quarta-feira, abril 27, 2011

Ver o mundo à Guada(lupa).

"Estes 42 médicos foram contratados para os cuidados de saúde primários, nos quais faltam cinco mil Enfermeiros", afirmou Guadalupe Simões" link

"Faltam cerca de 25 mil Enfermeiros em Portugal: 20 mil nos hospitais e 5 mil nos cuidados de saúde primários" link

Para quem está, infelizmente, em situação de desemprego, estas palavras são um bálsamo para os ouvido e poderão compreender menos bem críticas que se lhes dirija.
Quero acreditar que esta notícia veio a público por encomenda. Provavelmente, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) queria apenas fazer anunciar que ainda está vivo. Só isso. De pouco mais servirão estas palavras. No mínimo, fica bem a uma estrutura sindical ter esta postura.
O Estado contrata 42 Médicos e o SEP exige 5000 Enfermeiros. Em plena crise, não é muito prudente empregar a "técnica marroquina" da negociação (pedir 5 euros, para vender por 1). 
Em primeiro lugar porque a ordem de grandeza é, porventura, inassociável. No sentido de conquistar credibilidade é fundamental tornar coerente determinada reivindicação relativamente ao contexto.
.
No que diz respeito aos 25 mil Enfermeiros em falta e a suposta cumplicidade de conhecimento de causa da ACSS, haveria muito para dizer, embora não me pareça saudável entrar em repetições. 
Constata-se é que os Enfermeiros são uma classe profissional com um queixume crónico no que diz respeito a números, sem paralelo noutras profissões. 
O que espera o SEP deste queixume? Deve estar à espera que um suposto Governo (de preferência na pessoa de um Ministro/a da Saúde e  Finanças) esteja sentado/a no sofá, no conforto do seu lar, leia esta notícia e no dia seguinte - de dedo em riste - proclame em sede de Conselho de Ministros: - "Pessoal, hoje é para contratar 25 mil Enfermeiros"!
.
Concluímos, portanto, que a "técnica dos 25 mil", não deverá surtir muito efeito. Sempre haverá um plano B: um volta de bicicleta à volta do Hospital. 
Os entusiastas do barulho terão ainda à disposição o plano C, sustentado em apitos e confettis, enquanto o homem do cadáver se desforra ao megafone como se não houvesse um amanhã. 
Como a esperança é a última a morrer, claro que há um plano D: despir as "fardas" e lança-las ao lume ao som rítmico do batuque dos tambores.
No final de mais um dia de luta, desmancha-se um pito, molha-se no piripiri e retempera-se as forças porque amanhã é dia de manif e os 3 colegas que a vão constituir têm de descansar as varizes.

Comments:
pode gostar de saber
http://madespesapublica.blogspot.com/
 
essa qualquer dia salta para a ordem, e esta orientada. o j.c. é que nao vai para lado nenhum, nem larga o tacho, vai a votos pá, estamos em democracia.....

25 abril precisa-se no sindicato
 
Mas o que é que esperam da guadalupe??
 
PAREM COM ESTAS ALDRABICES!

Já ninguém acredita na falta de enfermeiros em Portugal.
Se é verdade que faz falta assim tanta gente, como é que os hospitais e centros de saúde funcionam?
Ridícula esta posição dos nossos sindicalistas.
Se aproveitassem os enfermeiros que estão a (fazer de conta) que são chefes de serviço e “segundos elementos” (?), a qualidade dos cuidados já aumentaria significativamente.
 
se faltam 25 mil enfermeiros, de que estão a espera? Vamos lá abrir mais vagas nas escolas de enfermagem e continuar a formação maciça de enfermeiros. Depois sim quando esta senhora tiver um pelotão de 20, ou 30 mil enfermeiros desempregados, aí sim vai ter poder negocial e ter enf. a ganhar 3 Euros a hora, a recibos verdes e etc, etc. Em que país vive esta senhora? Pensem sim em reduzir o nº de entradas nas escolas e em reivindicações exequiveis para os que estão no activo, com as transições para a nova carreira, os enfermeiros especialistas não compensados por tal, 35 horas semanais e horas de qualidade iguais para todos os enfermeiros...
 
Esta Sra que vá mas é trabalhar que nunca o fez.
Que defenda é os interesse dos enfºs especialistas e enfermeiros em geral que são os unicos profissionais que apesar de terem pago para melhor se qualificarem não vêm reconhecido monetariamente as suas competencias.
 
NÃO é a única a pensar isso,perguntem ao distinto enfermeiro Deodato da Ordem e ele dirá o mesmo.Está tudo bem alinhado.Façam-se mais enfermeiros pois então,a europa está carenciada e há países com muita falta deles.VAMOS EXPORTAR ENFERMEIROS JÁ QUE NÃO SABEMOS EXPORTAR MAIS NADA.
Assim vai este querido país,que não tarda muito a ser desactivado.
Perdoai-lhes senhor,que eles não sabem o que fazem!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!