quarta-feira, março 30, 2011

"Saúde: Enfermeiros são os mais elogiados"


Os Enfermeiros são o grupo profissional de saúde que é menos visado nas reclamações dos utentes e um dos que mais elogios recebem, de acordo com as queixas deixadas no Livro de Reclamações das instituições de saúde, avança a agência Lusa.

Os dados constam do relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) sobre o funcionamento do Gabinete do Utente/Cidadão nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2010. link

Comments:
É de louvar notícias como esta.
Se ao menos ganhassemos em função do que produzimos ou da satisfação dos clientes, já não ganhavamos menos que um Educador de Infância que está na carreira docente, não se sabe bem a fazer o que.
Isto é como os arbitros de futebol, quanto menos sao conhecidos melhor é.
 
Quanto mais pequenos mais ignorados. Continuamos a ser o enfermeiro do sorrisinho e da fraldinha e da vénia ao sr doutor que pode tudo.
 
E?... Que importam estes dados? Vão melhorar os nossos locais de trabalho? Ponderarem nomear enfermeiros para outros cargos de gestão, mediação, qualidade? Vão premiarem-nos por isso?
Somos Profissionais e então?... São mais números para engavetar e ficar tudo na mesma (para nós, claro).
 
EEEEEEEEEEEE??????

Que é que isso interessa,se na realidade não se nota nada....nós é que os tratamos bem, mas depois somos lixados...enfim
 
Assim os enfermeiros estivessem na sociedade tão bem remunerados e tratados como pessoas!!!!!!!!!!!!!!!!1
 
quando olho paras as fotos e videos da nossa manifestação de Janeiro fico com um amargo de boca tão grande.......de facto estamos na banca rota e nós deixámos que nos cobrassem a factura!!!!!!!!!!!!

Abaixo o poder instalado neste país seja no parlamento seja nos sindicatos seja onde for!! Miséria!!!
 
Fantastico! Vamos ganhar uma medalha de cortiça! As admimnistrações dos hospitais querem lá saber disto para alguma coisa!
 
Sou responsável por um Gabinete do Cidadão (anteriormente do Utente) há já 10 anos e em relação aos enfermeiros e a sua relação com as reclamações, o que noto é que como são um grupo que vive e continua a viver na sombra da classe médica e como muitos dos actos praticados pelos enfermeiros depende da prescrição do médico, significa que a esmagadora maioria dos utentes que recorrem aos serviços de saúde, passa primeiro pelo médico. Isto nota-se, sobretudo, nos centros de saúde. Logo, o primeiro impacto, sobretudo mais personalizado, que as pessoas experienciam é com os médicos e é por isso que são ao mesmo tempo o grupo com mais queixas e o grupo com mais elogios. Depois de uma pessoa reclamar do médico, dificilmente reclama contra o enfermeiro ou outro profissional. A explicação é tão simples quanto isto. Fala quem sabe.
 
Sinceramente não concordo com CG! Até pelo que os resultados publicados pelo relatório do IGAS mostram que os enfermeiros são um dos grupos mais elogiados...Relativamente à dependência dos enfermeiros face aos médicos posso afirmar que realmente não tem conhecimento do que é ser enfermeiro. Pois actualmente a enfermagem tem várias intervenções autónomas e consagradas no REPE. existem intervenções interdependentes, que não dependem totalmente do medico, mas sim do medico e do enfermeiro. Relativamente ao doente ter o primeiro impacto com o medico isso não é de todo verdade...talvez nos centros de saúde até seja...mas a nível hospitalar isso não se verifica. Pois vejamos, recorre-se a um serviço de urgência, quem faz a triagem são enfermeiros, logo a primeira pessoa que o doente vê é um enfermeiro. Quando um doente é transferido do serviço de urgência para o internamento quem o doente vê é o enfermeiro. Se pensarmos bem o doente tem contacto com enfermeiros 24 horas, isto a nivel hospitalar e já com a classe médica isso não se verifica. Com isto não estou a querer, de modo algum, elevar a enfermagem em detrimento da medicina. Só creio que a medicina e a enfermagem se complementam e uma não consegue "passar" sem a outra e vice-versa. Relativamente à imagem social que a enfermagem tem em portugal é péssima, isto porque hoje em dia ainda há muito o preconceito que os enfermeiros fazem aquilo que os doutores mandam e mais nada! Mas acreditem que nos outros países da Europa as coisas não são assim. Eu vivi e trabalhei como enfermeiro na Suiça e conheço a realidade de lá. Na Suiça os enfermeiros são respeitados e têm um papel primordial na equipa multidisciplinar, tendo um papel de elo de ligação entre as diferentes profissões da saúde e o doente. Por cá penso que muitas coisas terão que mudar...mas também cabe a cada um de nós, enfermeiros, no nosso dia-a-dia ir mudando as coisas, mesmo que sejam pequenas coisas. porque aos poucos vão se mudando mentalidades e o respeito conquista-se sobretudo pela nossa postura! Bem haja à Enfermagem e a todos os utilizadores deste blog.
 
