quinta-feira, setembro 29, 2011

Afinal... a Florence Nightingale não era Enfermeira!



"O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos defendeu hoje, no Porto, que as farmácias devem integrar a rede nacional de cuidados de saúde primários e que deve ser criado o conceito de farmacêutico de família" link

Tendo em conta os acontecimentos do passado recente, eu propunha algo mais arrojado: que os Farmacêuticos passem a ser denominados de Enfermeiros. Porque não?
Pouca faltará para se descobrir que, em boa verdade, a Florence Nightingale era farmacêutica (já nos tempos da guerra da crimeia usava ao peito um pin da ANF)!

Em síntese, a explicação é simples: tem escasseado cada vez mais o leque de possibilidade de serviços prestados por estes profissionais. Presentemente, após uma simples constatação, no âmbito comunitário por exemplo, estes resumem-se a meros balconistas (e acumuladores de pontos em cartões). 
Já não se fazem manipulações, o pilão apodreceu, não é necessário dosear, pesar, homogeneizar, fraccionar, etc. Até já existem sistemas robotizados que permitem ir buscar as caixinhas às prateleiras, e, como tal, nem ser balconista é já sinónimo de viabilidade. 
O blister é o paradigma e o futuro vislumbra que uma parte muito substancial dos Farmacêuticos não será útil.




Uma simples visita a uma farmácia torna tudo muito claro. Com a bandeira da sobrevivência hasteada, estes profissionais fazem de tudo (literalmente!), principalmente violar o código deontológico (cujo conteúdo não conheço nem me apetece, mas que certamente reprova a mentira e condena a deturpação): mesmo contra o conhecimento científico, vendem drogas que curam a calvície, vendem cremes e loções miraculosas que subtraem dezenas de anos de idade à velhice, impingem homeopatias (água açucarada)e outros cocktails químicos sem eficácia e validade, animais mortos triturados (já com os abutres à mistura e tudo). Presumo que seriam, à semelhança, capazes de vender um rim ou um pulmão (acumuláveis com pontos da Repsol ou Cepsa - passo a publicidade)
Até que ponto não será isto um crime punível? No mínimo, tem uma leitura e um significado moral. No mínimo...
.
Como tal, agora querem ser Enfermeiros. Prestam cuidados farmacêuticos (que por mera coincidência são cuidados de Enfermagem), querem administrar injectáveis, dominar o suporte avançado de vida, gerir a administração de medicação, pertencer as task-forces-blá-blá-blá, ser não-sei-o-quê de família, fazem rastreios, tocam viola com o nariz, etc...


Legenda: onde está a Ordem dos Enfermeiros??


Naturalmente a profissão de Farmacêutico já ocupou um lugar na sociedade, inerente a um sentido de necessidade social. Hoje, esta necessidade desvanece-se a um ritmo superior ao linear e a selecção natural não perdoa.
Resta um caminho: usurpar faz bem e a farmácia tem.
.
A ironia de tudo isto é que nos estatutos dos Ordem dos Enfermeiros está prevista a incompatibilidade entre Enfermeiro e Farmacêutico. Acrescente-se que, este ponto dos estatutos, necessita de uma séria revisão, para que passem a estar previstas incompatibilidades realmente... incompatíveis! É que 80% do disposto no artº 77 é absurdo e incompreensível.

Comments:
Onde andam a Bastonaria e o Manelinho??????

Andam A NANAR!!!!!!
 
AHHA grande post!! =D parti-me a rir!.... se bem que, a bem ver, isto não tem muita piada..

Já imagino a retaliação: “ah entao e vocês enfermeiros, não querem também usurpar as funções dos médicos lá com as prescrições e os etcs??” bem, que adianta ladrar para uma árvore? é capaz de demorar um pouco a obter-se alguma resposta..

O certo é que, pela inépcia e falta de atitude por parte da OE, é o bombeiral amigo que surrupia o pré-hospitalar (com direito a tigresse e tudo se for preciso!), é o farmacêutico que arrepia caminho e direitos para sacar mais algum, enfim...

a Enfermagem, muito culpa de quem andou na Ordem ou alguns sindicatos, foi nestes últimos anos SAQUEADA, VILIPENDIADA!
 
