quinta-feira, setembro 29, 2011

Mais uma burla...

APRENDA A SER AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA SEM SAIR DO SOFÁ


Já não há paciência para burlas embuçadas (no link está o plano de estudos!) com simbolismos e dentes brancos.

Comments:
Pois é, qualquer dia vai ser os cursos de enfermagem online,neste momento vale tudo para ganhar algum.
Só espero que o macedo não veja isto, senão a próxima medida vai ser substituir os enfermeiros por estes.
 
Ate têm direito a um estetoscopio pa auscultar arrastadeiras.. mais publicidade enganosa
 
Gostei particularmente do estetoscópio ao pescoço e toda a panóplia de intervenções de enfermagem que fazem parte do plano de estudos... Onde é que está a nossa ordem??? Andamos a pagar quotas para quê?
 
Ressabiado!
 
A ordem??????????????????
 
Engraçado...porque é que isto ja não me impressiona?
A culpa destes acontecimentos é em primeiro lugar dos enfermeiros, ou melhor de alguns enfermeiros que delegam funções noutros profissionais...qualquer dia ja não falta muito os auxiliares que são uma mão de obra bem mais barata vão substituir-nos a nos enfermeiros, sintome indignada e muito desmotivada com tudo isto que esta a acontecer.
Não há respeito nenhum pelo nosso trabalho. Todos os dias tenho turnos complicadissimos onde apenas estamos 2 enfermeiros por turno, este pais é vergonhoso. e a nossa classe tambem o é...não há união e apoio. Os enfermeiros em vez de ficarem contentes com a vinda de novos elementos muitas das vezes so sabiam criticar e descompor os colegas novos, agora tem o que procuraram.
 
Colegas:
Isto passa-se na UNiversidade de Alcalá (Espanha). Assim a nossa OE não precisda de se preocupar (alguma vez se preocupou com alguma coisa??)

Agora reparem que em 15 "figuras" que se encontram à frente deste "Curso" 11 são enfermeiros!!!!

..............
 
Machadada final...
Acabaram com a nossa "raça"...
 
"Boa noite!

Sou jornalista do DN e estou a fazer um trabalho sobre empregabilidade dos enfermeiros portugueses. Estava a tentar falar com alguns enfermeiros em situações distintas, por exemplo, que estejam noutro país, desempregados há bastante tempo, em situações precárias, a trabalhar no privado, entre outras. O ideal era poder falar e ter uma foto, mas se alguém quiser falar comigo sem identificação do nome ou sem foto também não há problema. O único problema é que preciso de falar ainda amanhã com quem estiver disponível. Por favor contactem-me para o meu email: diana.mendes@dn.pt ou dianacmendes@gmail.com e deixem um contacto que eu ligo amanhã.
Muito obrigada pela atenção,
Diana Mendes"
 
O que é curioso é que parte do corpo curricular do curso consiste em "Intervenções de Enfermagem". Pensava que apenas Enfermeiros poderiam executar "Intervenções de Enfermagem", mas enganei-me; Era boa ideia inserir nos cursos de enfermagem o módulo "Intervenções Médicas" e aguardar pela reacção da ordem dos Médicos.
Mas, analisando bem o "temário" deste curso, constata-se que ele está mais bem construído que alguns programas curriculares de algumas escolas de Enfermagem, que parecem não compreender verdadeiramente aquilo que a sociedade espera de nós.Enquanto andamos à volta de teorias da transição, de parentalidades, de CIPES e SAPES, de especialidades estéreis, outros vão directamente ao que interessa! Isto é o que me preocupa...
 
Vejam quem são os autores do curso... Enfermeiros!!!
 
Não vejo mal nenhum em formar as AAM, bem pelo contrário, quanto à qualidade da formação, é outra história. Não compreendo é como é que é possível existirem nos nossos dias pessoas sem qualquer formação, nem responsabilidade a lidar com pessoas (as nossas AAM).
 
Dia 12 de dezembro votar por uma Ordem Mais activa, com menos passeios da Bastonaria e do manelinho e acolita Lucilia!

ainda nos lembramos das farmacias e dos injectaveis,
do inem, da tolerancia de ponto tirada, etc......
 
Que riso!

Mas alguém me explica o estetóscopio ao pescoço?

