terça-feira, abril 19, 2011

O lado de cá.

No cômputo geral - para um fatia ainda muito substancial do povo - quando se fala em Saúde, fala-se em Médicos. Esta classe representa/representou uma concepção lato sensu dos cuidados de saúde, principalmente de quem nunca tinha havia contactado com o trabalho de outras classes.
Durante todo o meu percurso profissional ouvi, na primeira pessoa, relatos disso mesmo: inúmeras pessoas/utentes reconheciam o valiosíssimo papel dos Enfermeiros após terem "necessitado". 
Esta semana mais um reconhecimento. O deputado Miguel Portas deixou bem claro o que pensa dos Enfermeiros. Regra geral os testemunhos iniciam-se do seguinte modo: "Eu nunca tinha percebido...". O Miguel Portas não foi excepção.
.

Comments:
é mais um que só descobre o nosso papel quando precisa :/
 
FANTÁSTICO!!! ALguém teve coragem para dizer isto em público. Pois é, quando se precisa é que se sabe e sente....
 
Daqui a (muito) pouco tempo volta novamente a esquecer-se! Costuma ser assim...
 
Sem comentários!
 
É para reproduzir e enviar aos conselhos de administração principalmente aos srºs enfermeiros directores que gradualmente se vão esquecendo que os enfermeiros tambem são gente que cuidam de gente pois cada vez pensam menos em nós
 
Ouve lá, quem é que ainda perde tempo a ver programas com nomes como "Herman 2011"???...
 
Sempre o fomos, o "coração do hospital", mas só se lembram ou nos reconhecem na altura das aflições ou apenas para servir-mos de carne para canhão em alturas de debáte politico. Passa a novidade, passa-mos para o desconhecimento novamente na mente deles que hoje nos vangloriam. Apenas gozamos uns momentos de gloria... e depois... voltamos a ser novamente herois mas nos bastidores... com carteira cada vez mais vazia..
 
É pena que estas mensagens não passem constantemente na televisão, para o cidadão comum, e repetidamente, tal como fazem quando acontece uma desgraça ou situação desagradavél. Mas o povo português é assim mesmo. Só valoriza as desgraças.
 
Uma forma muito simples e emotiva de demonstrar a dependência do hospital em relação aos enfermeiros, sem eles os hospitais não funcionavam.
A única coisa que lamento é que estes senhores só descobrem o valor dos enfermeiros quando precisam deles.
 
Não tem nada a ver mas...

JÁ VIRAM A LINGUAGEM DA CIPE????

É PARA MARCIANOS...

REALMENTE...
 
Quando foi na maior manifestação de enfermeiros de sempre, eles estavam lá todos (PCP,BE,etc.)mas depois nunca mais ninguém se lembrou que existiamos.
 
E que fique registado para memória futura. De aqui a uns anos o coração dos hospitais vão ser os Assistentes Operacionais. Olaricas... com alguns enfermeiros que deveriam ser expulsos!! Porque não tiveram escolas que os chumbassem...é que pedem para os Assistentes Operacionais fazerem tudo...estes é que serão os novos enfermeiros...não abram os olhos não!! Por causa desses monos esta-se a destruir uma boa profissão.
 
Foi agradavel ouvir estas palavras.flor
 
Só se lembram de Santa Bárbara(digo enfermeiros), quando troveja.
O pior é que esta "Santa" anda na penúria, á conta de uns iluminados patronos - sindicatos.
 
Seres Humanos sensíveis reconhecem e valorizam os outros….
Contraste com a atitude de políticos socialistas eleitos por muitos enf quando Mariana Aiveca intervém no Parlamento sobre a enfermagem no SNS em Março de 2010-
Os olhos são o espelho da Alma e as mãos dizem o que a boca não fala…. e as consequencias sentem-se nos dias de hoje.
Em nada contribuimos para a vinda do FMI
http://www.youtube.com/watch?v=SBwYosR4NY8
 
