quarta-feira, julho 06, 2011

Diazepam 10 mg, rápido pf!


É com emoção (muito difícil de conter!) que lembro todos os colegas que o próximo Seminário de Ética é já dia 30 de Setembro! Estarão patentes os mesmos assuntos de sempre com os mesmos prelectores de sempre: Oliveira Marçal, Lucília Nunes e o sonolento Sérgio Deodato - a troika da ética. Portanto, um cartaz de luxo!

Comments:
Não acho que o Enf. Germano ou a Enf.ª Ana Rita preencham os requisitos para desempenhar com excelência o cargo de bastonário dos Enfermeiros.

Contudo, há uma certeza que eu tenho: é preciso DAR UMA VASSOURADA na actual direcção. Eles são uma verdadeira FARSA. Não posso mais ouvir falar de ética.

A Ordem dos Enfermeiros tem conhecimento de situações irregulares em que alunos da especialidade são orientados em estágio por enfermeiros não titulares de igual grau académico, e no entanto, estão todos muito caladinhos.
Venham as eleições rapidamente que estes tipos não dignificam a profissão.
 
Nem cria acreditar quando abri o correio, supresa das supresas uma carta da ordem e o mais um supreendente Seminário de Ética o XII, juntamente com o recibo dos 8€. Nem com diazepan 10 na famosa versão amarguinha. Mas orgolhasamente talvés não façamos o XII seminário de ética, para tal temos que nos mobilizar para as eleições que se avizinham e correr com essa TROIKA da ÉTICA.
 
A nossa ordem não vale actualmente mesmo nada!
 
A OE sempre a surpreender, desta vez com mais uma novidade: ÉTICA!!!!!

Mas quando é que esta gente muda de registo?
Será que não sabem falar de outra coisa?
Se quiserem a malta pode sugerir outros temas interessantes, por exemplo, DEONTOLOGIA!!!
 
Eu...Enfermeiro propunha acabar com a Ordem, porque o REPE já cheira mal de o deixarem na gaveta e a ÉTICA já está gasta e mais que gasta. Inovem não fiquemos presos ao passado.
 
É pá, há aqui tanto companheirismo.
O que importa somos nós, os super informados, competêntes e sabichões aqui do bairrinho.
O pessoal novo, não tem nada que participar nestas coisas "tão gastas e tão sem interresse para nós", autenticas peças de museu ou reliquias que já vimos tanto e sabemos tanto.

Caros enfermeiros, existem temas que nunca se esgotam, porque em profissões como esta existem sempre renovação e novos profissionais!
 
Santa ignorância!
Os colegas(?)que fizeram os comentários anteriores revelam uma falta de conhecimentos tal, que não lhes faria nada mal participar no Seminário de Ética e muitos outros.
Anónimo das 6:44- dabia que, "dar uma vassouradas na actual Direcção", implica varrer também Germano couto? espero que isso seja possível a bem da Enfermagem.
Anónimo das 12:12 - sabe a diferença entre ética e deontologia? não sabe! temos pena,
estude.
Anónimo das 12:55 - Nunca fez nada pela enfermagem, porque não sabe a importância de determinados instrumentos da profissão. Provavelmente quando cá chegou já estava tudo feito. É por isso que temos agora algumas dificuldades em avançar. Estudem a história da enfermagem e trabalhem para que seja possível continuar a crescer.
 
Penso que o título do post, em vez de ser "Diazepan 10, rápido pf" deveria ser "Flumazenil , rápido pf" pois estes seminários são algo que nos coloca sob um estado de profunda prostração por sobredosagem ética! O antídoto é desalojar da OE estes paladinos da ética, já nas próximas eleições
 
Nao vou faltar!!!
 
Até pode ser importante, mas não é o prioritário na nossa profissão.
Nesta altura profunda crise, profissional e até social.... resta pouco espaço para este tipo de temas...
 
Para o Anónimo das 12:41

Não se diz temos pena mas sim AZAR...

e não é estude!! é estudasses...
Agora coisas sérias...
Parece-me bem começar a "ver" por este blog o staff das candidaturas do Manuel Oliveira e do Azevedo a tentar defender o indefensável e utilizar sempre o mesmo alvo Germano Couto!! Só gentinha muito limitada é que não percebe que o Enf.º Germano não é a Ordem... è apenas Presidente da SRNorte e fez parte da "oposição" ás medidas impostas pela Augusta e seus seguidores...
Aproveitem o tempo e vamos "falar" com seriedade...
 
