terça-feira, julho 12, 2011

Escala Braga: o Hospital fenómeno!!



O próximo paradigma da Saúde começa a tomar forma mesmo debaixo dos nossos narizes: as privatizações massivas. 
A trote da ignorância, a inteligência política parece não compreender que a "privatização da Saúde" não resulta, tal como está à vista (desarmada) em muitíssimos países deste mundo. Mas enquanto resulta e não resulta, muito bolsos encher-se-ão convenhamos.
.
Portugal é um privilegiado pelo seu atraso natural no respectivo desenvolvimento: tem a possibilidade de analisar como decorreram as várias operacionalizações estratégicas em vários países no que diz respeito a vários sectores. Curiosamente, teima - por estupidez ou vontade - em cair nos mesmos erros de quem agora tenta inverter o rumo!
O novo Hospital de Braga, gerido pela Escala Braga, um feudo da José de Mello Saúde, apresentou-se à luz do dia da melhor forma: um antro de perseguições (cinto um clínico), tráfico de influências, má qualidade assistencial, esclavagismo (mais trabalho por menos dinheiro), conduta imoral e má prestação de serviços à população! (Poucos perceberam a tom irónico do post anterior)
.
"Há uma pressão inexplicável sobre os Médicos, os Enfermeiros e os Auxiliares. Pressão para que assinem acordos individuais de trabalho antes do hospital mudar para as novas instalações e pressões para que se atenda mais doentes, em menos tempo e com menos condições" - cito um clínico que pediu anonimato (medo)!
Começou logo por não cumprir os acordos que assinou com os Enfermeiros do Bloco Operatório relativamente a trabalho extraordinário! Com efeito, logicamente, será - à custo do roubo condenável - um gestão rentável!
.
Mas, e se um certo e belo dia, cada um dos colegas que lê este post, recebesse uma notificação escrita e formal, a comunicar que, de um dia para o outro, o Hospital deixava de contar convosco? Aconteceu a vários colegas de Braga! (Clicar para ampliar e ler caa um dos dois documentos que se seguem)
As reformas na Saúde, fazem-se com os profissionais, não contra os profissionais! Sofre o povo, a Saúde, a economia e os profissionais... 

Comments:
DEPLORÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Vamos ver este tipo de prepotência em mais serviços de saúde ditos publicos.
 
Braga está aos cães! VERGONHOSO!
 
Isso foi feito por gente fascista, que se diz socialista!!
O Hitler também era Socialista...
 
Vejam o video no Youtube DIVIDOCRACIA... e vão perceber muita coisa
 
"O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa está ao rubro. Os elementos do CA andam "pegados".
O Director Clínico nada faz e ninguém respeita. O Enfermeiro-Director, agora com carro novo do hospital, sente-se o rei do sítio...
Depois da notícia do Conselho de Ministros a reduzir para 5 os elementos dos CA dos hospitais EPE com 7 administradores, os actuais elementos do estão pegados para ver quem fica...
Dos 4 novos elementos do CA que tomam posse em Abril dois não têm qualquer experiência ou competências formais na área da administração hospitalar, tal como se poderá constatar nos respectivos CV publicados no site. São estes os 2 administradores a quem foram delegadas competências para áreas diferenciadas e críticas como internamentos, a farmácia, o aprovisionamento (do qual o director foi afastado), a informática, os recursos humanos, etc...
.
Com o aumento de 5 para 7 administradores executivos, adquiriram-se mais dois automóveis, novos. São automóveis "modestos", é certo (2 Citroen C4), mas creio que estando o país em "estado de emergência" os automóveis de administradores deveriam ficar nas garagens e apenas sair para actividades em serviço, não para fins pessoais...
Um dos novos administradores-analfabetos invade consultórios médicos durante as consultas, manda abrir salas de emergência para atender filhos de amigos e age com se fosse dono e senhor do hospital, beneficiando os doentes que são conhecidos...
Como são ignorantes em administração hospitalar, gerem as áreas da saúde como se estivessem numa fábrica de parafusos, boicotando, desautorizando e perseguindo as lideranças, colocando "espiões" e criando clima de suspeição nos serviços, etc., etc..
Quando analisamos as ligações ao partido do governo, constatamos que um é destacado militante do PS de Valongo (fala-se que se perfila para ser candidato autárquico), outro é líder do PS de Paços de Ferreira, outro é "afilhado" de casamento do líder parlamentar do PS...
Desde a tomada de posse do novo CA (Abril) até à presente data cerca de 50 novas contratações aconteceram (sem manifestação de tais necessidades pelos serviços), impondo-os, sem concursos ou anúncios, estando outras para acontecer... Escusado será dizer que muitos terão ligações directas ou indirectas ao PS, andaram em campanhas e/ou são familiares..."

