sábado, setembro 03, 2011

Resumo da entrevista do Ministro da Saúde à TVI

.
Saúde = Médicos. Reorganizar = cortar. Ponto final.

Comments:
Para não falar na diminuição dos transplantes, para cortar nos custos. Consequentemente pessoas irão morrer. Conseguirá o ministro dormir? (Porventura melhor).
Desassossego
 
Vamos lá ser honestos!!!!!!!!!

Quanto se desperdiça em material de papelaria? Quantos é que levam para casa o material escolar para os filhos????

Quantas garrafas de água e papel higiénico é desperdiçado nos hospitasi????

Quantos chefes têm em stock material que acaba por passar o prazo de validade???

Quantos é que os hospitais desperdiçam em concursos atrá de concursos para comprar material para diferentes serviços a preços diferentes?????

Quantos de nós banalizamos um comprimido ou uma ampola que pomos no lixo???

Quanto se paga a profissionais que não comparecem aos serviços????

ETC;etc;etc;

Pagar incentivos a transplantes para quê???? Se eles são feitos em horário de trbalho???? Não percebo!! Sò trabalham bem se forem comprados'?? Os enfermeiros trabalham horas a fio a troco do seu ordenado miseravel. Horas extra? Só para alguns ? Nem pensar


Sejamos honestos!!!!!!!!!!!!
 
http://www.ptjornal.com/201109022589/saude/enfermeiros-dispensados-por-correio-eletronico.html

Pessoas que lidam com Pessoas...
esta prática brada aos céus!!!!
uns por correio electronico outros carta registada com aviso de recepção
 
DE finalmente começa a perceber a importância da enfermagem no meio disto?? Já é um começo!!
 
Claro que consegue dormir. Ele se por acaso precisar de algum tratamento terá por onde escolher e sem custos.
 
PARA TODOS OS CHICOS ESPERTOS QUE NESTE BLOG CRITICÃO DURAMENTE A ENFERMAGEM PORTUGUESA POR FAVOR LER O ARTIGO DE HOJE(03/09/2011) DO JORNAL DE NOTICIASPÁG. 7, QUE ENTRE OUTRAS COISAS SE PODE LER O SEGUINTE(SÃO OS ENFERMEIROS QUE MAIS SEGUEM ESTA ROTINA QUE PERMITE SALVAR VIDAS.....)
DEPOIS DE LEREM O ARTIGO PENSEM UM POUCO MAIS ANTES DE VIREM PARA ESTE BLOG MANDAR POSTAS DE PESCADA.
 
Ai DE, DE... isso não é sequer um título quanto mais um resumo... Quem viu a entrevista, o ministro começou por rectificar que o SNS não é só médicos, há também "enfermeiros, é preciso salientar a importância destes profissionais".

Onde está a análise do Sr.Ministro na sua equação?

Sou enfermeiro e visitante do blog, mas sinceramente os seus comentários vão de mal a pior, anda a dividir a escrita do Blog com alguém??? sempre pensei que fosse pessoal... critique o que tem de criticar mas não o faça cegamente como os media... marque pela diferença!
 
"Quem viu a entrevista, o ministro começou por rectificar que o SNS não é só médicos, há também "enfermeiros, é preciso salientar a importância destes profissionais"."


:) É o cliché inicial. Fica bem dizer. É politicamente correcto e saudável.

Ainda há muito pouco tempo houve a polémica relativa ao grupo de trabalho para a reorganização hospitalar (que não contempla Enfemrios), pelo que fica bem aludir aos Enfermeiros.
Seja como for, se tiver a bondade de contabilizar, nem 2 segundos da entrevista dedicou à nossa classe. Se para si chega, então permita-me dizer-lhe, desde já, que é muitíssimo pouco ambicioso!!

Relativamente à análise, ela está cá. Basta ler. Isso não posso fazer por si.
 
"Saúde = Médicos": em Portugal é assim!
"Reorganizar = cortar": em Portugal é assim!
Eu acrescento: cortar = cortar em tudo excepto nas regalias dos médicos!
A maioria dos médicos em Portugal só trabalha com uma cenoura à sua frente...
 
