sexta-feira, agosto 26, 2011

Enfermeiros indignados com composição do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar!



A classe de Enfermagem está revoltada! O referido "Grupo Técnico", materializado pelo Despacho 10601/2011 de 24 de Agosto de 2011 não apresenta um único Enfermeiro na sua constituição! Tal facto foi criticado hoje, severamente, pela Ordem dos Enfermeiros (e muito bem!), com ênfase na comunicação social.

Os Enfermeiros, que constituem o maior grupo profissional do SNS - e do(s) próprio(s) Sistema(s) à escala nacional, europeu e mundial - são responsáveis por 70% de toda a actividade do mesmo, representam a maior fatia de elementos de gestão e estão presentes em todos os circuitos que integram a orgânica do sector, foram deixados à margem no que diz respeito à integração no referido grupo de trabalho, cujo objectivo primário é a "reorganização da rede hospitalar".

Parece por demais evidente que os Enfermeiros (e respectivos contributos) são absolutamente necessários para a reconfiguração do desenho da rede de assistência hospitalar! 
Esta imprescindibilidade remonta já ao tempo de Florence Nightingale, ela própria consultora principal para a concepção e assessoria de várias instituições de saúde! 
No mínimo, a ausência de Enfermeiros surpreende (ou não...) pela negativa! Aliás, este acto é o início da consubstancialização do meu prognóstico (negro) relativamente a este Ministro da Saúde! 

O resultado final do trabalho deste grupo é facilmente antevisível: medíocre, por falta de comparência dos actores principais.

Daqui se infere que o Sr. Ministro de Saúde não percebe nada da pasta que tutela!!

Comments:
Se calhar este é astuto e já percebeu que os enfermeiros "são uma engrenagem defeituosa do sistema e são tratados como tal". Não excluem os enfermeiros das decisões importantes, eles é que se auto-excluem, só querem saber dos doentinhos e da solidariedade e do cuidar, bla, bla, bla... decisões, gestão? Isso é para os outros profissionais, os que não são experts no cuidar e o que eles decidirem, está bem para os enfermeiros que se contentam com tudo, apesar de ás vezes saírem à rua com umas bandeiras na mão e uns apitos na boca, só para poderem dizer que vão à luta.
 
ORA POIS!!

E a culpa é do ministro que não percebe nada do assunto!!

Os outros é que estão sempre mal...
 
É pedir já a demissão do ministro, quiçá do 1º ministro..e até mesmo do Presidente da Republica!!!
 
Isto reflecte a realidade:

Somos muitos, mas não demonstramos inequivocamente a nossa força e o poder que temos de influenciar o sistema. É muito insuficiente a comunicação entre o topo e as bases na enfermagem, resultando num afastamento crítico entre o que uns dizem e o que os outros fazem. Não existe união na classe de enfermagem e essa fragilidade não dá uma imagem consistente daquilo que somos capazes de fazer.

Por outro lado, a população, da qual os políticos são oriundos, ainda situa muitas vezes os enfermeiros nesta lógica de "pessoal médico ou paramédico", "pessoal médico e auxiliar" ou simplesmente "pessoal médico", expressões actualmente em uso em legislação, documentação de instituições públicas, jornais, informação de instituições de solidariedade social, religiosas, governamentais e privadas.
Daqui se infere que os 3 médicos do referido grupo representarão os médicos, os enfermeiros e os técnicos de diagnóstico e terapêutica (os farmacêuticos representarão os técnicos superiores). Lol.

VV
 
Ninguém liga puto aos enfermeiros e o resto é conversa de blog... E já agora, actores principais?? Era para rir??
 
