dos seus direitos.

Vão parar as ambulancias? Sim, as ambulancias do INEM, esquecem-se que 90% do socorro em Portugal é efectuado pelos Bombeiros... esses sim devemos dar todo o mérito.

Não há ambulancia do INEM? Liga-se para os Bombeiros que o Socorro é feito de igual forma e com a mesma prontidão. Sou Bombeiro e sei do que falo.

Atenção aos serviços minimos.

Cumpts.
 
A mim faz-me confusão uma coisa... quando falamos de pessoas há cuidados mínimos... e na urgência e VMER onde trabalho não fico em casa... apenas "digo" às pessoas que estou em greve. Portugal está nas ruas da amargura pelas notícias que correm mas daí até à Anarquia!?! Acima de tudo, e numa posição como esta, em que lidamos constantemente com pessoas, há a questão ética que se coloca. E digo isto já nem colocando a questão legal... O saber corresponde não só ao fazer mas sobretudo ao ser!

James, ENFERMEIRO
 
Tal resposta dada pelo Dr. José Manuel, já me tinha sido dada também numa conversa informal ainda antes de ser bastonário.
 
A realidade é outra, bem sei. Mas no brasil o atendimento pré hospitalar é realizado por Técnicos de Enfermagem, em unidades de suportes básicos de vida (Ambulância) subordinados funcionalmente a um Enfermeiro que equipa a Unidade de Suporte Avançado. Suas competências são claramente descrita na legislação que regula a enfermagem.
 
Anónimo das 9:54: se fosse bombeiro conhecia melhor a realidade deste País...ha bons elementos ?ha sim senhor...mas tambem venha ca ver o interior!!não fale do que desconhece...
 
As ambulancias nao podem parar... deixem de comentários ignorantes... os serviços minimos tem de ser sempre garantidos... nenhuma ambulancia pode ficar INOP... quanto aos bombeiros... enfim.. não comparem o incomparável..
 
em emergência, serviços mínimos são quase a totalidade das actividades.
 
Sou bombeiro no interior e conheço a realidade. E onde está o INEM no interior? Vai crescendo ultimamente. Façam o que quiserem... não se esqueçam dos serviços minimos e que são uma minoria no Socorro em Portugal.
 
Cuidado DE ... eles já responderam

"http://tecnicoambulancia.blogspot.com/2011/03/astrologia.html"

Como de estar já cheiiiiinho de medo da resposta deles .. venha beber um cafezinho ao Alentejo que isso depois passa
 
NÃO ACHAM QUE É ALTURA CERTA PARA SE REIVINDICAR O PAGAMENTO A ESTA CLASSE TAL COMO ELA MERECE, -LICENCIADOS-, ESPECIALISTAS???

oNDE ESTÃO OS SINDICATOS PORRA TANTA INOPERÂNCIA, VEJAM OS PROFESSORES, JÁ PAROU O MODELO DE AVALIAÇÃO, E O POVO PÁ???????????????????
 
Com que então o STAE é que era mentiroso?
Então Tomem lá:

Quarta-feira dia 23 – Reunião entre o INEM, Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, a Direcção
Geral de Saúde e STAE para definição das futuras competências dos TAE;
Nesta reunião estiveram presentes o Dr. Miguel Oliveira, presidente do INEM, o Dr. António Marques,
em representação da Ordem dos Médicos, os Enfermeiros Júlio Branco e Lucília Nunes em
representação da Ordem dos Enfermeiros, o Enfermeiro Sérgio Gomes, em representação da Direcção
Geral de Saúde e o vice presidente e tesoureiro do STAE, Pedro Louro e Miguel Santos.
A reunião foi de âmbito estritamente técnico em volta das futuras competências dos TAE, seguindo a
metodologia ABCDE de abordagem das vítimas. Além disso foram discutidas competências para casos
particulares de emergências médicas.

Agora senhores criticos de TAES, falem, falem, falem, que como podem constatar estamos na caravana e ela passa.

Um abraço
TAE com muito gosto e sem inveja das outras classes.
 