Aconselho a irem a este link:
http://www.accaomedica.centroips.com.pt/profesorado.html
(dentro do mesmo site), e observem quem são os "professores" dos ilustres futuros alunos.

Me parece que hay por aí un montón de individuos "profesores" que son Enfermeros y ... españoles a enseñar los dichos "auxiliares".

Eu sei que em Espanha os auxilares foram muito bem vindos, porque libertaram os enfermeiros para outras tarefas.
No entanto, em Portugal os enfermeiros são mais que muitos. E depois, se não agirem de forma coordenada e rápida, Srs. Enfermeiros, lamento em informar-vos mas não serão apenas os fisioterapeutas ou os farmaceuticos a usurpar-vos funções!


Cumprimentos
 
eu concordo que se formem auxiliares como acontece noutros países, não concordo é com os conteúdos abordados. Concordo sim que os auxiliares tenham noções básicas de higiene, cuidados com a pele e posicionamentos para que estejam alerta para certas situações e desta forma alertarem os ENFERMEIROS para que possamos intervir de forma mais eficiente.
Agora fazerem o nosso trabalho e ter os nossos conhecimentos acho inadmissível.
 
Y ¿por qué no? España está al lado, más probable es que estos maestros son más baratos que el Dr. enfermeras enfermeras portugués. En cuanto a la Orden o una historia más de la Orden dormido.
 
sou assistente operacional num hospital e todos os dias temos a medicação em cima das mesas de cabeceira dos doentes.
Afinal de contas essa responsabilidade pertence a quem?
 
Os cuidados de saúde prestados num hospital envolvem equipas multidisciplinares que trabalham com o objectivo de optimizar a assistência aos doentes (ou utentes) que por diversas razões se dirige a um hospital. Cada equipa é constituída por médicos, enfermeiros e assistentes operacionais. Os médicos e os enfermeiros têm as suas funções bem definidas e as suas relações bem estabelecidas. Os Assistentes Operacionais também têm as suas tarefas a realizar e variam de local de trabalho para local de trabalho. As funções do Assistente Operacional possuem uma vertente bastante prática, activa e dinâmica e cada serviço hospitalar tem as suas particularidades. Contudo, existem muitas tarefas que se executam em qualquer serviço do hospital e que estão a cargo dos Assistentes Operacionais.

Os AO (assistentes operacionais) asseguram: serviço de mensageiro, acompanham e transportam os doentes em camas, macas, cadeiras de rodas dentro do hospital, colaboram na prestação de cuidados de higiene e de conforto dos doentes, sempre sob a orientação dos enfermeiros/as do serviço, distribuem as refeições e ajudam os doentes com dificuldade em tomar os alimentos sozinhos, tratam da mudança das roupas da cama e organizam-se de maneira a manter as enfermarias limpas e arrumadas.

No meio de tanto trabalho há com certeza diferenças entre o que são as suas funções e aquilo que efectivamente os outros elementos da equipa multidisciplinar lhes atribuem.

Um sem número de tarefas, algumas íntimas e diárias, aproximam os Assistentes Operacionais dos doentes, mais do que qualquer outro elemento da equipa multidisciplinar. Os AO estabelecem um tipo de relação interpessoal com o doente, escutam as suas necessidades e por vezes são confidentes do doente, acompanhando mais de perto a evolução da pessoa e da sua doença.

Os AO são muitas vezes menosprezados e considerados um parente pobre dentro dos hospitais. São profissionais que devido à natureza das suas tarefas, à falta de estudos, há constante supervisão dos enfermeiros/as e também aos baixos salários que auferem, são afastados da “elite” dos profissionais de saúde. Resta-lhes a consolação da aproximação emocional dos doentes que esperam ficar curados e enquanto permanecem no hospital se sintam num ambiente fraterno e solidário.
e nao esperem que vos tirem seus lugares pois assim tambem nao podiam os assistentes operacionais arrumar vossa sujeira que voces provocam quando e é poucas vezes porque nao querem fazer mas tambem estudaram para isso a higiene de todo e qualquer doente acamado em seu respetivo leito. mas ai ja pedem que nos façamos se faz favor que ate nao se importam de fazer algumas camas da enfermaria.
 
Até parece que os enf´s tb usam estetos....

Quer dizer, alguns até usam para que lhes chamem doutores...
 
