domingo, setembro 18, 2011

"Temos de ajudar a Mello Saúde"! - estou a citar.

Coitadinhos, merecem a nossa solidariedade, apoio e altruísmo...

Comments:
Palavras sabias em tempos loucos
….Vale a pana viver para seguir a tua consciência
http://www.polodemocratico.net/index.php?option=com_content&view=article&id=938:qno-vale-la-pena-vivir-para-ganar-vale-la-pena-vivir-para-seguir-tu-concienciaq-eduardo-galeano&catid=47:internacionales&Itemid=49
 
Sr Dr enfº:

Que pena as suas fontes serem tão pouco credíveis!

É por estas e por outras que o seu Blog pouco ou nada tem contribuído para o desenvolvimento da Enfermagem. Sou enfermeiro no Hospital de Braga e não me revejo na carta que "um enfermeiro" decidiu escrever e anonimizar.
 
O link está lá. Não tenho qualquer responsabilidade sobre a carta.
 
Parabéns ao colega, autor deste "desabafo". Tenho pena que este colega tenha acordado tão tarde, mas merece a minha homenagem, uma vez que, mais vale tarde do que nunca. Alguns continuam a "dormir" e continuam a ser vítimas do seu comodismo e da sua cobardia.
Na minha opinião, os Enfermeiros que são fieis ao juramento que um dia fizeram, a princípios éticos e deontológicos, há muito que não conseguem ter "paz" nesta "casa", há muito que não conseguem ser Enfermeiros.
Como já tive oportunidade de escrever em comentários anteriores que fiz neste blog, exerci funções nesta casa durante 17 anos e como tal, sei bem do que estes Senhores são capazes. Só têm em vista o lucro fácil, não se preocupando minimamente nem com os profissionais nem com os utentes. Tudo o que aqui foi descrito já acontecia há muito tempo no Hospital, há quase dois anos (o Grupo Mello Saúde/ Escala Braga gere este Hospital desde Setembro de 2009) mas o medo, a cobardia, o comodismo sempre dominaram a maioria dos profissionais.
Uma das primeiras medidas da gestão destes Senhores foi a redução da ceia dos funcionários que trabalham em horário nocturno para "uniformizar" (não se sabe muito bem o quê), como se a ceia fornecida anteriormente fosse um banquete. Resumindo, o que constituía uma ceia passou a dar para duas. Afirmo, com muito orgulho, que nunca lhe toquei dando conhecimento á minha Chefe, dos motivos que me levavam a tomar tal atitude.
Por falar em ajudar o dito Grupo, lembrei-me de um "papel" que um dia recebi anexado á minha folha de vencimento em que era pedida a colaboração dos funcionários para solidariedade. Fomos convidados a dar uma percentagem do vencimento.
Ainda dizem, as más-línguas, que o Grupo Mello não se preocupa com o próximo?!!!!
O rácio, a que o colega se referiu, já se verificava antes da transição para o novo edifício, há muito que deixou de ser possível prestar cuidados de enfermagem com qualidade, tanto os profissionais como os utentes foram reduzidos a números.
Falo de consciência tranquila, porque sempre me manifestei no momento certo, sem medo e nunca pactuei com este tipo de situações.
Relativamente aos colegas que recebem menos e trabalham mais horas, muito lutei para que isso não acontecesse. Estes colegas tinham Contratos em Funções Públicas há vários anos e graças ao anterior Governo, tiveram que assinar Contratos Individuais de Trabalho para não irem para o desemprego, ficando sujeitos á Lei Geral. Apresentei várias propostas, formas de luta, em reuniões, concretamente com o SEP.

CONTINUA...
 