Realmente este é um problema dos diabos. Se os senhores Técnicos de Ambulância de Emergência se melindram é um aborrecimento nacional. Afinal a capacidade de, simultaneamente, repor prateleiras e conduzir uma Ford Transit é raríssima. Diria mesmo, intelectualmente desgastante. Alie-se a isto o ruído, maçador, da sirene da marcha de urgência. Vai daí, que tal sugerir um subsídio que "valorize" o esforço auditivo dos senhores repositores/condutores? Talvez uma transferência de serviço para a distribuição de uma cadeia de supermercados? Aliás, pode-se propor a introdução do termo "profissional de saúde" para todos? Indistintamente? Até para os TAE's?
Vou pensar nisto no próximo Natal?
 
Colega DE - Como sabe tive um Blog chamado Cartaberta.blogspot.com, onde fiz algumas postagens, entre elas uma carta aberta á Bastonária da O.E e uma carta aberta a Ana Rita Cavaco.
Por vicissitudes várias, esse blog teve de "encerrar".
Vai ser reaberto até fim de Abril, mas isso não vem ao caso.
O que eu lhe pedia era um email, para lhe poder enviar um documento de um Centro Hospitalar, onde querem "obrigar" os funcionários que tem pedidos de aposentação a gozar as férias antes de serem aposentados!
Como se eles adivinhassem quando vão ser aposentados.
Sem mais comentários. Se o colega quiser colocar este comentário, tudo bem, se entender não colocar não há problema.
Se quiser receber o documento pode responder para este email:

leonjack.jack@gmail.com
Obrigado.
 
Falam mal do STAE, mas eles é que a sabem toda!!!


Pois, vão ver onde é que anda o Presidente e o Vice-Presidente deste sindicato!!

Em TIMOR, pois claro!! Com paragem no BALI com alojamento todo pago.

Mais as grandes farras com os restantes médicos e enfermeiros!!

Pois é, no final, vêm com os bolsos cerca de 15 000 euros mais pesados!!!


TODOS COMEM DO MESMO SACO!!!!

PS: Para quem duvida, basta ir pesquisar no facebook!!! As fotos estão lá!!!
 
Mais uma vez e á boa portuguesa, "tapar o sol com a peneira". É por estas e por outras que somos e estamos como estamos na m..... Andamos 50 anos atrás do resto do mundo, não aprendemos nada com os erros dos outrso. ORGULHOSAMENTE SÓS, devia ser ORGULHOSAMENTE BURROS. Acordem para a vida deixem de tentar enganar os outros, sejam eles utentes ou profissionais da saúde. SIm senhor existem alguns "poucos" TAE's, TAT's aquilo que lhes queiram chamar com conhecimentos, vontade e empreendorismo necessário para serem intervenientes válidos no sistema de emergência pré-hospitalar, mas concerteza mais de 80% dos actuais "bombeiros", sinceramente tenham piedade por mais boa vontade que exista, chegamos ao ponto de a boa vontade não chegar, as exigências tecnico-prácticas da actualidade são mais elevadas. Claro que Portugal não é só Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, existem muitas mais corporações e técnicos no resto do país. Mais uma vez felicito este blog 5*.
 
Fdx qual é o mal de se criarem tecnicos com + competencias.. deixem-se de merdas.. funciona perfeitamente em outro paises e salvam-se mts vidas pah.. qual é o problemas de eles porem um acesso venoso e ajudarem a corrigir uma hipovolemia grave... quantas vezes a vmer ta inop ou ocupada e as sivs o mesmo. faço pre hospitalar desde os 17 anos e sou enfermeiro também no pre hospitalar.. poupem me com guerras que nao vale a pena.. pensem nas pessoas.. que somos formados para salvar vidas.. para ajudar... querem discutir.. discutam sobre protocolos de siv.. das competencias.. nos eua temos paramedicos a entubar.. salvam se vidas nao se salvam?? o objectivo nao é esse?? para que tanta conversa... o tae é o tae... o bombeiro o bombeiro.. o enf o enf... o medico o medico.. o auxiliar o auxiliar.. todos trabalhamos po mesmo o bem estar do doente.. se ha medicos calhaus ha.. se ha enfermeiros calhaus tb ha e tb há tae calhaus.. ha calhaus em todos profissões.. e as maiores rochas tão nos a governar e nao venho nenhum post sobre isso.. passar bem e passem a preocupar-se com ajudar as pessoas..
 
