sexta-feira, maio 20, 2011

Sub-aproveitamento dos Enfermeiros, é lógico!



"A Bastonária dos Enfermeiros admitiu hoje que há, em algumas situações, um consumo elevado de consultas médicas, considerando que as competências dos Enfermeiros estão mal aproveitadas." link

Excelente posição formal da Ordem dos Enfermeiros, apesar da intencionalidade não "passar das palavras" e do período ante-"pré-eleitoral".

"(...)A Bastonária reagia às declarações da ministra da Saúde que declarou na quinta-feira que os portugueses recorrem a “demasiadas consultas médicas”, o que agrava o “consumismo em saúde”.
Para os Enfermeiros, a alternativa passa por aproveitar melhor a competência de todos os profissionais de saúde e não encarar os cuidados de saúde apenas como os cuidados médicos.

“É possível, por exemplo, os Enfermeiros fazerem uma avaliação sem haver obrigatoriamente uma consulta médica todos os meses”, refere a bastonária.
Para a representante dos Enfermeiros, há em Portugal “uma cultura instalada” de que o acompanhamento da saúde só existe se houver uma consulta médica.(...)
"

Comments:
Sobre este tema acabei de assistir agora na RTPN á noticia que aqui é focada. Fiquei até agradavelmente surpreendida qua a ministra da saude reconheça o excesso de recurso ás consultas médicas em detrimento do aproveitamento da mais valia de recorrer a uma avaliação por um enfermeiro. Tudo correria bem, não fosse a opinião iluminada do sr. bastonario da ordem dos médicos, que naturalmente deixou sub-entender que os enfermeiros não são competentes para autonomamente fazerem vigilancia da hipertensão, na sua opinião, quanto muito avaliarem a TA no C Saude ou fazerem uma picada no dedo. É pena só ter sido ouvida uma parte, e os enfermeiros mais uma vez não estarem representados quando se está a falar das suas competencias.
 
É só "fogo de vista"...
 
Boas Tardes.

Ouvi a noticia e gostei da parte em que a senhora ministra refere que os enfermeiros podem gerir a terapêutica da hipertensão por exemplo! Onde acontece isto!
 
Era só o que faltava ter enfermeiros a substituir médicos! Como utente do SNS que também sou, ai do serviço que um dia me impuser um enfermeiro quando quiser uma consulta médica. Médico é médico. Estudou 6 anos de base, fora o resto e com a exigência da formação que é Medicina. O médico tem outra competência, muito superior. O enfermeiro é importantes nalgumas coisas, como medir tensão, dar uma injecção, etc., mas fica-se por aí. Cada macado no seu galho.
 
Coitado do utente. Ele há com cada medico no SNS que nem que fizessem 12 anos nunca seriam doutores (Dr).
 
UTENTE - Álias (doutorzéco)...
E macaco deve ser a tua M_ _
 
Olha o UTENTE não é utente, é médico está visto:-) Está com medo de alguma coisa para vir aqui fazer-se passar por utente. Não viu os resultados do último inquérito aos utentes onde os enfermeiros eram os mais bem cotados como classe profissional!

Os Srs. têm o seu espaço e nós o nosso e se não fossemos nós muitas vezes o vosso apelido era mesmo ENTALADO. De tão sobranceiros que são o ego entope-vos as veias e acham-se melhores que qualquer utente, andam às migalhas das viagens, dinheiro e prémios dos laboratórios e para distrair os outros atiram lama para cima de todos. São uma classe muito porquinha benza-vos Deus mas não são todos, valha-nos isso, mas a maior parte de vocês vai acabar os vossos dias dependente de quem? De quem? Puxe lá pela cabecinha, vá lá? Só mais um esforço... Está quase. SIM, dos Enfermeiros sua besta!!!

Daqueles que só sabem ver TA e glicémias, nessa altura pode ser que nos encontremos, se conseguir falar claro, e espero que o Enfermeiro saiba interpretar o que precisa...
 
Há por aí cada asno difarçado de utente...
 