A enfermagem é única classe que conheço, que se acha no direito de exigir mais reconhecimento social... Não o ganha por mérito próprio, por desenvolvimentos científicos de relevo na SUA área, por ter profissionais acima da média... Não, prefere a via da exigência, como se alguém tivesse que admirar enfermeiros só porque sim... Mas isso também é fruto de um completo desnorte no que aos enfermeiros diz respeito... Os posts deste blog que se referem apenas e só à enfermagem, e apenas e só à ciência que (dizem)ela se baseia, são escassos e ignorados... Agora se falarmos em Médicos e prescripção...lol, não faltam aspirantes a mini-médicos a tentarem ser o que não são, e esgotam os comentários... Procurem um blog ou um forúm de Medicina e de Médicos e digam-me...quantas vezes de fala de enfermeiros/enfermagem??...0
 
pois é doutor enfermeiro, somos "o coração do hospital" e é do coração dos enfermeiros que estamos a falar...não dos actos técnicos, das picas e afins...muito menos das prescrições!
 
Pena que neste país só se dê importância a quem não fez e não faz nada para a merecer...

Quanto à nossa nobre profissão, valha-nos ao menos isso... saber que somos nobres todos os dias. Outros nem por um dia o serão!
 
Cada vez mais somos reconhecidos como a PRINCIPAL FORÇA dentro de uma instituição de saúde , só tenho pena que nem todos o reconhecem a começar pelos SRs. ENFERMEIROS
 
560,6 enfermeiros por 100 mil habitantes (NOTA:Faltou dizer que a grande maioria encontra-se no desemprego ou emigrou).

Fonte: RETRATO
DE PORTUGAL
Resumo de indicadores da sociedade portuguesa contemporânea.
Números que contam a nossa história mais recente.
Um convite à discussão sobre os factos.
 
O SEP anda a dormir;
nem em epoca eleitoral exige o que quer que seja;
Não há o diploma da Avaliação de Desempenho;
Não há valorização da Direcção de Enfermagem;
Não há valorização do Enf Especialista;
ENFIM, PARA QUE SERVE O SINDICATO DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES?????
 
11:06 AM
Um chupista é também considerado uma pessoa que rouba ou que "absorve" com "lata" tudo aquilo que os outros têm aproveitando-se a abusando do seu estatuto para a alteração de dados ou receber lovoures a seu bem.
 
Então não é que os sr. Médicos no hospital x, todos os turnos que fazem á noite são pagos em horas extraordinárias!!!
Então não é que os sr. Médicos no hospital y, todos os turnos que fazem á noite são pagos em horas extraordinárias, e fazem presença fisica em casa (e ficam os internos a fazer presença? no Hospital)?!
 
O SEP e a nossa ORDEM DOS ENFERMEIROS anda a dormir;
nem em epoca eleitoral exige o que quer que seja;
Não há o diploma da Avaliação de Desempenho;
Não há valorização da Direcção de Enfermagem;
Não há valorização do Enf Especialista;
ENFIM, PARA QUE SERVE O SINDICATO DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES?????
 
O SEP e a nossa ORDEM DOS ENFERMEIROS anda a dormir;
nem em epoca eleitoral exige o que quer que seja;
Não há o diploma da Avaliação de Desempenho;
Não há valorização da Direcção de Enfermagem;
Não há valorização do Enf Especialista;
ENFIM, PARA QUE SERVE O SINDICATO DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES?????
 
É de pasmar que este senhor , um político, só agora se tenha apercebido da existência dos enfermeiros. Se calhar também acha que o leite vem do pacote.
De qualquer das formas não é por via deste tipo de testemunhos, reveladores de uma ignorância atroz, que a enfermagem vai mudar o rumo que hoje toma.
Também não é pela crítica ao que os médicos auferem que a coisa vai melhorar. Queria ver os senhores enfermeiros a dizerem NÃO, se lhes oferecessem os ordenados que tanto cobiçam .

Cumprimentos a todos
 
...
 
"é mais um que só descobre o nosso papel quando precisa :/"

"FANTÁSTICO!!! ALguém teve coragem para dizer isto em público. Pois é, quando se precisa é que se sabe e sente...."

"Daqui a (muito) pouco tempo volta novamente a esquecer-se! Costuma ser assim..."

