segunda-feira, maio 09, 2011

Dia Internacional do Enfermeiro...


.
Spot comercial de homenagem aos Enfermeiros e reconhecimento da profissão
.
12 de Maio - Dia Internacional do Enfermeiro - está à porta e com ele as tradicionais comemorações que a Ordem dos Enfermeiros planeia para a efeméride.
.
Este ano parece-me que alguém deu um salto qualitativo no que diz respeito à visibilidade social da profissão. A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRNOE), presidida pelo Enf. Germano Couto, ao invés de relembrar o dia com actos celebratórios de círculo fechado (só e apenas direccionados para os membros), decidiu encetar a maior campanha de marketing e visibilidade social de sempre relativa à Enfermagem - gesto comemorativo. 
Como foi possível constatar  há bem pouco tempo com o caso "Miguel Portas", os cidadãos reconhecem o trabalho dos Enfermeiros quando a ele sujeitos, através da necessidade. 
Assim, a SRNOE recorrendo a outdoors em placards publicitários e autocarros, a spots alusivos à profissão em cinemas e canais televisivos, marca o início de uma nova era/patamar na gestão de imagem da Enfermagem. Estratégia muito diferente dos restantes Órgão e Secções da OE, que se remetem ao mesmo e aborrecido plano de sempre (ver SR Centro da OE): debates e mais debates, onde se debate tudo aquilo que está debatido e é sobejamente conhecido. Os problemas e diagnósticos estão amplamente estabelecidos: urge operacionalizar, consubstanciar e materializar um rumo de acção e intervenção.
.
Os últimos 8 anos foram pródigos naquilo que a Bastonária da OE (Enf. Maria Augusta de Sousa) melhor sabe fazer: projectos inconclusivos, estratégias indefinidas, processos abstractos, e intervenções inférteis. Em retrospectiva, é fácil concluir que em termos absolutos, nos últimos 8 anos, são ocos, ou seja, o que conquistamos nós, os Enfermeiros?
.
.
Cartaz  publicitário


Comments:
É pena é que o essencial não tenha sido feito( durante estes 4 anos)....através da valorização da profissão no campo, da exigência e da pressão, atempadamente e oportunamente,junto do Ministério e da Comunicação Social, para o reconhecimento e valorização da profissão. Spots publicitários? não entendo, melhor entendo sim, que o Enf. Germano é Candidato a bastonário......
 
Pois meus amigos o dinheiro abunda!!!! as nossas quotas permitem estes camaradas brilharem... O dia internacional do enfermeiro, não, temos que debater o nacional do Enfermeiro! Já pensaram quão diferentes somos para nos comparar aos outros?!
è , a necessidade que temos é de unir forças contra o drácula encapotado, os enfermeiros continuam no caminho de 2ª, ou seja, enquanto os outros profissionais andam na auto estrada, nós vamos pela via municipal! Temos que dizer cghega, o G.Couto não vai tratar de nós, pois esteve lá estes anos como reg norte e nada fez por nós, queremos alguém que tenha autoridade política para o assunto, José Azevedo.
 
Soa mesmo a campanha.....e soa mal....faz lembrar a venda de um produto qualquer...que necessita de publicidade para ser comprado..ora a Enfermagem tem muito mais valor do que isto...o Enf. germano está a fazer Campanha com o nosso dinheiro.....
 
Seremos motivo de chacota mais uma vez.....trabalho pela Enfermagem...nem vê-lo....agora imagem e sinais de grandiosidade....sempre....a tal pobreza de espírito...sempre presente na OE, afinal nem o Enf. Germano escapa.
 
Há algum tempo, postei aqui um comentário onde achava "estranho" o destaque que o DE dá a este colega Germano Couto. Acabo de ter certeza que se trata apenas de campanha. Lástima
 
Os enfermeiros andam loucos! Enquanto a Ordem dos Enfermeiros nada fez, é porque nada fez; quando alguém faz algo PELOS ENFERMEIROS, é porque é campanha eleitoral! Haja paciência. E já agora, se há alguém que tem feito MUITO pela Enfermagem é o Enf. Gemano Couto. PARABÉNS.
 