"A explicação é tão simples quanto isto. Fala quem sabe." LOL, vê-se mesmo que é colaborador de gabinete!!!
 
Todas as administrações das várias instituições de saúde estavam á espera desta noticia. Apartir deste dia médicos vão fazer face ás suas responsabilidades e assumir os seus "erros", opss desculpem "omissões", tal como os téncicos de radiologia, laboratório, etc, etc. Como medida a implemantar no imediato, reconhecimento do valor, mérito e trabalho desempenhado pelos enfermeiros, adicionalmente vai ser atribuido condições laborais adequadas e efectivas, de forma a melhorar a prestação de cuidados para os profissionais e utentes.

SONHAR É TÃO BOMMMMMMM........

EHEHEHEHEHEH!!!!!!!!!!!!
 
é esta a mentira de 1 abril, nao tem graça.
ou nao sabem que os enfermeiros sao sempre os culpados de tudo
 
GC pura idiotia o que disse e precisamente falou quem "nada sabe", 1º em todos os serviço de saúde na RAM o utente passa primeiro pelo enfermeiro na consulta de enfermagem, nos serviços de internamento contactam sempre primeiro com o enfermeiro e nas urgências sempre com o enfermeiro que está na triagem e é responsável pela mesma,e mais, nos serviços de internamento de longa duração o enfermeiro responsável pelo doente, é sempre quem está na linha da frente e que contacta e é contactado por familiares, amigos ou pessoas significativas, com o médico assistente é necessário marcar "audiência" no serviço e no secretariado de piso e em ultima analise até é o enfermeiro responsável que faz este contacto e combina o "encontro terapêutico" e depois para sua informação é o enfermeiro responsavel por todos os cuidados tratamentos de enfermagem que não NECESSITAM DE PRESCRIÇÃO OU ANUÊNCIA DO MÉDICO, e em muitas intervenções do enfermeiro, quando existe uma boa relação profissional, entre médicos e enfermeiros no mesmo serviço, e atendendo á urgência dos procedimentos a executar, alguns são avançados pelo enfermeiro dando depois de realizados conhecimento ao medico pelo protocolo aplicado: COMO VÊ SÓ NÃO SABE DO QUE FALA COMO SÓ DISSE ASNEIRA...SE ALGUM DIA ESTIVER INTERNADO NA RAM É ASSIM QUE FUNCIONAM AS COISAS, E SEMPRE QUE O PROFISSIONAL DE SAÚDE ESTEJA BEM FUNDAMENTADO TEM É DE ACTUAR DEPOIS EXISTEM OS TRIBUNAIS PARA JULGAR, O DOENTE E A FAMÍLIA...
 
Caro GC....Sistema de Saúde não são só Centros de Saúde.
Também sei do que falo, e deixe-me dizer-lhe que, por norma, as queixas dos enfermeiros, embora em menor número do que as dos médicos, têm no entanto um grau de severidade maior.
 
GC:
Tú deves ser "amiguinha" do Sr Dr médico...
Sabes do que falas... falar sabes e outras "actividades" também ;)
Volta lá para o gabinete, às tuas "actividades"!!!
 
Este post vale o que vale (ou seja, muito pouco...)

De qualquer forma, deixo esta ideia, se eu algum dia fizer obras em casa, e elas não ficarem como deviam, vou-me queixar ao trolha que lá andou a "chapar massa" ou ao engenheiro responsável da obra?? Pensem nisto...
 
O título é errado. Os enfermeiros não são os mais elogiados.

Se queremos dar uma notícia verdadeira poderíamos sim dizer que o rácio elogios/reclamações é mais positivo nos enfermeiros relativamente às outras classes. Assim este título está errado.
 
