quarta-feira, julho 20, 2011

Enfermagem continua a facturar!


De há 10 anos esta parte registou-se, como é do conhecimento  geral, um boom nas vagas de acesso ao curso superior de Enfermagem. Um boom sem precedentes. 
As consequência estão à vista: de 100% de empregabilidade, o cenário converteu-se numa banalização sistemática da profissão, com possibilidade de emprego quase nulo! Anualmente fabricam-se quase 4000 novos licenciados em Enfermagem.

A Ordem dos Enfermeiros, incauta, diz que faltam Enfermeiros (não explica o teor dessa afirmação), o Sindicato do José Carlos Martins (SEP) também diz que faltam (uma quantidade astronómica!), e o negociantes dos cursos de Enfermagem agradecem.
A OE (ou Sindicatos) não tem jurisdição sobre a abertura dos mesmo, é certo, mas existe uma panóplia de estratégias para o efeito que, simplesmente, são ignoradas e/ou desprezadas.

Este ano será o batido o record de vagas! Qualidade? Critérios de acesso? Rigor? Exigência? Isso é o que menos interessa! A recordista de almas enganadas continua a ser a Central Produtora e Embaladora de Coimbra.
Isto é um autêntico escândalo! link 1 e link 2

Comments:
Confesso que este blogue há muito me defrauda. Ou temos um mote em cima da mesa vários dias, ou então chovem post´s no mesmo dia, o que impossibilita uma troca de argumentos séria em relação aos mesmos… Veja-se o tema das PPP. Aparentemente, muito diz aos enfermeiros, seja enquanto profissionais de saúde, seja enquanto cidadãos, mas que o Dr. Enf. fez o favor de “abafar”. Não se admirem que os acontecimentos recentes de Braga se repitam em mais meia dúzia de PPP que estão para abrir!

Encaro estas 3 últimas publicações como uma só. Mais: até parece um ataque dirigido a determinados actores da Enfermagem Portuguesa. É legítimo e compreensível. Mas pergunto: o Germano não encaixa neste protótipo de “canibais” da Enfermagem? Acho que sim.

Só um à parte: diz-se por aí que o valor dos enfermeiros portugueses é reconhecido em todo o mundo. Deixem-se de tretas: se não houvesse falta de enfermeiros nesses países, eu queria ver se teríamos tanto sucesso assim. Portugal, que eu saiba, sempre foi um país de emigrantes: carpinteiros, trolhas, agricultores, pessoal da hotelaria… e mais recentemente, enfermeiros ou outras profissões com preparação superior. Trivial!
 
Tinha um pedido a fazer: os enfermeiros são psicólogos? não são; são assistentes sociais? não são; são nutricionistas? não são; são fisioterapeutas? não são; e por aí fora. Então será que podiam deixar de fazer incursões constantes na área funcional destes profissionais? É que eu pertenço a um desses grupos e já começo a ficar farto da mania que muitos enfermeiros têm de que sabem de tudo e fazem de tudo e podem substituir-se a tudo e todos. Não têm competência para fazer avaliações psicológicas ou sociais, pois não? Obrigado.
 
Gastamos os nossos impostos para formar estes enfermeiros que depois vão trabalhar noutros países... se calhar a contenção também devia chegar aqui.
Quanto ao primeiro post (anónimo), estou de acordo.
 
Esta gente tem de ser desmascarada.
Cambada de burlões!!
 
"(...)já começo a ficar farto da mania que muitos enfermeiros têm de que sabem de tudo e fazem de tudo e podem substituir-se a tudo e todos. Não têm competência para fazer avaliações psicológicas ou sociais, pois não?"

Na verdade têm.
 