Benvindas as privatizações.........
 
Não se irritem tanto com o Grupo Mello. Há mais: BES, HPP e Trofa!
A gestão privada de hospitais públicos surgiu no Amadora Sintra.
O Sócrates não inventou nada. Apenas deu continuidade ao que vinha de trás.
Mas o mais grave é que há enfermeiros que pactuam com estes atropelos: Enf.ª HELENA VALENTIM ABRANTES.
Lembram-se de em tempos alguém querer reduzir o número de enfermeiros por turno, aumentando o número de auxiliares de acção médica? Ou de “exterminar” o Enf. Circulante, substituindo-o por AAM?
 
Ainda há poucas horas Sua Ex.ª o Presidente da Republica (das bananas e dos "bananas" que cá habitam) fazia o elogio publico das gestões privadas dos hospitais. Como o SNS é lento e não consegue dar resposta as necessidades das populações entrega-se aos privados que eles põem tudo a funcionar bem e depressa.
No "post" anterior alguns dos colegas tambem me pareceram a favor do mesmo ideal.
Eis que senão quando tive uma ideia genial que vou propor ao meu vizinho Passos Coelho.
Tal como o SNS, o sistema Judicial é lento, caro e pouco eficaz.
Que tal se o privatizassemos?????
Entregavamos os tribunais a umas enpresas/sociedade de advogados, eles nomeavam alguns dos Juizes amigos para fazerem cumprir as leis e as decisões tomadas por eles, alguns policias e guardas prisionais privados em cadeias novas e resolvia-se o problema da morosidade da Justiça em Portugal.
Já estou a ver as aberturas dos noticiarios em todas as estações de televisão - Novo tribunal de Lisboa entregue ao Dr. Vale e Azevedo para gestão privada.
Como diria César: "Até tu Brutus!!!"
 
Não esquecer que o atual ministro da saúde veio direitinho do BCP logo do grupo dos desejosos para deitar a mão a isto tudo.
O nosso primeiro e o Presidente também já abriram as portas.
Está o SNS entregue ao capital.
 
Não se esqueçam que muitos milhares de Enfermeiros por este país fora, pouco mais faz (sabe) do que o básico.
Ninguém (excepto o estado) paga bem (ou emprega) a quem pouco mais sabe do que o básico. E mesmo os protocolos básico só se os ler no dia anterior.
Quanto mais Enfermeiros houver mais trabalho de auxiliar o espera (com ordenado correspondente).
 
Quem é essa tonta dessa "Helena", enfermeiros gestores assim, só um caminho a MORTE...
 
A saude só pode ser um Sistema que admite o privado em determinados sectores de cooperação, nunca no sistema, apenas em certos tipos de serviços podem ser privatizados, farmácia, alimentação, limpeza e manutenção, segurança, armazéns e aprovisionamento, nunca mas mesmo nunca o cerne do sistema pode deixar de ser publico, e genuinamente publico, nunca os blocos e internamentos, nem consultas nada disto pode ser privatizado...se o fizerem teremos uma saúde de fossa séptica...isto só se resolve com uma revolução sangrenta...
 
nas ultimas governaçoes as pessoas tornaram-se lixo...........
e continuando....
indignação...muita indignação com o que se começou a vivenciar por aí.
O lucro fácil,as pessoas e a qualidade não andam de mãos dadas.
 
Tirem o frasco de veneno entalado na gargante do coitado do anónimo das 5:57 PM por favor. Se rebenta morre e não há Escala que lhe valha. Não é que se perca grande coisa mas...
 
Há dois dias atrás, e num exercício meramente de retórica, perguntei se não era bom que se privatizasse a Justiça uma vez que esta, tal como o SNS funciona mal.

