quarta-feira, agosto 10, 2011

Para breve...


Devido a dificuldades de agenda (espero que melhore daqui em diante), não me tem sido possível colocar o número desejado de posts relativos aos vários temas pertinentes. 

Nos próximos dias serão colocados online vários assuntos tais como as mentiras, invenções e fantasias no INEM, sobre a Guantánamo portuguesa (e o seu Chávez) - o Centro Hospitalar da Cova da Beira - e uma entrevista com o ex-Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o Dr. Manuel Pizarro:
- O que correu mal na negociações da carreira de Enfermagem?
- Porque é que o MS retirou algumas propostas salariais (1407 Euros para início de tabela)?
- Porque é que os Enfermeiros ficaram com o vencimento mínimo para os licenciados da Administração Pública (1201 Euros)? 
- As intenções para o INEM (competências de quem para quem? A (verdadeira) razão da retirada dos Enfermeiros do CODU's; As propostas que o MS julgou que teria, mas - para seu espanto - não teve; etc); 
- A inércia da Ordem e Sindicatos (como se portaram na mesa negocial); 
- Os bastidores do MS relativamente à Enfermagem;
- A prespectiva do MS sobre a valorização/desvalorização dos Enfermeiros; 
- Que upgrades funcionais estavam previstos para a nossa classe? 
- Etc, etc...

Comments:
Fico à espera! Vamos partir a loiça? Contem comigo!
 
Aguardo com expectativa
 
aguardo também com expectativa a entrevista ao dr. Pizarro.
confabulações? desculpas? mentiritas? demagogias? esquivas e fugas à conversa mirambolantes?...

quero ver o que o apelidado “inimigo nº1” dos enfermeiros tem a dizer do desastre a que conduziu a Enfermagem...
 
gostava mesmo de saber a resposta a essas questoes
 
Tenho uma curiosidade quase mórbida em perceber particularmente o que se passa nos bastidores da enfermagem portuguesa. Mórbida porque o que por lá se passa deve ser mesmo podre!
 
Força!! Os ideais que defende são os que faltam à enfermagem para ir para a frente. Regulação do mercado de trabalho (neste momento a oferta excede a procura) e deixar a ética de lado e começar a apostar na ciência !!
 
Mais uma a juntar:

http://www.cofanor.pt/images/stories/file/FORMAO/Curso_Injectveis_2011.pdf

Curso de injectáveis para farmacêuticos, ministrado por um médico e um enfermeiro.

Nunca iremos a lado nenhum assim.
 
Pois...enquanto houver colegas com este tipo de atitude muito dificilmente chegaremos a lado algum. E tenhopor quase certo que estes colegas são pessoas que muito falam do mal que vai a nossa profissão...e depois vai disto... haja paciência!!!
 
Ao anónimo das 11:59 AM

Não quero acreditar que sejas enfermeiro, ou então tens o diploma pura e sisplesmente. Não acredito que um Enfermeiro bem formado afirme coisas como as que afirmas! Como é que um enfermeiro pode esquecer a Ética???? A Ética que determina o comportamento de qualquer Ser Humano pode ser esquecida por um enfermeiro que cuida o cuida???

Gostaria de saber quem és porque eu recuso-me ser tratado por um enfermeiro que pretende esquecer a ética.

Ah! Já agora: fazia-te muito bem ir aos Seminários de Ética da OE! OI és daqueles que vai lá picar o ponto e trazer os diplomas.... de borla!!

Cuida-te!
 
Anónimo das 11:59:

Compreendo o que quer dizer com "deixar a ética de lado e começar a apostar na ciência", mas essa é uma proposta que poderia representar um terrível retrocesso nas ciências da saúde. Não podemos enveredar pela ciência pura sem que lhe associemos uma componente ética, fundamental para que se mantenha o respeito e alguma dignidade na vida. A História é rica em testemunhos sobre as atrocidades que se vão comentendo por parte de quem tem poder, nomeadamente no campo da medicina "científica", com recurso a métodos que provocavam nas pessoas dores indizíveis, a outros que recorriam a boas doses de humilhação. O ser humano é em si uma criatura estranha e é necessário que nos vigiemos uns aos outros. É esse o papel da ética, assim de uma forma grosseira. Especificamente na área da enfermagem, a ética é fundamental e ainda insuficientemente explorada. Quando, apesar de existirem grupos de enfermeiros e comissões dedicados ao estudo das feridas, avaliações e registos com escalas e tudo mais, nutricionistas e fisioterapeutas envolvidos no tratamento do doente acamado, vendedores de dispositivos de todo o tipo para ajudar a prevenir escaras, étc, étc., mas continuarem a aparecer doentes escariados nos hospitais, estamos a falar de ética (neste caso sob o prisma da deontologia). Não adianta sabermos tudo sobre a ferida (ciência?), se não adoptarmos um agir ético e isso tem que ser trabalhado.

VV
 
Colega das 11.16

Gostei muito do seu comentario!!!
 
Caro "Eu perturbo";

São ambos licenciados em Medicina e portanto são ambos médicos. Com a particularidade que um é também licenciado em Ciências farmaceuticas e outro em Enfermagem.

Viva à evolução das outras classes!
Os enfermeiros deveriam ficar contentes.

Cumprimentos.
 
Sinceramente... Vejam onde nos levaram tantas cadeiras e seminários de ética e deontologia! A todos aqueles que pensam que o futuro da Enfermagem se resume a uma aposta na "Ética", descurando ainda mais a parte científica esperem mais uns anos e vão ver onde vai parar a profissão.. ainda mais pelo cano abaixo! Ética sim, mas com conta, peso e medida, sem apagar quase completamente todas as outras vertentes da Licenciatura (dêem uma vista de olhos pelos conteúdos programáticos das licenciaturas). Posso ser um poço de ética e deontologia, mas quando eu estiver numa cama de hospital quero é que sejam competentes em todas as vertentes (incluindo a prática e científica)! Se quiserem podem sempre ser missionários, não precisam de um curso e dá muito menos chatices... E escusam de questionar sobre a minha profissão: sim, sou enfermeira!
 
Chavez da Cova da Beira? tb tem algum cancro?
 
Quando é que os cientistas enfermeiros aprendem que a enfermagem não é ciência, mas sim ARTE.
Justamente por os enfermeiros tentarem imitar aqueles que também dizem que a coisa deles é ciência é que caem nos mesmos erros e pior; transformam-se em macaquitos de imitação.
A ciência é enformada de conhecimento cientifico que é universal e tende para o mesmo fim, sempre.
 
Quando é que os cientistas enfermeiros aprendem que a enfermagem não é ciência, mas sim ARTE.
Justamente por os enfermeiros tentarem imitar aqueles que também dizem que a coisa deles é ciência é que caem nos mesmos erros e pior; transformam-se em macaquitos de imitação.
A ciência é enformada de conhecimento cientifico que é universal e tende para o mesmo fim, sempre.
 
que se passa no h cova da beira!LOL
 
e essa prometida entrevista com o dr. pizarro?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!