Vejam o trabalho que os Enfermeiros desenvolvem com os utentes em especial nos Centros de Saúde e nas Extensões: são psicólogos, são assistentes sociais, são nutricionistas, são farmacêuticos, são pais, mães, irmãs/irmãos, engenheiros, carteiros, advogados, confessores,... continuo? São polivalentes porque são eles que estão JUNTO aos utentes. São eles que se deslocam a suas casas, à sua comunidade. Não esperam sentados num gabinete com aquecimento ou ar condicionado que os utentes se desloquem a eles. Os Enfermeiros estão lá. Fazem a diferença. Quantos psicólogos, nutricionistas ou quem quer que sejam se dão ao trabalho de se deslocar por meio de caminhos intransitáveis, à chuva, ao vento, ao frio, ao calor, a casa de um utente? Ou só interessam os que estão num hospital ou vão ao consultoriozito? Substituir alguém? Não, não substituimos. Alguns outros é que se demarcam das suas funções. Não tenham medo que não vos queremos ocupar o território nem tirar os vossos mui transpirados proveitos! Façam o que têm a fazer e deixem-nos cuidar dos "nossos" utentes. Eles agradecem. E nós também!
Jorge Almeida, Enfermeiro
 
Ah e não nos escudamos no anonimato!
 
Entretanto, e de acordo com o Jornal de Negócios "Em plena crise, ainda há cursos que dão garantia de emprego certo - Engenharias informática e química, enfermagem, medicina estão entre os cursos com mais saída. Cursos com menos emprego são liderados pelas ciências sociais".

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=497081
 
Uma aluna de uma Escola Pyaget ( Enfermagem )no estágio de integração à vida profissional, pouco ou nada sabia!! deveria chumbar...falado com o docente " agora é muito complicado chumbar a 2 meses de acabar o curso!!" " vamos passá-la"

Só não não chumbou, como acabou ter 14 ( Quatorze ) Bom...

E, assim vai a enfermagem, porque já não escrevo com maiúsculas...

Adeus mundo...pagou 20 mil euros pelo Diploma...
 
Gostaria de ver uma preocupação com o duplo e triplo emprego dos enfermeiros, que compromete o seu desempenho nos serviços do SNS devido ao excesso de horas de trabalho.
Combater o duplo emprego melhorava os cuidados e melhoráva o emprego.
O Sr. Dr. diga lá o que lhe parece enfermeiros a fazerem horário completo em duas instituições do SNS, e são muitos.
 
Caro Anónimo das 9:57,
em resposta à sua questão sugiria-lhe a leitura do documento da Ordem dos Enfermeiros já publicado em Diário da República disponível em: http://www.ordemenfermeiros.pt/legislacao/Documents/LegislacaoOE/RegulamentoCompetenciasSaudeMental_aprovadoAG20Nov2010.pdf

Cmps
Maria (enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria
 
nessa escola em 2001/2002 a professora de história e tendências de enfermagem, mostrava-nos como nas Filipinas se formavam enfermeiros para exportar. É lamentável, hoje em dia, estarmos a competir com as Filipinas, para servir os interesses das escolas e dos professores (que não gostam que lhe chamem enfermeiros, que devia ser a primeira categoria a ser usada). Resumindo as escolas exploram a enfermagem, quando deviam ser um elemento de excelência para o desenvolvimento da profissão.

desassossego
 
" são psicólogos, são assistentes sociais, são nutricionistas, são farmacêuticos, são pais, mães, irmãs/irmãos, engenheiros, carteiros, advogados, confessores,..."

Ás vezes esquecem-se é de ser enfermeiros e depois, quando esses profissionais se derem "ao trabalho de se deslocar por meio de caminhos intransitáveis, à chuva, ao vento, ao frio, ao calor, a casa de um utente", os enfermeiros não vão saber o que fazer porque se esqueceram do que é a enfermagem...
 
Ao Jorge Gonçalves: o senhor é mais um enfermeiro com a mania de que é Deus no céu e os enfermeiros na terra. Para sua informação as equipas domiciliárias são multidisciplinares e os outros técnicos também fazem visitas domiciliárias. Eu trabalho num centro de saúde e estou diariamente junto da população e também faço visitas domiciliárias. Por isso não fale do que julga saber mas não sabe. Cá está a prova daquilo que foi dito sobre a famigerada mania que os enfermeiros têm que sabem e fazem tudo. E com que então também fazem avaliações psicológicas e sociais? Acho caricato como é que em apenas 4 anos de licenciatura que antes até era um bacharelato, dá para aprender tanta coisa. Talvez então se estejam a esquecer daquilo que são os cuidados de enfermagem e talvez isso explique muitos dos problemas que se verificam no dia a dia. Mas tenham cuidado pois um enfermeiro assinar uma avaliação psicológica ou social - ou a aberração que julga poder ser uma avaliação dessas - constitui crime de usurpação de funções.
 