Independentemente dos interesses que possam estar por detrás disto, como alguns suspeitam, a meu ver o resultado final está absolutamente fantástico!
Não estamos em época de estar a criar ainda mais desunião na classe, a meu ver os fins justificam os meios. temos de valorizar o trabalho quando é bem feito! há interesses por detrás...e depois?? Há quem faça alguma coisa neste país sem qualquer interesse pessoal, profissional ou outro qualquer?? Se houver que atire a 1ª pedra!!!
À SRN da OE, os meus sinceros parabéns, quem me dera que a secção regional da minha zona fizesse algo semelhante, pelo menos víamos dinheiro bem empregue!!
JP Açores
 
Começa mal o enf. germano. O dinheiro da ordem não é para fazer a sua campanha para bastonário. E porque digo isto? Porque o ano passado não fez nada disto. Se quer fazer campanha faça como a enf.ª Ana Rita, use o seu dinheiro pessoal e assuma-se primeiro em vez de precisar de vagas de fundo. Poupe mas é o dinheiro dos enfermeiros.

Helena, Coimbra
 
Voto útil no germano couto.
Queixas á SRN, louvor a quem ameaça enfermagem precaria,eis a realidade que temos na enfermagem bem instalada na vida.
 
Pura campanha à nossa custa e ha quemvá na cantiga, ora indaguem em quantos sitios vai estar esse senhor no dia d enfermeiro, e fazer o quê, campanha, e alimentada por quem, pelos candidatos da lista dele e que gerem os hospitais e intituições por onde ele passará
 
Mais um dia comeorativo de Reconhecimento Internacional do Enfermeiro.
Se a Ordem (SRN) nada faz, são criticados, se fazem, criticados são, vamos lá nos entender!
Colegas, os cidadãos necessitam de serem informados, pelas vias mais eficientes e eficazes da intervenção do enfermeiro nos três nivéis de prevenção:Primária,secundária e terciária.
Dou os parabéns aos colegas da SRN por esta inovação de marketing!
 
Mais do mesmo...
Só politiquices e jogadas calculistas com o dinheiro de todos nós.

Visibilidade e reconhecimento social? Consegue-se sim, nos nossos locais de trabalho, e apenas aí..Não tenham ilusões, esses são os nossos campos de batalha.
 
Mais do mesmo...
Só politiquices e jogadas calculistas com o dinheiro de todos nós.

Visibilidade e reconhecimento social? Consegue-se sim, nos nossos locais de trabalho, e apenas aí..Não tenham ilusões, esses são os nossos campos de batalha.
 
No momento actual, o campo de batalha é também a opinião pública, e qq instituição tão representativa como a nossa, terá o direito bem como o dever, pelo seu mandato social, de estar nas plataformas media públicas e redes sociais.

Como cidadão fiquei bem esclarecido do valor do papel do Enfermeiro, como profissional, congratulo a todos.

Por tudo isto, BEM HAJAM.

E Feliz Dia 12 de Maio!
 
MUITOS PARABÉNS. Finalmente alguém faz algo pela Enfermagem. Parabéns Enf. Germano Couto. Sei que foi o único dentro da Ordem a votar contra o aumento de quotas. Isso é de valorizar. Use o nosso dinheiro para promover a profissão e não dê ouvidos a velhos do restelo. Mais vale usar o nosso dinheiro neste tipo de campanha do que no envio de revistas ocas e sem interesse. Uma vez mais os meus PARABÉNS.
 
Pura campanha às nossa custas ?

Olhem que devem passar no Cogitare -http://cogitare.forumenfermagem.org/ pois olhe que por lá a Enfermeira Vera faz uma análise curiosa e talvez com alguma isenção.
 
Não há dúvida que as políticas seguidas até hoje não resultaram em nada... logo temos de Mudar! Parabéns SRNOE!!!! e partir de agora, que se continue assim, nas SR todas.... A mudança também parte de nós!
 
Lamentável o uso do dinheiro de todos nós para campanhas que servem interesses e vaidades pessoais. Quanto custa? Onde está o trabalho com os colegas nos locais onde sofrem todos os dias? É somente espectáculo! Utilização abusiva do nosso dinheiro para proveito próprio. Colegas da SRN insurjamo-nos contra mais esta farsa inadmissivel. Basta destes "senhores", concretamente o GC, usar-nos. Perguntemos-lhe pelo trabalho realizado.
 
Isto não é novidade nenhuma, ainda há pouco tempo andaram autocarros a circular na cidade de Portalegre com cartazes com a seguinte mensagem " Enfermeiros sempre perto de si". De referir que esta iniciativa foi levada a cabo pelos alunos do curso de mestrado da escola da referida cidade.
 