CONTINUAÇAO

A maior parte dos profissionais estão a pagar o preço por tanta cobardia, tanto comodismo, tanta inércia, tanto medo (a minha homenagem ás excepções, que apenas confirmam a regra). Quando colegas, foram “saneados” a 3 dias da abertura do novo Hospital (estou incluída neste grupo), apenas meia dúzia de “corajosos” compareceram numa vigília feita á porta do Hospital. Colegas que lutaram, sem medo, para que os Funcionários Públicos transitassem para o novo Hospital com o mesmo vínculo, foram esquecidos em meia dúzia de dias. Eu muitas vezes “dei a cara” no meu local de trabalho, nas manifestações, nas reuniões com deputados, nos órgãos de comunicação social por colegas que nem um dedo mexeram para me defender, valeu-me a força que sempre me orgulhei possuir. Esqueceram-se que nós, os saneados também temos família?
Relativamente aos que choram como "Madalenas arrependidas", não tenho dúvidas são "lágrimas de crocodilo". São eles/elas os principais culpados pelo que se passa dentro dessa casa e na minha opinião, deveriam ser julgados e punidos pela Ordem Dos Enfermeiros (tive oportunidade de o dizer ao Enfermeiro Germano, pessoalmente, há algum tempo atrás).
Sim, refiro-me aos Licenciados em Enfermagem que ocupam cargos de chefias. Um dia, quem sabe, não muito distante, vão pagar o preço por terem vendido a "Alma ao Diabo", nem que seja quando necessitarem desta casa como utentes. Um dia serão vítimas do sistema que ajudaram a construir, ou melhor, a destruir.
Afinal eu tinha razão, quando afirmava, que até as maçãs mais bonitas podem ter bicho.
Um dia todos iremos ter saudades do velhinho S. Marcos porque quando estamos doentes precisamos de um Hospital, não de um Hotel.
Senhor Enfermeiro não fique á espera que lutem por si, pelos seus direitos, como profissional e utente, arregace as mangas e faça-o você mesmo, seja corajoso.
 
Sr Anónimo das 1:40
O Sr sabe que não são mentiras, o que o colega escreveu. Se calhar há ainda mais verdades por contar.
Saí dessa casa em Maio e já aconteciam parte das coisas descritas na referida carta.
O Sr deve ser mais um Licenciado em Enfermagem que vendeu a "Alma ao Diabo", uma vez que não se revê nesta carta não posso considerá- lo ENFERMEIRO.
Algumas das afirmações da referida carta são fáceis de provar. Quer experimentar?
Quando quiser, estarei ao seu dispor, uma vez que não me vou esconder atrás do anonimato.
Se for corajoso e lutador como eu, identifique-se tal como eu o faço.
Provavelmente conhece- me muito bem e sabe que não tenho medo, nem sou louca.
Ao colega que escreveu a carta, os meus parabéns, demonstrou pelo que descreveu ser um ENFERMEIRO. Pode contar sempre comigo. Entendo que se tenha escondido atrás do anonimato tendo em conta tudo o que o rodeia.
 
No hospital de braga não se vive , sobrevive -se mas a culpa é dos proprios colegas que se lixam uns aos outros , já acreditei na enfermagem , mas graças aos sindicatos , ordem , que so querem mamar , deixei de acreditar até acho que havia de haver uma descindicalização colectiva dos enfermeiros pois pagar para que ? ainda dizem façam barulho , mas quem tem de tomar as iniciativas são as pessoas singulares que tem filhos para mantér , casas para pagar etc... ganhem vergonha e vejam o que aconteceu no hospital s. marcus a quem deu a cara ... foram mobilizados para os centros de saúde contra a sua propria vontade viram a ordem intreferir ? e os sindicatos ??????????????? nem eu , todo o mal foi das pessoas e agora mandam nos fazer manifestações tenham vergonha .....
 