Sou Psicólogo e acho que também ser dar injecções e fazer pensos e por isso amanhã mesmo irei começar a faze-lo no meu centro de saúde. Vocês fazem consultas de psicologia e eu tratamentos de enfermagem.
 
Quanto ao anónimo das 2:23 tenho a dizer que realmente é muito mau e grave que estes casos aconteçam...mas é importante não generalizar (nem todos os alunos/enfermeiros formados no Piaget pagam 20 mil euros pelo diploma)
 
Enf. Maria a sua ordem pode dizer o que quiser pois fala em causa própria. Podem dizer e escrever os maiores disparates e levá-los a reunião e aprová-los, pois neste país tudo é possível. O que a vossa ordem diz estou-me borrifando. Os srs. não são psicólogos, ponto final.
 
portugal tem a maior taxa de reprovaçao a matematica...acham que a culpa é dos alunos???eu pensava duas vezes... a aluna que tirou 14 deve-te ter enfiado a cartola na cabeça...se em vez de dizer mal,formassem os alunos..é que pelos vistos guardam toda a sabedoria para eles...:)
 
"Sou Psicólogo e acho que também ser dar injecções e fazer pensos e por isso amanhã mesmo irei começar a faze-lo no meu centro de saúde. Vocês fazem consultas de psicologia e eu tratamentos de enfermagem."

Não sei se sabe, mas existe uma Especialidade de Saúde Mental. Compreendo o ponto de vista do raciocínio, mas o mesmo problema poder-se-à colocar ao nível do "Psicólogo vs Médico" e não o vejo argumentar do mesmo modo. Ou é pelo prazer de ser contra os Enfermeiros?
 
http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=1293341

Alguns dirão: “que nome fofo”!
Outros acharão que aqui está um bom exemplo de empreendedorismo em Enfermagem!
Para mim, é mais uma prova de que a Enfermagem há muito anda pelas ruas da amargura…
Que acha disto Enf. Belmiro?

Quanto ao colega que fala no chumbo da aluna do Piaget, duas perguntas:
- o que foi feito para evitar o chumbo?
- uma vez tornando-se inevitável o chumbo, e uma vez que a escola se opunha, o facto foi comunicado à Ordem?
HAJA CORAGEM!
 
És parvinho, óh psicólogo... com essa psicologia toda quem precisa de injecções de psicologia é você (na cabeça)
 
O que vocês se esquecem é que há Enfermeiros que para além dos 4 anos de licenciatura, ainda fizeram pós-graduação em saúde mental e psiquiatria, mestrado em saúde mental e psiquiátrica e formação adicional em psicoterapia.

Se muitos dos fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, psicólogos etc, vissem o campo de actuação dos enfermeiros no RU, na Austrália ou nos EUA, tinham um AVE de tão escandalizados ficarem. O que é certo é que lá a saúde anda para a frente, em Portugal a saúde é o maior enfermo do país...
 
Falem, falem colegas, mas a verdade é que se os psicólogos se lembrarem de começar a administrar injectáveis, provavelmente nada os deterá, como aconteceu com os farmacêuticos. Porquê? porque é só uma técnica, que se aprende em pouco tempo, que os enfermeiros chegam a ensinar aos seus utentes. Os enfermeiros preocupam-se com as técnicas e com a abrangência de todos os campos e mais algum, a enfermagem vai-se diluindo em vez de se definir e de se afirmar.
 
Caro Anónimo (Psicólogo):