Agora digam que a culpa é dos enfermeiros... estou farto de ouvir isto. É óbvio que só precisam de nós para trabalhar e estar caladinhos... mas os Sr.(s) Enfermeiros insistem e fazem questão de desenvolver e implementar projectos e boas práticas e manuais de isto e daquilo para melhorar o desempenho das unidades e a segurança e qualidade dos cuidados aos cidadãos... e quem come à conta disto são os gestores, directores, as organizações, os médicos de prevenção ao domicílio,...
Espero que os digníssimos colegas, cada um no seu local de trabalho exerça as competências de acordo com o status quo... vão ver que dá resultado!
 
Enfim...
 
Meus caros, isto só confirma o facto de nós, os enfermeiros, ser-mos absolutamente insignificantes. Mas da composição dessa GTRA, emerge outra questão, qual a necessidade de ter três economistas? Eu posso estar enganado, mas acredito, que ainda vamos assistir ao desmantelamento do SNS ainda nesta legislatura. E para isso acontecer, não é necessário a presença de enfermeiros nessa GTRA. estamos todos lixados.... isto para não dizer outra coisa ;-)....
 
mais que de acordo com comentario anterior.
 
Será por desconhecimento do meio...ou foi de proposito...?
Como diz um comentario direto ao artigo da tvi ...os membros da comissão que estão representados, são os que têm gasto o grosso do dinheiro na saúde, ... enquanto os enfermeiros, que estão numa posição de charneira entre os serviços e e os utentes, não estão representados. Segundo estudos de investigação publicados, são a classe que, efetivamente, gere da forma + etica , os cuidados de saude disponiveis. Logo, são necessários na restruturação do SNS, até mesmo pela dimensão financeira e pelo garante etico da qualidade dos cuidados de saúde prestados. ...Tenho dito!
 
Depis disto tudo os senhores enfermeiros gestores que continuem a amordaçar os enfermeiros, roubando-lhe as horas de trabalhos nas instutuições,ameaçndo-os de despedimento, porque o Sr Ministro da Saúde da-lhes muita importancias e são imprescendiveis na saúde. Estava-se mesmo a prever com os comportamentos que tem adoptado, os enfermeiros estão bem e recumenda-se.
 
Estes pelo menos não brincam ao "faz de conta"........
Enfermeiros não "enfeitam "comissoes e pronto!
 
Temos um governo e um ministro da saude, mais do mesmo. As caras mudam mas a merda que fazem é a mesma, mas tresanda ainda mais mal.
Anunciam-se estes os poupadores do sistema, valha-me Deus, só acredita quem quer!!!!!!.

Enfº Indignadissimo
 
Sr Rui Silva:

Porque não deixa de dizer asneiras?
Engrenagem defeituosa é o Sr dentro da Enfermagem.
O que foi que já fez para mudar o que tanto critica?
Já sabemos que o Sr prefere ir para um país onde já está "tudo feito", porque além de criticar não sabe fazer mais nada, nem para lutar com bandeirinhas na mão nem com apitos na boca.
Respeite os Enfermeiros que sempre lutaram com dignidade e muitas vezes pagaram preços demasiado altos pelas suas lutas, não generalize.
Direccione a sua revolta no sentido certo, não critique a classe da qual gostaria de fazer parte.
Arranje outra forma de combater a sua frustração.
Blá, blá, blá para si também...
 
Só significa uma coisa: que a Enfermagem funciona de maneira defeituosa, porque a maioria daqueles que ascencionam a partir da massa geral dos Enfermeiros e se vão radicar nos cargos de gestão são o miolo podre da profissão e não aqueles que mais capacidade têm ! Veja-se o caso dos Chefes, Supervisores e por aí fora! Que contributo dão estes actores para a eficiência do SNS?
A única coisa para que servem é coartar a progressão dos próprios Enfermeiros, e para aplicarem sobre os sues colegas sub-alternizados as sentenças tecidas por quem realmente manda no sistema! Servem-se dos Enfermeiros para se auto-promoverem e assumem os resultados como exclusivamente seus mas que na verdade são conseguidos á custa de sacrifícios cada vez mais intoleráveis dos Enfermeiros que por eles são "Geridos".
 