Gostaria de saber o que os autores tem a dizer sobre isto? porque quem elaborou os conteudos foram enfermeiros... com que objectivo??
 
Deixem-se de peneiras e ponham médicos e enfermeiros a trabalhar como os restantes mortais e vão vêr como não é preciso contratar mais ninguém. O Estado (todos nós) não é uma agência de emprego. Estes profissionais existem para servir os cidadãos e não o contrário. Quem não está satisfeito no serviço público tem uma boa opção: vá trabalhar para os privados, e logo verão se não lhes passam depressa os tiques e manias de "primas donnas".
 
Comentários das AAM/AO:

O facto de meterem os comprimidos na boca do doente não lhes atribui a responsabilidade pela administração de medicação, tal como auxiliarem um doente nos seus cuidados de higiene não os torna responsaveis pelos cuidados de higiene. Vocês não são na verdade responsaveis por nada dos doentes. São responsaveis apenas por cumprir as funções que lhes estão designadas e que passam sobretudo por auxiliar, não o doente, mas o enfermeiro.
 
Ao anónimo das 4:34

O título deste blog não lhe diz nada?

Os Srs enfermeiros são tanto doutores como os Srs médicos. Ou não será assim?

Ah! O estetoscópio. Pois Concerteza desconhece que também constitui um instrumento de enfermagem!

Meu Deus... que mania esta de serem médicos sem estofo! Só têm notas..... mas o conhecimento, esse, necessita ser integrado, coisa que apenas está ao alcance de alguns! De boas notas está o país cheio mas o resto.....
 
resposta ao comentario2.21am.
Verdade auxiliar o enfermeiros em fazer as tarefas que lhe sao confinadas e que andaram tambem estudar e que voces tao mal fazem na higiene diaria dos doentes e sei muito bem que estou falar muito gostam de virar sempre os doentes para voces sabem porque pois muito chato ter limpar aquilo que lhe mete impressao. muitas vezes resposta de seus colegas. mas digam la com sinceridade voces nos privados fazem muito do que devem e que no devem pois ai nao e quem manda o estado portugues. nao sejam mesquinhos trabalhem e nao pensem que vos iram tirar vosso pedestral.
 
Ao anónimo 3:55 PM



Mas diga lá, em que parte do curso de enfermagem é que dão auscultação?
 
""Ate têm direito a um estetoscopio pa auscultar arrastadeiras.. mais publicidade enganosa""


""Até parece que os enf´s tb usam estetos....

Quer dizer, alguns até usam para que lhes chamem doutores..""

OLHE EU USO ESTETOSCÓPIO, E SOU ENFERMEIRO ESPECIALISTA. SABE QUE O ESTETOSCÓPIO É OMENTE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO; OS MÉDICOS USAM PARA AUSCULTAR SONS CARDÍACOS E PULMONARES, OS ENFERMEIROS SOBRETUDO SONS PULMONARES, SONS INTESTINAIS, MEDIT TENSÕES, ETC...

NUNCA PERCEBI ESTE ESTIGMA.. ENFIM..

mas do estetoscópio num AO, para auscultar arrastadeiras, partiu-me de rir!! =D
 
Caro Enfº do Norte



Continua sem me responder!!!!

Diga lá, em que cadeira do curso de enfermagem é que se dá auscultação??

Nomeadamente, " OS ENFERMEIROS SOBRETUDO SONS PULMONARES, SONS INTESTINAIS, MEDIT TENSÕES, ETC...
"

É que medir tensões até compreendo..mas isso é demasiado básico!!!

Sons pulmonares? Sons ints.?? Diga lá em que modelos, com que material...
 
Os AAM precisam de formação, não há sombra de dúvida.Mas à distância????!!!! E o estetoscópio para os AAM é para quê?!!!E ao Sr. Anónimo das 3:55,respondo: EU DEI AUSCULTAÇÃO DURANTE A LICENCIATURA DE ENFERMAGEM!E uso-o no exercício das minhas funções em determinadas intervenções como enfermeira generalista. Muito mais ainda usa-o um especialista! Mas que raio de fascinío medievo que este objecto suscita ...Santa Mãe do Céu! É só um estetoscópio, caramba!