Estes senhores querem ter mais competências!que competência? quais os conhecimentos (técnico-científicos), que adquiriram recentemente que lhe conferem novas competências? adquiridas onde? com que fundamentos?
Não tenho nada contra estes senhores, pelo contrario, penso que a actividade que desempenham é de louvar, mas parece que estes senhores estão a brincar com coisas serias, e trata-se da saúde dos Portugueses. Não quero um dia destes "ter um azar" e necessitar de assistência hospitalar, e vem um senhor, muito catita, que avalia as minhas pressões arteriais, pensa no protocolo e diz, tu precisas é de volume, ora ai vai, punciona um acesso (não é difícil) e põe o volume, nada mal, ao fim de 30 minutos já tenho valores normais de pressões arteriais. simples quando corre bem e não há contra-indicações,qualquer um fazia.
Agora pensem, este senhor teve em consideração qual tipo de volume e suas consequências fisiopatologicas no doente, se era indicado um colóide ou um cristalóide, não, claro que não, não tem bases teóricas nem conhecimento para tal (um curso de meses, modelo 'Novas Oportunidades' não deve para tal); ponderou, qual o melhor local para puncionar, verificou se eu era insuficiente renal ou não, pesquisou por fístulas, nos membro, não me parece, teve presente, ou pensou sequer em principios de assepsia quando puncionou o acesso etc... Serão eles capazes de actuar na prevenção e redução das potenciais complicações, antecipando os mesmo acontecimentos, e intervindo atenpadamente? pois é, é preciso bases teoricas fortes para que tal aconteça.
Eu vejo estudante de Enfermagem de terceiro ano, com algumas dificuldades nestes pequenos pormenores, e eles são acompanhados e supervisionados ao longo de 3, 4 anos que fazem estagio em ambiente hospitalar, por enfermeiros com bastantes anos de experiencia. Agora imaginem, estes senhores, com uma formação, tecnica, sem qualquer base cientifica, sem acompanhamento supervisionado durante este tipo de actos
 
Considero curioso o simples facto de virem com conhecimentos tecnico cientificos dos enfermeiros depois de licenciado! Os conhecimentos são adquiridos pelo ensino da enfermagem como qualquer outra profissão. Além disso os conhecimentos adquiridos no ensino de enfermagem diferem de escola para escola! (sei muito bem do que falo). Já assisti a alunos do 3º ano a não saberem de materia básica de saúde! e para mim é grave o aluno não saber mas tambem o dito professor ter ajudado o aluno a chegar ao 3º ano.

É dificil aceitar que se continue a por a enfermagem num patamar demasiado elevado e esquecerem se das principais caracteristicas da enfermagem. Assisto a escolas a darem demasiada importancia à materias do foro psicologico e social e a deixarem a parte técnica para tras! Agora pensem que tem muitos TAE's a frequentarem o curso de enfermagem com bom aproveitamento... Serão melhor técnicos durante o curso e certamente serão melhor enfermeiros com a aprendizagem vivida enquanto TAE'S. Ou seja os TAE's conseguem demonstrar que pode vir uma carreira com mais competências porque somos capaz de frequentar aulas e aprender os tais conhecimentos tecnico cientificos para podermos de facto ajudar a população que mais precisa. É um facto que este processo pode demorar muitos anos a estar implementado em todo o pais... mas é melhor começar tarde do que nunca começar... É melhor termos um técnico capaz no litoral e no interior do que não termos nada e termos de viver de VMER'S que estão ocupadas ou que nem estão a trabalhar...

É pena que os Enfermeiros na sua maioria estarem contra esta situação mas, muitos também estão a favor. E criticas a mau profissionais existem em todas as profissões... Ate em Enfermagem!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!