Andam onde andaram sempre: a tratar da sua vidinha!!!!!!!
 
qualquer dia quando um de nós for à farmácia, temos de suster a respiração, pois podem cobrar ao m3 da ar respirado no interior da farmácia.
 
Ora que perfeita patetice - farmacêutico de família !! Mas como é possível este tipo de ideia? O "estado de graça" farmacêutico vê-se a ruir... quando se falam das suas ricas margens de lucro !!

Claro, toca a sacudir a poeira e virar a polemica para outro lado; GENIAL?!
 
LOL, mas uma vez este post merece palmas!
 
Caro Dr Enf volto a perguntar o que pensa dos centros de idoniedade criados pela ordem dos enfermeiros. O que pensa das suas funções, obectivos e formato. O que pensa do vencimento dos que o constituem e qual o seu papel na enfermagem. Outra questão prende-se com a atitude dos médicos em pagar o prémio de mérito aos melhores alunos, uma jogada de xeque mate a ordem deveria ter-se lembrado disso mas devem andar ocupados com 3000000 congresso de ética.
 
Ó DE vá lá tomar alguam coisita para esses maus figados. Destila tanta bilis contra as outras profissões, que me quer parecer que deve andar um pouco ictérico.
 
Farmacêutico de família??? Quer dizer, de caminho vão pedir para nos inscrevermos, ficarmos com um processo clínico associado e só podemos ir aquela farmácia pois só la é que esta o nosso tão precioso farmacêutico de família??? Não tem a mínima lógica... Quando é que estes profissionais de saúde se vão reduzir ao seu estatuto e deixar de quer ser mais do que são??? Eles trabalham ao balcão e vendem aquilo que pedimos, e na maior parte das vezes sem mais questões, seja um paracetamol ou uma azitromicina... E o pior é que ninguém controla nada disto...
 
o Dr. Enfermeiro esta de parabens! ainda bem que existe alguem que expoe todos estes descalabrios.
Como eu ja disse num comentario anterior os enfermeiros perdem cada vez mais funções para outros profissionais! não podemos continuar desta maneira devemos ser os Licenciados mais prejudicados neste pais e tambem aqueles que tem feito mais pelo SNS. como e possivel desvalorizarem pessoas que dedicam a maior parte da vida a cuidar dos outros?
 
Só um breve comentário: enquanto o espírito de inovação comercial abunda nos farmacêuticos, na Enfermagem reina o conformismo e a inacção.
Competitividade é a palavra chave! Seremos competitivos e inovadores, ou vivemos num paradigma há muito ultrapassado?
 
O DE deve nos últimos tempos deve sentir-se realizado: "Centenas de farmácias estão à beira da falência. Só na região da Grande Lisboa, 80 farmácias avançaram com pedidos de insolvência no último ano". Esses malandros dos farmacêuticos que ganham dinheiro a rodos...
Não tarda nada está a comprar os medicamentos na rua, no mercado negro, assim tipo...Angola.
Já Otelo elogiava Cuba, a sua democracia e a sua igualdade...todos pobres!
 
Os srs. licenciados enfermeiros deveriam preocupar-se um pouco mais com a quantidade de erros ortográficos que dão. Porra, assim até parecem alguns doutores que eu conheço.
 
Lol. É verdade DE, onde está a ordem?
 
Tudo nos copia:
a Carreira (anterior, claro(,
a avaliação de desempenho
Enfermeiro de familia,
a linguagem CIPE por TDT, etc...
estamos entregues à bicharada...
TA NA HORA DE MUDAR!
 
O anónimo das 5:23 PM acertou na mouche, e o resto é conversa (de blog)... e como diz o outro, os cães ladram e a caravana passa. Fiem-se na Florence e não corram caros colegas... depois verão os resultados.
 
Os farmacêuticos não querem roubar o trabalho dos enfermeiros, não querem limpar o rabinho dos velhinhos, nem dar-lhe uma mão amiga, nem dar-lhes a papinha à boca, nem ir-lhes buscar a arrastadeira, nem dar-lhes a medicação que o médico mandou, nem posicionar os pobrezinhos de 3/3 horas... isso vai ser sempre dos enfermeiros. os farmacêuticos querem é fazer aquilo que os enfermeiros parecem já não querer fazer e que é muito importante para a população.
 
