sexta-feira, abril 29, 2011

Hipnose Clínica para Enfermeiros.


Permita-me revelar - em primeira mão - que a CESPU encontra-se (neste preciso momento) a ponderar a abertura de um Curso de Macumba Clínica para Enfermeiros (e outros profissionais) que desejem ver dinheiro no lixo. Indubitavelmente interessante e útil.

Comments:
Que engraçado é precisamente na CESPU que trabalha o enfermeiro germano couto e é por isso grande amigo do Pizarro. Se for candidato comigo não conta.

Gosto muito do blog do DE mas não percebo como é que sabendo estas coisas pode colocar a hipótese de o apoiar.

Um abraço
 
Sou só eu que acha este tema da Hipnose e suas vantagens interessante?!
 
Vale tudo para cobrar dinheiro e garantir a subsistência das escolinhas...
 
DR. ENF.

Não revele a sua ignorãncia desta maneira...
 
Se eu vendesse banha da cobra aos baldes, queria lá saber quem comprava? Tenho um olho para a frente e outro para o umbigo, e o umbigo um para mim.
O problema é a estupidez da classe de enfermagem que come qualquer prato que lhe mete à mesa. Dê uma olhadela ao Congresso da Nursing, uma organização tão proporcional à tacanhez de quem paga o que quer que seja para assistir a macumbas do mundo de além.

Enfim...
 
Caro "DE":
permita-me esclarecê-lo, que a hipnose clínica não se trata de qualquer "macumba". Trata-se de uma técnica de psicoterapia,empiricamente estudada,
que pode ser aplicada de forma exclusiva ou utilizada como adjuvante a outro tipo de terapia, farmacológica ou não farmacológica. Podendo ainda ser utilizada independentemente da abordagem do teraputa
(e.g.cognitivo-comportamental, psicodinâmica,etc.
Já que este curso tem como objectivo "contrariar a desinformação acerca desta técnica, sugeria que o caro "DE" se inscrevesse, podia ser que assim pudesse fudamentar a sua opinião com maior rigor
Cumprimentos

M.A.
(Enf.Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria)
 
é melhor assimilar técnicas e procedimentos clínicos que permitam atuar em situações especificas de saúde do que o tradicional enfermeiro - o que dá banhos e não tem autonomia para absolutamente nada (a não ser para dar banhos! e mudar fraldas. quanto às intervenções de emergência, ambos sabemos como são, e qual a autonomia do enfermeiro.)
 
nem tempo de eleições aproveitam para obter compromissos dos partidos!

com a grande M.... de Carreira, o que nos falta mais??????


MUDAR! MUDAR! MUDAR DE PERSONAGENS PELO MENOS!
 
Compreendo inteiramente a existência deste pos´t, e partilho da crítica do Dr. Enf..
Não que estes temas não possam ser úteis à Enfermagem. Mas o que está em causa hoje em dia é muito mais sério do que estes investimentos pontuais na formação de cada um.
Os enfermeiros não estão a ser capazes de se afirmarem perante a sociedade como uma profissão que está lado a lado com a de professor, advogado, médico, juiz, deputado…
E até que as contas públicas estejam equilibradas, duvido que haja melhoria das nossas condições salariais.
Percebo o raciocínio do colega especialista em saúde mental, mas só quem não quem não conhece a lógica a que obedece a CESPU, é que pode ter uma visão tão cândida destas iniciativas.
Além disso, pergunto: é um curso de 24 horas que vai cimentar este tema na prática de cada um dos que o frequentar? Francamente!
 
Fiquei baralhado: o Enf. Germano também dá aulas na CESPU? Não era na Fernando Pessoa?

E é verdade ou não que o Pizarro tem ligações à CESPU, sendo um dos responsáveis pela iniciativa da criação da profissão de paramédico (futuro curso a ser leccionado nessa universidade)?
 
M.A. (Enf Especialista):
...Trata-se de uma técnica de psicoterapia,empiricamente estudada.
"Empiricamente"!!!!
Só me aptece dizer: Porra!!!!
 
Assustadora a irracionalidade do povo!
Neste caso:
Assustadora a irracionalidade de "alguns" Enfermeiros!
 
Ao anónimo das 12:18:

Quais as suas fontes para afirmar que o enf Germano Couto trabalha na CESPU?

Informe-se antes de vir para aqui mandar bacoradas!
 
Há enfermeiros que teimam em ficar agarrados à medicina (dos médicos) e não conseguem ver (as potencialidades) para além disso...
 
Ao caro ANÓNIMO que referiu
"...Trata-se de uma técnica de psicoterapia,empiricamente estudada.
"Empiricamente"!!!!
Só me aptece dizer: Porra!!!!"