Alexandra
 
Para que não restem dúvidas:

Estetoscópio (do grego στηθοσκόπιο, de στήθος, stéthos - peito and σκοπή, skopé - exame), também chamado de fonendoscópio, é um instrumento utilizado por diversos profissionais, como médicos e enfermeiros, para amplificar sons corporais, entre eles:

Bulhas cardíacas;
Ruídos adventícios;
Ruídos Hidroaéreos.
Foi desenvolvido pelo médico francês René Laennec (17 de Fevereiro de 1781 — 13 de Agosto de 1826), quando trabalhava no Hospital Necker, em Paris, em 1816.

In: Wikipédia, 2011 Out 06


E para que conste, há diversas profissões que usam estetoscópios como são conhecidos ou mesmo modificados de acordo com as necessidades de cada um.

Já agora,.... um estetoscópio, mais não é que um vulgar amplificador.
 
Antes de falarmos sobre o graduação de enfermagem, você sabe o que é enfermagem?
Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.

No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível técnico e superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.
Prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade.
O enfermeiro está apto a prescrever, salvo com critérios de cada instituições que elaboram protocolos específicos com medicações padronizadas pelos médicos.

O curso de graduação em enfermagem tem grande procura em todo o país, sendo responsável pela formação de profissionais que atuam na área de saúde. Apesar do ensino a distância está rompendo barreiras, ainda não existe um curso de nível superior em enfermagem que possa ser realizado 100% através do sistema EAD.
O enfermeiro leva em média cinco anos para c

oncluir a sua graduação, período onde os estudos são direcionados para o tratamento de doenças, prevenções, bem estar, entre outros temas relacionados à saúde. O profissional em enfermagem é perspicaz, tem condições para trabalhar em hospitais (serviço de saúde pública) e clínicas particulares.

A graduação em enfermagem gratuita é uma alternativa de estudos oferecida pelas universidades públicas, como é o caso da UNESP, que possui uma das infra-estruturas mais capacitadas para a área de saúde e biológicas. Uma pesquisa considerando os resultados do ENADE revelou que o melhor curso de enfermagem do país é o da UFTM.



Escolha uma universidade pública para prestar o vestibular, conquiste a classificação e estude gratuitamente.

Concluído o nível superior, é chegado o momento de começar a pensar nas opções de mestrado em enfermagem, formação que complementa o seu currículo acadêmico e aumenta as chances de sucesso no mercado de trabalho. Cabe ao enfermeiro analisar o reconhecimento de cada instituição e escolher a especialidade que mais lhe agrada. UFMG, UFF e UNIRIO são algumas faculdades que realizam o programa de pós-graduação.

Alguns cursos de especialização na área de enfermagem podem ser feitos à distância, adotando como suporte a auto-aprendizagem os recursos didáticos da plataforma online de cada curso. O MEC aprovou em 2008 um planejamento de curso técnico de enfermagem à distância, uma proposta do “e-Tec Brasil”. As aulas são realizadas através da internet ou via satélite, mas o curso mantém uma estrutura presencial.

O curso de enfermagem da “e-Tec Brasil” segue o mesmo modelo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), promovendo a graduação gratuita a partir do vínculo com diversas instituições de ensino. Conheça o Curso de Gestão de Enfermagem da UNIFESP, integrante do sistema UAB.

Para adquirir especialização sem sair da frente do computador, confira a oferta de cursos online de enfermagem do site Portal Educação, todos atestam a entrega do certificado e estão disponíveis por preços acessíveis. Faça a sua matricula e bons estudos.



Leia mais: http://www.mundodastribos.com/graduacao-em-enfermagem-a-distancia.html#ixzz1a1QL4unH

MAS AFINAL TAMBEM SEM SAIR DA FRENTE DO COMPUTADOR TAMBEM SE FAZ MESTRADOS DE ENFERMAGEM::::::::::::::
Vale tudo nao atires pedras para teu vizinho!!!!!!!!!!!!!!
 
Cursos online na área de Enfermagem
No Portal Educação você encontra cursos online para atualização em Enfermagem. Estude a distância o Curso Online de Enfermagem em Diabetes e Hipertensão, Enfermagem a Distância.