E os outros actual ordem e possiveis candidatos da actual ordem, tb não o fazem. Pelo que vejo a ordem do centro juntam uns quantos amigos para mais um dia cheio de demagogia e provavelmente depois vão jantar à pala das cotas.
 
para aqueles que insinuam gastos exorbitantes com esta campanha, já tiveram o rasgo de seriedade e inteligência de perguntar quanto é que custou? já se perguntaram se porventura a mesma não foi aprovada pelos ENFERMEIROS em assembleia geral da SRN, onde se aprova o plano de actividades anual? os que lançam este tipo de acusação é que andam a fazer campanha... mas suja... encaputada.... baseada na depreciação do trabalho que quem quer efectivamente promover a imagem da profissão utilizando os mecanismos próprios dos tempos actuais.
 
Claro que isto é pura campanha... é pura demagogia...
Mas já sabemos quem temos. Senhores enfermeiros o Presidente da SRN Enf.º Germano Couto é membro do concelho directivo nacional, este orgão votou por unanimidade o aumento de quotas, logo ele também votou. Simples pois para meio entendedor meia palavra basta. E agora sabemos porquê, para o financiamento da promoção pessoal e colectiva de um clientelismo social democrata que já vem do padrinho (josé azevedo).

Só alguem de fora pode por cobro a esta DesOrdem. Força Ana Rita os novos Sociais Democratas estão contigo.

Pedro Reis
 
É verdade, sim senhor. O Germano faz muita campanha por nós, em favor dele. Fazer campanha é alguma coisa.
E até votou contra na reunião da direcção da OE, dizem, os que viram.
Foi pena estar no Brasil quando foi a Assembleia que aprovou o aumento de quotas. Aí nem contra nem a favor.
Mas para quem se satisfaz com campanhas, tem aí um bom candidato.
Por causa das campanhas que encobrem as mísérias e incapacidades é que estamos assim.
 
Não basta apenas produzir um produto de qualidade! É também mandatório criar uma imagem de marca para essa mesma qualidade,imagem essa que crie na população um sentido de confiança nesse mesmo produto,e que a induza à sua procura.
Não sendo propriamente um produto puro, mas talves mais um serviço que se presta, a Enfermagem tem alguns pontos de contacto com diversos aspectos desta realidade e existem lições que se poderá extrair da teoria do circuito de um produto; Os princípios que subjazem a qualquer produto de qualidade, desde a sua fase de investigação e desenvolvimento , distribuição/oferta e publicitação terão de marcar cada vez mais a vida da profissão.
Dizer que o Marketing banaliza aquilo que anuncia e que é uma manobra de engodo só pode ser encarado como analfabetismo profissional e uma grande falta de sentido estratégico.
Médicos, Advogados, Engenheiros, por exemplo, há muito que descobriram a importância do Marketing e usam-no amplamente. Não é por isso que perdem prestígio ou credibilidade, mas antes confirmam-no perante a sociedade de informação.
No entanto, constato que ainda há muitos Enfermeiros que vivem ainda num paradigma que cultiva uma imagem cinzenta, anedónica e silenciosa da profissão, tornando-os numa espécie de operários de bastidores para que outras estrelas possam brilhar no teatro da saúde.
Concordo em absoluto com esta estratégia da SRNOE, e espero que esta se replique em outras ocasiões. Para isto, não me importo de pagar 10 euros por mês; para congressos de ética ou debates estéreis, mesmo um euro por mês seria demais!...
 
Tenho pena de a limitação de horizontes dos colegas.. temos o exemplo da Lara... que sob o efeito de pó de talco das luvas ainda acredita no Enf. Azevedo... um enfermeiro que pode ter feito muito, mas que é parco em carácter... e não é este tipo de enfermeiro que quero na Ordem.
Dou um exemplo... olhem a quantidade de dinheiro que os farmaceuticos gastam em publicidade.. apenas para se aproximar do cidadão.... venha cá ver as TA, a glicemia, venha cá que aconcelhamos... é isto que deveriamos estar a fazer há muito... incentivar a procura da população pelo seu Enfermeiro.
Cresçam, levantem a cabeça e olhem para o horizonte, para o futuro ... não sejam limitados.
Por fim, quanto a Ana Rita andar a fazer campanha do bolso dela... acordem para a vida!!!!
 
Para o Pedro Reis das 5:49:

O Enf Germano Couto votou no Conselho Directivo... contra! Antes de difamar informe-se. Quanto à social-democracia do Enf Germano, se for a filosofia política e não o partido em sim. é bem-vinda. Mas ficámos esclarecidos quanto à social-democracia da Ana Rita e seus acólitos. Como você mesmo afirma "os novos Sociais Democratas estão consigo". Por outras palavras, os jotinhas da JSD decidiram lançar uma candidatura à Ordem. Será caso para dizer...cresçam e apareçam.
Mais uma coisa: o marketing profissional é há muito uma ferramenta essencial no mercado de bens e serviços profissionais, ao qual está indexado o valor social de uma profissão.
 
