quarta-feira, julho 06, 2011

Ministro da Saúde entre a troika e alguns dos maiores lóbis do país...



"Laboratórios, farmácias, grupos económicos privados, Médicos, Enfermeiros e autarcas são alguns dos lóbis mais poderosos na Saúde." link


(Clicar para ampliar e ler)

Comments:
Enfermeiros e lóbis? Há aqui alguma coisa que não bate certo...
 
Deixo-lhe uma noticia do Cogitare em Saúde para comentar fica aqui um enxerto" Pior do que isso, foi lermos que alguém da classe Médica exigia ganhar o mesmo que Magistrados. Recordamos aos mais esquecidos que o FMI está cá e que o País está como alguém o disse de “tanga“. Em suma neste debate só conseguimos ler na peça do DN opiniões de Médicos. Este facto alicerçado ao que anteriormente publicamos (LINK) onde o mesmo orgão na edição Online referia que existiam 1428 Enfermeiros sem a escolaridade obrigatória, sem ter o cuidado de contextualizar a afirmação ( na edição Online), tudo isto parece indicar que há pura manipulação ou ignorância no que se escreve."
 
LOOOL enfermagem tem um lobby FORTE??!
Quem dera..!!! =D
 
Acho incrível a admiração revelada por alguns enfermeiros ao serem apelidados de "lobby". Só não vê quem não quiser. Todas as tácticas desenvolvidas ao longo dos últimos anos pela classe de enfermagem e suas organizações representantes são típicas dos lobbies. É o caso do vosso corporativismo exarcebado e da constante lógica concorrencial que assumem na relação com outras profissões da saúde. É constante acenar dos rácios, os famosos rácios, que metem medo a qualquer gestor pelo irracional que são. Fossem todos cumprir os vossos rácios e em três tempos as unidades de saúde iam à falência. A juntar a isso, o número absolutamente estratosférico de enfermeiros actualmente existente em Portugal - só neste ano lectivo há 15 mil (!) estudantes de enfermagem -. Depois a permanente vontade de copiar as práticas de outros grupos profissionais, como é o caso dos médicos e da sua ordem, ou seja, dos outros lobbies. E com tudo isto, acham-se admirados por serem considerados um lobby? Talvez seja distracção...
 
Um enfermeiro - Germano Couto - a chamar à sua própria profissão lóbi. Isto revela bem o desejo dos enfermeiros de se juntarem à esfera dos VERDADEIROS lóbis da saúde - médicos, farmácias, indústria farmacêutica. Obviamente, na realidade, os enfermeiros não têm qualquer poder de lóbi.
 
O anónimo das 7h44 ou não sabe o que quer dizer "lobby" ou não sabe o que faz um Enfermeiro e aquilo que fomos espezinhados como classe no passado e presente.
Não andamos a gastar dinheiro dos contribuintes em coisas super-fulas nem fúteis como alguns senhores.
 
Sr. Enfº do Norte,

Tanta moralidade para criticar sistematicamente a "pratica" médica e agora diz "... lobby FORTE??! Quem dera..!!!" e ainda se ri no fim?
Mas afinal onde se encontra toda a sua coerência?

Bem, mas como parece não perceber onde se encontram os lobbies na enfermagem eu relembro-lhe a memória:
- Farmacêuticos querem administrar injectáveis. OE: Contra! É para segurança e bem dos utentes.
- Carreira para novos "agentes" na saúde, os TEPH. Enfermeiros: Contra! Já somos muitos, há que aproveitar os enfermeiros que existem. Ah! E como não podia deixar de ser, é para protecção e bem dos utentes.
- Auxiliares de enfermagens. Enfermeiros: Contra! Tem medo que lhes venham a roubar "competências" ou "áreas de actuação". Vocês entendam-se, ou querem prescrever ou querem continuar a dar banhos e a fazer a higiene dos utentes.
- Fisioterapeutas também fazem aspiração de secreções. Enfermeiros indignados, porque tal "é competência de enfermeiro".
- Enfermeiros querem prescrever meios de diagnósticos e substancias químicas. OE e enfermeiros: A FAVOR! Motivo? Sempre o melhor para o seu utente e uma pseudo evolução na carreira! Com esta atitude só demonstram como tudo aquilo que médico faz, enfermeiro gosta e quer fazer também.
Existe também aqui uma diferença, é que um estudou e formou-se para ser Enfermeiro e o outro, estudou e formou-se para Médico!

Como pode observar, não existem lobbies absolutamente nenhuns na enfermagem. Os enfermeiros são os profissionais mais correctos e exemplares que conheço. Excepto aquele que;
- Tem contratos de exclusividade, e trabalham no privado
- Aqueles que dormem nos seus turnos de 12h, enquanto que o "novato" trabalha toda a noite non stop, porque na manhã seguinte, há privado.
- Aqueles que abastecem a "farmácia" lá de casa com fármacos desviados do hospital ...

