sábado, julho 09, 2011

Jornalismo de encher chouriços!

.
(Clicar para ampliar e ler)
.
É frequente, entre a nossa comunicação social, este tipo de artigos ou peças/relíquias jornalísticas, que na sua maioria das vezes mais não serve do que para preencher espaços vazios com matéria de escárnio. O povo iletrado gosta disto.
A protagonista em questão, às portas da morte com uma dor asiática, em poucos minutos estabeleceu um perfil funcional do serviço em questão e, certamente, definiu os pontos enformadores para um novo plano estratégico. Destemida, até escreveu no livro de reclamações e tudo... mas talvez não lhe tenha ocorrido que uma urgência é para urgências (quem diria?), que as prioridades são prioridades (quem diria?) e que o alcance da razão é ligeiramente maior do que aquilo que os olhos avistam (quem diria?)!

Comments:
Jornalismo de encher chouriços? Talvez, mas mesmo assim acertou em cheio no maior problema deste hospital. Podia não ser uma situação de verdadeira urgência, mas quem vive a realidade do Hospital de Braga sabe que a classe está sob ataque cerrado. Até parece mentira que o Dr. Enfermeiro não tenha conhecimento da triste realidade que os colegas vivem desde que o Hospital mudou para o novo local com nova administração. Situação já bastante degradada no antigo, mas que tem vindo a piorar desde a mudança. Porque não tenta perceber o estado de espírito e o desanimo que se vive por lá? As atitudes criminosas a que os colegas estão sujeitos são atrozes, e não vejo muitas hipóteses de melhorar. Onde está a Ordem? Onde estão as notícias para sensibilizar a opinião pública? Onde está o apoio dos outros colegas? Já agora, tenha lá uma boa dor "asiática". Não passe é por cá para ser visto. Temos muitos "iletrados" na sala de espera e poderia ser linchado.
 
Nem tudo o que a senhora disse poderá advir de intrepretações erróneas. Quando mencionou que os enfermeiros têm um trabalho intensivo de 12 horas seguidas o que pode originar erros, ela tem toda a razão! Os enfermeiros da urgência de Braga estão a fazer turnos de 12h (só existem 2 turnos: Dia e Noite) e trabalham 3 turnos seguidos e folgam 4!
Por isso, caro colega: e se em vez de alimentar ainda mais estas noticias que apelida de "relíquias" literasse o povo com a defesa da profissão da enfermagem??? Focou-se naquilo de menos importante que tem a notícia. E os enfermeiros???
 
Nem tudo o que a senhora disse poderá advir de intrepretações erróneas. Quando mencionou que os enfermeiros têm um trabalho intensivo de 12 horas seguidas o que pode originar erros, ela tem toda a razão! Os enfermeiros da urgência de Braga estão a fazer turnos de 12h (só existem 2 turnos: Dia e Noite) e trabalham 3 turnos seguidos e folgam 4!
Por isso, caro colega: e se em vez de alimentar ainda mais estas noticias que apelida de "relíquias" literasse o povo com a defesa da profissão da enfermagem??? Focou-se naquilo de menos importante que tem a notícia. E os enfermeiros???
 
Desculpe dizer-lhe Doutor enfermeiro mas desta vez estou totalmente desacordo consigo! A urgências são para urgências sim, mas também são para situações onde um CS pode não dar a resposta adequada ao paciente. Imagine: A senhora estava com uma dor ciática (eu nunca tive mas já vi o meu pai a arrastar-se e a gritar de dores por causa de uma ciática). Se fosse ao centro de saúde onde é que tinham medicação para lhe administrar? com certeza que a senhora necessitava de medicação endovenosa ou intramuscular para um alivio mais eficaz e rápido da dor. Por acaso o senhor gostava de se ir a arrastar para o hospital e ficar três horas à espera de medicação? Um bocadinho de mais dignidade e compreensão pelo sofrimento humano é o que infelizmente falta a muitos enfermeiros.

Há falta de enfermeiros nos SU? O trabalho de um enfermeiro num SU é altamente esgotante fisica e psiquicamente? Sem qualquer tipo de dúvidas mas é de muito baixa ética criticar a senhora como senhor fez. A culpa neste caso não é nem dos médicos, nem dos enfermeiros, nem dos utentes, mas sim do Estado que teima em manter os SU com um baixo racio de enfermeiros e com eles a transbordar no desemprego! Só ao Estado é que se pode atribuir culpas, a mais ninguém! Aliás, o racio de enfermeiros por pacientes em Portugal, é astronomicamente baixo, já par anão dizer ilegal.
 