Porquê só agora este tipo de campanha e não há varios anos tal como já tinha sido sugerido por varios colegas?
 
Esta campanha só é percebida pelos colegas que têm visão, esperança no futuro e que lutam todos os dias por uma Enfermagem melhor!!!

Quanto aos que criticam de forma gratuita sem apresentar ideias e soluções e pior que isso sem se mostrarem disponíveis para trabalhar pela Enfermagem, fica o desafio, Apareçam!!

Quanto ao Enfermeiro Germano e à sua equipa, mais uma vez... PARABÉNS, marca a diferença e pela positiva!!!
 
Viva...

Parece que o video foi feito inteiramente no CHVNG/E, EPE.

Lamento é que na fase final apareça a Sra Enf. Manuela Falcão que em nada dignifica a profissão de Enfermagem.

Lembre-se que ela foi conivente com condições sub- profissionais no BO. Juntamente com o seu compincha - Enf. Jorje Miranda - manipularam os seus enfermeiros e as denuncias na OE.

Vivam os Falcões...
 
Pois é meus amigos enfermeiros, parece que começam a abrir os olhinhos (compressinhas com SF?)para uma realidade já com barbas e que como alguem aqui já referiu dá pelo nome de marketing publicitário levado a cabo por AGENCIAS DE COMUNICAÇÃO pagas a peso de ouro (reparem que não existe um único dia em que não apareçam assuntos médicos nos vários orgãos de comunicação social)mas com uma eficácia garantida (perguntem ao socrates como é que funcionam essas coisas...)
O que me parece é que se querem PROMOVER a Enfermagem e os Enfermeiros invistam sim na qualidade dos cuidados prestados e na motivação de quem os presta que o reconhecimento profissional por parte das populações já existe e recomenda-se.
 
Isto tem tanto de vergonhoso, como de ridículo!! A classe de longe mais respeitada em Saúde, mais reconhecida e mais procurada NUNCA andou de panfleto e outdour a fazer publicidade barata... Os enfermeiros apostam claramente no sentido errado, da autopromoção só porque sim... Tenham vergonha!
 
Parabéns pela iniciativa!! Está a causar impacto na população, e isso é bom para o reconhecimento do estatuto do Enfermeiro na sociedade...quanto aos comentários depreciativos que por aqui leio, interpreto-os como leitura politica do actual regime, bem demonstrado na primeira fila da apresentação do programa de governo Socrates com a presença da Sra. Bastonária...

É hora de MUDAR!!

Mas se estão satisfeitos, sempre podem continuar com os mesmos...a democracia é assim!

Saudações cordiais a todos os colegas Enfermeiros.
 
Caro Pedro Reis, leia a proposta de Aumento de Quotas e pode verificar que a mesma foi aprovada em Conselho Directivo da Ordem por MAIORIA, ou seja, "alguém", votou CONTRA. Quem será, quer adivinhar? Aliás, se tivesse estado na Assembleia de aumento de quotas, certamente teria ouvido o Enf. Germano Couto a discursar CONTRA O AUMENTO DE QUOTAS. Quer mais provas...? Parabéns pela excelente iniciativa.
 
http://videos.sapo.pt/okMGNjpy8idGzlLOFzqR

Este é o link do vídeo da Ana Rita para a comemoração do dia do Enfermeiro. Custou zero, custou apenas a boa vontade de ter gravado os depoimentos que foram pedidos especificamente para este dia.

Ter ideias e iniciar um projecto não custa dinheiro, os projectos são do tamanho e da dimensão dos sonhos que nós temos e o nosso é mudar.

A Ana Rita conta com o trabalho daqueles que querem fazer diferente e isso não custa dinheiro, felizmente.

É possível fazer diferente.

Não creio que o DE coloque aqui o vídeo que fizemos para homenagear os Enfermeiros mas todas as acções são positivas para dar visibilidade à profissão.

Este foi o nosso contributo.

Feliz dia do Enfermeiro para todos.

Artur, Lx
 
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=18896
 
Eu não estou preocupado com o que o Enf Germano FAZ, estou sim preocupado e desiludido com oque a Ordem dos Enfermeiros Nacional NÃO FAZ pela nossa Enfermagem!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Eu não estou preocupado com o que o Enf Germano FAZ, estou sim preocupado e desiludido com oque a Ordem dos Enfermeiros Nacional NÃO FAZ pela nossa Enfermagem!!!!!!!!!!!!!!!!!