Bem vámos la por a enfermagem no sitio.. falta varrer esses velhotes salazaristas parasitários de pensamento retrogado, porque estao a infectar o desenvolvimento da enfermagem , porque.. pelo que sei, ja viram a cara e as costas aos alunos no unico espaço privilegiado de formaçao séria ( estágios) Como podemos defender a nossa classe?? como é que podemos afirmar e provar a nossa importancia no sns se negligenciamos o "puto" aluno que está ali, ontem, hoje e amanha. Estámos aqui! "nós" alunos perante voces, trememos de medo pela incerteza do futuro e no entanto (num tom de calamidade) nao nos estais a dar as ferramentas que vamos necessitar para nos apresentarmos como enfermeiros capazes, fundamentais num sistema de saude cada vez mais capitalizado e dominado por muitos daqueles que sabeis muito bem... Vocês olham cada vez mais para o vosso umbigo, cada um anda a tentar salvar o seu sujinho couro, pisando..humilhando a propria espécie... Como charles darwing vos compreenderia, com esse comportamento tao facilmente observavel. Nao substimeis a capacidade destes alunos que tanto aqui e continuadamente decapitam... pois dominam mais do que ninguem ( voces) os sistemas informativos e tecnológicos, passo importantissimo para a evoluçao e investigaçao, só mais uma pitada pessoal: o que é que andam a fazer os enfermeiros sediados em partidos politicos.? Preciso eu de ir para la e furar com os meus interesses( pela enfermagem) até ao parlamento???? :):):) onde está a representaçao politica?? nós precisamos é de representaçao politica e nao uma (des)ordem dos enfermeiros. É QUE ATÉ METE PENA VER ESSA GENTE DA ORDEM A FALR NA TV..PARECEM ZÉ TÓTÓS ATÉ SE ENGASGAM ..SECURA ORAL PERMANENTE POR CAUSA DO NERVOSISMO( NAO ESTAO HABITUADOS) ONDE ESTÁ A RAÇA? ONDE ESTAO AS AMEAÇAS O JOGO DURO E SUJO SE TIVER QUE SER?
 
Vamos lá ser honestos!!!!!!!!!

Essa sua análise como enfermeiro é um bocado ressabiada!! Os enfermeiros chefes que você ataca, deviam ter o apoio dos conselhos de administração para implementar métodos de reposição da responsabilidade dos aprovisionamentos. Gerir Stocks não deve ser propriamente uma função do enfermeiro chefe. Mas sim, acompanhar o seu desempenho e garantir a qualidade dos cuidados no seu local de trabalho...compreendeu??

Como não o ensinaram devidamente, ainda está a tempo de aprender...

Vá lá leia qualquer coisa, está bem?
 
Trabalho directamente na área dos transplantes e deixo aqui um pequeno comentário
Essa história da diminuição dos transplantes não passa de uma forma ignóbil de chantagem dos interessados e dos que não têm conhecimento da realidade.
Não estamos a falar da abolição dos incentivos, estamos a falar da sua diminuição. Não fiquem preocupados com os profissionais envolvidos, pois estes continuarão a receber alguns milhares (para além do seusa salários de base) todos os meses.
Então vejamos, existe a sinalização de um possível dador numa qualquer unidade, é confirmada a viabilidade dos órgãos (um, dois, depende pois quantos mais forem retirados mais ganham os intressados...)é confirmada a compatibildade de um receptor, eu pergunto, porque razão não se faria o transplante? porque recebem 500 em vez de 1000?
A comunicação do ministro foi desastrada e os interessados ou desinformados aproveitaram para deitar cá para fora uma quantidade de barbaridades. Lamentável!
 
QUEM SE LIXA SAÕ OS QUE ESTAO A MEIO DA CARREIRA DERAM O LITRO AJUDARAM A FAZER O SNS ,RECEBEM MIL E POUCOS EUROS COM FINS DE SEMANA FERIDOOS NATAIS PASCOAS A TRABALHAR ETC OS NOVOS RECEBEM MIL EUROS A RECIBO VERDE POR ISSO CONSOANTE É O DINHEIRITO,TEM Q UE SER O TRABALHITO . TEM QUE SER DEFENIDO O TRUNFO NO INICIO DO JOGO NAO PODE SER MUDADO A MEIO , PORQUE ISSO É BATOTA ,E COMO ESTAMOS QUASE NO FARWEST O ADVERSARIO PODE LEVAR UM TIRO POR BAIXO DA MESA . ATENÇAÕ . OS ENFERMEIROS NÃO ESTRAGAM, AGORA NAÕ SE PODE POUPAR O QUE NAÕ HÁ.
 
Mesmo que os enfermeiros não tenham tido o merecido realce, congratulo-me com a intenção do governante em "aparar" alguns desperdícios do sistema.