è evidente que este sr. UTENTE 7:31 é mais uma daquelas pessoas a quem a informação podia fazer toda a diferença, mas enfim..é melhor tirar senha..

esta noticia da Bastonaria é mais um exemplo de que a senhora perdeu outra grande oportunidade para se manter calada..emanam-se pareceres, criam-se colegios, reformulam-se competencias, mas tal como no estado e no governo, faltam a capacidade (ou talvez vontade) para fazer a ponte entre o gabinete e os diversos contextos dos cuidados..a nossa dignissima bastonaria deveria talvez (digo eu) preocupar-se em criar estrategias para fornecer apoio aos seus membros que lutam todos os dias para que a enfermagem se mantenha autonoma (se é que ainda é possivel), pois as verdadeiras barreira vêm do interior da profissão!!

PS: Germano para Bastonario..JÀ!!
 
Calma srs. enfermeiros, bem sei que a vossa frustração por não serem Médicos é grande!! Já não é de agora, antes de entrar na escola de enfermagem, TODOS os candidatos querem ser Médicos, apelidam enfermeiros de "limpa cús" etc...uma vez lá dentro, e como a média não deu para mais, viram a casaca, começam a criticar os Médicos por tudo e por nada, invejosos por não poderem ser aquilo que outros conseguiram... Veja-se de resto quantos alunos de enfermagem passam para fac. de medicina, e quantos ao contrário... Estão destinados ao papel secundário, e isso inflama muitas almas sedentas de protagonismo... Se soubessem quantas vezes o tema "enfermagem" é falado entre os Médicos, percebiam a grande "preocupação" que causam...
 
Este UTENTE, que não tem nada de utente, devia ter vergonha do que escreve. O seu comentário só reflete a falta de conhecimentos que tem. Antes de tecer qualquer opinião tente no minimo, informar-se um bocadinho pra que ela possa ser válida. Se para si a importância do Enfermeiro se resume a "dar uma injecção" ou "medir tensão", lamento desiludi-lo mas está redondamente enganado. Uma vez mais, antes de falar informe-se, porque é evidente a sua falta de conhecimento.
Quando um dia estiver numa cama de Hospital e precisar de cuidados, talvez consiga perceber o verdadeiro trabalho e valor dos Enfermeiros.
E já que é apologista da frase "cada macaco no seu galho", digo-lhe pra mudar de galho, porque o galho dos comentários neste tópico decididamente não é o seu. Portanto, deixe-o para quem realmente sabe o que diz, interpreta esta noticia como realmente ela deve ser interpretada e tece comentários válidos (sejam verdadeiros utentes ou profissionais de saúde).
 
Meus caros, os enfermeiros só posam em 1º lugar nesse inquérito, pois não assumem as responsabilidades que os médicos assumem e escudam a sua atuação atrás das decisões dos médicos. Mas estes também são quem tem mais elogios. Não queiram atirar areia para os olhos das pessoas.
 
O doutor enfermeiro e o cogitare em saude andavam adormecidos, voltam em grande. Regressem mais frequentemente, por favor
 
Que necessidade de bajolice têm os enfermeiros. Não querem críticas aqui que é só para se bajolarem uns aos outros. Que necessidade de bajolação. Isso é mesmo sintoma de complexo de inferioridade. Manifestação de insegurança com a identidade. E como disse o anónimo das 2:30, os médicos não estão nem aí...
 
Anónimo 2:30
Gostáva de ver essa arrogância em pessoa!!!!
È que gostava mesmo ;)
Já não é o primeiro doutorzéco,ao qual faço que "baixar a bólinha"; "tom de arrogância"; "prepotência", ou como queiram chamar-lhe.
E decerto que não será o último!!!
E sim já foram inumeras vezes que não segui as indicações médicas...
È que além de ser Enfermeiro por Vocação (por acaso também sou formado ém direito).
 
Este é um tema recorrente neste blogue…

Se as visitas por cá abrandam, é ver o Dr. Enf. a pegar (estrategicamente) nestes temas para atrair opinadores.