Já que os enfermeiros não querem ser enfermeiros, preferem ser médicos, empregados destes ou empregados dos doentes, haja alguém que quer ser enfermeiro, que bem falta fazem.
 
espero que quem escreveu os comentários anteriores nunca vá parar a uma cama de hospital, e que não se possa mexer...e pode ser que os "ditos empregados" não existam...nos não fazemos o que os médicos mandam, mas somos autónomos naquilo que fazemos, alias somos nos que alertamos o medico para as necessidades do utente.
mas vocês não sabem o que isso é porque perdem demasiado tempo a fazer publicidade a produtos milagrosos, e sobretudo quem diz o que esta escrito no comentário anterior não é humano mas sim um robot da sociedade que esta habituado a olhar para baixo para as receitas e nem levanta a cabeça para olhar para o utente que tem a frente...qualquer dia há pixis nas farmácias a substituir os farmacêuticos e a dispensar medicação....Enfim
 
Os balconeiros são demais! A ordem????
 
Pelo menos,o curso de Farmácia é leccionado numa Faculdade...e não numa "escola (pseudo)superior...
 
Farmacêuticos são meros vendedores e o resto é conversa!
O que é um farmacêutico sem um balcão?
 
isto não é um jogo a ver quem ataca mais ou deixa de atacar cada macaco no seu galho... Agora não são os enfermeiros que querem retirar funções aos farmaceuticos!!!porfavor acho que no vosso curso falta a vertente humana... ate me fazem rir com os vossos comentarios!!ja viram que nos não precisamos de retirar funções a ninguem, somos profissionais competentes e capazes de lidar com diversas situações...=)
 
Enfermeiro de família? Ridículo!

Já médico de família é a falácia que é, quanto mais... Qualquer dia há o psicólogo de família, o podologista de família, o nutricionista de família, o... A suposta família é completamente assaltada pelos interesses corporativistas dos "profissionais de saúde".

As pessoas devem ter liberdade de irem onde lhes apetecer obter os cuidados de saúde que quiserem. O que tem que haver é regulação no funcionamento dos prestadores e informação suficiente e verdadeira para que o cidadão possa decidir.

Eu cá escolho a farmácia pelo estacionamento que tem e não me conhecem de lado nenhum. Nem vão conhecer.
 
Abre gaveta, fecha gaveta, abre gaveta, fecha gaveta...

Agora não precisam de fechar porque já se fecham sozinhas.

Lol
 
Só tenho uma coisa a dizer, "Cada macaco no seu galho", Srs Farmacêuticos.
Dediquem-se ás vossas ciências farmacêuticas e deixem o cuidar e a vigilância de saúde para quem sabe...
 
Prefiro um farmaceutico a aconselhar-me sobre medicamentos....do que um enf que tem uma cadeira de farmacologia ridicula!!!!
 
O que me parece é que se destila ódio por todos aqueles que querem fazer algo pelas pessoas.
Já repararam que os farmacêuticos é que estão mal, os cardiopneumologistas é que estão mal, os TAE é que estão mal, os Auxiliares é que estão mal,entre outras classes profissionais, enfim só vocês enfermeiros ou donos de toda a sabedoria do "universo e mais além" é que estão certos.
Só á pena o primeiro ministro não ser enfermeiro, pois se assim fosse certamente que Portugal não estava em crise tal é a capacidade que proferem…
Acho que vale a pena pensar nisto!
Cumprimentos.
 
""Os farmacêuticos não querem roubar o trabalho dos enfermeiros, não querem limpar o rabinho dos velhinhos, nem dar-lhe uma mão amiga, nem dar-lhes a papinha à boca, nem ir-lhes buscar a arrastadeira, nem dar-lhes a medicação que o médico mandou, nem posicionar os pobrezinhos de 3/3 horas... isso vai ser sempre dos enfermeiros. os farmacêuticos querem é fazer aquilo que os enfermeiros parecem já não querer fazer e que é muito importante para a população.""

É IMPORTANTE SER BALCONISTA, SEM SOMBRA DE DÚVIDA...


""Prefiro um farmaceutico a aconselhar-me sobre medicamentos....do que um enf que tem uma cadeira de farmacologia ridicula!!!!""