Quando os serviços de saúde têm um funcionamento medíocre, tudo serve aos profissionais que lá trabalham para encobrir os factos…
É tempo de médicos e enfermeiros pararem de criticar os jornalistas. Se muitas vezes estes não são mais rigorosos nas notícias que publicam, a culpa não é só deles.

Vejamos este caso: objectivamente há uma pessoa que recorre à urgência e só vê o seu problema resolvido 3 horas depois.
Podemos dizer que a pessoa foi (inicialmente) atendida logo que chegou ao hospital, podemos dizer que a culpa não é dos enfermeiros, podemos dizer que foi um turno atípico dado o volume de trabalho… Mas não se podem ocultar informações concretas. E infelizmente, este cenário é o “prato do dia” de norte a sul do país.

O Dr. Enf. vê aqui mais uma peça jornalística de má qualidade. Eu vejo um pouco mais: será que a Triagem de Manchester não serve para “arrumar a um canto” quem se desloca à urgência? Será que mesmo havendo situações mais urgentes, aquele cidadão não tem direito a uma resposta atempada ao seu problema? Será que o SNS é só VMER´s e Helicópteros?!?!?

Não se iluda, os enfermeiros têm grande responsabilidade no modo como muitas vezes os utentes são (MAL) atendidos nos serviços de saúde. Sabia que há casos em que o doente, à entrada do bloco, consegue sentir o cheiro a café e torradas?! Já para não falar do barulho e das vendas da Tupperware…
 
Independentemente da razão (que não tinha) para recorrer ao SU, é deselegante para não dizer anti-ético a forma como as instituições de saúde e mais globalmente o sistema de saúde trata os seus utentes.

E porquê? A forma de desincentivar a ida dos utentes à urgência é amadora e muito pouco conveniente: Colocar poucos profissionais como forma de aumentar o tempo de espera e assim promover a não recorrência à urgência é desumana.

Algum de nós, profissionais de saúde, não se sentiria incomodado por esperar tal tempo(3 horas), isto quando é 3 horas sendo que em vários casos o tempo de espera até ao primeiro atendimento ultrapassa largamente esse tempo? Como não passamos por isso, dado o nosso acesso e oportunidade privilegiada a cuidados de saúde ser "diferente" tal parece-nos bastante "normal".

Além disso uma forma mais profissional e mais respeitadora, atenta à dignidade das pessoas, seria realmente dar informação adequada às pessoas acerca do acesso ao sistema de saúde, sobre a que serviços recorrer e em que situações, ou somos nós próprios conscientes de todos os problemas que atravessam a esfera social humana? Saberei eu sempre quando recorrer às finanças ou ao mecânico ou a um tribunal?

Outra forma mais correcta seria também a gestão dos CSP e dos CSD ser integrada e com objectivos comuns virada para o utente e não para os próprios profissionais ou organizações, tal levaria com certeza a uma melhor identificação do papel e criaria incentivos correctos tanto para os profissionais como para os utentes assim como para a organização. Imaginemos que um CS ou USF era penalizada por referenciar indevidamente um utente ao SU ou ainda um Hospital que é penalizado por uma alta precoce ou ainda os utentes terem de activar necessariamente uma triagem pré-hospitalar, alargando o papel do CODU ou Saúde 24 (o mais adequado talvez).

Países existem que independentemente dos utentes recorrerem ao SU indevidamente, considera-se indigno um tempo de espera superior a 2 horas, imaginemos isso cá quando existem tempos de espera de 8 horas por exemplo.

Alguém disse à utente que demoraria provavelmente 3 horas a ser atendida? Alguém lhe deu alternativas? Alguém explicou convenientemente o que se passou?

Responsabilizar os utentes pela sua ignorância só é admissível após os profissionais terem esgotado as suas competências. Será que esgotaram?

Não se apanham moscas com vinagre e por isso não podemos esperar que as pessoas fiquem satisfeitas por estas atitudes pedagógicas e fazê-los esperar para que aprendam sozinhos e da pior maneira que os profissionais do SU e o SU no geral, não são os mais adequados para este tipo de cuidados.
 