Enfermagem Medicina Alternativa Horária: Todas 20h 25h 40h 60h 80h 100h 130h 160h 210h 420h 500h Ordenar: Destaques Lançamentos Ordem alfabética Maior Preço Menor Preço
Itens: 20 40 60


Urgência e Emergência
Instrumentador Cirúrgico
Procedimentos Técnicos em Sala de Vacina
Enfermagem em ImunizaçãoPróxima Turma: 07/10/2011
Próxima Turma: 07/10/2011

Enfermagem do Trabalho
Neonatologia Intensiva
Auditoria em Enfermagem
Procedimentos técnicos em feridas e curativosPróxima Turma: 07/10/2011



Enfermagem e o PSF
Enfermagem em Oncologia
Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
Técnicas de Administração de Medicamentos InjetáveisPróxima Turma: 07/10/2011



Enfermagem em Clínica Médica
Cuidados de Enfermagem com Sondas, Drenos e Cateteres
Enfermagem e o Planejamento Familiar
Enfermagem em Doação e Transplante de ÓrgãosPróxima Turma: 07/10/2011
por R$ 243,23 à vista
ou em 3x de R$ 81,08
sem juros no cartão
Próxima Turma: 07/10/2011
por R$ 186,34 à vista
ou em 3x de R$ 62,11
sem juros no cartão
Próxima Turma: 07/10/2011
de R$ 174,60 por R$ 87,30 à vista
ou em 3x de R$ 29,10
sem juros no cartão
Próxima Turma: 07/10/2011
de R$ 174,60 por R$ 87,30 à vista
ou em 3x de R$ 29,10
sem juros no cartão




Últimas Notícias de Enfermagem

05/10/11 - Aumento nos casos de câncer de garganta é associado ao HPV
O número de casos de câncer de garganta e da parte de trás da boca está aumentando, especialmente por causa do crescimento dos casos decorrentes de infecção viral pelo vírus do papiloma humano (HPV), de acordo com um estudo norte-americano. O número de pessoas diagnosticadas com o câncer oral relacionado ao HPV em 2004 foi o...

05/10/11 - Congresso Nacional adere ao movimento Outubro Rosa
O Congresso Nacional receberá iluminação especial na noite de hoje (5). A cor rosa, que alerta para o problema do câncer de mama no mundo, tomará conta do Senado e da Câmara dos Deputados. A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização pela conscientização sobre a importância da detecção precoce...

05/10/11 - Salas de estabilização reforçam urgência mais próxima do cidadão
O Ministério da Saúde lançou mais uma ofensiva para diminuir a lotação das emergências dos hospitais e trazer o atendimento mais próximo da residência do cidadão. A Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de urgência e emergência do país, passou a incentivar os municípios a instalar as Salas de Estabilização. São estrut...

04/10/11 - Estudo diz que jovens estão dispensando uso do preservativo
O número de jovens que mantiveram relações sexuais sem o uso de preservativo no Ocidente teve uma forte alta nos últimos dois anos, aponta uma pesquisa da Fundação Parenthood divulgada nesta segunda-feira. O dado preocupa profissionais da área de saúde. O estudo mostra um aumento do sexo desprotegido principalmente entre ado...

SERA QUE TAMBEM ELES ESTIVERAM AQUI TIRAR SEUS CURSOS????????????
SOCORRO!!!!!!!!!!!!
 
“"Caro Enfº do Norte



Continua sem me responder!!!!

Diga lá, em que cadeira do curso de enfermagem é que se dá auscultação??

Nomeadamente, " OS ENFERMEIROS SOBRETUDO SONS PULMONARES, SONS INTESTINAIS, MEDIT TENSÕES, ETC...
"

É que medir tensões até compreendo..mas isso é demasiado básico!!!

Sons pulmonares? Sons ints.?? Diga lá em que modelos, com que material...””


Bem, tive auscultação na cadeira de reabilitação respiratória p.ex., aquando da especialidade; tive auscultação logo no 1º ano do curso geral, para identificar sons intestinais; não tive auscultação cardíaca, apesar de me informar e estudar “por fora” mas, como não basta e não sei, deixo essa parte para quem sabe melhor - o médico.
Mas você é daqueles artistas que ainda estão a tirar o cursito e que vão para os refeitórios dos hospitais com o estetosc. à volta do pescoço, sem bata nem farda, só pra dizer que é X ou Y?.. olhe que parece-me que é... você gosta de se armar, seu malandreco =D

basta-me saber que posso usar esse instrumento de avaliação, que serve bastantes propósitos, sem outro propósito que me fazer sentir “mais doutor”. Que riso! olha agora tanta coisa por causa dum instrumento de avaliação.. daqui a pouco começa celeuma à conta dos martelos de percussão, das canetas, dos termómetros digitais =)
ai ai...
 