É por demais evidente que as funções dos diversos intervenientes em cuidados de saúde merecem uma profunda redefinição. E é claro que tal mudança, poderá significar um ganho de competências para os enfermeiros.

Espanta-me por exemplo como é que, sempre que surgem notícias que nos mostram que há milhares de portugueses sem médico de família, os enfermeiros não se organizam e elaboram um plano sobre o que têm para oferecer a esses cidadãos. Ou seja, o que aqui se diz neste blogue em matéria de reconhecimento da profissão, em determinados aspectos, faz todo sentido, mas é preciso MOSTRAR TRABALHO. Não basta reivindicar!

E pronto. Mais não digo, senão o anónimo/utente/médico das 7:31 ainda fica furioso comigo :)

Saudações cordiais,
Digníssimo Cirurgião da Naifa (afiada)
 
Eh pah, a sério...há tanta gentinha que tava tão bem calada e quieta.
Se alguém acredita realmente que todos os Enfermeiros são frustrados porque um dia quiseram ser médicos, que se desengane!!!Pra vossa TRISTEZA há muitos Enfermeiros que o são por vocação e que não fizeram da medicina a sua primeira opção, ha Enfermeiros com média suficiente pra entrar em Medicina e que não o fizeram (eu conheço casos).
Os Enfermeiros estão destinados ao papel secundário? Os Médicos são uns coitadinhos que se matam a trabalhar e a zelar pelos doentes? Poupe-me...Não seja hipócrita ao ponto de achar isso. Ambas as profissões implicam responsabilidades, competências e aptidões e qualquer profissional de saúde que se preze conhece o conceito de trabalho em equipa. Experimente deixar num hospital o médico sozinho a exercer a sua responsabilidade e as suas funções...Hum não sei se seria muito razoável e produtivo!!!
Ao anónimo das 7:30 que diz "os enfermeiros só posam em 1º lugar nesse inquérito, pois não assumem as responsabilidades que os médicos assumem e escudam a sua atuação atrás das decisões dos médicos"...se calhar estes resultados dizem respeito ao facto de quando o doente precisa, tem um Enfermeiro 24h por dia para o apoiar, para lhe prestar cuidados e por vezes para corrigir as asneiras que os Srs Drs fazem (curiosamente os mesmos que estao com os doentes em muitos casos, nem 5 min por dia)!!!Se calhar os resultados do inquérito não assim tão surpreendentes!!!
Este blog é um lugar onde se podem partilhar ideias, opiniões e experiências, sejam enfermeiros ou não, daí o seu valor!!!
Sejam pertinentes nas vossas opiniões e comentários, evitem escrever por escrever e acima de tudo não escrevam asneiras que só demonstram a pequenez da vossa inteligência.
 
So pedia uma coisa para os Sr. Doutores que são assim tão bons...era abrirem mais umas 10 escolas de medicina e ao fim de uns anos viamos o grande protagonismo que teriam quando houvessem mais medicos que postos de trabalho...ai o mais certo era ate qurerem limpar os cu dos doente para terem trabalho! Por ventura ha muitos enfermeiros e outros profissionais de saude que gostariam de ser medicos mas nao pensem que é pela profissão em si é pelo dinheiro que ganham!!! A enfermagem esta farta da classe medica porque metem-se em tudo e querem controlar tudo na saude! e venham cantar o que quiserem que estuam 6 anos e sei la mai o que, temos exemplos praticos de paises MUITO MAIS DESENVOLVIDOS (EUA, CANADA, ETC...) que Portugal onde foram dadas mais competencias aos Enfermeios e a qualidade dos cuidados de saude aumentaram e muito, e isto, comprovado com estudos!!! o problema em Portugal realmente é existirem Enfermeiros a mais, eu so não entendo é que quando havia fata de Enfermeiros o estado permitiu a formação em massa para tapar as necessidades sendo que agora ultrapassaram essas necessidades e relativamente aos médicos o governo nao faça isso...estranho no minimo!!!!
 
não nos esquecemos que o SEP e a OE hipotecaram a Carreira de Enfermagem!
Nem em periodo eleitoral forçam os partidos a pensar em nós, enfermeiros, a obter compromissos.

