terça-feira, maio 03, 2011

Leitura recomendada.


"Notas sobre Enfermagem
Autor: Florence Nightingale
Tradução/Revisão Técnica e Científica: Enf. Germano Couto/Enf. Carla Ferraz
Nota: a 1ª edição remonta há mais de 150 anos
.
"Notas sobre Hospitais"
Autor: Florence Nightingale
Edição: Sindicato dos Enfermeiros
Prefácio: Enf. Germano Couto
Posfácio: Enf. José C Azevedo

Comments:
Caro DE, sem desvirtuar os seus últimos posts, mas.... então nem uma palavrinha sobre a integração das equipas vmer nas urgências??!! Acho que era mais uma vez aqui o local óptimo para abrir uma discussão à volta deste tema e das suas (muitas) consequências, sobretudo para os enfermeiros.
Cumprimentos
 
Gostava de saber qual é a opinião do DE sobre ambos os livros, já que me parece que os seus conteúdos podem ser lidos apenas como matéria histórica que nada releva para o que se pretende que seja a enfermagem actual e futura.
Exceptuam-se algumas ideias ligadas ao registo da actividade, mas a filosofia dos cuidados subjacente aos apontamentos de FN podem ser interpretados hoje em dia, na minha opinião, como referências a "cuidados de enfermagem" de cariz meramente servil perante o doente e o médico.

VV
 
Era o que mais me faltava com o meu ordenado de 900 euros andar a gastá-lo em livrinhos da florence...
 
@VV

de uma forma geral é sempre muito importante conhecer a história, para que se possa interpretar o presente e, de certo modo, perspectivar o futuro. Todavia, se os ler, ficará surpreendida como um livro com cerca de 150 anos poderá estar tão actual.
Estou certo que compreenderá que, ao invés do que julga hoje, FN não seria assim tão "servil". Fica para leitura, são ambos muito acessíveis e pedagógicos.
 
"Todavia, se os ler, ficará surpreendida como um livro com cerca de 150 anos poderá estar tão actual."

Dá que pensar... é o livro que está actual ou é a enfermagem que está (mais que) ultrapassada?
 
DE
Tenho as versões originais e não imagino a sua utilidade para a enfermagem que se pratica hoje,de uma forma geral. Talvez lá esteja a essência da enfermagem e não quero com isto dizer que não entendo a importância de os ler, mas estaremos preparados para um choque tão grande?

Sim,talvez fizesse falta a sua leitura.

VV
 
Ó Sr. Dr. Enfermeiro, esse LProlol ou lá o que é, parece ter uma excrescência mental ou física provocada por alguma enfermeira, que têm tanto direito a fazer enxertos desses como qualquer outra.
Se se alimentou de leite enquanto pequeno é mamífero , logo animal.
Devia estudar um pouco de enfermagem para saber a origem de FN que até inventou o processo clinico e reduziu a mortalidade de 42% para 2% combatendo a gangrena e erisipela, sem a ajuda do Dr. Antibiótico; somente com o arejamento e atendimento adequados. Ah!
Também já havia médicos.
Se deu exemplo de servilismo foi bem compensado pois as ossadas da dita Senhora Enfermeira estão no panteon dos notáveis.
Servir com dignidade e samaritanismo do bom, não é ser servil.
Para parvo, no sentido de pequeno já nos basta o tal de LProlog.
 
Como gostaria de dizer aos pseudo-enfermeiros que deixam aqui as suas mensagens?!
Tenham um pouco de vergonha e deixem os comentários para os verdadeiros enfermeiros.
 
E… não podendo fugir á senda da divisão social do trabalho na sociedade capitalista, (o processo de recrutamento para a profissão não é feito por classe social) não temos as ladie nurses(as burguesas que realizavam o trabalho intelectual, administrativo e de supervisão), e as nurses(as pobres que realizavam o trabalho manual e directo. Temos o correspondentemente Enf. Principal, e Enfermeiro numa carreira negociada no terceiro milénio sob os auspícios do PCP e do PS.
Um século , pouco o tempo para mudar mentalidades.
 
@CN

Um de nós deve mesmo ser parvo, mesmo no sentido mais lato do termo. Ou sou eu que não percebi o conteúdo da sua brilhante intervenção tão recheada de termos ambíguos (reflectirão alguma coisa de quem os debita), ou é o/a caro(a) amigo(a) que não percebeu o meu comentário. Eu não tiro qualquer valor à importância de FN, pelo contrário, pelo que o parvo aqui não me parece que seja eu e portanto, aconselho-o(a) a sentar-se no caralho (no sentido de "cesta no alto do mastro") para lá do alto conseguir ter uma visão mais apurada das coisas.
cumps.
 
Concordo, sem querer obliterar a importância de FN para a profissionalização da nossa arte - por isso na sua data de nascimento, celebramos o dia internacional do Enfermeiro - sendo grande inspiração, muito mudou de facto desde 12 Maio de 1890.

Já V. Henderson, é autora mais contemporânea, com maior nº de citações, leituras e traduções, em todo o mundo. O seu trabalho, como a investigação demonstrou, inspira e guia outras teóricas de grande e médio alcance.

Leiam tb, que eu gostaria de ver traduzido, para a sua efectiva divulgação era "The Nursing Profession - Tomorrow and Beyond" de Norma L Chaska, publicado pela SAGE, sem dúvida um dos livros mais marcantes que li, demorou bastante, e valeu.

Obrigado a todos que me motivaram a ler, não foi em vão.

Face a tantas contingências, ler e reler é das poucas terapêuticas que manterão a minha chama acesa.

Att

Nuno Inácio
 
Os comentários estão de baixo nível, pf não publique o meu comentário

Nuno Inacio
 
Vou mesmo comprar isso com 840€ de ordenado...
 
As bibliotecas ainda existem(penso eu).
 
alguem me pode arranjar o pdf deste livro???

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!