Enfermeiro que se prese não põe lá os pés..
 
Ao Enfermeiro do Norte (o verdadeiro)

Pode ser, estude, pois quem pensa que sabe tudo ao acabar a formação académica é seguro que vai ser, ignorante toda a vida.

Escrevo e comento sobre Enfº Germano com a autoridade de quem confiou nele nas ultimas eleições.
Mas, por não ser limitado (como V. Excia) tenho opinião e sou crítico quando assim tem que ser e, como diz o povo só os burros é que não mudam de opinião.
Porque Germano Couto é Presidente da SRN e para além de gastar dinheiro (nos últimos dois anos 1 milhão de euros) não fez mais nada. Bem, conseguiu afastar ainda mais os enfermeiros da Ordem e ficou praticamente sozinho na SRN.
Aliás sempre que vi ser necessário resolver problemas a Norte quem vinha para resolver (Bastonária) Germano Couto é só para a fotografia não para resolver os problemas dos enfermeiros.
Mas ele é também vogal do C. Directivo da Ordem e tinha, como se sabe, a responsabilidade da área da saúde mental. O que fez, mesmo com uma reforma importante em curso, NADA.
E lá isso de ser oposição é letra, procure ler as actas do CD e veja lá se encontra alguma oposição.
Temos que estar informados e não acreditar cegamente no que nos dizem, temos que analisar factos e não intenções.
 
Nem cria(queria) acreditar quando abri o correio, supresa das supresas uma carta da ordem e o mais um supreendente Seminário de Ética o XII, juntamente com o recibo dos 8€. Nem com diazepan 10 na famosa versão amarguinha. Mas orgolhasamente(orgulhosamente) talvés(talvez) não façamos o XII seminário de ética, para tal temos que nos mobilizar para as eleições que se avizinham e correr com essa TROIKA da ÉTICA

O seu computador não tem corretor automático?
 
em cada enfermeiro...há um ....
 
AHAHAHA!!! na mouche!
os volteios e a fachada do costume, inventar (reciclar) assuntos que não interessam para grande coisa, redundantes (mesmo!!), tudo para tentar justificar à pressa a presença destas figuras de acção (ironia!) na OE. é dificil largar o tacho.. sabendo mesmo que estão a lesar a Enfermagem, não mexem uma bochecha do cú para mudar para bem esta desOrdem! que vergonha!!
 
paladinos da ética lool, mt bem!

ética... taaanta ética.. deve ter sido por tantos destes seminários de ética que tem a Enfermgam evouido taanto neste tempo todo em que os inúteis da OE tem lá estado..

digam lá: quantos de vocês se dão ao trabalho de ler com vontade, uma das revistas da OE?? lixo? já tenho melhor para ler no quinzenal do AKI!
 
Partilho da sensação de que há outras áreas importantes que também podem ser exploradas neste tipo de eventos, para além da Ética.
Também já sinto algum desinteresse em ouvir sempre as mesmas pessoas a liderar este tipo de acções.
Tudo isto tem a ver, na minha opinião, com a estratégia de dominar uma migalha e andar toda a vida a fazer render essa migalha.

Também se deve, no meu entender, a uma espécie de aura que as pessoas naturalmente vão desenvolvendo e à forma como as restantes se submetem a esse fenómeno.

Disto que acabei de dizer é exemplo um caso que se passou numa palestra de abertura de um determinado curso, em que, utilizando a metáfora das janelas de oportunidade da vida, um dos prelectores do actual evento, falou justamente da forma como nos posicionamos na vida face às oportunidades e possibilidades que temos de evoluir. No intervalo encontrei colegas de tranbalho e perguntei qual era a opinião delas sobre o tema da pessoa tal... Disseram-me que tinha sido arrebatador, muito interessante e inegavelmente ao estilo a que já nos habituara.
Fingindo que não tinha assistido a tudo, perguntei qual tinha sido o tema. A resposta foi mais ou menos assim.
" - É pá, olha os slides estavam fantásticos, com janelas a abrir, janelas a fechar!... Olha, foi uma ideia espectacular e..."
Mas falou de quê, objectivamente, voltei a perguntar?
" - É pá, falou... Já sabes como é que ela é, não é? Tem um dom a falar e cativa a nossa atenção. Começa num assunto e vai, vai, vai... quando dás conta já tens o pensamento não sei onde!"
E o tema foi sobre Ética, perguntei novamente?
" - É pá, já sabes que essa é a sua área favorita, mas ali não se percebia muito bem por causa das janelas e estava muita gente na sala. Encontrei malta que não via há anos. Sabes com quem é que estive?..."

