quarta-feira, agosto 24, 2011

Ofereço mil euros!


Colegas, tenho vários posts prometidos para sair (desculpem a minha falta de tempo nos últimos dias). Amanhã sai o prometido sobre o do INEM.

Mas escrevo estas breves palavras por outro motivo. O Enf. Jacinto Oliveira (Vice-Presidente do CD da OE) apareceu hoje em vários meios da comunicação social a falar sobre falta de Enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários (até aqui nada contra!) evocando o rácio Médico/Enfermeiro (link). A idiotice/ignorância começa aqui. 
Esta referência já não se usa por ser obsoleta, desactualizada e por não ter tradução/expressão consubstanciável e alicerçada na realidade! Porque é que o rácio deve ser  "4 para 1"? 
Nos Engenheiros/Arquitectos aplicar-se-à o mesmo? E nos Psicólogos/Psiquiatras? Fisioterapeutas/ Massagistas? Não. Obviamente que não. 
Qual é a lógica? Um Enfermeiro por cada membro do Médico? 
A história seria bem diferente se a afirmação do Enf. JO fosse: "os CSP têm Médicos a mais"! Isso sim, poder-se-à dizer que se coaduna com a conceptualização dos CSP! 

Adiante. Amanhã vou provar aqui, sem margem para dúvida, que Portugal têm mais Enfermeiros diplomados/licenciados ("Registered Nurses", estes sim, é que devem ser levados em conta para a contabilização de rácios) que o país com o rácio de Enfermeiros mais elevado do mundo (Noruega)!

E mais, tal como já fiz no passado, ofereço 1000 euros a quem provar o contrário! Mil, por transferência bancária!  Palavra de colega.

Só para finalizar: se tiver tempo e vontade, demonstro até (com dados do INE) que o Porto tem mais Enfermeiros Licenciados que a Noruega tem de diplomados + auxiliares + ajudantes + seja-lá-quem-eles-contabilizem-para-engordar-o-rácio (tudo junto!).
Quem diria? Nós, portugueses, que viajamos na cauda da OCDE...
__________________________________________
Nota: Por curiosidade, adianto a informação de que, de acordo com a OCDE, a Noruega dispõe de cerca de 16 Enf/mil habitantes! O triplo de Portugal!

Comments:
Acredito nos dados que vai transmitir, mas é necessária que haja uma organização ou movimento, não só de enfermeiros mas tb de outras classes, que tentem de alguma maneira inverter a politica que é praticada no ensino superior, concretamente no acesso às licenciaturas que se tem revelado desadequado com as necessidades do pais.
Não é por acaso que este ano abriram 55 mil vagas para 46 mil candidaturas... algo vai mal... nem o pais necessita de tantos licenciados, nem tanta gente que tirar um curso. Há outra vias de especialização tecnológica que estão a ser banalizadas e desaproveitadas porque temos jovens licenciados que preferem o comodismo do subsídio de desemprego, enquanto outros sujeitam-se à exploração e escravatura.
Mais uma vez refiro: o cerne da questão está no acesso desregulado às licenciaturas.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Os anos passam, mas desde 2000' que continua a proliferação de vagas em Enfermagem. Já deu para ver que nem as publicas nem as privadas vão reduzir as entradas na licenciatura. Já mataram a galinha dos ovos de ouro, mas ainda andam na capoeira a ver se encontram mais alguma coisa...
 
Oferecer mil euros???

E ainda dizem que os enf´s ganham mal...
 
Sei que não vou ganhar mil euros, por isso aguarda a explicação.
Eu já tive oportunidade de ouvir o DE em pessoa a dar uma lição sobre rácios em lisboa. No início muitas vozes contra, no fim nem um pio. Argumentos implacáveis. Aguardo DE.
 
Caro Dr Enf, peço desculpa, mais uma vez, por estar a deixar um post fora do tema mas gostaria de saber a sua opinião sobre a formação dos centros de idoniedade e da certificação de competências que a ordem está a preparar e já agora o que pensa dos ordenados que a ordem irá pagar em parte (tudo o que seja acima de 1200 euros até ao topo de carreira de chefe) dos membros desses centros.

Obrigado
 
Reforma hospitalar: enfermeiros contestam exclusão do grupo

Os enfermeiros estão indignados com a ausência destes profissionais no grupo técnico nomeado pelo ministro da Saúde para definir medidas visando a reforma hospitalar, considerando que são quem "melhor conhece" a dinâmica dos hospitais.