Paises como canadá inglaterra australia etc.. poem os Enfermeiros á frente de todas as decisoes , no nosso portugal ficam de lado. Ainda bem que a Enfermagem é uma profissao mundial e que la fora fazem falta..Porque isto aki está uma vergonha. Que este governo é uma chachada ja eu sabia... Basta estar atento á comunicaçao social e ver o que estao a fazer pelo pais ( nada)!!
o caga -tacos é fino 3 medicos 2 farmaceuticos, claro claro...( bou reflectir na importancia dos farmaceuticos.....
 
Dr. Enfermeiro
Ainda não passaram muitos anos em que a Enfermagem não era licenciatura e os Enfermeiros estavam em todas e não eram tão sapientes. Agora com licenciaturas, doutoramentos e outros e tantos canudos, estamos onde estamos e ninguém assume o tombo que levamos.
E já agora reparem que os discursos mudaram ao longo dos anos mas as caras são as mesmas. E esta hem?
 
@ anónimo das 5:20 PM:

Quem está de facto a dizer asneiras? Repare nos comentários dos colegas e veja quem concorda comigo. Pouco a pouco os enfermeiros vão abrir os olhos, até o colega um dia o fará. Ou será que já o fez mas tenta na verdade tapá-los aos colegas por ter interesses por trás disso? Já defendia o outro, que quanto mais ignorante for "o povo", melhor!... Acordem colegas e vejam para onde o caminho actual nos está a levar! Não se deixem entorpecer por aqueles que com falas mansas nos vão descontando do pouco que nos pagam porque mais esses não quiseram negociar.
 
vai uma apostinha como muitos dos que agors aqui se queixam votaram psd/pp
agora aguentem , mais do mesmo com a agravante de cheirar a compadrio podre
será ou não verdade?
 
Eu quando estou com problemas de saúde vou ao encontro de um médico. E vocês? Os enfermeiros aparecem depois, por acréscimo e se necessário, quase sempre para fazer o trabalho (sujo e porco) que os médicos não querem fazer.
Os enfermeiros pouco ou nada "riscam" no SNS. É triste não é? É!!! Mas é a verdade nua e crua deste país.
Questão de fácil resposta: Se fosse só pelas funções autónomas dos enfermeiros, existiam enfermeiros nos hospitais e centros de saúde?
Um dia destes já nem o ânus dos doentes e a porcaria que de lá sai nos resta...

PS - Eu votei em branco. Só tenho pena que a percentagem de votos em branco não corresponda à mesma percentagem de cadeiras vazias na Assembleia da República...
 
Terá este grupo este espirito?

Juramento de Florence Nightingale

Comprometo-me solenemente, perante Deus e em presença desta comunidade, viver com dignidade e exercer dedicadamente a minha profissão.
Abster-me-ei de tudo quanto for desmoralizador e malévolo; nunca usarei ou administrarei, com pleno conhecimento, qualquer droga nociva à vida humana.
Tudo farei para manter e elevar o nível da minha profissão, usando de sigilo em todas as questões pessoais que sejam confiadas à minha guarda ou nos assuntos familiares do meu conhecimento, durante o desempenho do meu trabalho.
Com lealdade e como mensagero de saúde devotar-me-ei livremente ao bem-estar de quantos venham a ser entregues aos meus cuidados.
 
Florence Nightingale disse também que o ninimo que se pode esperar de um hospital é que faça mal ao doente...
 
Não generalizem a conduta dos chefes. Há chefes e chefes e também há responsaveis de serviços que desempenham papel de chefes que, não são remonerados como tal desempenhando o seu trabalho com competencia, rigor e dignidade.
 