Não compreendo o comentário à notícia.
Aliás esta noticia vem colocar dois problemas reais que se vivem nos Hospital de Braga e que merecem ser debatidos.
A falta de enfermeiros (e médicos a mais) e os turnos demasiados longos.
Porque se é verdade, e parece que sim, que a doente esperou 3 h pela terapêutica isso é inaceitável. Mas em nenhum local da notícia se diz que a culpa é do enfermeiro.
Temos que saber capitalizar estas opiniões a nosso favor, e temos que colocar os doentes do nosso lado a exigirem os cuidados de enfermagem a que têm direito.
Só os enfermeiros mais bacocos sentem e dizem, que os doentes, são os nossos principais inimigos.
Enfermeiro que não compreende que a urgência e a prioridade é como cada um as sente, não deveria utilizar esse título. Porque a frieza dos tempos não resolve os problemas de cada um (aliás este argumento é próprio de outros que este blog tanto critica).
 
"Desculpe dizer-lhe Doutor enfermeiro mas desta vez estou totalmente desacordo consigo!"

Tem todo o direito estimado colega Henrique. O mundo seria um sítio aborrecido se todos partilhássemos os mesmíssimos pontos de vista.
 
M e N só dois turnos, não sabem o que são dotações seguras, exaustão, incremento do erro clínico, risco clínico, etc etc etc, outra coisa as urgências não existem para ida de utentes para aplicação de medicação seja ela IM ou IV, para isso existem os CS e a privada....as falsas urgências nem deviam esperar tanto deveriam lá ficar até secar...
 
Quem me dera, trabalhar turnos de 12 horas...
 
Quem me dera, trabalhar turnos de 12 horas...
 
Parece-me a mim, que o mesmo artigo que serviu para preencher espaços vazios no jornal, também exreceu a mesma função neste blog (é só a mim que parece que o DE não tem demonstrado a pertinência de outrora?).

Quanto ao post em si e com base na escassa informação de que dispomos, devo dizer que sou mais um com opinião contrária ao DE. Em primeiro lugar, porque acho que não se atribui a devida importância à dor (pelos vistos, o "novo sinal vital"), não é uma urgência? Para quem sofre, é com certeza. Depois, haveria outro sitio a que a senhora poderia e deveria ter recorrido? Se sim, deveria ter sido informada do mesmo, se não, é realmente inaceitável que espere tanto tempo.

Este é só mais um exemplo do mau funcionamento do SNS, o tal tendencialmente gratuito e universal, mas que pelos vistos não é para todos.
 
Sra Enfª Maria;

Os colegas que trabalham actualmente, em turnos de 12h no hospital de Braga, assinaram um documento com a sua preferencia horária.
Houve uma reunião com o sindicato, onde lhes foi informado que tal não era legal, mas se tal fosse do agrado desses, que quem quisesse o podia fazer.
O hospital propôs e alguns enfermeiros aceitaram.
Aqueles que preferiam os turnos de 8h, continuam a pratica-los!

Portanto, se por um lado compreendo as queixas destes profissionais, aqui penso que não podem recorrer à vitimização, inclusivamente, porque quem esteve mal foram os proprios enfermeiros, ao aceitarem estas condições.
A lei está do vosso lado, mas estes escolheram turnos de 12h. E sabe porquê? Porque assim teriam mais tempo para se organizarem no privado. O problema é que muitos já se arrependeram!!!

Parece que aqui, ou pelo menos neste caso concreto não há vitimas, nem se colocou o utente em primeiro lugar. Até mesmo porque ao suprimirmos um turno, sabemos que as nossas rutinas também são alteradas. Por exemplo: já não se medem constantes vitais corretamente ou nos tempos mais adequados...

Os utentes, são uma bola de ping pong, que vamos jogando consoante nos dá jeito. Tenho dito.

Cumprimentos
 
Mais um típico caso que só se fala porque é notícia, mas que acontece diariamente em todos os hospitais. Mas o problema não é as 3horas de espera que a doente reclamou, mas sim a má organização do SNS, a não educação dos cidadãos para o que realmente servem os serviços de saúde ao seu dispor e o mau funcionamento dos CS (já foi mt. pior diga-se!):

- No centro de Saúde e SASU aplicam-se IM e EV qd. necessário..

- Falsas urgências são um cancro do SNS, que aumenta custos, atrasa a resposta urgente e aumenta o Stress aos profissionais que lá trabalham...

-Já alguém competente explicou, de forma nacional e explicita, para que servem as urgências e os CS e os SASUs e quais os problemas que aí podem ser resolvidos. Na televisão fala-se muito em saúde, mas a linguagem não se aplica a metade da população do nosso país...