"vou-me queixar ao trolha que lá andou a "chapar massa" ou ao engenheiro responsável da obra??"

Tu de certeza que te vais queixar ao ministro das obras publicas... e não quero que penses nisto.

Conseguiste desligar o pc? Ou precisas de ajuda?

Há cada um.
 
" Continuamos a ser o enfermeiro do sorrisinho e da fraldinha e da vénia ao sr doutor que pode tudo."

Eu não diria melhor...
 
O enfermeiro Belmiro teve o cuidado de colocar o título no seu blogue entre aspas. Significa que o reparo do Mauro talvez não faça muito sentido: primeiro, porque ninguém “deturpou” a notícia original; segundo, a palavra “rácio” não pode ser usada (estamos sim, a falar de ratio, relação, proporção…).

Bom, quanto à notícia: não haja dúvidas que estamos muito aquém daquilo que deveria ser o nosso verdadeiro reconhecimento perante a sociedade (leia-se ordenados). É agradável saber que faço parte de uma classe em relação à qual não se reclama muito, mas isso esconde outras verdades (que já foram afloradas aqui). Não vou entrar no “duelo” Medicina vs Enfermagem. A realidade é o que é. Temos o dever de lutar para que ela se inverta.

Quanto ao paralelismo entre “trolha e engenheiro” eu acrescento:
- advogado e solicitador;
- arquitecto e engenheiro;
- avançado e guarda redes;
- piloto e assistente de bordo;
- marido e mulher;
- cirurgião e anestesiologista;
- professor universitário e educador de infância;
- pivot de telejornal e jornalista de rua;

O ponto de vista do “GC” tem alguma verdade. Em todo o caso, a realidade de que fala pode não ser exactamente igual à de outros contextos. Para enriquecer este debate, poderia fazer duas coisas: primeiro – identificar-se; segundo – revelar em que medida ganham os utentes (ou cidadãos) com a existência de gabinetes como aquele por que é responsável. Isto é, se eu reclamar por uma má conduta de um profissional (seja ele quem for), o gabinete do utente faz tudo o que está ao seu alcance para zelar pelos direitos dos cidadãos? Ou é apenas mais uma entidade de fachada?

Cátia
(HSFX)
 
Por falar em elogios e reclamações…

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/medico-faz-nova-vitima-em-clinica-privada--222314087
Médico faz nova vítima em clínica privada
Abusou de doente num centro de tratamento, depois de 20 crimes no hospital.
31 Março 2011
Depois de já ter sido expulso da Função Pública devido aos mais de 20 abusos sexuais no Hospital de Santa Marta, cometidos até 2009 (ver entrevista com mais uma vítima, que ainda não foi à PJ), o cirurgião Alcídio Rangel passou a dar consultas só no sector privado, desde Fevereiro de 2010, sem que a Ordem dos Médicos ou a Justiça o impedissem. Foi ali, no gabinete de uma clínica em Lisboa, que atacou outra doente.
(Num dos comentários lê-se “Dizem que em Santa Marta ainda lá ficaram mais. As pessoas sabem mas não falam. Têm medo de ser despedidas, porque estes senhores têm muito poder. E a ordem não actua”)


E será que os enfermeiros desse serviço não sabiam? Não o deviam ter denunciado?


http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/abusa-de-enfermeira-e-de-mulher-de-policia---220743000
Abusa de enfermeira e de mulher de polícia
Multiplicam-se os relatos de abusos sexuais do médico Alcídio Rangel a mais de 20 mulheres.
01 Abril 2011
Uma enfermeira que trabalhava em Santa Marta com Alcídio Rangel está entre as cinco primeiras vítimas do médico que foram detectadas no hospital pela Inspecção de Saúde. As outras quatro, doentes, também foram abusadas entre 2006 e 2008. Depois, terão sido cometidos outros 15 crimes contra pacientes, quando o cirurgião foi reintegrado no serviço. Uma das vítimas é mulher de um agente da PSP. Entretanto, continuam a chegar novos testemunhos – um deles referente a um abuso de há 18 anos.
 
Bah!!!!Estas discussões dão idéia do por quê se discute tanto em enfermagem e não chega a lugar algum. Seja cá no Brasil ou em Portugal
 
Ok! e depois?! isso não altera o facto de não nos pagarem como licenciados!