VV
 
Especificamente em relação à Ética, não me incomoda que seja debatida até à exaustão porque o exercício na prática clínica exige cada vez mais profissionais capazes de reflectir sobre a sua acção e esse exercício passa também pelos pressupostos que devemos respeitar sempre que o nosso trabalho tem implicações na vida das pessoas, dos animais, do planeta. Há grandes desenvolvimentos na ética médica, na bioética em geral, na ética social, na ética económica, na ética ligada ás questões ecológicas, na ética política... Só para a enfermagem é que parece não fazer sentido este debate? Não nos podemos alhear da evolução dos tempos e nem nos podemos transformar em autómatos que executam um trabalho meramente braçal sem qualquer autonomia; também não podemos cair no erro de tornar a enfermagem meramente científica, pois não só a ciência ainda não explica todos os fenómenos ligados à natureza humana, como já tem provado ao longo da história da humanidade que não é Lei e precisa da Ética para que se desenvolva no respeito pela dignidade humana.
A ética é assim, embora não exclusiva, transversal a toda a acção humana em geral, e à Enfermagem em particular. É neste sentido que a devemos manter actualizada no nosso âmbito.

VV
 
Olá Meu caro Anónimo

Por acaso gostaria de ler as actas do CD, pena que não tenha o acesso e a facilidade de V.ª Ex.ª...
Relativamente ao trabalho do Enf.º Germano na saúde mental, sabia que há Enfermeiros a trabalhar nas prisões?! pois é agora sabe-se e eles têm voz activa na Ordem e na sociedade...
Quanto a estar sozinho na SRN, pura MENTIRA SUA, que eu saiba os elementos eleitos estão TODOS a trabalhar, acrescidos de muitos outros colaboradores pelo Norte inteiro...
Eu sei!! Eu percebo que é difícil para quem pouco ou nada faz ver um grupo novo a trabalhar mais e melhor que os Órgãos Nacionais. Por fim a Bastonária... Sim ela vem ao Norte, e na ultima assembleia o que fez foi tentar boicotar o trabalho que estava planeado!! Mas quanto à Bastonária, deixem a Senhora sossegada, fez o trabalho dela durante estes anos OK. A próxima luta (eleitoral) não é dela, para terminar...
BOM FIM DE SEMANA A TODOS...
 
Enquanto a Deontologia profissional for desconhecida da maioria dos enfermeiros e as competências éticas dos mesmos não estiverem consolidadas faz todo o sentido existirem este género de eventos.

Se tem sido bem tratado este assunto nos seminários e se a capacidade de envolver os restantes enfermeiros tem sido eficaz... isso sim já é assunto de discórdia. A meu ver não tem sido.

Uma outra questão é a seguinte: faz sentido ter um código deontológico, legislado e a componente disciplinar tão descurada? Por exemplo... Papel dos enfermeiros em cargos directivos de instituições de saúde face ao respeito pela dignidade dos enfermeiros... Um bom tema para um seminário...
 
Enquanto a Deontologia profissional for desconhecida da maioria dos enfermeiros e as competências éticas dos mesmos não estiverem consolidadas faz todo o sentido existirem este género de eventos.

Se tem sido bem tratado este assunto nos seminários e se a capacidade de envolver os restantes enfermeiros tem sido eficaz... isso sim já é assunto de discórdia. A meu ver não tem sido.

Uma outra questão é a seguinte: faz sentido ter um código deontológico, legislado e a componente disciplinar tão descurada? Por exemplo... Papel dos enfermeiros em cargos directivos de instituições de saúde face ao respeito pela dignidade dos enfermeiros... Um bom tema para um seminário...
 
Só para comentar que estes seminários não deviam ser só em Lisboa ou noutras capitais do litoral, porque não em Bragança?
 
NÃO VOU LÁ....
 
recebi a carta no correio e JOGUEI FORA!!!!!
 
recebi a carta no correio e JOGUEI FORA!!!!!
 
APOSTO QUE A GS VAI LÁ ESTAR A CHULAR...
 
http://www.enfermeiros.pt/content/view/1035/1/


...e no entanto, doutorados, mestres, licenciados, tudo para andar numa de faz-que-faz, quase só para encher o orgulho de quem tanto se esforçou para agremiar a si - e à profissão, se bem que nao tem adiantado de muito.. -maior estatuto e reconhcimento.

esta Ordem é uma autêntica PORCARIA!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!