quinta-feira, outubro 13, 2011

Citações.


"Um hospital não tem de ser gerido obrigatoriamente por Médicos, já que «as coisas têm que ser tratadas por quem percebe delas»."
Luís Cunha Ribeiro


"Nos hospitais do futuro, existirá a figura do «gestor do doente», que será provavelmente o Enfermeiro."
Manuel Pedro Magalhães

Comments:
Creio que o “gestor do doente” na figura do Enfermeiro, já existe nas UCC - são os enfermeiros que gerem entradas, altas, expectativas e linhas de orientação terapêutica e clínica (enfºs coordenadores), e por aí fora.
Os médicos, naturalmente que não desfazendo pela sua óbvia importância, deixam de ser os actores principais, que sempre, em tudo o que são serviços de Saúde em Portugal, se verificava. Não existe atropelo de funções, não comprovo “ciúmes” ou sede de protagonismo, vejo sim uma dinâmica de trabalho bem estruturada, como "deve ser”.

Mas, continuam as dependências - que podiam muito bem ser contornadas tal como já fazem noutros países - de ter o rabisco de caneta do médico para medicamentos simples, e ECD (mais uma vez, sem querer com isto dizer que os médicos são perfeitamente dispensáveis e que os enfermeiros sabem tudo e fazem tudo).
Mas, creio que com o passar do tempo, com o maturar de conceitos e diluindo preconceitos, os enfermeiros em portugal verão as suas competêncioas alargadas, a sua autonomia mais vincada. Sem chatices com outras classes profissionais. Sem atropelos de funções e importancia de cada classe profissional (dou o exemplo de enfºs de Reabilitação e Fisioterapeutas - é um trabalho de complementaridade, “parecido” mas essencialmente diferente. Tudo para um bem comum..)
 
"Gestor do doente"... parece-me bem, mas passar de mero executor a gestor não será para breve...
(os médicos continuam como gestores da doença, sem problema nenhum)

O DE podia era fazer um post sobre as medidas previstas no OE, nomeadamente relativas ao corte nas horas extra e suplementos...
 
O que eu vejo é que não temos Bastonária...já se reformou???!!!
 
" O doente no centro do processo e o profissional no centro da mudança!"
Presidente conselho Adm. HUC -

Porque carga de àgua é que o profissional não acertam com o centro???!!!!!!!!
 
São essas metáforas ridículas que tiram dos livros de gestão bancária e marketing empresarial que levam à bacorada dessa "máxima" do centro e da mudança e blá blá.
A mudança faz parte do processo e o processo da mudança; o doente faz parte de tudo e o profissional também. Para quê porem-se a iventar frases bonitas que não têm sentido nenhum.
O tempo que estão a pensar nessas tretas, se trabalhassem até dava por bem empregue os meus subsídios de férias e Natal; como são uns chulos que andam todos a comer à pala do povo, é mais um que vai engordar as vísceras com parte do meu dinheiro como pagamento pelo grande esforço que fez em inventar uma frase vã.
 
Colegas,
Conforme já várias vezes disse, os tempos que se avizinham não serão fáceis. Este lirismo em torno da “gestão” e dos “hospitais do futuro”, tem de acabar. O que está em jogo, é sério demais para nos perdermos nestas conversas.
Nos últimos dez anos cometeram-se erros graves no sector da saúde em Portugal. Muitos dos tópicos de debate neste blogue chamaram a atenção para isso, mas muitos outros sugerem medidas, também elas agravadoras desse cenário incomportável.
O ano que aí vem vai ser duríssimo. 2013 ídem.
As eleições para a OE podem não passar de um mero acto formal. Quem vai ditar as regras do jogo vai ser o Sr. Gaspar.
 
Prezado DE, então e que é feita da entrevista ao dr. Manuel Pizarro??

Gostava de saber se tem, esse, ao menos a dignidade de se justificar quanto ao ataque cerrado que fez aos Enfermeiros, o falhanço rotundo nas negociações..

..se calhar deve estar indisponível, por ter a digestão pesada.. que isto de “comer enfermeiros”, é assim para o indigesto...
 
o que se está a preparar no OE é uma autentica declaração de guerra a quem vive do seu trabalho e principalmente aos funcionários públicos. É altura de nos indignarmos, de virmos para a rua exigir o que nos pertence e nos querem roubar para pagar dividas que não contraímos e nem foi feita para nosso benefício. Amanhã, SABADO, 15 de Outubro, todos para a rua demonstrar a indignação que em particular os enfermeiros têm contra quem antes e agora nos tem governado. A culpa da situação a que os enfermeiros chegaram tem três responsáveis: os governos que desvalorizaram completamente a profissão com a leis que foram aprovando para a carreira e tabela remuneratória; os sindicatos e a Ordem cujos comportamentos permitiram que se chegasse a este estado de coisas; e é dos enfermeiros que na sua grande maioria se remeteu ao silêncio e se acobardou pela medidas e ameaças que os gestores do governo foram impondo em tudo o que é instituição do SNS.
CHEGOU O MOMENTO DE QUEBRAR ESSAS AMARRAS A QUE O MEDO NOS PRENDEU.

A PARTIR DE AMANHÃ FAZ OUVIR A TUA INDIGNAÇÃO E NUNCA MAIS TE CALES ATÉ TERES REPOSTA A TUA DIGNIDADE!

ESPERAMOS POR TI, na MANIF. dos INDIGNADOS
 
a ordem para cortar foi para os que trabalham directamente com os utentes
http://www.publico.pt/Sociedade/remuneracoes-dos-198-membros-da-administracao-dos-hospitais-epe-custaram-14-milhoes-em-2009-mais-20-por-cento-do-que-em-2008-1516479
 
a ordem para cortar foi para os que trabalham directamente com os utentes
http://www.publico.pt/Sociedade/remuneracoes-dos-198-membros-da-administracao-dos-hospitais-epe-custaram-14-milhoes-em-2009-mais-20-por-cento-do-que-em-2008-1516479
 
POIS bem graças ao anterior governo que eram bando ladroes sem escrupulos.
 
Boa reflexão...
 
Não somos sempre discriminados. Ontem mesmo o Sr Primeiro Ministro, ao referir-se aos profissionais para os quais não haveria dinheiro se não fossem tomadas medidas, o 1º grupo a ser referido foram os enfermeiros.

Afinal o Sr Primeiro Ministro sabe que há enfermeiros em Portugal!!!
 
para anonimo das 11.45pm.
Sabe quem nos deixou assim na miseria????????????
Pois bem tambem é nescessario nao esquecer disso!!!!
Mas que bando socialistas de m...., Ladroes
 
Meu caro an das 11:58, claro que fiz ironia, não percebeu?
Venha o diabo e escolha só somos lembrados qd não há qualquer coisa principalmente dinheiro
 
O anterior governo era um bando de ladrões e este actual deve de ser cego ou inocente porque está a colocar pessoal ligado ao anterior governo na comissão dos c.s.p.
para que é que quer colocar lá? para os deitar abaixo e a continuar na "Missão" de que a enfermagem é um alvo a abater?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!