"Bem, tive auscultação na cadeira de reabilitação respiratória p.ex., aquando da especialidade; tive auscultação logo no 1º ano do curso geral, para identificar sons intestinais"

Ufa...vindo de um curso de enfermagem...deve ter sido de uma intensidade e de uma qualidade...


"Mas você é daqueles artistas que ainda estão a tirar o cursito..."

Que ressabiamento caro enfermeiro...

Eu sei que deixaram de ser bacharéis há uma meia dúzia de anos...mas ponham-se no vosso lugar.
Julgam que já são expert´s por terem umas noções básicas de farmacologia, psicologia e mais umas quantas ...gias, durante o vosso simples curso?

Façam as vossas tarefas correctamente (higiene dos doentes, avaliar sinais vitais, e administrar medicação - prescrita por quem sabe, o médico, pois claro- e já seriam fantásticos!!!
 
Caro anónimo das 2:27, ressabiamentos à parte, você (médico) não seria nada sem nós e nós (enfermeiros) não seríamos nada sem vocês...porque os doentes dependem de ambos ( e mais alguns). Relação interdisciplinar é isso! Se calhar, umas "noções básicas" de psicologia e sociologia não lhe fariam mal nenhum também!
Cumprimentos

Enf. Maria
 
Cara enfª Maria "mais alguns" tem nome e sao fantasticos naquilo que fazem, eu como Assistente Operacional me sinto realizado sabe porque faço aquilo que gosto e muito bem feito todas tarefas que me sao confinadas. mas acredito que tambem na minha classe exista maus assistentes operacionais mas as vezes quem os ensinam e lhe dao a dita "formação" sao voces enfermeiros. Mas tambem nao poderei de deixar aqui minha critica a "alguns" enfermeiros que da sua profissão nao tem o brio naquilo que fazem, talvez quem sabe por os papas lhe terem pago seu curso ou obrigado a isso. mas ate entendo vossa revolta na vossa classe sem rumo e uma ordem sem direção e mais ainda uma luta entre colegas por demais sempre achei voces uns cultos mas lembre-se estudar e tirar muitos mestrados esta a fazer de voces doutores a pressa e esquecem-se do melhor que aprenderam tratar bem do ser humano nao esqueça disso.
 
"Bem, tive auscultação na cadeira de reabilitação respiratória p.ex., aquando da especialidade; tive auscultação logo no 1º ano do curso geral, para identificar sons intestinais"

Ufa...vindo de um curso de enfermagem...deve ter sido de uma intensidade e de uma qualidade...


"Mas você é daqueles artistas que ainda estão a tirar o cursito..."

Que ressabiamento caro enfermeiro...

Eu sei que deixaram de ser bacharéis há uma meia dúzia de anos...mas ponham-se no vosso lugar.
Julgam que já são expert´s por terem umas noções básicas de farmacologia, psicologia e mais umas quantas ...gias, durante o vosso simples curso?

Façam as vossas tarefas correctamente (higiene dos doentes, avaliar sinais vitais, e administrar medicação - prescrita por quem sabe, o médico, pois claro- e já seriam fantásticos!!!””


POIS ACABOU DE ME RESPONDER: AFINAL SEMPRE É DAQUELES ARTISTAS QUE ANDA DE ESTETO SÓ PARA SE ARMAR E DAR UMA DE GABAROLAS =D

E sim, nos meus cursos, estudei intensamente, aprendi muita coisa, e fui buscar muito sobretudo, na prática; aprendi com Enfermeiros, aprendi com Médicos, aprendi com Fisioterapeutas, aprendi com Auxiliares!

E sabe, caro artista - e sem descrédito pelos médicos (pois bestas há em todo e qualquer ramo) - há enfermeiros que metem ao bolso muito médico no que diz respeito a farmacologia.. é que o Enfº não se basta a administrá-la, também deve saber efeitos esperados, secundarismos iatrogénicos, interacções... é que se eu fosse um mero executante, do que o médico “diz”, ainda me arriscava a ir matando alguns doentes... E tenho a maior estima pelos médicos, mesmo! Sou fã de todos os profissionais de saúde!