"A Ordem saúda com interesse a criação deste grupo técnico mas está indignada porque nesse grupo não há qualquer enfermeiro", afirmou hoje à agência Lusa o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Jacinto Oliveira.

Abdicar dos enfermeiros num grupo de trabalho que "tem o objetivo de reorganizar a oferta hospitalar é algo que não é aceitável [e que] vai amputar esse relatório da opinião dos profissionais que melhor conhecem a realidade estudada", acrescentou.

"Sem enfermeiros neste grupo de trabalho, o relatório será muito menos rico e não responderá de forma adequada àquilo que a missão do grupo define", realçou o responsável.

Para Jacinto Oliveira, os enfermeiros são os profissionais que "melhor conhecem a dinâmica dos hospitais" e fazem parte de "todos os órgãos de direção e chefia" destas unidades de saúde.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=527806
 
"Caro Dr Enf, peço desculpa, mais uma vez, por estar a deixar um post fora do tema mas gostaria de saber a sua opinião sobre a formação dos centros de idoniedade e da certificação de competências que a ordem está a preparar e já agora o que pensa dos ordenados que a ordem irá pagar em parte (tudo o que seja acima de 1200 euros até ao topo de carreira de chefe) dos membros desses centros."

Já tinha lido o seu comentário. Oportunamente, será discutido esse tema "interessante". Abraço.
 
O rácio dos enfermeiros deve ser por Xhabitantes e não por médico;

Além disso , para quê tanto médico nos cuidados de saúde primários?

Quanto aos grupos designados para a reestruturação dos hospitais...os enfermeiros não tugem nem mugem, salvo honrosas excepções..

E pelo andar da carruagem, como todos têm a categoria de enfermeiros e chefes e supervisores viraram categorias subsistentes...e como os concursos para enfermeiros principais (raio de nome) vão fazer-se para os anos das calengas...deduzo que muito em breve os enfermeiros directores , enfermeiros chefes e enfermeiros principais...passem a ser os médicos..lol..lol...
 
"Eu já tive oportunidade de ouvir o DE em pessoa a dar uma lição sobre rácios em lisboa. No início muitas vozes contra, no fim nem um pio. Argumentos implacáveis."


:))))) Então já sei quem é o DE!! PARABÉNS!!!
 
':))))) Então já sei quem é o DE!! PARABÉNS!!!'

e como pessoa/profissional vale a pena para o futuro, ou o blog engana?

(sem ofensa DE)
 
"Amanhã vou provar aqui, sem margem para dúvida, que Portugal têm mais Enfermeiros diplomados/licenciados ("Registered Nurses", estes sim, é que devem ser levados em conta para a contabilização de rácios) que o país com o rácio de Enfermeiros mais elevado do mundo (Noruega)!"

Esta afirmação da forma que a coloca não será difícil de ser provada, uma vez que está a comparar o número de Enfermeiros portugueses com o número de Enfermeiros noruegueses. Dado que Portugal tem 10 555 583 hab. (censos 2011), face aos
4 752 735 hab. (2008) da Noruega, é natural que haja também um maior número de licenciados em Enfermagem em Portugal, pois tem mais habitantes… Para fazer a comparação entre os países tem que ter em conta o rácio que, como já referiu, o da Noruega é o maior do mundo.
 
"(...) é natural que haja também um maior número de licenciados em Enfermagem em Portugal, pois tem mais habitantes… (...)"

Naturalmente a comparação não será feita de acordo com o valores absolutos (nem nunca pode, devido à variação populacional), será feita pela proporção relativa, neste caso "número de Enfermeiros por cada mil habitantes". Penso que estava implícito este raciocínio.
 
" Limonete disse...
':))))) Então já sei quem é o DE!! PARABÉNS!!!'

e como pessoa/profissional vale a pena para o futuro, ou o blog engana?

(sem ofensa DE)"

@Limonete,
vale toda a pena. Vim de lá como uma vontade incrível em ser enfermeiro. Tou a precisar novamente de um banho de motivação caro DE. Para quando outra coisa assim?
Cumps.
 
Pois é. O r´cio enf/médico é uma patetice e tens toda a razão, caro doutor. E quanto ao resto também. Estão é mal distribuídos, aliás como quase tudo e principalmente o dinheiro. Assim também eu. Apostaria os tais mil euros em como a maior parte dos concelhos do país têm carência de enfermeiros. Mas isso é uma história para a qual muitos têm andado a contribuir ao longo de muitos anos.
JJS
 
Como pretende o NIB??

http://orpheuenfermagem.blogspot.com/2011/11/orpheu-candidata-se-aos-1000-oferecidos.html?spref=fb
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!