Ao anónimo da 1:40 PM
Há alguns dias atrás, quando me encontrava de serviço no dito Hospital de Braga, mas que afinal não é de Braga nem das suas gentes mas sim de alguns Srs. de Lisboa, encontrei um grupo de pessoas vestidas de médicos e com o nariz vermelho de palhaço.
Era uma visita, agora já sei, regular da operação nariz vermelho que, à 3ª feira visitam este hospital com o nobre intuito de proporcionar alguns momentos de alegria e boa disposição às crianças internadas.
Ainda não tinha descoberto, até hoje, o que alguns enfermeiros-palhaços faziam todos os dias nos corredores, nos gabinetes e no refeitório deste hospital.
Além das lágrimas de revolta e frustração que provocam nos enfermeiros e nos assistentes operacionais, afinal também nos fazem rir nos blogues. Apenas não pintam a cara, mas mudaram de fato de palhaço-pobre para palhaço-rico logo que o dono do “circo” mudou. Afinal com o que recebem a mais no final do mês ou com os incentivos que recebem pelo trabalho e suor dos outros, bem podem trocar de fato todos os dias. Uma verdadeira “palhaçada”.
CITO: “Sou enfermeiro no Hospital de Braga e não me revejo na carta que "um enfermeiro" decidiu escrever e anonimizar.”
Não se revê nos rácios do nº doentes por enfermeiro? Por acaso é mentira que este rácio foi perigosamente reduzido?
Não se revê nas transferências de doentes de umas alas para as outras para dispensar pessoal e assim reduzir os custos?
Não se revê nas alterações de horários, 3 diferentes em 3 meses de funcionamento do hospital? Não se revê nas omissões das passagens de turno contado como tempo de trabalho efectivo nos horários?
Não se revê na dificuldade em vigiar os doentes e na prestação de cuidados dignos – já nem digo de excelência?
Etc, etc, etc, etc, …..
Só se não se revir no grupo das “Madalenas arrependidas que choram” porque pertence ao grupo dos Manueis, porque não chora ou não está arrependido e acha que está tudo muito bem e ainda devia ser pior.
 
Anónimo da 1:40, repare bem no seu nariz, ele não pára de crescer.
Não acredito que seja Enfermeiro, é um "lambe botas", um "bufo" que se passeia nos corredores como se fosse o dono do Mundo.
Cuidado, porque um dia pode cair, pode tropeçar e o seu nariz não vai ser poupado.
Tenha vergonha na cara, se o nariz não impedir, diga quanto lhe pagam para fazer figuras tristes.
 
Ao anónimo da 1.40 PM

Tem razão Sr. Enfermeiro, é tudo mentira, uma calúnia pegada.

É mentira que o hospital de Braga tenha sido multado em mais de 1 milhão de euros!!! pela Entidade Reguladora da Saúde – ver Jornal de Noticias de 08-09-2011.

É mentira que o Gestor do Contrato da Parceria Público-Privada enviou há pouco tempo atrás, um relatório à tutela arrasando a Gestão deste hospital – ver Jornal de Noticias de 08-09-2011.

É mentira que o nº de queixas efectuadas pelos doentes e seus familiares após a entrada da gestão do Grupo Mello no hospital de Braga (Setembro de 2008) tenha aumentado em quase 230 % – ver Diário do Minho de 08-06-2011.

É mentira que, em apenas 2 meses de funcionamento das novas instalações tenha havido mais de 11 mil reclamações por parte dos doentes, o que dá uma singela soma de 183 queixas por dia.

É tudo uma cambada de mentirosos, os doentes, os funcionários, os jornalistas, até o próprio Gestor do Contrato e a Entidade Reguladora. Uns injuriadores sem vergonha que não querem deixar trabalhar quem um dia resolveu vir para Braga fazer “caridade”. Deixem-nos trabalhar !!!!
 
