terça-feira, maio 24, 2011

O prometido é devido!

Está lançada a primeira pedra...
.

WWW.ENFERMAGEMPRIMEIRO.COM

Comments:
O meu voto é vosso.
desassossego
 
Hello é a 2ª vez que encontrei o teu blogue e gostei tanto!Bom Projecto!
Cumps
 
Parabéns DE...
Temos a primeira pedra de muitas pedras, para a construção de uma grande candidatura.
Logotipo original e as cores portuguesas muito bem representadas...
Lema pertinente "Enfermagem Primeiro"... tudo isto fará sentido, se acima de todas as querelas, nos preocuparmos, primeiro, com a Enfermagem que prestamos aos nossos cidadãos.
 
Contem com o meu voto acabem com os parasitas um abraço
 
Bonito.
Gostei e contem comigo.
 
Tarde demais DE. Já decidi acerca do meu voto.
 
O meu também.
Viva!
 
Já são dois votos...
 
Que vergonha .... estou a ver na RTP 1 - serviços de saúde - cuidados paliativos da ECCI - só estão médicos e TSSS - todos fazem a gestão dos cuidados aos utente......

Mas estão a
esqueçer-se de quem presta efectivamente cuidados aos doentes são os enfermeiros......

Micas
 
O meu voto é seu!
 
Penso que que finalmente vamos ter alguma VOZ, há que mudar o que está mal- equipa que perde SUBSTITUI-SE.
 
Confesso que estou estupefacta: então o candidato que dá aulas numa universidade privada diz que vai a votos mas o seu site não tem nem uma única proposta?!?!?

Sabe Dr. Enf., nos tempos em que o seu blogue fazia uma análise sincera dos problemas da Enfermagem Portuguesa, esta situação não passaria despercebida!

“Dê o seu contributo!”
Francamente, Enf. Germano. Já era tempo de dizer o que pensa sobre os problemas da Enfermagem:

- Duplo Emprego?
- Desemprego? Emigração?
- Escolas Privadas?
- Dotações Seguras vs Responsabilidade dos Enfermeiros Gestores?
- Recrutamento de Enfermeiros nas Instituições Públicas?
- Fuga de profissionais de saúde para o sector privado?
- Papel da Enfermagem, em contexto de falta de médicos (milhares de portugueses sem médico de família)?
- Qual a atitude junto dos Governantes no sentido da valorização da profissão?
 
Resposta a MICAS

Fiquei muito triste com o programa da RTP1 sobre Cuidados Paliativos.
Os Enfermeiros não fazem parte dos cuidados,aliás são peça fundamental.
Infelismente a Enfermagem está sempre esquecida.Só médicos, e dizem ser o principal gesto do utente ....É triste, ao que chegamos.....
 
gosto muito das suas opiniões mas sem uma cara REAL é complicado...
 
Espero que a candidatura do Enfº Germano, apoiada pelo doutorEnfermeiro, consiga vingar e tratar de Cuidar da enfermagem, que de tão enferma que está, até dói de ver e saber...
 
Mas qual candidatura, onde estão as pessoas? Contributos para quem? Fazem dos Enfermeiros asnos, digam quem são e depois peçam contributos, ora essa. Votar no DE mas o DE é quem? Primeiro mostrem-se e depois as pessoas escolhem.

Fernando Porto
 
MICAS,

Partilho a tua indignação. Nem consegui ver o programa com a irritação que me foi crescendo. A falarem da sobrecarga dos cuidadores, do apoio á familia...bolas! E quem faz tudo isso? Quem mais tem escrito artigos sobre isso nos últimos tempos? Tanto a nivel nacional como internacional? Os enfermeiros!
A minha tese foi nessa área...pelo que sei o que estou a falar...
Hipocrisias e manipulação do debate, isso te garanto!
Uma vergonha!
 
Para o CROMO das 2:16||

- Duplo Emprego? (SINDICATO)
- Desemprego? Emigração?(SINDICATO)
- Escolas Privadas?(MINISTÉRIO DA CIENCIA E ENSINO SUPERIOR)
- Dotações Seguras vs
Responsabilidade dos Enfermeiros Gestores?(JÁ NEGOCIADO COM A ORDEM)
- Recrutamento de Enfermeiros nas Instituições Públicas?(SINDICATO)
- Fuga de profissionais de saúde para o sector privado?(SINDICATO/OPÇÃO PRÓPRIA)
- Papel da Enfermagem, em contexto de falta de médicos (milhares de portugueses sem médico de família)?(JÁ AMPLAMENTE DIVULGADO E DISCUTIDO PELA ORDEM, SINDICATOS E PELO ENFº. GERMANO EM PARTICULAR)
- Qual a atitude junto dos Governantes no sentido da valorização da profissão?(DEPOIS DE ALGUMA APROXIMAÇÃO DO ENF.º GERMANO COM O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE FOI DURAMENTE CRITICADO)


Colegas leiam os estatutos da vossa(nossa) Ordem e depois venham discutir ideias claras e não demagógicas... Um dia destes queremos a Ordem a discutir tudo menos a garantia de cuidados de qualidade ás pessoas...