NO ENTANTO OS ENFERMEIROS LIDAM DIARIAMENTE COM UM PORRADÃOM DE MEDICAMENTOS, SEUS EFEITOS, CONTRA-INDICAÇÕES E EFEITOS 2ºS..

ISTO NÃO SIGNIFICA QUE OS ENFºS SAIBAM MAIS QUE ESTES E AQUELES, MAS QUE SÃO TAMBÉM PARTE VÁLIDA NOS CUIDADOS E PROMOÇÃO DE SAÚDE..

CHIÇA, SÓ GUERRINHAS, SRS. FARMACÊUTICOS.. EU RESPEITO TODOS, DESDE O MÉDICO AO FISIOTERAPEUTA, AO ASSISTENTE OPERACIONAL AO NUTRICIONISTA.. SE TODOS ME AJUDAM A FAZER O MEU TRABALHO - PROMOVER, PREVENIR, TRATAR!!
 
Os srs. farmacêuticos não têm mais nada que fazer? A área das ciências farmacêuticas é tao vasta e tão interessante!!! Médico de familia para mim é um disparate pegado, enfermeiro de familia ( e eu sou enfermeira) um disparate igual. Farmacêutico de familia, isso então nem se fala! É parvoíce pura e dura!Na minha perspectiva, os cuidados de saúde primários não passam por haver este ou aquele profissional de família. Isso só serve para encher titulos de jornal com estatísticas negras: "não-sei-quantos utentes sem médico de familia...", "faltam médicos de família,blá,blá...". Centrem-se os cuidados de saúde primários no utente, e não nos profissionais de saúde!

Alexandra
 
Lamento, unica e exclusivamente que, profissionais de saúde, que se dizem licenciados (curso superior), estejam a tratar do seu umbigo esquecendo completamente o doente, que deveria ser o ponto central de todos (médicos, farmacêuticos e enfermeiros).
Em nenhum comentário que li, verifiquei a preocupação pelo doente.
Se remassem todos num só sentido, o objectivo seria mais facilmente alcançado... infelizmente, politiquices precisam-se e estamos cá para tratar delas, falar mal de uns e outros... "isto é meu", "não, isto é que é", "tiraste-me isso"... sou farmacêutico e muito me orgulho de o ser, tenho amigos enfermeiros e amigos médicos com quem partilho espaço de trabalho e nunca houve atropelamentos quanto às funções de cada um... se os que aqui estão não se organizam no local de trabalho, problema vosso e continuem a discutir papelada, regras e leis. Na prática, é que está o ganho em saúde!! Estou-me por e simplesmente a marimbar quanto à função de farmacêutico de família, enfermeiro de família, pagamento pelo acto farmacêutico...
Da mesma forma que mencionam o artigo 77º do EOE, também poderei mencionar o mesmo artigo do EOF que foi completamente atropelado também ao longo dos anos. Não foi isso que me fez tornar mais ou menos farmacêutico e sentir-me atropelado por outros profissionais de saúde. Diga-se, por exemplo, os medicamentos de uso veterinário que passaram a ser dispensados nos próprios consultórios dos respectivos médicos.
Não escondo que a farmácia é um negócio, porque o é. Toda a saúde é um negócio e nós todos fazemos parte dele.
Lamento, de facto, as gerações vindouras, que entrarão no mercado de trabalho, ou não, numa fase crítica para todos e que, provavelmente pensarão cada vez mais na sua sobrevivência e não no bem fazer... são as (des)leis da vida... infelizmente.
Espero que haja ao menos uma voz que diga para remarmos todos no mesmo sentido.
Não poderei deixar de enviar um comentário ao Dr. Enfermeiro: preocupe-se com os auxiliares de acção médica (que são também importantes no sector da saúde), não vão eles querer "também" atropelar o acto de enfermagem. Nós cá nos preocuparemos com os nossos :)
Saudações Farmacêuticas
 