É TEMPO DE MUDANÇA.
 
O cartaz até está interessante, bem conseguido. No entanto provoca-me um qualquer sentimento negativo que ainda não sei bem especificar. Sinto que a sociedade em que vivemos não merecem esse cartaz. Não simpatizo com o papel paternalista com que define os enfermeiros. Não gosto do sorrisinho da moça, fartamo-nos de ouvir criticas, de ser pagos a preços inferiores ao de uma empregada doméstica, do papel condescendente do médico. Por que ri a mocinha?? Será que é estúpida? Será que é paga para se dobrar até se ver já sabemos o quê...e neste caso nem devia ser mau de se ver. ?! Sim, o cartaz é bonito, mostra uma menina simpatica mas não, não temos razões para celebrar!!
 
oS ENFERMEIROS DE REABILITAÇÃO DEVEM ESTAR TRANQUILOS E CONTINUAR A FAZER O QUE DE MELHOR SABEM, POIS O GRANDE BENEFICIARIO É O CIDADÃO.

PARABENS, ENFERMEIROS DE REABILITAÇÃO, VOCES SÃO FANTASTICOS. CONTINUEM. SÃO UMA GRANDE FORÇA DA ENFERMAGEM.
 
A SR Norte é somente distrito do Porto? Acordem Enfermeiros do Norte!
 
parabens a quem nos trama? o Germano que fez pelos Enfermeiros? Não digo Colegas pois ele não nos considera! Vamos começar a refletir:
a Ana Rita usa o namorado para promover as declarações dos senhores da TVI quanto aos Enfermeiros, o namorado, Enes é jornalista lá, TVI... Não sei se o Azevedo vai á luta, pois se for temos a obrigação de o acompanhar, só ele nos defende.
 
Ao anonimo das 9:01
Como é possível comentarios tão poucos dignificante? A Lara, tenho lido muito sobre o que comenta, está no caminho certo. Comenta com sabedoria e dá o testemunho real da nossa vivencia.
Não tem pó de talco... tem a responsabilidade de exigir autonomia e não subserviencia!...
 
vendo alguns comentários como o do anónimo das 8:54 só se pode concluir uma coisa...há gente mesmo burra. e a viver no passado!!!
 
Anónimo das 10.19 vai para lá tu distribuir panfletos e exigir reconhecimento... Comigo não contem para palhaçadas! Nunca vi nenhuma profissão a colocar outdoors e cartazes de autopromoção e proclamação... Ridiculo. Qualquer dia enfermagem e marketing são sinónimos...
 
Parabéns à SRN/OE, pelo menos esses mostram para onde vai o nosso dinheiro das quotas.
De lamentar é que a OE nacional não queira aproveitar as boas ideias e acções promovidas por outros que não seus seguidores…
Aos Enfermeiros que sentem a profissão:
Divulguem o mais possivel e por todos os meios, todas as boas iniciativas que dignifiquem a nossa classe profissional !!!
FORÇA ENFERMEIROS
 
Depois de ler os comentários concluímos:
1- Germano Couto iniciou campanha eleitoral com o dinheiro dos enfermeiros;
2- O PSD quer tomar conta da OE através de Germano é pena não se entenderem e Rita desalinhou (as lutas dentro do partido)
3- Germano votou a favor do aumento de cotas na OE (área reservada da OE acta da reunião)
4- A SRN da OE prometeu tudo aos enfermeiros na campanha, confiamos na mudança e o resultado é 30 vezes pior, nada fizeram a não ser esbanjar o nosso dinheiro (ver relatórios de contas da SRN)
5 - Germano Couto e seus amigos trabalharam apenas em proveito próprio em acções de marketing. Quem pagou?
Conclusão:
No fim do ano não à demagigia e ao populismo, todos fomos enganados por Germano e seus amigos (ver compromissos de campanha das ultimas eleições) não cumpriu nada.
Era novo na profissão e deixei-me enganar, por isso colegas tem que aparecer alguém ligado aos cuidados que não seja politico e que pela enfermagem se candidate para mudar a SRN da OE.
 
Ao anónimo das 3:23:

Excelente conclusão imparcial. Os meus parabéns! Nunca pensou em ir para jornalista do Avante?
Apareça nos sitios certos para mostrar a sua opinião e discutir tomadas de decisão/posição!
Por haver tantos velhos do restelo é que a profissão está como está....
Open Your Mind!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!