Enfim meu caro Enfº do Norte, já o disse mais do que uma vez, mas volto a repetir: querer enaltecer uma profissão, enxovalhando outra, não vos faz mais dignos ou merecedores de qualquer tipo de admiração!

Cumprimentos
 
como tenho dificuldade em ficar calado, tive de colocar o meu comentário... com tristeza percebi que o jornalista é daquele que fuma charros e come cogumelos alucinogénicos quando escreve, além de ter tirado o curso por correspondência, com diploma domingueiro (como outro incopetente que infelizmente conhecemos).... Lobby enfermeiro???? onde está?
 
Lobby (do inglês lobby, ante-sala, corredor[1]) é o nome que se dá à atividade de pressão de grupos, ostensiva ou velada, com o objetivo de interferir diretamente nas decisões do poder público, em especial do Legislativo, em favor de interesses privados.[2]
o que temos conseguido?
perseguição e retrocesso.
 
@anónimo das 10:35
nota-se que não entende bem a situação pelo que escreve....
enfermeiros contra auxiliares de enfermagem, claro! para que inventar uma classe que foi descontinuada, se não há necessidade de a criar? o mesmo para os TAE. entretanto entre médicos e enferemiros a diferença é BEM DIFERENTE:
1º HÁ legislação que empodera os enfermeiros com a competência de prescrever exames auxiliares de diagnóstico e, no REPE, está bem explícito que, em caso de emergência o enfº não deve esperar pela prescrição médica para salvar uma vida. 2º há falta de médicos... tem-se criado mais vagas para colmatar essa falha, embora a Ordem dos médicos até já tenha afirmado que não havia médicos a menos... ah ah ah... eu até diria que concordo... basta haver uma redistribuição correcta das funções.... dessa forma não há necesssidade ( eventualmente) de abrir mais vagas de medicina, SEM PREJUDICAR A POPULAÇÃO. E todos sabemos que muitas prescrições médicas têm sugestões de enfermagem à montante. só nega isso quem não sabe ou mente. e quanto aos enfºs que dormem em serviço, que roubam os hospitais etc.... claro que não posso nem vou aplaudir! mas bons e maus profissionais há em todo o lado - e com todo o respeito, aposto que o sr. anónimo, não é a excelência na sua pura perfeição -.
 
"super-fulas"?
 
DE

Qual o cargo a si destinado na lista de candidatura do autor do artigo a bastonário?!
 
Vejamos lobby sera que existem?
SIM claro;

"O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa está ao rubro. Os elementos do CA andam "pegados".
O Director Clínico nada faz e ninguém respeita. O Enfermeiro-Director, agora com carro novo do hospital, sente-se o rei do sítio...
Depois da notícia do Conselho de Ministros a reduzir para 5 os elementos dos CA dos hospitais EPE com 7 administradores, os actuais elementos do estão pegados para ver quem fica...
Dos 4 novos elementos do CA que tomam posse em Abril dois não têm qualquer experiência ou competências formais na área da administração hospitalar, tal como se poderá constatar nos respectivos CV publicados no site. São estes os 2 administradores a quem foram delegadas competências para áreas diferenciadas e críticas como internamentos, a farmácia, o aprovisionamento (do qual o director foi afastado), a informática, os recursos humanos, etc...
.
Com o aumento de 5 para 7 administradores executivos, adquiriram-se mais dois automóveis, novos. São automóveis "modestos", é certo (2 Citroen C4), mas creio que estando o país em "estado de emergência" os automóveis de administradores deveriam ficar nas garagens e apenas sair para actividades em serviço, não para fins pessoais...
Um dos novos administradores-analfabetos invade consultórios médicos durante as consultas, manda abrir salas de emergência para atender filhos de amigos e age com se fosse dono e senhor do hospital, beneficiando os doentes que são conhecidos...
Como são ignorantes em administração hospitalar, gerem as áreas da saúde como se estivessem numa fábrica de parafusos, boicotando, desautorizando e perseguindo as lideranças, colocando "espiões" e criando clima de suspeição nos serviços, etc., etc..
Quando analisamos as ligações ao partido do governo, constatamos que um é destacado militante do PS de Valongo (fala-se que se perfila para ser candidato autárquico), outro é líder do PS de Paços de Ferreira, outro é "afilhado" de casamento do líder parlamentar do PS...
Desde a tomada de posse do novo CA (Abril) até à presente data cerca de 50 novas contratações aconteceram (sem manifestação de tais necessidades pelos serviços), impondo-os, sem concursos ou anúncios, estando outras para acontecer... Escusado será dizer que muitos terão ligações directas ou indirectas ao PS, andaram em campanhas e/ou são familiares..."

Olha que existem mesmo.............
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!