Ou o facto da progressão das nossas carreiras estarem congeladas!
 
pena so o governo continuar a achar na prática que os enfermeiros são uma classe que vale a pena espezinhar.... mas louvo este tipo de noticias
 
Urgência sem enfermeiros no bloco operatório em presença fisica no turno da noite.
A Ordem dos Enfermeiros?????
"O presidente da Ordem dos Médicos nos Açores, Jorge Santos, considera que “não é aceitável” a suspensão do horário de enfermagem para urgências no bloco operatório do Hospital de Ponta Delgada entre as 00H00 e as 08H00.
……..
O problema em causa remonta ao início de Março, quando as duas equipas de enfermagem de apoio ao bloco de Cirurgia Geral e ao bloco de Obstetrícia e Ginecologia, uma que estava de prevenção e outra em presença física, passaram ambas a estar em regime de prevenção, com a previsão de a medida se prolongar por seis meses.
…..
Margarida Moura salientou que a medida foi originada pela falta de enfermeiros para assegurar o turno da tarde no bloco operatório, acrescentando que foi necessário retirar os enfermeiros em presença física no horário da noite para poder reforçar o turno da tarde no bloco operatório, já que os enfermeiros se recusaram a fazer mais horas se serviço."
----
http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=23409
 
Bem, acho que por estes lados se sabe ler: onde é que o relatório da inspecção geral das actividades diz que os enfermeiros são o grupo mais elogiado?

Para alguém que se diz defensor do rigor, deixa muito a desejar este post. Deixo um conselho aos leitores do blog, leiam também o relatório antes de opinar.
 
Ao anonimo das 6:09...pois realmente vao-se queixar ao engenheiro....mas se esta a fazer alguma comparação nesse caso o engenheiro é o enfermeiro e o arquitecto é o médico...assim é uma coparação correcta e pra ser mais correcta ainda voçe seria o trolha!!! é muito giro o Sr. Doutor PRESCREVER e nao mandar como muitos pensam, ele tem os conhecimentos para prescrever pois para fazer tambem é necessario saber!!! e agora quem mais sabe o que faz ou o que prescreve???
e isto nao estou a querer dizer que um é mais importante que o outro!!! o que quero dizer é que o enfermeiro é responsavel pelo cuidar e o medico pelo curar mas exitem circulos de conhecimentos que se cruzam e ambos sabem o mesmo em certas esferas de conhecimento dai o médico poder prescrever e o enfermeiro executar isto porque tem conhecimentos mais que suficientes para executar algo que seriam os médicos a terem que executar!!! Isto so em Portugal a velha mentalidade do Sr Doutor...por este SNS estar tao centrado na classe medica ao cotrario ds paises MAIS DESENVOLVIDOS é que temos estes cuidados de saude...
 
1- Mantenho o meu espanto pelo reduzido número de reclamações "formalizadas", isto é, as que acima são descritas. Face ao descontentamento que em horas críticas dos serviços, por exemplo de Urgência, é manifestado pelos utentes, tão poucos formalizem o acto de reclamação e ao invés prefiram ter uma atitude pouco construtiva e muitas vezes a roçar o atentado à dignidade dos diferentes profissionais.
Por outro lado, face às condições em que muitas vezes são atendidos, quer pelo tempo de espera quer pela falta de condições humanas e materiais para um atendimento mais digno e profissional, este número não seja mais elevado.
Por isso...Utentes reclamem! Mas no devido local...
A vossa voz é ouvida (apenas 11% não foram resolvidas/respondidas) e os serviços geralmente empreendem processos de melhoria da qualidade.
É que se forem os profissionais a exigir o mesmo são acusados de corporativos mas vocês não, afinal de contas são os nossos "clientes" e o cliente tem sempre razão. LOL.


2- Sendo o problema mais citado o relacionado com a prestação de cuidados de saúde, ausência deles ou tempo de espera excessivo seria de esperar que as Urgências e os CSP fossem reformulados de forma a que os utentes tenham acesso à qualidade esperada nos cuidados. Não sei como resolver isto sem avaliação da prática dos diferentes profissionais de saúde, expansão das competências profissionais e responsabilização do sector de gestão(neste aspecto nota-se o dedo inteligente de alguns utentes que de facto reclamam com quem deve reclamar, o sector da gestão).
Por outro lado é quase amadora a forma como os sistemas de informação ainda são usados entre nós: Com modernos sistemas de apoio à decisão que incorporam lembretes, cuidados previstos e aconselhamento no encaminhamento dos utentes , não faz sentido continuar a confiar no bom senso e profissionalismo que apesar da seriedade do ser humano este é falível. Porque não pedir ajuda à máquina?