Abraços e Beijos
 
Estranho este silêncio em plena campanha eleitoral... então não é este o mesmo PS que atrocidou os enfermeiros?????????? A luta afinal já não continua, e o melhor é baixar os braços e continuar a sermos as formiguinhas que trabalham , trabalham,... mas nunca veêm nenhuma recompensa! Triste o fado o nosso, que nos deixamos pisar por todos!!!
 
Eis o resultado:enfermeiros gestores com desenvolvimento profissional não existe!!! Agora é só boys e boyszinhos!!! Ah pois, o SEP e a ordem entregaram os lugares de gestão aos srs Drs Médicos e estes nomeiam os seus amiguinhos enfermeiros por esse pais fora!! Assim é melhor!! Quem souber que me explique: quem inventou o lindo nome de enfº principal? a Guadalupe que nada gosta de chefes ( gosta é dos graduados que passaram sempre de forma administrativa e agora também esperam umas migalhas nas ARS) ou foi a Ana Jorge??? Porcaria de designação...
 
Então cada vez mais confusa, quem é quem, quem se candidata, candidatura sem cara?
Bom, percebi que se trata do levantamento dos potenciais apoiantes. tarde, meu caro, é muito tarde, as escolahs já estão em linha.
Não acha que qualquer tomada de decisão é feita com a realidade do conhecimento, no que concerne á personalidade(s)?
Tenho uma sugestão, deixe esse anonimato cumprir o seu trabalho, que tem sido bom e continue a apoiar as nossas causas ,que são muitas.
 
Ontem foi publicado o SIADAP Médico e para os enfermeiros ?
 
Parabéns!
 
n percebo o pq do duplo emprego incomodar tt gente... Supostamente o futuro da profissão passa pelo exercicio liberal... Mais um voto.
ABÇ
OMRA
 
Tenho saudades daqueles tempos em que no blogue do Dr. Enf. havia uma “orientação editorial” neutra e claramente em defesa da classe.

É legítimo que os “bloguer´s” definam à sua maneira quais os comentários que gostam de ver publicados, mas quando a censura impede os outros de mostrarem aquilo que pensam, então é o debate de ideias que fica empobrecido.

É pena.
 
Tive o privilégio de ser aluna do enfermeiro Germano. Creio que nas aulas tinha uma postura razoável connosco. Na altura, achávamos que os professores eram pessoas com conhecimentos ilimitados. Hoje, como profissional, percebo que quando alguém lecciona conteúdos programáticos relativos a uma área que domina (com que convive diariamente), facilmente conseguirá impressionar o receptor dessa mensagem.
Claro que temos um problema terrível na Enfermagem: há uma separação entre a prática e a teoria. Haverá 10% dos professores que mantêm uma ligação estreita com a prática das instituições de saúde?
Obviamente que o enfermeiro Germano tem total liberdade para colaborar com uma escola privada. Enquanto aluna duma escola dessas, percebo perfeitamente que o Estado/Governo não está a ter uma atitude correcta: alunos provenientes das escolas públicas devem ser colocados em pé de igualdade com os das escolas privadas? Quem faz a verificação do modo como se ensina em ambos os contextos? Há ainda um aspecto que não deve ser ignorado: muitos professores das escolas privadas têm ligações (cargos de gestão) a algumas instituições de saúde, havendo por vezes um favorecimento de uns em detrimento de outros, no momento de procura de emprego.
 
Fazendo uma análise da situação da enfermagem portuguesa, não prevejo bons momentos.

A partir de Junho, independente do Sócrates, Portas ou Passos Coelho, o Memorando da Troika vai CILINDRAR muitos pseudo direitos. Vamos sofrer bastante. Preparemo-nos.

Quanto às nossas eleições, penso que só um parvo votará na Maria Augusta (ou nalgum dos seus delfins). Mas lá está, a julgar pelos 30 e tais por cento que votam no Sócrates mesmo depois de tudo o que ele fez ao país, é bem provável que a candidatura que daí sobressair tenha algum sucesso.

A Ana Rita causa-me algum prurido com a questão do modelo de desenvolvimento profissional.