Afinal este blog tem mais leitores do que aquilo que nós pensamos e a ideia parece ter mesmo ao Sr. Primeiro-ministro. Isto porque o jornal Público de hoje trás uma entrevista com o Bastonário da Ordem dos Advogados a dizer o seguinte:
O bastonário da Ordem dos Advogados denunciou esta quarta-feira aquilo que diz ser uma tentativa de privatização da justiça, tornando-a num “escandaloso negócio para privados com consequências terríveis para o Estado de direito”.
http://www.publico.pt/Sociedade/estase-a-privatizar-a-justica-e-a-tornala-um-escandaloso-negocio-diz-marinho-pinto_1502775
Contudo, e mesmo não passando de uma ideia aparentemente estapafúrdia, esta mereceu uma pronta e viva reacção do Sr. Bastonário.
E da nossa Ordem, já alguém ouviu ou leu qualquer reacção por mais tímida que fosse `as privatizações dos Hospitais e futuramente dos Centros de Saúde? Será que só se preocupam com os atrasos das nossas quotas?
Já agora quero deixar mais um repto para um sector que funciona mal e que sistematicamente apresenta prejuízos, e como tal, também deveria ser privatizado.
Estou a falar do Governo em si mesmo. Que tal entregarmos o Governo deste País aos privados?
Com certeza que o Sr. Belmiro, o Sr. Jerónimo Martins ou a minha mãe fariam melhor que muitos destes Políticos.
Ou será que é precisamente ao contrário e já são eles, com a banca e as seguradoras `a cabeça que controlam tudo, e as privatizações são um instrumento para a consolidação do monopólio?
 
Mais uma vez não me vou esconder atrás do anonimato, porque não tenho medo dos "poderes instituídos" e principalmente, porque não tenho medo dos senhores do Grupo Mello- Escala Braga.
Há três frases, que embora não sejam minhas, costumo proferir com alguma frequência, porque se adaptam à minha filosofia de vida; "Prefiro morrer de pé do que viver ajoelhada", "As árvores morrem de pé" e "Quem não me vence torna-me num Ser ainda mais forte". Relativamente aos Licenciados em Enfermagem, não Enfermeiros (Licenciados em Enfermagem há em excesso, mas Enfermeiros há muito poucos)que os "servem" sabem que nunca me conseguiram amedrontar nem assustar.
A esses vou só relembrar que JUDAS, também vendeu JESUS CRISTO,por 30 moedas mas acabou enforcado, é só uma questão de tempo.
Sim, sou Enfermeira e também recebi 2 cartas iguais ás que aqui foram publicadas.
O Grupo Mello com a VERGONHOSA conivência do anterior Governo, Ministra da Saúde (seria mais adequado chamar-lhe Ministra da Doença)e ARS Norte, "sanearam" funcionários a 3 dias da abertura do novo Hospital. Será que é por este motivo que estão tão risonhos na fotografia?
Só é pena faltarem alguns dos intervenientes para o fotografia estar completa, certamente ficaria muito mais divertida.
O Governo ainda fez o "favorzinho" de dar mais uns m... de euros ao Grupo Mello para conseguir a proeza que transitassem mais 2% dos funcionários ( de acordo com contas feitas não sei por quem nem baseado em quê) do que o previsto no contrato. Esqueceram-se que esses m... de euros são dos contribuintes que pagam impostos.
De salientar que o Escala-Braga gere o Hospital de Braga desde Setembro de 2009 e podia ter tratado os funcionários com respeito, com dignidade se soubessem o significado destas palavras. Só sabem falar a linguagem dos euros e dos números.
Como "prémio" pela "boa" gestão do Amadora sintra, o Estado (anterior governo) ofereceu ao referido grupo mais dois Hospitais, o de Braga e o de Vila Franca de Xira, onde já começaram a "trabalhar" como tão bem sabem fazer.
Pelos vistos aprendeu-se muito pouco com o que se passou em Braga, uma vez que em Vila Franca e de acordo com o contrato (jornal O Migrante) só irão transitar 90% dos funcionários com contrato em funções públicas, isto é, menos 5% do que em Braga.
Nunca me foi explicado qual o critério usado para a selecção dos funcionários "dispensados".
Será que foi porque disse, inúmeras vezes, alto o que pensava?
Será que foi porque nunca pactuei com tudo aquilo que não considerava certo?
Será que foi porque me manifestei quando não tinha condições para cuidar de Seres Humanos, como merecem, e têm direito?
Será que foi porque nunca prescindi dos meus valores e princípios éticos e profissionais?
Será que foi porque o meu vencimento dá para pagar a dois contratados?
Apenas tenho uma certeza, por incompetência não foi, uma vez que sempre tive avaliações "excelentes" mesmo quando fui avaliada por chefes com quem não tive relações fáceis (fácil de provar por constarem do meu processo).
Sim, sou Enfermeira há 26 anos, 17 dos quais no Hospital de Braga e é com muito orgulho que sempre cuidei como um dia quero ser cuidada, que sempre cuidei como quero que cuidem aqueles que amo.
sim, sou Enfermeira, continuo e continuarei a dar o meu melhor a todos aqueles que necessitam dos meus cuidados.Por muito que se esforcem não conseguirão transformar-me em mais uma Licenciada em Enfermagem(apesar de ter a Licenciatura).
Sou contra a privatização dos serviços do SNS porque só servem para "encher", ainda mais, "bolsos" que já transbordam. Os Grupos Privados só se preocupam com o lucro fácil, não olhando a meios para atingir fins. Só querem quantidade e desconhecem o que é qualidade.
Tentem saber quanto ganha o Escala- Braga só com o parque de estacionamento.
 