O que importa é perceber como isso derá feito e uma das ideias é implementar "orientações técnicas" que surgem como meio de conseguir "disciplinar" o poder dos médicos. Porém, a reverência com que eles são tratados dentro do sistema e da sociedade inibe qualquer um de os "chamar às tábuas". Eles põem e dispõem, quer nos procedimentos técnicos, nos motivos de internamento, nas decisões de alta clínica, na oportunidade dos tratamentos, na prescrição farmacológica, ... O poder que têm sobre os recursos na saúde é imenso, demasiado. E os enfermeiros assistem muitas vezes a este descalabro, impotentes. São testemunhas de muitas e muitas barbaridades que se cometem, coniventes até com práticas claramente delapidadoras do erário público. Os enfermeiros são conhecedores de guidelines que pura e simplesmente são ignoradas nos serviços e exemplo disto é o tratamento de feridas sobre o qual a maior parte dos médicos não está actualizada e impõe situações altamente constrangedoras aos enfermeiros. Também posso referir o exemplo da profilaxia tromboembólica que é, em muitas das nossas realidades, ridícula e cujos custos não estão devidamente documentados.

Sugiro Senhor Ministro, que todas as práticas clínicas sejam alvo de estudos de avaliação económica, nomeadamente do ponto de vista do custo-benefício, para que se prove onde efectivamente está a ser aplicado o dinheiro e com que ganhos. Que desses estudos resultem orientações claras para que os enfermeiros se possam recusar a fazer pensos com dakin 2x ao dia até os membros apodrecerem e o doente morrer com sépsis porque já não tem condição hemodinamica para a amputação.
 
E QUANTOS CONCURSOS DE ENFERMEIROS DEMORAM TEMPOS INFINITOS E ANDAM NOS TRIBUNAIS PELA INCOMPETENCIA E INQUALIFICAÇÃOOOOOOO DOS JURIS
VEJA-SE O CASO DO CONCUROS DE CHEFES ENFERMEIROS DO HOSPITAL DE SÃO JOAO E OUTROS (É DE 2002) E AS VOLTAS QUE AINDAM TEM QUE DAR MAS AS DIRECÇÕES DE NEFERMAGEM CONTINUAM A FAZER TÁBUA RAZA DE TAIS ATITUDES SIMPLESMENTE INQUALIFICÁVEIS, INCOMPETENTES ..................................................
 
Anónimo 1.47pm:

"Eles põem e dispõem, quer nos procedimentos técnicos, nos motivos de internamento, nas decisões de alta clínica, na oportunidade dos tratamentos, na prescrição farmacológica, ... "

Então haveria de ser quem??? O exmo. Sr. Dr. enfermeiro?? Meu caro, a isto não se chama ter poder, chama-se ter competências e funções... Se as queria ter também, tinha tirado Medicina (se conseguisse claro...)... O seu comentário tresanda a frustração!!
 
Só após esta entrevista é que o caro DE chegou a tal conclusão? Os enfermeiros já não são profissionais de saúde há muito... eles são profissionais do cuidar, eles são os artistas que executam tal arte tão complexa, não querem saber da saúde para nada... isso é para os médicos! Se reorganizassem para gastar mais mais vale estar quieto, não? É óbvio que é preciso cortar, cortar nos desperdícios, nos exageros, no supérfluo (será que "o cuidar" não encaixa aqui?).
 
Anónimo das 5:27

Não gostou, foi?

Deve ser daqueles que tenta a todo o custo tirar o doente do centro da equipa de cuidados de saúde, para se colocar lá com toda a sua arrogância e má criação.

Sabe, quando está em causa o dinheiro e a vida das pessoas, o poder tem que ser equilibrado para que pequenos Kadafizinhos não perpetuem no SNS um certo autoritarismo que, esse sim, pretende encobrir muitas vezes grandes doses de incompetência.

Acontece que os enfermeiros já não são submissos e dispõem dos conhecimentos científicos se assim o desejarem. Isso permite-nos compreender quão incorrectas são muitas das práticas que felismente se têm vindo a alterar.