Quanto ao Enf. Germano, estou a aguardar pelas propostas. Os apoios que reúnem são de peso, embora me pareçam circunscritos a uma determinada região. Isto faz-me lembrar aquela luta eterna entre o SLB e o FCP. E 2001 parece ter sido uma grande ano para os azuis e brancos :)
 
pois é colega das 7:05, por isso é que os enfermeiros estao de costas viradas para a ordem, tb para o sindicato, vivem todos num mundo inventado por eles, sem descer à terra para ver o que os pagantes (enfermeiros) realmente precisam/querem. nao deveria ser para isso que pagamos? ou é só para passeios e jantaradas. o que eles fazem é que é demagogia
 
Força Germano, não não queremos mais do mesmo!
O Sistema precisa de ser mudado!
não me esqueço das Farmacias, do INEM, das dotações (in)seguras, da visibilidade....
e seguramente
não é o Manelzinho que vai mudar o status quo da Companhia que tem à volta!!!! sim porque ele é a marionete da Lucilia......
 
E muita pedra a partir...
A equipa não seria capaz de fazer a análise e concluir?
………………………
Uma equipa de mais de 20 investigadores, incluindo médicos e enfermeiros, coordenados por investigadores da ENSP, da Universidade Nova de Lisboa, analisaram à lupa processos clínicos de 1699 doentes internados em três grandes hospitais públicos de Lisboa, não identificados, durante 2009, uma amostra de um total de cerca de 47.783 admissões. Os hospitais em causa têm serviços de urgência e um grande peso da cirurgia, serviço onde ocorre quase um quinto das situações.
………………..
Analisadas as situações, uma equipa só de médicos concluiu que cerca de metade (53,2 por cento) dos eventos adversos era evitável, o que significa que "há margem para obter ganhos em saúde",
http://www.publico.pt/Sociedade/um-em-cada-dez-doentes-internados-em-hospitais-foi-vitima-de-erros-de-saude_1496395
 
Caro enfermeiro (verdadeiro) do norte,

Não concordo com essa visão estanque que tem, entre quem é responsável pelo quê.

Percebo o seu pensamento quando diz “queremos a Ordem a discutir tudo”, mas não nos esqueçamos que a preocupação pela qualidade dos cuidados implica ter em conta um grande número de aspectos relativos à profissão.

Embora eu dê de barato, por exemplo, que os sindicatos possam ser “pivot´s” em determinadas áreas, a Ordem pode perfeitamente pronunciar-se sobre determinados assuntos.

Veja o caso do recrutamento de enfermeiros nas parcerias público privadas da saúde:
- se queremos uma sociedade justa, devemos ou não lutar para que haja TRANSPARÊNCIA no modo como se recrutam enfermeiros para um hospital?
- se eu sou cidadão que cumpre rigorosamente as suas obrigações (impostos), devo ou não exigir que os mesmos sejam aplicados de uma forma perfeitamente clara/honesta?
- se eu sou enfermeiro, e existe no seio da classe uma vontade pela melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos, como explica que jovens recém-formados passem à frente de pessoas mais experientes?
- se um enfermeiro ocupa um cargo de director nessa instituição, deve orientar a sua conduta pelos interesses do bem comum à sociedade e pelos valores da profissão ou apenas pelas indicações que lhe são emanadas pelo grupo económico que está por de trás dessa instituição?

E vem dizer-me que a Ordem não pode pronunciar-se?
O que queremos afinal?
 
ENTAO, E NAO SE FALA DO INEM??????
 
Enquanto não nos valorizarmos a nós próprios, não devemos nos lamentar... primeiro temos de nos unir todos e tomar medidas radicais, deixar de lado o coitado do doente é que sofre! E nós não sofremos?
Enquanto não mostrarmos o nosso valor e a nossa força, não vale a pena nos lamentarmos, falar mal da ordem ou dos sindicatos, mas para isso temos de começar por acreditar em nós.
 
Em falta: Purposes,Priorities, Programme,Patterns & Persons.

Nuno Inacio
 
Caro Anónimo...

Não discordo em nada com o que disse!! mas também não vi onde errei na minha modesta análise...

Eu também quero uma Ordem mais interventiva...
Não fico nada atrapalhado se a Ordem se pronunciar e até tentar influenciar em assuntos sindicais...
Eu também acho que as questões remuneratórias têm directamente a ver com dignidade da profissão...

O que eu não acho é que a Ordem deva ser penalizada pela ineficácia dos sindicatos e pela indiferença de grande parte dos Enfermeiros...
Boa semana...
 
Parabéns!
 
Estou confiante que a surpresa será boa :)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!