3- Os profissionais de saúde como enfermeiros e médicos e em menor grau os assistentes técnicos e auxiliares são mandados para a linha da frente, para as trincheiras que por vezes são por exemplo os serviços de Urgência.
Como podemos agradar aos utentes?
a) Se somos poucos ( uma forma estranha do sistema de gestão de desincentivar a vinda deles às Urgências é reduzir a oferta de profissionais ao invés de modelar a procura).
b) Ganhamos mal (os enfermeiros que trabalham em Urgência , apesar da carga de trabalho exponencialmente aumentada ganham o mesmo que noutro qualquer serviço)
c) Os utentes estão mais sujeitos a processos de ansiedade quer pela incerteza da situação de saúde quer pelo atendimento deficiente face ao afluxo exagerado face à oferta de clínicos (enfermeiros e médicos).
d) A falta de civismo de parte a parte em compreender qual o objectivo dum serviço de Urgência e a dificuldade em entender o que cada parte pretende e pode dar.
e) A forma inacreditavelmente iníqua como são tratados os factores motivacionais dos profissionais de saúde na busca dum melhor sistema de qualidade e a pressão colocada em cima destes (cobardemente) por parte das instituições, para que sejam estes a resolver as insuficiências do sistema.

In: http://saudeeportugal.blogspot.com
 
Barómetro Fórum Enfermagem 2011

In: http://www.forumenfermagem.org/forum/index.php?topic=8208.msg123886
 
Colegas.
Temos que ler os dados com objectividade que se impõe. Estes dados são assim pois os médicos, por terem mais responsabilidade em tomar decisões com mais peso para o doente(admissão, alta hospitalar, terapêutica, etc..)estão mais sujeitos à critica, positiva ou negativa. O doente recorre aos serviços de saúde na sua maioria à procura de um médico, quer para uma consulta, cirurgia ou urgência. Quem decide, ou quem oferece as hipóteses de tratamento é o médico.
Resta-nos a nós mostrar competência e conhecimento para provar que poderemos ser mais o centro de algumas decisões em saúde, pois capacidade temos concerteza. Resta saber se os Enfermeiros querem efectivamente ter mais responsabilidades e estar sujeitos às criticas???? Eu estou preparado, por isso não assino anónimo
Rui Carvalho
 
O sr GC deve ser de um gabinete do cidadão, ou do utente ou de qualquer coisa mas... NÃO EM PORTUGAL, porque senao, até saberia que os utentes, passam EM PRIMEIRO PELO ENFERMEIRO e depois pelo médico (EM MUITÍSSIMOS CASOS: ""PRÉ-TRAIGENS"", VIGILÂNCIAS DIVERSAS, VACINAÇÃO, CONSULTA DE CESSAÇÃO TABÁGICA, E POR AÍ FORA...). Noutras nem passa pelo médico: vacinação, teste de Guthrie, algumas vigilâncias, apoio na amamentação (e por aí fora) e noutros casos ainda vão ao médico, e vão depois ao enfermeiro para perceber o que o médico lhe disse / verificar a opinião do enfermeiro sobre o assunto.... Quem sabe sabe, e o GC nao sabe com certeza
 
Olá Cátia (HSFX)

O termo rácio foi bem usado. Deverá confirmar a sua opinião em qualquer dicionário de português e verificará que é equivalente aos termos que referiu de seguida.

Cumprimentos.
 
Com responsáveis deste calibre, como é que os gabinetes do cidadão podem fazer algo de útil... Opinar sobre a Enfermagem, não me parece o mais adequado para esse GC ou CG ou lá quem é fazer, uma vez que de Enfermagem, não percebe rigorosamente nada... Deve ser a primeira pessoa que eu ouço dizer que os médicos são a porta de entrada dos cuidados de saúde... Fique sabendo que os Enfermeiros são o grupo profissional que mais agressões sofre, precisamente porque são eles o primeiro contacto dos utentes com os cuidados de saúde... Você é mesmo muito mau, daqueles que deveria estar numa lista de excedentários, porque daquilo que fala, não entende mesmo nada...

NP
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!