Esta situação ilustra apenas o que à muitos anos se passa nos nossos hospitais... e preparem-se, vêm aí as privatizações
 
"e preparem-se, vêm aí as privatizações"

No privado ninguém espera 3 horas, nem que seja porque lhe nasceu uma borbulha na ponta do... que seja. Venham a nós os privados!
 
Mas será que as pessoas têm reais alternativas?

Eu acho que não ...

Falam, falam das falsas urgências mas deveriam era saber-se onde as pessoas devem recorrer... e uma dor violenta não é urgente? Pode esperar 3 horas?

Eu para além de trabalhar numa urgência tenho o hábito saudável de convbersar com as pessoas e perceber os seus problemas e garanto que na maioria dos casos as pessoas não têm alterantivas credíveis e passam a vida a ser espezinhadas por um sistema que tem no acesso aos cuidados um problema enorme...

Só para perceber como funciona bem (mal) o nosso sistema basta ver o número de casos oncológicos diagnosticados em ... urgências...

Nós temos um sistema de CSP com médicos a passar (revalidar) receitas e enfermeiros a fazerem pensos .... e quase exclusivamente a utentes com mais de 60 -70 anos... a promoção da saúde e a necessária vigilância e acompanhamento de adultos saudáveis simplemente não existe praticamente e o diagnóstico inicial de várias doenças oncológicas (e não só...) é um claro exemplo do péssimo acesso aos cuidados de saúde em Portugal...

Claro que não se deve entupir as urgências, mas vão onde? E os meios e horários dos CS? São os adequados?

Eu estabelecia planos de vigilância da saúde protocolados e OBRIGATÓRIOS, sem necessidade de pedir consultas médicas e requisições (feito por enfermeiros).
Apostava forte nos enfermeiros, fisioterapeutas e outros técnicos para a promoção da saúde, cuidados aos idosos e paliativos.
Apostar forte nos médicos especialistas nos CS para o diagnóstico e tratamento das doenças e aumento dos recursos dos CS em ECD
Vigilância mínima anual obrigatória para todos, seria mais frequente para grupos de risco.... …etc...
…e depois queria ver se não diminuíam as idas às urgências...

Não gozem com as pessoas!!
 
só verdades.... concordo com a maioria dos comentários, discordo do Sr Dr Enfermeiro, peço desculpa :-)

no geral, acontece isto...

-falta de resposta das usf´s ou ucsp´s(médicos)

-falta de medicação

-falta de resposta para além das 20h (ex: área de Paredes e Rebordosa-situações como esta e muitas outras, vão para a urgencia do hospital padre americo - penafiel) - não existe SASU - fechou à semana, não foi por falta de utentes... (viva o privado, que mt agradece)

- a realidade da falta de Enfermeiros em todos os serviços é cada dia mais presente, os cuidados acabam por ficar muito longe dos cuidados de excelência, infelizmente. (tendência a piorar)

Pmartins
 
Não trabalho em Braga nem sou de lá, apenas adoro a cidade e claro sou ENFERMEIRO.
A notícia será sensasionalista,mas braga neste momento não é exemplo nenhum para a Enf. Só 2 enf. parece-me pouco mas 15!!!!
E as condições de trabalho!!!!
MAS ISTO SERÁ O FUTURO DE TODOS NÓS. PRIVATIZAR A SAÚDE É PALAVRA DE ORDEM
 
Não me vou esconder atrás do anonimato, sou Enfermeira e trabalhei ao longo de 17 anos na referida Instituição.
Inúmeras vezes me manifestei e revoltei por situações com as quais não podia pactuar, porque tenho valores e princípios éticos. Sempre gostei de praticar a Enfermagem que, um dia, quero para mim e para aqueles que amo. Sempre cuidei como gostaria, de um dia, ser cuidada e no referido Hospital há muito que deixou de ser possível, por variadíssimos motivos.
Com a nova administração, Gestão privada do Grupo Mello - Escala Braga (aproveito para esclarecer o Hospital de Braga não é gerido pelo Estado) tudo piorou quer por falta de recursos Humanos, quer por falta de recursos materiais. Tenho moral para falar porque enquanto lá trabalhei também nunca me calei e sempre manifestei o que pensava e sentia.