Não há muito tempo, como sabe, era comum um doente internado estar a fazer o mesmo antibiótico 10, 20, 30, 40 dias. Acha isso correcto? No que é que se baseia para essa opção? No relaxe, não é? Na atitude do "deixa andar". É que na altura já havia guidelines, mas os médicos portugueses são deuses. Enquanto um médico inglês que se "estique" nas prescrições é chamado à atenção pois todos têm perfil de prescritor, os portugueses são os maiores, os intocáveis. Olhe, conheço um médico inglês que foi suspenso dois anos do NHS sabe porquê? Porque excedeu o limite permitido de prescrição de ansiolíticos. Conheço outro médico no Uk que foi obrigado a fazer uma formação adicional devido a uma irregularidade na prescrição de um antibiótico. Sabe o que eles acham disto? Acham normal.

Cá nada parece normal. Sabe quanto custa um frasco de paracetamol? Porque é que os doentes fazem paracetamol indiscriminadamente, insistindo na via iv quando a possibilidade oral é tão eficaz?

Porque é que os senhores médicos prescrevem soros para "manter veia"? O que é isso de "manter veia"? É gastar dinheiro, senhor doutor, porque há dispositivos próprios para esse efeito, muito mais eficientes.

Porque é que os doentes ficam a aboborar nos serviços, dias a fio, sem comer nem beber, e de repente alguém se lembra que o doente afinal ainda não teve alta? Sabe quais são os custos de hotelaria e de medicamentos que são administrados desnecessariamente? Sabe os riscos de infeção associados aos internamentos prolongados, os problemas de imobilidade e os custos pessoais que isso representa para os familiares?

De certo que já ouviu falar da promiscuidade entre público e privado, ou não? Nunca ouviu falar de doentes internados que são abordados pelo médico que lhes diz que se ficarem ali no público só os opera ao fim de um ano, mas se forem ter com ele ao privado na semana seguinte têm o problema resolvido? Nunca ouviu falar de colegas seus que operam os doentes no público e os mandam ir ao consultório tirar os pontos dois a dois? Nunca ouviu falar dos médicos que levam material dos serviços para a privada? (nós temos tudo fechado à chave, acredita?)

Eu não gostaria de ter estudado medicina porque não gosto do trabalho de consultório. É uma seca.
 
Anónimo das 5:27

Não gostou, foi?

Deve ser daqueles que tenta a todo o custo tirar o doente do centro da equipa de cuidados de saúde, para se colocar lá com toda a sua arrogância e má criação.

Sabe, quando está em causa o dinheiro e a vida das pessoas, o poder tem que ser equilibrado para que pequenos Kadafizinhos não perpetuem no SNS um certo autoritarismo que, esse sim, pretende encobrir muitas vezes grandes doses de incompetência.

Acontece que os enfermeiros já não são submissos e dispõem dos conhecimentos científicos se assim o desejarem. Isso permite-nos compreender quão incorrectas são muitas das práticas que felismente se têm vindo a alterar.

Não há muito tempo, como sabe, era comum um doente internado estar a fazer o mesmo antibiótico 10, 20, 30, 40 dias. Acha isso correcto? No que é que se baseia para essa opção? No relaxe, não é? Na atitude do "deixa andar". É que na altura já havia guidelines, mas os médicos portugueses são deuses. Enquanto um médico inglês que se "estique" nas prescrições é chamado à atenção pois todos têm perfil de prescritor, os portugueses são os maiores, os intocáveis. Olhe, conheço um médico inglês que foi suspenso dois anos do NHS sabe porquê? Porque excedeu o limite permitido de prescrição de ansiolíticos. Conheço outro médico no Uk que foi obrigado a fazer uma formação adicional devido a uma irregularidade na prescrição de um antibiótico. Sabe o que eles acham disto? Acham normal.

Cá nada parece normal. Sabe quanto custa um frasco de paracetamol? Porque é que os doentes fazem paracetamol indiscriminadamente, insistindo na via iv quando a possibilidade oral é tão eficaz?

Porque é que os senhores médicos prescrevem soros para "manter veia"? O que é isso de "manter veia"? É gastar dinheiro, senhor doutor, porque há dispositivos próprios para esse efeito, muito mais eficientes.

Porque é que os doentes ficam a aboborar nos serviços, dias a fio, sem comer nem beber, e de repente alguém se lembra que o doente afinal ainda não teve alta? Sabe quais são os custos de hotelaria e de medicamentos que são administrados desnecessariamente? Sabe os riscos de infeção associados aos internamentos prolongados, os problemas de imobilidade e os custos pessoais que isso representa para os familiares?