Anónimo da 1:40
Quanto recebe do Grupo Mello para adoptar esta postura vergonhosa?
Se for Enfermeiro, como afirma, tenho vergonha que pertença á mesma classe que eu.
Esqueceu o que um dia aprendeu na escola?
Esqueceu que fez um juramento?
Esqueceu que os Enfermeiros existem para cuidar de utentes e não para ser conivente com grupos económicos que nada sabem sobre hospitais?
Pelos vistos esqueceu-se de tudo, dos valores, da ética,..e acima de tudo esqueceu-se que um Enfermeiro não tem preço, não se vende.
Todos sabemos que o descrito na carta é verdade, sabemos também que ainda há mais, que um dia será do conhecimento público.
Vai valendo ao Grupo Mello o segredo profissional, o medo e ...
Eu também trabalho aí e sei muito mais do que o descrito na carta, muito do descrito já aconteceu comigo e na minha presença.
O colega escondeu-se no anonimato e o Sr sabe muito bem porquê (se não souber manifeste-se e eu terei todo o gosto em lhe explicar noutro comentário). E o Sr quais foram os seus motivos para não se identificar?
Será que tem medo de ser "linchado" num dos longos e luxuosos corredores?
Será que tem medo de sofrer um acidente?
Os Enfermeiros, todos os profissionais (menos meia dúzia de lacaios dos Mello) andam revoltados e um dia podem perder o medo, tenha cuidado.
Se este blog não contribui para o desenvolvimento da Enfermagem, como afirma, então o que poderemos dizer de pessoas como o Sr?
Uma coisa eu tenho a certeza podemos chamá-lo mentiroso e tal como o colega que escreveu e muito bem a carta, não corremos o risco de faltar á verdade.
 
boa julia tu és competente não sei porque foste escolhida para sair trabalhei contigo e não há melhor , mas contudo suponho que estás melhor , não tens de pagar parque para ir trabalhar , nem fazer 12h seguidas que quando dás conta estás louca ... nem aturar estes pequenos enfermeiros que se julgam herois por andar a fazer mal á sua profissão e aos seus proprios colegas , mas um dia o barco vira , eles caem e não sabem nadar como nós , portanto afudam se porque quem está ao lado faz que não os vê a afundar . è mesmo uma vergonha esta especie em vias de extinção já so faltam poucos , o gago , os anões , a pinga lágrimas , o psiquiátrico , e os outros são inofensivos . estou á espera desse dia ....
 
gostava de saber porque não publicam alguns comentarios apenas os que lhes apetece isso é ditadura este bloog deve ser para as pessoas espressarem a sua raiva
 
Os enfermeiros deste hospital estão de facto todos satisfeitos.

Ele são as boas condições de trabalho, são o excelente tratamento que têm por parte da Administração e chefias de enfermagem, ele são os bons horarios e o respeito pelo seu trabalho. Enfim uma verdadeira maravilha, capaz de ser considerada a 8ª do mundo.

Resta saber quantos destes "mal agradecidos" enfermeiros que estão tão bem e satisfeitos no Hospital de Braga, irão concorrer ao concurso da ARS Norte.

400? 500? Ou só não concorrem os que não podem, em virtude de um contrato, e os chulos de estão a mamar na teta do Tio Mello?

Daqui a uns dia saberemos quantos se encontram satisfeitos e não se revem na carta do corajoso anónimo.

Vamos em frente com a revolta e com a denuncia das situações!!!
 
Ao anónimo das 10:13

Colega não tenho dúvidas que o barco vai virar e eles vão afundar porque não sabem, nem nunca souberam, nadar como eu. O mais interessante e irónico, é que quando isso acontecer e se só houver uma tábua, vão ignorar-se uns aos outros e ver quem a agarra primeiro. Nesse dia eu estarei lá para assistir e aplaudir.
Cá se fazem cá se pagam.
Não é vingança é justiça.
Sempre soube e eles também sabem, que não saí do Hospital por incompetência, até porque alguns deles já foram meus chefes e já me avaliaram. Tenho as minhas avaliações e quando achar conveniente, se puder, vou torná-las públicas para que possa ser avaliada a coerência desses Senhores. Até mesmo chefes com quem não tive relações fáceis, até mesmo esses, nunca puseram a minha competência em causa. De qualquer das maneiras, obrigado pelas tuas palavras.
Não tenhas dúvidas que se ainda trabalhasse aí não fazia turnos de 12 horas e não me calariam, No passado, já tentaram e não conseguiram e posso prová-lo.