Boa noite

Desde já acho que não é atacando outras profissões atribuindo-lhes nomes como "balconistas" que estamos a dignificar a nossa. Tal como acho absurdo outros profissionais chamarem-nos de "empregados" ou "amas secas" como ja ouvi, pois com certeza nunca estiveram na situação de precisar de um enfermeiro e perceber a real importância do mesmo!
Considero que deve haver respeito, pois todos somos profissionais de saúde com competências e conhecimentos próprios.
No entanto, não posso deixar de dizer o quanto discordo com o facto dos farmacêuticos vacinarem pois sem sombra de dúvidas que é uma competência de enfermagem!! Tive o cuidado de ir ver aos estatutos da ordem dos farmacêuticos e não existe lá nenhum que diga que têm conhecimentos ou competências para o fazerem!
Mas sendo as farmácias uma grande fonte económica (a maioria), o infarmed logo se apressou a emitir uma deliberação em que autoriza os farmacêuticos a vacinarem desde que POSSUAM FORMAÇÃO para isso (exemplo disso é a imagem deste post)e desde que as farmácias tenham todas as condições em termos de materiais e espaços adequados ao procedimento. Diz ainda e mais importante de tudo, que têm TER MATERIAL E SABER REAGIR NUMA SITUAÇÃO DE REACÇÃO ANAFILÁTICA!!!! Pois é...eu falo com conhecimento de causa quando digo que uma avassaladora maioria das farmácias não tem e nem os farmacêuticos sabem como reagir!!! E também aposto que 98% dos farmacêuticos que andam por aí a vacinar não têm qualquer tipo de formação!!!
Ou seja, estão a cometer uma ilegalidade, mas não há ninguém que os fiscalize!
E é neste ponto que me sinto afectada pois estão literalmente a roubar o lugar a quem sabe o que faz, os enfermeiros! Claro está, que fica muito mais barato às farmácias serem os próprios farmacêuticos a vacinarem, em vez de contratarem enfermeiros!!
E aqui penso que o grande lapso é da nossa OE sem sombra de dúvida, que não tem força suficiente contra nenhuma outra Ordem!
Mas também não nos podemos esquecer que o maior prejudicado pode ser o utente, com a incompetência de profissionais não qualificados!
 
OS JORNALISTAS QUE ANDAM SEMPRE À PROCURA DE HISTÓRIAS DEVIAM DE VER O QUE ACONTECE MUITAS VEZES AOS UTENTES QUE VÃO À FARMÁCIA SER VACINADOS, A SEGUIR RECORREM AO CENTRO DE SAÚDE,MAS AO ENFERMEIRO PARA O ENFERMEIRO LHE "TRATAR" O LOCAL DA VACINA. É QUE ÁS VEZES OS FARMACÊUTICOS JÁ NÃO ESTÃO A SUBSTITUIR OS ENFERMEIROS,MAS NOMEADAMENTE OS MÉDICOS(ORTOPEDISTAS) È QUE CONFUNDEM MUITAS VEZES A ARTICULAÇÃO ESCÁPULO-UMERAL COM O MUSCULO DELTOIDE, DEVEM DE ESTAR A TEINAR INFILTRAÇÕES COM VACINAS. SERÁ UM MÉTODO NOVO?
 
Não posso deixar de comentar este elaboradíssimo post. É realmente hilariante a maneira como, uma pessoa que pertence a uma profissão que é por si própria tão nobre não tem qualquer hesitação em tentar menosprezar uma outra que nobre é: a de farmacêutico.

Apesar de não concordar com a vacinação nas farmácias, e apenas pelo que a Carina diz, realmente os farmacêuticos e farmácias não poderão reagir da melhor forma a uma situação grave como é a de choque anafilático sou a primeira a reconhecer o valor para o utente que poderia ter uma autorização aos enfermeiros para que estes pudessem, em situações específicas, prescrever os medicamentos necessários.

No entanto, é uma grande ingenuidade - para não dizer ignorância - classificar a profissão farmacêutica como "balconista". Não que ser balconista não seja um trabalho tão digno como qualquer outro mas caro Sr. enfermeiro...

As vacinas que administra, os medicamentos com que todos os dias contacta... Quem os faz?
Quando tem gripe, não compra os seus medicamentos na farmácia?

Enfim, o ponto fulcral, é que o objectivo de TODOS os profissionais de saúde deve ser proteger e melhorar a saúde do doente e não preocupar-se com as competências de outros. Até porque, se todos tivéssemos competências acrescidas os doentes só beneficiariam com isso e, creio, enquanto enfermeiro era isso que o devia preocupar.

Acabo descansando-o desde já: os casos de má prestação de cuidados de saúde não estão confinados à farmácia como, tenho a certeza, saberá.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!