quinta-feira, setembro 08, 2011

Dinamizar o Sistema de Saúde


"Enfermeiros obstetras pedem (ver petição) à Assembleia da República para lhes conceder real autonomia" link

"Ordem dos Enfermeiros dá contributos para reduzir taxa de cesarianas" link

Comments:
Queria apresentar aqui o meu obrigado a todos os que participaram nesta petição pois só com a nossa união conseguiremos que as leis passem do papel para a nossa prática diária... muitos dirão: mais uma petição que não vai servir de nada. eu respondo: aos negativistas que se resignem sozinhos e que não impeçam os restantes de lutar pela classe! Pode ter sido um pequeno passo, mas foi o 1º de muitos... Podem contar que não iremos baixar os braços! outros dirão: não quero mais responsabilidades sem aumento de salário; eu respondo: as responsabilidades e competências já existem e estão legisladas. Se esta petição der frutos, ninguém é obrigado a ir ao EESMO vigiar a sua gravidez nem nenhum EESMO é obrigado a desenvolver a consulta de vigilância em plena autonomia - mas se não o fizer, lamento que tenha tirado a especialidade que não quer exercer. Pode esta petição não exigir aumentos salariais mas, ao surtir efeito, poderemos finalmente sentir que nos ouviram na AR, a nossa realização profissional, pela plena autonomia, será maior, e isso também é MUITO importante! Lamento que a crise exista, mas ela pode ser a nossa grande aliada. e o documento que acompanha a petição não deixa margem para dúvidas quanto a nossa mais-valia no SNS... A comissão de Saúde não será indiferente aos nossos argumentos, tenho fé.
Finalmente um Obrigado MUITO ESPECIAL a quem está nesta luta comigo, em cada vírgula deste trabalho; refiro-me aos enfermeiros GERMANO COUTO, LÚCIA LEITE E VÍTOR VARELA. Juntos vamos conseguir!
 
Muito conveniente e sempre a reboque a Ordem dos Enfermeiros!
Então apetição entra a 7 de setembro e a Sra Bastonária decide enviar contributos ao Sr. Ministro da Saúde a 8 de Setembro apoiando a redução da taxa das cesarianas?
No mínimo curioso que se tenha suportado num trabalho liderado por médicos e que mais do que reduzir a taxa das cesarianas pretende protagonismo e liderança na gestão de cuidados obstétricos mantendo os enfermeiros numa posição de sub subalternação.
Então e que tal embora tarde dar visibilidade aos projectos liderados por enfermeiros, ratificados pela ordem dos enfermeiros e que promovem o parto normal? Este sim é o âmbito privilegiado de actuação dos Enfermeiros especialistas de Saúde materna e Obstétrica.
Nós não devemos defender a redução das taxas de cesariana mas promover o parto com o mínimo de intervenções, em ambientes seguros e assistidos por enfermeiros.
Tenho pena que a actual OE ainda acredite que faz alguma coisa quando reage precipitadamente para não perder protagonismo e na ânsia esquece-se que o seu desígnio é "ser o garante da qualidade dos cuidados de enfermagem".
Com todo o respeito que me merece Sra. Bastonária não é com objectivos de redução de taxas de cesarianas que se garantem cuidados de saúde de qualidade e cuidados de enfermagem muito menos.
Agir é sempre mais eficaz do que reagir.
 
Lamentavel , fazem trabalho de especialista e não lhe pagam como tal , por isso abriu -se um precedente para que não seja necessário abrir concursos para especialistas na area pois afinal não há falta , mais uma burriçe dos enfermeiros aguentem são caridosos por vezes freiras
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!