Carlota Cambalhota 11:09

“Foram mobilizados”, forma simpática e civilizada de dizer “dispensados, saneados”.
Não me arrependi, apesar de tudo, nem por um só momento, de tudo aquilo que fiz e disse, voltaria a fazer tudo de novo, nem uma vírgula alterava no texto.
Sempre fui fiel e coerente com os meus princípios e luto, sem medo, por aquilo em que acredito, apesar de saber que o preço pode ser alto.
Sabe, também tenho contas para pagar, tenho 3 filhos para criar e também tenho uma casa para pagar. A maior herança que quero deixar aos meus filhos é o meu exemplo de força, de coerência de integridade, sou daquelas que prefere morrer em pé do que viver ajoelhada. Quem não me vence torna-me num Ser Humano ainda mais forte.
No Centro de Saúde, apesar da forma como fui lá parar, fui bem recebida e conheci Enfermeiros dos quais tenho orgulho de ser colega.
Acima de tudo, gosto de ser Enfermeira e como tal, com mais ou menos dificuldade sou Enfermeira em qualquer lado.
O maior Sindicato, a maior e mais valiosa Ordem somos nós mesmos, se soubermos impor-nos no nosso local de trabalho pelos nossos conhecimentos, pela qualidade do nosso trabalho, pela nossa postura e pelo respeito que exigimos que tenham pela nossa farda.
Como vê, não conseguiram assustar-me, amedrontar-me nem calar-me.
Irão ter noticias minhas, algumas já tiveram, porque continuo a ser a mesma Júlia, aquela que luta sem medo por aquilo em que acredita.

Doutor enfermeiro, não seja mauzinho, não seja “fachista” oiça o apelo do anónimo das 10:15
 
sera que o colega não é um dos que foi pago para andar nas fotos dos autocarros da tub ? a fazer publicidade ao grupo melo .... estão tão lindos , adorei , amei quanto ganharam ?é desta gente perigosa que estamos rodeados lambe botas , fartam se de falar mal dos serviços , chefe mas dão a cara pelo grupo melo nos autocarros , até o médico golfista
 
Gostaria de perguntar a esse pseudo Enfermeiro, "Lacaio" do grupo Mello (1:40), que critica o anonimato do colega que escreveu a carta, porque é que não se identifica? Mas não é dificil; ou é alguém da Administração, a fazer-se passar por Enfermeiro,ou então algum desses "lambe botas" intitulados de chefes, que andam como cordeirinhos de cabeça baixa, à mercê da "matriarca", e que se não fazem aquilo que ela quer, acaba-se-lhes a "mama". "Ao que chegaram as chefias da nossa classe."
Relativamente ao que o colega escreveu na carta, é tudo verdade; mas há muito mais; quem sabe se não se saberá algo mais daqui a algum tempo...
 
É o que a nova carreira de enfermagem dá! Enfermeiros lambe botas a enfermeiros principais!
Tomem o exemplo! Viva a nossa carreira!
 
Anónimo da 1:40

Então Sr Licenciado em Enfermagem, não se identifica?
Não é muito difícil descobrir quem o Sr é. Se realmente for Enfermeiro só pode pertencer ao grupo da meia dúzia que vendeu a "alma ao diabo".
Uma coisa eu tenho a certeza, não pertence ao grupo de Enfermeiros que trabalha, que presta cuidados.
Continuo à espera. Seja corajoso.
Está com medo que eu diga mais do que o que foi escrito na carta?
A sua coragem só se manifesta quando está acompanhado pelo poder?
Aqui somos todos iguais com princípios, ética, valores diferentes ( ainda bem, pela parte que me toca, porque não gostaria de ser igual ao Sr), aqui há liberdade de expressão.
 
pois é as parcerias publico privadas sao apenas areia, pois acenam os governates com melhoria de instalações como se so isso fosse suficiente para a recuperação das pessoas, e os profissionaqis...esses nao sofreram melhorias, antes pelo contrario estão a pagar por essas melhorias. Em Cascais a história repete-se, cerca de 13 e 14 doentes por enf na manha)só muda o figurino... será que em Loures tere-mos novo acto da mesma novela.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!