De certo que já ouviu falar da promiscuidade entre público e privado, ou não? Nunca ouviu falar de doentes internados que são abordados pelo médico que lhes diz que se ficarem ali no público só os opera ao fim de um ano, mas se forem ter com ele ao privado na semana seguinte têm o problema resolvido? Nunca ouviu falar de colegas seus que operam os doentes no público e os mandam ir ao consultório tirar os pontos dois a dois? Nunca ouviu falar dos médicos que levam material dos serviços para a privada? (nós temos tudo fechado à chave, acredita?)

Eu não gostaria de ter estudado medicina porque não gosto do trabalho de consultório. É uma seca.
 
Anónimo das 10.58AM

No seu extenso comentário, didica 99,9% do tempo a falar de Médicos e a tentar fazer deles uma espécie de "bicho papão"... a isso eu chamo frustração!! De resto não deixa de ser engraçado esse tipo de discurso, tão banal no reino da enfermagem. Só não entendo porque é que as faculdade de Medicina estão tão cheias de enfermeiros/estudantes de enfermagem?? E todos eles sem excepção, diriam antes de entrar...Medicina?? nem pensar... LOL
 
Ups enfermeiros chefes como adoro aqueles parasitas dos hospitais que somente estao ocupar o lugar de quem trabalha mais criar conflitos onde eles nao existem perante colegas. Conheco eles trabalho num hospital desses onde eles ou atrapalham ou durante o horario deles ainda estao dar aulas nas escolas de enfermagem e ainda trabalham em clinicas privadas mas fazerem pedidos de material nem ver.
Bem acho que vou deixar aqui um desafio que ja esta ser utilizado noutros paises, Porque nao somente deixam tanto os medicos como os enfermeiros fazerem um trabalho Publico ou Privado. Bem com esta medida ja haveria menos desemprego com os medicos e os emfermeiros nao.
 
LOL das 9:01

Claro que muitos querem ser médicos para ganharem o que vocês ganham fazendo o que fazem (bem bom não é?), para terem emprego que em medicina ainda existe, e para se verem livres de uma profissão que escolheram por engano pensando que tinham emprego garantido. No entanto convém que o seu espírito não se confunda em dois pontos:
1. não sou uma pessoa frustrada e não opino sobre os problemas que menciono movido por algum sentimento de desprezo por alguém, mas pela evidência do dia a dia que mostra como a pretensa aura pela qual alguns (infelismente muitos) médicos julgam que devem ser olhados, é fútil.
2. tenho tanta inteligência como o sr. dr. pois como sabe, não se provou em lugar nenhum que ser médico é ser mais inteligente do que ser pedreiro, juiz ou presidente de um clube de futsal de bairro; não estudei medicina porque não me interesso por essa área, muito embora como já referi, não me importasse de ganhar o salário que os seus colegas ganham nas uinternas onde o que eles fazem qualquer pessoa faria com agrado: surfar na net, comer e dormir!

(alguns entretêm-se a colocar camaras ocultas para espiar as enfermeiras, mas isso é outra história)
 
Enquanto a saúde estiver nos lobies dos médicos e farmacêuticos não vamos a lugar nenhum!
 
Os concursos para enfermeiros, arrastam-se, etc. mas, no entanto abrem USF onde querem , metem pessoal médico sem concursos nessas USF e continua a saga. não vejo ninguém interessar-se ppor essa situação.vejo notícias de propaganda das USF a dizerem que funcionam muito bem, mas gostaria que algum iluminado jornalista que só sabe denegrir a imagem do enfermeiro, averiguar como se efectuaram essas mudanças;quantos centros saúde existiam e agora quantas USF existem; quais os custos com cada grupo profissional, qual a necessidade de duplicação de dados na avaliação de um utente;porque é que quem faz estas auditorias não é o I.G.A.S.mas sim pessoal que pertence ou pertenceu à ERA ou Missão.Se aslistas das USF têm por exemplo aslistas dos não utilizadores actualizadas,se os utentes com 80 anos podem ou não ser inscritos nas USF, ou seja, quais os utentes que interessam e fornecem indicadores ou dão prejuízo.
Acho isto tudo muito engraçado,parece que até agora nem médicos nem enfermeiros sabiam trabalhar nos centros de saúde e agora apareceram os iluminados da ERA, que se desconhece o seu tempo de profissão e presti`gio profissional? ameaçm médicos, enfermeiros, tudo isto para impôr este descalabre. Se fossem mais espertos colocariam + enfermeiros nos centros de saúde e se houvesse falta de médicos também, mas por concursos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!