Relativamente ao seu comentário "jornalismo de encher chouriços" acho-o de extremo mau gosto uma vez que os jornalistas devem informar e infelizmente, uma grande parte dos utentes do SNS são "iletrados", os "letrados" têm dinheiro para recorrer a Clínicas privadas.

Relativamente a alguns dos comentários anteriores,fiquei boquiaberta com tanta insensibilidade, "as falsas urgências...deveriam lá ficar até secar", desejo ao Sr Anónimo uma dor ciática a sério para avaliar se é ou não motivo para recorrer ao S.U.. Realmente posso constatar que há muitos "iletrados" ou "letrados" que desconhecem, que não é por acaso, que a DOR é considerada o 5ª sinal vital.
Quer-me parecer (a noticia não está muito explicita neste aspecto) que as referidas injecções foram prescritas, no referido serviço, após observação médica (porque, honestamente, não acredito que a fila para injectáveis fosse para injectáveis prescritos no exterior). Se a minha interpretação estiver correcta, ainda torna mais inadmissível e inaceitável o tempo de espera.

Na minha opinião a Srª fez muito bem em escrever no livro de reclamações. Se todos os utentes, com motivos, o fizessem, o dito livro (ou livros), provavelmente, não teria fim. Até mesmo os "iletrados" têm direito à reclamação. Muitas vezes as reclamações servem para constatar que os profissionais não têm condições para trabalhar com qualidade, porque só lhes é exigida quantidade.

Não consigo ver a matéria de escárnio, uma vez que em nenhum momento foi posta em causa a Enfermeira de serviço, nem desrespeitada a Enfermagem.

Sr Dr Enfermeiro, pode considerar-me mais uma "iletrada", mas eu também gosto disto, decepcionou-me, entristeceu-me e muito, a forma como abordou esta noticia. Comentários como este, na minha opinião, não dignificam em nada a classe a que pertenço, bem pelo contrário.
 
Já avisei aqui há uns 3 anos, que quando os Mellos pegassem no Hospital de Braga ia sobrar para os Enfermeiros, para mais com esta direcção de Enfermagem, que só está lá para cortar a direito, sem o minimo respeito pelos Enfermeiros e consequentemente pelos Utentes que servem.
 
Normalmente costumo concordar com o Doutor Enfermeiro...mas neste caso parece-me a sua visão não será a mais correcta,o anónimo das 2:35 tem razão.....
 
O que eles barafustam...
Calados como ratos, os nossos colegas médicos, sim porque também fazem parte da complementaridade da complementaridade, fartam-se de empurrar os hipocondríacos sismáticos para as Urgências; quantos mais SAP, SASU, Sacu, Sapu, mais se acumulam nas urgências. Eles os inventores, só têm de dizer que se não está pode vir a estar doente.
E os Enfermeiros, que se caracterizam por esse nome, que fazem para correrem com essa gente, que não tem que fazer e anda à procura de doenças. Há países que já não têm médicos nas urgências, porque já se dedicam a outras coisas que não a meterem doenças na cabeça dos hipocondríacos.
A culpa é dos Enfermeiros que não usam o carácter da sua profissão e conhecimentos e se acoita na complementaridade, como diz o D. Fuas...
 
Permitir horários de 12 horas a enfermeiros é crime contra a humanidade que o lucro selvagem das seguradoras e bancos que estão a explorar a saúde e têm de ganhar para justificarem o investimento que é dos nossos impostos e um ou outro lugar aos que perdem lugares de eleição. São como as válvulas de escape.
Os Enfermeiros não gostam de se ver ao espelho mnem que os acusem de principais responsáveis pela sorte que lhes está a cair em cima.
Está a chegar ao fim o efeito das lutas bem sucedidads dos enfermeiros. É preciso escrever novas páginas de outras tantas lutas, onde a solidadridade impere.
Têm de aprender a impor a sua licenciatura e a responsabilidade.
Têm de impor a autoridade que lhes advem dos conhecimentos que têm.
Se começarem por estas coisas simples; se começarem a não faltarem aos treinos, em vez de andarem a correr de um lado para o outro, para que os seus donos reparem em si e não lhes falte o dinheiro para gastos e gozos, não têm quem abuse tanto dos Enfermeiros, nem estes terão espaço no muro das lamentações que fica longe, ainda por cima.
Há que mudar padrões de comportamento, para que as soluções adequadas comecem a surgir.
Que raio estão a fazer as USF para que uma velha chata com bicos de papagaio com o tamanho de bicos de cegonha vá ocupar uma cadeira na sala de espera de um serviço de urgência que deve estar disponível.
Se fosse na África do Sul mandavam-na tomar banho de água quente e só.
 