CONTINUEM A VOTAR ORA PS ORA PSD E DEPOIS QUEREM O QUÊ?...
 
Lamento imenso pelas pessoas afectadas, mas a verdade é que há EXCESSO DE ENFERMEIROS EM PORTUGAL! 15 mil alunos matriculados só neste ano nas escolas de enfermagem?? E depois querem o quê? É preciso reduzir ainda mais, quanto mais contratar!
 
Este é o espírito de uma classe de milhares mas só alguns, com coragem,o mostram ao mundo, muito poucos por enquanto. Está na hora de piar um pouco mais alto até perder a timidez e gritar a bom som - BASTA
 
Será que o anónimo das 5.57 é Enfermeiro?
Será que se está a auto-avaliar?
Sr anónimo Sou Enfermeira e garanto-lhe sei muito mais do que o básico e por incrível que pareça,sempre trabalhei para o Estado.
Ao longo da minha carreira já ajudei a nascer, já ajudei a viver melhor e até já "ajudei" a morrer com dignidade.
Provavelmente, nunca esteve internado em nenhum Hospital para fazer um julgamento tão generalizado e tão errado acerca de uma classe insubstituivel nas instituições de saúde.
Sabia que grande parte dos Enfermeiros que trabalham nas instituições privadas também trabalham nas estatais?
Desejo-lhe sinceramente, que quando um dia precisar, encontre um Enfermeiro igual aos que descreveu, porque o Sr não merece melhor.
 
Caro DE,

O EscalaBraga/Grupo Mello não perdoam a luta de seis sindicatos que se uniram para desenvolverem acções junto do poder político e judicial...a luta baseou-se num aspecto:os trabalhadores do Hospital de S. Marcos transitariam para o novo hospital de Braga com contratos de trabalho em funções públicas, e não com contratos individuais de trabalho, pelo código de trabalho, como o Grupo pretendia. Foi uma luta sem precedentes...lá isso foi...
Foi conseguido que finalmente a ex Ministra da Saúde Ana Jorge, respondesse às interpelações dos deputados dos vários grupos políticos com assento parlamentar, e que constituíam a Comissão Parlamentar de Saúde...aí tudo ficou definitivamente decidido.

O convite que um dia dirigi aos representantes de oito sindicatos, deu frutos...por isso aqueles que mais vezes deram a voz e a cara na comunicação e na manifestação pagaram o preço: receberam as cartas que se encontram anexas neste Post...(2 dirigentes sindicais) entre outros trabalhadores..

Pensaram talvez, que longe da vista, longe dos problemas..mas não. Eu estarei sempre presente onde os problemas existirem...por isso foi decretada uma greve no bloco operatório (porque é onde dói) para que acabe a escravatura dos enfermeiros...e o excesso de horas além dos horários normais...154 horas, 240, 119, 298....etc

Sempre presente

Amiga Júlia sempre a considerar-te..
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!