Mas, ainda bem que os médicos, hoje em dia, deixam de ver os enfºs como “ajudantes”, e mais como “colegas”.
Boa sorte para si, estou muito contente por você andar a fazer figuras e armar-se em “doutor”. Se lhe atribui mais sentido à sua vidinha.. pois boa sorte! Eu, apesar de todos os meses ser “enrabado” por salários desadequados, ver a minha profissão vilipendiada por todos, e ser explorado e haver tanto desemprego.. continuo a sentir orgulho em ser o que sou.. Faço o meu trabalçho, sem atropelos, sem me achar mais - ou menos! - que os outros.

Quero ver o que vai o meu prezado amigo “artista” dizer quando no próximo ano, em princípio, os enfºs passarem a prescrever alguns fármacos e ECD... eish! já tou a ver a birra..! =D enfim....
 
Caros colegas, uso mais vezes o estetóscopio que alguns médicos, para mim é um instrumento que me auxilia na avaliação clínica do doente, não percebo o seu "status" na cabeça de alguns enfermeiros. Respondendo a alguns, EU ENSINO OS MEUS ESTUDANTES (NÃO ALUNOS, ESTUDANTES) DE ENFERMAGEM A FAZER A AUSCULTAÇÃO PULMONAR....
 
Ao Sr. Médico indignado com a utilização do estetoscópio pelos enfermeiros,

O estetoscópio e os enfermeiros e os enfermeiros e o estetoscópio?! Deveria preocupar-se mais na sua utilização enquanto talher nos diversos almoços e jantaradas no Hospital. É que se o utiliza muito ou não, enquanto instrumento de avaliação, não faço ideia, mas seguramente é daqueles que o usa como sendo submarino, mergulhando ora na sopa, ora na salada, outras vezes como objecto de limpeza, ora das mesas do bar, ora da pele dos doentes, ora da sua, ora da unidade do doente. Parece poético, mas eu chamar-lhe-ía patético. Quem saiba não é uma das principais causas de infecções nosocomiais. E depois eleva o seu ego para insinuar que os enfermeiros não têm competência para utilizar o estetoscópio! Ficava-vos bem, a si e a muitos médicos, deixar de o passear que nem cachorro recentemente adquirido e portanto fundamental de ser apresentado e exibido aos demais. E falou de bacharelatos e licenciaturas, deve estar equivocado quando disse que foi há meia dúzia de anos que surgiu a licenciatura em Enfermagem. Pergunto-me se ainda não era nascido quando tal sucedeu e daí a sua ignorância face ao tema, ou se por acaso dentro de toda a sua capacidade intelectual não consta raciocínio lógico e cálculos matemáticos. E quando fala em limitações "limitem-se a...", só tenho a dizer o seguinte: limite-se o senhor (aliás Senhor com maiúscula dada a sua "omnipotência") àquilo que lhe compete e não a fazer figura ridícula, que até lhe fica mal enquanto Sr Médico! Ou será que tem um Doutoramento para eu lhe chamar Doutor?!
 
ADORO VER A REAÇAO DE VOS ENFERMEIROS COM RELAÇAO AOS A.A.M. JA SE ESUQCERAM DE ONDE VIERAM?
POIS SAIBAM QUE ANTES DE SEREM DOUTORES ERAM AJUDANTES DE ENFERMARIA QUE DEPOIS LA TIRARAM UM CURSITO E PASSAVAM A SER CHAMADOS DE ENFERMEIROS E QUANTO AS ARRASTADEIRAS? SAIBAM TAMBEM QUE É UMA DAS OBRIGAÇOES DOS SRS ENFERMEIROS COLOCAR E RETIRAR AS MESMAS, POIS OS AAM , QUE NAO SAO QUALIFICADOS(INFELIZMENTE) APENAS AUXILIAM, O QUE A MAIOR PARTE DE VOCES TÊM É FRUSTAÇÃO PURA E CRUA , POR NAO TEREM MEDIAS PARA MEDICINA, PENA QUE OS VERDADEIROS ENFERMEIROS POR VOCAÇÃO JA QUASE NÃO EXISTAM.
E TENHO DITO!!!
CAMBADA DE FRUSTADOS!!!
a AUXILIAR DE AÇAO MEDICA COM 20 ANOS DE EXPERIENCIA NUM SERVIÇO DE URGENCIA CENTRAL
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!