Deixem-se andar enfermeiros... entretenham-se com técnicas de treta que em breve vão passar a ser executadas por um qualquer técnico e não se preocupem com aquilo que deviam, que "eles" ao contrário de vós, não dormem...

http://economico.sapo.pt/noticias/a-economia-em-saude-tem-sido-sempre-esquecida_122370.html
 
Recebi a revista da Ordem e claro...ética...

No índice, a abrir, parecia uma missa...

"PALAVRAS DE ABERTURA"...

POR FAVOR... O QUE É ISTO???!!!!
 
Boa noite
Estive ler estes comentarios todos e faço esta pergunta,
Quem vai ser benefeciado com estes turnos de 12 horas?
Acho a meu ver que nao sao premitidos por lei.
Ou vejamos desta forma os enfermeiros podem fazer turnos nos privados nos seus dias de folga seguidos verdade.......
Bem ai ja nao e muito esgotante, pois claro, inem, clinicas, hospitais privados.
Bem façam por comprir aquilo que aprenderam.
 
Aqui o olheiro ci-dessou lembra que os enfermeiros fazem turnos de 12 horas no privado, mas nas PPP Têm os mesmos turnos circunscritos a 5x7=35 horas semanais. Estão mal pagos porque não querem exigir que lhes paguem num só posto o que ganham em 2 ou 3.
Mas o despertar já se anuncia.
Leia senhora administrador anónimo o epitáfio que o SE vos está a escrever na página principal.
Lá estão as provas do crime. É só clicar.
Há comentários tão mal disfarçados, não há!?
 
Aqui o olheiro ci-dessou lembra que os enfermeiros fazem turnos de 12 horas no privado, mas nas PPP Têm os mesmos turnos circunscritos a 5x7=35 horas semanais. Estão mal pagos porque não querem exigir que lhes paguem num só posto o que ganham em 2 ou 3.
Mas o despertar já se anuncia.
Leia senhora administrador anónimo o epitáfio que o SE vos está a escrever na página principal.
Lá estão as provas do crime. É só clicar.
Há comentários tão mal disfarçados, não há!?
 
Aqui o olheiro ci-dessou lembra que os enfermeiros fazem turnos de 12 horas no privado, mas nas PPP Têm os mesmos turnos circunscritos a 5x7=35 horas semanais. Estão mal pagos porque não querem exigir que lhes paguem num só posto o que ganham em 2 ou 3.
Mas o despertar já se anuncia.
Leia senhora administrador anónimo o epitáfio que o SE vos está a escrever na página principal.
Lá estão as provas do crime. É só clicar.
Há comentários tão mal disfarçados, não há!?
 
"chouriço" é o enf apoiar o medico em vez de prestar cuidados de enfermagem a utentes no su
“Da minha dor só eu sei”
disto se queixam utentes e enfermeiros

b) O controlo eficaz da Dor é um dever dos profissionais de saúde, um direito dos doentes que dela padecem e um passo fundamental para a efectiva humanização das Unidades de Saúde.

http://www.myos.pt/downloads/circular5sinalvital.pdf
 
Parece-me que ainda há quem confunda Hospitais privados e Clínicas privadas com Hospitais do SNS com gestão privada. Nas Clínicas e Hospitais privados, paga-se desde a "compressa" ao "comprimido" e até vem tudo discriminado na factura, só lá vai quem tem dinheiro, isto é, poder económico. Nos Hospitais do SNS com gestão privada, os grupos privados procuram o lucro "fácil", à custa da "compressa" e do "comprimido", que mesmo fazendo falta não existem, porque é preciso poupar. A estes recorrem os "comuns mortais" que não têm poder económico para ir a Clínicas privadas.
Em Braga ainda se vive a fase do "encanto" porque, pelos vistos, as paredes são muito bonitas e nem mesmo o facto de serem, segundo consta, de pouca qualidade e pouco funcionais consegue ofuscar tal "grandeza". Alguns utentes desta Instituição, já se estão a aperceber que até as maçãs com melhor aparência podem ter "bicho".
Quando, os Bracarenses "acordarem" irão ter saudades do velhinho S.Marcos.
O SR PROLOG está redondamente enganado, porque se um dia lhe nascer uma borbulha na ponta do...e recorrer ao Hospital de Braga pode ter que esperar horas intermináveis, numa sala muito bonita, rodeado de muitos outros com borbulhas nas mais variadas partes do corpo.
Relativamente ao horário dos Enfermeiros, estou de acordo com alguns dos comentários anteriores, uma vez que há muitos que no passado trabalhavam 12 horas consecutivas e não reclamavam, porque as referidas horas lhes eram pagas como extraordinárias. Alguns, até se davam ao "luxo" de após uma noite de 12 horas irem trabalhar mais 7 na tarde seguinte. Enquanto os Enfermeiros (a minha homenagem para as excepções) venderem direitos isto não muda, bem pelo contrário, a tendência é para piorar.
Eu, quando um dia precisar de um Hospital quero ser cuidada por um Enfermeiro com disponibilidade, para me prestar o cuidado certo no momento certo e não, por um enfermeiro esgotado, cansado e revoltado, mesmo que as "paredes" sejam muito bonitas
 