"Sempre o fomos, o "coração do hospital", mas só se lembram ou nos reconhecem na altura das aflições ou apenas para servir-mos de carne para canhão em alturas de debáte politico. Passa a novidade, passa-mos para o desconhecimento novamente(...)"


OK. Tenho de concordar!
É verdade sim senhor!

Mas os senhores por acaso sabem o que é ser-se: lixeiro, bancário, caixa de supermercado, porteiro, segurança, polícia?

Só sabe quem o É! Não é?

Quanto ao comentáro: "É pena que estas mensagens não passem constantemente na televisão, para o cidadão comum, e repetidamente, tal como fazem quando acontece uma desgraça ou situação desagradavél."

Não fique tão seguro disso, nós cá andamos a ler e a "observar" e comentar, aqui na net e noutros sítios!

Pois... nem todos somos cidadãos irresponsáveis e desatentos.

OK?

Cumprimentos a todos.
 
Esta reação de Miguel Portas em nada surpreende. A cara do serviço de saude são essencialmente dois serviços a urgencia e a consulta externa. Logo a preocupação em colocar nesses serviços profissionais de enfermagem com caracteristicas relacionais e tecnico-cientificas irrepreensiveis são o passo que falta e do espirito com iniciativa para aos poucos ir marcando a sua posicição e espaço.

Daí que as pessoas só se apercebam da importancia do enfermeiro na sistema de saude quando chega a um serviço de internamento com fragilidade emocional, com dor e muito medo...
 
e no hospital Y dito EPE o exmos srs drs dum serviço trabalham apenas 3 dias por semana e auferem um alto vencimento (4000 e 3500), fazem lá um fim de semana ou outro por mês de urgência até às 21 e ganham uma "misera" prevenção e ficam indignados quandos os acordam durante o seu sono reparador. Já agora os outros dias passeiam pelas privadas e volta e meia o serviço passa a internamento privado com doentes fora da área do hospital Y EPE.
 
A dor, o medo e a solidão são em conjunto um ponto importantissimo.
Surge principalmente quando a noite cai, manifestando-se com insonia, ansiedade, choro. O doente toca a campainha para perguntar que horas são, espera que o enfermeiro passe com a sua lanterna, pede agua...e quantas vezes o enfermeiro dá a mao ao doente ate este adormecer e explica que nao esta só... mas a enfermaria está cheia ás vezes com macas com outros doentes como ele... e só há dois enfermeiros, para o que der e vier...
 
Cara Joana C.,
colocou o meu comentário no seu (2.º)e tenho uma coisa a dizer-lhe: em boa verdade o enfermeiro sabe o que é e quem é o lixeiro, o bancário, o caixa de supermercado (...), porque passa todo o tipo de pessoas pelas nossas mãos. Além do mais.... antes de sermos enfermeiros somos pessoas e cidadãos.... compreende?
 
Justifica-se uma campanha que deixe as escolas à beira do abismo por falta de alunos. Aproxima-se a fase de candidaturas. Façamos um apelo nos meios onde há gente que espalhe que não vale a pena vir para esta profissão. Temos que mostrar os podres, a porcaria que isto é. Enfermagem já era! Juntem o testemunho dos desempregados, dos que trabalham noutras áreas depois de se licenciarem em enfermagem, dos que já estão e como são tratados...
vão ver como as escolas se vão abaixo!
 
E tendo em conta que os enfermeiros dividem para dormir ou apenas descansar ( que isto há gente que sofre de insónias), a dita enfermaria até se orienta só com um enfermeiro.
O doente toca à campainha mas não são só os enfermeiros que lá vão.

Cumprimentos
 
Anónimo das 12.05pm ou és ignorante, ou és Mentiroso! Vou mais pela 2a hipótese...
 
embrulhem este video e ofereçam de prenda de Páscoa á nossa Ministra da Saude,ou.....esperem que também ela....um dia precise da mão fresca dos enfermeiros.
 
lol
 
não sabia que se podiam fazer jornadas a pagar pelos enfermeiros do próprio hospital. organizadas no serviço mas a vinte euros cada entrada. no hospital nossa senhora do rosário está assim. é legal?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!