A enfermagem está a ser governada por gente arrogante preputente preocupado não com o cuidar nem com a segurança e qualiade em prol do doente mas com o seu lugar no poder!Vendem a mae se for preciso para garantir o PODER.
E nós enfermeiros que fazemos? Nada!!! Temos conhecimento de colegas a serem desconsiderados humilhados prejudicados profissionalmente, arruinados psicologicamenete por aqueles que nos chefiam e pelos que estao na gestao de topo sem que nenhum de nós tenha coragem de denunciar este factos por medo de perseguição e represálias.

Somos unidos ? Não! Alguem nos defende? Também Não!
Qual o tom da nossa voz perante a má gestão destes "soberanos"?
Como querem que o ministro convide enfermeiros para a GTRA, se uma grande parte dos enfermeiros que estão na gestao de topo a politica deles é destabilizar para reinar/governar?

Estou a lembrar-me de uma recente noticia na TVI em que um enfermeiro teve a coragem de recusar assinar um pedido de desculpas por escrito a um senhor doutor, sob ameaça de um processo disciplinar.
Sabem quem deu a carta para o enfermeiro assinar ?
O director de enfermagem um senhor enfermeiro em tempos PROFESSOR de uma escola de enfermagem...era mais facil ameaçar o enfermeiro do que contrariar o senhor doutor...e depois deste enfermeiro director veio outra enfermeira directora,que manteve a mesma postura mesmo depois do arquivamento do processo disciplinar. Estes são o tipo de enfermeiros que temos nas nossas instituições que de modo algum defendem a classe "ENFERMEIRO". Como estes há muitos em várias instituições...
Coragem teve o nosso colega, teve o que nenhum de nós tem,(contra mim falo) ,coragem em alertar para situaçoes graves que os proprios enfermeiros directores sao coniventes.
O ministro devia fazer um inquerito confidencial e a nivel nacional a todos os enfermeiros para que estes podessem denunciar situações graves a que são sujeitos e obrigados a fazer por imposição dos CA por se intitularem "Soberanos" e aí ,após a sumula dos resultados, chegasse à conclusao que de facto existe bons enfermeiros. Até lá a ter como exemplo este dois directores de enfermagem o melhor mesmo é que não exista lá nenhum no GTRA, não sabemos se na selecção não seriam escolhidos outros iguais ou piores que estes.
O elevado nivel na nossa profissão, exige um elevado nivel em todos os aspectos aos enfermeiros que eventualmente(acredito que sim) possam vir a ser chamados a colaborar com este grupo de trabalho,por isso o ministro ainda anda á procura deles com uma "candeia"...
 
Não nos esquecemos do que perdemos durentes estes ultimos anos:
Para as Farmacias;
Com o INEM;
A (PSEUDO!!!) Carreira de Enfermagem;
Uma Ordem Enf Nacional que nos quer esfolar (é só pagar e castigar os enfermeiros!!!)
Uma SEPização da Ordem dos Enfermeiros!!!
Cortes mais para os Enfermeiros!
DESVALORAÇÃO TOTAL DO ENF.º ESPECIALISTA !

a TUDO ISTO SÓ PODEMOS RESPONDER COM MUDANÇA.

NÃO QUEREMOS UMA ORDEM REACTIVA MAS SIM PROACTIVA;
NÃO QUEREMOS SORRIZINHOS AMARELOS DE QUALIDADE, QUEREMOS ACÇÃO.

É TEMPO DE MUDANÇA!
 
Como diz um amigo meu (que não é profissional de saúde) os enfermeiros são como "pão para a boca",ou seja, absolutamente indispensaveis, a "coluna vertebral" de qualquer instituição de saúde. Mas tal como são indispensaveis, também são considerados insignificantes em igual medida...de quem é a culpa? Da OE?Do SEP?Não!!! É culpa é de todos nós!!!! E já agora,fugindo ao assunto, alguém me consegue responder como é possivel haver tantos comentários em posts do DE, de individuos que obviamente não são enfermeiros e que escrevem coisas tão idiotas, tão ridiculas e descontextualizadas?!? Mas será que não têm mais nada que fazer? Há hobbies estranhos....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!