E porque carga de água o Dr. Enfermeiro ataca a utente? Então afinal não são os enfermeiros os maiores amiguinhos dos utentes?? Não ocorrerá ao Dr. Enf. que as falhas de comunicação por parte dos profissionais de saúde levam a uma utilização incorrecta dos serviços pelos utentes? E porque é que neste caso ninguém informou a utente que o seu problema não era uma urgência? Mas aí teriam que lhe dar uma alternativa (talvez informar a utente para se dirigir ao centro de saúde?). Enfim, como muitos enfermeiros e outros profissionais de saúde, os utentes nunca têm razão, são sempre feios, porcos e maus.
 
Os Utentes que se lixem pois não têm sempre razão. São o objecto de trabalho dos enfermeiros e estes são profissionais no paradigma actual. As Irmãs de Caridade pertencem à história.
Sabia que por mais que dedique um enfermeiro profissional a informar um estúpido de um utente, que não tem sempre razão por ser utente: como os outros tem razão quando tem, mas não por ser utente; é porque tem razão, e só; sabia dizia eu que se vier um clínico geral ou esoecial, mesmo que seja uma espécie rara de besta quadrada, o que o Enfermeiro9 diz a esse utente tem valor zero ou menos?
Os utentes têm de ser tratados com o respeito que merecem, quando merecem, pois Deus não manda ser parvo, e quando manda oferecer a outra face não é para abusar. Se o utente der outra bofetada, leva também.
Os utentes têm tanto direito a ser respeitados pelos enfermeiros, quanto estes têm de serem respeitados pelos utentes e acreditarem no seu saber, mesmo e sobretudo quando divergem do médico, nas informações que dão a esse estúpido que gosta de ser enganado, porque não houve a voz da verdade e da razão que pode ser, também e só a do enfermeiro.
Mas esta ge~raão de enfermeiros ainda não nasceu. Os actuais ainda se deixam insultar gratuitamente em nome de um imaginário caritativo, que já não existe no estado social laico e ateu.
Claro que o Lemos das Misericórdias, conhecedores dos baixos salários dos enfermeiros que são pagos pelo actual ACT, está a pretender reatar a rede que o Abril destruiu.
Os Enfermeiros são profissionais e como tal devem tratar com profissionalismo os utentes, que não têm sempre razão, sobretudo quando não ligam pívia aos enfermeiros, mesmo quando estes os pretendem desenganar de um qualquer fabricante de doenças e diagnósticos prováveis, porque esses mentirosos é que são bons e tratam"bem" os Parvos dos Utentes.
Os verdadeiros profissionais têm consciência e carácter profissionais e há na Enfermagem muitos bons profissionais. Têm é que saber discernir entre profissionalismo e caridade cristã e não se devem sentir responsáveis pelas doenças que outros inventam nem responsáveis pelos Utentes. Para se responsabilizar lá está o patrão; o Estado Português.
 
LProlog..."venham a nós os privados!"? O seu sonho vai concretizar-se, infelizmente. Com o seu comentário omita-me a sua profissão ou confesse que é corrupto, para me tranquilizar.

Anónimo (8:38)...Para medicação IV ou IM existem os CS e privado? Mas tem 5 anos?! Vá lá estudar...

O SNS não é perfeito...mas o que aí vem...será uma desgraça para quem mais precisa.

Lamento que o Ensino Superior não tenha capacidade de exercer uma filtragem eficiente, pelo menos no sector da Saúde...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!