Na verdade, nem todos os enfermeiros têm competências para a realização de avaliações psicológicas pois não têm formação para tal. No entanto, e tal como já foi referido pelo Doutor Enfermeiro, existe uma especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, que têm as suas competências específicas bem definidas (convido-o a ver este link http://www.ordemenfermeiros.pt/legislacao/Documents/LegislacaoOE/Regulamento%20129_2011_CompetenciasEspecifEnfSMental.pdf).
Assim, os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria têm, claramente, competências para a realização de avaliação de saúde mental e psiquiátrica (ou seja, numa vertente positiva - salutogénica - e negativa, ou seja, patológica). Não estou a querer dizer com isto que os enfermeiros especialistas em Saúde Mental podem realizar briefings psicológicos aos utentes, apesar de ter tido um Professor (psicólogo), que nos disse "vocês podiam, perfeitamente, fazê-lo".
Ao nível das intervenções de Enfermagem, vejo também muitas problemas por parte dos psicólogos relativamente àquilo que os enfermeiros podem ou não fazer. Ora bem, aconselho-o a ler um livro que se chama "Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC)". Nesse livro, verá que os enfermeiros especialistas em Saúde Mental podem realizar intervenções psicoterapêuticas como a reestruturação cognitiva, a técnica de modificação de comportamentos, a relação de ajuda, a estimulação cognitiva, as histórias de vida, etc, etc, etc.
Espero não o ter assustado muito, visto que consigo ver algum receio nos seus comentários. Porém, gostaria de terminar esclarecendo que os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental não querem ser mais do que isso mesmo, e que temos todo o prazer em trabalhar em parceria com os psicólogos.

Cumprimentos
 
Eu não percebo, agora também vêm assistentes sociais e psicólogos malhar no enfermeirame??!

bolas... ou gostaria de pensar que é por se sentirem ameaçados, tal como os médicos lá com a pequena estória das prescrições e das triagens, e os psicólogos com a coisa das avaliações psicológicas..

percebo que pode haver a confusão de que os enfermeiros querem meter a pata em tudo e mais alguma coisa mas o certo é que os enfºs têm uma ampla intervenção em tudo que se refere a saúde: terapias físicas, farmacológicas, naturais, psicológicas, sociais, gestão, etc.. o que não quer dizer que substituam - nem podem, caramba..! - um psicólogo ou um fisioterapeuta p.ex...! chiça! mas que confusão minha gente! lá por podermos fazer algumas coisas - muitas, por vezes - não quer dizer que andemos a bradar que “nós é que somos e sabemos”. A interpretação dos outros grupos profissionais é que parece seguir essa tendência.
mas também, com a ameaça crescete, em tds os sectores, de mais e mais desemprego, cada um toca de lutar pelo que é seu - e fazem bem, ao fim e ao cabo - mas tenham lá calma..! =P
 
A escola de coimbra, não é, nem nunca será embaladora de enfermeiros...é uma optima escola, que apesar das imensas vagas que tem (por norma instituida devido à fusão) consegue manter um nível de exigencia e de rigor aplaudíveis. Olhem á volta para os meninos do Piaget, e das escolas bem lá no norte e bem no sul e depois falem da escola de coimbra....
 
“"A escola de coimbra, não é, nem nunca será embaladora de enfermeiros...é uma optima escola, que apesar das imensas vagas que tem (por norma instituida devido à fusão) consegue manter um nível de exigencia e de rigor aplaudíveis. Olhem á volta para os meninos do Piaget, e das escolas bem lá no norte e bem no sul e depois falem da escola de coimbra....””

touché.. touché...
 
Anonimo das 9.57: E os psicologos são enfermeiros, os assistentes sociais são enfermeiros?? não, pois não! então porque é que estes senhores andam a dar Formação na área da saude, mais concretamente no dominio das competencias dos enfermeiros, sobre tecnicas de posicionamento na cama, Banho na cama, etc,etc... o que me dizem a isto!
 
Não é apenas uma escola que faz um bom enfermeiro... Bons e maus alunos existem em todos os lados. Inclusive muitos dos professores que leccionam nas escolas privadas também o fazem nas públicas. É vergonhoso uma pessoa entrar num piaget com melhor nota do que muitos dos alunos que entram ultimamente em escolas píblicas (desde que as médias de acesso baixaram drásticamente) e só por ser um ensino privado ser considerado inferior... Devia existir mais preocupação na formação de profissionais de qualidade e não se estes tiram o curso no instituto publico ou privado...
 
Na verdade passam se alunos que nem sabem ser nem estar , com posturas incorrectas , não só de escolas privadas mas publicas tb , mas os argumentos das escolas são mesmo esses tem boas notas ás teoricas , então são bons e a fasquia é 18 minimo ? eu pergunto algum profissional vale 18 valores ? quanto mais um aluno ????
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!