Por tudo isto, mudar é importante!!!!
 
quando deixarão medicos e enfermeiros trabalhar em paz para bem da saude de todos?
não liguem aos "falsos utentes"
a saude é um Bem da humanidade
 
Hoje a Bastonária dos enfermeiros nas paginas centrais com politicos
Jornal correio da manha
Pena que tenha deixado cair a vigilância da gravidez
A maquina do PS na estrada
http://www.tvi24.iol.pt/videos/pesquisa/legislativas2011/video/13433322/1
contra os falsos utentes ……. orelhas moucas e trabalhar
ler em português no
http://aventar.eu/
memorando Troika
carta do governo ao FMI
 
Vejamos: os cuidados de saude não são um exclusivo dos cuidados médicos; como há poucos macacos no galho da corporaçõa médica, fica aberta a possibilidade de os outros macacos poderem ocupar o espaço desocupado(é o processo de selecção natural; está por provar que se os enfermeiros o fizerem os doentes correm riscos...se calhar o medo dos médicos é de que se ganhe em saude e perca em despesa.
E quem disse que ajudar um utente na gestão da sua saude é um acto medico???
 
Em resposta ao ANONIMO das 2.30 gostaria de lhe perguntar o que o leva a fazer comentarios num blog de enfermagem quando ele refere que o tema "enfermagem" não ocupa tempo nas conversas dos médicos.
Eu sou enfermeira e defacto não vou fazer comentarios em blogs de medicina, muito menos para dar palpites sobre competencias e discutir sobre áreas que não me dizem respeito.
As pessoas, de facto avalizadas a poderem falar sobre determinada profissão são aquelas que se formaram na sua respectiva área. É por isso que o médico fala de medicina, o advogado de direito, o enfermeiro de enfermagem...etc.
Se o senhor/a se sente no direito de avaliar as competencias dos enfermeiros, tb tem de aceitar que os enfermeiros comentem a actuação dos médicos, que por acaso em grande parte das vezes não é nada abonatoria e não reflete minimamente a tão pregada formação de 6 anos.
Se as pessoas soubessem....cala-te boca!


Joana
 
Joana das 6.36 venha mais vezes a este blog. Fala-se aqui muito mais de Médicos e Medicina do que de enfermagem...
 
Xiiii
 
Vou contar a historia da minha vida - pode ser - prometem que nao me vao ofender? Amar e dedicar-me ao outro foi sempre um dos meus grandes objectivos de vida. Desde muito cedo senti este apelo. Nesta medida, ao terminar o Liceu, decidi optar por uma profissão de ajuda e entrega ao outro. O lado metafísico do sofrimento humano suscitava-me grande preocupação, e algumas vezes, revolta. Não entendia porque se sofria, ou mesmo porque se morria. Tudo era para mim muito estranho e, por isso, questionava a pobreza, o sofrimento humano e a própria morte do homem.
Sofria com o sofrimento dos outros, o que me levou desde muito cedo a ajudá-los, sobretudo as crianças órfãs e pobres que desde cedo foram uma preocupação muito singular na minha consciência e no meu coração. Daqui foi emergindo a necessidade de escolher uma profissão de ajuda e entrega àquele que de algum modo sofria mais do que eu. Assim, decidi livremente e sem qualquer tipo de entraves, ser enfermeiro. Hoje, sou enfermeiro Especialista, sou Licenciado em Filosofia e Mestre em Filosofia - medicina? nao, nunca pensei nisso. Contudo, estou estupefacto com a gressividade deste blog. Caros amigos, medicos, auxiliares de ação médica, enfermeiros e outros técnicos, todos fazemos muita falta ao utente fragilizado. Atenção a todos, esse utente também sou eu. Em jeito de sintese, todos os técnicos de saude são importantissimos. O homem nao cresce com discussoes inferteis - Profissionais da saude - respeite-mo-nos.
António Manuel Patronilho
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!