Aconselho-o a explorar o conceito de "estudo empírico". Aconselhá-lo-ia a ler artigos CIENTÍFICOS para se familiarizar com a referida terminologia.
 
"Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé, como lhe foi passado.

O termo tem uma etimologia dupla. A palavra latina experientia, de onde deriva a palavra "experiência", é originária da expressão grega εμπειρισμός. Por outro lado, deriva-se também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade derive da experiência prática e não da instrução da teoria."
 
já alguem ouviu falar de uma m**** inventada á uns anos chamada metodo cientifico??

"...empiricamente estudada loooooooool..."
 
Interessante...será que ensinam a fazer bonecas de vudu :)
 
Agora que troquei a minha carreira de Enfermeiro por outra também na área da saúde, reconheço que é preciso que os Enfermeiros leiam muitos artigos científicos, aí está a base de quem quer discutir saúde nos seus mais variados temas.
Pensem nisto.
 
Não percebo o porquê da critica a este tema. Sempre quis acreditar que a nossa profissão, em especial as camadas mais jovens, tinham uma mente aberta perante as medicinas alternativas e suas eventuais vantagens. Penso que a hipnose pode ser muito vantajosa e só tenho pena que este curso seja tão distante da zona onde moro (São Miguel-Açores).
Força, mas nas críticas construtivas, ok!?
Bem haja.
 
Eu quero aprender a fazer uma boneca vudu da directora do meu serviço :)
 
Fico preocupada com tamanha tacanhes mental!
Aconselho a que entrem na definicao de macumba antes de mais .
Tenho 45 anos e o que aqui posso ler deixa-me preocupada. As pessoas teem o direito de aprofundarem os seus conhecimentos e interesses, se os cursos forem dados por alguem idoneo não vejo porque não! Afinal o enfermeiro tem que lidar com as pessoas em todas as suas vertentes e na psicologia apreendi que hipnose quando usada por quem a domina pode ser uma arma na psicanalise.Nao entendo o porque de tanta confusao, acho que se critica sem se saber do que se fala e isto não me parece ser adquado no comportamento de um enfermeiro de quem se espera actualização e mente aberta porque lida com o bio-psiquico-social de quem cuida.E quem para aqui vem falar de vodu tera que ir ler bem do que se trata ... haja paciencia!
O que aqui alguns colegas(??) opinam e ao dr. enfermeiro que coloca o tema e o relaciona com vodu deixa-me muito triste ....estarao a tempo de aprender, é uma questao de tempo e maturidade!
Mas temos o país que merecemos !
a titulo de exemplo é por estas e por outras que a medicina complementar ainda não foi integrada no sistema de saude portugues.

a rosa do deserto do seu descontentamento
 
A hipnose é tão velha como o mundo.
É uma prática muito perigosa se for usada por pessoas que não saibam dominá-la em caso de acidente, que também os há.
É de louvar estes programas estarem abertos a enfermeiros, pois são aqueles que mais bem posicionados estão para os usarem, nos doentes, com dificuldades.
Se ensinarem sob a bandeira da hinose clínica ou lá o que é, os 3 capítulos do hipnotismo: letargia, catalépsia e sonambolismo, os que conseguirem esses níveis com eficácia, o curso até é barato.
A catalépsia tem uma possibilidade que é a levitação. Por este estado de levitação podem ver como é que muitas directoras, coordenadores e outras ôras, conseguiram subir na vida: por levitação.
Pior do que isso é o implastro do Pinto da Costa, dr. Pizarro, fazer parte do grupo CESPU. E faz.
 
Até acho estranho não criarem logo uma licenciatura em hipnose :)...é que em 24 horas filhinhos, devem ficar a dominar a hipnose de caraças . A quem for tirar o curso aqui lanço o repto...vamos atacar a min.da saude de todos os flancos..a ver quem consegue hipnotisar aquele ser a ver se faz uns jeitinhos ao pessoal, que isto de viver na miséria já começa a aborrecer:)
 
Oh Doutor Enfermeiro, eu até o tinha em muito boa conta, mas este post é profundamente infeliz. Já os antigos teóricos das psicoterapias psicodinâmicas (na linha Freudiana) utilizavam a hipnose clínica no tratamento de situações em que os problemas passados da pessoa se repercutiam no seu presente.
Como tal, aconselho-lhe a inscrição no curso, porque pode aprender a diferença entre "hipnose" e "hipnose clínica", e assim publicar informações mais bem sustentadas num blog que até é lido por diversos enfermeiros e futuros enfermeiros!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!